Saber ouvir é condição indispensável para o sucesso de qualquer profissional. Possibilita fazer mais do que meramente escutar o que os outros estão dizendo. Ouvir com eficácia implica da àquele que fala sua completa atenção somada à sua capacidade de compreensão. Quando ouvimos efetivamente, seremos mais aptos a apreciar as atividades que nossos colegas, parceiros, alunos, professores, etc; desempenha, a maneira como se sentem e por quê. Em casa, por sua vez, estará mais preparado para detectar as expectativas e esperanças de seus familiares, seus temores e suas dificuldades.
Saber ouvir com eficácia desvenda novos horizontes. É um dos caminhos para toda a aquisição do conhecimento. Entretanto, a maior vantagem de ouvir os outros com atenção é que eles irão ouvi-lo da mesma maneira, como forma de retribuição, e reagirão com interesse quando você estiver falando. Quanto mais você e seu interlocutor souberem ouvir efetivamente, tanto mais terão a ganhar e a aprender.
POR QUE OUVIMOS?
Diversas razões levam o ser humano a ouvir:Ø Desejo de obter informações;Ø Curiosidade em receber uma resposta;Ø Interesse em participar da história de outro ser humano:
- Anseio por ter contato com experiências e descobertas dos outros;
- Intenção de “Manter-se no controle” (Informação é poder);
- Desejo de ampliar os próprios horizontes, por meio da aquisição de novos conhecimentos;
- Necessidade de estabelecer novos relacionamentos;
- Respeito e desejo de valorização da pessoa do outro.
Ouvir com eficácia envolve também sensibilidade para perceber outros detalhes em quem fala, tais como: voz, escolha de palavras, tom, ritmo, timbre e a própria linguagem corporal. Desta forma precisamos, em resumo, respeitar os outros e, uma das melhores maneiras de demonstrar-lhes esse respeito é ouvindo-os. Quando ouvimos, ajudamos a estimular sua auto-estima, uma vez que se sentirão mais seguros em relação àquilo que dizem, constatando a utilidade e o valor de suas palavras e idéias.
DESENVOLVA SUAS HABILIDADES COMO OUVINTE
Conhecer os principais fatores que afetam a capacidade de ouvir efetivamente serve como base sólida para seu aprimoramento. Apenas sugerimos alguns pontos para que você reflita e possa colocar em prática:
- Ajudando-se a ouvir
- Atenção física
- Atenção psicológica
- Estimulando aquele que fala
- Sinais não-verbais
- Declarações de apoio
- Repetição de palavras-chaves
- Declarações ponderadas
“Um ouvinte ideal é aquele que mantém a mente aberta e interessada. Está a procura de novas idéias aonde quer que vá, somando aquilo que ouve àquilo que já sabe. É um indivíduo perceptivo que se coloca por inteiro naquilo que ouve.Dessa forma, envolve-se pessoalmente com aquilo que escuta...Busca idéias, organização e argumentos sem jamais deixar de ouvir a essência das coisas. Consciente de que não há duas pessoas no mundo que ouçam da mesma maneira, mantém-se mentalmente alerta... É um indivíduo introspectivo que carrega em si a capacidade e o desejo de examinar com espírito crítico, compreender e tentar transformar alguns de seus valores, atitudes e relacionamentos consigo mesmo e com os outros. Concentra-se naquilo que ouve, nas idéias daquele que fala, mas sobretudo sabe ouvir com sentimento e intuição.”