terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

DA UTILIDADE DOS ANIMAIS/7º ANO



Texto que questiona a atrasada relação escravagista estabelecida entre homem e animais no nosso planeta, através dos olhos e das perguntas ingênuas das crianças.



Terceiro dia de aula. A professora é um amor. Na sala, estampas coloridas mostram animais de todos os feitios. É preciso querer bem a eles, diz a professora, com um sorriso que envolve toda a fauna, protegendo-a. Eles têm direito à vida, como nós, e além disso são muito úteis. Quem não sabe que o cachorro é o maior amigo da gente? Cachorro faz muita falta. Mas não é só ele não. A galinha, o peixe, a vaca… Todos ajudam.
- Aquele cabeludo ali, professora, também ajuda?
- Aquele? É o iaque, um boi da Ásia Central. Aquele serve de montaria e de burro de carga. Do pêlo se fazem perucas bacanas. E a carne, dizem que é gostosa.

- Mas se serve de montaria, como é que a gente vai comer ele?
- Bem, primeiro serve para uma coisa, depois para outra. Vamos adiante. Este é o texugo. Se vocês quiserem pintar a parede do quarto, escolham pincel de texugo. Parece que é ótimo.
- Ele faz pincel, professora?
- Quem, o texugo? Não, só fornece o pêlo. Para pincel de barba também, que o Arturzinho vai usar quando crescer.
Arturzinho objetou que pretende usar barbeador elétrico. Além do mais, não gostaria de pelar o texugo, uma vez que devemos gostar dele, mas a professora já explicava a utilidade do canguru:
- Bolsas, mala, maletas, tudo isso o couro do canguru dá pra gente. Não falando da carne. Canguru é utilíssimo.
- Vivo, fessora?
- A vicunha, que vocês estão vendo aí, produz… produz é maneira de dizer, ela fornece, ou por outra, com o pêlo dela nós preparamos ponchos, mantas, cobertores, etc.
- Depois a gente come a vicunha, né fessora?
- Daniel, não é preciso comer todos os animais. Basta retirar a lã da vicunha, que torna a crescer…
- A gente torna a corta? Ela não tem sossego, tadinha.
- Vejam agora como a zebra é camarada. Trabalha no circo, e seu couro listrado serve para forro de cadeira, de almofada e para tapete. Também se aproveita a carne, sabem?
- A carne também é listrada?- pergunta que desencadeia riso geral.
- Não riam da Betty, ela é uma garota que quer saber direito as coisas. Querida, eu nunca vi carne de zebra no açougue, mas posso garantir que não é listrada. Se fosse, não deixaria de ser comestível por causa disto. Ah, o pingüim? Este vocês já conhecem da praia do Leblon, onde costuma aparecer, trazido pela correnteza. Pensam que só serve para brincar? Estão enganados. Vocês devem respeitar o bichinho. O excremento – não sabem o que é? O cocô do pingüim é um adubo maravilhoso: guano, rico em nitrato. O óleo feito da gordura do pingüim…
- A senhora disse que a gente deve respeitar.
- Claro. Mas o óleo é bom.
- Do javali, professora, duvido que a gente lucre alguma coisa.
- Pois lucra. O pêlo dá escovas é de ótima qualidade.
- E o castor?
- Pois quando voltar a moda do chapéu para os homens, o castor vai prestar muito serviço. Aliás, já presta, com a pele usada para agasalhos. É o que se pode chamar de um bom exemplo.
- Eu, hem?
- Dos chifres do rinoceronte, Belá, você pode encomendar um vaso raro para o living da sua casa.
Do couro da girafa Luís Gabriel pode tirar um escudo de verdade, deixando os pêlos da cauda para Tereza fazer um bracelete genial. A tartaruga-marinha, meu Deus, é de uma utilidade que vocês não cauculam. Comem-se os ovos e toma-se a sopa: uma de-lí-cia. O casco serve para fabricar pentes, cigarreiras, tanta coisa. O biguá é engraçado.
- Engraçado, como?
- Apanha peixe pra gente.
- Apanha e entrega, professora?
- Não é bem assim. Você bota um anel no pescoço dele, e o biguá pega o peixe mas não pode engolir. Então você tira o peixe da goela do biguá.
- Bobo que ele é.
- Não. É útil. Ai de nós se não fossem os animais que nos ajudam de todas as maneiras. Por isso que eu digo: devemos amar os animais, e não maltratá-los de jeito nenhum. Entendeu, Ricardo?
- Entendi, a gente deve amar, respeitar, pelar e comer os animais, e aproveitar bem o pêlo, o couro e os ossos.
(Texto extraído de Drummond, Carlos de. De notícias e não notícias faz-se a crônica. Rio de Janeiro, José Olympio, 1975)








13 comentários:

  1. Monica gostei porque aprendi mais sobre os animais

    ResponderExcluir
  2. Monica gostei porque aprendi mais sobre os animais descupa ae escrever de novo porque eu esqueci o nome


    Alexandre 7ºSS

    ResponderExcluir
  3. Mõnica o vídeo é sensacional!!! muito legal eu aprendi bastante !!!

    Marcella 7 ano SS

    ResponderExcluir
  4. Mônica, o vídeo foi muito interessante,compreendi que Carlos Drummond de Andrade queria retratar a relação entre o homem e os animais. Achei também o vídeo engraçado.

    Clara Campos-7 ano s

    ResponderExcluir
  5. Mônica gostei do vídeo e muito legal e interessante tambem !! Letiere 7 ano ss

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi que está tirando o que faz os animais sobreviverem,para o nosso conforto,bem estar,mas no vídeo entendi que por causa das utilidades dos animais devemos amar e respeitar todos eles,as perguntas ingênuas das crianças faz o vídeo ficar bem engraçado. Lara Rayana 7ºSS

    ResponderExcluir
  7. Achei o texto muito interessante, cada animal tem uma utilidade para nós seres humanos, na fabricação de colchas de pelo, escovas de dente,jaquetas de couro e etc. Mas devemos pensar que a gente utiliza o animal e tira a vida dele, não acho essa atitude correta.



    André Bahia Pereira 7º ano S

    ResponderExcluir
  8. Gostei pois nos mostra que não devemos usar os animais pois com isso causamos desequilíbrio do meio ambiente e acabamos com a diversidade no planeta.
    Ana Elisa Rocha Caldeira 7 ano s.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do poema porque assim no mostra que não devemos maltratar os animais que isso que nos estamos fazendo e uma covardia.

    Charles Emanuel Silva Vieira 7ºs

    ResponderExcluir
  10. No poema de Carlos Drummond de Andrade ele quer retratar a nós, humanos, que nós retiramos muitos recursos dos animais, cada um com sua utilidade, para nossa necessidade. Porém devemos fazer isso de maneira correta, não sacrificando ou tirando ele da cadeia alimentar, assim irá interferir em vários outros animais, causando um desequilíbrio. Carlos D. A. quer causar que devemos cuidar dos nossos animais.

    Marcus Vinícius S. Souza - 7º ano SS

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito desse vídeo e aprendi muitas coisas sobre os animais!!!!

    Vitor Miranda 7°SS

    ResponderExcluir
  12. NOSSA COMO É DIVERTIDO ESSE TEXTO MÔNICA!GOSTEI DELE PORQUE RETRATA COMO NÓS HUMANOS TRATAMOS E NÃO DAMOS VALOR AOS ANIMAIS ESTA FOI UMA REFLEXÃO E TANTA!

    THAINÁ 7 ANO S

    ResponderExcluir
  13. gostei muito do vídeo e do texto eles nos ensinam que não que não devemos usar os animais para não desequilibrar o ambiente
    Leonardo Miguel 7°ano s

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas