quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PARA O 8º ANO 2013

ASSISTIR E COMENTAR OS VÍDEOS.

A ORIGEM DO HOMEM A VERDADEIRA EVA , OBSERVEM AS SEQUÊNCIAS.

51 comentários:

  1. Os decendentes de Eva foram se espalhando pelo mundo e hoje todos os seres humanos sao descendentes de africanos, e apesar de tantas mudanças no mundo, temos os estudos da paleontologia que nos ajuda a saber cada vez mais sobre a nossa origem.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de ver, porque gosto muito de aprender mais sobre teorias, eu achei muito interessante quando falam das rotas dos africanos , eles rodaram o mundo apenas andando e atravessando mares e se estamos aqui hoje é porque eles conseguiram , e acho q a força de vontade deles foi maior que tudo

    Eros jorge 8 ss Cec

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia todos nós queremos saber de onde viemos mas não sabemos totalmente o certo, mas nós podemos saber que passamos por vária gerações para chegar ao homem de hoje que somos nós. Através da paleontologia podemos saber um pouco mais aprofundado como eram os antigos homens, onde viviam e muito mais. Tanto que para chegar ao homem de hoje, existiram várias de outras espécies humanas mas sempre com a semelhança no macaco, a nossa outra espécie passou por muitas outras coisas como a era glacial que foi uma das em que não sobreviveu.

    ResponderExcluir
  4. Victor Leon Marçal da Costa Ramos14 de fevereiro de 2013 às 14:37

    A Eva mitocondrial deixou vestígios daquela época em nos humanos de hoje. Esses vestígios são mais presentes e mais fortes nas mulheres, pois a mãe pode passar o gene mitocondrial para o filho e para filha, mas quem vai transmitir para a geração futura é a filha. A Eva morreu a muito tempo, mas hoje em dia muitas pessoas ainda levam características delas. A ciência hoje nos leva a descobrir nossos ancestrais de acordo com nossas características e personalidades, é um grande avanço.

    ResponderExcluir
  5. Hoje todos concordam que a raça humana nasceu na África Oriental. Muitos cientistas acreditam que houve uma mulher responsável por toda a linhagem humana: A verdadeira Eva. Os últimos estudos do rastreamento do DNA Mitocondrial, ousa contar pela primeira vez, a história sobre onde, quando e como a raça humana apareceu e como habitou o mundo.

    ResponderExcluir
  6. Ellen Vitoria Araujo Alves14 de fevereiro de 2013 às 14:58

    gostei muito do filme,pois nele revela muitas teorias interessantes ocorridas.Mas, também é a história de todos seres humanos que vivem na terra hoje. Conta como todos fazemos parte de uma pequena família, como descendemos de um grupo de pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Achei o filme muito bom, ele nos mostra que não somos apenas fruto de uma evolução física mas também intelectual, nossos ancestrais precisaram migrar, se adaptar e aprimorar a suas ferramentas criando um novo tipo de tecnologia que se encaixe com as condiçoes do meio, e graças a tudo isso estamos aqui.

    Fábio Henrique 8º ss

    ResponderExcluir
  8. Daniel Mendonça 8º ss14 de fevereiro de 2013 às 15:02

    Adorei ver o video, pq eu achei muito interessante o sofrimento dos negros para caçar, o suor escorrendo pelos seus pescoços só para conseguir alimento para si proprio e tambem para os membros de sua tribo.
    Os costumes que eles tinham, danças, ETC..
    E pricipalmente fala no video da Eva mitocondrial aquela no qual seus genes foram os mais bem sucedidos e os unicos que sobreviveram, e todos hoje pode traçar uma linha ancestral comum ate esta unica mulher através de uma parte especial de nosso DNA; O DNA Mitocondrial.

    ResponderExcluir
  9. A teoria diz que a raça humana vem de uma mulher chamada Eva, ela não foi a unica nem a mais fértil mulher, mas seus descendentes foram os únicos que sobreviveram, e pela a falta de comida eles emigraram para lugares diferentes, assim populando o mundo. Obs: em um pequeno grupo de macacos ha maior diferença genética do que a raça humana inteira. 2°obs: para a cor da pele mudar demora mais ou menos 20 anos Gabriel Afonso

    ResponderExcluir
  10. Eva e seus descendentes moravam na África e dependiam dos animais para sobreviver,saiam,caçavam e depois dividiam o que conseguiam com todos do acampamento.Depois deixaram a África e penetraram em todos os cantos do globo.
    Hoje somos todos descendentes de Eva, mesmo com tantas diferenças físicas.

    Hellen Reis Arnizaut_8°ano S

    ResponderExcluir
  11. O vídeo retrata de ondem a raça humana surgiu como ela fásia para se manter viva como ela caçava mostra o companheirismo da raça humana,como eles eram inteligentes sabiam que estação era a mais farta em caça.eles estocavam matéria prima para para trocar com outros grupos.Entendi que nos descendemos de uma uma unica mulher. Nos somos descendentes dos africanos graças a força deles nos estamos aqui hoje.


    Felipe Izidoro oitavo ano S

    ResponderExcluir
  12. Assistindo esses videos eu pude concluir que todos nós somos descendentes dos antigos africanos.
    Os antigos africanos tiveram a necessidade de se migrarem para outros lugares a procura de alimento. Vários desses africanos morreram nessas migrações por causa da falta de água, de alimentos, etc.
    Ao passar do tempo eles se espalharam pelo mundo, dando origem a outras civilizações.
    - Juana Luiza Borborema Antunes, 8º ano "S" cec diocesano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmim Abrantes Esteves Ferreira14 de fevereiro de 2013 às 17:22

      Posso dizer que esse vídeo que somos decendentes de antigos povos da Africa Ocidental,entre esses povos havia uma mulher chamada Eva e em seu organismo havia o DNA Mitocondrial, que é passado de mulher para mulher. Com passar dos tempos esses povos tiveram que migrar para outros locais do mundo,por causa de seu alimento, eles acabam se espalhando pelo o mundo e criando novas civilizações e o DNA Mitocondrial foi passando de mulher para mulher.

      Excluir
  13. Emanuely Mendes Noronha 8°s14 de fevereiro de 2013 às 18:08

    Todos nós descendemos dela ,Eva, graças ao seu DNA as características de sobrevivência foram nos repassadas, onde conseguimos montar o mundo moderno com a inteligência de vida dos nossos ancestrais,mas não foi fácil as filhas e netas de Eva precisaram se espalhar pelo mundo pela falta de alimentos, e conseguiram povoa-lo e se tornar o que é hoje.

    ResponderExcluir
  14. Ao assistir ao vídeo sobre a origem do homem, pude compreender que as pessoas são oriundas do continente africano. Havia uma mulher,cujo nome era Eva, que não era nem a mais fértil nem a mais formosa, mas a com os gênes mais fortes. Seus filhos foram os únicos sobreviventes, devido a sua saúde de "ferro". Necessitando de alimentos, caça, condições climáticas favoráveis entre outros fatores naturais, seus filhos foram se espalhando para lugares diferentes da África, mesmo sem saber, ou seja, involuntariamente foram criando os continentes e carregando o DNA Mitocondriais

    MARIA ALICE PAIVA QUEIRÓZ-8º ano "S"

    ResponderExcluir
  15. Resumo

    O homen vem de uma mesma origem, com o dna mitocondrial podemos ver que a origem do homen esta ligada. O homen com uma evolução consegui se organizar
    e viver em grupo, repartido a caça e as plantações o homen moderno conseguiu se colonizar a terra.
    o dna mitocondrial e erdado das mães pelos filhos, mas não e repassado, ja as meninas herdam e repasam o dna mitocondrial para seus filhos.
    Lorenzo Sartori 8ºs

    ResponderExcluir
  16. Me pode mostrar que nós não somos decendentes de macacos.Mas os macacos e os seres humanos têem um decendente comum e que nossos decedentes foram se evoluindo até chegar ao homo sapiens sapiens,segundo a teoria de Darwin.
    Segundo os vídeos datam nossa evolução mostra por meio de nossas ancestral:Eva,como os povos precedentes de nós viviam.
    E fala sobre o DNA mitocondrial que dita nossa altura,a cor de nossos olhos.Os homens herdam de suas mães mas não podem passar adiante,mas as mulheres passam de mãe para filha.
    Brenda Ribeiro-8ºANO'S'-cec diocesano

    ResponderExcluir
  17. O documentário retrata a "viagem" dos homens pela África, passando em vários territórios, o mar, até chegar ás Américas. Nessa "viagem" o homem sofre varias mudanças, tais como cor da pele, o físico... Isso tudo definido pelo DNA mitocondrial que foi sofrendo mudanças... O documentário relata um ancestral comum, Eva.
    Daniel Ferraz 8º ano S CEC Diocesano

    ResponderExcluir
  18. Ao assistir o filme vi que descendemos de uma linhagem de DNA mitocondrial da EVA, que foi o unico DNA q resistiu a toda esse percusso de mais de 100 mil anos.Com dificuldade os nossos ancestrais conseguiram sair da África,com muito esforço mais sim,devido a era glacial foi dificultando cada vez mais o ssua vida e assim desenvolvendo cada vez mais de acordo com suas necessidade aprendendo lidar com situações cada vez pior.
    A partir de pesquisas os cientistas conseguiram provar q somos descendentes deles, homen modernos da africa.
    Achei muito interessante a luta de sobrevivencia dos homens modernos e sua capacidade de se desenvolver, enquanto os nendertais estavam no local a mais tempos e foram extintos, pois os homens moderno interaciam com a natureza usando o cerebro, e os neandertais nao pensam interagiam com o corpo, sem pensar foram ameaçados e extintos pela rivalidade entre eles.Assim os descendentes dos homens modernos conseguiram desenvolver e se adaptar as condições climaticas e fisicas dos locais.(Isso com os neandertais foi na europa).
    Concluir que o homem modernos tem capacidade de se desenvolver e se adaptar em locais distintos, muito fantasticos as sobrevivencias dos nossos ancestrais...
    - Alley Senna - 8º Ano 'ss'- Cec Diocesano

    ResponderExcluir
  19. Daniel Mendonça 8º ss15 de fevereiro de 2013 às 13:18

    Achei muito interessante o Power point que foi postado, descobrir coisas que eu nao sabia.
    Descobri que o termo "Viemos dos Macacos" esta errado, pois nos simplesmente somos (parentes) dos macacos, ou seja, temos um ancestral comum.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito de ver os videos, entende que a eva mitocondrial deixou desendentes dela na terra possivelmente uma mulhe, pois a mulher e mais e mais fasil de se desenvolver. O DNA mitocondrial e um conjunto de celulas humanas que os homems coletam das suas mães mais não pode passa a diante, na mulher passa de mãe para filha ate a utima geração quase inalteravel, é dessa forma que possamos traça nosso caminho de volta de sua eva genetica etc.
    GUILHERME MATHEUS -8 “ss”

    ResponderExcluir
  21. Achei muito legal pois, pode nos mostrar as nossas gerações e de quem nós viemos. Achei interreçante a parte que fala que existiram várias mulheres mas só Eva era fértil o bastante.
    Vitor Souza Ribeiro 8 SS

    ResponderExcluir
  22. A partir destes videos descobrir que Eva é a mãe de toda a humanidade, e ela viveu 150 mil anos na Africa Oriental. A Eva tem um DNA mitocondrial que é erado apenas de mulher para mulher.
    O que eu acho interessante, é o filme mostrar a ligação que temos com a natureza. O companheirismo entre todos. A adaptação do homem com climas diferenciados.
    Heloisa Clarice Mendes Miranda 8 "SS"

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito, pois aprendi e que a mãe de todos, a EVA, era da Africa Oriental, mas ela nao era a unica mulher, mas a que tinha o genis mais forte que sobreviveu por muitos anos. Aprendi tambem que naquela época, os africanos para conseguir a sua sobrevivência,era necessário caçar e colher a propria comida.
    Ana Paula Alves Drumond, 8º 'S'

    ResponderExcluir
  24. bom... com esse vídeo pude entender que a nossa raça humana vem desde já a milhões de anos atrás, que foi a partir da Eva mitocondrial, uma mulher em que passou seus genis para muitas gerações.
    Ela vivia na Africa Oriental, mais não era a unica mulher.
    Os povos africanos saiam da Africa para abitarem outros lugares do mundo, eles faziam de tudo para poderem sobreviver.
    Thalita Nôah

    ResponderExcluir
  25. Gostei do filme,ele mostra que há milhões de anos atrás a raça humana surgiu, por meio da Eva, que passou a Eva mitocondrial para suas filhas que passaram para as filhas delas e assim por diante,ela não era a única mulher, mas os seus genes eram os melhores no termo de sobrevivência,ela vivia na Africa Oriental, e as pessoas de lá migravam para outros lugares para poder sobreviver.
    Gabriela Antunes 8°ss

    ResponderExcluir
  26. adorei o video,pois pulde saber que viemos da Africa Oriental da EVA mitocondrial.A EVA viveu muito tempo e era a mulher com o genis mais forte.EVA a mae de toda a humanidade para sobreviver teve que ir morar em outros lugares,foi uma mulher que deixou seus descendentes pelo mundo.

    Ana Clara Nacarath

    ResponderExcluir
  27. É muito interessante saber que toda a humanidade é descendente de uma mulher africana. Baseado no documentário, uma característica muito importante, é que ela não era a única mulher existente, porem era a mais fértil. As características de sua mitocôndria(organela responsável pela respiração da célula), foram passadas de filha para filha, pois os homens não conseguem transmitir para os filhos essa característica materna.7SS

    ResponderExcluir
  28. Nós temos uma pequena parte do DNA dos nossos descendentes,a Eva genética
    A mãe da humanidade de quem todos descendem dela, o seu rastreamento genético nos da pela primeira vez o mapa da rota da nossa jornada, da nossa origem e de nossas vidas.O DNA mitocondrial foi passado por varias gerações de filhos, netos,bisnetos e assim por muito tempo.
    Nós somos descendentes dela apesar de tantas diferenças em comum.......


    LAÍS RODRIGUES SILVA 8°s

    ResponderExcluir
  29. Achei muito legal saber que todos nós descendemos de uma mulher africana, a mãe da humanidade que não era a única mulher existente naquela época, nem a mais fértil, e sim a que os gênes foram mais bem sucedidos. Os africanos se imigraram para povoar o mundo e para a procura de alimentos, eles eram reconhecidamente como nós em físico, intelecto e habilidades. Mostra como somos parecidos em relação ao companheirismo, cooperação e inteligência. Fala também sobre o DNA mitocondrial que dita nossa altura,a cor dos nossos olhos, cor da pele, etc.

    Lívia Matos, 8ºS

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito,achei muito interessante sobre o nosso DNA dos nossos antecedentes Africanos o tempo que ele esta passando de pessoa e pessoa,e tudo isso devemos a Eva o quanto aquelas pessoas sobreviviam naquele tempo que agora é totalmente diferente do que nos vivemos hoje nesse conforto.E agora tudo do que agente sabe depende um pouco dos nossos ancestrais que foi evoluindo a cada ano.

    Antonio Fonseca,8'SS

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito de saber que Eva foi a primeira mulher na africa e que nos dependemos dela.Que nosso DNA foi passado nesse tempo todo e agora tem 7 bilhões de pessoas no mundo tudo por causa de Ev.Os nossos antecedentes africanos que migraram para sobreviverem em busca de alimentos.

    Aminthas Luciano 8'SS

    ResponderExcluir
  32. O filme fala de onde o homem surgiu,e a Ciências nos leva hoje a descobrir nosso ancestrais.Eva e a mãe da humanidade,nos somos descendentes de uma mulher africana,ela e a Eva,ela viveu há 150 mil anos atras na África Oriental.Cientistas tentam provar, através de estudos de DNA, que todos os seres humanos possuem uma única mãe genética.

    Lara Gabrielly Rodrigues Trindade 8ºano ss

    ResponderExcluir
  33. Adorei o video!
    O legal é que os cientistas avaliam tudo ao criar suas teorias, tanto os fósseis como as pistas climáticas da época, e vão ligando tudo formando uma tese.
    Pude observar a diferença de condição de vida, o avanço que tiveram ao se deslocarem, e como isso afetou fisicamente todos eles... O que resultou no que temos hoje.
    Amanda Pedroso 8 ss

    ResponderExcluir
  34. Achei muito legal,pois,descobri que os negros predominantes da africa foram nossos ancestrais. Descobri tambem que Eva não era a unica mulher existente em seu tempo, ela foi considerada a "eva" pois seus genes foram mais fortes que os das outras mulheres. Tamben pude saber que viemos da Africa Oriental da EVA mitocondrial.
    João Vitor Guimarães 8S

    Joao Vitor Alves Guimaraes 8 ano s
    8s

    ResponderExcluir
  35. O vídeo é bastante interessante, pois ao passar dos anos o homem começou a estudar a nossa origem. Através dos estudos constatados, foi descoberto que todos somos descendentes da Eva genética(150 mil anos atrás)que vivia na Africa e que todos nós possuímos um DNA mitocondrial igual ao dela.Através desse vídeo pude perceber que a evolução do homem ocorre com a necessidade. Os homens saíam para a caça, assim tinham que trabalhar em grupo exigindo planejamento, cooperação e comunicação, a partir disso podemos perceber que o homem se evoluía a cada dia e vem evoluindo até os dias de hoje.

    Matheus Gabriel- 8ºano SS

    ResponderExcluir
  36. Achei muito interesante o video,principalmente quando retrata a uniao dos ancestrais no grupo. O DNA cromossomico,as mulheres,é passado de pai para filha,até a ultima geração, quase inalterado,sendo assim, temos traços de Eva, que não era a unica mulher daquela época,mas seus genes eram mais fortes e unicos que sobreviveram,por isso considerada a mãe da humanidade.
    O que me chamou atençao também, foi o modo de vida dos humanos modernos, entendiam as estações,entendiam claramente o conceito de passado e futuro,criavam ferramentas com cuidado... enfim,encantador,saber um pouco mais sobre o nosso passado.
    Maria Luisa Aguiar,8ºano S

    ResponderExcluir
  37. Alina Nietsche Pereira21 de fevereiro de 2013 às 16:56

    Achei muito interessante que a Africa e o local de onde todos nos viemos.A Eva genetica nao era a mulher mais fertil,mas seus genes foram os mais bem- sucedidos,todos que estao vivos hoje se relacionamcom a Eva devido ao DNA mitocondrial.Tambem achei interessante como nossos ancestrais se espalharam pelas diversas partes do mundo.Gostei como o nosso corpo foi se adaptando a diferentes lugares ao longo do tempo.
    Alina Nietsche Pereira,8 ano S

    ResponderExcluir
  38. O Filme foi muito interessante pois sempre quis aprender nossas gerações , assistindo esse filme aprendi e gostei de saber que Eva foi a mãe de toda a humanidade ,foi a primeira mulher na Africa.E gostei de saber como foi as rotas Africanas.

    Iury Aguiar - CEC - 8º ano ss

    ResponderExcluir
  39. depois de ter assistido o vídeo,aprendi que todos os seres humanos são descendentes da Eva mitocondrial ou dos antigos africanos. A Eva e seus descendentes precisaram se migrar para outros países a procura de alimentos e com a redução de temperaturas surgiu a raça branca


    Laura Polete Mizobutsi 8 ano s

    ResponderExcluir
  40. O video fala sobre a evoluçao da humanidade, aparti de uma mulher, a Eva mitocondrial, que originou os Genes encontrado hoje em nos, mostra que depois que os primeiros humanos modernos migraram pela terra e se adaptaram em varios climas e condiçoes diversas, foram surgindo outras cores de pele, tipos de cabelos, cor dos olhos etc... e que temos mutaçoes nos Genes o tempo todo.

    Eliza Chaves 8 ano S, CEC.

    ResponderExcluir
  41. Larissa Lacerda Caires Lima23 de fevereiro de 2013 às 12:57

    Com o filme pude aprender, sobre as nossas gerações passadas, como elas viviam ... E tbm que a Eva a mãe de toda a humanidade sintáticamente, mas, não quer disser que so havia ela de mulher naquele tempo, tinha sim , mas ela foi considerada a "Eva" pois seus genes foram mais fortes que os das outras mulheres.

    ResponderExcluir
  42. A Eva e a mãe de toda a humanidade ela viveu a 150.000 anos na África ela não era a única mulher, mas os seus gens eram os mais fortes .O DNA mitocondrial é passada de mãe pra filha e o que eu achei interessante foi a ligação do homem com a natureza ele a usava mais sem prejudicar.E gostei muito do vídeo.
    Nathália Brandão 8°ano S

    ResponderExcluir
  43. Com o filme pude compreender que todos nos somos decendentes da Eva Mitocondrial que viveu a 150 mil anos na Africa ,um lugar em que as condiçoes climaticas eram desertos com areas verdes como Ilhas.Os Genes Mitocôndriais da Eva foram os unicos que sobreviveram.Tive a ideia de que nossa mãe Genetica pode ser a Eva Mitocôndrial.Nunca tinha pensado que podiamos decender de alguem que morou a 150mila anos na Africa comendo Peixes,Ostras,Mexilhões e tendo que procurar novas terrras por causa do nivel do mar que tinha decido e os desertos que cresceram.. Júlia Izidoro Antunes 8°ano S

    ResponderExcluir
  44. Pelo meu entendimento o video fala de uma mulher que viveu a 150 mil anos atras e que todos nos somos decadentes dela, essa descoberta só foi possível apos uma pesquisa realizada pela professora Rebeca Caw

    De:fabricio Rodrigues silva junior

    ResponderExcluir
  45. Gostei muito de ver os videos pois aprende sobre a nossa origem, sobre o DNA humano, sobre a Eva mitocondrial e de sermos descendentes de um ser humano que viveu a mais de 150 mil anos atrás.
    Kaio Max 8° ano ss

    ResponderExcluir
  46. esse documentário foi importante para nós sabermos de onde nós viemos,ou seja de uma mulher africana em 150 mil anos atrás,e temos vestígios dela em nosso DNA

    GUSTAVO SALATIEL 8 ano A

    ResponderExcluir
  47. existe traços da eva mitocondrial em todos ou quase todos os seres humanos.. mesmo ela não sendo a mais fertil os que tinham seu gene ficaram vivos por mais tempo.. e povoaram o resto da terra deixando um pouco dela em cada humano dos dias hoje e isso foi desoberto por uma pesquisa realizada pela professora Rebeca Caw

    8 ano A

    ResponderExcluir
  48. Com o filme pude aprender, sobre as nossas gerações passadas, como elas viviam ... E tbm que a Eva a mãe de toda a humanidade sintáticamente, mas, não quer disser que so havia ela de mulher naquele tempo, tinha sim , mas ela foi considerada a "Eva" pois seus genes foram mais fortes que os das outras mulheres.
    JOAO GABRIEL -- 8º ano A -- 2014

    ResponderExcluir
  49. O Documentário aprendi sobre as gerações herdadas de eva a mãe de toda a humanidade,o gêneses da EVA era tao forte que possibilitando a DNA só dela ,passando de gerações a gerações.

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas