quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Power Point para o 9º ano / Método Científico























21 comentários:

  1. Mônica,
    Adorei o Power Point em que pude aprender mais sobre o método cientifico que são usados os cinco termos: Observação, Busca de informações, Formulação de hipóteses, Experimentação e a partir daí, tirar conclusões.

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos vídeos.É muito interessante saber de que ponto os cientistas partem,para desenvolver uma pesquisa.E que numa pesquisa,além de experimentar e coletar dados,deve haver muita observação,pois dela se surge a dúvida sobre o desconhecido,que levam os cientistas,a buscarem respostas.A comparação entre as diferentes teorias,nos instiga muito,porque por um lado partimos para acreditar no livro biblico Gênesis,que já tem as conclusões,mas porém não tem explicações e nem dados que levem a essa resposta,mas por outro temos a teoria cientifica,que tem dados e explicações e está em constante buscas das conclusões.

    ResponderExcluir
  3. Todos nós somos cientistas, fazendo a cada dia novas descobertas nas nossas vidas. Apesar disso, só podemos explicar um fenômeno com precisão se utilizarmos o método científico de forma objetiva. O método científico é a união de estudos com o objetivo de explicar uma situação, como é o caso da incidência do arco-íris após as chuvas. Cientistas fazem observações e compõem hipóteses, para depois estudarem profundamente sobre o assunto e comprovarem a sua veracidade. São feitas diversas pesquisas e experimentos de forma organizada (uma prova de que nem sempre as descobertas são feitas ao acaso, como aconteceu com a Penicilina), analisando detalhadamente os seus achados. É um ciclo que possui milhares de fins, mas também muitos recomeços. Se não fosse pela ciência e o seu método, a tecnologia não teria avançado tanto e muitas coisas não teriam sido desvendadas. Ao inverso desse modo científico, existe também o criacionista. Uso como um exemplo o surgimento do universo. Ao mesmo tempo em que cientistas afirmam a hipótese do big bang analisando diversas pesquisas, existem aqueles crentes em que o mundo é a obra feita por Deus, com os dados criados a partir dessa teoria (como a que Ele fez o mundo em seis dias, descansando no sétimo). Mesmo sendo contrárias ideias, nada nos impede de confiar nas duas, visto que não há limites ou padrões para o conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Ótimos Slides, ajudou bastante na hora de resolver a tarefa. A matéria é bem complexa e cheia de teorias e detalhes. É interessante comparar o método científico com os métodos caseiros e do dia a dia. Não são tão precisos e estudados, mas podem ser de grande auxílio.

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante os Slides Mônica, pois com eles pude entender melhor o processo que um cientista desencadeia até chegar ao resultado final. Entre eles pode se destacar a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e, por fim uma conclusão.Enfim o método científico pode ser considerado um conjunto de regras,ou um manual explícito sobre como o cientista, ou outro, deve proceder na busca de novas descobertas.

    ResponderExcluir
  6. Mônica eu gostei muito dos slides pois nos mostra e ensina que um cientista deve ir além da sua imaginação, pois é encima disso que desenvolve o conhecimento sobre tal coisa, e que nem sempre uma pesquisa irá ter um fim. E que para se chegar a uma hipótese é preciso passar varias fases. Bem foi isso que pude entender deste slide. Até a próxima!!!

    ResponderExcluir
  7. Mônica, estive lendo o seu blog, e deu para perceber que também somos cientistas, mesmo que não imaginamos ser cientistas. Pois na nossa vida também conseguimos fazer descobertas que nem imaginávamos conseguir descobrir. Gostei muito da matéria postada no blog, com isso conseguir compreender melhor a matéria que oi explicada em sala de aula e fui mais longe.

    ResponderExcluir
  8. Os slides informam a forma de se caracterizar o método cientifico, propondo que após observação, busca de informações, formulação de hipóteses e experimentação, todos podemos ser cientistas seguindo o método adequado de formulações cientificas para fenômenos e até coisas fúteis do cotidiano, tanto como o representado arco-íris que nos propõe que qualquer cosia que esteja a disposição e ao alcance pode ser comprovada cientificamente.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Eu entendi que todos somos Cientistas, e a maneira de formular uma explicação no modo ciêntifico.

      Excluir
  10. Ser cientista é ir alem dos seus conhecimentos estar disposto há fazer de tudo pra seja possível comprovar uma hipótese como o arco-iris.
    A cada dia fazemos novas descobertas provando q podemos ser cientistas mesmo sem perceber,formular hipóteses e poder provar que ha sempre uma resposta cientifica pra tudo.

    ResponderExcluir
  11. Pedro Vieira de Carvalho17 de fevereiro de 2013 às 20:35

    A partir do Slideshow e do episódio de "O Mundo de Beakman" pude conhecer o Método Científico e como este foi - e ainda é - importante para diversas descobertas científicas. De acordo com o vídeo, que apresenta o tema de uma maneira mais simples e sintetizada, Método Científico é o método como os cientistas usam ideias e informações para resolver problemas e responder perguntas. Os passos do método científico são:
    1. Definir um problema ou fazer uma pergunta.
    2. Propor uma hipótese.
    3. Testar a hipótese.
    4. Tirar uma conclusão.
    5. Fazer uma nova hipótese - caso a conclusão não seja satisfatória.
    Subentendidas nesses passos, há também a observação e a colheita de dados, como mostram os slides.
    Outro fator que também acredito ser conveniente ressaltar é a importância da língua inglesa nessa área, uma vez que as grandes revistas científicas internacionais estão nessa língua, como por exemplo a "Scientific American".

    ResponderExcluir
  12. Monica, gostei muito desse post pois nos mostra a importancia do metodo cientifico. Apredemos os cinco termoss q sao usados:Observação, Busca de informações, Formulação de hipóteses, Experimentação e finalmente a conclusao!me ajudou muito a resolver as atividades!

    ResponderExcluir
  13. Mônica, achei os slides muito interessantes pois pude aprender que todos nos somos cientistas, só que nao sonhamos em ser um, e também nos mostra a importância da ciência na nossa vida, e também nos ajuda a formular hipóteses para questoes que encontramos no dia a dia e também aprendemos temos que são usados na ciência , enfim me ajudou muito a compreender a matéria.

    ResponderExcluir
  14. Achei os slides bem interessantes! Com eles, pude entender o que é, e como funciona o Método Científico. Pude entender que o ''Método Científico'' é a atividade de investigação, observação científica sobre algo, e essa observação deve ser relterada, minuciosa, rigorosa e sistemática! A observação do que será estudado, a busca de informações, a formação de hipóteses, a experimentação e as conclusões e comunicação de resultados são passos importantes para uma boa pesquisa científica!

    ResponderExcluir
  15. Achei os slides ótimos! Ajudou bastante na hora de resolver as atividades, a partir deles, pude perceber o que é um método cientifico em que não é preciso ser um cientista para poder empregar o método científico, e um método não inclui outros tipos de pensamentos.

    ResponderExcluir
  16. Mônica, adorei os slides. Eles me ajudaram bastante a resolver as atividades, e pude entender de forma mais clara que as etapas do "Método Científico" são, Observar, Buscar informações sobre o fato, Experimentar, e tirar conclusões, e o que é feito em cada uma delas. O "Método" é muito mais usado do que podemos imaginar, porque de uma simples pergunta que fazemos no dia a dia, e das hipóteses e conclusões tiradas, estamos o utilizando.

    ResponderExcluir
  17. Mônica, os slides foram bem úteis para as resoluções das atividades. Nunca soube que, Observar, Buscar informações sobre o fato, experimentar, e tirar conclusões poderia ser o Método científico, me senti uma cientista. E achei muito interessante saber que não precisamos ser formados em Ciências para utilizar o método científico.

    ResponderExcluir
  18. Os slides mostram as principais partes do método cientifico.Agora consegui aprender que observando,buscando mais informações,experimentar podemos sempre ou quase sempre chegar a muitas conclusões,assim nem sempre precisando ser cientista para exercer este método

    ResponderExcluir
  19. Foi bom , por que agora sabemos que nao viemos dos macacos e sim temos ancestrais em comum.Tambem podemos concluir que o cranio aumentou muito durante a evoluçao.
    Vitor Souza 8 SS

    ResponderExcluir
  20. Mônica, os slides são bem interessantes e explicam detalhadamente as etapas do Método Científico (Observação, Hipótese, Lei, Teoria) além de ter me ajudando muito nas resoluções das atividades.

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas