quinta-feira, 14 de março de 2013

9º ano Sistema Solar

http://www.youtube.com/watch?v=9Py-OvHhjuQ&feature=fvsr

http://www.youtube.com/watch?v=m3L86z08ADw

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9584/Sistema%20Solar.swf

http://www.nasa.gov/audience/forkids/kidsclub/flash/index.html

http://heliades.no.sapo.pt/actividades.htmhttp://www.escolagames.com.br/jogos/sistemaSolar/

6 comentários:

  1. Adorei a Animação da sequência do planetas do sistema solar, sempre faço confusão com a sequência. Agora acho que aprendi: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno. Adorei os jogos da Nasa, consegui montar a sequência dos plantes, e vi vídeos ( um do menininho lançando um foguete. - super legal, a gente devia fazer algo do tipo). O vídeo trás algumas curiosidades, tipo porque os planetas giram ao redor do Sol - Ele tem uma força gravitacional muito grande. Vênus é o planeta mais quente do sistema solar. O movimento de rotação de rotação de Júpiter dura nove horas e 54 minutos; além disso ele tem 63 Luas - é um plante gasoso. O movimento de translação de Urano dura 84 anos terrestres. O outro vídeo, ABC da Astronomia define planetas como "aquele que muda de lugar". E foi estabelecido três regras para ser considerado planeta:
    *Estar em órbita do Sol
    *Ter massa suficiente para assumir o equilíbrio hidrostático ( um formato quase redondo)
    *Que ele não tenha deixado objetos quantificativos muito próximo deles.
    Foi por causa desses normas que Plutão em 2006 foi considerado plutóide.

    ResponderExcluir
  2. Pedro Vieira de Carvalho16 de março de 2013 às 19:21

    A partir dos vídeos, animações e atividades pude aprender mais a respeito do Sistema Solar e concretizar meus conhecimentos. O nosso Sistema é composto por uma estrela, o Sol, oito planetas e outros astros menores, como é o caso dos planetas-anões. A sequência dos planetas, do mais perto para o mais distante do Sol, é Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Acho interessante citar um fato curioso sobre a rotação e a translação dos planetas: quando mais longe do Sol um planeta, mais demora sua translação. Já com a rotação, acontece o inverso! Um dia de Netuno dura bem menos que um dia terrestre, mas seu ano é bem mais extenso que o nosso.

    ResponderExcluir
  3. Mônica, gostei muito das animações, dos vídeo e das atividades, pois a partir delas eu pude aprofundar nos meus estudos e conseguir aprender a ordem dos planetas no sistema solar. Nesses vídeos e animações eu conseguir visualizar o que compõe o nosso universo.

    ResponderExcluir
  4. Mônica, adorei as aniações,pois é uma maneira diverida e legal de se aprender sobre o sistema solar! Gostei de saber, as curiosidades de Júpiter e suas luas, gostei de saber sobre Vênus Netuno etc..

    ResponderExcluir
  5. Mônica eu achei os videos muito interessante também gostei muito das animações pois pude ver e aprender mais sobre os planetas...

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante do blog, aprofundei meus conhecimentos sobre essa matéria. Vi que antigamente era difícil de ver os planetas, mas hoje já e bem mais fácil. Antes acreditava-se que a Terra ficava no centro do Sistema Solar( modelo geocêntrico) Mas ai Nicolau descobriu outra teoria a heliocêntrica nela o Sol que ficava no Centro da Terra, e essa teoria e a mais aceita ate hoje.
    A ordem dos planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão já foi considerado planeta mas agora é considerado Planeta Anão.
    Karen 9 ano A

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas