domingo, 3 de março de 2013

Movimentos da Terra e na Terra/9º ano

Alunos, quando aparecer resumo, clique em continuar


http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dezembro2011/ciencias_simuladores/54movimentos_da_terra.swf


http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/agosto2011/ciencias_simuladores/45formacao_estrela.swf

9 comentários:

  1. Maria Vittória Anjos4 de março de 2013 às 15:16

    Movimentos da Terra:
    A terra ela realiza inúmeros movimentos, os movimentos principalmente do nosso planeta, são o de Rotação e o de Translação cujos efeitos sentimos no cotidiano. A Rotação, a terra gira entorno de se mesma, durante 24 horas, a Translação é aquele que a terra realiza ao redor do sol , junto com os outros planetas. A gravidade é um item muito importante, é como um ima que leva tudo para o centro da terra, é uma das quatro forças fundamentais da natureza, ela também é responsável por manter a terra e os outros planetas em sua respectivas orbitas em torno do sol e da lua. Se a terra demorar para girar entorno de se mesma o dia seria mais quente e a noite seria mais fria. Os planetas mais distantes do sol gira mais devagar. A terra leva 365 dias para da a volta entorno do sol. O eclipse solar: a lua esta no meio da terra e do sol.
    Grupo:
    Maria Vitória,
    Lara Giovana
    Daniel Sartori
    Ana Caroline
    Maria Clara Ataide

    ResponderExcluir
  2. Movimentos da terra e na terra.
    * A maré fica agitada pelo movimento da terra e da lua;
    * Rotação: A terra gira em si mesmo aproximadamente 24 horas;
    * Translação: Movimento elíptico que a terra faz em torno do sol;
    * Os planetas mais longes do sol possuem um movimento elíptico mais lento;
    * Os planetas mais próximos do sol possuem um movimento mais rápido;
    * A força centrifuga faz com que a terra fique com um formato achatado;
    * A terra gira em uma posição inclinada;
    * As extinções não estão relacionados a distância do sol e sim da inclinação da terra;
    * Os dias, as noites e as estações dependem da rotação da terra;
    * Todos os planetas giram em órbitas;
    * A gravidade é um ima que atrai tudo para o centro da terra;
    * A mudança de forma da órbita da terra leva 100 mil anos;
    * O eclipse solar está entre a terra e o sol;
    * Se a inspiração da terra fosse maior, os invernos e os verões seriam mais rigorosos.
    Grupo:
    Izabela Felippe, Arthur Gabriel, Bruna, Jônatas Souza e Luis Henrique.

    ResponderExcluir
  3. Paula, Alexandre, Alan e João Vitor4 de março de 2013 às 17:21

    Movimentos da Terra, pontos importantes da animação:
    *A maré fica bem agitada por causa dos movimentos da Terra e da Lua. Ventos e correntes marinhas, dias e noites, estações do ano e a forma da Terra dependem desses movimentos.
    *Na rotação, a Terra gira em torno de sim mesma completando um volta em aproximadamente 24 horas.
    *A translação é o movimento elíptico, que a Terra realiza em torno do Sol (Elíptico vem de elipse, que é uma circunferência alongada, com dois pontos especiais, chamados focos).
    *A primeira lei de Kepler é que todos os planetas se movem em órbitas elípticas, com o Sol ocupando um dos focos. A segunda trata da velocidade dos planetas, sendo que quanto mais aproxima do Sol, mais velozes ficam; assim como na terceira fala que os planetas mais afastados do Sol se movimentam mais lentamente.
    *O ponto da elipse chamado efélio é o mais afastado e o periélio é o ponto mais próximo.
    *As estações não dependem da distância da Terra ao Sol, mas do eixo de rotação da Terra, que é de 23,5 graus. O eixo de rotação não é fixo, e o nome dado a esse movimento é precessão. Precessão é causada por forças gravitacionais do Sol e da Lua e pela forma não esférica da Terra.
    *A variação da excentricidade da órbita da Terra é a mudança da forma que às vezes é mais oval ou mais circular.
    *Eclipse solar é quando a Lua está entre a Terra e o Sol. E no eclipse lunar a Lua penetra no cone de sobra terrestre.
    *A Lua está mais perto da Terra tendo mais influência.

    ResponderExcluir
  4. Gabriela, Brenda, Natan e Isabella Araújo.4 de março de 2013 às 20:14

    O vídeo nos mostra que os movimentos da Terra e da Lua exercem diversas consequências no nosso planeta, e o primeiro exemplo citado pelo garoto e seu tio é o das marés. Em certa época do ano elas são caracterizadas como altas ou baixas devido à força gravitacional que o nosso satélite natural exerce sobre as diferentes regiões do mar de cada lado do planeta. A incidência de ventos e correntes marítimas são explicadas por esse mesmo motivo. A gravidade funciona como um imã, atraindo as coisas para o centro da Terra.
    A animação também explica que rotação é o movimento que a Terra faz ao girar em torno de seu próprio eixo, completando uma volta em 24 horas e dando origem aos dias e noites. Existe também o de translação, classificado como movimento elíptico do nosso planeta em volta do Sol e este demora aproximadamente 365 dias, ou seja um ano. Segundo a Primeira Lei de Kepler, todos os planetas do sistema solar se movimentam em órbitas elípticas. Já a segunda prega que quanto mais próximos ao Sol, os planetas ficarão com uma velocidade maior. E a terceira, sendo o inverso da segunda, afirma que se os planetas estiverem posicionados distantes do Sol, eles se movimentarão de forma devagar, determinando o ano planetário (Por exemplo, em Netuno um ano corresponde-se a mais de 100 terrestres). Afélio é o nome do elipso mais longe do Sol e o mais próximo se denomina-se periélio.
    O desenho ensinou também que a formação das estações do ano ocorre devido a inclinação da Terra de 23,5°. Se essa fosse maior, os invernos e verões seriam bem mais rigorosos do que normalmente é. O eixo de rotação é chamado de precessão e completa uma volta em milhares de anos, não sendo fixa.
    Já a variação da excentricidade da órbita da Terra é a mudança da forma gravitacional de nosso planeta, que decide o período das glaciações. Os eclipses solares ocorrem quando a Lua está entre a Terra e o Sol, já o lunar ocorre quando a Lua penetra no cone de sombra terrestre e toma a coloração avermelhada.



    ResponderExcluir
  5. Arthur Oliveira, Inara Gomes, Vinicius Saraiva, João Wesley e Marcelo4 de março de 2013 às 20:44

    O movimento de rotação da terra altera as estações o clima e etc. o seu formato altera o movimento. o que nos deixa parado é a gravidade pois a terra gira em mais 1501 km/h. todos os planetas giram de forma eliptica, enquanto mais perto do sol esta o planeta mais veloz é a sua rotação. a posição do planeta interfere em alguma coisas, se o planeta fosse mais inclinado os veroes e invernos seriam mais rigorosos por exemplo.Na rotação, a Terra gira em torno de sim mesma completando um volta em aproximadamente 24 horas.

    ResponderExcluir
  6. Maria Clara Rodrigues9 de março de 2013 às 00:27

    As marés acontecem por causa do movimento da Terra.Na sua rotação a Terra gira em torno de si mesma em aproximadamente 23h56 minutos,e é por causa disso que existe os dias e as noites.Na translação,a Terra gira em torno do Sol em movimento elíptico.Os planetas mais afastados do Sol,tem anos mais longos.A Terra viaja pelo espaço a 100.000 km/h totalmente solta.Ventos e correntes marinhas,estações do ano,a força da Terra,tudo isso é por causa dos movimentos da Terra.Não somos jogados para fora,por causa da gravidade que puxa tudo para o centro.A velocidade do movimento,tem o afélio e o periélio,que são a distancia mais afastada e mais próxima,a terra atinge o periélio em Janeiro.As estações não dependem da distancia do Sol,mas sim do seu eixo de inclinação,23.5.A variação da excentricidade da Terra dura em média 100.000 anos e pode ser a causa das glaciações polares.O eixo de rotação não é permanente e consegue dar uma volta em 25.800,chamado de precessão.Os eclipses são quando um objeto celeste se move para a órbita ,no eclipse lunar a Lua fica entre a Terra e o Sol.Grupo:Fernanda,Luis Eduardo,Athos e Maria Clara Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Bárbara, Eduarda, Diogo e Luca.10 de março de 2013 às 18:43

    Movimentos da Terra e na Terra:
    - A maré fica agitada de acordo com os movimentos da Terra e da Lua.
    -Translação: a Terra gira em torno do Sol. (Em 365 dias)
    -Rotação: a Terra gira em torno de si mesma. (Em 24 horas)
    -A velocidade que a Terra viaja pelo espaço é de aproximadamente 100.000 km/h.
    -Quanto mais próximo do Sol o planeta for, mais rápido ele se movimenta, e vice-versa.
    -A Terra tem uma inclinação de 23,5º e por isso as estações são diferentes nos hemisférios Norte e Sul.
    -A variação da excentricidade da órbita da Terra: Dura em média 100.000 anos e pode ser a causa das glaciações polares.
    -Eclipse Solar: a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol.
    -Eclipse Lunar: a Lua penetra, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra.

    ResponderExcluir
  8. Pedro Vieira de Carvalho10 de março de 2013 às 19:35

    *A Terra possui vários movimentos, sendo os ventos e correntes marinhas, dias e noites, estações do ano e até mesmo a forma do planeta consequências desses movimentos.
    *Na rotação, a Terra gira em torno de si mesma, completando uma volta em aproximadamente 24 horas. Graças à rotação surgem os dias e as noites, ventos e correntes marinhas, além da força centrífuga que produz o achatamento dos polos.
    *A translação é o movimento elíptico que a Terra realiza em torno do Sol.
    *A primeira lei de Kepler sobre movimentos planetários diz que todos os planetas se movem em órbitas elípticas, com o Sol ocupando um dos focos dessa elipse.
    *A segunda lei de Kepler trata da velocidade dos planetas: quanto mais se aproximam do Sol, mais velozes eles ficam. A velocidade é máxima no periélio e mínima no afélio(o ponto mais próximo e o mais distante do Sol, respectivamente).
    *A terceira lei de Kepler diz que os planetas mais afastados do Sol se movimentarão mais lentamente, determinando a duração do ano planetário.
    *As estações do ano dependem da inclinação do eixo da Terra,que é de 23,5 graus.
    *O eixo de rotação da Terra não é fixo: ele gira lentamente completando uma volta a cada 25800 anos. Este movimento é chamado de precessão e é causado pelas forças gravitacionais do Sol, da Lua e a forma não esférica da Terra.
    *A variação da excentricidade da órbita da Terra é a mudança da forma da sua órbita, e dura em média 100000 anos, podendo ser a grande responsável pelas glaciações terrestres.
    *Os eclipses acontecem quando um objeto celeste se move para a região de sombra do outro.
    *Para que as marés sejam formadas, a Lua atrai com graus de intensidade decrescente a água mais próxima, o centro da Terra e a água mais distante. As forças resultantes, em relação ao centro da Terra, serão obtidas descontando-se a atração central das demais forças. O resultado são duas protuberâncias iguais e opostas, que são as marés altas. As marés baixas estão a 90 graus.
    *As fases da Lua também influenciam as marés. Quando a Lua e o Sol estão alinhados as marés são mais intensas que a média. Isto acontece durante a Lua Nova e na Lua Cheia. Quando a Lua e o Sol estão a 90 graus, as marés se tornam menos intensas. É o que acontece nos quartos Crescente e Minguante.

    ResponderExcluir
  9. Luís Guilherme, Yasmin e Victor.10 de março de 2013 às 21:42

    A 14 bilhões de anos nasceu a primeira estrela. As estrelas são formadas através de pequenas perturbações em gigantescas nuvens de hidrogênio e poeira cósmica dando origem a grãos que vão crescendo por choques sucessivos.É por causa da fusão nuclear que as estrelas brilham. Existem estrelas de várias cores, e as mais quentes são azuladas, e as mais frias avermelhadas. Existe uma estrela muito maior que o Sol, Antares. Depois de bilhões de anos, as estrelas podem morrer, devido a falta de hidrogênio para manter a fusão nuclear em seu núcleo.
    MOVIMENTOS DA TERRA.
    O Planeta Terra realiza vários movimentos, entre eles o movimento de rotação: A Terra gira em torno de si mesma, completando uma volta em aproximadamente 24 horas. Graças à rotação, surgem ventos e correntes marinhas, os dias e as noites e também a força centrífuga que produz o achatamento dos polos. Graças a gravidade, que age como um imã, tudo fica na superfície terrestre, por isso não somos jogados para fora. Se a Terra girasse mais devagar, os dias seriam mais quentes e as noites mais frias,além disso os dias durariam mais que 24 horas.
    Translação é o movimento Elíptico que a Terra realiza em torno do Sol.
    A primeira lei de Kepler diz que odos os planetas se movem em órbitas elípticas, com o Sol ocupando um dos focos.
    A segunda lei de Kepler da velocidade dos planetas, diz que quanto mais próximos do Sol, mais velozes eles ficam. A velocidade é máxima no periélio e mínima no afélio. ( Afélio é o ponto da elipse mais afastado do Sol e o periélio é o ponto mais próximo.)
    A terceira lei de Kepler diz que os planetas mais afastados do Sol se movimentarão mais lentamente, determinando a duração do ano planetário. A Terra leva aproximadamente 365 dias pra completar uma volta ao redor do Sol. O interessante é que ela viaja pelo espaço a 100.000 Km/h, totalmente solta.
    As estações dependem da inclinação do eixo de rotação da Terra, que é de 23,5 graus. Se a Terra fosse mais inclinada, os verões e invernos seriam bem mais rigorosos. Processão é o movimento do eixo de rotação que gira lentamente, completando uma volta a cada 25.800
    anos.
    A variação da excentricidade da órbita da Terra dura em média 100.000 anos e pode ser a responsável pelas glaciações da Terra. Causada pela mudança da forma da órbita da Terra: ora ela é mais circular, ora é mais oval.
    Os eclipses acontecem quando um objeto celeste se move para a região de sombra de outro. Os dois principais são: Solar, em que a Lua fica entre a Terra e o Sol; e o Lunar em que a Lua penetra no cone de sombra terrestre.
    As marés sólidas ocorrem no manto. As marés liquidas ocorrem apenas em corpos de grande extensão, como os oceanos. A Lua atrai água causando a maré alta, as marés baixas estão em 90° graus. É possível observar a maré alta às 12:00 e às 00:00 a maré baixa. As fases da Lua também interferem nas marés:Quando a Lua e o Sol estiverem alinhados as marés serão mais intensas que a média. ( Lua Cheia, e Lua Nova). Quando a Lua e o Sol estiverem a 90 graus, as marés se tornam menos intensas. ( Lua crescente e Minguante).

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas