terça-feira, 30 de julho de 2013

7º ano/ Pteridófitas

http://www.youtube.com/watch?v=M7uVqyHGWTM

http://www.youtube.com/watch?v=XWRPNZGz5Rw

http://www.youtube.com/watch?v=nLRy7t8T0W4

http://www.youtube.com/watch?v=KMSGLE5jx7c

41 comentários:

  1. As pteridófitas mais conhecidas são as samambaias e as avencas, elas são vasculares(possuem vasoso condutores de seiva e tem raízes, folhas e o caule conhecido como rizoma.As pteridófitas são de grande porte e terrestres.
    Assim como as briófitas, a reprodução depende de água. O ciclo começa com os esporófitos que têm 46 cromossomos(2n),a partir do processo de mitose os esporângios são gerados em forma de soros.Estes esporos com o processo de meiose vão ter 23 cromossomos(n).Os esporos vão germinar e irão formar uma nova pteridófita.

    ResponderExcluir
  2. pteridófitas seu mais conhecido exemplo é a samambaia, eles são vasculares, tem raiz, caule, folha,e depende de água para a sua reprodução.
    eles contém vasos condutores de seiva, e a partir dos vasos ele foi para o meio terrestre e ficou maior.
    A fase dominante é a fase esporofídica, que se vê.
    A fase gametofídica prótalo, não se vê.
    Emilly vitória 7anoS

    ResponderExcluir
  3. Amanda Pereira Daniel 7º ano S1 de agosto de 2013 às 16:17

    O maior exemplo de pteridófitas são as samambaias, suas principais características:
    -São vasculares(tem os vasos condutores de seiva)
    -Possuem folhas
    -Raiz
    -Caule rizoma( conseguem rastejar)
    -São terrestres
    -Sua reprodução depende da água
    -A fase dominante é chamada de esporofídica
    -A fase gamefídica prótalo
    As pteridófitas possuem 46 cromossomos denominado 2n, a divisão desses cromossomos em 23 denominado n, esse divisão é chamada de meiose.

    ResponderExcluir
  4. Samambaia é pteridófita e como as outras pteridófitas ela possui: Folha, caule(Rizoma), raiz, necessita de água para reproduzir e terrestre.
    A fase dominante e a esporofítica da para ver a gametofítica não.
    Antônio Henrique 7º "s"

    ResponderExcluir
  5. As pteridófita :um exemplo mais conhecido é a samambaia,e que depende da água para se reproduzir ;possui FOLHA , CAULE,RAIZ.

    Eles contém vasos condutores de seiva, e a partir dos vasos ele foi para o meio terrestre e ficou maior.
    A fase dominante é a fase esporofídica, que se vê.
    A fase gametofídica prótalo, não se vê.

    ANA CLARA 7ANO S

    ResponderExcluir
  6. São exemplos de pteridófitas as samambaias e as avencas,são mais evoluídas que a briófita,possuem vasos condutores,elas são seres grandes,tem uma característica similar a da briófita:dependem da água para viver,cresce em espiral,possui caule,folhas e raiz.
    Lara Rayana 7ss

    ResponderExcluir
  7. Pteridófitas

    O maior exemplo de pteridófitas são as samambaias. Elas são vasculares ou seja, tem a presença de vasos condutores de seiva. Elas são terrestres contendo folhas,caule e raiz diferentemente das briófitas que contém filoide,cauloide e rizóide. O caule se chama rizoma e a sua reprodução é dependente de água. A fase dominante é a fase esporofídica.

    Clara Campos Soares_ 7º ano S

    ResponderExcluir
  8. Pteridófitas

    Tem como exemplos: samambaias e avencas.
    Características: Possuem vasos condutores; precisa da água para a reprodução; são maiores que as briófitas; Possuem raiz, caule e folha; caule (rizoma).

    Ciclo de vida: esporófito (2n) -> soros esporângios -> esporos (n) -> gametófito jovem (n).

    ResponderExcluir
  9. pteridófitas

    os exemplos de pteridófitas são as Samambaias e as Avencas.

    características:

    vasos condutores
    são grandes
    depende da água para sua reprodução
    raiz
    caule(rizoma)
    folhas

    ciclo de vida:

    esporófito>soros>esporangios>esporos>gametofito e depois ira forma outra pteridófitas.

    Ana vivian Araujo Farias 7ºss


    ResponderExcluir
  10. 2n--46 cromossomos--mitose
    n--23 cromossomos--meiose

    briófitas--musgos, hepáticas--avasculares--A fase dominante é a gametófito, pois produzem gametas. O esporófito é passageiro e depende do gametófito.
    pteridófitas--samambaias, avencas--vasculares--A fase dominante é a esporófito, pois produzem esporos. O gametófito é passageiro e depende do esporófito.
    DANIEL 7°ANO S

    ResponderExcluir
  11. Pteridófitas
    Tem como exemplo a samambaia e avencas.
    Suas características são:
    Elas são grandes,
    Possuem vasos condutores,
    Folhas,
    Raiz,
    Depende da água para reprodução.
    Clara Silva Rodrigues 7ss

    ResponderExcluir
  12. Ola Mônica eu aprendi nos videos que as Samambaias e as Avencas e são o maior exemplo de pteridófitas.
    as características delas são:que elas são de grande porte, tem vasos condutores, tem folhas, tem raiz e precisão de água para se reproduzirem.
    Não vejo a hora de seus próximos videos.

    MARINA SANTOS MIRANDA 7° S

    ResponderExcluir
  13. 2n--46 cromossomos--mitose
    n--23 cromossomos--meiose

    briófitas--musgos, hepáticas--avasculares--A fase dominante é a gametófito, pois produzem gametas. O esporófito é passageiro e depende do gametófito.
    pteridófitas--samambaias, avencas--vasculares--A fase dominante é a esporófito, pois produzem esporos. O gametófito é passageiro e depende do esporófito.

    Charles Emanuel 7 s

    ResponderExcluir
  14. as pterofitas tem como exemplo as samambaias, são similares as briófitas por dependerem da água pra viver e por possuir as relações assexuada e sexuada. Possuem vasos condutores, raízes, folhas.
    Laura 7°ss

    ResponderExcluir
  15. As pteridófitas mais conhecidas são as samambaias e as avencas, elas são vasculares(possuem vasoso condutores de seiva e tem raízes, folhas e o caule conhecido como rizoma.As pteridófitas são de grande porte e terrestres.tem como exemplo as samambaias, são similares as briófitas por dependerem da água pra viver e por possuir as relações assexuada e sexuada. Possuem vasos condutores, raízes, folha!

    Marcella 7º

    ResponderExcluir
  16. as pteridófitas tem como exemplos as samambaias e as avencas onde é encontrado nelas vasos condutores de seiva, raízes,folhas e caules que se chamam rizomas. a maioria delas são terrestres mais ainda dependem de água para viver o ciclo de vida dela é
    esporófito-soros-esporângios-esporos-gametófito e depois vira a forma completa de uma pteridófita.
    PEDRO ARTUR SILVEIRA VIANA 7°"S"

    ResponderExcluir
  17. O grupo das pteridófitas compreende plantas que, diferentemente das briófitas, possuem vasos condutores de seiva sendo, por isso, consideradas traqueófitas. Entretanto, não apresentam sementes - tal como os musgos, hepáticas e antóceros - e, ao contrário destas, a fase dominante é o esporófito, com gametófito reduzido.
    Pteridófitas possuem rizoma: tipo de caule semelhante a uma raiz, subterrâneo ou localizado bem próximo ao solo, quase imperceptível. Têm, ainda, folhas divididas em folíolos, sendo que as mais jovens, denominadas báculos, se apresentam enroladas. Em muitas espécies, tais estruturas, quando mais adultas, apresentam soros distribuídos na face inferior. Soros possuem esporângios contendo células-mãe dos esporos. Por meio de divisões meióticas tais células dão origem a esses últimos.

    Letiere 7 ano SS

    ResponderExcluir
  18. As pteridófitas são plantas vasculares, isso é possuem vasos condutores de seiva, esse é o motivo delas serem maiores que as briófitas. Os maiores exemplos de pteridófitas são as samambaias e as avencas, elas possuem folhas, caule e raiz. São plantas terrestres e sua reprodução ainda depende de água. A faze dominante é a faze esporofítica e a faze gametofítica é o protalo.
    Isabela 7° ano s

    ResponderExcluir
  19. As pteridófitas mais conhecida são as avencas e as samambaias, elas possuem vasos condutores de seiva o que fez elas se desenvolverem mais do que as brófitas. As pteridófitas não tem sementes mas elas tem raízes caules e folhas em sua estrutura, elas também dependem de agua para se reproduzir mesmo a maioria delas sendo terrestres.
    2n 46 cromossomos--mitose
    1n 23 cromossomos--meiose
    Alysson Oliveira Mendes 7º ano S

    ResponderExcluir
  20. Estas informações foram muito úteis para meu estudo e também muito interessantes.
    Débora Carolline 7°SS

    ResponderExcluir
  21. A BRIÓFITA é a mais simples de todas,ela é avascular,precisa da água na fecundação,tem rizóide,caulóide,filóide,etc.exemplo de planta:musgo.
    A PTERIDÓFITA é a primeira que tem vasos condutores de seiva,mas ainda precisa da água pra fecundação,ela tem soros e não sementes,etc.exemplo de planta:samambaia.
    As GIMNOSPERMA tem flores aperiantadas, tem o gametófito e o esporófito,tem vasos condutores,tem semente,a polinização é anemófila(pelo vento),etc.
    As ANGIOSPERMA tem flores periantadas,tem frutos,tem gametófito e esporófito,tem semente,a polinização é zoomófila(feita por animais),etc.
    Adorei também o vídeo do professor jubilu que como sempre nos ajuda a aprender a matéria de forma mais fácil e clara.
    Ana Elisa 7S

    ResponderExcluir
  22. Os ANGIOSPERMAS são plantas frutíferas que tem a semente dentro do fruto. A flor produz os grãos de pólen e alguns insetos como a abelha fazem com que o pólen chegue na oosfera(parte feminina)através do processo de polinização.Na oosfera vai ocorrer a fecundação que vai formar um endosperma.O endosperma vai se desenvolver e gerar uma nova planta,dando início a um novo ciclo.O maracujá é um exemplo de angiosperma.
    Os GIMNOSPERMAS são plantas que não possuem frutos e tem as folhas ou ramos reprodutores conhecidos como estróbilos.Os estróbilos masculinos liberam grãos de pólen que através do vento se dispersarão e encontrarão o estróbilo feminino.O grão de pólen forma o tubo polínico que se desenvolve até alcançar o óvulo, onde ocorrerá a fecundação com a oosfera e formará um embrião em forma de semente.As sementes são dispersas pelo vento e vão gerar novas plantas.Um exemplo de gimnosperma é o Pinheiro-do-Paraná.

    ResponderExcluir
  23. gimnosperma e angiosperma são vegetais superiores que possuem sementes, independência da água para sua fecundação, vasos de condução, e flores. Gimnosperma: possuem ausência de fruto envolvendo a semente, flores aperiantadas= sem cálice e pétalas, e a sua polinização é pelo vento. Exemplos de gimnosperma são as sequóias, ciprestes, cycas, e pinheiros do Paraná. Angiospermas: possuem frutos, sua polinização é feita por animais, flores perimentadas = vistosa com pétalas e cálice, e possuem flores unissexuadas = flor masculina separada da flor feminina, e flores hermafroditas = na mesma flor tem os dois órgãos o gineceu o feminino e o androceu o masculino.
    EMILLY 7 ano s

    ResponderExcluir
  24. As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto.São as plantas de maior ocorrência em nosso planeta, apresentando-se nos mais diversos tamanhos, formas e ambientes. Diferentemente das gimnospermas, são dotadas de flores e frutos. Gimnosperma: possuem ausência de fruto envolvendo a semente, flores aperiantadas= sem cálice e pétalas, e a sua polinização é pelo vento.

    ANA CLARA 7 ano S











    ResponderExcluir
  25. As pteridófitas são os primeiros tipos de planta a ter vasos condutores,elas não tem sementes e sim soros,não tem flores,e ainda depende da água na fecundação,etc.ex:samambaias.
    As gimnospermas não dependem mais da água fecundação,tem flores aperiantadas,o cone masculino(estróbilos) produz o pólen que vai até o cone feminino com ajuda do vento,tem sementes nuas(sem um fruto para proteger),são grandes e tem vasos condutores,algumas são hermafroditas,se reproduzem sexuadamente,etc.ex:Araucárias
    As angiospermas não dependem da água na fecundação,tem flores periantadas,tem frutos e sementes,a reprodução é sexuada,a flor produz o pólen que vai até a oosfera com ajuda dos insetos e animais,etc.
    Ana Elisa 7S

    ResponderExcluir
  26. Gimnosperma=é uma subdivisão do Reino Plantae, cujas plantas são vasculares, contudo não possuem sementes contidas em frutos (as sementes nuas).Apresentam estruturas produtoras de gametas bem visíveis (fanerógamas), possibilitando a partir de então a conquista definitiva do ambiente terrestre, sem a necessidade de água como meio intermediador para fecundação dos gametas.
    Angiosperma= plantas frutíferas que tem a semente dentro do fruto. A flor produz os grãos de pólen e alguns insetos fazem com que o pólen chegue na oosfera através do processo de polinização.Na oosfera vai ocorrer a fecundação que vai formar um endosperma.Que vai se desenvolver e gerar uma nova planta,dando início a um novo ciclo.
    Túlio Teles Vargas
    7º ano ss

    ResponderExcluir
  27. As pteridófitas mais conhecidas são as samambaias e as avencas.
    O grupo das pteridófitas é formado pelas Gimnospermas e Angiospermas.
    As Gimnospermas não possuem sementes,frutos, não são de pendentes da água, possuem flores e vasos condutores diferentemente das briófitas.
    As Angiospermas possuem raízes, caule, flores e sementes dentro do fruto.
    Lara Francine 7° 'ss'

    ResponderExcluir
  28. O maior exemplo de pteridófitas são a samambaias e as avencas.As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto angiosperma são vegetais superiores que possuem sementes, independência da água para sua fecundação, vasos de condução, e flores.
    2n 46 cromossomos--mitose
    1n 23 cromossomos--meiose
    Ana Gabriela Silva Souza

    ResponderExcluir
  29. GIMNOSPERMAS são plantas que não possuem frutos e sim sementes. Os estróbilos masculinos liberam grãos de pólen que através do vento se dispersarão e encontrarão o estróbilo feminino. O grão de pólen forma o tubo polínico que se desenvolve até alcançar o óvulo, onde ocorrerá a fecundação com a oosfera e formará um embrião em forma de semente.As sementes são dispersas pelo vento e vão gerar novas plantas. Um exemplo de gimnosperma é o Pinheiro-do-Paraná.
    ANGIOSPERMAS são plantas frutíferas. A flor produz os grãos de pólen e alguns insetos como a abelha fazem com que o pólen chegue na oosfera(parte feminina)através do processo de polinização.Na oosfera vai ocorrer a fecundação que vai formar um endosperma.O endosperma vai se desenvolver e gerar uma nova planta,dando início a um novo ciclo.O maracujá é um exemplo de angiosperma.

    Daniel 7°ano s

    ResponderExcluir
  30. As gimnospermas possuem caule,folhas,raízes e sementes. Elas também possuem estróbilos que contêm estruturas responsáveis pela formaçào dos gametas. Os estróbilos também auxiliam na reprodução das gimnospermas. Um exemplo de gimnospermas são os pinheiros. As angiospermas são vasculares e possuem raiz,caule,folhas,flores,frutos e sementes. Os frutos e flores auxiliam na sua reprodução. Elas também produzem sementes. Um exemplo de angiospermas é o maracujá.

    Clara Campos 7º ano S

    ResponderExcluir
  31. As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto.São as plantas de maior ocorrência em nosso planeta, apresentando-se nos mais diversos tamanhos, formas e ambientes. Diferentemente das gimnospermas, são dotadas de flores e frutos. Gimnosperma: possuem ausência de fruto envolvendo a semente, flores aperiantadas= sem cálice e pétalas, e a sua polinização é pelo vento

    Charles Emanuel 7s

    ResponderExcluir
  32. Amanda Pereira Daniel 7º ano S11 de agosto de 2013 às 22:15

    As Gimnospermas são plantas vasculares que produzem flores e sementes. São inseridas em escamas, que formam uma estrutura cônica.
    Nas Gimnospermas há a independência da água para a reprodução, portanto a reprodução é por sifonogamia, ou seja, existe a presença de um tubo polínico, que carrega o gameta até a oosfera.São árvores e arbustos de diversos tamanhos, com raiz, caule, folhas e sementes.A principal característica das Angiospermas é a presença das flores e dos frutos. São vasculares, fanerógamas, possuem raíz, caule e folhas, e independem da água para reprodução.A reprodução é sexuada, e a fecundação ocorre pela transferência dos grãos de pólen de uma antera até a abertura de um carpelo, e para isso, normalmente é necessário um agente polinizador, podendo ser insetos ou aves.

    ResponderExcluir
  33. Mônica gostei de todos os videos.
    Nas Gimnospermas há a independência da água para a reprodução, portanto a reprodução é por sifonogamia, ou seja, existe a presença de um tubo polínico, que carrega o gameta até a oosfera.

    Luiza Mendes 7ano S

    ResponderExcluir
  34. As pteridófitas são vasculares e as briófitas são avasculares, e o motivo das pteridófitas serem maiores que as briófitas é que com os vasos condutores fica mais fácil o transporte da seiva. Os angiospermas possuem frutos, raízes, caule, folhas e sementes, sendo assim não precisam da água na reproduçao, através de insetos ou aves polinizadoras os grãos de pólen são transportados pelos ventos ate os gametas femininos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse ai encima é o meu
      PEDRO GUSTAVO RODRIGUES SOUTO 7 ANO S

      Excluir
  35. Monica,aprendi muito dos videos exemplo que as pteridófitas são um grupo de vegetais vasculares sem sementes, com o cormo composto por raiz, caule e folhas. Incluem as samambaias e cavalinhas, entre outras.Obrigado Monica pelos videos.

    Yuri Lacerda

    ResponderExcluir
  36. Resumo: Pteridófitas exemplos: Samambaias e avencas

    Elas são mais evoluídas que as briófitas porque possuem vasos condutores(é isso que as torna vasculares).
    São grandes,não ficam em lugares úmidos e precisam da água para sua reprodução.
    Tem raiz,caule e folha. O nome dado ao caule é rizoma.

    Ciclo da vida

    Esporófito(mitose2n)- Soro-Esporângios-esporos(n)-Gametófito jovem(n),que se chama prótalo-Gametófito maduro(n)-Gametas feminino e masculino.



    Gimnospermas

    Elas são vegetais superiores que presenciam sementes. Independentes da água para sua reprodução,possuem vasos condutores,tem flores,fase dominante esporófito,são plantas espermatóficas,ausência de fruto envolvendo a semente,,flores aperiantadas(sem cálice e pétalas),(sépala=cálice),(pétala=corola). Não tem cores,não tem cheiro e não são macias. Exemplos delas são as araucárias,os pinheiros e os eucaliptos. Fazem polonização anemófila=pelo vento. São sequóias,ciprestes,cycas,ginkgo e pinheiros-do-Paraná.


    Ciclo de vida das gimnospermas


    Estróbilo(masc. e fem.)-Fecundação-Embrião-Semente-Germinação-Esporófito.

    Estróbilo fem.= Mega
    Estróbilo masc.= Micro

    Aluno: Vitor Marques de Lima Miranda- 7°ss



    ResponderExcluir
  37. As pteridófitas são um grupo de filos de vegetais vasculares sem semente divididos em raiz, caule e folhas. Foram provavelmente o primeiro grupo vegetal vascularizado. Suas características permitiram-lhes atingir maiores dimensões do que qualquer outra planta terrestre existente até então, transformando-as nas primeiras plantas a abandonar por completo o meio aquático. Entretanto, ainda necessitam de água para a reprodução.
    Isadora Farias de Brito 7°ss

    ResponderExcluir
  38. As pteridófitas são vasculares ou seja possuem vasos condutores ,as pteridófitas foram o primeiro grupo de vegetal vascularizado ,sua dimensão permite que atinge um tamanho maior ,possuem raízes,caule,e folhas.E iguais as briófitas nessesitam de água para a reprodução

    ResponderExcluir
  39. Monica eu aprendir que as pteridofitas é vascular e tem como ex: a samba baia.
    que tambem são vegetais vascularizados e atigiram maiores dimensoes do que qualquer outra planta terreste..

    Gabriel Assunção 7ºss

    ResponderExcluir
  40. Monica eu aprendi com esses video que as Pteridófitas são vasculares no caso ela possuem vasos condutores, não tem sementes divididos em raízes caules ou mesmo folhas. e Também são iguais a Briófitas em uma coisa necessitam da água para a Reprodução.!
    Giovana Nogueira 7° ss

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas