quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Água














http://www.iq.unesp.br/Home/pet/agua.pps
Para refletirmos



http://www.youtube.com/watch?v=OhDSOPxJMVU


http://www.youtube.com/watch?v=--2Ialz8lT8 (Música Ano 2013 Ano Internacional da Cooperfação pela água)

Vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=EvtfK_sNGpM&NR=1




























































 Conteúdo

Abaixo seguem alguns recursos complementares para a aula de hoje, que poderão ser usados caso seja necessário:            

21 comentários:

  1. Mônica, adorei seu blog, cheio de coisas interessantes. Obrigado por disponibilizar isso aos alunos.

    ResponderExcluir
  2. A água é responsável por quase tudo que fazemos no nosso dia-a-dia. Mais da metade da população brasileira não tem saneamento básico (tratamento de água e esgoto), fato determinante nos altos índices das doenças transmitidas pela água, algumas delas são: amebíase,esquistossomose,ascaridíase,diarreia infecciosa e cólera. Todas estas doenças são transmitidas por falta de higiene, de saneamento básico e de informação. Para evitar a transmissão dessas doenças a água tem que estar tratada e o esgoto deve ser eliminado corretamente para que rios não sejam contaminados;além das atitudes cabíveis as autoridades políticas, há coisas que a população pode fazer para evitar tais doenças, como lavar alimentos antes de consumir, ferver a água para eliminar bactérias e manter os hábitos de higiene.

    ResponderExcluir
  3. 2013 ano internacional da água.
    97% da população urbana tem água no Brasil .
    15 a 20% do esgoto do brasil não é tratado.
    A água tem importância fundamental para o planeta, e para a evolução dos seres vivos...
    A água é o principal componente do corpo humano: cérebro 75%. Pulmões 86%.
    Músculos 75%. Coração 75%. Fígado 86%. Rins 83%. Sangue 91%.
    E a água também é fundamental para todas as funções orgânicas.
    Distribuição de água na terra: 97% da água é salgada e 3% é doce.
    Na cidade a água é contaminada por esgoto, monóxido de carbono, poluição, produtos derivados de petróleo, e bactérias.
    Agricultura é contaminada por fertilizantes ,inseticidas, fungicidas e outros.
    Principais Doenças Relacionadas com a Água
    Por ingestão de água contaminada, cólera, disenteria amebiana, ,Disenteria bacilar,,Febre, tifoide, Gastroenterite, Giardise, Hepatite infecciosa, Leptospirose, Paralisia infantil, Salmonelose,
    Por contato com água contaminada
    Escabiose (doença parasitária cutânea conhecida como Sarna)
    Tracoma (mais frequente nas zonas rurais)
    Verminoses, tendo a água como um estágio do ciclo
    Esquistossomose
    Por meio de insetos que se desenvolvem na água
    Dengue, Febre Amarela, Filariose, Malária.
    EMILLY 7 ANO s

    ResponderExcluir
  4. A agua e bem de todos.Por isso que 2013 e o ano internacional da agua.

    A metade da populaçao brasileira nao tem saneamanto basico ;que e tratamento de agua e esgoto.


    97% da populaçao urbana tem agua no Brasil.
    20% do esgoto do brasil não é tratado.
    A água é o principal componente do corpo humano: cérebro 75%. Pulmões 86%.
    Músculos 75%. Coração 75%. Fígado 86%. Rins 83%. Sangue 91%.

    No mundo só resta 3% de agua doce e o resto tudo é salgada.
    Sem a agua nao ha vida no planeta.

    Os insetos que desenvolve na agua sao : DENGUE,FEBRE AMARELA,FILARIOSE e MALÁRIA..

    ANA CLARA 7 ANO s

    ResponderExcluir
  5. A água cobre 71% da superfície da Terra.5 Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos,“o Atlas do Saneamento 2011”, em cada dez municípios, seis com mais de 100.000 habitantes registraram perdas de volume de água entre 20 a 50%.Em 64,1% das cidades brasileiras, a água distribuída para a população na rede geral é captada em poços profundos; sendo 56,7% oriunda de captação superficial. Há casos também de obtenção de água por meio de poço raso e por via adutora com água bruta ou tratada,cerca de 75% da água consumida em casa é gasta no banheiro”,Na agricultura, o desperdício de água também é muito grande: apenas 40% da água desviada é efetivamente utilizada na irrigação.A água é responsável por quase tudo que fazemos no nosso dia-a-dia.
    Um dos principais problemas que surgiram neste século é a crescente contaminação da água, ou seja, este recurso vem sendo poluído de tal maneira que já não se pode consumi-lo em seu estado natural. As pessoas utilizam a água não apenas para beber, mas também para se desfazer de todo tipo de material e sujeira. As águas contaminadas com numerosas substâncias recebem o nome de águas residuais. Se as águas residuais forem para os rios e mares, as substâncias que elas transportam irão se acumulando e aumentam a contaminação geral das águas. Isto traz graves riscos para a sobrevivência dos organismos.
    Existem vários elementos contaminadores da água. Alguns dos mais importantes e graves são:
    Os contaminadores orgânicos: são biodegradáveis e provêm da agricultura (adubos, restos de seres vivos) e das atividades domésticas (papel, excrementos, sabões). Se acumulados em excesso produzem a eutrofização das águas.
    Os contaminadores biológicos: são todos aqueles microrganismos capazes de provocar doenças, tais como a hepatite, o cólera e a gastroenterite. A água é contaminada pelos excrementos dos doentes e o contágio ocorre quando essa água é bebida.
    Os contaminadores químicos: os mais perigosos são os resíduos tóxicos, como os pesticidas do tipo DDT (chamados organoclorados), porque eles tendem a se acumular no corpo dos seres vivos. São também perigosos os metais pesados (chumbo, mercúrio) utilizados em certos processos industriais, por se acumularem nos organismos.

    ResponderExcluir
  6. A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na Terra.
    O acesso à água potável tem melhorado continuamente e substancialmente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo. Existe uma correlação clara entre o acesso à água potável e o PIB per capita de uma região. No entanto, alguns pesquisadores estimaram que em 2025 mais de metade da população mundial sofrerá com a falta de água potável.Pois as pessoas não cuidam dela e jogam lixo nas margens dos rios etc.
    Esse lixo que é jogado nos rios podem trazer muitas doenças como: hepatite, Leptospirose, malária etc.

    LÁRA FRANCINE 7°'SS'

    ResponderExcluir
  7. A água é fundamental para a vida no planeta. 71% do planeta terra é coberto por água,sendo 3% por água doce. A água é transmissora de varias doenças, tais como esquistossomose,leptospirose,cólera,entre outras.Metade da população brasileira não tem saneamento básico,esse fato fazendo com que o esgoto seja jogado irregularmente em rios.

    Clara Campos 7º ano S

    ResponderExcluir
  8. MONICA,
    Foi da água que surgiram as primeiras vidas na terra,dai em diante se tornou o elemento mais importante da vida humana,mais não é qualquer água que devemos usar,temos que garantir que ela esteja com qualidade pura e cristalina afinal ela compõe mais de 70% do nosso peso corporal e precisamos beber mais de 4 litros por dia para o bom funcionamento de todas as funções organicas,Não devemos poluir os rios pois quando bebemos essa agua sem qualidade podemos contrair varias doenças como a CÓLERA,AMEBÍASE,HEPATITE,entre outras doenças então temos que nos concientizar e concientizar os outros da importância da água para as nossas vidas.
    ALEXIA,7ºSS

    ResponderExcluir
  9. Mônica, gostei muito dos vídeos e dos jogos com ele pude aprender que a água é essencial para a vida sem ela não há vida. Mas infelizmente muitos não tem consideração pela água e soltam esgoto e lixos que poluem a água, e com o do ser humano com a água ele pode muito certamente pegar doenças.
    71% do planeta Terra é composto por água mas somente 3% dessa água do mundo que é doce, os outros 97% são de água salgada, imprópria para o nosso consumo então se as pessoas não se conscientizarem a água doce do mundo será imprópria para o nosso consumo. E a vida no planeta será impossível.

    Alysson Oliveira Mendes 7º ano S

    ResponderExcluir
  10. Mônica, gostei muito dos vídeos, principalmente da carta de 2070, foi muito interessante!
    DÉBORA CAROLINE 7°SS

    ResponderExcluir
  11. Mônica, os vídeos e as imagens são muito intetessante. O que mais me chamou a atenção foi a arta de 2070, mesmo já endo visto mutas vezes, mas sempre que vejo, sinto que em um futuro bem próximo, se não tomarmos providências , as consequências serão muito graves, e expectativa de vida muito baixa, com qualidade de vida muito horrível.

    ResponderExcluir
  12. Antes de tudo é sempre bom lembrar que sem água não haveria vida em nosso planeta. Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra. Embora este recurso seja encontrado em abundância em nosso planeta (cerca de 70% da superfície é composto por água), somente 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo. Levando em conta que a população mundial atual é de sete bilhões de habitantes e continua crescendo, é de fundamental importância que o ser humano busque formas de usar a água de forma racional e inteligente. Economizar água para que não falte no futuro é o grande desafio ambiental neste início de milênio.
    Ana Laura 7 °SS

    ResponderExcluir
  13. Monica eu aprendi com Que a água e muito importante para nossa vida pois e carta de 2070 retrata isso muito bem. Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas.
    Giovana Nogueira e Silva 7ºss

    ResponderExcluir
  14. Adorei o power point que fala sobre a água,o saneamento básico que faz muita falta em regiões mais podres,e a todo momento se lança esgoto nos rios fazendo a água ficar poluída e transmitir doenças nas pessoas,a água contaminada mata aproximadamente 50 pessoas por dia,a poluição das águas gera problema para as industrias,a pesca,o turismo etc.O que a gente faz com a natureza ela acaba descontando na gente com enchentes,terremotos etc.E também gostei muito dos vídeos e dos jogos.
    Lara Rayana 7 ano ss

    ResponderExcluir
  15. Monica, gostei muito do power point, que nos explica sobre a água Embora este recurso seja encontrado em abundância em nosso planeta (cerca de 70% da superfície é composto por água), somente 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo. Também fala sobre algumas doenças que são transmitidas pela água, a falta que o saneamento básico faz em regiões mais pobres. Dos videos que eu mais gostei foi a carta de 2070 nos ajuda a nos conscientizar para não ouver tanto desperdício de água assim.
    Clara Silva Rodrigues 7 ª ss

    ResponderExcluir
  16. Monica, gostei muito do power point,explica exatamente o que precisamos para melhorar nossos estudos,e conscientizar sobre a preservação da água
    A água é responsável por quase tudo que fazemos no nosso dia-a-dia. Mais da metade da população brasileira não tem saneamento básico o fato determinante nos altos índices das doenças transmitidas pela água, algumas delas são: amebíase,esquistossomose,ascaridíase,diarreia infecciosa e cólera.
    È preciso que todos saibamos cuidar da pouca água doce que existe.


    Ana vivian araujo farias 7ºss

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do power point, com ele percebi o quanto a água é importante para o ser humano, e a falta que ela pode fazer se não cuidarmos.
    Também achei incrível um país como o Brasil ter tanta gente sem saneamento básico. E consequentemente o esgoto de casas e industrias são lançados nos rios.
    E adorei os jogos, eles me ajudaram a fixar o que aprendi.

    Tainá Alves 7ºss

    ResponderExcluir
  18. Mônica eu não cosegui jogar os jogos, mas assisti todos os vídeos e adoreeeeiii uma caracteristica que nunca notei em nosso planeta terra:quase todo o planeta é coberto por água.E temos 99% de água salgada e 1% de agua doce disponivel para o uso humano, e não podemos esquecer que as geleiras são de água doce e com o aquecimento global elas estão derretendo e se cotinuar assim, irá alagar várias cidades ribeirinhas.

    Marina Santos Miranda

    ResponderExcluir
  19. Mônica, adorei os videos, os jogos! melhorar nossos estudos,e conscientizar sobre a preservação da água
    A água é responsável por quase tudo que fazemos no nosso dia-a-dia. Mais da metade da população brasileira não tem saneamento básico o fato determinante nos altos índices das doenças transmitidas pela água, algumas delas são: amebíase,esquistossomose,ascaridíase,diarreia infecciosa e cólera.
    È preciso que todos saibamos cuidar da pouca água doce que existe.
    temos que cuidar muito da água e preservar pois temos 1% de água doce e 99% de água salgada! e não pouluir rios que é o principal disso

    Marcella C. 7ºSS

    ResponderExcluir
  20. Mônica,
    Curti muito os vídeos e os jogos passados por você . Uma das coisas que mais me chama a atenção é a carta de 2070 um alerta para a nossa sociedade que devemos ter mais consciencia e sermos mais cautelosos em relação a água que pode ser um bem muito raro sendo mais valioso do que diamante e ouro. Sendo uma visão muito preocupante para a nossa futura geração que também pouco viverá .

    ResponderExcluir
  21. A água cobre 71% da superfície da Terra. Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos,“o Atlas do Saneamento 2011”, em cada dez municípios, seis com mais de 100.000 habitantes registraram perdas de volume de água entre 20 a 50%. Água é fundamental para a vida no planeta. Metade da população brasileira não tem saneamento básico,esse fato fazendo com que o esgoto seja jogado irregularmente em rios.

    SAMARA ISABELA 7°ANO S

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas