domingo, 9 de fevereiro de 2014

7º ano


São três partes


Jogos
http://www.estadao.com.br/especiais/jogos-da-evolucao,47450.htm

52 comentários:

  1. MONICA,
    Gostei muito da música, pois fala sobre o conteúdo que estamos estudando. A evolução dos animais desde anos passados até aqui, a diversidade e que cada espécie é adaptado a um ambiente diferente.
    Isanna ferreira oliveira, 7 ANO SS

    ResponderExcluir
  2. Andrey Gabriel Souza Dias10 de fevereiro de 2014 às 17:36

    Olá Monica,gostei muito da musica porque fala que os animais foram adaptados de acordo com o ambiente onde vive e fala também dos fosseis que é o ancestral do animal evoluido e na música deu como exemplo a girafa que tem o pescoço longo e deu também como exemplo a evolução do homem até o dia de hoje

    ResponderExcluir
  3. Mônica, percebi que: a música apresenta a descoberta de Charles Darwin na comparação e semelhança entre os animais de hoje com seus ancestrais. Também frisa que cada ser vivo se adapta ao seu meio de acordo a necessidade e assim surge a diversidade entre cada um.
    Maria Vitória Carvalho 7º SS

    ResponderExcluir
  4. Mônica,
    Gostei bastante do vídeo, pois aborda o assunto em que estamos estudando. Darwin foi um dos grandes responsáveis pela evolução que o homem tem hoje em relação à ciência e seus conceitos. O vídeo aborda o porquê dos animais terem tantas características relacionadas ao seu nicho ecológico. Muitas vezes nos perguntamos, Porque tudo tem a ver com tudo? Porque os animais têm suas próprias características? Por exemplo, o flamingo tem pernas enormes e finas, mas em compensação tem um grande pescoço. O seu corpo é adaptado as suas condições, se ele tivesse um pescoço pequeno não daria conta de se alimentar. O pinguim, se não fosse pelas suas asas vestigiais não daria conta de viver no meio em que vive (gelo). A girafa tem aquele pescoço enorme devido a sua necessidade de comer alimentos em árvores de grande porte. Se fosse o contrário, se tivesse um pescoço pequeno, provavelmente sua espécie seria extinta naturalmente com o tempo. O que estou querendo dizer com tudo isso, é que dês de muito tempo atrás, os animais têm características que são adaptadas ao meio em que vivem.
    Maria Lígia, 7º Ano “S”

    ResponderExcluir
  5. Monica,
    Essa música é bem interessante, pois, mostra o fato de que existem tantas espécies no mundo. Ela mostra um pouco dos fosseis que foram extremamente importantes para o campo da ciência, pois com eles, os cientistas podem investigar cada vez mais e desvendar todas as curiosidades no mundo, exemplo: Quanto tempo existe a vida na Terra? Quais foram os primeiros vestígios de vida, tanto animal, quanto vegetal? quais foram os primeiros humanos no planeta Terra? essas são dúvidas do cotidiano em que nos faz pensar muito. Também mostra a adaptação dos seres no seu determinado ambiente em que vive, ou seja, seu nicho ecológico, e nós próprios sabemos que ter que adaptar com outros costumes é bem difícil e presenciamos isso no dia a dia as vezes. E por fim, que cada ser vivo foi feito para sua característica, pois se não fosse assim não conseguiriamos viver.
    André Guyilherme M. Costa 7°Ano S

    ResponderExcluir
  6. Monica,
    Adorei o vídeo que me tirou grandes duvidas como : Quem é Charles Darwin? O que ele descobri-o? Essas são algumas das minha duvidas já esclarecidas com esse vídeo!
    Adorei também a parte dos fosseis que são muito importantes para nos seres humanos , para descobrimos quem fomos e como eram os animais daquela época!
    A parte do nicho ecológico foi de grande aproveitamento pra mim pois me mostrou que cada animal é adaptado ao local onde vive, exemplo; uma abelha ela tem que viver onde ha flores. E são essas perguntinhas que muitas pessoas se fazem no dia a dia que este vídeo passou a nos dar as resposta!
    Sol Batista Torres 7°Ano S

    ResponderExcluir
  7. Mônica,
    Essa música é muito legal e importante para o aprimoramento dos meus estudos,com ela consegui compreender melhor a teoria da evolução:os fósseis são um dos vestígios mais importantes para que Darwin e outros cientistas possam tirar conclusões sobre os ancestrais dos animais e do homem:observando as características dos ossos deles,do passado e atuais.
    Agora entendo que cada animal foi evoluindo e se transformando de acordo com seu nicho ecológico(seu espaço de vivencia),ou seja,a adaptação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica esse de cima está errado;o de baixo é o certo :) ;)
      Pedro Lucas R.

      Excluir
  8. Mônica,
    Essa música é muito legal e importante para o aprimoramento dos meus estudos,com ela consegui compreender melhor a teoria da evolução:os fósseis são um dos vestígios mais importantes para que Darwin e outros cientistas possam tirar conclusões sobre os ancestrais dos animais e do homem:observando as características dos ossos deles,do passado e atuais.
    Agora entendo que cada animal foi evoluindo e se transformando de acordo com seu nicho ecológico(seu espaço de vivencia),ou seja,a adaptação,por isso cada um consegue viver em seu espaço;exemplo:o urso polar vive nos polos,em lugares de clima frio,por isso tem a pele grossa com pelos,para se esquentar;se um urso polar estiver em locais de clima quente não conseguiria viver.
    Pedro Lucas Ribeiro e Silva 7 ano"s"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica,
      Gostei muito da música, pois nela mostra como Charles Darwin conseguiu provar que há semelhanças entre os seres humanos e entre os nossos ancestrais através dos fósseis.
      Também aprendemos sobre a adaptação dos animais conforme a mudança da natureza a partir do clima, exemplos:
      -Os olhos da coruja são adaptados para sua visão noturna, para a sua própria alimentação, porque ela sendo noturna vai caçar quando já anoiteceu.
      -O flamingo tem o pescoço longo e curvo para que possa se alimentar, porque tem pernas altas, ele se adaptou para que pudesse alcançar a água.
      -Os pés da águia são adaptados para a sua alimentação, porque ela usa essas garras para capturar os animais e se alimentar.
      -O pinguim é uma ave mas não voa as suas asas são utilizadas como nadadeiras, porque o seu habitat é gelado (muito frio) se eles voassem seria capaz de morrerem de tanto frio e também não tem necessidade de voar, pois todo seu alimento está no mar.
      Essa música me ajudou muito, espero que ajude vocês também!
      Maria Isabela 7°ano 's'

      Excluir
  9. Mônica
    Achei a letra da música muito criativa,e a parte que mais me chamou atenção foi a que fala que somos descendentes dos ancestrais,e fomos adaptados para sobrevivermos no meio em que vivemos.
    Maria Helena 7°SS

    ResponderExcluir
  10. Mônica,
    Tirei a conclusão de que Charles Darwin foi um grande cientista! Com a ajuda dele, pude ver a sua importância para a ciência! É incrível como tudo acontece! Cada ser vivo com suas adaptações a cada ambiente da natureza, os fósseis ancestrais, a evolução... Podemos perceber que, cada animal tem seus habitat e suas características estão de acordo ás suas necessidades, o pinguim com suas "asas" vestigiais, que por incrível que pareça, não são para voar e sim para "nadar", a girafa com seu pescoço longo, adaptado á sua alimentação... Cada um se evoluiu de acordo com as suas necessidades ligadas á natureza! A diversidade de espécies é enorme! Cada uma com suas próprias características, tanto físicas, quanto ao modo de viver! Os fósseis ancestrais foram muito importantes para Darwin e são importantes até hoje para a ciência. Fósseis de animais que podem já estar extintos da natureza, ou até mesmos de animais que ainda iriam se aprimorar! Os fósseis são importantes, tanto para fazer comparações, quanto para descobrimos como eram os seres- vivos ancestrais! Essa música ajuda muito para entendermos um pouco do processo de evolução das espécies e com ela podemos tirar muitas dúvidas que vivem martelando em nossas cabeças!
    Maria Clara Oliveira 7°S

    ResponderExcluir
  11. Monica,
    eu gostei desse vídeo porque ele mostra de uma maneira muito divertida o que nos estamos estudando e isso ajuda muito para a de dicação dos alunos ,porque assim os alunos tem o prazer de aprender .
    Essa musica me ajudou muito por que eu estudei sobre a evolução de como surgimos e de o que surgimos.
    Leonardo 6º ano ''s''

    ResponderExcluir
  12. Mônica,
    Essa música nos ajuda a compreender quem foi Charles Darwin e o quanto ele foi importante para a Ciência nos dias de antigamente e nos dias de hoje!
    Charles nos ajudou a compreender as evoluções, algo que se tornou muito importante nos dias de hoje.
    O flamingo por exemplo, tem o pescoço longo para se alimentar dos peixes, como o pinguim, ele tem as asas vertigiais, que servem como nadadeiras.
    Darwin, também nos ajudou a compreender a seleção, em que só os adaptados podem sobreviver.
    O pescoço da girafa é grande, para se alimentar das folhas mais altas das árvores .
    Na musica, também fala dos fósseis, que foram os mais importantes para a idéia de Darwin, já que com eles, foi possivel descobri como eram os animais antes da evolução e assim serem comparados com os de hoje.
    Rúbia Pedreira de Oliveira 7''S''

    ResponderExcluir
  13. Mônica, achei a música muito interessante, pois, teremos uma certa facilidade para aprender esse assunto; eu, por exemplo decoro facilmente musicas e como essa música aborda o assunto que estamos estudando será bem mais fácil de aprender, sem contar que conclui que, Charles Darwin estudou e enfim mostrou seu conhecimento a todos nós alunos oque é muito importante para nós... Charles Darwin fez com que eu entendesse que cada animal se adapta de acordo com seu modo de vida, é incrível como tudo faz sentido! Darwin enfrentou a religião para mostrar oque tinha no pensamento, vez viagens na onde descobriu fosseis que o deixava intrigado e estudou mais, fez comparações e oque ele descobriu ate hoje é importante para a ciência e para nos alunos... Essa musica simplificou mais as coisas oque nos deixava intrigado agora já entendemos, a musica falava de coisas que se não sabemos, leva-nos a pesquisar... E isso nos faz aprender mais. Adorei a parodia e vou procurar mais pois além de aprender me divirto!

    Gabriela Larissa Soares Pereira 7°s

    ResponderExcluir
  14. Mônica,
    Achei esse vídeo bem interessante e legal pois retrata que um menino queria observar a adaptação dos animais ou seja as características deles a partir do seu habitat natural, descoberta alcançada por Chales Darwin, um grande cientista o qual estamos estudando. Pude observar nessa musica que os animais são aptados adequadamente conforme ao seu habitat natural de convivência. Através desse vídeo pude aprimorar meus estudos.

    Márcio Andre Santos Fernandes 7° SS

    ResponderExcluir
  15. Mônica,

    Achei a musica legal e interessante pois fala das descobertas de Charles Darwin.E que cada ser vivo se adapta com seu ambiente natural.E achei interessante a semelhanças dos animais com seus ancestrais.

    Clara Luana Nunes Andrades 7°SS

    ResponderExcluir
  16. Achei a música interessante pois fala do que estamos estudando , muito interessante !
    Daniela Oliveira Brito 7° ss

    ResponderExcluir
  17. Monica,
    Achei legal pois conta tipo uma historia,fala de Darwin,tem rima as letras com o sentido da música,muito criativo.E fala do que agente estamos aprendendo >adaptaçoes do ser vivo no seu meio de viver

    7SS---Enry

    ResponderExcluir
  18. Mateus Pereira Bastos 7º ano S11 de fevereiro de 2014 às 18:16

    Mônica,

    Gostei muito dessa musica pois trata de um assunto muito importante, que é a evolução, a adaptação e a seleção, descobertas trazidas por Charles Darwin, que são a prevalência dos mais fortes em cada espécie, que destes gerarão descendentes com essa característica e assim sua especie sobreviverá com mais facilidade ao ambiente em que vivem, vemos o exemplo da girafa que possui um longo pescoço para recolher alimentos no alto das árvores. Um resultado da
    evolução em alguns seres são os órgãos vestigiais, que passaram por atrofiamento ou mudanças, e acabaram sendo utilizados para outras atividades ou caíram em desuso. Em si o vídeo é muito interessante e criativo abordando um tema mais interessante ainda !!

    Mateus Pereira Bastos 7º ano S

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Mônica, gostei muito dessa música pois ela conta sobre as adaptações que são necessárias para os seres vivos conseguirem sobreviver , e eu estou gostando muito de estudar sobre isso pois Charles Darwin foi um grande cientista , que revolucionou não só a ciência mas também o mundo inteiro com sua teoria da Seleção Natural, que ajudou ao homem a entender melhor sua existência. No vídeo também retrata sobre os fosseis que com eles Darwin teve uma noção de como eram os animais antes da evolução e os comparam com os de hoje . Um exemplo de evolução são as girafas : há muitos anos atrás segundo a teoria de Darwin, havia vários tipos de pescoços das girafas ,tinha de todos os tamanhos, de pescoço grande, de pescoço pequeno...Então as plantas rasteiras se extinguiram e não havia mais comida para as girafas de pescoço pequeno, então elas morreram e só sobreviveu as girafas de pescoço grande que se reproduziram e a genética fez com que a espécie toda tivesse pescoço grande, espécie da qual conseguia se alimentar sem a vegetação rasteira. Então se adaptaram há aquele ambiente. Enfim ... Darwin fez várias teorias que hoje ajudam muito as pessoas a entenderem sobre a sua existência !!!

    Maria Eduarda 7º ano S

    ResponderExcluir
  21. Mônica,gostei da musica pois fala da matéria e você esta a explicar sobre os orgãos vestigiais a adaptação dos animais aos ambiesnte e seus ancestrais, e tudo isso descoberto hoje em dia, por Charles Darwin um que por sua teorias e estudos muita coisas foram descobertas

    Lucas Vinicius 7º SS

    ResponderExcluir
  22. Oi, Mônica,eu gostei muito dessa música, pois, com ela eu aprendi sobre as teorias de Darwin, nesse vídeo retrata principalmente sobre as adaptações dos seres vivos de acordo com a sua alimentação, um exemplo é a girafa, que se evoluiu por conta da sua alimentação, pois, antes as girafas tinham pescoços de diferentes tamanhos e as girafas que tinham o pescoço pequeno acabavam morrendo pois, não alcançavam as árvores para comer e assim,a espécie de pescoço pequeno morreu sobrando apenas as girafas com pescoço longos e assim a espécie se evoluiu tendo apenas girafas com pescoços longos....Eu aprendi muito com essa música, e Darwin foi um excelente cientista que revolucionou a nossa história. Beijos.

    Alícia Andrade 7º ano S

    ResponderExcluir
  23. Oi, Mônica,eu achei a música muito interessante, pois, essa música falou bastante sobre as teorias de Darwin, e uma das coisas que eu aprendi foi que Darwin deu um grande passo para as conclusões de hoje,principalmente sobre a evolução das espécies e da adaptação dos seres vivos,e com isso eu cheguei a conclusão de que Darwin foi um cientista muito importante. Abraços, Maria Fernanda Ramos 7ºano S.

    ResponderExcluir
  24. Monica,
    Não gostei da música, mas gostei do conteúdo, pois é o exatamente do que estamos estudando, fala do grande cientista e estudioso que foi, Chales Darwin; que, em sua vida, dedicou à suas pesquisas e estudos relacionados à natureza.Ele produziu uma teoria que ''revolucionou definitivamente o modo como mundo científico e o homem de maneira geral compreendem a vida no planeta''.
    By> Josué 7° ''SS''

    ResponderExcluir
  25. Monica achei muito interessante pois, conclui sobre as teorias de Darwin e deu para ter uma ideia, dá evolução das espécies ao longo tempo, que ajuda muito na sociedade de hoje em dia. E Darwin foi importante para á sociedade de hoje
    Luiz Gustavo Rodrigues 7º ano SS...

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito de estudar sobre isso pois Charles Darwin foi um grande cientista , que revolucionou não só a ciência mais outras coisas;e essa musica relata um fato que ele fez .E o interessante foi que somos descendentes dos ancestrais e a musica é muito interessante e criativa .E pretendo estudar mais sobre essa matéria pois sei que isso é só um inicio da historia de Darwin.

    Júlia Emanuelle 7º ano SS

    ResponderExcluir
  27. Mônica,
    Gostei da musica, pois ela nos mostra de uma maneira mais leve e divertida o que nós estamos aprendendo em Ciências! Ela consegue nos mostrar o quanto o cientista Darwin foi, e , é importante para a ciência, pois foi ele que conseguiu através de sua vigem de Beagle observar os animais e os seus fosseis, fazendo a associação e descobrindo que os fosseis são ancestrais dos animais atuais e que as especies veem se adaptando e se evoluindo de acordo com as suas necessidades. Darwin foi bastante corajoso pois em sua época isso era considerado um desrespeito a sociedade e também pelo fato de largar a sua faculdade de medicina ( que seu pai tanto queria que o filho fizesse ) para pode se dedicar a ciência! Hoje seus estudos são conhecidos como a Seleção Natural- ou seja quando não ha interferência- e Darwin é bastante reconhecido pela suas teorias!
    Até a proxima aula,

    Laís Caires Gonzaga 7º ano ''S''

    ResponderExcluir
  28. Monica, Gostei muito de estudar sobre isso pois Charles Darwin foi um grande cientista , que revolucionou não só a ciência mais outras coisas;e essa musica relata um fato que ele fez .E o interessante foi que somos descendentes dos ancestrais e a musica é muito interessante e criativa .E pretendo estudar mais sobre essa matéria pois sei que isso é só um inicio da historia de Darwin.
    bjs
    Júlia Emanuelle 7º ano SS

    ResponderExcluir
  29. Monica achei a musica muito legal e o conteúdo também, pois fala exatamente do que estamos estudando que é sobre a volta ao mundo que ele deu descobrindo varias diversidade, novas especies, fosseis ancestrais diferentes ao de hoje e isso me ajudou muito a compreender a historia de Darwin.
    Ernan Gustavo 7°ano ss

    ResponderExcluir
  30. Mônica, eu achei muito interessante a musica, porque a nossa matéria está sendo a respeito desse assunto que é a adaptação dos animais.Com isso da para perceber que Charles Darwin é um grande naturalista e isso é muito bom para a nossa sociedade.
    Maria Fernanda Oliveira Vicente 7º ano SS

    ResponderExcluir
  31. Mônica,
    Primeiramente queria dizer que gostei da musica pelo fato de ser uma ótima forma de ensinar que Darwin foi um grande naturalista que criou vàrias teorias começando pela grande explosão que ouve na Terra a vários sèculos atrás e assim o homen evoluiu dos macacos.Outra teoria é de como os animais são adaptados de acordo com seu nicho,como por exemplo: A girafa que tem o pescoço longo para comer das arvores mais altas e como o pinguim que suas assas sao para nadar e não para voar.E que Darwin veio a América para pesquisar sobre fósseis que eram de ancestrais.
    Ou seja,Darwin evolucionou.
    Alice Alves De Carvalho, sétimo ano S

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito do vídeo pois é uma maneira legal de se aprender.
    E com ele aprendi que Darwin foi uma grande pessoa,e contribuiu muito nos mostrando coisas novas para aprender.

    Gabriel Soares 7ºano s

    ResponderExcluir
  33. Mônica, eu gostei muito do video,pois, com ele eu aprendi muito mais sobre Charles Darwin e suas teorias. Como por exemplo a teoria que os animais foram evoluindo de acordo com a adaptação desse com o meio em que ele vive como a girafa que tem pescoço longo por causa da sua alimentação, que é no alto das arvores,o pinguim que tem asas apenas como nadadeiras e o mais legal de tudo é que foi através da musica.

    ResponderExcluir
  34. Mônica,
    eu achei esses videos muito bons mesmos eles me explicaram muito bem cada ponto do que estamos estudando eu aprendi como Darwin começou os estudos ,que muitas pessoas não aceitaram a teoria de Darwin também vi que a morte e sofrimento de sua filha favoreceram para que Darwin se ''renunciasse''' da igreja.Eu também vi como que acontece a evolução de cada especie ,entendi que era preciso de três fatores para que a evolução acontecesse que são luta entre indivíduos, variação e hereditariedade .gostei muito dos videos também porque eu consegui entender como que os morcegos ,topeiras e peixes bois podem ser frutos de uma mesma espécie.Enfim esses vídeos me ajudou muito a entender os nossos estudos obrigado!
    Leonardo 7ºss

    ResponderExcluir
  35. Mateus Pereira Bastos 7º "S"14 de fevereiro de 2014 às 21:22

    Mônica

    gostei muito da serie sobre Darwin, pois mostrou que ele lutou contra tudo e todos para provar sua teoria, inclusive sua esposa que era muito religiosa. Sua teoria mostra que os seres de hoje em dia são resultado de uma evolução de micro-organismos que se modificaram de acordo com a pressão que sofriam, alguns inclusive não aguentaram o tranco e sumiram, e as que sobreviveram continuam ate hoje se reproduzindo, e nós somos apenas uma dentre várias especies. Vi também sobre a evolução artificial e sobre o armazenamento de genes transmitidos pelos pais, sobre também os limites da humanidade e sobre como a tecnologia evoluiu e como hoje podemos ate selecionar características de nossos filhos !!

    Mateus Pereira Bastos 7º "S"

    ResponderExcluir
  36. Mônica

    gostei muito dos videos e aprendi muito,pois está dentro do conteúdo que é a adaptação dos animais. Com isso da para perceber que Charles Darwin é um grande naturalista e isso é muito bom para a nossa sociedade.

    Rodrigo Soares Amorim 7º "S"

    ResponderExcluir
  37. Mônica
    Achei essa musica muito interessante aprendi que Charles Darwin foi um grande biólogo que viajou mundo afora descobrindo vários fosseis descobrindo suas semelhanças ,provando a evolução das especies e selecionando-as elas de acordo
    com sua características ,habites como a da o pescoço da girafa que herdou dos seu ancestrais e isso com muitos animais e tudo isso e varias outaras coisas mostram que Charles Darwin foi um grande biólogo que contribuiu para a sociedade e que vivemos hoje

    Cláudio Henrique 7º S

    ResponderExcluir
  38. Oi Mônica,
    Adorei esse documentário de Darwin, retrata as descobertas desse grande biólogo que viveu a quase 200 anos atrás e fez muita diferença na ciência de todo o mundo.
    Neste vídeo mostra que Darwin não acreditava nas teorias da igreja que os seres vivos evoluirão todos juntos, e que sim ao longo dos anos se desenvolvendo em uma constante mudança.
    Apesar das criticas Darwin revolucionou o mundo com suas grandes descobertas que são essenciais hoje em dia.
    Na casa de Darwin ele morava com sua filha e sua mulher Emma que o darão todo o apoio.
    Darwin então lançou o seu livro que em alguns dias venderam milhões de copias.
    Hoje Darwin é muito importante para o mundo e contribui para grandes pesquisas!
    Enfim esse vídeo me ajudou muito!
    Sol Batista Torres 7º S

    ResponderExcluir
  39. Mônica ,
    queria dizer que esse documentário é muito bom para sabermos um pouco mais de Darwin e que ele foi um naturalista que revolucionou e que revoluciona até hoje com as ideias que ele deixou em seu livro que em poucos dias foi vendido milhares de cópias e que as pessoas leem até hoje .
    Darwin não acreditava que os seres vivos foram criados todos juntos e que sim eles foram se evoluindo com o passar do tempo .
    Ele acreditava principalmente que os seres humanos se evoluíram dos gorilas , mais as pessoas não acreditavam nessa teoria porque eles achavam que os gorilas eram totalmente agressivos .
    Darwin vivia em sua grande casa junto a sua filha e sua mulher Emma que influenciou muito nas pesquisas de Darwin .
    Enfim Mônica , achei que esse documentário me ajudou bastante a compreender melhor a vida de Darwin.
    Alice Alves de Carvalho 7º S

    ResponderExcluir
  40. Mônica,
    Comentando agora sobre o documentário, vejo que Darwin foi realmente muito importante para todos nós e para a Ciência também. É incrível como tudo aconteceu e como tudo ainda acontece! Ele não desistiu de suas pesquisas e correu atrás de seus objetivos! Mesmo "contra" os princípios bíblicos, sofrendo com rejeições e outras coisas, ele conseguiu descobrir a origem dos seres-vivos, sobre o processo de evolução e demais coisas ditas no documentário.Darwin Percebeu que os animais de tal época e os de gerações passadas (comparando com fósseis) eram parecidos, mas tinha muitas diferenças. Ele explica como uma espécie pode se transformar em outra, através da adaptação. A variação de espécies é vantajosa, porque, faz com que elas sobrevivam, caso aconteça algo, como faltar água, mudar o clima... e com a seleção natural, seleciona aqueles seres vivos mais resistentes a tal adaptação. Segundo Darwin, para que a seleção natural aconteça, é preciso 3 seleções: Luta pela sobrevivência, variação (dentro da mesma espécie) e a Hereditariedade.Darwin diz que se há diferença entre indivíduos da mesma espécie, é que alguns são mais favorecidos do que outros (mais fortes, saudáveis..). No documentário diz que Wallace chegou a conclusão de que, quando animais de uma mesma espécie se afastam, eles começam a apresentar características diferentes. Diz-se que, o processo natural tem como único objetivo, a reprodução. Infelizmente, Darwin não conseguiu descobrir como funcionava o mecanismo da hereditariedade, mas mesmo assim, ele ajudou muito a Ciência com suas descobertas científicas.
    Maria Clara Oliveira 7°S

    ResponderExcluir
  41. Mônica,
    Estou comentando agora sobre o documentário:Nele fala que Charles Darwin foi um naturalista que sempre observou muito a natureza , era muito discreto e concluiu que nos não fomos criados todos de uma vez por criação divina, e que nós somos muitos parecidos com a os seres vivos nos modos de agir e muitas vezes nas sua características e isso revolucionou muito na nossa forma de pensar da natureza.
    Mas naquela época tudo era centralizado diretamente do pensamento da igreja muitos, quase todos acreditavam que todos fomos criados de uma só vez, por um ser muito importante mas Charles Darwin contrariou tudo e disse que não foi assim, ele falou que os seres vivos foram evoluindo e alguns morreram ao tentar se adaptar (os mais fracos),mas também outros sobreviveram(os mais fortes) se adaptando ao habitat e aumento a sua especie até hoje.
    Segundo Darwin nos tivemos muita sorte de vivermos em um planeta que e 4 milhões de anos que nos deu condições de viver e procriar e evoluir.
    Charles Darwin ao perder sua filha não teve mais fé e contrariou totalmente a igreja e vários de seus amigos religiosos não deram importância para o que ele dizia. E esse grande cientista mesmo sendo muito criticado não desistiu de suas teorias e essas teorias nos tempos de hoje revolucionou a nossa forma de pensar da vida na terra.

    Cláudio Henrique 7°S

    ResponderExcluir
  42. Mônica,

    Falando sobre o documentário: Darwin, como todos já sabem foi um grande cientista e naturalista, que por sua vez, enfrentou muitos problemas em relação ao que pensava. Tudo foi muito complicado, devido à época em que vivia, pois a igreja estabelecia uma ideia sobre a cabeça da população. Tudo que Darwin queria era mostrar para as pessoas e fazer com que elas entendessem sua forma de pensar. Que era na verdade o contrário do que a igreja estabelecia, Para a igreja a Terra era o centro do universo, para Darwin o sol era o centro do universo. Para a igreja Deus tinha criado tudo da forma que queria, os ambientes, a adaptação dos animais nos espaços em que viviam, TUDO (além de ter começado por Adão e Eva)! Já para Darwin cada ser se adaptou ao seu habitat naturalmente. Uma das suas teorias mais polemicas foi a de que o homem é descendente do macaco, todos achavam que aquilo era impossível, pois os macacos eram na visão deles, seres primitivos e incapazes. Mas, toda aquela repercussão, para Darwin, não era motivo de brigas e confusões, pois era muito discreto. É impressionante como ele não desistiu de suas teorias mesmo sendo visto como um “Ateu”. Na verdade não era que Darwin não acreditava em Cristo, mas ele queria saber mais sobre o que as pessoas falavam e se o que elas pensavam era mesmo verdade. Mas, depois da morte de sua filha Anne poderia se considerar que um quase seguidor de uma carreira na igreja havia perdido a fé! Quando Darwin descobriu os fósseis e o quanto eles pareciam, mas também o quanto tinham diferenças dos animais da época ficou muito impressionado, e foi basicamente a partir daí, que Darwin se interessou em aprofundar mais sobre a adaptação dos animais na natureza. A adaptação dos animais no ambiente foi motivo de muita curiosidade para Darwin, pois era como se os mais fortes sobreviviam e os mais fracos morriam. Também descobriu-se que mesmo os animais sendo da mesma espécie tinham características que os diferenciavam uns dos outros!

    ResponderExcluir
  43. Monica,Falando sobre o documentàrio :Eu achei o documentàrio sobre darwin muito legal,pois quando se fala em um cientista e naturalista todo mundo acha interessante por isso gostei muito e a vida dele não foi facíl pois muitas pessoas o rejeitava mas ele correu atras do que ele queria e descobriu que os seres vivos não foram criados de forma divina,e também descobriu que as pessoas não são iguais e que os outros seres vivos também não são iguais e por isso e muitos anos Darwin observou muito a natureza e descobriu muitas coisa sobre os seres vivos,ele descobriu sobre a adaptação dos seres vivos no meio ambiente,ele tabém descobriu que os seres humanos são muito parecidos com outros animais no modo de pensa e no modo de agir também .Darwin começou a se interessar por história natural na universidade enquanto era estudante de medicina. André Luiz 7ano S

    ResponderExcluir
  44. Mônica,
    Adorei a música, pois ela retrata de maneira divertida o conteúdo que estamos vendo em sala de aula. Além de ser uma chave para o complemento do nosso estudo.
    Agora entendo o que Darwin queria apresentar a sociedade. Também compreendo que de acordo com teoria de Darwin nos somos frutos de uma evolução, que teve que se adaptar ao meio de vivência (clima,vegetação). Um exemplo dessa evolução natural que até mesmo a musica sita é a girafa que tinha o seu pescoço menor, mas que teve que se adaptar para se sobreviver.
    Agora sei também que os fósseis são muitos importantes para a comprovação de teorias.
    Cada uma dessas teorias escritas por Darwin ajudam a compreender melhor o nosso meio de vivencia, os animais, e até os seres humanos!
    Sobre o jogo eu adorei tanto o da seleção digital quanto o da árvore da vida. O jogo da seleção digital é divertido e serve para descontrair as pessoas, já o jogo da árvore da vida é eficaz e contém informações detalhadas sobre o que estamos estudando. Adorei conhecer sobre os tetrápodes, que acreditam que tenha evoluído a cerca de 350 milhões de anos atrás.
    O documentário foi o que eu mais gostei, pois não revela só a as teorias que ele fez, também argumenta a vida dele pessoalmente que contribuiu muito para que eu possa entender como ele concluiu as suas teorias. As teorias feitas por Darwin que eu mais gosto é o do pescoço da girafa que teve que se adaptar e a que somos descendentes do macaco. A vida de Darwin não foi fácil, durante sua vida ele enfrentou muitos problemas e desafios. Mas Darwin não desistiu foi além das palavras que a bíblia dizia e descobriu novas teorias. O que gerou muita polêmica. Devido a todos os seus estudos Darwin teve sérios problemas de saúde, mas mesmo assim ele continuou com as suas teorias consideradas absurdas para a população que acreditava que Deus que criou o céu, o universo e tudo que há nele, e ainda se casou e teve vários filhos. Após a morte de sua filha Darwin que era inicialmente religioso perdeu toda sua fé! Após esse estudo vejo como Darwin contribuiu para a ciência e para a nossa vida!

    ResponderExcluir
  45. Mônica,
    Esse documentário foi muito bom e interessante. Ele conta que Darwin era um biólogo que amava as especies vivas no mundo, tanto vegetal, quanto animal. Ele não acreditava na teoria do criacionismo (criação de Deus), mas sim, no evolucionismo (evolução do homem), em que acredita que os macacos são as primeiras origens dos humanos, que de acordo com o tempo, foram se evoluindo e desenvolvendo até chegar nos tempos atuais, de acordo com ele. Sua esposa, Emma, era bem religiosa, até que no casamento estava duas crenças ali. Darwin estava decidindo sobre o fato de mudar de opinião, mas continuou e até mudou o mundo, revolucionando e conhecendo vários seres vivos. Darwin estudou muito também, os fósseis em que foram muito importantes, e que os humanos são apenas um dos animais que compõem a Terra em que há milhares de anos já existiam. Cada animal existia, de acordo com suas características e que é difícil para um ser se adaptar no seu ambiente, ou melhor dizendo, seu nicho ecológico onde vive, sendo assim para acontecer a seleção natural existe três condições onde deve haver a luta pela sobrevivência, de predadores e presas, a variação, onde mostra o alto número de espécies, e hereditariedade, onde os descendentes recebem características dos pais de acordo com sua função naquele ambiente. E por fim que Darwin foi muito importante para a nossa vida, pois, suas descobertas são muito importantes para o campo da ciência.
    André Guilherme 7ºAno S

    ResponderExcluir
  46. Mônica,
    Esse documentário me fez gostar ainda mais de Darwin e possibilitou que eu esclarecesse várias dúvidas sobre as teorias , esclarecer o por que da nossa existência , quem era Darwin , como ele fez para descobrir suas teorias sobre a SELEÇÃO NATURAL etc ... Na época e segundo a igreja o mundo , a vida , TUDO , tinha surgido de uma vez só , os homens e os dinossauros , as minhocas e a jabuticaba tudo tinha surgido pela criação divina (criação de Deus) . Darwin não acreditava na criação divina e sim no evolucionismo ( evolução do homem ), em que acreditava que os ancestrais reproduziam , nascendo seus filhotes que também se reproduziam até chegar em novas espécies .O ser humano é apenas uma entre as várias espécies nesse processo de evolução , não descende do macaco como muitos até hoje dizem tentando ridicularizar as idéias de Darwin , o que ele disse foi que homem e o macaco tem as cedentes comuns na evolução . Charles Darwin provou que para acontecer a seleção natural existe três condições onde deve haver a luta pela sobrevivência, de predadores e presas, a variação, onde mostra o alto número de espécies, e hereditariedade, onde os descendentes recebem características dos pais de acordo com sua função naquele ambiente. Nesse documentário pude perceber que que a morte e sofrimento de sua filha favoreceram para que ele se ''renunciasse''' da igreja. E por fim aprendi que Darwin foi muito importante para nossa vida , ele ajudou muito para que possamos esclarecer várias dúvidas sobre o mundo em que nos cerca !

    Maria Eduarda 7ºAno S

    ResponderExcluir
  47. Mônica,
    Darwin foi importante para a Ciência,essa musica é muito boa para provar que há semelhanças entre os seres humanos e entre os nossos ancestrais através dos fósseis.nesse video mostra que as adaptação dos animais e somos só mais um deles mas sim racional Darwin foi e é muito importante para nossas vidas.
    Mateus Felipe 7ºAno S

    ResponderExcluir
  48. Mônica,
    Achei muito interessante falar sobre Darwin e suas descobertas,porque a nossa matéria está sendo a respeito desse assunto que é a adaptação dos animais.Com isso da para perceber quem era o grande naturalista Chales Darwin e gostei muito do video e da materia que você nos passou e assim podemos ver mais uma historia.
    Maria Eduarda Ferraz dos Santos 7ºAno SS

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas