domingo, 9 de fevereiro de 2014

8º ano Evolução

http://www.youtube.com/watch?v=D-m8YleG0Og
























Paródia


96 comentários:

  1. Mônica no vídeo eu aprendi muito, aprendi como que eles faziam para caçar e para ssobreviver nos power point eu já aprendi as teorias e características das espécies

    ResponderExcluir
  2. Mônica, gostei muito do vídeo, pois nos mostra a nossa origem e como foi a era glacial, como as pessoas se sobreviviam nesse tempo, etc.

    Alysson 7° ano S

    ResponderExcluir
  3. Acredita-se que a origem dos nossos antepassados vieram da África. Esses povos (coletores e caçadores) procriavam-se e viviam a base dos recursos que a natureza onde localizavam-se oferecia. Por conta da seca e da falta de alimento, migraram em busca de um lugar em que tivesse comida e água suficiente para sobreviverem. Naquela época o lugar onde viviam era de extrema seca por causa do deserto de Saara. Nessa longa caminhada, vários grupos se dividiram, e várias pessoas não aguentaram e morreram. Chegaram ao seu destino (ainda na África), encontrando o mar e vivendo a base de crustáceos e peixes. Esses recursos começaram a acabar e esses povos decidiram atravessar o mar. Alguns não foram mas outros sim. Atravessaram sem nenhum barco ou apoio. Foram andando e nadando pois não era muito fundo. Chegaram a Austrália onde encontraram água doce e alimentos suficientes para os que restaram da cansativa jornada. Viveram bem por um tempo até que os vulcões começaram a ativar. Migraram novamente. Só que dessa vez foi para a Ásia. Tudo isso demorou milhares de anos para acontecer. Não me lembro direito o que aconteceu na Ásia mas sei que depois foram para a Europa. Nesse tempo o homem já tinha evoluído bastante. Sua pele tinha clareado, suas posturas já estavam mais eretas, a inteligência aumentara,seus crânios diminuíram, já faziam armas e ferramentas bem mais sofisticadas e já costuravam suas próprias roupas com pele de animais. Veio a era glacial, em que também muitas pessoas não aguentaram e migraram para a América. A América foi o ultimo lugar a ser povoado. Consideramos hoje em dia, essa longa, impotente, e cansativa viagem, a viagem mais importante que o ser humano já fez em todos os tempos. Não podemos mais fazer uma viagem dessas porque o mundo todo já está povoado. Portanto, todos somos iguais independente da aparência. Todos nós originamos da mesma mãe, da Eva Mitocôndrial que nos nossos antepassados mais antigos, vivia na África. Obs: Não nos originamos do macaco, apenas temos um ancestral em comum.

    Clara Campos 8º ano S

    ResponderExcluir
  4. A evolução humana, é a origem e a evolução do homo sapiens como especies distinta de outros hominídeos.Eles procriavam como coletores e caçadorese e assim o alimento acabou e mudavam de lugar sempre.Assim passou-se muitas evoluções e a America foi a povoada. Consideramos hoje em dia, essa longa, impotente, e cansativa viagem, a viagem mais importante que o ser humano já fez em todos os tempos. Não podemos mais fazer uma viagem dessas porque o mundo todo já está povoado. Portanto, todos somos iguais independente da aparência. E por fim não originamos do macaco e sim temos um ancestral em comum .
    Ana clara 8 ano S

    ResponderExcluir
  5. Mônica, desculpe-me pelo erro. Falei "essa longa, impotente e cansativa viagem" mas na verdade é "essa longa, quase impotente e cansativa viagem." Gostaria de acrescentar também que depois que migraram para a América (do norte), a era glacial continuou avançando e eles também tiveram que avançar. Chegaram por fim, na América do Sul.

    Clara Campos 7º ano S

    ResponderExcluir
  6. O homem foi o resultado de um grande e abrangente processo de evolução que ocorreu com o passar do tempo, as principais características evolutivas foram: o aumento da capacidade intelectual, locomoção por duas pernas (bípede), obteve o controle do fogo, aprendeu a sobreviver e etc.Os hominídeos surgiram na África e foram se locomovendo e se dispersando por outros continentes. Em uma constante luta pela sobrevivência várias espécies foram ficando escassas e surgiam novas espécies cada vez mais capacitadas fisicamente e mentalmente, assim se originou a nossa espécie (Homo sapiens). A teoria do evolucionismo de Darwin compreende os nossos ancestrais e a nossa origem. Não viemos do macaco, temos ancestrais em comum.

    ResponderExcluir
  7. A África é o local de nascimento de todos os humanos que vivem neste planeta. No começo os primeiros hominídeos eram caçadores coletores que viviam em grupos espalhados, que percorriam grandes distâncias e abrigavam-se onde podiam.
    Devido a procura de comida, varias espécies morreram na tentativa de sair da África, e com o tempo, novas espécies nasciam com novas e melhores características, evoluindo bem devagar. Aconteceu toda uma linhagem de seres humanos que lentamente, evoluíram até nós, os homens modernos.
    A grande jornada dos hominídeos começou ainda na África,quando em busca de alimentos, migraram para o litoral, onde ficaram por muito tempo até que os peixes e frutos do mar começaram a ficar escassos. Então, grupos de pessoas começaram a atravessas o mar, pois na época o nível do mar era cerca de 45 metros mais raso e existiam vários bancos de areia. Assim começou o evento mais importante para as pessoas no mundo. Vários grupos se dispersaram para várias outras partes do mundo, onde nunca mais se encontraram. E com o tempo, só os descendentes da EVA MITOCONDRIAL sobreviveram, que são as pessoas da população mundial atual.
    A teoria de Darwin diz que temos um ancestral em comum, e não somos descendentes do macaco.

    ResponderExcluir
  8. O homem e todos os seres vivos são resultado de um longo processo de evolução.
    Ao longo dos anos o homem sofreu mudanças entre algumas delas está: saber usar o fogo, produzir ferramentas, enterrar os mortos, ter uma postura ereta, ate chegou no ultimo homem que é o Homo sapiens sapiens que é o homem moderno.
    E com o tempo, só os descendentes da eva mitocondrial sobreviveram, que é a população atual.
    Darwin afirma que os seres humanos e os macacos possuem um ancestral comum, e não que são descendentes de macacos.
    Emilly Vitória 8 ano S

    ResponderExcluir
  9. Acredita-se que a origem dos nossos antepassados vieram da África.Ao longo dos anos o homem sofreu mudanças entre algumas delas está: saber usar o fogo, produzir ferramentas, enterrar os mortos, ter uma postura ereta, ate chegou no ultimo homem que é o Homo sapiens sapiens que é o homem moderno.No começo os primeiros hominídeos eram caçadores coletores que viviam em grupos espalhados, que percorriam grandes distâncias e abrigavam-se onde podiam..Os hominídeos surgiram na África e foram se locomovendo e se dispersando por outros continentes. Aconteceu toda uma linhagem de seres humanos que lentamente, evoluíram até nós, os homens modernos.
    Não nos originamos do macaco, apenas temos um ancestral em comum.

    Bruno 8 ano S

    ResponderExcluir
  10. Monica gostei muito do vídeo e do power paint, pois eles me ajudaram a saber mais sobre a nossa origem e que acredita-se que nossos antepassados eram da África.
    No power paint fala da teoria de Darwin que diz que temos um ancestral em comum, e que ele é o macaco e que passamos por uma grande processo de evolução que ocorreu com o passar do tempo.
    No vídeo mostra os nossos ancestrais e que eles eram da África e que foram se espalhando pelo mundo todo e crescendo até chegar em nós, os homens modernos.

    Lára Francine 8° SS

    ResponderExcluir
  11. Amanda Pereira Daniel 8 ano S14 de fevereiro de 2014 às 17:35

    Sabemos que todos os seres vivos tiveram sua evolução a partir um ancestral comum. As mudanças ocorridas e as diferenças entre as espécies aconteceram pelo processo de seleção natural, no qual os indivíduos que melhor se adaptam ao meio ambiente sobrevivem, deixando assim seus descendentes.Nos estudos sobre o evolucionismo os seres humanos e os macacos tiveram um ancestral em comum. Deste ancestral comum evoluíram dois grupos diferentes: um deles gerou o macaco e o outro gerou os seres humanos.O processo de evolução das espécies é gradual e contínuo.Todos os seres vivos descendem de um ancestral comum.O mecanismo pelo qual os seres vivos mudam e evoluem é a seleção natural: os indivíduos mais adaptados ao meio ambiente conseguem melhores resultados na luta pela sobrevivência.

    ResponderExcluir
  12. 150 mil anos atrás na África,em um lugar onde tinha pequenas ilhas,estavam os primeiros humanos.A caça era fundamental para poder sobreviver, isso explica a forma como o ser humano se desenvolveu.Em apenas 7 mil gerações,os humanos deixaram a África e penetraram em todo o globo.As pessoas sairam da África por questões naturais,como por exemplo sair para encontrar comida,recursos, e terras.Não estavam procurando novos continentes mas acabaram fazendo isso.A seca fez com que caçadores se deslocassem e quando estavam no Oriente Médio em um deserto extremo,ficaram presos pois não havia retorno e poucos lugares para procurar recursos.No Power Point mostra a evolução do ser humano de acordo com a ciência,desde os primatas até surgirem os seres humanos e Darwim disse que os macacos e nós seres humanos temos um ancestral em comum. Lara Rayna 8°ss. j

    ResponderExcluir
  13. Os cientistas acreditam que na África se originaram-se Homos de diferentes bandos.Neles haviam os caçadores e coletores, os caçadores saiam do bando para procurar alimento (os animais que cruzavam no meio do caminho dos caçadores ).Os caçadores ficavam muito tempo à procura de alimento, podia demorar dias ou até meses.Quando acabava o alimento, eles iam se mudando para o norte da África seguindo o litoral, quando eles chegam no Mar Vermelho ficaram tão fascinados que acabaram ficando lá e se alimentando de peixe e molúsculos.Mas o Mar Vermelho fico muito salgado, então eles tiveram que atravessa o mar e chegar ao outro lado.e decorre os ano eles foram morrendo, pois eles tiveram o alimento escasso e não conseguiram acostumar com o clima.
    Há uma teoria que diz que uma fila indiana da evolução começa com o macoco e termina no ser humano.Muito diferente da teoria de Darwin que diz que não somos macacos que evoluirão e sim com ancestrais parecidos com macacos.

    Marina Miranda 8 ''S''

    ResponderExcluir
  14. A teoria mais aceita atualmente para a origem do homem é o evolucionismo. O homem é o resultado de um longo processo de evolução e o homem nasceu na África e com o passar do tempo os hominídeos foram procurando alimento e assim foram se locomovendo para outros continentes.Os seres humanos e os macacos possuem somente um ancestral comum. Em anos o homem sofreu mudanças como o andar bípede, o controle do fogo, a produzir ferramentas com pedras, a enterrar os mortos até que chegou no Homo sapiens que é o homem moderno.
    Pedro Gustavo Rodrigues Souto 8 ano s

    ResponderExcluir
  15. A Teoria da Evolução é fruto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Darwin. é também a teoria mais aceita atualmente. Além disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção. A partir daí, concluiu que as características biológicas dos seres vivos passam por um processo dinâmico em que fatores de ordem natural seriam responsáveis por modificar os organismos vivos. Ao mesmo tempo, ele levantou a ideia de que os organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os seres melhores preparados às condições ambientais impostas poderiam sobreviver.
    teoria afirma que o homem e o macaco possuem uma mesma ascendência, a partir da qual estas e outras espécies se desenvolveram ao longo do tempo. Contudo, isso não quer dizer, conforme muitos afirmam, que Darwin supôs que o homem é um descendente do macaco. Então a linha evolutiva do homem que ele veio do macaco, está errada.
    Isadora Farias de Brito 8° ss

    ResponderExcluir
  16. Do ponto de vista genético, evolução pode ser definida como qualquer alteração no número de genes ou na frequência dos alelos de um ou um conjunto de genes, em uma população, ao longo das gerações. Mutações em genes podem produzir características novas ou alterar características que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos. Estas novas características também podem surgir da transferência de genes entre populações, como resultado de migração, ou entre espécies, resultante de transferência horizontal de genes. A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias tornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não-aleatória através de selecção natural ou aleatoriamente através de deriva genética.Joao Pedreo Q Cruz 8º ss

    ResponderExcluir
  17. A pesquisa relacionada à origem do homem é algo sempre recorrente no mundo científico. Dados de como e onde ele surgiu são alvos de uma ciência chamada de Antropologia. Ela estuda o ser humano a partir de análises de fósseis pré-históricos, do estudo de seus aspectos físicos e por quais etapas atravessou. As teorias que permeiam esse ramo pretendem descrever a evolução do homem primitivo sobre a Terra.

    Estima-se que a espécie humana tenha se originado próximo à Etiópia, na África, ou quem sabe na Ásia Central e, a partir daí, tenha migrado para outras regiões da Ásia, África e Europa; logo depois, indo para o Continente Americano. Os dados calculam que esse acontecimento tenha, mais ou menos, 3,5 bilhões de anos.

    Os hominídeos surgiram nessa época. Essas criaturas pertenciam aos australopithecus, grupo de mamíferos que caminhavam sobre os dois pés, e viveram num período de 5 milhões a 1 milhão de anos a.C. Foi então que desapareceram. Seus parentes mais próximos eram os símios. Além de possuírem o mesmo ancestral comum, os ramapithecus, conviveram juntos durante milênios.
    DÉBORA CAROLINE 8°SS

    ResponderExcluir
  18. Umas das teorias mais aceitadas pelo homem é a que homem é o resultado de um longo processo de evolução e o ele nasceu na África e com o passar do tempo os hominídeos foram procurando alimento e assim foram se locomovendo para outros continentes. As mudanças ocorridas e as diferenças entre as espécies aconteceram pelo processo da seleção natural, no qual os indivíduos que melhor se adaptavam ao meio ambiente sobrevivem, deixando assim os seus descendentes. A caça era fundamental para eles poderem sobreviver. A teoria afirma que o homem e o macaco possuem uma mesma ascendência, a partir da qual estas e outras espécies se desenvolveram ao longo do tempo. Contudo, isso não quer dizer, conforme Darwin supôs que o homem é um descendente do macaco. Então a linha evolutiva do homem que ele veio do macaco, está errada.
    Clara Silva Rodrigues 8º SS

    ResponderExcluir
  19. Sabemos que os primeiros seres a aparecer tinham a forma de peixe, e somente milhões de anos após é que os primeiros anfíbios passaram a existir, e depois vieram os répteis, pássaros e mamíferos. Para a ocorrência de todo esse processo, ocorreram varias explicações, uma delas foi a de Darwin da evolução. Após milhões de anos, a aparência de animais e plantas foram mudando . Aqueles que se desenvolveram melhor com o passar do tempo , foram os que tiveram a chance de se adaptar as inúmeras mudanças que ocorreram em nosso planeta.
    Maria Eduarda Bessa Bahia 8º SS

    ResponderExcluir
  20. Monica eu adorei o vídeo e power point o ,a musica fala muito da evolução e fala como Darwin viu a evolução e pelo que de a intender que todo os ser vivos tem os seus antepassados mostra também como foi a evolução da formas .Mostra também o como foi o processo acontecido na africa
    ADOREIII !!!
    MARIA CECILIA
    8 ° ANO SS

    ResponderExcluir
  21. Com o vídeo e o Power Point, nosso conhecimento foi ampliado. Sabemos agora, que os humanos não se originaram dos macacos, mas que temos um ancestral em comum. Mostrou também, a origem e evolução do homem, nos dando várias informações sobre cada espécie. Além disso, a teoria da evolução do homem tem sido e continua sendo modificada conforme novas descobertas sejam feitas, revisões para a teoria sejam adotadas e conceitos anteriores sejam descartados ao serem provados incorretos.

    ResponderExcluir
  22. Muito se fala que o homem evoluiu do macaco, porém poucas pessoas realmente conhecem essa teoria e suas bases a fundo. Bom na verdade o homem não evolui do macaco, mas temos um ancestral em comum.A teoria da evolução ensina que, com o passar do tempo, os seres se adaptam ao ambiente em que vivem, sempre evoluindo. Esse vídeo ampliou meus conhecimentos..!

    Giovana Nogueira e Silva
    8 ° ANO SS

    ResponderExcluir
  23. Há uma teoria que diz que uma fila indiana da evolução começa com o macacos e termina no ser humano.Muito diferente da teoria de Darwin que diz que não somos macacos que evoluirão e sim com ancestrais parecidos com macacos.O mecanismo pelo qual os seres vivos mudam e evoluem é a seleção natural: os indivíduos mais adaptados ao meio ambiente conseguem melhores resultados na luta pela sobrevivência.

    SAMARA ISABELA 8° ANO S

    ResponderExcluir
  24. Com o vídeo e o Power Point, nosso conhecimento foi ampliado. Sabemos agora, que os humanos não se originaram dos macacos, mas que temos um ancestral em comum.Todos os seres vivos descendem de um ancestral comum.O mecanismo pelo qual os seres vivos mudam e evoluem é a seleção natural: os indivíduos mais adaptados ao meio ambiente conseguem melhores resultados na luta pela sobrevivência.
    E isso ajuda muito na hora das provas !!!
    Thiago B 8°ss

    ResponderExcluir
  25. Mônica, pelo power point percebemos que o homem fez evolução e com musica também percebi isso, adorei! Pois fala dos nossos ancestrais e oposições de Darwin.. a musica é muito boa mesmo Darwin afirma que os seres humanos e os macacos possuem um ancestral comum, e não que são descendentes de macacos, o que na verdade essa teoria é errada! Ampliou muito meu conhecimento!

    Marcella Cardoso M. 8º SS

    ResponderExcluir
  26. Mônica, No Power Point mostra a evolução do ser humano de acordo com a ciência,desde os primatas até surgirem os seres humanos e Darwim disse que os macacos e nós seres humanos temos um ancestral em comum. Para a ocorrência de todo esse processo, ocorreram varias explicações, uma delas foi a de Darwin No vídeo mostra os nossos ancestrais e que eles eram da África e que foram se espalhando pelo mundo todo e crescendo até chegar em nós, os homens modernos.
    da evolução. me ajudou muito a aprender mais sobre essa revolução! A musica é excelente!

    Alexia Bruna 8º ano SS

    ResponderExcluir
  27. Mônica, no Power Point eu conseguir aprimorar o meu conhecimento principalmente com a parte que fala sobre a origem e a evolução do homem . Também achei muito interessante que as primeiras formas de vida surgiram no oceano, e que a nossa especie é tao antiga
    Ana Laura 8°ss

    ResponderExcluir
  28. Monica,gostei dos dois, muito enriquecedor, é tão interessante saber da nossa evolução,tantas mudanças ocorreram, e tudo de uma forma muito esclarecedora, que envolve tantas disciplinas,como ciencia,biologia,antropologia e outras.
    Com certeza aprendemos muito, e ainda temos que ampliar nossos conhecimentos para respeita o próximo e aceitar a nossa história!

    ANA VÍVIAN 8ºss

    ResponderExcluir
  29. Monica, o Power Point ampliou meu conhecimento sobre a evolução humana de acordo com a ciências. O Homo sapiens, como espécie, tem como característica o desejo de entender e influenciar o ambiente à sua volta, procurando explicar e manipular os fenômenos naturais através da filosofia, artes, ciências, mitologia e da religião. Esta curiosidade natural levou ao desenvolvimento de ferramentas e habilidades avançadas. O ser humano é a única espécie conhecida capaz de criar o fogo, cozinhar seus alimentos, vestir-se, além de utilizar várias outras tecnologias. Os humanos passam suas habilidades e conhecimentos para as próximas gerações e, portanto, são considerados dependentes da cultura.O vídeo nos mostra sobre nossos ancestrais,como viviam antigamente,Primeira parada, leste da África, onde hoje fica a Etiópia. É de lá que vêm os mais antigos fósseis da nossa espécie, o Homo sapiens. Esses restos têm entre 190 mil e 160 mil anos e apresentam uma anatomia quase idêntica à sua. O corpo deles, alto e com braços e pernas compridos, lembra o das tribos que hoje habitam a África Oriental. Por outro lado, os ossos são um pouco mais robustos que a média – Tim White, antropólogo da Universidade da Califórnia que estudou os resquícios, costuma dizer que eles dariam ótimos jogadores de rúgbi....Gostei Muito!!

    ResponderExcluir
  30. Monicica,e tão interessante saber da evolução no homem.Tambem achei interessante que as primeiras formas de vidas foram saídas dos oceanos e que nossa espécie e muito antiga .A musica darwin afirma que os seres humanos e os macacos possuem um ancestral comum

    ResponderExcluir
  31. Mônica, gostei bastante dos vídeos e do power point. Eles me explicaram como se deu as primeiras formas de vidas e como foi a origem dos seres de acordo com a teoria da evolução. Que o homem não evoluiu do macaco, ele apenas teve um ancestral comum a milhões de anos. Que o Homo sapiens sapiens teve sua origem na África e para a sua própria sobrevivência partiram para outros locais do mundo para encontrar melhor disponibilidade de água e comida. Foi considerada a mais longa e cansativa viagem do ser humano de todos os tempos.
    Laura 8°ss

    ResponderExcluir
  32. gostei do documentário pois fiquei sabendo realmente que o homem não veio do macaco e que nós tivemos um ancestral comum .eles tiveram que se deslocar bastante pois as condições não eram favoráveis ao tipo de vida deles foram para praias de água salgada depois água doce .depois cada grupo seguiu seu caminho uns foram para o norte ,leste,etc

    Gustavo Salatiel:8 ano A

    ResponderExcluir
  33. Monica achei muito interessante o video e o power point pois nossos conhecimentos foram ampliados, sabemos agora que o ser humano não veio do macaco, mas que temos um ancestral em comum, pois antes eu achava que nós havíamos nos originados do macaco

    Charles Danilo. 8° ano A. José Gorutuba

    ResponderExcluir
  34. Monica vendo o video e o power point eu consegui entender que realmente o homem não veio do macaco como muitos dizem e, eu tambem percebi que ao longo do tempo ocorreram varias mudanças com os nossos antepassados e a que eu achei mais interesante foi o tamanho do cranio e da massa cerebral que ao longo dos milenios foi avaçando até chegar no que é hoje.
    Bianca Giovanna. 8º ano A.

    ResponderExcluir
  35. com o power paint e o vídeo eu entendi melhor como foi a nossa evolução.Que nos seres humanos não viemos do macaco mas temos algo em comum.E com o passar dos anos a gente ia inovando, como o tamanho do crânio,menos pelos,o jeito de andar e etc.Agora sim eu entendi como foi a nossa evolução.

    Gutor Gregory. 8ºA. José Gorutuba

    ResponderExcluir
  36. Gostei do vídeo , pois fala da origem do ser humano. E também fala sobre que nossos antepassados, e de que eles e elas surgiram, e que tiveram que se separar e irem por varios caminhos, diferentes lutando e caçando para sobreviverem, e que, viveram em praias e que migraram por uma unica rota. o cranio era bem diferente do que atualmente esta hoje, por isso alguns pesquisadores achavam que o homem atual é dessedente do macaco.

    EMANUEL HENRIQUE
    8º ano A.

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito do vídeo e do PowerPoint, fala da origem e evolução do ser humano passando por varias fases para chegar ao que é hoje. Nós temos uma diferença genealógica muito pequena e dessemos de um ancestral em comum à, passamos por varias fases para chegarmos ao que somos hoje, fomos menores, maiores, tivemos crânios maiores e menores. Nossos ancestrais viajaram por todo o planeta atrás de alimentos e ambientes propícios para sobrevivência da especie. Nós não evoluímos do macaco mas temos coisas em comum.

    João Pedro
    8º ano A. José Gorutuba

    ResponderExcluir
  38. Com o vídeo e o Power Point vimos um pouco mais sobre a luta dos nossos ancestrais pela sobrevivência e a conservação da espécie.Também vimos que eles não eram tão diferentes de nós como achávamos, e vimos de um ancestral comum mas ela não era a unica e sim a capaz de gerar descendentes mais resistentes que que foram capazes de sobreviver as mais varia da condições e situações. ALBERTO SOUZA 8º ANO A.José Gorutuba

    ResponderExcluir
  39. Mônica,com o Power Point e o vídeo,eu aprendi que nós,seres humanos,não somos ancestrais de macacos,mas nós temos ancestrais em comum.Aprendi também mais sobre nossa evolução,dos ardipitecos aos homo sapiens.Eu também aprendi que o homem e os macacos podem ter suas semelhanças,mas também muitas diferenças,como:o crânio,a postura,a presença de pelos e muitas outras.Eu aprendi muitas outras coisas,mas eu só citei o que mais para mim se destacou.
    Samara Cristina,8º ano A.José Gorutuba

    ResponderExcluir
  40. Mônica,legal os videos e o Power Point,pois ampliaram os nossos conhecimentos sobre a origem e evolução do homem,nos mostram que,segundo Charles Darwin,nós,seres humanos, não descendemos do macaco,mas temos um ancestral em comum.Nos mostram também a evolução que nossos ancestrais tiveram até chegar ao que somos hoje e as diferenças como o crânio que foi aumentando com o decorrer do tempo,a postura foi ficando mais ereta e muito mais.

    Victor Gonçalves Moreira,8º ano A, E.E. José Gorutuba

    ResponderExcluir
  41. Entendi que A Eva mitocondrial recebe seu nome da Eva que é relatada no livro de Gênesis da Bíblia.
    Isso induz a alguns erros de entendimento, como considerar que na época da existência de Eva Mitocondrial não houvesse outras mulheres, quando, no entanto, significa na realidade que somente uma mulher deixou um linhagem de descendência que chegou até os dias atuais. Outras teriam tido suas linhagens perdidas ao longo da história.
    Outro mal entendido comum é sugerir que o Adão cromossomial-Y seria seu parceiro, enquanto este na verdade teria vivido cerca de 130 mil anos depois.

    ResponderExcluir
  42. Monica,com o power point e vídeo,pude perceber que o homem não é descendente do macaco e sim tem um ancestral em comum, e o mecanismo pelo qual os seres vivos mudam e evoluem é a seleção natural.E o vídeo serve para mostrar que seu DNA mitocondrial foi passando de geração em geração e está agora presente em todas as pessoas.Gostei muito serviu para aprimorar meus conhecimentos .
    Erik Gabriel Mendes de souza 8°A Escola Estudal José Gorutuba

    ResponderExcluir
  43. Monica,os videos do power point são muito bons para a nossa aprendizagem,achei muito interessante quando Charles Darwin descobriu que o o homem não é descendente de macaco e tem um ancestral em comum. E vi no vídeo que a origem dos nossos antepassados vieram da África. Esses povos (coletores e caçadores) procriavam-se e viviam a base dos recursos que a natureza onde localizavam-se oferecia.Me ajudou muito a entender sobre a evolução.
    Anderson Gabriel Soares da silva 8° A, Escola Estudal José Gorutuba

    ResponderExcluir
  44. Com o vídeo e o Power Point, nosso conhecimento foi ampliado. Sabemos agora, que os humanos não se originaram dos macacos, mas que temos um ancestral em comum,nos mostram também a evolução que nossos ancestrais tiveram até chegar ao que somos hoje e as diferenças como o crânio que foi aumentando com o decorrer do tempo,a postura foi ficando mais ereta e muito mais.E o vídeo serve para mostrar que seu DNA mitocondrial foi passando de geração em geração e está agora presente em todas as pessoas.

    Julia Medeiros Dias 8° A Escola Estudal José Gorutuba

    ResponderExcluir
  45. Com o vídeo e o Power Point,eu descobri que o homem não é descendente do macaco e tem um ancestral em comum e a origem do nossos antepassados vieram da África.E esses povos são coletadores e caçadores e eles procriavam-se e viviam a base de recursos da natureza.

    ResponderExcluir
  46. Mônica os vídeos do Power Point,são muito bons,eu aprendi q os macacos e nós seres humanos temos um ancestral em comum .Também a postura foi ficando mais ereta,eles utilizavam muito dos frutos do mar
    8ºano A

    ResponderExcluir
  47. Mônica ,a partir do videos (Eva Mitocôndrial), e do Power Point, eu aprendi que nós não viemos do macaco, mas temos um ancestral em comum.
    o Homem foi resultado de um processo evolutivo que ocorreu com o passar do tempo.
    Esse processo gerou características que nos diferem de outros seres, essas características são: o aumento da capacidade intelectual, andar bípede, a descoberta do fogo, postura ereta aprendeu a sobreviver e etc.
    Os hominídeos surgiram na África e se dispersaram para outro continentes em luta para sobreviver varias espécies se reproduziam dando origem a seres mais capacitados mentalmente e fisicamente, até chegar na nossa especie ( Homo Sapiens ).

    Luan Alves Vieira 8° ano A
    José Gorutuba

    ResponderExcluir
  48. Monica achei muito interessante o video e o power point pois nossos conhecimentos foram ampliados, sabemos agora que o ser humano não veio do macaco, mas que temos um ancestral em comum e que o Homem foi resultado de um processo evolutivo que ocorreu com o passar do tempo. Que os Homo sapiens teve sua origem na África e para a sua própria sobrevivência partiram para outros locais do mundo para encontrar melhor disponibilidade de água e comida.

    Lara Mariana 8°Ano A
    José Gorutuba

    ResponderExcluir
  49. Mônica achei muito interessante o video e o power point, pois me mostrou que nós não viemos do macaco,mas que temos um ancestral em comum e que o homem é um resultado de um processo evolutivo que ocorreu com o passar dos tempos.E com o passar do tempo o homem foi adquirindo características que se diferencia de outros seres dos antepassados,como: A postura ereta, a capacidade intelectual,a descoberta do fogo, o andar bípede, o crânio foi aumentando e etc.E apartir deste vídeo pude perceber que o DNA mitocondrial foi passando de gerações por gerações e hoje está presente em nós.
    Vanessa Barbosa Rodrigues 8°Ano A
    José Gorutuba

    ResponderExcluir
  50. gostei do documentário pois fiquei sabendo realmente que o homem não veio do macaco e que nós tivemos um ancestral comum.E com o passar do tempo o homem foi adquirindo características que se diferencia de outros seres dos antepassados,como: A postura ereta, a capacidade intelectual,a descoberta do fogo, o andar bípede, o crânio foi aumentando e etc..E o vídeo tambem serve para mostrar que seu DNA mitocondrial foi passando de geração em geração e está agora presente em todas as pessoas.

    Ariely Eduarda 8° Ano A
    José Gorutuba

    ResponderExcluir
  51. Eu aprendi que as primeiras formas de vida surgiram no oceanos,primeiro os peixes ate chegar nos mamiferos e que nós não originamos dos macacos mas temos um ancestral em comum.E com a evolução os seres humanos se modificaram como o andar bípede,volume celebral,postura ereta e etc.Gostei da parodia ela retrata muitoa evolução.
    Lívia samara 8° ano,E.E. jose gorutuba

    ResponderExcluir
  52. Monica eu percebi que no vídeo (eva mitocondrial) que nos não originamos dos macacos ,mas nos tivemos um ancestral em comum.Eu também entendi que todos os seres vivos podem traçar o DNA mitocondrial. também entendi que o DNA passa de mãe para filha .Os homens herdam o DNA de sua mãe ,mas não passa adiante.
    ALINE DE SOUZA SANTOS 8°A ,E.E JOSE GORUTUBA

    ResponderExcluir
  53. Monica gostei muito do vídeo(Eva Mitocôndrial) e do power paint, pois eles me ajudaram a saber mais sobre a nossa origem,e percebi que o homem não é descendente do macaco e sim tem um ancestral em comum..A teoria da evolução ensina que, com o passar do tempo, os seres se adaptam ao ambiente em que vivem.Me ajudou muito.
    MARIA INÊS 8°A,E.E.J.G

    ResponderExcluir
  54. Mônica,com o vídeo eu percebi que o nosso ancestral não vem do macaco como as pessoas dizem,que temos um ancestral em comum,eu também entendi que nosso DNA tem um pouco do mitocondrial que é passado de geração a geração.Entendi também que os seres vivos se adaptam ao ambiente com o passar dos tempos.
    Ana Júlia Domingas Silva,oitavo ano A, E.E.J.G.

    ResponderExcluir
  55. Mônica, Achei muito bom o power point e o vídeo, são poucos os professores que dedicam a criar um blog para tirar as dúvidas dos alunos. Agora eu tenho certeza de que o homem não se originou do macaco, e que sim que os dois tem um ancestral em comum. E também que os animais se adaptam de acordo com as suas condições de vida.

    Camila Silva Alves nº10, 8°ano A, E.E.J.G

    ResponderExcluir
  56. Mônica,gostei muito dos videos do power point os videos, mostram que não evoluímos do macaco,mais sim temos um ancestral comum,mostra como foi a origem de nossos ancestrais,é no momento em que alguma alteração climática ou esgotamento de recursos inviabilizasse a sua existência,nossos ancestrais paleolíticos se deslocavam no território em busca de um lugar que oferecesse melhores condições. Dessa forma,podemos avaliar que a vida nômade(que não têm uma habitação fixa,que vive mudando de lugar)foi uma das importantes características que marcara a vida humana,até aquele momento.É passamos por varias fases para chegarmos ao que somos hoje.

    Magna Jassyara -n°31,8°ano A, E.E.J.G

    ResponderExcluir
  57. Monica,gostei muito do vídeo,pois aprendi realmente que o homem não veio do macaco e que nós tivemos um ancestral comum.E com o passar do tempo o homem foi adquirindo características que se diferencia de outros seres dos antepassados,como a postura ereta, a capacidade intelectual,a descoberta do fogo, o andar bípede, o crânio foi aumentando.
    Gabriely Dias Jose Gurutuba 8° A

    ResponderExcluir
  58. Com o vídeo e o Power Point eu vi um pouco mais sobre a luta dos nossos ancestrais pela sobrevivência e a conservação da espécie.Também vi que eles não eram tão diferentes de nós como achávamos.Em quanto o tempo passava fomos evoluindo ex: tamanho do cranio,postura ereta,andar bípede .

    ResponderExcluir
  59. Mônica,com o vídeo e power point eu entendi que o homem não veio do macaco,mas que o homem e o macaco tem um ancestral em comum.Com o passar do tempo o homem foi evoluindo e obtendo características que diferencia dos seres passados como o andar bípede,a postura ereta,o aumento do cranio,etc.E mostra que o DNA foi passando de geração em geração. JHENNYFE KAROLAYNNE,E.E.J.G 8ºA

    ResponderExcluir
  60. Achei os videos do power point muito interessante, pois mostra a evolução do homo sapiens,e que não evoluímos do macaco mais sim temos um ancestral em comum,o Homo Sapiens é o próprio ser humano num estado menos avançado.A vida nômade foi importante para a vida humana.Emille Souza 8°A,E.E.J.G

    ResponderExcluir
  61. Acredita-se que os nossos antepassados se originaram na áfrica. Esses povos dependiam da caça e da coleta. Eles viviam em grupos espalhados e eram nômades(não tinham moradia fixa) permanecia em locais que tinha água e comida suficientes. Com o tempo esses seres foram evoluindo (evolucionismo) passaram a produzir armas e ferramentas mais eficientes , descobriram o fogo, a agricultura, passaram a ter uma postura ereta...E assim formaram as primeiras aldeias.Nosso ultimo antepassado da linha dos hominídeos foi o homo sapiens, o homem moderno. Nessa fase do evolucionismo muitos morreram mas os descendentes da Eva mitocondrial sobreviveram.
    Os seres humanos não são descendentes dos macacos.Como Darwin disse ‘’ os seres humanos e os macacos possuem um ancestral comum” e desse ancestral formou os seres humanos e os macacos.
    Com o vídeo e o Power paint conseguir aprofundar meus conhecimentos sobre o assunto , infelizmente não conseguir ver a parodia.

    Karen 8 ano A EEJG

    ResponderExcluir
  62. De acordo com os estudos acreditam-se que os nossos antepassados se originaram na África.Conforme o tempo foi passando eles começarama descobrir ferramentas necessarias hoje no mundo moderno.O vídeo e o Power paint me ajudaram a entender mais sobre o Homo Sapiens e o evolucionismo.
    Nicole 8 ano E.E.J.G

    ResponderExcluir
  63. Mônica, com o blog aprendi muita coisa que não sabia, pôde aprender da origem e a evolução do homem que, em duas teorias da sua evolução foi que uma as primeiras formas de vida surgiu nos oceanos, e outra que ela teria origem dos peixes, depois dos anfíbios e em seguida pelos répteis, que deu origem as aves e os mamíferos. Nos mamíferos tem uma ordem onde pertencem os macacos e os hominídeos, que é os primatas. A última família faz parte do gênero Homo.
    Uma coisa muito curiosa que aprendi também foi que o homem não é descendente do macaco, e sim tem entre eles em comum um ancestral.

    Maria Vitória nº27 8°ano A - EEJG

    ResponderExcluir
  64. Com a leitura dos textos,pude entender sobre a evolução do homem que de acordo com a teoria da evolução,as primeiras formas de vida surgiram nos oceanos e a evolução permanente teria originado os peixes,depois anfíbios,seguidos pelos répteis teriam dado origem ás aves e aos mamíferos pequenos e mais tarde, a todos os outros mamíferos pequenos e a todos os outros mamíferos.Aprendi também sobre as características e vi exemplos dos primatas,sobre a origem e evolução do homem.
    Gostei dos textos,imagens e da parodia.
    Tatiane de Oliveira Moura- 8 A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  65. Com a leitura dos textos pude entender sobre a evolução do homem que acordo com a teoria da evolução,as primeiras formas de vida surgiram nos oceanos e a evolução permanente teria originado os peixes,depois anfíbios,seguido por répteis,os répteis teriam dado origem ás aves e aos mamíferos pequenos e mais tarde, a todos os outros mamíferos. Aprendi também sobre as características e vi exemplos dos primatas,sobre a origem e evolução do homem.Gostei dos textos,imagens e da parodia.
    Tatiane de Oliveira Moura 8 A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  66. Mônica, com este post aprendi muito sobre o evolucionismo:aprendi que Charles Darwin foi o principal representante dessa teoria que afirma que o homem e todos os seres vivos são resultados de um longo processo de evolução e que a primeira forma de vida foram nos oceanos
    Acredita- se que foi da África que nossos antepassados vieram, eram nômades e viviam da caça e da coleta de frutos.
    Nossa espécie Homo sapiens sapiens surgiu entre 200.000 e 100.000 anos atrás,desenvolveu a pintura, a escultura e a fala e foi o primeiro a controlar a fabricação do fogo.
    Aprendi também que o homem não é descendente do macaco, e sim tem entre eles um ancestral em comum.

    Vitória Dias Brito nº 39 8º ano A- E.E.J.G.

    ResponderExcluir
  67. Eu aprendi que os seres humanos não são descendentes dos macacos os seres humanos apenas possuem um ancestral comum e desse ancestral que formou os seres humanos.Eu achei interessante a evolução que nossos ancestrais tiveram até chegar ao que somos hoje, e não sabia que os nossos antepassados se originaram da África e conforme o tempo foi passando eles começaram a descobrir ferramentas e esses povos dependiam da caça e da coleta eles viviam em grupos separados e eram nômades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica com o vídeo aprendi que a origem dos nossos antepassados vieram da África. Esses povos procriavam-se e viviam a base dos recursos que a natureza onde localizavam-se oferecia. Por conta da seca e da falta de alimento, migraram em busca de um lugar em que tivesse comida e água suficiente para sobreviverem.
      Vi também que Charles Darwin descobriu nossos antepassado por meio de fosseis encontrados com características parecidas com as nossas.
      E aprendi que não somos a evolução do macaco mas que temos os mesmos ancestrais e mesma linhagem de evolução.

      Mariana Luísa Brandão nº29 8ºA E.E.J.G

      Excluir
  68. Mônica, estou conseguindo cada vez mais aprofundar meus conhecimentos com as suas publicações. Charles afirma que o homem e todos os seres vivos são o resultado de um longo processo evolutivo onde no oceano surgiram as primeiras formas de vida.A evolução permanente originou os peixes, os anfíbios e depois os répteis.Os homens não são descendentes do macaco,mas ambos tiveram um ancestral em comum.
    Dentre as características dos primatas temos: Visão tridimensional;Tem um polegar disposto em relação aos outros dedos, permitindo assim segurar objetos com firmeza;Comportamento social e etc...O Homo Sapiens,o homem moderno foi o último da linha dos hominídeos, ele surgiu entre 200.000 e 100.000 , desenvolveu a fala, a pintura e a escultura e foi o primeiro a controlar a fabricação do fogo.

    Treyci Nayara n°38 8°ano A- E.E.J.G.

    ResponderExcluir
  69. Oi Monica...
    Gostei muito, dos textos e das paródias, com eles aprendi muitas coisas legais e muito interessantes...
    Aprendi que, há aproximadamente 7.6 milhões de anos, atrás houve a separação que originaria a linhagem dos chimpanzés e dos homens, sendo assim, o homem não se originou do macaco, mas ambos tiveram um ancestral comum há milhões de anos atrás...
    Aprendi também que se acredita que foi da África que nossos antepassados vieram, e viviam da caça e coleta de frutas.
    Entendi que se acredita que foi o homo erectus que iniciou a viagem que resultou no povoamento do planeta inicialmente pela Ásia. E que foi o primeiro a usar o fogo em beneficio próprio, para se aquecer e cozinhar.
    E que o homo sapiens sapiens surgiu entre 200.000 e 100.000 anos atrás.
    E ele desenvolveu a fala,pintura, e a escultura.



    ResponderExcluir
  70. Monica com este port aprendi muito sobre o evolucionismo.Aprendi que o principal representante foi Charles Darwin e que a primeira forma de vida foram nos oceanos.
    Descobrir que acredita- se que foi da África que nossos antepassados vieram, eram nômades e viviam da caça e da coleta de frutos.
    Nossa especie Homo sapiens surgiu entre 200.00 e 100.00 anos atras.
    descobrir também que o homem não é descendente de macaco,e sim tem eles um acentral em comum.
    Isadora Fernanda N°14
    E.E.J.G.-8°A

    ResponderExcluir
  71. Oi Monica...
    Gostei muito, dos textos e das paródias, com eles aprendi muitas coisas legais e muito interessantes...
    Aprendi que, há aproximadamente 7.6 milhões de anos, atrás houve a separação que originaria a linhagem dos chimpanzés e dos homens, sendo assim, o homem não se originou do macaco, mas ambos tiveram um ancestral comum há milhões de anos atrás...
    Aprendi também que se acredita que foi da África que nossos antepassados vieram, e viviam da caça e coleta de frutas.
    Entendi que se acredita que foi o homo erectus que iniciou a viagem que resultou no povoamento do planeta inicialmente pela Ásia. E que foi o primeiro a usar o fogo em beneficio próprio, para se aquecer e cozinhar.
    E que o homo sapiens sapiens surgiu entre 200.000 e 100.000 anos atrás.
    E ele desenvolveu a fala,pintura, e a escultura.
    Nome: Karla geovana Nº: 19
    Ano: 8º “A”
    EEJG 2015

    ResponderExcluir
  72. Eu aprendi que os seres humanos não são descendentes dos macacos os seres humanos apenas possuem um ancestral comum e desse ancestral que formou os seres humanos . Eu achei interessante a evolução que os nossos ancestrais tiveram até chegar ao que somos hoje , eu não sabia que os nossos antepassados se originaram da África e conforme o tempo foi passando eles começaram a descobrir ferramentas e esses povos dependiam da caça e da coleta , eles viviam em grupos espalhados eram nômades

    Camila Mirella 8°A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  73. O homem e todos os seres vivos são resultado de um longo processo de evolução. Vendo os vídeos e o Power point, eu consegui entender que realmente o homem não veio do macaco como muitas pessoas dizem. Ao longo dos anos o homem sofreu mudanças, por exemplo: saber a usar o fogo, produzir ferramentas, enterrar os mortos, ter uma postura ereta; depois de varias mudanças, chegou no ultimo homem que é o Homo sapiens, que é o homem moderno. Os hominídeos surgiram na África, no começo eles eram caçadores coletores que viviam em grupos espalhados, que percorriam grandes distancias e abrigavam-se onde podiam.
    Ellen Ander Dias 8° A - E.E.J.G

    ResponderExcluir
  74. Monica,eu aprendi que a África é o local de nascimento de todos os humanos que vivem neste planeta. Que os seres humanos não são descendentes dos macacos os seres humanos apenas possuem um ancestral comum e desse ancestral que formou os seres humanos.E com o passar dos anos a gente ia inovando, como o tamanho do crânio,menos pelos,o jeito de andar e etc...

    Débora Antunes 8°A
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  75. O evolucionismo é a teoria mais aceita atualmente sobre a origem e evolução do homem. CHARLES DARWIN foi o principal representante do evolucionismo no século XIX. As primeiras formas de vida surgiram no oceano. A evolução permanente originou os peixes, depois anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Darwin somente disse que o homem e o macaco têm um ancestral comum. Há aproximadamente 7,6 milhões de anos atrás houve a separação que originaria a linhagem dos homens e chimpanzés. O Ardipitecos já caminhava sobre dois pés. O Australopithecus andava sobre dois pés e tinha o corpo coberto de pêlos. O fóssil mais conhecido do Australopithecus afarense é Lucy. O Homo habilis tinha o cérebro maior que o Australopithecus. O Homo erectus produzia instrumentos e foi o primeiro a usar o fogo a seu favor. O Homo neanderthalensis foi o primeiro a enterrar os mortos. O Homo sapiens sapiens surgiu entre 200.000 e 100.000 anos atrás, é o homem moderno.

    Lara Fernandes
    8° A E.E.J.G.

    ResponderExcluir
  76. Mônica pelo seu blog aprendi que, o homem não e descendente dos macacos mais sim tem um ancestral comum e que a evolução começou pelo peixe depois anfíbios em seguida répteis e com os répteis as aves e deu origem a mamíferos pequenos e que existiu os mamíferos atuais. Os primatas tem várias características como: Polegar disposto em ângulo de 90° nos dedos e que faz com que segurarmos objetos com firmeza.Pois os ardipithecus são bípedes e se alimenta de vegetais, já os australopithecus são bípedes tem o corpo coberto de pelos e tem cérebro pequeno, também tem também os australopithecus afarencis, australopithecus afarencis – Lucy, australopithecus africanus, australopithecus robustus, que tem muitas semelhanças.Tem o Homo habilis que foi o primeiro a fazer ferramentas a partir da pedra, e ossos. Os Homo erectus produzia instrumentos melhores, foi o melhor a usar fogo próprio para cozinhar e aquecer. Os Homo neanderthalensis foi o primeiro a ter costume de enterrar os mortos.Depois disso houve mais evoluções até chegar Homo sapiens sapiens que é o atual até hoje.
    Layla Gabrielle Nº 21 Escola José Gorutuba 8ºA

    ResponderExcluir
  77. com esse conteúdo eu aprendir o que não sabia como por exemplo:que a evolução do homem originou a partir dos peixes e anfíbios, que o modo de como os seres humanos e os primatas seguram algo, que o homem também é primata .também gostei de saber sobre os AUSTRALOPITHECUS AFARENSIS e dos AUSTRALOPITHECUS AFRICANUS e dos AUSTRALOPITHECUS ROBUSTUS.Uma das semelhanças que vir neles é que viviam na África. Os homo habilis sao capazes de fazer objetos de pedras e ossos.Os homo erectus faziam ferramentas usavam o fogo,moravam em cabanas e usavam roupas de peles de animais.Os homo neanderthalensis eram os mais parecidos com os homens de hoje. EDUARDA FRANCIELE numero10 8 ano A José Gorutuba

    ResponderExcluir
  78. Oi Monica...
    Gostei muito, dos textos e das paródias, com eles aprendi muitas coisas legais e muito interessantes...
    Aprendi que, há aproximadamente 7.6 milhões de anos, atrás houve a separação que originaria a linhagem dos chimpanzés e dos homens, sendo assim, o homem não se originou do macaco, mas ambos tiveram um ancestral comum há milhões de anos atrás...
    Aprendi também que se acredita que foi da África que nossos antepassados vieram, e viviam da caça e coleta de frutas.
    Entendi que se acredita que foi o homo erectus que iniciou a viagem que resultou no povoamento do planeta inicialmente pela Ásia. E que foi o primeiro a usar o fogo em beneficio próprio, para se aquecer e cozinhar.
    E que o homo sapiens sapiens surgiu entre 200.000 e 100.000 anos atrás.
    E ele desenvolveu a fala,pintura, e a escultura.
    Nome: Karla geovana Nº: 19
    Ano: 8º “A”
    E.E.J.G 2015


    ResponderExcluir
  79. mônica com o blog eu aprendi que os nossos antepassados se originaram da africa e que eles não eram macacos. foram evoluindo descobrindo ferramentas e meios para facilitar a sua vida e foi assim evoluindo que chegou aos dias de hoje

    EMERSON EUGÊNIO
    8 ANO A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  80. Mônica aprendi muito...Aprendi que as primeiras formas de vida surgiram nos oceanos , a evolução originou primeiro os peixes, anfíbios e depois os répteis. Diz Charles que os homens não se originou do macaco mas sim possuíam ancestrais comuns e características primatas. pois a milhões de anos atrás houve uma separação do homem e do macaco. O Homo Sapiens,o homem moderno foi o último da linha dos hominídeos.Acredita que foi da África que nossos antepassados vieram, e viviam da caça e coleta de frutas
    Nome; Maria Fernanda Mendes
    Escola José Gorutuba 8ºA
    Nº 26

    ResponderExcluir
  81. Mônica aprendi e gostei de saber que:As primeiras formas de vida surgiram nos oceanos,e que a evolução começou-se primeiro com os peixes depois anfíbios e logo em seguida os répteis.Os répteis teriam originado ás aves e aos mamíferos pequenos e,logo depois,a todos os outros mamíferos atuais.Charles Darwin diz que o homem,não é um descendente de um macaco,apenas disse que os seres humanos e os macacos possuem um ancestral comum,pois cerca de milhões de anos atrás houve uma separação do homem e do macaco.E ao longo do tempo vem inovando cada vez mais,e depois de varias mudanças,chegou ao último da linhas dos hominídeos o Homo Sapiens,que foi o homem moderno.E também entendi que da África que vieram os nossos antepassados,eram nômades,que viviam da caça e coleta de frutos.

    Nome:Isabella Letícia Mendes Ferreira
    Escola Estadual José Gorutuba
    8°A

    ResponderExcluir
  82. Mônica,gostei te tudo ficou otimo. A evolução começou primeiro com os peixes depois os anfíbios e logo depois os répteis.e principalmente a cerca de milhões de anos atrás houve a separação entre homem e macaco.etc...
    Obrigado...
    DIEGO BATISTA 8 ano A

    ResponderExcluir
  83. Mônica,com o vídeo eu percebi que o nosso ancestral não vem do macaco como as pessoas dizem,que temos um ancestral em comum,eu também entendi que nosso DNA tem um pouco do mitocondrial que é passado de geração a geração.Entendi também que os seres vivos se adaptam ao ambiente com o passar dos tempos.
    Samira Layane 8 A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  84. moniica com o seu blog eu aprendi que a evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma preexistente. Dessa forma, a grande diversidade de organismos presentes em nosso planeta pode ser explicada por meio dessa teoria.

    nome;angelo thiago oliveira gonçalves
    escola estadual jose gorutuba
    8*ano A
    N* 2

    ResponderExcluir
  85. De acordo com varias teorias os estudiosos tentam explicar a origem da vida na Terra.De acordo com Charles Darwin principal representante do evolucionismo o homem não se descende do macaco e sim ele disse que o homem e o macaco tem ancestral em comum.Segundo a teoria da evolução as primeiras formas de vida surgiram nos oceanos,a evolução permanente teria originado os peixes,depois anfíbios,seguídos pelos repteis,os repteis teriam dado origem ás aves e aos mamíferos pequenos e,mais tarde,a todos os mamíferos atuais.É muito bom conhecer um pouco mais sobre a teoria do evolução.Mas do meu ponto de vista prefiro crer que os seres vivos surgiram através da criação divina.

    ESCOLA: Escola Estadual José do Gorutuba
    NOME: Nícolas Davi Pereira Alves
    TURMA: 8º A

    ResponderExcluir
  86. Mônica, aprendi que as primeiras formas de vida surgiuram nos oceanos, e que o homem e todos os seres vivos sao resultados de um longo proçesso de evoluçao . E tambem houve a separaçao da linhagem dos chipanzes e dos homens, e assim os homens nao se originou dos macacos mais tiveramn um ancestral em comum. A espécie Homo sapiens sapiens surgiu entre 200.000 e 100.000 anos atrás,e desenvolveu a pintura, a escultura e a fala e foi o primeiro a controlar a fabricação do fogo.

    NOME: Marina Fernandes Cardoso Nº: 30
    EEJG 8ºA

    ResponderExcluir
  87. Mônica, com essa leitura, consegui entender um pouco mais sobre a evolução da espécie humana. Aprendi que, de acordo com a teoria o homem se originou da evolução dos macacos. Porem prefiro manter minha fé. Acredito que tudo no universo foi criado por Deus.
    Escola: escola estadual José Gorutuba
    Nome: Lucas lourenço lima
    Turma/serie: 8º A

    ResponderExcluir
  88. Mônica eu entendi Que Nossos ancestrais vieram da Africa , e não viemos do macaco só temos um Ancestral em comum , Entendi q através da evolução do repteis Surgiu o homem "
    Escola- Estadual José Gorutuba
    Nome- Jhúlia Esteffany
    Turma/Serie : 8°A

    ResponderExcluir
  89. Mônica entendi que segundo o cientista o homem e todos os seres vivos são resultado de um longo processo de evolucão .de acordo com a teoria as primeiras formas de vidas surgiram dos oceanos começou pelos peixes depois anfíbios seguindo pelos repteis assim dando origem as aves e os mamíferos pequenos e mais tarde os mamíferos atuais como uma linha evolutiva ,que agente não veio do macaco só temos um ancestral comum. No começo tinham baixa estrutura machos 1,50 m e as fêmeas 1,10 m pesavam entre 30 e 40 kg o cranio pequeno (380 a 450 cm) surgiram no seculo XIX. Lorena Jordania 8 ano A numero: 22 E.E.J.G

    ResponderExcluir
  90. Entendi que o Homem passou por uma grande evolução, que começou:Primatas, Hominoides, Hominídeos, Homo habilis,Homo erectus,Homem de Neandertal, e o Homo sapiens que surgiu por volta de 200.000 e 100.000 anos atras.

    BRENO SILVA SANTOS
    8°A
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  91. Monica eu entendi que a Evolução é o processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.
    Nome:Kaio Fabiano
    E.E.J.G
    Ano:8 Turma:A

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas