domingo, 23 de fevereiro de 2014

7º ano Células





Vídeo





























32 comentários:

  1. Eu achei os vídeos e os jogos muito interessantes e educativos.
    Mas,sobre as células eu vi que elas são muitos importantes nenhum ser vivo vivi sem ela.


    Gabriel Soares 7ºano s

    ResponderExcluir
  2. Mônica,
    Assisti todos os videos e consegui entender como funciona a menor pate do nosso corpo, entendi as diferenças entre as células animais vegetais e da bactérias entendi como são, reproduzem, morrem, recompõe e varias outras coisa sobre as células que podem me ajudar muito na matéria.

    Leonardo 7º ano ''s''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito Mônica, pois aproveitei para entender um pouco melhor sobre as células e suas funções. Os jogos também são muitos legais e interessantes.

      Maria Vitória Carvalho
      7º SS

      Excluir
  3. Mônica,
    gosto muito das suas postagens, elas ampliam a matéria que estamos estudando. Nessa ultima publicação, e através dos jogos e dos videos,eu consegui compreender que as células tem muitas formas, tamanhos e aparências relacionadas as suas funções especificas , e vi também a diferença da célula vegetal e animal.Aprendi quais são os tipos básicos em que a célula se constitui para formar o tecido( epitelial, conectivo,muscular e o nervoso). Percebi que mesmo as células sendo minusculas, elas possuem uma estrutura bem complexa.

    Laís Caíres Gonzaga 7º ano ''s''

    ResponderExcluir
  4. Mônica,
    eu acho que essa foi uma das postagens que eu mais aprendi :sobre as células . porque todos nós nunca imaginamos como elas são importantes pra nós e como são complexas .
    Aprendi que as células são a menor estrutura de um ser vivo. Que a célula é composta por 3 partes : a membrana , o núcleo e o citoplasma . Sobre a complexidade da célula vegetal , sobre os plastos da célula vegetal e sobre os tipos de tecidos do nosso corpo.
    E que também existe uma sequência que explica essa complexidade : as células fazem os tecidos , os tecidos compõem os órgãos que compõem os sistemas e que finalmente compõem o ser humano.
    Alice Alves de Carvalho 7ano "s"

    ResponderExcluir
  5. Eu achei os vídeos e os jogos muito interessantes, pois me ajudaram a entender mais sobre as células e a sua importância.
    As células também são a menor parte do corpo que nos compõe.
    A Células se juntam e formam o tecido, que constituem os órgãos, que se juntam e formam os sistemas, e os sistemas juntos o organismo.
    Rubia 7º "s"

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que explicou isso 5°ano mas o vídeo ajudou mais um pouco a enter sobre as células e a sua importância.
    E que as células formam o tecido,que constitui os nossos órgãos.
    Andre Marcelino 7° "s"

    ResponderExcluir
  7. Assistir todos os videos e jogos,percebi que as células estão em tudo em que imaginar, nas plantas nos animais e pessoas,conseguir aprofundar um pouco mais com essa pesquisa sobre as células
    Arthur Matias - 7 Ano S

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Mônica,
    Com os vídeos e com os jogos pude entender que: As células são as menores unidades vivas que constituem os seres vivos, pois assim como todos nos elas, Nascem, Reproduzem, Envelhecem e Morrem. Podem ser encontradas em diversas formas e tamanhos, além de terem suas funções definidas. Existem aquelas células que podem ser vistas a olho nu, são as chamadas células macroscópicas, como a gema do ovo, existem também as chamadas células microscópicas, como as células musculares. Cada célula tem suas características, devido ao lugar onde ela esta, Por exemplo, as células do sangue são arredondadas devido as suas funções que exercem no corpo dos seres vivos. Pude saber que as células possuem diversas partes que a compõem, que são:
     Membrana celular
     Retículo Endoplasmático
     Ribossomos
     Lisossomos
     Mitocôndrias
     Núcleo
     Centríolo
     Citoplasma

    ResponderExcluir
  10. Mônica,
    Com os videos pude aprender várias coisas. Algumas coisas eu já sabia, mas pude aperfeiçoar o meu aprendizado que pôde ter servido de base. As células são as menores unidades básicas do ser- vivo e todo ser as possuem. Percebemos que elas possuem várias partes, cada uma com suas próprias funções e que existem vários tipos de células. Nas imagens podemos perceber também, sobre os TECIDOS, que, assim como as células, existem vários tipos. Descobri também que, entre células e tecidos existe uma certa "ligação"! Os tecidos são formados basicamente por células! É incrível como as células são tão pequenas que chegam ao ponto de não serem vistas a olho nu! Em cada ser existe muitas células e algumas delas se renovam com o tempo, devido a isso, grande parte da sujeira que encontramos em nossas casas é pele morta, que são lançadas a partir da renovação das mesmas. As células também se reproduzem, assim como os seres vivos. Elas se multiplicam formando outras células. Existem os micro organismos unicelulares, que são formados por um único tipo de célula e os pluricelulares, que são formados por vários tipos de células. Para analisar as células, devemos usar um microscópio. Elas são tão variadas que descobriu-se que existem dois tipos delas : A vegetal e a animal. Os jogos são muito divertidos e ajudam bastante no aprendizado do aluno! Estou amando aprender sobre tal assunto! Beijos
    Maria Clara Oliveira 7°S

    ResponderExcluir
  11. Monica,
    adorei os videos, eles foram de grande importância para minha aprendizagem sobre esta novo assunto que são as células, que também são de grande importância a nos seres vivos. Descobrir que a 2 tipos de células a vegetal e a animal. A célula animal é formada:
    Núcleo celular: cromossomos do DNA
    Ribossomos:\responsável pela fabricação das proteínas
    Complexo de Golgi armazena e libera as proteínas
    Vacúolo: existem em célula animal,porém são muito maiores na célula vegetal,serve como reserva energia e a armazena a água
    Citoplasma: Respiração
    Lisossomas: digestão
    Centríolos: divisão celular
    e a célula vegeta é formada pelos 'Cloroplastos: onde fica a clorofila da planta onde é realizado a fotossíntese.
    Vacúolo:armazena a água
    Citoplasma: a parede celular que ativa o metabolismo.
    Sao esses e muitos outros itens que com a ajuda desses videos eu pude aprofundar mais neste assunto!
    Pude perceber que as células são a menor unidade básica dos seres vivos, mas é claro que existe aquelas que podem ser vistas a olho nu.
    E também pude ver com as suas aulas Monica e com esse video que os tecidos são formados por células iguais!
    Os jogos é claro colaboraram muito para complementar em meu aprendizado o tornando mais divertido e prazeroso !
    Sol Batista Torres 7°S

    ResponderExcluir
  12. Monica,
    Achei os videos,jogos e imagens muito interessantes,pois eles falam sobre a matéria que estamos estudando no momentos:ás células, aprendi muito mais depois desses videos ,aprendi que as células são as menores unidades vivas que existem,e muitas só podem ser vistas com ajuda do microscópio que é uma invenção do século XVII que ao ser descoberto ajudou muito os cientistas a descobrirem mais sobre a vida de vários seres microscópicos como as bactérias e ás células.
    Todos os seres vivos são formados por células,existem vários seres que são formados por milhões,bilhões e até trilhões de células,como nós seres humanos,animais e plantas (pluricelulares) ,mas existem também os seres que são formados só por uma célula como bactérias,protozoários e algumas algas(unicelulares) ás células mesmo sendo tão pequenas desempenham grandes e importantes funções.
    Existem vários tipos de células como as humanas que são formadas basicamente por núcleo(região onde se localiza o DNA),citoplasma e membrana plasmática, existem também as células vegetais que algumas partes muito importantes são:Parede celulósica e Vacúolo.Cada ser vivo para ser um ser vivo deve: nascer,crescer,se reproduzir,envelhecer e morrer.
    As células em conjunto formam os tecidos,os tecidos formam os órgãos,e os órgãos formam o corpo humano.Os jogos me ajudaram muito a entender bem mais sobre as células de uma forma divertida me fazendo ainda mais gosta dessa matéria muito interessante que é as células,um abraço.
    Cláudio Henrique Mendes 7°S

    ResponderExcluir
  13. Mônica,
    Eu achei muito legal os jogos. Nos mostraram que cada vez mais a célula cresce, se alimenta, se reproduz, envelhece e morre como todos os seres vivos do planeta Terra. Mas, quanto a isso, o sentido muda pois, a célula existe no corpo tanto animal, quanto vegetal e o sentido muda porque dependendo do corpo, sua função será diferente. Nós só podemos enxergá-las por conta dos microscópico. De acordo com os vídeos e jogos, o corpo animal não têm os cloroplastos,vacúolo central e parede celular, já o vegetal têm; Na célula animal, a produção de energia é responsável pelas mitocôndrias; Elas são mais parecidas com as células vegetais do que com as células bacterianas; A célula vegetal possui uma parede celular, já a animal não obtém; etc. Já o slide mostra que a primeira célula observada foi em 1663, por Robert Hooke, e ele estima que o corpo humano tem cerca de 100 trilhões de células. Elas são os menores seres vivos da Terra, em que assim formam tecidos, bem complexos e organizados. As células encontradas em nosso corpo são, cada uma, com formas, funções e maneiras diferentes de interagir. As partes principais das células são a Membrana Plasmática, (responsável por proteger a célula e de regularizar a saída e entrada de substâncias); O Citoplasma (responsável pelas reações químicas necessárias a vida das células); E o Núcleo (nele é controlado as funções das células, onde tem o DNA de cada uma e que a células que não possuem o núcleo, no caso dos glóbulos vermelhos). Nelas existem muito mais órgãos, como um bem importante O Complexo de Golgi, descoberto por Camilo Golgi, são bolsas membranosas achatadas que podem armazenar e transformar em substâncias. Esse é um pequeno exemplo pois existem ainda mais órgãos, fazendo elas e nós vivermos. Elas funcionam como uma fábrica, cada órgão tem sua função, assim, com elas podemos viver! Assim acho que esse estudo é bem legal e que podemos descobrir várias coisas microscópicas!
    André Guilherme Martins Costa 7°Ano S

    ResponderExcluir
  14. Monica,
    Com os vídeos pude aprender mais sobre as células.
    As células são compostas por três partes sendo eles, membrana celular, citoplasma e núcleo. Cada parte possui uma função específica. A membrana celular ou membrana plasmática tem como função controlar a entrada e saída de nutriente da célula, no citoplasma ocorrem reações químicas que são necessárias para a vida da célula, já o núcleo tem como função armazenar o código genético conhecido também com DNA. As células possuem diferentes formas e tamanhos que são delimitadas de acordo com as funções que cada uma exerce.
    Hoje em dia possuem também células vegetais que sintetizam seus próprios nutrientes pelo processo de fotossíntese já as células animais obtém nutrientes no meio em que vivem.
    Células microscopias são células minúsculas e que podem ser visualizadas apenas por microscópios.
    Muitos organismos são constituídos por uma única célula como as bactérias, já as células multicelulares são formados por um conjunto de células.
    Algumas células morrem e são substituídas.
    Os tecidos são um conjunto de células semelhantes reunidas para desempenhar uma mesma função. Porem existe vários tipos de tecido sendo eles, tecido epitelial, conjuntivo, muscular ou nervoso.
    Com as células é possível formar tecidos que futuramente formam órgãos,sistemas e organismos.
    Ou seja, a célula é praticamente a base da vida.
    Nos jogos com todas essas informações reunidas pude colocar em pratica de maneira divertida e atraente.

    ResponderExcluir
  15. Mônica,
    Com as suas postagens eu aprofundei ainda mais os meus conhecimentos sobre a matéria que estamos estudando . Nessa última postagem aprendi que as células são muito importantes para a sobrevivência dos seres vivos , inclusive a dos humanos . As células são compostas por três partes : a membrana celular ou plasmática (responsável por proteger a célula e de regularizar a saída e entrada de substâncias), o núcleo ( tem como função armazenar o código genético conhecido também como DNA. ) e o citoplasma é onde ocorre reações químicas que são necessárias para a vida da célula. Pude entender que as células nascem, reproduzem, envelhecem e morrem . O conjunto de células iguais formam um tecido, tipos de tecido :
     Epitelial
     Conjuntivo Ósseo
     Tecido Conjuntivo Adiposo
     Tecido Conjuntivo Cartilaginoso
     Tecido muscular
     Tecido nervoso
    Cada célula tem suas características, devido ao lugar onde ela esta. Os jogos são muito divertidos e criativos e ajudam bastante a aprimorar os nossos conhecimentos de uma maneira dinâmica . Estou gostando muito dessa matéria .

    Maria Eduarda Pereira Aguiar 7°Ano S

    ResponderExcluir
  16. Mônica,
    Essas postagens me ajudou e com elas pude aprender mais sobre as células e suas funções no nosso corpo.
    As células são formadas de três partes:
    NÚCLEO:é uma estrutura envolvida por uma membrana, a carioteca,e que tem como principal função guardar os cromossomos,o material genético da célula.
    MEMBRANA: tem como função revestir,proteger e controlar a entrada e saída de substâncias.
    CITOPLASMA: exerce as funções de nutrição celular (respiração,excreção, síntese de proteínas, armazenamento de substâncias e circulação).
    Aprendi também que as células são muito importantes para os seres vivos e as células podem associar-se formando tecidos, os tecidos podem associar-se formando órgãos, os órgãos podem associar-se formando os sistemas e o conjunto dos sistemas forma o organismo humano.
    O citoplasma de uma célula animal possui:
    _A Mitocôndria.
    _O Lisossomo.
    _O Retículo Endoplasmático.
    _O Centríolo.
    _O Complexo Golgiense.
    _Ribossomo.
    E cada uma dessas organelas possui uma função diferente.

    Isanna Ferreira Oliveira 7ano SS

    ResponderExcluir
  17. Mônica,
    Amei, pois me ajudou bastante, achei essa matéria super interessante e muito legal.
    Gostei também porque fala tudo sobre as células e as partes do corpo e as suas funções como a do:
    -Núcleo: que é responsável por guardar os cromossomos.

    -Citoplasma:É responsável pela nutrição.

    -Retículo Endoplasmático: é responsável por reproduzir proteínas.

    Esse blog me ajudou e vem me ajudando bastante, pois aqui com os videos, as postagens e os jogos eu vejo se eu aprendi mesmo sobre a matéria...]

    Maria Vitória Carvalho 7º SS

    ResponderExcluir
  18. Monica,com os videos e jogos que consegui executar,vejo que a aula de ciências e suas explicações surtiram efeito,tudo agora está fazendo sentido,adorei o jogo das celulas,pois,mostra como é a vida na celula em nosso corpo,e sua defesa.O quiz que executei ajudou com as perguntas do nosso livro de ciências.O texto passado por você também ajudou muito.Enfim foi muito importante para o meu aprendizado.
    Pedro Lucas 7ano s

    ResponderExcluir
  19. Mônica, gostei muito pois com os jogos e videos passados eu consigui compreende mais sobre o conteúdo de ciências.
    Aprendi também que
    NÚCLEO:é uma estrutura envolvida por uma membrana cariota ,e que tem como principal função guardar os cromossomos,o material genético da célula.
    MEMBRANA: tem como função revestir,proteger e controlar a entrada e saída de substâncias.
    CITOPLASMA: exerce as funções de nutrição celular (respiração,excreção, síntese de proteínas, armazenamento de substâncias e circulação).
    Aprendi também que o animal possui um citoplasma que possui organelas de fuções diferentes
    _A Mitocôndria.
    _O Lisossomo.
    _O Retículo Endoplasmático.
    _O Centríolo.
    _O Complexo Golgiense.
    _Ribossomo.

    Eric Vinícius Dias Freitas
    7º ano "ss"

    ResponderExcluir
  20. adorei os videos , jogos e imagens Mônica . Aprimorou meus conhecimentos .
    Daniela Oliveira Brito 7º ss

    ResponderExcluir
  21. Mônica, gostei dos jogos e vídeos, pois fala exatamente do que nós estamos estudando atualmente, fala das células animais, vegetais e humanas, e de cada uma delas fala a sua parte,esses jogos me ajudaram a entender as partes da célula animal, a Cromatina, Mitocôndria, Centríolos, o Retículo Endoplasmático Rugoso e o liso, a Membrana, o Lisossomo, o Complexo de Golgi e a Membrana nuclear.
    Josué Junior 7° ''SS''

    ResponderExcluir
  22. Monica estas suas postagens falam exatamente do que nós estamos estudando atualmente, fala das células animais, vegetais e humanas, e de cada uma delas fala a sua parte,esses jogos me ajudaram a entender as partes da célula animal, a Cromatina, Mitocôndria, Centríolos, o Retículo Endoplasmático Rugoso e o liso, a Membrana, o Lisossomo, o Complexo de Golgi e a Membrana nuclear. Nessa última postagem aprendi que as células são muito importantes para a sobrevivência dos seres vivos .
    Maria Fernanda Aparecida Silveira 7 s

    ResponderExcluir
  23. Mônica, gostei muito pois com os jogos e videos passados eu consiguir compreende mais sobre o conteúdo de ciências
    As células também são a menor parte do corpo que nos compõe.
    A Células se juntam e formam o tecido, que constituem os órgãos, que se juntam e formam os sistemas, e os sistemas juntos o organismo.

    ResponderExcluir
  24. Mônica, suas postagens estão nos ajudando muito, pois estamos aprofundando nosso conhecimento o que é bom para nos ajudar na hora da prova, é bom para fixar o conteúdo. E é também bom para conhecer os organismos que formam nossos corpos e de que somos feitos.
    Marisa 7° ano ss

    ResponderExcluir
  25. Oi Monica, muito legal aprender sobre as celulas, eu não sabia que o corpo humano tem 100 trilhões de células.
    Júlia Soares.
    7ano/ss

    ResponderExcluir
  26. Mônica,
    Achei este texto informativo e os jogos são muito legais para entreter o tempo com o texto pude aprender várias funções que as células exercem dentre elas posso citar, como:
    -Ribossomo
    -Organela
    -Microssomo
    -Retículo endoplásmatico rugoso
    -Retículo endoplásmatico liso
    -Lisossomo
    -Centríolo
    -Complexo
    E com o jogo pude observar que a célula evolui para sobrevir melhor aspectos como: velocidade,ataque, defesa entre outros. Fiquei admirado como um organismo pode exercer tantas funções, dentre elas podemos citar:
    -Reproduzir-se
    -Nos defender
    -Exercer suas funções individualmente ou não

    Márcio André S. Fernandes Sala: 7°SS

    ResponderExcluir
  27. Mônica,
    Esta ao que vejo é uma matéria meio complexa por seus nomes, acho ela meio complicada, quero dizer.. Achava, pois a a parti da visualização destas imagens explicativas, dos videos e da realização dos jogos, ampliaram meu conhecimento duvidoso e complexo a respeito desta matéria, achei importante as parte onde cita as funções de cada parte da célula:
    NÚCLEO:é uma estrutura envolvida por uma membrana, a carioteca,e que tem como principal função guardar os cromossomos,o material genético da célula.
    MEMBRANA: tem como função revestir,proteger e controlar a entrada e saída de substâncias.
    CITOPLASMA: exerce as funções de nutrição celular (respiração,excreção, síntese de proteínas, armazenamento de substâncias e circulação).
    Também foi uma parte interessante a parte das organelas, e formação dos tecidos e do corpo, varias partes são importantes, mas entre elas ressalto a importância das células, onde achei interessante que ao chamado DNA vem do Núcleo da célula.
    Cainan Correia Sá 7ss

    ResponderExcluir
  28. Mônica,


    Nesse post, eu aprendi mais sobre as celulas, descobri que as celulas foram descobertas apartir de uma observação de um tecido morto. As celulas são a menor unidade viva, e compoem os tecidos, que compoem os orgãos, que compoem os sistemas, que compoem o individuos. No post tambem fala sobre cada organela da celula desde as presentes na animal e vegetal ate aos que não estãoresentes em todos. Gostei muito do post !! Muito interessante e educativo

    ResponderExcluir
  29. Comentario acima de mateus pereira bastos nao consegui colocar esse comentario como resposta e nem consegui apagar o meu primeiro entao como prova deicho ele abaixo









    Mônica,


    Nesse post, eu aprendi mais sobre as celulas, descobri que as celulas foram descobertas apartir de uma observação de um tecido morto. As celulas são a menor unidade viva, e compoem os tecidos, que compoem os orgãos, que compoem os sistemas, que compoem o individuos. No post tambem fala sobre cada organela da celula desde as presentes na animal e vegetal ate aos que não estãoresentes em todos. Gostei muito do post !! Muito interessante e educativo


    Mateus pereira bastos 7 ano S

    ResponderExcluir
  30. Esse post me ajudou na matéria mesmo que eu ja sabia o conteúdo mostrado mas de uma maneira isso reforçou meu conhecimento e me ajudou em partes que eu ficava confuso explicou as diferenças e organelas da célula animal e vegetal tambem mostrou que as células formam os tecidos que formam os órgãos que formam o sistema que forma o ser vivo!
    André Marcelino 7ºs
    Obs:nao deu para min postar nas ferias pois e estava sem internet

    ResponderExcluir
  31. Mônica, esse post me ajudou muito, pois tirou algumas duvidas sobre o conteudo. as funções que os organismos podem exercer:
    Reproduzir-se
    -Nos defender
    -Exercer suas funções individualmente ou não
    achei muito interessante essa parte pois eu nao sabia.
    esse post alem de ajudar e tirar duvidas.
    consegui aprender mais sobre o conteudo.
    Nicole Nunes Cunha 7 ano s

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas