domingo, 9 de fevereiro de 2014

9º ano Eu pensava que a Terra remendava com o céu


28 comentários:

  1. Monica eu achei muito interessante o texto que voce leu para agente sobre o indio sobre ele acha que a terra e pregada no ceu.

    Guilherme Matheus

    ResponderExcluir
  2. ''Pois o menino não tinha conhecimento,de como a terra era.Sobre as culturas e línguas''

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito pois os índios kaxínaua tinha um modo diferente de pensar como era o final da terra, eles achavam que a terra era remendada com o céu, mas logo eles descobriram em uma viagem que fizeram, que ela não era remendada com o céu ela não tinha fim.
    Loren Stéphane Azevedo Mendes
    9 ano A
    José Gorutuba

    ResponderExcluir
  4. "O menino por nunca ter saído da sua aldeia pensava que a tribo KÀXIMAL era as únicas pessoas ,que viviam na terra, e que era remendada com o céu"
    Luis Gustavo 9°A

    ResponderExcluir
  5. Com o poema percebi que mesmo com tantas descobertas que os cientistas fazem sobre a Terra e o Universo ainda há pessoas que acreditam em ideias antigas, como é o caso do Noberto, que quando criança acreditava que a terra remendava com o céu.
    Anna Clara Santos Mariz
    9º A

    ResponderExcluir
  6. Cada pessoa interpreta o mundo de acordo com o que conhece. O menino pensava que o lugar onde vivia era limitado, e e que só existiam os Kaximawá.
    É muito interessante conhecer outros pontos de vista e perceber como a cultura influência em tudo isso.
    Maria Clara Alves 9º A

    ResponderExcluir
  7. Com o vídeo do poema pude ver como era o ponto de vista diferente de como Noberto imaginava o mundo, pensando que a terra remendava com o céu.
    Izadora Balieiro Dias.
    9º A

    ResponderExcluir
  8. Os índios viviam na aldeia, em seu pequeno mundo. Eles não tinham conhecimento do universo e acreditavam que estava diante dos seus olhos e na sua imaginação.
    Concluir que mundo onde vivemos, há muito a que descobri e que existe mistérios a serem desvendados.
    Dâmaris Caroline 9°A

    ResponderExcluir
  9. Interessante, uma vez que a história passa aos olhos de um índio sem conhecimento amplo sobre o mundo e que cria respostas em sua mente para alguns eventos da natureza, como chuva, noite, sol, etc.
    Se você observar, é uma mente muito fértil, e que se eu não tivesse o conhecimento que tenho hoje, poderia considerar tudo isso como verdadeiro!
    Amanda Pedroso (Cec Diocesano)
    9 ano ss

    ResponderExcluir
  10. O menino que sempre vivia ali na aldeia pensava que aquela era a única tribo que existia e que só existiam o Kaximawá,e pelo fato de nunca ter viajado pensava que a terra remendava com o céu mas assim que viajou com seu pai descobriu que não era isso e que não tinha fim.
    Yasmin Taynara
    9ºA

    ResponderExcluir
  11. O menino, pensava que a terra se remendava com o céu e que só existiam eles (os Kaximawá) por conhecer apenas as pessoas de sua tribo e seus limites.Mas quando percebeu que ñ que a terra era infinita e que existia milhões de pessoas no mundo viu que o seu pensamento de antes era diferente da realidade.

    Évelyn Cristine 9º A

    ResponderExcluir
  12. O menino,pensava que a terra era remendada com o céu por falta de conhecimento e por sua cultura, acho que quando não temos conhecimentos acreditamos no que pensamos como o caso do índio.
    Rodolfo 8° A

    ResponderExcluir
  13. O povo kaximawá, tem sua cultura. E quando viam os brancos eles estranhavam por falata de conhecimento de outras culturas. O garoto Kaximawá achava que a terra era remendada ao céu e isso era seu pensamento , como nós quando eramos pequenos pensavamos que o céu era azul ou que as nuvens eram feitas de algodão.
    Brenda Ribeiro 9ºano ''s'' -- cec diocesano --

    ResponderExcluir
  14. Esse video representa uma coisa muito profunda:
    Oq o menino fala é q nada oq ele achava q era relamente é, mensiona no videos q so existia a tribo kaxinauá no mundo todo, assim pecebemos q esse menino era disprovido de imformaçao assim dando o motivo para tudo q existia no mundo uma coisa da sua imaginaçao

    ResponderExcluir
  15. O menino da tribo kaximawá achava que a Terra era remendada no céu porque ao contrário dos brancos, ele não tinha um conhecimento sobre o assunto, e também por ter uma cultura diferente, ele achava isso.

    - Juana Luiza.
    9· ano "S".

    ResponderExcluir
  16. pode ver como os indios pensavam como era o mundo, pois não tinhão um conhecimento mais aprofundado como os homens brancos tinham.
    Andressa 9°ano A

    ResponderExcluir
  17. No poema, foi possível entender como um índio acreditava ser o universo, devido sua cultura e até mesmo por falta de conhecimento. Sendo assim, ele acreditou no que seus olhos viam e no que sua imaginação criava. Gostei da forma como o índio encontrou "respostas" sobre o universo em sua mente e também de conhecer um ponto de vista diferente sobre o assunto.
    Emilly, 9°A

    ResponderExcluir
  18. O índio acreditava nas coisas de acordo com seu conhecimento, assim acreditava que a terra remendava com o céu porque era isso que dizia as lendas, histórias e outros índios de sua aldeia !!
    Alana 9º ano ss

    ResponderExcluir
  19. Os índios viviam na aldeia, em seu pequeno mundo. Eles não tinham conhecimento e acreditavam que estava diante dos seus olhos e na sua imaginação. mas hoje já temos conhecimentos grassas a ciência e estar se evoluindo rapidamente já sabemos como que e o planeta terra e o universo.

    Anna Paula 9°A

    ResponderExcluir
  20. O menino imaginava o mundo diferente da realidade.Ele pensava que existia apenas tudo aquilo que havia na tribo KAXINÁWA.Quando ele saiu da tribo e seu pai falou que o mundo não tinha fim ele acabou descobrindo que nada aquilo que ele imaginava existia.
    Francielly 9ºA.

    ResponderExcluir
  21. O poema, me abriu uma visão mais ampla de como ainda existem pessoas que estão desligadas das informações científicas, me mostrou o quão bela pode ser a imaginação humana, e que apesar de não estar correto seus pensamentos, não se pode desvalorizar, pois acima de tudo é a cultura dele e uma é cultura muito bela.
    Nariane Estéfane 9°A

    ResponderExcluir
  22. Muito legal a história,pois fala de um menino que imaginava por exemplo como é que ocorria a chuva,mas isso nada mais era do que respostas para esses fenômenos ,já que não tinha conhecimento.Por ter uma cultura diferente com outras tradições pensava que apenas o seu povo existia,o povo Kaxináwa,e ele só foi descobrir as respostas verdadeiras para suas perguntas quando foi viajar com seu pai.
    Laysa Paula R. Gonçalves-9º A
    E.E.José Gorutuba

    ResponderExcluir
  23. O vídeo nos mostra uma maneira que um menino imagina a terra do seu jeito sem descordar das outras teorias e da maneira que nem descorde nem concorde da imaginaçao das outras pessoas!!! Maria Clara Souza 9 ano A

    ResponderExcluir
  24. Esse vídeo nos mostra a maneira que o menino imaginava a terra .Ele imaginava que só havia ha tribo KAXINÁWA no mundo e para ele a tribo era o mundo e não havia nada alem dela.E ele só foi descobrir que o mundo era muito mais que a tribo quando viajou com seu pai.
    Maria Julia Souza 9 ano A

    ResponderExcluir
  25. Conheci uma nova história,nem todo mundo imagina como é o mundo na realidade,que aquele pequeno menino tinha uma imaginação totalmente diferente,mais com o tempo ele descobriu que não era simples assim; com o tempo devemos descobrir cada vez mais.
    Daniella Vitória 9 ano A

    ResponderExcluir
  26. O menino achava que só existia o seu povo e suas culturas,ele pensava que era só sua tribo e além disso não existia mais nada. Depois quando ele foi viajar com seu pai que ele foi ter conhecimento sobre o seu mundo.
    Maria Cecília Silveira 9 ano A

    ResponderExcluir
  27. Interessante saber que tem outras pessoas que pensavam que o mundo é diferente, e apartir desse pensamendo poder refletir como seria o mundo desse geito.
    Vitor Souza 9ss

    ResponderExcluir
  28. É Incrível,saber que existem pessoas com um pensamento amplo e curioso,e saber que esse menino achava que só existia sua tribo,suas culturas e linguagem,e que imaginava que a Terra remendava com o Céu mas que com uma grande viagem com seu pai,ele descobriu que ''O mundo é muito grande e que não tem Fim!''
    Rafael Dias Antunes 9°B: E.E.J.G

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas