sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

9º ano Poeira das estrelas












55 comentários:

  1. Com esses vídeos pude ver como muitos pensadores que defendiam uma ideia, não aceitavam a ideia do outro. Galileu Galilei foi um homem que conseguiu provar que sua teoria que estava certa e não a de Aristóteles. E mesmo conseguindo provar ainda foi condenado a prisão perpétua domiciliar. Hoje sabemos que a teoria de Galileu é a correta, mas antes as pessoas não tinham a liberdade do pensamento. Galileu foi contra um pensamento errado e hoje sabemos que mesmo acusado injustamente, ele sabia a verdade, e divulgou contra a vontade de muitos.

    ResponderExcluir
  2. Esses vídeos são incríveis, pois nos mostram que Galileu Galilei era uma pessoa extraordinária e muito avançada para seu tempo. Galileu dedicou sua vida para provar suas teorias e pensamentos, uma frase que retrata isso é: "Se raciocinar fosse como carregar pedras, então vários raciocinadores seriam melhor do que um. Mas raciocinar não é como carregar pedras. É como uma corrida... Onde um único cavalo galopante supera facilmente uma centena de cavalos puxando carroças."
    Seus pensamentos eram contraditórios aos de Aristóteles, que eram considerados os corretos pela bíblia e pela tradição, por isso teve problemas com o vaticano, mas sua força de vontade superou os limites da idade e produziu sua ultima obra antes de falecer, que se espalhou rapidamente pela Europa. Mas o papa João Paulo II pediu perdão pelos erros da igreja e assim Galileu foi considerado um dos maiores cientistas da humanidade, influenciando pessoas como Newton e Eisten.
    Samuel Felipe Martins Costa 9ºss

    ResponderExcluir
  3. Esses videos são muito bons, pois com eles deu para compreender melhor as dificuldades que os cientista e a população enfrentava com a religião, e Galileu Galilei foi um exemplo disso ele enfrentou esses obstáculos, mas para conseguir ele teve que ser condenado por prisão perpetua domiciliar, e com tudo isso ele provou que a teoria de Aristóteles estava errada, que na verdade não é o mundo que gira em torno da Terra; essa teoria é a certa que permanece ate hoje. Deu para ver que naquela época as pessoas não tinha tanta liberdade igual temos hoje de "colocar a boca no trombone"

    ResponderExcluir
  4. Esses vídeos me fizeram entender melhor como era o pensamento de cada pesquisador da época, e também pude perceber que a ciência e a igreja tinham uma ligação o que hoje não é assim, como no vídeo de Galileu Galilei, onde mostra que ele lutou pela teoria, onde o mundo gira em torno do sol, (Heliocêntrico) mas a igreja concordava na teoria onde a terra é o centro do universo, (Geocêntrico). E as pessoas só foram perceber que Galileu estava certo depois de sua morte.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito dos vídeos achei muito interessante. Com tudo isso pude entender um pouco das teorias e saber o que os cientistas pensava. Galileu Galilei era um cientista que era muito inteligente e que tentava prova que suas teorias era verdadeira e que a de Aristóteles estava errada. Foi tanto que ele foi preso por fala que Aristóteles estava errado e naquela época quem falava que Aristóteles estava errado estava também falando que a igreja estava errada, pois a igreja interferia em tudo a respeito da ciência

    ResponderExcluir
  7. Com esses videos eu concluir que antigamente a igreja que "mandava" em tudo, e quem a contrariasse sofreria as consequências. A igreja acreditava na teoria de Aristóteles, que falava que a terra era o centro do universo e que o sol e os outros planetas rodavam em torno dela. Mas na verdade sabemos que o Sol que esta no centro e a terra que roda em torno dele. Quem criou essa teoria foi Galileu Galilei, que por sinal foi a primeira pessoa que apontou a luneta para o céu. Com essa teoria, Galileu foi perseguido pela igreja, e condenado a ficar em prisão domiciliar pelo resto da sua vida. Mesmo preso Galileu Galilei terminou sua obra. Mais tarde, o Papa Paula II pediu perdão pela igreja, pois a teoria de Galileu Galilei estava certa, e não a de Aristóteles.

    - Juana Luiza
    9º ano "S"

    ResponderExcluir
  8. Com esses videos pude concluir o dilema que existia entre a igreja e os cientistas da época, a igreja mandava a população não escultar o que os cientistas falavam,caso contrario teria uma punição para a pessoa.A unica teoria aceita pela a igreja era a de Aristóteles.A teoria de Galileu Galilei é ate hoje a mais correta e que todos conhecem:O Sol esta centro do universo e terra gira e torno dele.Pelas imprudências de Galilei ele era muito perseguido pela igreja e foi preso.Depois de muito tempo o Papa pediu perdão a igreja.Resumindo a historia, Galilei e suas teorias era que estava certo e não Aristóteles. Nathália Brandão

    ResponderExcluir
  9. Graças a esses videos pude compreender que antigamente a igreja dominava.Quem discordava das ideias da religiao era preso ou morto.Foi o que aconteceu com Galileu Galilei que dizia que o Sol era o centro e os planetas giravam em torno,o que era o contrário da ideia de Aristóteles(a terra era o centro ao invés do Sol)sendo a unica teoria aceita pela igreja.Galileu aceitou a teoria aristotélica forçado pois se nao aceitasse seria morto, e entao foi condenado a prisao domiciliar.Percebi também que Galileu sofreu muito para mostrar que sua teoria era verdade e que a teoria de Aristóteles estava errada mostrando sua capacidade avançada.

    José Inácio 9º ano S

    ResponderExcluir
  10. No vídeo poeira das estrelas, eu achei muito interessante a ideia dos celtas (que em adoração ao sol) fizeram um calendário de tamanho real. O monumento Stonehenge é bastante misterioso e criativo com varias marcações do sol. Existem várias explicações sobre a origem do mundo. Muitos acreditam em que um Deus (cultura monoteísta) ou que vários deuses (cultura politeísta) criaram tudo, mas há também aqueles que acreditam na teoria científica, na qual tudo foi se expandindo rapidamente parecendo uma grande explosão chamada Big Bang, há 13.700.000 anos, dando origem a tudo que há no universo: planetas, estrelas, satélites e ate nós que fomos feitos da matéria liberada dessa explosão e por isso o astrônomo Carl Sagan disse certa vez que somos todos poeira das estrelas.
    Achei a história de Galileu Galilei muito injusta, pois quando ele estava descobrindo e entendendo fatos da ciencia foi preso e condenado pela igreja alegando que ele estava duvidando de Deus. É muito interessante como Galileu chegou a conclusao de que Aristóteles estava errado e que o Sol é que é o centro de tudo e nao a Terra apontando um telescópio para o ceu ja que naquela época ele era utilizado para fins náuticos. Ele assim utilizou o método ver para crer fazendo experiencias e comprovando suas ideias.

    ResponderExcluir
  11. Esses videos são muito bons, pois com eles deu para compreender melhor as dificuldades que os cientista e a população enfrentava com a religião. Muitos acreditam em que um Deus (cultura monoteísta) ou que vários deuses (cultura politeísta) criaram tudo, mas há também aqueles que acreditam na teoria científica, na qual tudo foi se expandindo rapidamente parecendo uma grande explosão chamada Big Bang, há 13.700.000 anos, dando origem a tudo que há no universo: planetas, estrelas, satélites e ate nós que fomos feitos da matéria liberada dessa explosão e por isso o astrônomo Carl Sagan disse certa vez que somos todos poeira das estrelas.Achei tambem a história de Galileu Galilei muito injusta, pois quando ele estava descobrindo e entendendo fatos da ciencia foi preso e condenado pela igreja alegando que ele estava duvidando de Deus. É muito interessante como Galileu chegou a conclusao de que Aristóteles estava errado e que o Sol é que é o centro de tudo e nao a Terra apontando um telescópio para o ceu ja que naquela época ele era utilizado para fins náuticos. Ele assim utilizou o método ver para crer fazendo experiencias e comprovando suas ideias.ANDRE LUIZ LIMA SANTOS 9º ano A

    ResponderExcluir
  12. Descobrir de onde viemos, de onde somos e de que somos é muito fascinante e foi isso que vi em poeira nas estrelas.Desde o big bang há mais de 14 bilhões de anos atrás nos fazemos essa perguntas, varias etnias nos contam de maneira diferente no seu ponto de vista.Os cientistas mostram de maneira mais precisa de acordo com suas hipótese como: Galileu Galilei, Aristóteles e Nicolau córpenico.
    Brenda Ribeiro- cec- 9ºano S

    ResponderExcluir
  13. Os vídeos me esclareceram uma série de dúvidas e me despertaram muito interesse nos grandes filósofos e em suas histórias.Galileu foi um homem muito importante para ciência e física mundial; ele teve a coragem de pensar diferente de todos e, mesmo provando que estava certo, sofreu as consequências disso. Ele foi um dos responsáveis por sabermos tudo o que sabemos hoje sobre astrologia e exerceu grande contribuição e influência no conhecimento da física.
    Maria Clara Alves Medeiros - 9º A.

    ResponderExcluir
  14. Muito bacana esses vídeos que mostram de forma interessante um assunto muito importante. Assimilei os conhecimentos adquiridos com minhas pesquisas com as informações passadas pelos vídeos, vi também sobre um assunto muito instigante: a criação dos planetas, é muito legal ver como somos tão pequenos em vista da imensidão da galaxia.
    Alana 9º ano ss

    ResponderExcluir
  15. Aprendi que Gallileu fez importantes descobertas na área da astronomia e também da física-que contribui com as descobertas feitas por Newton, que seu trabalho não foi aceito na época, pois o modelo heliocêntrico desafiava o modelo geocêntrico aceito pela Igreja Católica, e que por isso foi proibido de publicar outros trabalhos, ficando preso em sua casa na Toscana.

    Anna Clara Santos Mariz
    9º A

    ResponderExcluir
  16. Assistindo aos vídeos, pude aprender e entender melhor sobre a teoria de Galileu sobre o universo. Galileu fez uma contradição ao modelo geocentrico e a Igreja Católica quando apresentou a sua idéia de que a terra não era o centro do universo, e sim o Sol, fazendo com que muitas pessoas não ficassem a favor dele.
    Izadora Balieiro 9° A

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastande dos videos,com eles entendi como muitos pensadores que defendiam uma determinada ideia não aceitavam e lidavamcom a ideia do outro. E Galileu Galilei foi um homem que teve a capacidade de provar que a sua teoria estava correta, diferente de Aristóteles, e foi condenado a prisão perpétua, mesmo provando sua teoria. Hoje a sua ideia é aceita e correta, mas antigamente não existia a liberdade do pensamento. E ele foi até o final, para que suas ideias e teorias sejam publicadas, e reconhecida por todos. Gabriela Antunes 9°ss

    ResponderExcluir
  18. Com os vídeos pude compreender melhor os pensamentos dos cientistas da época, e o dilema que existia entre a igreja e os cientistas , a igreja mandava a população não escutar o que os cientistas falavam. Galileu conseguiu provar para todos que sua teoria estava correta, Aristóteles, falava que a terra era o centro do universo e que o sol e os outros planetas rodavam em torno dela. Mas na verdade sabemos que o Sol que esta no centro e a terra que gira em torno dele.
    Yasmin Taynara
    9º A

    ResponderExcluir
  19. Assistindo aos vídeos, pude aprender e entender melhor sobre a teoria de Galileu sobre o universo.Que ele foi um homem que conseguiu provar que sua teoria que estava certa e não a de Aristóteles. E mesmo conseguindo provar ainda foi condenado a prisão perpétua domiciliar.mas a igreja concordava na teoria onde a terra é o centro do universo, (Geocêntrico). E as pessoas só foram perceber que Galileu estava certo depois de sua morte.
    Anna Paula 9° A

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante dos videos, pois com ele pude comprender melhor os pensadores daquela época. Percebi tabém, como Galileu Galilei lutou para defender a sua teoria de de que o Sol e não a Terra ficava no centro do universo. E apesar de Galileu ter conseguido provar a sua teoria, a igreja ainda sim defendia a teoria de Aristóteles, condenando Galileu a prisão perpétua domiciliar. E a teoria de Galileu só foi totalmente aceita após sua morte.
    Ana Júlia 9 ss

    ResponderExcluir
  21. Com os vídeos eu aprendi muito sobre o universo e o seu inicio.Aprendi muito com os filósofos como Galileu Galilei com suas experiências e suas pesquisas para descobrir sobre os mistérios do universo.A guerra entre ciência e igreja.A igreja acreditava que a teoria de Aristoteles era a teoria correta e a Ciência achava que a teoria de Galileu Galilei que era a correta.A teoria de Galileu só foi totalmente aceita após sua morte.
    Francielly 9º A

    ResponderExcluir
  22. Monica eu aprendi sobre a origem do mundo.vi a importância de Galileu Galilei, sobre sua descobertas na astronomia, suas experiências e as suas pesquisas para descobri a origem do universo.galileu conseguiu provar suas teorias, mais a igreja continuou do lado de Aristóteles, galileu foi condenado a prisão perpetua. mais a teoria de galileu só foi aceita após sua morte.
    loren Stéphane Azevedo Mendes
    9 ano A
    José gorutuba

    ResponderExcluir
  23. É muito interessante a história de Galileu pois,ele ficou contra tudo e todos principalmente da Igreja Católica(q o condenou a prisão perpetua).Mesmo assim, ele derrubou a teoria geocêntica(onde a terra era o centro do universo) e provou que o heliocentrismo(onde a terra ñ é o centro do universo) era a teoria certa, mas foi só tempos depois de morrer q sua teoria foi recenhecida.
    Évelyn Cristine 9º A

    ResponderExcluir
  24. Aprendi que há várias teorias sobre a criação ou surgimento do mundo,da vida.Algumas pessoas acreditam que o mundo foi criado por um Deus,outros acreditam que ele foi criado por vários Deuses e há outros que acreditam que o mundo surgiu a partir de uma explosão chamada Big Bang,dando origem a tudo que há no universo pela matéria liberada dessa explosão.Conheci também a história de Galileu Galilei que foi um astrônomo muito importante para ciência e física mundial.Ele fez importantes descobertas que não foram aceitas na época,pois suas teorias eram contra as teorias de Aristóteles,aceitas pela Igreja Católica,Galileu foi proibido de publicar outros trabalhos e condenado a prisão domiciliar.Depois de um certo tempo sua teoria foi totalmente aceita pelas pessoas,mas ele já havia morrido.Galileu foi responsável por sabermos boa parte de tudo o que sabemos hoje, é por todos esses motivos que ele entrou para a história da ciência.
    Laysa Paula R. Gonçalves-9º A
    E.E.José Gorutuba

    ResponderExcluir
  25. Com esses videos eu pude entender um pouco mais sobre o universo, e a história, aprendi mais sobre a vida do grande Galileu Galilei, um verdadeiro gênio, que dedicou sua vida aos estudos, tentando mostrar ao mundo onde realmente estamos e o que nos cerca. Com suas incríveis descobertas ele foi condenado a prisao domiciliar, pois estavam contra as teorias de Aristóeles, e a igreja nao permitia isso. com outro video também pude ver a grandeza do universo e que cada cultura tem sua teoria para o inicio de tudo.e que ainda há muita coisa a ser descoberta. tem a teoria do Big Bang, que houve uma explosão e daí, tudo começou, e que "somos feitos da mesma matéria que a estrela". "A pensar sobre tudo isso, pensar sobre o grande vazio do espaço, e bilhões e bilhões de estrelas, bilhões e bilhões de pontinhos" . (com essa matéria não tem como não lebrar da musica "sinfonia da ciencia")

    ResponderExcluir
  26. Os videos nos mostra que Galileu Galilei era uma pessoa extraordinária e muito avançada para seu tempo. Galileu dedicou sua vida para provar suas teorias e pensamentos, uma frase que retrata isso é: "Se raciocinar fosse como carregar pedras, então vários raciocinadores seriam melhor do que um. É muito interessante como Galileu chegou a conclusao de que Aristóteles estava errado e que o Sol é que é o centro de tudo e nao a Terra apontando um telescópio para o ceu ja que naquela época ele era utilizado para fins náuticos. Ele assim utilizou o método ver para crer fazendo experiencias e comprovando suas ideias.
    Maria Clara Souza 9 ano A.

    ResponderExcluir
  27. Eu entendi que Galileu Galilei era um pessoa muito avançada em seu tempo e extraordinária. Com suas experiências e suas pesquisas para descobrir sobre os mistérios do universo.A diferença entre a ciência e a igreja, e ele fez de tudo, para que suas ideias e teorias sejam publicadas, e reconhecida por todos.
    Maria Julia Souza 9 ano A

    ResponderExcluir
  28. Com esses documentários e essa animação, é impossível não se atrair pela questão discutida da CIÊNCIAS X RELIGIÃO, o que até me surpreendeu o fato de Galileo Galilei ser um católico fervoroso e praticante. Mas acima de tudo, Galileo ele nunca se prendeu á falsa modéstia, e foi um homem corajoso, que enfrentou á igreja á quem ele amava e era o meio de "governo" da época, pois exercia grande influencia.
    Galileo em sua existência ele avançou todos os estudos científicos, podendo ser até considerado como "o pai da ciência moderna". Sua curiosidade e astúcia, fez com que suas pesquisas, descobertas e invenções fossem essenciais á tudo que sabemos hoje em dia. E como o Próprio Galileo Galilei já dizia: " A natureza nos deu os olhos para ver suas obras e o cérebro para compreende-las"
    Nariane Estéfane Dias de Sá
    9°ano A

    ResponderExcluir
  29. Eu gostei muito e pode ver como Galileo Galilei foi corajoso por enfrentar a igreja que exercia grande influencia.E de como ele descobriu como era realmente o universo e como lutou para que a sua teoria fosse reconhecida por todos e ser considerada verdadeira e a teoria de Aristóteles falsa.Mesmo que isso so pode ser conquistado quando ele ja tinha falecido.
    Andressa 9°ano A

    ResponderExcluir
  30. Os videos mostraram a tamanha curiosidade humana que levaram grandes estudiosos a "quebrarem suas cabeças" para acharem respostas na astronomia.Se o sol girava em torno da Terra ou se a Terra que girava ao redor do sol? Foram essas perguntas que levou Aristóteles e Galileu Galilei a fazerem grandes descobertas e aperfeiçoamentos baseando em teorias de outros estudiosos.
    LÓRIE 9º ANO A

    ResponderExcluir
  31. Com esse vídeo soube que Galileu Galilei era uma pessoa muito interessada e muito extraordinária com suas pesquisas,que ele lutou muito para que elas fossem conhecidas por todos.Ele teve a coragem de ser e pensar diferente dos outros e, mesmo provando que estava certo, sofreu as com isso.
    Daniella Vitoria 9 ano A

    ResponderExcluir
  32. Com esses videos, deu para compreender melhor as dificuldades que os cientista e a população enfrentava com a religião,que quem não obedecesse a igreja era severamente castigado ou era morto.Que Galileu Galilei era um pessoa muito avançada em seu tempo e extraordinária. Com suas experiências e pesquisas para descobrir sobre os mistérios do universo,ele foi responsável por sabermos boa parte de tudo o que sabemos hoje, é por todos esses motivos que ele entrou para a história da ciência.
    Gabriel de Souza Romão 9 ano A

    ResponderExcluir
  33. Bom o vídeo mostra muito bem como na época as pessoas adotavam uma teoria sem provas muito facilmente e a partir dai a tomavam como verdadeira e passavam a ensinar para as novas gerações...,.Á grande luta de Galileu Galilei foi desmentir as teorias erradas de Aristoteles á principal que "o sol e os outros planetas eram quem giravam em torno da terra" Mais infelizmente a igreja não concordava com isso mesmo ele apresentando provas como com a do telescópio. Naquela época se nao houvesse cautela á igreja poderia entender os seus pensamentos como heregicos e então voce seria levado a fogueira, não foi o ocorrido com Galileu mas ele teve que passar o resto da sua vida em prisão domiciliar onde dedicou-se a prova DA SUA TEORIA.

    ResponderExcluir
  34. Esse video mostra como na quela época as população enfrentava dificuldade s e que Galileu era uma pessoa muito avança ele que nos fez compreender boas coisas do nosso universo com suas pesquisas.
    Vitor Diego Damasceno Barbosa 9 ° A

    ResponderExcluir
  35. Os videos me ajudaram a entender as dificuldades que os cientistas enfrentavam enfrentavam com a religiao , e se nao obedecesse a igreja poderia sofrer varios castigos ou ate mesmo a morte .E que existem varios teorias de como o mundo surgiu .E muitos cientistas que enfrentaram a religiao foram punidos e ate mortos.
    Pedro Henrique 9° ano A

    ResponderExcluir
  36. Eu entendi que os cientistas tiveram muitas dificuldades para apresentarem suas teorias pois tinham que enfrentar a religiao e acabavao sendo mortos e que Galileu nos fez compreender muitas coisas novas com suas pesquisas inovadoras .
    Gabriel Vinicius 9° ano A

    ResponderExcluir
  37. Muito interessante pois os cientistas tentavam saber de onde viemos,como tiveram dificuldades,porque eles acreditavam que o mundo foi criado por vários Deuses, e já outros pensam que o mundo surgiu espontaneamente,mas já o astronomo queria provar a teoria do big bang. Cada época era uma história diferente para entender como o mundo surgiu.
    Maria Cecília Silveira 9 ano A

    ResponderExcluir
  38. Assistindo aos vídeos, pude entender melhor sobre a teoria de Galileu sobre o universo.Galileu Galilei revolucionou a metodologia científica, era sem sombra de dúvida um homem a frente de seu tempo. Galileu Galilei lutou para defender a sua teoria de de que o Sol e não a Terra ficava no centro do universo. Galileu através de seus experimentos, discordava e apoiava na tese que a terra girava em torno do sol.E mesmo conseguindo provar ,ainda foi condenado a prisão perpétua entretanto , suas idéas eram verdadeiras e serviram de bases para toda a ciencia atual.
    Dâmaris Caroline 9°ano A

    ResponderExcluir
  39. Com esses videos pude aprender como era difícil para a ciências naquela epoca, que lutava principalmente conta a igreja.Galileu Galilei pode ser chamado de pai da ciencias pois avançou em todos os sentidos.Ele consegiu provar que a terra girava em torno do sol.Foi condenado a prisao perpetua e quando morreu sua teoria foi aceita.
    Monica desculpa por postar atrasado mais por favor considere meu comentario pois nos dias não lembrei e depois viagem pra onde não tem internet.

    Monizauberto Mateus 9° A

    ResponderExcluir
  40. Eu aprendi que Galileu Galilei sofreu muito, defendendo o modelo do heliocentrismo,pelo fato que o sol e não a terra ficava no centro do universo ,por Galileu provar que sua teoria estava certa a igreja ainda defendia o modelo de Aristóteles ( o Geocentrismo) .E anos depois aceitarão sua teoria depois de sua morte
    Luis Gustavo 9° A

    ResponderExcluir
  41. Muitos desses pensadores, apesar de estarem certos, eram incompreendidos pois não tinham como provar, e mesmo provando eram condenados, pois consideravam perigosas suas visões .As maiores autoridades achavam que Galileu quando expunha suas ideias estava indo contra a Bíblia sagrada assim como os outros pensadores que foram sentenciados a morte.

    Brenda Keren 9ºA

    ResponderExcluir
  42. Todas as culturas ja tentaram descobrir a origem do Universo, muitas pessoas fazem a mesma pergunta .... De onde viemos?
    Concluir com esse video que existia uma briga entre a Igreja Catolica e os cientistas da epoca.
    Existem varias culturas que pensam que o mundo foi criado por varios Deuses , outras acreditam que o Universo surgiu do nada . Entendi tambem que muitos pensadores nao aceitava a ideia do outro.
    A teoria de Galileu Galilei so foi aceita depois de sua morte. Galileu Galilei provou que a teoria Heliocentrica que era a teoria correta. Foi atraves das fazes de Venus ,que Galileu Galilei passou a enxergar o Sol como o centro do Universo e nao na de Aristoteles,onde a Terra era vista como o centro do Universo .
    Anny Eduarda 9 ano A

    ResponderExcluir
  43. ''Com esse video conheci melhor sobre a teoria de Galileu Galilei a sua grande luta foi desmentir as teorias erradas de Aristoteles á principal que "o sol e os outros planetas eram quem giravam em torno da terra" Mais infelizmente a igreja não concordava com isso mesmo ele apresentando provas como com a do telescópio.Com suas incríveis descobertas ele foi condenado a prisao domiciliar, pois estavam contra as teorias de Aristóteles, e a igreja não permitia isso.Gostei muito desse video pois aprendi mais sobre a historia do universo!
    Ana Gabriella Morais Silva 9º B

    ResponderExcluir
  44. Assistindo esses vídeos eu entendi que Galileu Galilei lutou para mostrar que a sua teoria estava certa e a de Aristóteles estava errada porque não era a Terra o Centro do Universo e sim o Sol então por isso ele foi condenado a ficar preso em sua casa até morrer e a Igreja não o considerava mais Católica,pois quando ele morreu,foi provada que a sua teoria estava certa,então ele foi enterrado como Católico pela Igreja!
    Evilson Alves de Souza Junior 9ºB

    ResponderExcluir
  45. mt legal os videos. Adorei saber mais sobre Galileu Galilei ,q foi um grande cientista. Foi uma pena q a sua teoria so foi aceita apos seu falecimento :'(. Tambem percebi q havia mts conflitos entre a ciencias e a religiao e ate as vezes os cientistas brigavam contra eles msm para tentar provar quem é q estava certo.
    Savio Amaral 9º A

    ResponderExcluir
  46. Com esse videos conseguir concluir um pouco de tudo.. da teoria
    de Galileu Galilei ele tambem sofreu muito porque não tinha como provar que sua teoria estava certa e tentou “desmentir as teorias erradas de Aristoteles á principal que o sol e os outros planetas eram quem giravam em torno da terra”.
    E percebi que muito desses pensadores estavam certos e não tinha como provar isso.
    Com os videos aprendi muito!
    Priscila Stefany 9º B

    ResponderExcluir
  47. João Vitor Alves Guimarães25 de fevereiro de 2014 às 16:18

    Pude concluir que antes quem mandava em tudo era a igreja, e quem a desmentisse sofreria as consequências. A igreja acreditava na teoria de Aristóteles, que falava que a terra era o centro do universo e que o sol e os outros planetas rodavam em torno dela.Á grande luta de Galileu Galilei foi desmentir as teorias erradas de Aristoteles á principal que "o sol e os outros planetas eram quem giravam em torno da terra" Mais infelizmente a igreja não concordava com isso mesmo ele apresentando provas como com a do telescópio. Naquela época se nao houvesse cautela á igreja poderia entender os seus pensamentos como heregicos e então voce seria levado a fogueira, não foi o ocorrido com Galileu mas ele teve que passar o resto da sua vida em prisão domiciliar onde praticou sua teoria

    ResponderExcluir
  48. Com os vídeos entendi como antigamente os cientistas sofriam, pois eles descobriam várias coisas mas não podiam expor suas ideias senão eram mortos pela igreja. Antes, ou até hoje, havia muita rixa entre a religião e a ciência. Como a ciência era menos reconhecida que a igreja, ela tinha mais poder e não mostrava as ideias que podiam ser verdade. Galileu queria muito mostrar que a teoria de Aristóteles estava errada, mas as pessoas só foram descobrir e comprovar após sua morte.
    Maria Alice 9° S

    ResponderExcluir
  49. Monica aprendi que desde o que do inicio as pessoas tentam descobri a origem de tudo.E que a reelegiam e a ciência debatiam desde a ceculos atrás . Sobre a teoria do Big Bang eu já conhecia .
    Gabriel Antunes 9A

    ResponderExcluir
  50. Com esses videos eu pude compreender que antigamente os cientistas tinham dificuldades em mostrar as suas teorias para a população, porque a Igreja que praticamente mandava em tudo, e se alguém a questionasse, muitas vezes tinha pena de morte. Galileu Galilei foi um dos cientistas que questionou a Igreja dizendo que o Sol era o centro do Universo, e não a Terra (de acordo com a teoria de Aristóteles, a teoria em que a Igreja acreditava). Ele teve que desmentir sobre sua teoria para não ter a pena de morte. Mais tarde voltou a falar que a sua teoria estava certa, e teve que ficar o resto de sua vida em prisão domiciliar. Mesmo preso em casa Galileu terminou suas obras onde mostrava sua teoria. Hoje nos sabemos que na verdade o Sol não é o centro do Universo e Sim da nossa galaxia, a Via - Láctea.

    - Juana Luiza Borborema Antunes
    9º "S".

    ResponderExcluir
  51. Os videos nos mostra que Galileu Galilei era uma pessoa extraordinária e muito avançada para seu tempo. Galileu dedicou sua vida para provar suas teorias e pensamentos, uma frase que retrata isso é: "Se raciocinar fosse como carregar pedras, então vários raciocinadores seriam melhor do que um. É muito interessante como Galileu chegou a conclusao de que Aristóteles estava errado e que o Sol é que é o centro de tudo e nao a Terra o centro. Isso mudou muito a astronomia mas demorou muito para essa teoria a ser aceita pela a igreja catolica no mundo.
    Vitor Souza 9ss

    ResponderExcluir
  52. Com esses vídeos,pude ver até onde a igreja iria para defender a sua idéia que era feita a partir do pensamento de Aristóteles,onde dizia que a Terra era o centro do universo e todos planetas giravam em torno dela ; e que o objeto mais pesado cai mais rápido do que o mais leve,mas com muitas pesquisas Galileu Galilei pode chegar à conclusão de que isso não era verdade,a Terra não é o centro do universo, e que os dois objetos caem ao mesmo tempo.Tempos depois Galileu Galilei foi condenado à prisão perpétua domiciliar por ir contra a teoria da igreja,mesmo conseguindo provar a sua teoria.Antes de falecer , Galileu Galilei produziu sua última obra,que se espalhou rápido pela Europa,sendo assim papa João Paulo II pediu desculpas,e Galileu foi considerado como um dos maiores cientistas, influenciando Eisten e Newton.


    Matheus Gabriel 9°SS

    ResponderExcluir
  53. Gostei muito, com esses videos pude entender melhor so
    bre astronomia e tudo mais, pensadores incríveis como o Galileu Galilei, e o quanto a igreja defendia seus princípios , teorias,fatos.
    e as descobertas e desmentindo mitos como "a coisa mais pesada cai mais rápido q a mais leve" e que "a terra era o centro de tudo".
    Ryan Marcos 9°C

    ResponderExcluir
  54. Graças a esses videos pude compreender que antigamente a igreja dominava.Quem discordava das ideias da religiao era preso ou morto.Foi o que aconteceu com Galileu Galilei que dizia que o Sol era o centro e os planetas giravam em torno,o que era o contrário da ideia de Aristóteles(a terra era o centro ao invés do Sol)sendo a unica teoria aceita pela igreja.Galileu aceitou a teoria aristotélica forçado pois se nao aceitasse seria morto, e entao foi condenado a prisao domiciliar.Percebi também que Galileu sofreu muito para mostrar que sua teoria era verdade e que a teoria de Aristóteles estava errada mostrando sua capacidade avançada.
    Maria Vitoria DAngelis 9B

    ResponderExcluir
  55. ''Com esse video conheci melhor sobre a teoria de Galileu Galilei a sua grande luta foi desmentir as teorias erradas de Aristoteles á principal que "o sol e os outros planetas eram quem giravam em torno da terra" Mais infelizmente a igreja não concordava com isso mesmo ele apresentando provas como com a do telescópio.Com suas incríveis descobertas ele foi condenado a prisao domiciliar, pois estavam contra as teorias de Aristóteles, e a igreja não permitia isso.Gostei muito desse video pois aprendi mais sobre a historia do universo!
    Samira Laianny 9B

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas