sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Método científico 9º ano





















6 comentários:

  1. Acho muito interessante o uso do método científico para poder responder perguntas a partir de hipóteses. Parece meio vago, mas logo após: observar devemos formular hipóteses para resolver os desafios propostos. O uso de tal método depende de total atenção e conhecimento sobre o fato para quem quer usá-lo.
    O interessante também é que a partir dos vídeos podemos tirar uma conclusão que o método científico é na verdade uma evolução de pensamentos que se baseiam em hipóteses experiências sobre cada questão
    Samuel Felipe Martins Costa 9º ss

    ResponderExcluir
  2. O método científico é muito importante, pois pode ser usado para quase tudo. Vai de uma simples construção até uma mega construção. Nós usamos o método científico para coisas simples como fazer café:
    Observamos o pó do café, logo após criamos a hipótese de quanto pó de café usaremos, logo após experimentamos, passando todos os passos até a conclusão. O método científico, ajudou e ainda ajuda muitas pessoas hoje. Um método simples, mas de grande importância.

    ResponderExcluir
  3. O legal disso tudo é como eles reproduzem a imagem de um acontecimento natural, no caso o arco-íris, de uma forma artificial.
    Primeiro nós observamos o fato do arco-íris aparecer somente em períodos de chuva com influência do sol. Daí checamos as cores que se repetem sempre na mesma ordem.
    Através de experimentos, desvendamos o motivo físico de tal evento, mas não basta abastecer somente a própria opinião. Devemos checar arquivos de pessoas que pensaram o mesmo, pois como o arco-íris é visto por toda população, muitos outros já devem ter feito a mesma pergunta.
    Outra coisa que achei muito legal foi a comparação do criacionismo com o método cientifico, uma vez que cientistas procuram conclusão através dos dados, enquanto os criacionistas dados para apoiarem a conclusão!
    Amanda Pedroso (Cec Diocesano)
    9º ano ss

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Monica, o metodo cientifico e muito útil para pesquisas pois em vez de vc "crer para ver, vc ver para crer" assim as coisas podem ser provadas com mais facilidade.
    A ordem é observar, criar hipóteses, depois acontece a experimentaçao, apos a mesma vc conclui seu pensamento, assim tendo uma maior objetividade,e tendo uma maior certeza sobre o que vc esta falando esta relmente certo ate q provem o contrario.

    ResponderExcluir
  5. Mônica,
    O método científico apresentado no começo do slide, nos mostra as etapas de um experimento, tais como:
    -Observar o fenômeno, como ocorre, suas características e circunstâncias.
    -Buscar informações, ate então desconhecidas para podermos saber mais sobre o que está sendo estudado,
    -Formular hipóteses, acumular e refletir sobre as ideias já estudadas.
    -Experimentar sua hipótese para comprovar que é válida tendo assim o resultado chegando a uma conclusão.
    A diferença do método científico para o criacionista é que o científico apresenta os dados que devemos chegar a uma conclusão. Já o criacionista devemos descobrir os dados pertencentes a tais conclusões.
    Na segunda tirinha mostra a experimentação, o resultado e, ao final, a conclusão.
    O homem flutua, pois a grande quantidade de sal presente na água deixa-a mais densa possibilitando que ele flutue. Podemos fazer a experiência (comparação) com a água da piscina ou de rios, na qual o homem não flutuará tão facilmente quanto no mar.
    A ultima charge apresenta a teoria que um meteorito caiu sobre a Terra gerando a extinção dos dinossauros.
    Adorei as charges. Elas me ajudaram a compreender alguns fatos.
    Geovana Madureira 9º s

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito e foi apartir desse metodo que o mundo mudou, pois o pensamento de antigamente era crer para ver e agora e ver para crer que passou a ser experimental na ciencia.
    Vitor Souza 9ss

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas