quarta-feira, 5 de março de 2014

8ºano Sistema nervoso

















JOGOS E ANIMAÇÕES

http://www.cerebronosso.bio.br/exercite-seu-crebro

Conteúdos






















31 comentários:

  1. Com base em tudo que foi falo e discutido e mostrado em vídeos, aprendi bastante coisas com: que a base do sistema nervoso é o neurônio responsável pela condução do impulso nervoso,ele é constituído pelas seguintes partes: corpo celular, o núcleo celular, dendritos.
    Falamos também sobre a sinapse nervosa é uma região de comunicação entre os neurônios, células musculares e epiteliais glandulares. As sinapses ocorrem no contato das terminações nervosas, o contato físico não existe realmente, por mais que seja muito próxima, ha um espaço entre elas, chamado sinapse ou fenda sináptica, o Impulso Nervoso ainda consegue passar devido aos neurotransmissores que atravessam a fenda e estimulam receptor nos dendritos e assim transmitem o impulso nervoso de um neurônio para o outro.
    Temos o cérebro que é dividido em quatro partes: lobo occipital, lobo parietal, lobo temporal e lobo frontal, cada um com a sua função. No final do cérebro temos o cerebelo que é a parte do encefálico responsável pelo equilíbrio da postura corporal.
    Tronco encefálico: é a porção do sistema nervoso central entre a medula espinhal e o cérebro ele se encontra fixo no cerebelo. Ele tem três porção:
    Bulbo raquidiano: tem as funções vitais como respiração , batimento do coração entra outros.
    Ponte: transmite informação ao cérebro.
    Mesencéfalo: conecta o cérebro ao tronco encefálico.
    Resumindo o nosso sistema nervosa é extremamente espetacular,cuida de muitas coisas ao mesmo tempo.
    Maria Eduarda Bessa Bahia 8°SS

    ResponderExcluir
  2. Mônica, eu entendi que o sistema nervoso é o que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal). Os neurônios e os nervos são integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema nervoso de um animal são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do meio.
    DÉBORA CAROLINE 8°SS

    ResponderExcluir
  3. Cérebro O cérebro está relacionado com a maioria das funções do organismo como a recepção de informações visuais nos vertebrados, movimentos do corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo. O cérebro encontra-se protegido pelas meninges.
    Bulbo ou medula oblonga O bulbo tem a função relacionada com a respiração e é considerado um centro vital. Também está relacionado com os reflexos cardiovasculares e transmissão de informações sensoriais e motoras.
    Cerebelo é responsável pelo controle motor. A organização básica do cerebelo é praticamente a mesma em todos os vertebrados, diferindo apenas no número de células e grau de enrugamento. Pesquisas recentes sugerem que a principal função do cerebelo seja a coordenação sensorial e não só o controle motor.
    Ponte A função da ponte é transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente superiores.
    O córtex sensorial coordena os estímulos vindos de várias partes do sistema nervoso. O córtex motor é responsável pelas ações voluntárias e o córtex de associação está relacionado com o armazenamento da memória.
    Principais divisões do Sistema Nervoso Periférico
    O SNP pode ser divido em voluntário e autônomo.
    Sistema Nervoso Voluntário
    Está relacionado com os movimentos voluntários. Os neurônios levam a informação do SNC aos músculos esqueléticos, inervando-os diretamente. Pode haver movimentos involuntários.
    Sistema Nervoso Autônomo Está relacionado com os movimentos involuntários dos músculos como não-estriado e estriado cardíaco, sistema endócrino e respiratório.
    É divido em simpático e parassimpático. Eles têm função antagônica sobre o outro. São controlados pelo SNC, principalmente pelo hipotálamo e atuam por meio da adrenalina e da acetilcolina. O mediador químico do SNA simpático é a acetilcolina e a adrenalina, enquanto do parassimpático é apenas a acetilconlina.
    Arco reflexo Os atos reflexos são reações involuntárias que envolvem impulsos nervosos, percorrendo um caminho chamado arco reflexo.
    Um exemplo muito conhecido de arco reflexo é o reflexo patelar. O tendão do joelho é o órgão receptor do estímulo. Quando recebe o estímulo (ex. uma pancada) os dendritos dos neurônios ficam excitados. O impulso é transmitido aos neurônios associativos por meio de sinapses, que por sua vez transmitem o impulso aos neurônios motores. Os neurônios associativos levam a informação ao encéfalo e os neurônios motores excitam os músculos da coxa, fazendo com que a perna se movimente.
    Ana Gabriela Silva Souza 8ºss

    ResponderExcluir
  4. Mônica, eu entendi que o sistema nervoso é o que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal). O neuronio é a unidade funcional do sistema nervoso. Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos. As doenças que pode causar o sistema nervoso é : Mal de Alzheimer,AVC,Cafaleias e outras .

    ANA CLARA 8 ANO S

    ResponderExcluir
  5. Mônica, eu entendi que a base do Sistema Nervoso é o neurônio, que é capaz de produzir e conduzir impulsos nervosos. O Sistema Nervoso é dividido em 2, sendo eles: Encéfalo e Medula Espinhal. O Encéfalo, é dividido em 3, sendo eles: Cérebro, Cerebelo e Tronco Encefálico. E que o Tronco Encefálico também é dividido em 3, sendo eles: Mesencéfalo, Ponte e Bulbo. O cérebro tem várias áreas e cada um tem a sua função. O tronco cerebral ou encefálico é a porção do sistema nervoso central situada entre a medula espinhal e o cérebro. O tronco encefálico tem três porções que são, de baixo para cima: Bulbo raquidiano, Ponte e Mesencéfalo. Aprendi que na E.M. a mielina é destruída, tornando-se tecido esclerosado (endurecido). Isso distorce, ou até mesmo bloqueia os fluxos das mensagens. Aprendi que a DP (Doença de Parkinson) é devida a uma perda de neurônios em uma região do cérebro chamada substância negra, e que em aproximadamente 80% dos casos a doença inicia-se por tremor, afetando uma das mãos. Aprendi que existem dois sistemas básicos de memória: a implícita e a explícita. A memória explícita é consciente, e a memória implícita não é consciente.

    ResponderExcluir
  6. MÔNICA !!! eu entendi que quem comanda tudo do nosso corpo e o sistema nervoso que temos também a base do nosso corpo e o neurônio e que ela e fundamental no nosso corpo e nus mostra também como e o nosso celebro e cada parte ,nus explica também como e a nossa memoria .
    Adorei os jogos nus ensina muito mais
    MARIA CECILIA FERNANDES
    8° ANO SS

    ResponderExcluir
  7. Mônica. Eu entendi que a base de tudo no nosso corpo é o sistema nervoso, pois e através dele que tudo funciona.O que comanda esse sistema é o que chamamos de neurônio que conduz esses impulsos. Eu amei os jogos e aprender mais sobre nosso maravilhoso cérebro que nos surpreende a cada dia.
    Alexia Bruna 8 ano SS

    ResponderExcluir
  8. Monica,
    Entende muito sobre o sistema nervoso,bom vou falar um pouco sobre isso:O sistema nervoso é o que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, os sentidos e inicia ações de um ser humano. Os neurônios e os nervos são integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema nervoso de um animal são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do meio.
    Gostei muito também dos videos bem interessantes.Com isso tudo posso dizer que vamos desempenar um maravilhoso trabalho na sala de aula!

    ANA VÍVIAN ARAUJO FARIAS 8º SS

    ResponderExcluir
  9. Mônica, gostei muito do power point pois com ele eu entendi que o sistema nervoso é a base do nosso corpo e é ele que é responsável pela condução do impulso nervoso, ele é constituído pelas partes: corpo celular, o núcleo celular, dendritos. Ele é dividido em duas partes o encéfalo e medula espinhal.
    O encéfalo e dividido em três partes o cérebro, cerebelo e o tronco encefálico que também é dividido em três partes a ponte, bulbo e mesencéfalo.
    Também gostei dos videos e dos jogos que me ajudaram a entender melhor a matéria.

    LÁRA FRANCINE 8° SS

    ResponderExcluir
  10. Mônica, aprendi muitas coisas com os videos e principalmente com o power point, aprendi q o sistema nervoso é a base do nosso corpo . Ele nos mostra também cada parte do cérebro e suas funções.
    Tronco encefálico: é a porção do sistema nervoso central entre a medula espinhal e o cérebro ele se encontra fixo no cerebelo. Ele tem três porção:
    Ponte: transmite informação ao cérebro.
    Mesencéfalo: conecta o cérebro ao tronco encefálico.
    Bulbo raquidiano: tem as funções vitais como respiração , batimento do coração entra outros.
    Também adorei os jogos pois me ajudam a testa o meu conhecimento.

    CLARA SILVA 8ºSS

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O sistema nervoso central (SNC) é responsável por todas as funções e movimentos do nosso organismo. O encéfalo é composto por cérebro, cerebelo e tronco encefálico (mesencéfalo, ponte e bulbo). A medula espinhal liga os órgãos do corpo ao encéfalo, processo que se dá graças aos neurônios (células do SNC), eles interligam entre si com impulsos nervosos. A sinapse nervosa é o contato químico entre os neurônios.

    O cerebelo é responsável por funções diversas como equilíbrio, movimentos voluntários e aprendizagem motora. O bulbo efetua funções vitais como batimentos cardíacos e respiração. A ponte transmite informações e o mesencéfalo é responsável pela visão, audição e movimentos do corpo.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito dos vídeos,jogos e power point.A base do sistema nervoso é o neurônio,esse sistema pode ser dividido em alguns critérios:anatômicos,funcionais e filogenéticos.Os cheiros,dores,emoções,paladar,são produzidos a partir de estímulos do sistema nervoso.Existem dois sistemas básicos de memória,a implícita:inconsciente e a explícita:consciente.O cérebro é o objeto mais complexo que se tem conhecimento,ele gasta mais energia para funcionar do que qualquer outro órgão do corpo humano,consumindo um quinto do alimento que ingerimos.Existem três tipos de neurônios ,os sensoriais,motores e neurônios de associação.Achei bem interessante e aprendi muito.
    Lara Rayana 8 ano ss

    ResponderExcluir
  14. gostei muito dos vídeos, dos jogos e do power point e com eles aprendi que :Todos nós sentimos fome, sede, cheiros, sons, dores. Todas essas sensações são produzidas a partir de estímulos de um sistema muito importante no nosso corpo, o sistema nervoso.
    Nosso sistema nervoso é formado por células nervosas chamadas de neurônios, que são compostos por:
    • Dendritos: pequenos filamentos que recebem os impulsos de outros neurônios;
    • Axônio: filamento alongado e fino da célula. Transmite os impulsos nervosos;
    • Corpo celular: onde fica o núcleo celular;
    • Bainha de mielina: a mielina é uma substância isolante produzida pelo axônio que tem função de aumentar a velocidade de transmissão dos impulsos.
    O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
    O sistema nervoso central é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo se encontra no crânio e é constituído pelo cerebelo, cérebro e bulbo. A medula espinhal é um prolongamento do encéfalo.
    O sistema nervoso periférico é composto pelos nervos que se originam nos encéfalo e na medula espinhal. Esse sistema conecta o sistema nervoso central ao restante do corpo.
    O cérebro é composto de substâncias químicas, enzimas e hormônios
    A célula fundamental do sistema nervoso é o neurônio, que é capaz de produzir e conduzir impulsos elétricos.
    O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e postura corporal.
    Emilly Vitória 8 ano S

    ResponderExcluir
  15. Amanda Pereira D. 8 ano S11 de março de 2014 às 20:18

    As principais partes do encéfalo são:
    - Lobo frontal: responsável pelo movimento, pensamento e fala.
    - Lobo parietal: responsável pelo tato.
    - Lobo occipital: responsável pela visão.
    - Lobo temporal: responsável pelo paladar, olfato e audição.
    - Cerebelo: recebe informações de diversas partes do encéfalo e da medula espinal sobre a posição das articulações e o grau de estiramento dos músculos, como informações auditivas e visuais, ele coordena os movimentos e orienta a postura corporal. Quando uma parte do corpo se movimenta, o cerebelo coordena a movimentação das outras partes corporais para manter o equilíbrio.
    - Mesencéfalo: recepção e coordenação de informações sobre a contra muscular e a postura corporal.
    - Ponte: participação na manutenção da postura corporal correta, no equilíbrio do corpo e no tônus muscular.
    - Bulbo raquidiano: controla as funções vitais, como os batimentos cardíacos e os movimentos respiratórios.
    O cérebro é protegido por quatro camadas, sendo elas:
    1- Caixa craniana.
    2- Dura - máter.
    3- Aracnóide.
    4- Pia - máter.
    Medula espinal: a maioria das informações colhidas em diversas partes do corpo chega primeiramente até ela, para só então serem conduzidas ao encéfalo. A medula também elabora respostas para certos estímulos.(ex.a elevação da perna no momento em que bate o martelo.)
    Tem também o sistema nervoso periférico autônomo que é dividido em duas partes, sendo elas:
    - SNPA PARASSIMPÁTICO: para resumir é a parte que contrai.
    - SNPA SIMPÁTICO: para resumir também é a parte que descontrai.
    Obs: Mônica gostei muito dos videos e jogos, mais o que ajudou mesmo foi o PLANETABIO, mais gostaria que você desse uma aula mais aprofundada sobre os sentidos, pois tive algumas dúvidas.

    ResponderExcluir
  16. O nosso cérebro evoluiu muito ao passar do tempo,essas adaptações feitas o deixou mais complexo e inteligente assim como a evolução de motores de carros.
    A célula do sistema nervoso se chama neurônio,esta é formada por dendritos,corpo celular,axônio,bainha de mielina,etc. Não tem encontro físico entre dois neurônios e existe a sinapse onde um passa o estimo pro outro.O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central(encéfalo e medula espinhal)e o sistema nervoso periférico(nervos gânglios localizado fora do sistema nervoso central).
    O encéfalo é dividido em cérebro(pensamentos,movimentos voluntários,linguagem,julgamento,percepção,etc),cerebelo(movimento,equilíbrio,postura,etc), tronco encefálico(respiração,ritmos cardíacos,pressão arterial,etc).
    A medula é ligada ao encéfalo e transmite coisas para ele através dos neurônios.
    O sistema nervoso é protegido pelas meninges(dura-máter,aracnóide,pia-máter).obs:a meningite é a inflamação das meninges.
    OBS:Adorei as historias retratadas no quarto vídeo ex:a garota que retirou parte de seu cérebro e leva uma vida normal.
    ANA ELISA 8 S

    ResponderExcluir
  17. Mônica,
    aprendi bastante através do powerpoint e os vídeos ... como o neurônio que é a base do sistema nervoso que é capaz de produzir e conduzir impulsos elétricos que a organiza em 3 regiões : dendritos,filamentos,e a do axônio que os impulsos elétricos terminam no axônio.
    A sinapse nervosa que são onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram.
    O encefálo é dividida em lobos que realizam ações como o :Occipital , Parietal, Frontal e Temporal.
    O arco reflexo que é a via que um nervo segue.
    E algumas doenças como o mal de Alzheimer que é uma doença nêuro-degenerativa, suas causas são desconhecidas embora se saiba que é um componente genético. O mal de Alzheimer não tem cura. Essa doença provoca o declinio das funções intelectuais e com essa doença o indivíduo fica cada vez mais dependente dos outros.
    A doença de Parkinson que é uma doença moléstia degenerativa do sistema nervoso que afeta 1% dos indivíduos acima dos 60 anos.
    E por último uma doença que é muito conhecida a Depressão é uma doença em que um distúrbio da emoção que afeta o corpo, o humor e o pensamento , alterando o apetite e o sono, a forma com que a pessoa se sente e como pensa.

    ResponderExcluir
  18. Mônica, aprendi que o neurônio é a base do nosso sistema nervoso, o neurônio é capar de produzir e conduzir impulsos elétricos, também chamados de impulsos nervosos. O neurônio é dividido basicamente em três partes: dentritos, corpo celular e axônio. Também aprendi sobre a Sinapse que é os neurônios se "encontram" para passar um estímulo para o outro. O encontro físico entre os neurônios não ocorre, e o impulso passa de um neurônio para o outro através dos neurotransmissores. Além disso, aprendi sobre o Sistema Central(SNQ) que é formado pela medula espinhal e encéfalo(Mesencéfalo, Ponte e Bulbo).

    ResponderExcluir
  19. Mônica
    Aprendi bastante sobre o sistema nervoso central que é responsável por todas as funções e movimentos do nosso organismo,e também é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo se encontra no crânio e é constituído pelo cerebelo, cérebro e bulbo. A medula espinhal é um prolongamento do encéfalo.
    O cérebro é composto de substâncias químicas, enzimas e hormônios
    A célula fundamental do sistema nervoso é o neurônio, que é capaz de produzir e conduzir impulsos elétricos.
    O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e postura corporal.
    Mônica gostei muito dos seus videos,dos jogos e do power point.
    O tronco encefálico tem três porções que são, de baixo para cima: Bulbo raquidiano, Ponte e Mesencéfalo. Aprendi que na E.M. a mielina é destruída, tornando-se tecido esclerosado.Isso distorce, ou até mesmo bloqueia os fluxos das mensagens. Aprendi que a DP Doença de Parkinson é devida a uma perda de neurônios em uma região do cérebro chamada substância negra, e que em aproximadamente 80% dos casos a doença inicia-se por tremor, afetando uma das mãos.

    Luiza Mendes
    8ano s

    ResponderExcluir
  20. Mônica,aprendi muito com o power point os videos e os jogos eles me ajudaram a entender melhor e compreende que o nerônio é a base do nosso sistema nervoso. Aprendi também que o neurônio é dividido em três partes dentritos, corpo celular e axônio.

    O cerebelo é responsável por funções diversas como equilíbrio, movimentos voluntários e aprendizagem motora. O bulbo efetua funções vitais como batimentos cardíacos e respiração. A ponte transmite informações e o mesencéfalo é responsável pela visão, audição e movimentos do corpo.
    Ana Laura 8°ss

    ResponderExcluir
  21. O power point, os videos e os jogos me ajudaram a compreender melhor sobre o sistema nervoso.
    - O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais.
    - O neurônio é a célula fundamental do sistema nervoso. E eles se comunicam através da sinapse.
    - Sinapse: região de contato entre os neurônios.
    - Os neurônios são formados por: dendrito, corpo celular e axônio.
    - sistema nervoso central: formado pelo encéfalo e medula espinhal.
    - O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo, ponte e bulbo.
    - O cérebro humano é dividido em dois hemisférios: direito e esquerdo.
    - Podemos dividir sistema nervoso periférico em duas categorias: SNP somático e SNP autônomo.
    - O SNP somático apresenta os nervos cranianos e os nervos raquidianos.
    - O SNPA divide-se em simpático e parassimpático.
    Tainá Alves . 8°ss

    ResponderExcluir
  22. Monica, aprendi bastante sobre o sistema nervoso com os vídeos e o power point.
    É no Sistema Nervoso Central (SNC) que ocorrem nossos pensamentos e emoções, e onde ficam nossas memórias e ocorre todo tipo de estímulo sensitivo.
    O Sistema Nervoso Periférico (SNP) está formado por nervos e gânglios localizados fora do sistema nervoso central. Os nervos conectam as partes do corpo com o sistema nervoso central e os gânglios são associados aos nervos.
    O encéfalo é composto por cérebro, cerebelo e tronco encefálico (mesencéfalo, ponte e bulbo). A medula espinhal liga os órgãos do corpo ao encéfalo, processo que se dá graças aos neurônios. O neurônio é a base do nosso sistema nervoso, o neurônio é capar de produzir e conduzir impulsos elétricos, também chamados de impulsos nervosos. O neurônio é dividido basicamente em três partes: dentritos, corpo celular e axônio. Também aprendi sobre a Sinapse que é os neurônios se "encontram" para passar um estímulo para o outro. O encontro físico entre os neurônios não ocorre, e o impulso passa de um neurônio para o outro através dos neurotransmissores.

    ResponderExcluir
  23. Mônica,
    aprendi bastante através do powerpoint e os vídeos ... como o neurônio que é a base do sistema nervoso que é capaz de produzir e conduzir impulsos elétricos que a organiza em 3 regiões : dendritos,filamentos,e a do axônio que os impulsos elétricos terminam no axônio.
    A sinapse nervosa que são onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram.
    O encefálo é dividida em lobos que realizam ações como o :Occipital , Parietal, Frontal e Temporal.
    O arco reflexo que é a via que um nervo segue.
    E algumas doenças como o mal de Alzheimer que é uma doença nêuro-degenerativa, suas causas são desconhecidas embora se saiba que é um componente genético. O mal de Alzheimer não tem cura. Essa doença provoca o declinio das funções intelectuais e com essa doença o indivíduo fica cada vez mais dependente dos outros.
    A doença de Parkinson que é uma doença moléstia degenerativa do sistema nervoso que afeta 1% dos indivíduos acima dos 60 anos.
    E por último uma doença que é muito conhecida a Depressão é uma doença em que um distúrbio da emoção que afeta o corpo, o humor e o pensamento , alterando o apetite e o sono, a forma com que a pessoa se sente e como pensa.

    jyullio thiago 8°ss

    ResponderExcluir
  24. Mônica, os vídeos, imagens e o powerpoint me ajudaram a compreender melhor o conteúdo e esclarecer minhas dúvidas.
    -A principal célula do sistema nervoso é o neurônio. E eles se comunicam através da sinapse.
    -O sistema nervoso é dividido em: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O SNC é responsável pelo sentimento, emoção e memória. O SNP desempenha várias funções e através de seus impulsos nervosos consegue se conectar a todas as partes do corpo.
    -O SNP é dividido em autônomo e somático. O autônomo por sua vez se subdivide em: simpático e parassimpático. Que realizam funções contrárias.
    -O cérebro é dividido em dois hemisfério: direito e esquerdo. Usamos 98% das vezes o esquerdo que é responsável pelas funções lógicas, por sua vez o direito é responsável pela diversão.
    Laura 8° ss

    ResponderExcluir
  25. Mônica, com esse power point e jogos, videos aprendi muitíssimo sobre o corpo humano que é a matéria que estamos estudando.. Minha aprendizagem apliou bastante!• Dendritos: pequenos filamentos que recebem os impulsos de outros neurônios;
    • Axônio: filamento alongado e fino da célula. Transmite os impulsos nervosos;
    • Corpo celular: onde fica o núcleo celular;
    • Bainha de mielina: a mielina é uma substância isolante produzida pelo axônio que tem função de aumentar a velocidade de transmissão dos impulsos.
    O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
    O sistema nervoso central é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo se encontra no crânio e é constituído pelo cerebelo, cérebro e bulbo. A medula espinhal é um prolongamento do encéfalo.
    O sistema nervoso periférico é composto pelos nervos que se originam nos encéfalo e na medula espinhal. Esse sistema conecta o sistema nervoso central ao restante do corpo.
    O cérebro é composto de substâncias químicas, enzimas e hormônios
    A célula fundamental do sistema nervoso é o neurônio, que é capaz de produzir e conduzir impulsos elétricos.
    O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e postura corporal.
    O SNP somático apresenta os nervos cranianos e os nervos raquidianos.
    - O SNPA divide-se em simpático e parassimpático.

    o o mal de Alzheimer que é uma doença nêuro-degenerativa, suas causas são desconhecidas embora se saiba que é um componente genético.

    Marcella Cardoso Moreira 8°ss

    ResponderExcluir
  26. Monica, aprendi bastante sobre o sistema nervoso com os vídeos e o power point.

    • Dendritos: pequenos filamentos que recebem os impulsos de outros neurônios;
    • Axônio: filamento alongado e fino da célula. Transmite os impulsos nervosos;
    • Corpo celular: onde fica o núcleo celular;-A principal célula do sistema nervoso é o neurônio. E eles se comunicam através da sinapse.

    - O sistema nervoso é dividido em: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O SNC é responsável pelo sentimento, emoção e memória. O SNP desempenha várias funções e através de seus impulsos nervosos consegue se conectar a todas as partes do corpo.
    -O SNP é dividido em autônomo e somático. O autônomo por sua vez se subdivide em: simpático e parassimpático. Que realizam funções contrárias.
    -O cérebro é dividido em dois hemisfério: direito e esquerdo. Usamos 98% das vezes o esquerdo que é responsável pelas funções lógicas, por sua vez o direito é responsável pela diversão.
    • Bainha de mielina: a mielina é uma substância isolante produzida pelo axônio que tem função de aumentar a velocidade de transmissão dos impulsos.

    O cerebelo é responsável por funções diversas como equilíbrio, movimentos voluntários e aprendizagem motora. O bulbo efetua funções vitais como batimentos cardíacos e respiração. A ponte transmite informações e o mesencéfalo é responsável pela visão, audição e movimentos do corpo.

    ResponderExcluir
  27. Com o power point e vídeos consegui entender que o sistema nervoso e dividido em duas partes snc(Sistema nervoso central), e snp( sistema nervoso periférico). O sistema nervoso central é a parte que coloca o corpo em contato com o meio externo. Ele é composto por: cérebro, cerebelo, medula espinhal, órgãos dos cinco sentidos humanos (visão, olfato, paladar, audição, tato, pressão e temperatura).. O sistema nervoso periférico tem a função de reagir a estímulos provenientes do ambiente externo. Ele é constituído por fibras motoras que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos músculos esqueléticos.
    O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso.
    Bainha de mielina funciona como um acelerador de impulsos nervosos, quanto mais bainha de mielina maior a transmissão dos impulsos.
    O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e pelo controle do tônus muscular e dos movimentos voluntários.
    Bulbo tem a função de efetuar o batimento cardíaco e respiração. Dendritos são pequenos filamentos que recebem os impulsos dos outros neurônios. Axônios: filamento alongado e fino da célula. Transmite os impulsos nervosos.
    A ponte transmite informações ao mesencéfalo.

    Giovana Nogueira e Silva


    ResponderExcluir
  28. Graças aos videos pode ter um melhor compreenção do nosso sistema neroso.O vídeo que mais gotei foi o que falava dos neorônios.O neurônio é a parte mais importante do nosso cérebro (ele é a base do nosso sistema nervoso) e também é ele quem amarzena as nossas lembramças.O Alzheimer é uma doença que afeta pricipalmente os idosos, a doença leva a morte dos neurônios (os neurônios não se regenerão), a morte dos neorônios leva a pessoa peda da memoria.os neurônios possui partes do corpo chamadas de: bainha de mielina, axônio, núcleo e dentritos.Há algumas pates do cérebro que eu gostaria de citar : cerebelo é responsavel por funções variadas algumas delas são equilíbrio, movimentos voluntários e aprendizagem motora.Já o bulbo pratica funções vitais Ex: batimentos cardíacos e respiração.E a ponte manda informações para o corpo e o mecencéfalo é uma parte censivel e reponsavel pelos movimentos do corpo,pela audição e pela visão.


    Marina Miranda 8° ''S''

    ResponderExcluir
  29. O sistema nervoso é formado por células denominadas neurônios e é dividido em três partes: Sistema nervoso central, sistema nervoso periférico e sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo (ponte, bulbo e mesencéfalo) e pela medula espinhal. O periférico compreende os nervos. E o autônomo coordena as funções do nosso organismo que dispensam nossa vontade. Sinapse nervosa é o ponto onde dois neurônios se encontram e o estímulo passa de um para o outro por meio de mediadores químicos chamados neurotransmissores.
    O cerebelo é responsável pelo equilíbrio e postura corporal, pelos movimentos voluntários e pelo controle do tônus muscular.
    O bulbo é responsável pelas funções vitais como: respiração, batimentos do coração, fala, vômito, etc.
    A ponte é responsável por retransmitir informações e contém os centros que ajudam a regular a respiração.
    O mesencéfalo conecta o cérebro e o tronco encefálico.

    Clara Campos 8º ano S

    ResponderExcluir
  30. Mônica, aprendi que o sistema nervoso é quem coordena e regula as atividades corporais, e os neurônios são as células desse sistema. O neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio, eles se comunicam através de sinapses.
    O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
    O sistema nervoso central é dividido em:
    - Medula Espinhal: é o centro dos arcos reflexos.
    - Encéfalo: Cérebro (pensamentos, linguagem, julgamento, etc.), cerebelo (equilíbrio, movimento, etc.), bulbo e ponte.
    O sistema Nervoso Periférico é dividido em somático e autônomo.
    Isabela Madureira 8° ano S

    ResponderExcluir
  31. Monica, aprendi bastante sobre o sistema nervoso com os vídeos e o power point.

    • Dendritos: pequenos filamentos que recebem os impulsos de outros neurônios;
    • Axônio: filamento alongado e fino da célula. Transmite os impulsos nervosos;
    • Corpo celular: onde fica o núcleo celular;-A principal célula do sistema nervoso é o neurônio. E eles se comunicam através da sinapse.

    - O sistema nervoso é dividido em: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O SNC é responsável pelo sentimento, emoção e memória. O SNP desempenha várias funções e através de seus impulsos nervosos consegue se conectar a todas as partes do corpo.
    -O SNP é dividido em autônomo e somático. O autônomo por sua vez se subdivide em: simpático e parassimpático. Que realizam funções contrárias.
    -O cérebro é dividido em dois hemisfério: direito e esquerdo. Usamos 98% das vezes o esquerdo que é responsável pelas funções lógicas, por sua vez o direito é responsável pela diversão.
    • Bainha de mielina: a mielina é uma substância isolante produzida pelo axônio que tem função de aumentar a velocidade de transmissão dos impulsos.

    O cerebelo é responsável por funções diversas como equilíbrio, movimentos voluntários e aprendizagem motora. O bulbo efetua funções vitais como batimentos cardíacos e respiração. A ponte transmite informações e o mesencéfalo é responsável pela visão, audição e movimentos do corpo.

    Charles Emanuel

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas