terça-feira, 1 de abril de 2014

7º ano Origem do planeta Terra

























49 comentários:

  1. Achei muito legal os videos Mônica, deu para entender mais ou menos sobre a geração das coisas do universo ( André Felipe ) 7º SS

    ResponderExcluir
  2. Mônica,
    Esse videos ampliaram o meu conhecimento da origem da vida descobri de onde vem a energia ,as pessoas ,como surgiu a vida ,as descobertas , ampliei os meus conhecimentos na História antes de hoje. Eu me divertir bastante com as formas de vidas que existia bilênios de anos. Realmente eu gostei muito dos vídeos porque aprender e se divertir é a receita do conhecimento e faz as pessoas se perguntarem de muitas coisas que não ficou claras para elas e isso é muito bom para termos novas descobertas e a verdade é que aprender é sempre ótimo para nós ampliarmos nossos conhecimentos e ficarmos cada vez mais inteligentes e desfrutar da sabedoria.
    Leonardo 7º ano S

    ResponderExcluir
  3. Mônica,
    Nesses videos o que mais me ajudou a enter foi o filme conseguir descobrir que a Terra,era uma rocha quente ,a temperatura era tao auta q passava ta temperatura da supercie do sol.Esses videos realmente me ajudarão a abrir a mente e enterder mais o conteudo
    Arthur Matias 7 ano S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa ai corrigindo aqui
      Mônica,
      Nesses videos o que mais me ajudou a enter foi o filme conseguir descobrir que a Terra,era uma rocha quente ,a temperatura era tao auta que passava da temperatura da supercie do sol.Esses videos realmente me ajudarão a abrir a mente e enterder mais o conteudo
      Arthur Matias 7 ano S

      Excluir
  4. Monica,
    achei muito interessante saber como a terra foi criada, presenciar o nascimento da lua, e também aprimorar nosso conhecimentos sobre a origem da vida.
    Um abraço Julia Soares/ 7ºss

    ResponderExcluir
  5. Multiplicador(a), não deixe que mais um blog morra!

    Dê a sua opinião, a vida daquele blog depende de você!

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2014/04/multiplicadora-nao-deixe-que-mais-um.html

    Desde já, muito obrigado pela visita.

    Irivan Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. Mônica,
    Os vídeos sobre a origem da terra foram muito interessantes, ajuda a tirar dúvidas sobre como a terra se formou, como será q foi o "Big Bang", .....
    Nós conseguimos entender como q tantas coisas importantes para a nossa vida se formaram, matou as dúvidas, e o filme é legal, eu gostei da matéria.
    Ass: Marisa, 7º ano 'ss'

    ResponderExcluir
  7. Mônica,
    Gostei bastante desses vídeos que falam sobre a origem da vida explicada pela ciência apesar de achar que o criador do mundo foi Deus pude compreender e com isso despertei meu interesse por essa teoria.
    Márcio André 7ss

    ResponderExcluir
  8. Mônica,
    Achei suuper interessante os videos! Todos! Mostra qual a origem do planeta terra e por tudo que ele passou para chegar no que ele é agora. Explica a origem da vida, vista pelo lado dos cientistas, pela teoria do bigbang, mostra o quanto demorou para a terra se formar, e o modo curioso e interessante de como ela se formou. Adorei!
    Nicole Cunha 7S

    ResponderExcluir
  9. Mônica,
    Eu gostei bastante dos videos, lembrando de assuntos que nós estamos a estudar como as bactérias, cianobactérias etc.E além de explicar mais sobre a nossa origem ,a origem da vida e tambem as fases da Terra e como ele foi criado eu realmente me interessei pela matéria
    Lucas Vinicius 7º SS

    ResponderExcluir
  10. Mônica,
    Eu gostei muito do vídeo da Origem da Terra, porque fala sobre como a Terra foi criada passo a passo, a milhões de anos atrás e como ela foi se evoluindo até os dias de hoje. O mais interessante foi que o primeiro ser vivo a existir no planeta Terra foi uma libélula do tamanho de uma águia. Vale a pena assistir pois a gente pode aprender sobre a origem da nossa existência.
    Tiago Corsato 7ºS

    ResponderExcluir
  11. Mônica,
    a respeito dos videos, eles foram bem objetivos ao meu ponto de vista, eles concluíram e aprofundaram mais nossos estudos dessa nova matéria, esclareceram minhas duvidas sobre este assunto. Um dos ponto interessantes citados nos videos foi do vídeo: "A Origem da Terra " no ponto onde ele cita a formação das bactérias onde no mundo só continha gases (onde é o inicio dessa nova matéria) os videos foram bem esclarecedores e objetivos é um assunto muito super interessante mas bastante polemico mas a parti deles conseguir compreender melhor um pouco sobre isto.
    Cainan Correia Sá 7ºss

    ResponderExcluir
  12. Mônica,
    Gostei dos videos pois falam da origem de tudo da vida e do planeta,falando sobre a mitocondria(célula que transforma alimento em energia), tirou muitas dúvidadas minhas e apliou meu conhecimento an origem dos seres e do planeta a anos e anos.

    ResponderExcluir
  13. Mônica,
    Os vídeos ma ajudaram bastante a compreender melhor sobre a origem da vida no planeta que se iniciou a partir das bactérias primitivas(seres anaeróbios unicelulares) dentro do oceano que com a luz do sol pôde realizar a fotossíntese que liberou o oxigênio(substância essencial para a vida na terra) para a atmosfera.
    Com o tempo essas bactérias se evoluíra formando algas e animais no fundo do mar.
    Até então a vida na terra ainda não era possível até que os raios solares ao se encontrarem com o oxigênio começou a produzir uma substância denominada ozônio que formou uma capa ao redor do planeta não deixando que os raios ultravioletas chegassem na terra permitindo que a vida se desenvolvesse nela.
    A partir daí os seres foram se evoluíndo até chegar em nós.
    ISANNA FERREIRA OLIVEIRA 7° SS

    ResponderExcluir
  14. Mônica,
    Achei muito legal os videos Mônica, deu para entender sobre a geração das coisas do universo,sobre a origem da vida no planeta que se iniciou a partir das bactérias primitivas diz os cientistas...me ajudou melhor a copreender tudo que tinha dúvidas...e gostei mas do segundo video que explica melhor e ampliou meu conhecimento da origem dos seres e do planeta a anos e anos.
    Aprendi muito,obrigada por ter me ensinado e não só eu ...
    Adorei! muito!!!
    DE SUA ALUNA MARIA EDUARDA F. SANTOS 7° SS

    ResponderExcluir
  15. Mônica,
    Achei muito legal todos esses videos, revi alguns de meus conceitos sobre a origem da vida e do planeta, descobrir coisas que nunca poderia ter imaginado,como do que a Terra é feita e o tempo gasto ate isso acontecer, e agora percebo que o Planeta Terra sofreu grandes modificações ate o surgimento de seres humanos.
    Observei que vários conceitos de vida na Terra já estiram e foram descartados, agora sei que o planeta esfriou e esquentou diversas vezes trazendo grandes consequências a vida na Terra. Que as bactérias foram de grande importância para o surgimento de vida na Terra e que aqueles seres tao diferentes do que temos hoje se modificou dando origem a todas as especies presentes no planeta.
    Espero que outras modificações aconteçam no mundo e que o ser humano possa aperfeiçoar os seus conceitos e habilidades.
    Sol Batista Torres.
    7ºS

    ResponderExcluir
  16. Mônica,
    Achei muito interessante os videos,e foi bom vê-los pois me ajudou bastante a compreender melhor a origem da terra e da vida,e achei muito interessante que a terra era muito quente no começo,mas ela teve varias transformações,modificações como: ela ficou congelada por fora e quente por dentro,mas ocorreu outra transformação que foi o oceano que foi a gravidade com as moléculas de água que se desenvolveram e transformou no oceano, mas enfim foi a partir daí que deu inícios aos seres em geral,e esses seres foram se evoluindo até chegar em nós.
    Maria Helena 7°SS

    ResponderExcluir
  17. Mônica,
    Adorei os videos, com eles aprendi e aprimorei alguns conhecimentos com relação a nossa matéria; em alguns videos vi como as teorias demoraram a ser processadas e aceitas pela população, aprendi com outros,como a Terra era um planeta sem condições de habitação, e que com muitos anos e depois de muitas modificações conseguiu dar origem a seres unicelulares que se resultariam nos seres mais complexos de hoje em dia.Transformando o nosso planeta Terra, em o único planeta com condições de vida. Esses videos realmente me ajudaram com o tema que está sendo trabalhado nas nossas aulas.

    Laís Caires Gonzaga 7° ano ''S''

    ResponderExcluir
  18. Mônica,
    eu gostei muito dos videos , principalmente o que mostra como tudo começou e como a terra foi formada : a partir do Big Beng que as matérias se juntaram por causa da gravidade e formaram uma crosta grande e que com o passar do tempo (e quanto tempo!!! 5 bilhões de anos) ; a terra formou crostas que hoje em dia é os países , a temperatura tao elevada que depois tudo congelou e que hoje o planeta poderia ser mais chamado em planeta água do que em planeta terra , pelo fato de ter muita água envolta e que a Terra é o único planeta que nós sabemos até hoje que tem existência e que podemos morar nele .
    Alice Alves 7 ano "s"

    ResponderExcluir
  19. Mônica,
    Esses vídeos foram muitos legais e também, ajudaram na compreensão do conteúdo. No primeiro vídeo mostra três assuntos: a função da mitocôndria; o estudo da origem dos seres e principalmente a vida de Lynn Margulis, que foi muito importante para o campo da biologia. No segundo vídeo (o maior e mais completo), mostra desde a origem da Terra. Acompanhamos de perto todas as transformações que esse planeta imenso já viveu, como o gelo (neve), muita água, e muita lava e magma. No terceiro mostra um resumo bem detalhado sobre o primeiro e segundo, ou seja, sobre a importância das mitocôndrias para fornecer energia, e a origem, tanto da Terra, quanto da vida. Já no ultimo e não menos importante diz que a Terra já sofreu muitos "desastres" e transformações para que os seres possam viver de acordo ao ambiente favorável. Por fim, quero dizer que, de acordo com os cientistas, a origem de vida foram de bactérias e algas que se desenvolveram e formaram outros seres, mas não quer dizer que eles estão corretos, pois a muito trabalho a ser feito e assim saberemos a origem de tudo em que vivemos até aqui !
    André Guilherme Martins Costa 7°Ano S

    ResponderExcluir
  20. Mônica,

    Gostei dos videos porque achei interessantes e bem elaborados.Aprendi muito vendo os videos,aprendi como a Terra foi se formando e ao longo do tempo foi existindo animais.
    Gostei do primeiro demorou muito mais valeu a pena,pois aprendi um pouco o que não sabia.Com esse video acompanhamos de perto tudo o gelo ou seja neve,muita água, muita lava e magma tudo com muita quantidade.
    Mônica fiquei impressionada como começou a ter oxigenio ou as ilhas em cima da água.Tudo muito bem feito,mas muito demorado.Ajudou muito a tirar minhas duvidas...GOSTEI.

    ASS;Clara Luana Nunes A.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. Mônica,
    Gostei bastante dos videos, principalmente do que nos mostra como que criou a terra, espero que poste mais videos para que possamos com eles entrar mais no conteúdo e aprender mais de formas diferentes.
    Ass: Jhonne Junio ' 7SS

    ResponderExcluir
  23. Mônica,
    eu achei o vídeo interessante e ampliou o meu conhecimento sobre esse assunto que é o surgimento da Terra e da vida.
    As pessoas tem hipóteses a minha é Deus criou o Big Bang,uma grande bola que foi crescendo até explodir assim as moléculas foram juntando formando vários planetas,e o que teve o privilégio de ter vida foi a Terra.Assim Deus criou pequenos seres vivos que evoluíram até chegarem a nós,mas isso demorou bilhões de anos.
    Gabriel Soares 7ºano S

    ResponderExcluir
  24. Mônica,
    Amei os videos, pois falam como a terra foi formada, sobre a origem da vida no planeta Terra, como os seres humanos produzem energia, tudo sobre a mitocôndria, e muito mais...
    Pois a 4 bilhões de anos a Terra foi formada a parti de uma de uma pequena bactéria primitiva, o mesmo que: seres anaeróbios unicelulares.
    Seres anaeróbios é: seres que não precisa do oxigênio para viver.
    Seres aeróbios é: seres que precisam do oxigênio para viver.
    A temperatura na formação da terra era muito elevada chegando a mais de milhões de graus.
    Até um certo ponto não era possível a presença de seres humanos na terra.
    Mais a parti do processo que aconteceu no fundo do mar e criou a fotossínteses foi aparecendo algas e bactérias, e após isso os animais foram se evoluindo cada vez mais até chegar hoje.
    Nos videos mostra também como o ser humano consegue a energia.
    Que é a parti de um processo envolvendo as células e a mitocôndria.
    Todos os seres vivos começa com apenas uma célula e ao longo da sua vida vai gerando mais.
    Pois adorei os videos. Me ajudou bastante para tirar minhas dúvidas e para aprofundar cada vez mais meus conhecimentos.

    Maria Vitória Carvalho 7º SS

    ResponderExcluir
  25. Achei os videos bem elaborados e legais.Com eles, eu aprendi sobre a origem da terra, quem foram os primeiros habitantes, como a água chegou a terra,as altas temperaturas da terra, os vulcões...
    Também aprendi sobre a função das mitocondrêas, sobre a origem da vida, e principalmente sobre como o nosso planeta sofreu muitas mudanças para ele ser como é hoje. Os vídeos foram muito importantes para a minha compreenção desta matéria.
    Rúbia Pedreira 7º ''s''

    ResponderExcluir
  26. Olá Mônica,gostei muito do videos sobre a origem do planeta terra pois achei muito legal,pois a origem da terra foi muito legal,pois muito tempo atrás a terra foi formada a partir de uma grande explosão chamada big beng,que a partir de grandes pedaços de meteoros,gostei também do vídeo que mostra se formando os continentes,gostei tambem pois me ajudou muito na função da mitôcondria e a origem do seres, gostei muito também pois mostra o lado cientifico da criação da terra.Mas minha teoria não é essa e sim acho que Deus criou o Big Beng que criou a terra,o sistema solar e todos os planetas que existiram e que existem hoje em dia.

    André Luiz Marques De Lima Miranda 7Ano s

    ResponderExcluir
  27. Mônica

    Achei os videos muito interessantes pois me ajudaram a entender muito mais sobre a origem da vida e da terra, no segundo vídeo( o mais longo) fala que a terra surgiu a vários milhões de anos e que tudo começou com uma explosão chamada Big Bang, depois varis poeiras cósmicas foram sedimentando a Terra até que ela se tornou uma grande bola de lava ,até que um grande planeta denominado Teia se chocou com o nosso planeta liberando diversas fragmentos que depois de um tempo foram se juntando com poera cósmica até que formou a Lua que ficava bem mais perto da Terra(aproximadamente 2.000 km) . Depois acontece vários acontecimentos na Terra como chuva de meteoros que duraram milhões de anos e que com elas aconteceram o surgimento das águas que existem no oceano,aconteceu o surgimentos dos primeiros os unicelulares como bactérias...,uma era glacial denominada bola de gelo que foi a a maior que já existiu no planeta que fez com que a Terra se transforme em uma grande bola de gelo com uma costa de gelo grande de com quase 3 km,depois as bactérias elas formam mutuados que fazem a fotossíntese assim fazendo com que a água do oceano tenha oxigênio e depois de um tempo surge as plantas no oceano,depois seres muitos estranhos no mar são surgidos,acontecem varias erupções de vulcões e aproximadamente 4 milhões de anos surgem os dinossauros que reinam a Terra por um longo tempo mais depois são mortos por um asteroide gigante que caiu na Terra e fez com que todos os dinossauros fossem mortos mas como os seres vivos existiram?Depois de os dinossauros terem sido mortos alguns mamíferos se esconderam na terra e sobreviveram depois foram se evoluindo e evoluindo até que foram surgido os seres humanos que habitam a Terra até hoje.
    No primeiro e no terceiro vídeo mostra a função das mitocôndrias que foi apresentado pela bióloga americana Lynn Margulis e nesses vídeos falam como que a comida que nos digerimos se transforma em energia e isso acontece assim:a comida que digerimos e picotada em pequenos pedacinhos depois acontece um processo chamada digestão e com ela faz com que aconteça uma queima que essa mini-comida se transforme em nutriente e depois vá para a célula através da corrente sanguínea e dentro dessas células acontece uma queima celular onde esse nutrientes são transformados em energia e que faz isso são as mitocôndrias e um fato interessante é que essa mitocôndrias são produzidas pelo meu corpo e sim ela são passadas pela minha mãe para mim e que as mitocondriais tem os seu próprio DNA e fala também sobre os seres que possuem os cloroplastos seres que fazem a fotossíntese e com ela produzem o seu próprio alimento.
    no quarto vídeo(o ultimo) fala sobre uma teoria sobre a origem dos seres que era Abiogênese que as pessoas antes acreditava que os seres surgiram espontaneamente(do nada) de um ciclo vital mas depois vários cientistas tentaram provar que não existia a Abiogênese mas não conseguiram até que um cientista chamado Louis Pasteur que com um frasco chamado pescoço de cisne e com esse frasco ele provou para as pessoas que não existia Abiogênese e nesse vídeo também fala sobre os seres autótrofos que são os seres que produzem seu próprio alimento e os seres heterótrofos que não produzem o próprio alimento.
    um abraço Mônica
    Cláudio Henrique Mendes 7°Ano S

    ResponderExcluir
  28. Mônica
    Eu gostei muito do video sobre as partes da célula (Como é Dentro de uma Célula), porque mostra a função e o nome de cada uma das partes. A parte que eu mais gostei foi quando falou da origem do Complexo de Golgiense, era o nome de um cientista que descobriu essa célula.
    Tiago Corsato 7ano S


    ResponderExcluir
  29. Monica
    Eu gostei muito dos videos, porque o primeiro video fala que a mitocondria nao e o corpo que cria, e ela que se reproduz.O ultiimo video mostro um filtro muito usado antigamente, que tinha um pescoco de cisnei (tubo longo) que nao deixava os fungos invadirem a garrafa.Ah, e tem mais um video que fala de algumas celulas que nao ultilizavam oxigenio e que eram anaerobicas.
    Tiago Corsato 7ano S

    ResponderExcluir
  30. Mônica,
    eu achei o vídeo interessante e ampliou o meu conhecimento sobre esse assunto que é o surgimento da Terra e da vida.
    Pois a 4 bilhões de anos a Terra foi formada a parti de uma de uma pequena bactéria primitiva, o mesmo que: seres anaeróbios unicelulares.
    Seres anaeróbios é: seres que não precisa do oxigênio para viver.
    Seres aeróbios é: seres que precisam do oxigênio para viver.
    A temperatura na formação da terra era muito elevada chegando a mais de milhões de graus.
    Até um certo ponto não era possível a presença de seres humanos na terra.
    Mais a parti do processo que aconteceu no fundo do mar e criou a fotossínteses foi aparecendo algas e bactérias, e após isso os animais foram se evoluindo cada vez mais até chegar hoje. No primeiro e no terceiro vídeo mostra a função das mitocôndrias que foi apresentado pela bióloga americana Lynn Margulis e nesses vídeos falam como que a comida que nos digerimos se transforma em energia e isso acontece assim:a comida que digerimos e picotada em pequenos pedacinhos depois acontece um processo chamada digestão e com ela faz com que aconteça uma queima que essa mini-comida se transforme em nutriente e depois vá para a célula através da corrente sanguínea e dentro dessas células acontece uma queima celular onde esse nutrientes são transformados em energia e que faz isso são as mitocôndrias e um fato interessante é que essa mitocôndrias são produzidas pelo meu corpo e sim ela são passadas pela minha mãe para mim e que as mitocondriais tem os seu próprio DNA e fala também sobre os seres que possuem os cloroplastos seres que fazem a fotossíntese e com ela produzem o seu próprio alimento.
    no quarto vídeo(o ultimo) fala sobre uma teoria sobre a origem dos seres que era Abiogênese que as pessoas antes acreditava que os seres surgiram espontaneamente(do nada) de um ciclo vital mas depois vários cientistas tentaram provar que não existia a Abiogênese mas não conseguiram até que um cientista chamado Louis Pasteur que com um frasco chamado pescoço de cisne e com esse frasco ele provou para as pessoas que não existia Abiogênese e nesse vídeo também fala sobre os seres autótrofos que são os seres que produzem seu próprio alimento e os seres heterótrofos que não produzem o próprio alimento.
    Maria Fernanda Aparecida Silveira 7 ano s

    ResponderExcluir
  31. Mônica,
    no segundo vídeo da origem do planeta Terra eu achei interessante na parte que fala que foi com as chuvas de meteoro, que por conter em seu interior uma mínima gota de água mas, que puderam formar nossos enormes oceanos.
    Depois de muito tempo surgiu os seres microscópicos, os primeiros seres vivos, que podiam sobreviver sem o oxigênio e poder suportar a todo o calor.
    Mais tarde surge o peixe tique tale, por ele ser tetrapódico e usava suas nadadeiras como pernas fazendo da terra seu novo lar.
    Também surge a libélula, ela tinha o tamanho de uma águia, chamada de mega moura e também escorpiões do tamanho de um lobo.
    Até que surge um bicho parecido com um lagarto, deixou ovos e nasceu uma nova vida, o réptil.
    E também fala que todo carvão que consumimos hoje é resultado da decomposição d árvores de 300 milhões de anos atrás.
    Os pequenos lagartos se evoluíram para répteis gigantes os escolecossauros eles eram herbívoros e também surgiu outro tipo de lagarto gigante maior, mais forte e carnívoro.
    Até que começa a erupção de vulcões por toda a paisagem, os dois morreram. Do outro lado da Terra há uma temperatura de aproximadamente 20°C, mas tem cinzas das erupções de 16.000km de distância, as cinzas queimam, sufocam e matam os animais.
    A atmosfera está contaminada de dióxido de enxofre, a medida que se chove o gás se transforma em ácido sulfúrico e queima tudo.
    No primeiro vídeo, fala da função das mitocôndrias e foi apresentado que quando digerimos a comida ela se transforma em energia, mas, não é de uma hora para a outra, acontece assim: a comida é quebrada em vários pedaços depois acontece a digestão e a queima dessa comida e depois o nutriente vai para a célula e passa na corrente sanguínea e acontece a queima celular onde os nutrientes são transformados em energia.
    Cianobactérias: bactéria livre que produz seu próprio alimento com a ajuda da luz solar.
    Também fala que as mitocôndrias são herdadas da minha mãe e se reproduzem entre si.
    No terceiro vídeo fala que com o aumento do oxigênio na água as células anaeróbias que não usam o oxigênio para nada ficaram prejudicadas.
    No quarto vídeo fala da teoria dos seres abiogênese, acredita-se que os seres surgiram do nada. Mas, um cientista chamado Louis Pasteur provou que essa teoria é falsa.
    Seres autótrofos: produzem seu próprio alimento.
    Seres heterótrofos: não produzem seu próprio alimento.
    Mônica, obrigada pelos vídeos me ajudou muito a intender melhor a matéria.
    Maria Isabela_7°ano 's'

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Monica,

    Todos os vídeos achei bem interessantes e muito objetivos. Entendi que muitas vezes entendemos como origem da vida a teoria do Big Bang ou a do ‘Macaco’. Compreendi que quando se diz: ‘Os primeiros Seres da Terra’, não quer dizer que seja os ‘macacos’ ou que esteja relacionado à Teoria do Big Bang. A Terra tem muitos anos de existência, são cerca de 4,5 Bilhões de anos ! Segue aqui um pequeno Resumo dos Vídeos que acabei de ver:

    No início foi evoluindo aos poucos e hoje apresenta uma vasta Biodiversidade na Fauna e na Flora. Na verdade tudo começou vazio; mas depois de um tempo aquilo tudo foi evoluindo: As algas e as bactérias eram as grandes responsáveis pela produção de oxigênio ( que começou a ser levado até a atmosfera com o tempo ).
    Após certo tempo as células foram ganhando um NUCLEO, estas células foram batizadas como Células Eucariotas, elas não eram capazes de utilizar o oxigênio; com o aumento desse elemento na água, muitas células não foram capazes de se adaptar; então algumas células que utilizavam o oxigênio ( que não eram em grande quantidade ) começaram a ‘invadir’ as células ‘prejudicadas’, então as ‘invasoras’ vieram a se tornar as Mitocôndrias.
    Com o passar do tempo essas células deram origem a muitos seres, como o HOMEM !
    As células precisam de ENERGIA, essa energia é dada a partir do ALIMENTO que se ingere; o alimento é triturado e levado as células ( isso é que permite a vida das células ) ; a mitocôndria é uma organela que NÃO é produzida por nos ( os homens como um todo ), pois elas são Herdadas !

    Abraços !

    ResponderExcluir
  34. Mônica,
    Para mim os videos foram ótimos explicam detalhadamente o que você explicou na sala de aula , e quem tiver duvidas com certeza esclarece elas , pra mim o vídeo foi objetivo , é uma forma muito interessante de se aprender .
    No vídeo mostra como surgiu os primeiros animais e sua fisionomia ... Achei muito interessante !
    Gabriela Larissa 7ºS

    ResponderExcluir
  35. Mônica, achei os videos muito interessantes e educativos.
    Sobre a origem de o primeiro ser vivo, da vida, existem algumas teorias: A da geração espontânea (abiogênese), que acreditava que a vida teve origem não biológica, que coisas não vivas tinham um princípio vital de que coisas vivas podiam surgir a partir dai. Alguns cientistas tentaram “provar” de que não era assim, tentaram derrubar essa teoria, mas não conseguiram. Porém, Louis Pasteur, conseguiu provar a teoria da Biogênese, que todo ser vivo tem uma origem biológica, através de um grande experimento. Assim, as pessoas passaram a acreditar na teoria da Biogênese.
    Vi sobre a origem do planeta Terra há bilhões e bilhões de anos, com a chuva de meteoros, resfriamentos e etc; quando o planeta ainda nem tinha condições de abrigar seres vivos. Com o tempo, tudo foi se “aperfeiçoando” ate chegar onde estamos.
    Vimos sobre a mitocôndria, que realiza a produção de energia através da respiração celular. O seu corpo não produz mitocôndria, elas foram herdadas de mãe para filho. Elas mesmas se produzem, pois possuem um DNA exclusivo, assim como os cloroplastos. A Lynn Margulis provou que, toda a energia que circula entre os seres vivos do mundo, é produzida por bactérias, tanto internas, quanto externas.
    Pude entender melhor sobre a endossimbiose sequencial. Não pude deixar de observar sobre as bactérias anaeróbicas fotossintetizantes, que produziam oxigênio e as aeróbicas.
    Gostei muito dos vídeos e aprofundei no meu estudo!
    Beijos, Maria Clara Oliveira 7° S

    ResponderExcluir
  36. Mônica,

    Com os seus vídeos pude aprimorar ainda mais os meus conhecimentos. Descobri que quando você come a comida, ao ser ingerida , ela é picotada em pedaços minúsculos que conseguem passar pela parede do seu intestino para a corrente sanguínea, depois entram nas células, dentro das células acontece à queima celular, ou seja, essa partícula de comida é transformada em energia , através dessa queima celular que produz energia que é transformada em trabalho que no caso é deixar as células vivas. Tem um órgão dentro de cada uma das nossas células que é responsável por isso, apenas nesse órgão que acontece as queimas celulares, esse órgão é chamado de mitocôndria , ela é responsável por produzir energia . Nenhum gene do seu genoma tem formação pra produzir uma mitocôndria, todas suas mitocôndrias foram herdadas exatamente iguais da sua mãe, só da sua mãe.

    Todo ser vivo começa com uma única célula. A Lynn Margulis sugeriu que a origem da mitocôndria tem que estar em uma época em que todos os seres vivos eram unicelulares, ela sugeriu que todas as mitocôndrias são bactérias que foram engolidas por células maiores e após ser em engolidas, ao invés de serem digeridas, ela ficou isolada e continuando a produzir a sua energia através da queima de matéria prima, e isso teria começado um processo de simbiose que é um processo onde dois seres vivos trabalham em conjunto e retirando benefícios para os dois.

    No vídeo da origem da vida, pude observar duas teorias: a teoria do Big Bang e a do macaco. Entendi que a muito tempo atrás, o planeta foi formado através de poeira , rochas e com a explosão de meteoros. A Terra foi se resfriando e constituindo-se através dos meteoros que caiam , os continentes e tudo o que existe hoje em dia.
    Obrigada, por fazer de mim uma aluna melhor , gostei muito de todos os vídeos.
    Beijos, Maria Eduarda Pereira Aguiar 7° S .

    ResponderExcluir
  37. Mônica,
    Eu gostei muito de todos os vídeos,pois,eu aprendi muito mais sobre as células e vi tambem como surgiu a Terra (à mais ou menos 4,5 bilhões de anos),gostei muito tambem de ver o vídeo da endossimbiose que mostra que à bilhões de anos os primeiros seres a existirem na Terra foram as algas e bactérias fotossintetisantes anaeróbicas!!
    ass: Daniel Prado Morais,7 ano 's'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica,desculpa... a hora de publicação do meu comentário está errada,a hora certa foi às 13:35 !
      ass:Daniel Prado Morais

      Excluir
  38. Mônica,
    Aprendi com um dos seus vídeos que anaeróbica é aquela célula eucariota (que tem o ADN dentro)que não conseguem usar o oxigênio.As células que eram capazes de utilizar o oxigênio invadiram a outra célula anaeróbica e agora eram chamadas de Mitocôndria;com essa associação surgiram as células aeróbicas...
    Achei esse vídeo muito interessante pois explica muito bem como é a endossimbiose.
    ass:Daniel Prado Morais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica,desculpa... a hora de publicação do meu comentário está errada,a hora certa foi às 13:50 !
      ass:Daniel Prado Morais

      Excluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Mônica
    Vimos sobre a mitocôndria, que realiza a produção de energia através da respiração celular. O seu corpo não produz mitocôndria, elas foram herdadas de mãe para filho. Elas mesmas se produzem, pois possuem um DNA exclusivo, assim como os cloroplastos. A Lynn Margulis provou que, toda a energia que circula entre os seres vivos e a crianção do Big bang estar correta pelos os videos.

    Mateus Felipe 7° S

    ResponderExcluir
  41. Oi Mônica,
    Assisti aos videos passados por você e gostei muito,é ótimo aprender sobre o surgimento da Terra e de todos os seres que nela existem,aprendi a teoria cientifica e mais aceita no mundo atual,que é a teoria do Big Bang,onde em bilhares de anos a Terra era um pedaço de rocha e com sua atração(força gravitacional),pedaços de rochas foram se juntando e de repente uma explosão seguida com quedas de meteoros este pedaço gigante de rochas foi ficando cada vez mais quente,mas aconteceram chuvas,e Terra resfriou-se e isso se repetiu várias vezes surgindo montanhas e mares...
    Aprendi que as mitocôndrias produzem energia com a ajuda da respiração celular.
    Mesmo essa teoria ser mais aceita eu acredito na teoria religiosa,e também que Deus criou o Big Bang,e completou com seus dons!!!
    Pedro Lucas Ribeiro e Silva 7º ano s

    ResponderExcluir
  42. Mônica, esses vídeos me ajudaram bastante a compreender a criação do universo, que começou com um planeta MUITO quente, e com o passar do tempo foi se resfriando até que ficou como é hoje. Também aprendi sobre as mitocondreas que são as que produzem as energias para a célula (respiração celular). Achei muito interessante a evolução dos primeiros habitantes da terra, que eram seres microscópios com suas células pouco evoluídas, e que também não respiravam ( a atmosfera ainda não possuía todos os gases que se possui hoje).
    Rubia 7ºs (Mônica meu antigo comentário não foi postado, por isso tive que escrever de novo)

    ResponderExcluir
  43. Monica,

    Nesses videos pude compreender melhor o surgimento da terra e outros astros. A teoria que explica isso se chama big bang e explica que uma explosão de materia criou tudo. E a terra foi se formando apartir de poeira e quando se solidificou ela passou por chuvas de meteoros que troxeram aguas e por varias outros fenomenos que formaram a nossa terra e a vida nela os videos foram longos mas muito interessantes gostei muito !!!!



    Mateus Pereira Bastos 7 ano S

    ResponderExcluir
  44. Mônica, com os vídeos, completei o meu conhecimento sobre o assunto estudado em sala de aula. Compreendi que a origem da vida na Terra surgiu a muito tempo atrás e que ela se modificou ao longo do tempo.
    O tema “origem da vida” gera discussões e pontos de vistas diferentes entre si. Inicialmente esse assunto era discutido dentro do campo das crenças e da religião, após séculos as pessoas desenvolveram outras teorias voltadas para a ciência.
    Muitas das vezes as pessoas confundem “a origem da vida” com a “origem do universo” e até mesmo com a “origem do ser humano”. Essas “idéias” abordam teorias diferentes umas das outras.
    O defensor mais famoso que defendeu a Abiogênese - corrente que acredita que a vida tem uma origem não biológica- foi Aristóteles.Essa idéia hoje em dia é compreendida pela sociedade como estranha,já naquela época era absolutamente natural . Porem ao longo dos anos novas idéias são geradas e a Abiogênese passa a ser uma idéia passada.
    Há muito tempo atrás AL gas e bactérias fotossintéticas anaeróbias produziram oxigênio, que iam em direção a atmosfera. Com o passar do tempo esse gás se espalhou por todo o planeta. E assim formando novos seres vivos mais complexos.

    ResponderExcluir
  45. Achei muito interessante e explicativo o videos tinha muitas coisas que eu nao sabia e que eu sabia que foram explicadas melhor sobre a formação dos seres vivos mais complexos e a formação do nosso planeta Terra a 5 bilhões de anos atras,gostei muito do video-André Marcelno 7ºs
    Obs:eu estava sem internet eu tive que comentar hoje

    ResponderExcluir
  46. Mônica,
    achei muito interessante esse vídeo pois tinha coisas que não sabia e com o vídeo ajudou a complementar e nos vídeos explica melhor e da informações, mostra imagens sobre as coisas de 5 bilhões de anos atrás e também eu aprendi muitas coisas do antepassados.
    Ernan Gustavo 7°ano ss

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas