segunda-feira, 7 de abril de 2014

9º Ano Introdução a química



http://www.youtube.com/watch?v=12MXsViD6Sk

http://www.youtube.com/watch?v=05lbAa2nDUU


http://www.youtube.com/watch?v=4LxJ8v8X6xs


http://www.youtube.com/watch?v=omd8M2zIwYk

31 comentários:

  1. Olá faço parte dos educadores multiplicadores, já estou seguindo, aguardo sua visita uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esses vídeos, só de pensar que a física e a química surgiram da alquimia já me dá vontade de ser alquimista, esses que foram mal interpretados pela população e principalmente pela igreja que os acusaram de serem bruxos, magos. Um caso é o de Roger Bacon que muitos anos antes de Leonardo da Vinci já pensava em aeroplanos, navios movidos a vapor... e por isso foi condenado a varios anos de prisão.
    Legal também é saber da antiga lenda do Francês Nicolas Flamel que dizem ter conseguido fabricar a pedra filosofal e ainda o elixir da vida, por isso também dizem que ele ainda não morreu e está entre nós. Passei a admirar a química e agora quero saber mais principalmente sobre a tabela periódica e seus elementos tão fascinantes.

    Samuel Felipe Martins Costa 9ºss

    ResponderExcluir
  3. Eu aprendi que a física e a química surgiram da alquimia. Os egípcios já utilizavam técnicas em que estavam envolvidas transformações químicas.
    Os alquimistas, que foram mal interpretados pela população e principalmente pela igreja que os acusaram de serem bruxos. Os alquimistas tentavam produzir em laboratório a Pedra Filosofal a partir de matéria-prima mais grosseira. Com esta pedra seria possível obter a transmutação dos metais e a bebida da Imortalidade, que é capaz de prolongar a vida indefinidamente.Alguns dizem ter conseguido fabricar a pedra filosofal e ainda o elixir da vida, e estar entre nós. E que também a alquimia é uma prática antiga que combina elementos da Química.
    Eu aprendi que a física e a química surgiram da alquimia. Os egípcios já utilizavam técnicas em que estavam envolvidas transformações químicas.
    Os alquimistas, que foram mal interpretados pela população e principalmente pela igreja que os acusaram de serem bruxos. Os alquimistas tentavam produzir em laboratório a Pedra Filosofal a partir de matéria-prima mais grosseira. Com esta pedra seria possível obter a transmutação dos metais e a bebida da Imortalidade, que é capaz de prolongar a vida indefinidamente.Alguns dizem ter conseguido fabricar a pedra filosofal e ainda o elixir da vida, e estar entre nós. E que também a alquimia é uma prática antiga que combina elementos da Química.


    Anna Paula 9º ano A

    ResponderExcluir
  4. Assistindo aos vídeos eu descobri a história da alquimia, até então desconhecida para mim. Aprendi que, apesar de ser o objetivo principal dos alquimistas a descoberta da pedra filosofal e o elixir de longa vida, eles descobriram em seus experimentos outras substâncias muito importantes, como o álcool etílico e o fósforo.
    Também aprendi um pouco mais sobre os estados da matéria: líquido, sólido e gasoso; e sobre a organização das moléculas em cada um desse estados.

    Anna Clara S. Mariz
    9° ano A

    ResponderExcluir
  5. Assistindo os videos aprendir oq era a Alquimia. Alquimia é uma prática antiga que combina elementos da Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião. Existem quatro objetivos principais na sua prática. Um deles seria a transmutação dos metais inferiores ao ouro; o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida, um remédio que curaria todas as coisas e daria vida longa àqueles que o ingerissem. Aprendi sobre os estados fisicos da materia que são os estados liquido,solido e gasoso.E vi tambem sobre os quatro elementos de Aritoteles que eram a Terra,o Fogo,o Ar e a Agua..
    Francielly 9°A

    ResponderExcluir
  6. Assistindo ao conteúdo dos vídeos, pude aprimorar o meu conhecimento sobre a alquimia, descobrindo quais eram os propósitos e interesses de quem estudava essa ciencia que existe a tantos anos. Também pude descobrir que a física e a química tambem são originários da alquimia, coisa que achei muito interessante, já que antes de assistir os vídeos nem ao mesmo sabia disso.
    Izadora Balieiro Dias nº19 - 9ºA

    ResponderExcluir
  7. Depois de assistir aos vídeos, pude aprender melhor sobre a alquimia que tinha como maior objetivo dos alquimistas encontrarem ou produzir a pedra filosofal e o elixir da vida constituído pelos quatro elementos, (terra, ar fogo, e água). Também vi um pouco mais sobre os estados da matéria e o comportamento das moléculas em cada um deles.
    Brenda Keren de Brito silva nº06 9ºA

    ResponderExcluir
  8. Com os vídeos acima, vemos que a alquimia vai além de um simples misticismo ocultista, a alquimia, foi o inicio da química. Sem esquecer que a alquimia tinha por objetivo principal: encontrar o elixir da longa vida que com ele a morte ocorreria apenas através de algum acidente; e a pedra filosofal poderia transformar tudo em ouro.
    Com os vídeos sobre o estado físico da matéria, confirmou e aprimorou meu pensamento com relação á organização das moléculas em cada um dos estados!
    Nariane Estéfane Dias de Sá n° 31
    9° A

    ResponderExcluir
  9. Durante a evolução do pensamento humano,muitos homens dedicaram suas vidas a procura da pedra filosofal e do elixir da longa vida,durante suas experiencias que as vezes pareciam meio malucas eles deram grandes passos para revolucionarem a ciência,seus experimentos deram origem para um forma diferente do uso da matéria e em seus diferentes estados.muitos alquimistas morreram,foram presos etc a procura por elementos que ate hoje não fazem sentido que o mundo vê como magia mas nos vemos química.
    Lórie Fernandes 9ºA

    ResponderExcluir
  10. Com os vídeos assistidos aprendi que a física e a química surgiram da alquimia,onde o principal objetivo dos alquimistas era a descoberta da pedra filosofal e o elixir da vida constituído pelos quatro elementos, (terra, ar fogo, e água). Aprendi mais sobre os estados da matéria: líquido, sólido e gasoso; e sobre a organização das moléculas em cada um desse estados.
    Yasmin Taynara Ferreira
    Nº:38 9ºA

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Esses videos me ajudaram a saber mais sobre química que tem origem desde os alquimistas que iam em busca da pedra filosofal e acreditavam que esta transformaria tudo em ouro.
    E também me ajudou a entender fatos sobre a matéria e seus estados físicos (líquido, sólido e gasoso), sobre as moléculas, átomos e etc.
    Aperfeiçoei os meus estudos sobre cada estado físico:
    Sólido: forma e volume constante. Suas partículas permanecem fixas e com pouca vibração.
    Líquido: forma variável e volume constante. Suas partículas são afastadas e em movimento.
    Gasoso: forma e volume variáveis. Suas partículas suas bastante afastadas e em altíssima velocidade.
    Isso ocorre devido a esta regra: quanto maior é a temperatura, maior é a vibração das partículas e maior será a distância entre elas.

    ResponderExcluir
  13. assistindo o vídeo pude aprender sobre a alquimia e descobrindo os interesses e propósitos que estuda essa ciência, que existia a vários anos. e também acabei descobrindo que a física e a química também são origem da alquimia. vi um pouco sobre o estado das matérias e o comportamento das moléculas.
    Loren Stéphane 9A
    José gorutuba

    ResponderExcluir
  14. Assistindo aos vídeos pude aprender melhor sobre a alquimia . a alquimia foi uma fase importante na qual se desenvolveram muitos dos procedimentos e conhecimentos que mais tarde foram utilizados pela química. E os alquimistas dedicaram suas vidas inteiras em pesquisas, pretendiam transformar os materiais opacos em metais brilhantes e nobres. A substância mágica que transmutaria metais, seria capaz de curar todas as doenças e serviria como chave para a imortalidade era chamada de pedra filosofal. E também aprendi um pouco sobre os estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. E que dois fatores influem na mudança de estado físico da matéria: a temperatura e a pressão.
    Dâmaris Caroline 9° ano A.

    ResponderExcluir
  15. Esses videos ajudaram muitos no meu conhecimento e vão ajudar ainda mais quando aprofundarmos no assunto ...Aprendi muito assistindo com eles,tirei muitas duvidas e aprendi mais sobre os estados físicos..O interessante é que aprendendo quimica vc aprende tudo
    Eros Jorge 9ss

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante os vídeos,pois com ele,pude aprender a importância da química para a sociedade e que tudo depende da química...
    Com eles pude entender nitidamente o assunto.

    ResponderExcluir
  17. Com esses vídeos eu pude compreender melhor o que é a química e que tudo depende dela.A química deu origem quando os alquimistas começaram a fazer uma busca a pedra filosofal achando que ela pudesse transformar tudo em ouro.Aprendi um pouco mais sobre os estados físicos (Sólido,líquido,gasoso).Uma regra é que quanto maior a temperatura,maior a distância e maior é a vibração.

    ResponderExcluir
  18. Assistindo aos videos eu aprendi que a Alquimia é uma prática antiga que combina elementos da Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião.A alquimia tinha por objetivo principal: encontrar o elixir da longa vida que com ele a morte ocorreria apenas através de algum acidente; e a pedra filosofal poderia transformar tudo em ouro.,Aprendi também com os vídeos sobre o estado físico da matéria que confirmou e aprimorou meus pensamentos com relação á organização das moléculas em cada um dos estados.
    Daniella 9 ano A

    ResponderExcluir
  19. Assistindo os videos eu pude aprender que a Química é uma ciência que não está limitada somente às pesquisas de laboratório e à produção industrial. Pelo contrário, ela está muito presente em nosso cotidiano.E a Alquimia ela influencia o desenvolvimento da química moderna e até mesmo da moderna psicologia profunda. Pude aprender melhor sobre os estados físicos ,Sólido,líquido,gasoso.Maria julia 9 ano A.

    ResponderExcluir
  20. Assistindo os videos pude intender melhor sobre a alquimia que tinha como maior objetivo dos alquimistas encontrarem ou produzir a pedra filosofal e o elixir da vida constituído pelos quatro elementos, (terra, ar fogo, e água). E tambem aprendi que a substância mágica que transmutaria metais, seria capaz de curar todas as doenças e serviria como chave para a imortalidade era chamada de pedra filosofal. E também aprendi um pouco sobre os estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso.
    Maria Clara Souza 9 ano A

    ResponderExcluir
  21. Eu vi que a alquimia é uma pratica antiga com combina vários tipos de elementos com objetivo de encontrar o elixir da vida e a transmutação dos metais inferiores a ouro.E também sobre os estados da matéria e o comportamento das moléculas em cada um deles.
    Andressa Raianny 9°A

    ResponderExcluir
  22. Com os videos assistidos pude aprender que a alquimia foi o inicio da quimica,onde os alquimistas tinha como objetivo principal: encontrar o elixir da longa vida que com ele a morte ocorreria apenas através de algum acidente; e a pedra filosofal poderia transformar tudo em ouro.Também aprendi um pouco mais sobre os estados da matéria: líquido, sólido e gasoso; e sobre a organização das moléculas em cada um desse estados.
    Yasmin Taynara 9º A

    ResponderExcluir
  23. O vídeo sobre alquimia me ajudou a entender o que de fato é ela, como, e porque ela surgiu. Foi possível entender que seu surgimento veio da tentativa de formular um conhecimento sobre a natureza, pois as transformações contínuas nas coisas, no ambiente, no corpo e no espírito impressionaram o homem, que procurou investigar esses fenômenos através do conhecimento espiritual e de experiências com a matéria. A alquimia, prática antiga que combina vários elementos, e que deu origem ao que hoje conhecemos por Química, tinha dois objetivos que se destacavam: encontrar o elixir da longa vida e a transmutação dos metais inferiores a ouro.
    Sobre o vídeo dos estados físicos da matéria, foi possível entender cada um dos estados (sólido, líquido e gasoso), e saber como são formadas e organizadas as moléculas em cada um deles.
    Emilly Lacerda, 9ºA

    ResponderExcluir
  24. Assistindo os videos eu pude aprender que a Química é uma ciência que não está limitada somente às pesquisas de laboratório e à produção industrial. Pelo contrário, ela está muito presente em nosso cotidiano.E a Alquimia ela influencia o desenvolvimento da química moderna e até mesmo da moderna psicologia profunda. Pude aprender melhor sobre os estados físicos ,Sólido,líquido,gasoso.

    Nome : Carlos eduardo lima chagas n° 6 9° b

    ResponderExcluir
  25. Assistindo os videos aprendir oq era a Alquimia. Alquimia é uma prática antiga que combina elementos da Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião. Existem quatro objetivos principais na sua prática. Um deles seria a transmutação dos metais inferiores ao ouro; o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida, um remédio que curaria todas as coisas e daria vida longa àqueles que o ingerissem. Aprendi sobre os estados fisicos da materia que são os estados liquido,solido e gasoso.E vi tambem sobre os quatro elementos de Aritoteles que eram a Terra,o Fogo,o Ar e a Agua..
    joao antonio 9°B N° 18

    ResponderExcluir
  26. Assistindo os videos aprendir oq era a Alquimia. Alquimia é uma prática antiga que combina elementos da Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião. Existem quatro objetivos principais na sua prática. Um deles seria a transmutação dos metais inferiores ao ouro; o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida, um remédio que curaria todas as coisas e daria vida longa àqueles que o ingerissem. Aprendi sobre os estados fisicos da materia que são os estados liquido,solido e gasoso.E vi tambem sobre os quatro elementos de Aritoteles que eram a Terra,o Fogo,o Ar e a Agua..

    Nome:Carlos Emanuel Silva Queiroz N°7
    Turma:9°B

    ResponderExcluir
  27. Eu aprendi que a física e a química surgiram da alquimia. Os egípcios já utilizavam técnicas em que estavam envolvidas transformações químicas. Foi possível entender que seu surgimento veio da tentativa de formular um conhecimento sobre a natureza, pois as transformações contínuas nas coisas, no ambiente, no corpo e no espírito impressionaram o homem, que procurou investigar esses fenômenos através do conhecimento espiritual e de experiências com a matéria. A alquimia, prática antiga que combina vários elementos, e que deu origem ao que hoje conhecemos por Química, tinha dois objetivos que se destacavam: encontrar o elixir da longa vida e a transmutação dos metais inferiores a ouro.
    aluno:Felipe Silva Brito nº13 9ºb

    ResponderExcluir
  28. Assistindo os videos aprendir oq era a Alquimia. Alquimia é uma prática antiga que combina elementos da Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião. Existem quatro objetivos principais na sua prática. Um deles seria a transmutação dos metais inferiores ao ouro; o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida, um remédio que curaria todas as coisas e daria vida longa àqueles que o ingerissem. Aprendi sobre os estados fisicos da materia que são os estados liquido,solido e gasoso.E vi tambem sobre os quatro elementos de Aritoteles que eram a Terra,o Fogo,o Ar e a Agua..
    rafael patrik 9°B N° 30

    ResponderExcluir
  29. Eu aprendi que a física e a química surgiram da alquimia. Os egípcios já utilizavam técnicas em que estavam envolvidas transformações químicas. Foi possível entender que seu surgimento veio da tentativa de formular um conhecimento sobre a natureza, pois as transformações contínuas nas coisas, no ambiente, no corpo e no espírito impressionaram o homem, que procurou investigar esses fenômenos através do conhecimento espiritual e de experiências com a matéria. A alquimia, prática antiga que combina vários elementos, e que deu origem ao que hoje conhecemos por Química, tinha dois objetivos que se destacavam: encontrar o elixir da longa vida e a transmutação dos metais inferiores a ouro.

    aluno:lucas moreno leite da silva n°23 9°b
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  30. Com os vídeos sobre o estado físico da matéria, confirmou e aprimorou meu pensamento com relação á organização das moléculas em cada um dos estadosCom os videos assistidos pude aprender que a alquimia foi o inicio da quimica,onde os alquimistas tinha como objetivo principal: encontrar o elixir da longa vida que com ele a morte ocorreria apenas através de algum acidente; e a pedra filosofal poderia transformar tudo em ouro.Também aprendi um pouco mais sobre os estados da matéria: líquido, sólido e gasoso; e sobre a organização das moléculas em cada um desse estados.Os alquimistas, que foram mal interpretados pela população e principalmente pela igreja que os acusaram de serem bruxos. Os alquimistas tentavam produzir em laboratório a Pedra Filosofal a partir de matéria-prima mais grosseira. Com esta pedra seria possível obter a transmutação dos metais e a bebida da Imortalidade, que é capaz de prolongar a vida indefinidamente.Alguns dizem ter conseguido fabricar a pedra filosofal e ainda o elixir da vida, e estar entre nós. E que também a alquimia é uma prática antiga que combina elementos da Química.
    Eu aprendi que a física e a química surgiram da alquimia. Os egípcios já utilizavam técnicas em que estavam envolvidas transformações químicas. Alunos:Samuel breno nº:33,Luiz Gustavo nº:25,Pedro Mariel nº:27 Turma/Ano:9ºB

    ResponderExcluir
  31. Os videos nos mostrou um pouco da intrduçao dessa materia que pude compreender melhor depois de ter assistido os videos
    Vitor Souza 9ss

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas