terça-feira, 22 de abril de 2014

9º ANO MODELOS ATÔMICOS

VÍDEOS

http://www.youtube.com/watch?v=VkrIHn5E4V4
http://www.youtube.com/watch?v=esreyoKP1sc
http://www.youtube.com/watch?v=HRmdkAAoZ5M






VIDEOS
http://www.youtube.com/watch?v=bOdmcPueiR8&list=PLtPYhMErDQED50cpIDHWPgM4m_vmJuEQk&index=2


http://www.youtube.com/watch?v=bOdmcPueiR8&list=PLtPYhMErDQED50cpIDHWPgM4m_vmJuEQk&index=2


http://www.youtube.com/watch?v=1zD2FiaM_-c    AULA EXTRA


CONTEÚDO

http://www.colegioweb.com.br/quimica/numero-de-massa-e-numero-atomico.html

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/numero-atomico-numero-massa-dos-atomos.htm


JOGOS


http://rachacuca.com.br/passatempos/clickclick/6/elementos-da-tabela-periodica/



MEMORIZANDO A TABELA
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/memorando-tabela-periodica.htm

28 comentários:

  1. Achei muito interessante esse conteúdo , gostei muitos dos videos , pois com eles enxergo o mundo de outro jeito , eu aprendi muito e gostei bastante de aprofundar no estudo dos ''Atomos''
    Adorei a tabela pois com ela memorizei muita coisa , que concerteza vai me ajudar muito na prova e nos exercicios
    Eros jorge 9ss

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa matéria,e com esses vídeos pude refletir ainda mais o meu conhecimentos em relação aos átomos.Achei muito interessante também a tabela de memorização que concerteza nos ajudara muito nas horas de provas e atividades.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Gostei de saber mais ainda sobre o átomo, achei interessante a "introdução ao átomo", também sobre os metais, não - metais, as massas atômicas e principalmente sobre os gases nobres que são tão invejados.
    Sei que vai me ajudar muito nas próximas aulas e também estou mais satisfeito por saber que nada é realmente sólido, já que existe vácuo em tudo (até mesmo em paredes, celulares, computadores...), também porque nada é fácil quando nos referimos a algo se for aglomerado em um grupo mais de trezentos mil ainda é menor que seu fio de cabelo.
    Samuel Felipe Martins Costa 9º ss

    ResponderExcluir
  4. Durante muito tempo, os átomos foram sendo estudados por grandes cientistas que contribuíram de formas diferentes para o avanço da química.A descoberta de vários elementos levou Mendeleiev a organiza-los na nossa famosa Tabela Periódica,durante esses períodos de estudos os pesquisadores descobriram os prótons, elétrons e nêutrons, compostos importantes do átomo que podemos calcular e descobrir a qual elemento se refere.
    Lórie Fernandes 9ºA

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu aprendi que na antiguidade acreditava-se que dividindo a matéria em pedaços cada vez menores, chegar-se-ia a um ponto onde partículas, cada vez menores, seriam invisíveis ao olho humano e, segundo alguns pensadores, indivisíveis. Graças a essa propriedade, receberam o nome de átomos, termo que significa indivisíveis, em grego. Foi quando surgiu entre os filósofos gregos o termo atomismo.Adorei também a Tabela Periódica pois com ela memorizei muitas coisas que vão me ajudar bastante.
    9 ano A
    Daniella

    ResponderExcluir
  7. Eu entendi que o atomismo foi a teoria cujas intuições mais se aproximaram das modernas concepções científicas sobre a matéria era descontínua, portanto, ao invés dos corpos macroscópicos, os corpos microscópicos, ou átomos não interpenetram-se nem dividem-se, sendo suas mudanças observadas em certos fenômenos físicos e químicos como associações de átomos e suas dissociações e que qualquer matéria é resultado da combinação de átomos dos quatro elementos: ar; fogo; água.. Eu adorei tabém muito a Tabela Periódica.MARIA JULIA 9 ANO A .

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi que antigamente acreditava-se que dividindo a matéria em pedaços cada vez menores, chegar-se-ia a um ponto onde partículas, cada vez menores, seriam invisíveis ao olho humano e, segundo alguns pensadores, indivisíveis. Graças a essa propriedade, receberam o nome de átomos, termo que significa indivisíveis, em grego. Foi quando surgiu entre os filósofos gregos o termo atomismo.O atomismo foi a teoria cujas intuições mais se aproximaram das modernas concepções científicas sobre o modelo atômico.gostei tambem muito da tabela periódica pois compriendi muitas coisa!!!
    Maria Clara Souza 9ano A

    ResponderExcluir
  9. assistindo os vídeos pude aprender sobre os átomos que durante muito tempo foram estudados por vários cientista que contribuíram para o avanço da química.
    com a descoberta de vários elementos os cientistas descobriram a famosa tabela periódica.

    Loren Stéphane 9a
    jose gorutuba

    ResponderExcluir
  10. Mônica,gostei bastante dos vídeos,principalmente os da Khan Academy, pois são claros e auxiliam na aprendizagem da química, que não é a matéria mais fácil do mundo, né? Eles explicam claramente o átomo, os prótons, os elétrons e neutrons e sobre os modelos atómicos.
    Só não consegui terminar o jogo da tabela periódica :)
    Anna Clara Santos Mariz 9° ano A
    E.E.J.G.

    ResponderExcluir
  11. Depois de assistir aos videos pude aprender mais sobre os átomos que foram descobertos pelos gregos, a palavra átomo quer dizer indivisível pois os antigos acreditavam que o átomo era uma parte da matéria que não se divide, agora sabemos que o átomo se divide e é feito de partículas menores os nêutrons, prótons e elétrons. Também vi bastante sobre as primeiras teorias sobre os átomos como o pudim de passas.Também aprendi sobre as ligações iônicas, covalentes e metálicas


    Brenda Keren 9ºA
    José Gorutuba

    ResponderExcluir
  12. Com esses vídeos eu pude compreender que os modelos atômicos são modelos que vêm sendo desenvolvidos há séculos por cientistas que procuravam demonstrar o formato de um átomo e como ele funciona.Na antiguidade acreditava-se que dividindo a matéria em pedaços cada vez menores, chegaria a um ponto onde partículas, cada vez menores, seriam invisíveis ao olho humano e, segundo alguns pensadores, indivisíveis. Graças a essa propriedade, receberam o nome de átomos, termo que significa indivisíveis, em grego.Na busca por um modelo que melhor explicasse tal fenômeno, vários modelos foram elaborados, sendo que somente três deles ganharam destaque. São os Modelos de Thomson, Rutherford e Bohr.Percebi também nos vídeos que os elementos químicos foram o primeiro passo para a construção da tabela periódica.

    ResponderExcluir
  13. Tanto os vídeos como os sites são ótimos, eles explicam claramente tudo sobre os átomos, elétrons, prótons e suas massas e modelos atômicos. Entendi, e gostei de toda matéria, principalmente da parte filosófica e de como a química veio avançando com o tempo. O jogo e o memorando são ótimos para a memorização da tabela periódica, tenho certeza de que serão muito uteis em todo o estudo da matéria.
    Maria Clara Alves Medeiros, E.E.José Gorutuba, 9º A

    ResponderExcluir
  14. Os elétrons movem-se em órbitas circulares em torno do núcleo atômico central e quando os elétrons passam de uma órbita para outra, de energia é absorvido ou emitido.E os elementos químicos foram os primeiros para a realização da tabela periódica.
    Maria Cecília,9 ano A

    ResponderExcluir
  15. Assistindo os vídeos pude aprender sobre os átomos que durante muito tempo foram estudados por vários cientistas que contribuíram para o avanço da química. A descoberta de vários elementos levou Mendeleiev a organizá-los na nossa famosa Tabela periódica, durante esses períodos de estudos os pesquisadores descobriram os prótons, elétrons e nêutrons, compostos importantes do átomo que podemos calcular e descobrir a qual elemento se refere. Os elétrons movem-se em órbitas circulares em torno do núcleo atômico central e quando os elétrons passam de uma órbita para outra, de energia é absorvido ou emitido.

    Anna Paula 9º A

    ResponderExcluir
  16. Com os vídeo pude entender que o modelo atômico é o modelo que se usa para representar o átomo. Os modelos atômicos são, portanto, teorias fundamentadas na experimentação. Tratam-se, portanto, de explicações para mostrar o porquê de um determinado fenômeno. Diversos cientistas desenvolveram suas teorias até que se chegou ao modelo atual. Pude aprender sobre os átomos que durante muito tempo foram estudados por vários cientista que contribuíram para o avanço da química.com a descoberta de vários elementos os cientistas descobriram a famosa tabela periódica.Durante esses períodos de estudos os pesquisadores descobriram os prótons, elétrons e nêutrons, compostos importantes do átomo que podemos calcular e descobrir a qual elemento se refere. Os elétrons movem-se em órbitas circulares em torno do núcleo atômico central e quando os elétrons passam de uma órbita para outra, de energia é absorvido ou emitido.Adorei este conteudo estudado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com os vídeo pude entender que o modelo atômico é o modelo que se usa para representar o átomo. Os modelos atômicos são, portanto, teorias fundamentadas na experimentação. Tratam-se, portanto, de explicações para mostrar o porquê de um determinado fenômeno. Diversos cientistas desenvolveram suas teorias até que se chegou ao modelo atual. Pude aprender sobre os átomos que durante muito tempo foram estudados por vários cientista que contribuíram para o avanço da química.com a descoberta de vários elementos os cientistas descobriram a famosa tabela periódica.Durante esses períodos de estudos os pesquisadores descobriram os prótons, elétrons e nêutrons, compostos importantes do átomo que podemos calcular e descobrir a qual elemento se refere. Os elétrons movem-se em órbitas circulares em torno do núcleo atômico central e quando os elétrons passam de uma órbita para outra, de energia é absorvido ou emitido.Adorei este conteúdo estudado!
      ANA GABRIELLA 9º B

      Responder

      Excluir
  17. Com os vídeos e artigos, pude entender melhor a formação do átomo, que apesar de muitos terem feito e nenhum chegado à conclusão sozinho, percebesse, que todo projeto, mesmo com erros, é essencial para ser desenvolvido e evoluído por outros criando uma base para novas descobertas dessa área, ou a´te mesmo em outras. E todo esse estudo nos permitiu que soubéssemos melhor como nós funcionamos e tudo que nos rodeia.
    Descobrimos, novos elementos que nos passam despercebidos, mas nos cercam sem ao menos termos conhecimento disso. A tabela periódica o quão rico é suas informações, que sem o estudo da mesma, vemos apenas letras, números e cores desnecessárias, mas com fundamentos riquíssimos .
    Nariane Estéfane Dias de Sá
    n°31 9° ano A

    ResponderExcluir
  18. Com os videos e pude aprender que soma do número de prótons e de nêutrons existentes no núcleo de um átomo recebe o nome de número de massa e é representado pela letra A, o número atômico corresponde ao numero de prótons ou de elétrons existentes no átomo é representado pela letra Z,temos então a formula
    A = número da massa = p + n Z = número atômico = p = e.A tabela periótica é dividida em colunas verticais e em linhas horizontais.As colunas verticais são a família que são 18 famílias e as linhas horizontais são os períodos que são 7 períodos. Nathália Brandão 9°S


    ResponderExcluir
  19. Me ajudou a saber mais sobre o átomo,Muito interessante a "introdução ao átomo", a explicação sobre os metais, não - metais, as massas atômicas e também sobre os gases nobres que são tão invejados. Me ajudará a entender melhor a matéria, e que nada é realmente sólido, já que existe vácuo em tudo,também porque nada é fácil quando nos referimos a algo se for aglomerado em um grupo de mais de trezentos mil, ainda é menor que seu fio de cabelo. Os jogos me ajudou muito, me fez entender melhor a tabela periódica.
    Gabriela Antunes 9°ss

    ResponderExcluir
  20. Assistindo os videos descobrir que Demócrito e Leucipo falaram que a matéria sempre se desintegrava em partes menores ate chegar a um momento que ela não conseguisse mais se dividir. Esta matéria que não se dividia mais foi chamada de Átomo. A=não e TOMO= partir.
    De acordo com o modelo atômico de Dalton, o átomo é uma esfera rígida, macissa, indivisível e indestrutível, ou seja, neutro. Ele também falou que átomos de diferentes elementos possuem massas diferentes. Este modelo ficou conhecido como bola de bilhar. Dalton também era daltônico, (a doença tem este nome por causa dele) ele tentou fazer descobertas sobre sua doença, mas não teve muito sucesso nisto.
    Quase um século depois de Dalton, o cientista J.J Thompson teve seu modelo atômico que também é conhecido como pudim de passas, que é uma esfera positiva na qual os elétrons estão distribuídos mais ou menos em forme. Thompson é conhecido como pai dos elétrons.
    Rutherford de origem neozelandesa , se tornou um ótimo professor e amado por seu discípulos, ele era tão bom professor que 10 de seus alunos ganharam o premio Nobel.
    Rutherford concluiu que o átomo não era realmente maciço, ele disse que o átomo tinha pequenos espaços vazios. Seu modelo ficou conhecido como Planetário, onde na eletrosfera ficava os elétrons que orbitavam em volta do núcleo
    Bohr disse que os elétrons que estavam mais perto do núcleo possuíam menos energia que os elétrons mais afastados. Apartir daí ele disse que existiam 7 camadas atômicas.
    Vi também que átomo é tão pequeno que é impossível de se ver, mesmo usando microscópios potentes. Então é impossível medir sua massa ultilizando uma balança e as unidades usuais de massa, como grama, quilograma, etc.

    - Juana Luiza
    9º ano "S"

    ResponderExcluir
  21. Com esses jogos, materias e videos pude perceber que o atomo (não divisivel), pode ser divisivel, tambem pude perceber em que tudo há espaços vazios, por isso consequimos escrever em folha, quadros e etc.
    Com os jogos pude entender melhor a tabela periodica, consequindo lê-la e achar onde estavam as siglas. Tambem pude compreender melhor o medelo atomico, que os cientista antigamente tentava demonstrar.
    Lorenzo Sartori 9ºs

    ResponderExcluir
  22. Demócrito foi o primeiro químico a usar a palavra átomo referente à ciência, que significa não divisivel, ele pegou grãos de areia e dividiu as partículas até chegar no átomo chegando assim em sua conclusão!
    De acordo com o modelo de Dalton o átomo é uma esfera rígida indestrutível assim à tornando neutro. Ele afirmou que elementos diferentes possuem massas diferentes e sua teoria ficou conhecida como a famosa bola de bilhar.
    J.J Thompson ficou mais conhecido como pai dos elétrons, o seu modelo atômico é o famoso pudim de passas que é uma esfera positiva rodeada de cargas negativas (eletróns).
    Rutherford foi um professo muito amado na história da química, no qual muitos de seus alunos ganharam o Nobel, ele afirmou que o átomo não era realmente maciço e que sim existiam vários espaço vazios entre eles.
    Bohr falava que os elétrons eram mais próximos do núcleo e que possuiam menos energia, e que existiam somente 7 camadas atômicas.
    Samara Emanuelle 9° ano "s'

    ResponderExcluir
  23. Assistindo os videos pude compreender melhor os modelos atomicos.
    O 1° foi o de Dalton que desenvolveu o sistema de particulas chamadas de atomos que eram maciços, indestrutíveis e indivisíveis. e ficou conhecido como bola de bilhar.
    Depois Thompson descobriu o eletron. O átomo era uma esfera de carga eletrica positiva "recheada" de eletrons de carga negativa. conhecido tambem como pudim de passas.
    Assim Rutherford desenvolveu o modelo planetário, no qual a massa do atomo esta toda presente no nucleo e que na eletrosfera ficava os elétrons que orbitavam em volta do núcleo. ele tambem concluiu que o atomo tinha espaços vazios.
    Bohr desenvolveu melhor o modelo de Rutherford concluindo que sao orbitas elípticas. E existem 7 camadas eletronicas (K,L,M,N,O,P,Q).
    E a nuvem eletrônica ocorre quando os eletrons se dissipam devido a altas temperaturas e entram em estado gasoso obstruindo as vias respiratórias.
    -Geovana M.
    9° ano "S"

    ResponderExcluir
  24. Achei muito interessante o conteudo que mostrou fatos a respeitos de atomos , massa nao divisivel e nos mostrou tambem as descobertas e cientistas que descrobiram coisas importantissimas para sociedade
    Vitor Souza 9ss

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito dos videos pois tirou muitas duvidas com as camadas eletrônicas como:
    Na eletrosfera, os elétrons giram em torno do núcleo ocupando o que chamamos de camadas eletrônicas. Cada nível possui um número inteiro de 1 a 7 ou pelas letras maiúsculas K,L,M,N,O,P,Q. Nas camadas, os elétrons se movem e quando passam de uma camada para outra absorvem ou liberam energia.

    Yuri Lacerda 9ºSS

    ResponderExcluir
  26. Os videos ajudaram a tirar minhas duvidas por exemplo: Na eletrosfera, os elétrons giram em torno do núcleo ocupando o que chamamos de camadas eletronicas. Cada nível possui um número inteiro de 1 a 7 ou pelas letras maiúsculas K,L,M,N,O,P,Q. Nas camadas, os elétrons se movem e quando passam de uma camada para outra absorvem ou liberam energia.

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito dos videos pois tirou muitas duvidas com as camadas eletrônicas como:
    Na eletrosfera, os elétrons giram em torno do núcleo ocupando o que chamamos de camadas eletrônicas. Cada nível possui um número inteiro de 1 a 7 ou pelas letras maiúsculas K,L,M,N,O,P,Q. Nas camadas, os elétrons se movem e quando passam de uma camada para outra absorvem ou liberam energia.

    Yuri Lacerda 9ºSS

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas