quarta-feira, 30 de abril de 2014

Para todas as turmas DOCUMENTÁRIO LIXO EXTRAORDINÁRIO


43 comentários:

  1. Já assisti à esse documentário, vale a pena, são minutos de pura arte e aprendizagem, muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Mônica,
    Assisti o vídeo todo e achei muito interessante.
    Pois fala sobre:
    - Como é a vida das pessoas que moram ali.
    - As dificuldades enfrentadas.
    Mais mostra também como podemos reaproveitar o lixo, podendo até mesmo fazer grandes obras de Arte. O mesmo que o artista plástico fez.
    Assistir o vídeo foi muito útil pois me ajudou a ter mais ideias em relação ao meu desenho.
    Maria Vitória 7º SS

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante ele pegar lixo, açúcar e outras coisas para fazer sua bela arte moderna. É uma coisa muito interessante de saber que a arte não é feita somente com tinta em um quadro e sim fazendo o que ele faz no chão e fotografando.

    E.E.José Gorutuba 8° ano A

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do video,achei ele muito interessante,por mostrar as dificuldades das pessoas que vivenciam aquele sofrimento todos os dias mas que se orgulham depois por ajudar o nosso Planeta e criar belas obras de Arte feitas com Sucata.

    Rafael Dias Antunes E.E.Jose Gorutuba 9°B

    ResponderExcluir
  5. gostei muito do vídeo,achei interessante ele pegar o lixo e ir criando suas artes,e uma novidade para mim pois eu achei muito bonito e legal,ele teve uma boa ideia que assim podemos preserva o nosso meio ambiente reutilizando o lixo.muito bom o que ele faz bom saber que existi artes desse tipo, adorei.

    Gutor Grégory E.E.José Gorutuba 8 °A

    ResponderExcluir
  6. Mônica, achei muito interessante ele utilizar o lixo para fazer a sua arte. Também o vídeo mostra as dificuldades das pessoas que ai estão, presenciando aquele sofrimento, mas acima de tudo estão preservando o nosso Planeta isso é muito importante.

    Lara Mariana Gomes Pereira
    E.E.José Gorutuba
    8º ano A

    ResponderExcluir
  7. O vídeo é muito interessante,pois além de nos mostrar as dificuldades passadas por aquelas pessoas,nos mostra também que nós podemos reaproveitar o lixo,até mesmo para fazer belas artes,como ele fez

    Victor Gonçalves Moreira N° 40-8° ano A
    E.E. José Gorutuba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o vídeo,ele é muito interessante e emocional.A vida daquelas pessoas,é realmente triste,mas olha o que ele conquistaram! Isso é uma lição de vida que todos devem seguir! E a arte ficou linda!!!

      Maria Fernanda Ramos Cavalcanti
      CEC 7º ano ''S''

      Excluir
  8. Mônica,
    Esse documentário é bem interessante, porque com ele, podemos ver como é difícil para as pessoas que moram num lixão, e como é complicado sustentar a família. No documentário, as pessoas tinham que trabalhar junto ao fedor e animais nojentos, mas a partir daí, perceberam que trabalhar com o lixo é divertido, fazendo enormes imagens deles mesmos com a ajuda de um cirurgião plástico, Vik, e depois passando para uma folha menor. Percebemos qual foi a dificuldade passada por eles e que no dia a dia, nem importamos com a vida deles e só desperdiçamos e ainda por cima não reciclamos, o que devia ser o fundamental. Cada um tem que ter sua criatividade e foi o que eles tiveram que ter, e assim saibamos reciclar e respeitar mais a natureza.
    André Guilherme Martins Costa 7°Ano 'S'

    ResponderExcluir
  9. Mônica,
    Esse vídeo é bem interessante, pois com ele, vemos como é difícil para as pessoas que vivem no lixão e ainda tem que sustentar suas famílias. E também elas conseguem fazer retratos de pessoas com o lixo e com isso nós aprendemos a reciclar a não desperdiçar e a respeitar a natureza.
    Ernan Gustavo 7°ano ss

    ResponderExcluir
  10. Mõnica,

    Esse video é muito interessante pois nele apresenta arte feita com materiais reciclaveis e no video mostra também como é trabalhar no lixão e como as pessoas que trabalham no lixão fazem para se sustentar e também podemos dizer que esse trabalho no lixão no fim se torna importante para todos nós.

    ResponderExcluir
  11. Mônica,

    Esse vídeo,mostra que o lixo de alguns pode ser importante para outros e nele apresenta artes feitas com materiais recicláveis, no vídeo mostra como algumas pessoas se sustentam e onde elas vivem que e em meio ao nosso desperdício do dia a dia
    Andre Marcelino 7ºS

    ResponderExcluir
  12. Com esse vídeo eu pude entender um pouco mais sobre o valor que o lixo tem.O homem colocando o lixo para o lixeiro, ou jogando-o em terrenos baldios, resolve o seu problema individual, não se dando conta que as áreas de lixo nas cidades estão cada vez mais escassas e que o lixo jogado nos terrenos baldios favorece o desenvolvimento de animais transmissores de doenças.Mostra que os materiais recicláveis podem virar arte.Também mostra a felicidade dos catadores de lixo mesmo vivendo em sofrimento.O que devemos fazer é sempre reaproveitar antes de jogar no lixo.

    ResponderExcluir
  13. Mônica!
    esse vídeo me ajudou e ensinou muito! nele fala da vida pessoal de cada catador, o que passam ali e me mostrou que mesmo trabalhando, mexendo em lixo o dia todo, não falta alegria.
    Ele me ajudou também a ter ideias de como fazer o meu trabalho!
    obrigada Giovanna Rocha 8ano s

    ResponderExcluir
  14. Mônica!
    adorei esse vídeo é fascinante como aquelas pessoas tem dignidade pelo trabalho que fazem e como enfrentam o dia a dia. Adorei saber que existem pessoas que fazem a diferença e sabem como o trabalho daquelas pessoas é importante.
    Fiquei impressionada com que condição elas são expostas e a quantidade de doenças elas são sujeitas.
    Agora sei que o que eu não dou a minima importância que é o lixo serve de sustento para muitas pessoas.
    Fiquei também impressionada com as coisas que da para fazer com o lixo, e a qualidade que ficou aquelas fotos, enfim adorei tudo!
    Queria que o mundo soubesse do imenso trabalho que aquelas pessoas fazem, e com a tal dignidade que eles executam.
    Enfim Mônica ADOREI esse video !!
    Sol 7ºS

    ResponderExcluir
  15. Mônica,
    Gostei muito dos videos pois com ele conseguir aprofundar mais sobre a reciclagem e oque conseguimos fazer o lixo.Gostei também do trabalho das pessoas que vivem no lixão que passam por aquilo todos os dias.E descobri como é impressionante as coisas que podemos fazer com o lixo e por isso que o titulo se chama Lixo Extraordinário,e achei impressionante de como as pessoas conseguem viver ganhando pouco ,e achei também muito interessante tudo que podemos fazer com a arte e gostaria que esse trabalho de catador de lixo fosse mais valorizado hoje em dia,pois eles trabalham junto com o fedor o lixo que sai de nossas casas que todas as pessoas acham que não vão servir para nada,e é isso que o vídeo mostra que o lixo que sai da nossas casas servem para muitas coisas como para fazer uma arte tão extraordinária como essa.
    André Luiz 7ano S

    ResponderExcluir
  16. Mônica ,gostei muito do video que nos mostra outra realidade do RJ.As dificuldades enfretadas pelos catadores para não passar fome e o trabalho maravilhoso que o artista elaborou para ajudar eles. E que o lixo que sai das nossas casas serve para algo tão incrivel.Amei aquelas artes.

    Lívia Samara Cardoso n° 28
    8° A EEJG

    ResponderExcluir
  17. Mônica,
    amei o video, fiquei muito impressionada com uma arte tao maravilhosa que pode fazer com materiais reciclaveis. mostra dificuldades que os catadores passam, e o modo que eles enfrentam isso com dignidade, e acharam um modo de utilizar o lixo para criar arte, ajudando o nosso planeta terra. Admiro muito o trabalho dos catadores depois de ver pelo oque eles passam, admiro tambem a grande ideia desse homem de usar lixo para criar arte. Um ato Maravilhoso! simplismente adorei!
    Nicole Cunha 7 ano s

    ResponderExcluir
  18. Mônica

    Achei o vídeo muito interessante,bonito,e inspirador pois nele fala que um artista chamado Vik Muniz que saiu dos Estados Unidos para ir ao lixão do Rio de Janeiro quando chegou lá observou o trabalho e a vida das pessoas de lá e pediu para elas para tirarem fotos,onde elas aceitaram e tiraram varias fotos impressionantes.
    Então ele reproduziu essas fotos em um armazém com lixo e com ajuda das pessoas que ele fotografou, então ele tirou fotos do resultado que deu, e levou para diversas galerias de artes muito famosas onde leiloou algumas por preços muito altos arrecadando muito dinheiro para essas pessoas do lixão e mudando as suas vidas para muito melhor.

    Claudio Henrique 7ano S

    ResponderExcluir
  19. Mônica,
    O documentário Lixo Extraordinário é ótimo,porque serve de motivação para muitas pessoas,tudo que não serve mais para algumas pessoas,é o contrário para outras.
    O trabalho realizado por Vik Muniz é uma amostra disso,a reciclagem de produtos ajuda o mundo e também serve para a arte,e traz a mensagem que:que o trabalho dessas pessoas no aterro,é muito importante,pois se não tivesse esse trabalho a poluição iria estar alta.
    Pessoas dizem que um material reciclável não faz diferença,mas 99 não é 100.
    O trabalho dos catadores não é muito digno,mas é honesto e respeitoso.
    outra mensagem que esse documentário transmite é:nunca desista dos seus sonhos e não permita que ninguém te atrapalhe.
    Pedro Lucas Ribeiro 7º ano s

    ResponderExcluir
  20. Mônica,achei esse documentário muito interessante e emocionante.O Vik Muniz faz um belo trabalho,é muito bom saber que existe pessoas que reutilizam o lixo para fazer uma obra de arte e ser reconhecido por ser raro,alguém fazer obras com a reutilização do lixo.Adorei os depoimentos dos catadores de materiais recicláveis como diz o Tião.
    E.E. José Gorutuba Samara Cristina 8º A

    ResponderExcluir
  21. Mônica, esse documentário não serviu somente para complementar o meu conteúdo,mas serviu também como uma lição de vida. Eu pude perceber que aquele lixo que jogamos fora e que para nós não irá ter utilidade nenhuma pode gerar emprego e renda.
    A situação de emprego nesses locais ainda sim é precária, mas em nenhum momento alguém reclamou da vida que leva, pelo contrário essas pessoas agradecem.
    O vídeo mostra outro lado do Rio de Janeiro. O lado que as pessoas lutam para ter uma renda ao final do mês.
    A obra de Vilk Muniz ficou linda! E o melhor é que foi reutilizado os materiais. Tenho certeza que as pessoas que participaram desse projeto tiveram orgulho do trabalho que tem, e da vida que levam.
    Eu acho que o nosso trabalho irá dar um material muito bom e criativo. E será uma grande novidade para todos.
    Maria Luísa Vilas Boas 7º ano S

    ResponderExcluir
  22. Mônica,gostei muito do vídeo ''O lixo extraordinário'' ,pois,lá mostra como é a vida das pessoas que trabalham no lixão,mostra o quanto eles sofrem,mas também achei legal o trabalho do Vik Muniz que foi até o maior lixão do mundo só para tirar fotos dos trabalhadores do local,e com materiais reciclados retirados de lá construi fotos gigantes dos trabalhadores com materiais reciclados...
    Enfim o vídeo é muito legal e também motivador para as pessoas não jogarem lixo em lugares desapropriados e reciclar alguns materiais!
    ass:Daniel Prado Morais 7 ano s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica a hora que está descrita no meu comentário está errado,a hora correta é 13:26 !
      ass:Daniel Prado morais

      Excluir
  23. Mônica, esse Vídeo que você passou é muito interessante , Pois fala de como que é a vida das pessoas lá, que devemos ter cuidado de onde jogamos o lixo (locais desapropriados) ; Mostra a dificuldade que os catadores passam.. Amei o trabalho de artes, feito por materiais recicláveis, fiquei impressionada!O trabalho realizado por Vik Muniz é uma amostra disso,a reciclagem de produtos ajuda o mundo e também serve para a arte,e traz a mensagem que: O trabalho dessas pessoas no aterro,é muito importante,pois se não tivesse esse trabalho a poluição iria estar alta.Fiquei impressionada com que condição elas são expostas e a quantidade de doenças elas são sujeitas.
    Muito Bom ! Adorei !!

    Marcella 8º SS CEC Diocesano

    ResponderExcluir
  24. Mônica,
    Gostei muito do vídeo do lixo extraordinário, ele me fez perceber a dificuldade que eles passam no lixão, mas também que lá é um trabalho digno que eles ganham dinheiro para sobreviver. Alguns tem família que moram longe que eles juntam dinheiro para ir visitá-los e para sustentá-los.
    E amei o trabalho realizado por Vik Muniz com materiais recicláveis que eles pegam as fotos das pessoas em preto e branco e colocam os materiais.
    Muito legal!Amei!

    Maria Isabela_7°ano S CEC_DIOCESANO

    ResponderExcluir
  25. Mônica, Adorei o vídeo!
    O trabalho que eles fizeram com o lixo foi fantástico. O Vik Muniz é realmente um grande artista, e muito corajoso por querer trabalhar assim. Nos aterros, lixões e etc, as situações são precárias e esse trabalho feito por ele ajuda muito o ambiente. Os trabalhos são lindos tanto quanto a atitude dele de trabalhar assim, foi. Percebe- se que as pessoas que trabalhavam no lixo ficaram felizes com a atitude e o apoio de Vik, pois eles passam por muitos problemas e mesmo com esses problemas, as pessoas estão trabalhando dignamente. O leilão foi fantástico. A obra, concerteza, foi bem vendida!
    Abraços, Maria Clara Oliveira, 7° S

    ResponderExcluir
  26. Mônica,

    Gostei bastante do documentário, pois aborda as situações que algumas pessoas passam aqui no Brasil, na qual não é nada boa! Há pessoas vivendo em barracos de madeira, vivendo em ruas repletas de lixo, com condições financeiras precárias. O criativo artista Vik Muniz viajou dos EUA para sua terra natal, o Brasil, com os planos de voluntários catadores de lixo ajudassem-o a fazer sua obra ! Deu para perceber como as pessoas ficaram feliz ao ajudá-lo. Foi muito interessante e comovente o documentário, eu adorei!!

    Mateus Pereira Bastos 7° ano S

    ResponderExcluir
  27. Mônica,

    Gostei bastante do vídeo, pois alem de mostrar o quanto o desperdício no Brasil é forte e frequente, mostrou vários pontos , tanto negativos tanto positivos , como a Cidadania, Trabalho , Reciclagem e entre outros...
    Pude compreender que tudo aquilo que para nos não serve, para várias pessoas é dado como forma de vida ! Daquele lixo todo eles tiram , seu alimento, sua moradia, enfim, seu sustento. Muitas vezes o lixo é uma forma que as pessoas encontram de sobreviver , até de criar seus filhos. Além de abordar toda essa situação do Lixo, aborda também a Arte , e não uma Arte normal, a Arte Reciclável que além de ser benéfica para o planeta é muito bonita ... Gostei bastante !
    Abraços !

    ResponderExcluir
  28. Mônica ,
    eu gostei bastante do vídeo pois pode nos mostrar o maior aterro de lixo do mundo que fia no Rio de Janeiro e também pode nos mostrar que não é todo esse lixo que precisa ser jogado fora , ele pode ser aproveitado de uma forma muito criativa : através da arte .
    e que essas pessoas que trabalham nesse aterro tem o maior orgulho do emprego e não querem sair desse lugar onde ate formaram famílias .
    Alice Alves 7 ano s

    ResponderExcluir
  29. Mônica ,
    este é literalmente um lixo extraordinário, criatividade é oque não falta , é nesses momentos em que vemos a verdadeira arte ...
    O que mais me surpreendeu é que , os membros do video apesar de seu trabalho ser catadores de lixo , sao felizes com o que tem , muitas vezes quando pensamos no termo catadores de lixo pensamos q é um trabalho desprezante mais não , esse é um trabalho muito digno em que no vídeo mostra as pessoas e como elas se sentem ; que podemos ate dizer muito mais felizes que algumas pessoas muito ricas por ai ... Outra coisa importante é uma critica ao Brasil , de ter o maior aterro de lixo no mundo , oque não é bom nem um pouco, percebemos no vídeo que tudo que jogamos fora nem sempre é ruim , que tudo que jogamos fora pode se transformar em algo bonito de se ver , uma verdadeira arte ! Adorei o vídeo ! Muito bom !
    Gabriela Larissa 7ºS Cec

    ResponderExcluir
  30. Monica, obrigado por nos ter passado este video, aprendi muitocom ele, sabendo o quese passa na vida em um lixão, a mizeria, fome e pobreza das pessoas que não possuem uma vida decente, mais que no final, venderam em uma exposição de artes, dando a volta por cima da vida, reescrevendo a mesma, pude perceber tabem que este video demostra uma critica ao Brasil, devido a sua "desigualdade"
    atenciosamente:
    Rubens Junior 8ºS CEC, obrigado.

    ResponderExcluir
  31. Mônica ,
    eu realmente gostei desse video, ele nos mostra que todo trabalho é digno de respeito, e que nós podemos conseguir algo tão extraordinário como obras de arte, através de materias simples como o lixo! Esse video nos mostra uma outra visão com relação as dificuldades encontradas e que temos que sempre dar lugar a imaginação e a criatividade. No video podemos ver como é triste a realidade vivida por esses catadores, onde até mesmo as suas familias não acreditam neles e como eles encaram isso. Vik Muniz fez um belo trabalho,adorei o documentario e a maneira como ele consegue nos mostrar outra realidade.

    Laís Caires Gonzaga 7ºS Cec

    ResponderExcluir
  32. Mônica,
    Com esse vídeo pude aprimorar ainda mais os meus conhecimentos.Fiquei encantada com o trabalho que Vik Muniz fez com tanto lixo. Ele nos transmitiu uma outra realidade da vida das pessoas que moram em um lixão. Elas vivem em situações precárias, casas estreitas, sob contato com animais peçonhentos. Percebi também que todos os catadores de lixo tem orgulho do que fazem e citam o exemplo de muitas pessoas que ganham dinheiro desonestamente, traficando e se prostituindo e mesmo não ganhando salário, fazem os seus trabalhos com dignidade, respeito e amor.

    Maria Eduarda Pereira Aguiar 7ºS

    ResponderExcluir
  33. Mônica vendo o vídeo eu fiquei encantada com o trabalho que o Vick Muniz faz pois com esse trabalho ele demonstra como é a vida do catador,que muitas vezes é ignorado pela sociedade. E é muito bom agente saber pra onde vai o lixo que produzimos e que ele é reaproveitado e garante renda para várias famílias,realmente é o lixo sendo transformado em arte!

    ResponderExcluir
  34. Quem fez o comentário acima foi: Bianca Giovanna
    EEJG. turma:8º A.

    ResponderExcluir
  35. Achei o documentário lixo extraordinário muito interessante. O trabalho que Vik Muniz fez, além de ajudar financeiramente as pessoas do lixão que contribuiram com que esse trabalho fosse realizado e concluído, nos mostrou também que o lixo pode sim ter utilidade. As obras com o lixo ficaram realmente incríveis. É difícil imaginar que um lixo que é muitas vezes insignificante para nós, pode resultar em uma obra de arte tão extraordinária.

    Clara Campos 8 ano S Cec Diocesano

    ResponderExcluir
  36. Gostei muito do vídeo Mônica, fiquei muito impressionado com essa arte maravilhosa e uma arte também reciclável.Pois mostra dificuldades que os catadores passam, e o modo que eles enfrentam isso com dignidade, e acharam um modo de utilizar o lixo para criar arte. Admiro muito o trabalho dos catadores depois de ver pelo oque eles passam, admiro também a grande ideia desse homem de usar lixo para criar arte. Um verdadeiro ato de um cidadão!

    ResponderExcluir
  37. Monica esse vídeo mostra as dificuldades enfrentadas por pessoas mais humildes, e o trabalho de Vik Muniz mostra que a vida pode ter outro lado e ele apresenta uma realidade diferente para os catadores de lixo. ele faz um ótimo trabalho e mostra que podemos utilizar o lixo para varias coisa .
    Ana Gabriela 8ºss

    ResponderExcluir
  38. Mônica,
    Esse trabalho é muito interessante, pois montamos uma obra de arte com lixo. Podemos visitar lugares como rios, lixões e conseguir imagens que darão um trabalho lindo. Mostrou como é a vida das pessoas que trabalham em lugares como esses, e mostrou também o que podemos fazer com o lixo.
    Marisa Miguel Meira Pimenta Pereira - 7º ano 'ss' - CEC Diocesano

    ResponderExcluir
  39. Monica,adorei o video.
    Falando sobre o video: Garantir a sustentabilidade do meio ambiente é garantir, antes de qualquer coisa, que a fome, a pobreza e a miséria estarão afastadas definitivamente e, com isso, terminará a dura realidade que força as pessoas a praticar a exploração predatória dos recursos disponíveis em determinadas áreas.
    Pois só com uma situação de vida regular, os habitantes de uma determinada região poderão tornar-se permeáveis as "novas idéias".

    ANA VÍVIAN ARAUJO FARIAS 8ºss

    ResponderExcluir
  40. Este documentario ele é muito interessante, pois fala de um homem que foi no lixão observar como era o dia a dia das pessoas que trabalhão lá e também fala que ele foi para tira umas fotos dos trabalhadores para ver como era que eles ficavam. Outra coisa bem interessante foi que os trabalhadores se divertirão com a presença das pessoas lá e ficarão muito alegres com a presença deles.

    GUILHERME MATHEUS 9 ano ss

    ResponderExcluir
  41. Com o documentário lixo extraordinário foi possível apreciar um novo modelo artístico construído por Vik Muniz, como também como o mesmo tem potencial humanitário, distribuindo emprego pra milhares de pessoas que trabalhavam em um ambiente inapropriado, com minimas condições de higiene, alimentação precária e uma moradia cujo condições não são necessárias para abranger uma família.
    Após conseguir proporcionar trabalho para os catadores de lixo e ter construído uma obra que surtiu de grande efeito mundialmente, o dinheiro arrecadado foi distribuído para toda população miserável e com péssimas condições que ali habitavam, proporcionando um valor maior a tudo isso.
    Amanda Pedroso 9 ss

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas