quarta-feira, 21 de maio de 2014

7º ano Briófitas




Paródias



Vídeo Universo das plantas


Power Point




























40 comentários:

  1. Mônica, eu gostei muito dos videos, pois é uma forma facil de aprender e aprofundar os conhecimentos. Com os videos eu aprendi sobre as Biofritas,sua reprodução, o que elas precisam para viver,etc e muitas coisas alem do que eu aprendi na aula.
    Lázaro s. Freitas-7ºs

    ResponderExcluir
  2. Mônica , adorei as paródias e as explicações , adorei esse professor que explica cantando e tambem adorei o vídeo do musgo . Nos permite aprender por meio da música , e isso é muito divertido, pois para a maioria das pessoas é mais fácil aprender com música do que com explicações . Porque a música agente decora facilmente e as explicações sérias não são tão divertidas e então o aluno perde o entusiasmo .
    Obrigada por tudo que me fez aprender

    Daniela Oliveira Brito 7° ss

    ResponderExcluir
  3. Os musgos pequenos se desenvolvem em locais úmidos porque necessitam da água para se reproduzirem. O grupo de briófitas em que o musgo destaca é AVASCULAR, não possue vasos condutores de seiva vegetal. O transporte de substâncias que é realizado de célula célula através das membranas ,por isso esses vegetais terrestres tem o tamanho tão reduzido. Essas plantas se assemelha m a um tapete aveludoso verde que geralmente cresce um troncos úmidos.
    RAÌSSA 7ss

    ResponderExcluir
  4. Mônica,

    Gostei muito dos vídeos eles ajudam igual a uma aula,hoje aprendi sobre os musgos são os maiores representantes das briófitas são plantas avasculares e umbrófitas,ou seja,são deprovidas de vasos condutores de seiva e abitam lugares úmidos.

    Gabriel Soares 7ºanoS

    ResponderExcluir
  5. Mônica gostei bastante dos videos,musicas,explicações pois são bastante interessante ,e eles ajudam a decorar e consiguir ter um bom fundamento.
    eu aprendi que as bríofitas sam avasculares, não possuem vasos condutores da seiva , são pequenas , só vivem em ambientes umidos e o tranporte de substância e feito pela membrana

    Eric Vinícius Dias Freitas 7º (ss)

    ResponderExcluir
  6. Mônica,

    Eu gostei muito dos vídeos das paródias,eu aprendi sobre os musgos que são os maiores representantes briófitas,são plantas avasculares e umbrófitas,ou seja,são desprovidas de vasos condutores de seivas e habitam ambientes úmidos.

    Gabriel Soares 7ºanoS

    ResponderExcluir
  7. Mônica,
    Eu conheci muito pelo que você nos passou para aprender.
    Eu conheci muita coisa através de tudo isso com as paródias de músicas que tem muito haver com a matéria,Aprendi também sobre Musgos que são maiores para representar as Briófitas que são plantas Avasculares e são também Briófitas,que seja desprovidas de vasos condutores que só vivem em ambientes úmidos e se transportam pela membrana.
    Também pelas imagens aprendi o que é:
    -Antóceros
    -Hepáticas
    -Musgos
    -Esporófito
    -Gametófito
    -Briófitas
    -REPRODUÇÕES
    -CLASSIFICAÇÕES
    (Gostei da imagem da Briófita de guitarra)
    Amei aprender tudo isso que nos mostrou!
    ADOREI!!!!!
    MARIA EDUARDA FERRAZ DOS SANTOS 7°SS

    ResponderExcluir
  8. Mônica
    Gostei bastante dos videos e paródias, pois me ajudaram a compreender melhor sobre as plantas principalmente a s briófitas que são um grupo de plantas pequenas pois são avasculares ou seja não possuem o sistema vascular. E por isso o seu transporte de substâncias é realizado de célula para célula através de suas membranas.
    Elas vivem em locais úmidos, pois prescisam da água para se reproduzirem.
    Um exemplo de briófitas são:
    - Musgos
    - Hepáticas
    -Antóceros.

    ISANNA FERREIRA OLIVEIRA , 7· ANO "SS"

    ResponderExcluir
  9. Mônica,
    Gostei bastante dos vídeos, pude com eles conhecer mais e tirar dúvidas em relação às Briófitas ... Que por sinal são plantas muito interessantes! As Briófitas são plantas que sua estrutura é composta por: Rizóides , Caulóides e Filóides , por não ter a mesma organização das Raízes , Caules e Folhas , são chamados assim . Uma das características que diferenciam as Briófitas do resto das plantas com essas estruturas é que, elas não contêm Vasos condutores da Seiva , que realiza o transporte de nutrientes. Devido a essa característica elas necessitam de retirar a água ( nutriente ) do ambiente , essa água é transportada de Célula a Célula através da Membrana Celular , esse processo é considerado muito lento , e por isso as Briófitas não passam de 20 cm , atingindo até 2 cm , se essas plantas fossem de grande porte a água demoraria muito mais pra chegar às folhas ( em 100% da planta ) , assim elas secariam e posteriormente morreriam. Além de não terem Vasos Condutores essas plantas só se reproduzem em ambientes úmidos . O órgão masculino é chamado de Anterozóide e o feminino é chamado de Oosfera , com a fecundação é gerado o Protonema , que é a forma jovem do gametófito das briófitas . Exemplos de Briófitas: Musgos e Hepática . Enfim , resumindo , as Briófitas são plantas muito curiosas e bonitas ! Estou adorando conhece - lá mais !
    Abraços ... !

    ResponderExcluir
  10. Monica , gostei muito principalmente da parodia nossa eu estou adorando todas as parodias da quele cara ele nos ajuda muito a entender a materia e os videos também me ajudaram muito a aprender a materia sobre as Briofitas.Que sao plantas muito interessantes! As Briófitas são plantas que sua estrutura é composta por: Rizóides , Caulóides e Filóides , por não ter a mesma organização das Raízes , Caules e Folhas , são chamados assim . Uma das características que diferenciam as Briófitas do resto das plantas com essas estruturas é que, elas não contêm Vasos condutores da Seiva , que realiza o transporte de nutrientes. Devido a essa característica elas necessitam de retirar a água ( nutriente ) do ambiente , essa água é transportada de Célula a Célula através da Membrana Celular , esse processo é considerado muito lento , e por isso as Briófitas não passam de 20 cm , atingindo até 2 cm , se essas plantas fossem de grande porte a água demoraria muito mais pra chegar às folhas, assim elas secariam e posteriormente morreriam. Além de não terem Vasos Condutores essas plantas só se reproduzem em ambientes úmidos . O órgão masculino é chamado de Anterozóide e o feminino é chamado de Oosfera , com a fecundação é gerado o Protonema , que é a forma jovem do gametófito das briófitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obs: o ultimo comentario foi meu Maria Fernanda Aparecida Silveira 7 ano s pois minha conta do google esta com aquele nome

      Excluir
  11. Mônica,
    não posso deixar de falar que mais uma vez você colocou uma paródia pra a gente ver , o que é muito bom , pois é uma forma divertida de aprender e a gente consegue memorizar melhor a matéria.
    também tem o documentário que mostra imagens fascinantes e tão de pertinho... Outra coisa que eu achei muito interessante foi aqueles cientista fazendo experiencias super interessantes sobre as briófitas que são plantas exclusivas pelo fato de serem avasculares .
    Gostei muito!!!
    Alice Alves 7 ano s

    ResponderExcluir
  12. Mônica,

    Eu gostei muito dos videos pois eles esclareceram muitas duvidas a mim! As musicas são muito divertidas e informativas alem de que o vídeo é muito interessante, neles eu aprendei muito sobre as briófitas, como o porque ela só vive ambientes úmidos, que é porque ela precisa que os gametas estejam na mesma gota de água para fecundarem, também aprendi que o tamanho reduzido das briófitas se deve a inexistência de vasos condutores de seiva nela. Resumindo, aprendi bastante com os videos, eles foram muito bons !!

    Mateus Pereira Bastos 7° ano "S"

    ResponderExcluir
  13. Mônica,
    Gostei muito dos videos que falam das briófitas e também desta forma muito legal de aprender com músicas. Muito obrigado por ter nos passado estes videos e a explicação do power point que também gostei muito porque esclareceram minhas duvidas e me ensinou de uma forma divertida o que são as briófitas.
    Josué Junior 7° "SS"

    ResponderExcluir
  14. Mônica,
    Gostei bastante das paródias, dos vídeos, pois eles me ajudaram a entender melhor e com as músicas passei a ter mais interesse da matéria e das aulas.
    Pois eu entendi mesmo sobre o que você estava explicando e o que era cada coisa foi quando a gente começou a cantar as músicas dos musgos, taxonomia, etc.
    Com a música a aula fica mais interessante e a gente grava mais rápido. Achei super legal essa matéria, pois ela é muito interessante fala sobre as Briófitas, como ela consegue os alimentos, etc. Espero que continue assim e que melhore cada vez mais. Mônica obrigado por tudo. Gostei bastante!!!
    Maria Vitoria Carvalho 7º SS

    ResponderExcluir
  15. Mônica,
    Os vídeos me ajudaram muito a entender melhor saber as briófitas.
    Como por exemplo, temos o musgo.
    As briófitas são avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva e que elas levam nutrientes através das células passando de membrana à membrana.
    Gostei principalmente das paródias, pois eles me ajudaram a fixar melhor a matéria que antes era difícil e agora ficou bem mais fácil.
    Maria Isabela 7°S

    ResponderExcluir
  16. Mônica,
    Gostei muito dos videos eles são muito legais e divertidos,pois conseguimos nos divertir e aprender ao mesmo tempo, principalmente no video da musica sobre as briófitas que é muito legal.

    Aprendi também que as briófitas são avasculares pois não possuem vasos condutores,a estrutura das Briófita é formado por:Filoides,Cauloides,Rizoides.

    E consegui aprender que as Briófitas precisam de um lugar úmido para se reproduzirem,pois retiram a água como nutriente para levar para a membrana celular,e as briófitas são praticamente musgos.

    Emfim achei os videos sobre as briófitas muito interessante

    André Luiz 7ano S

    ResponderExcluir
  17. Mônica
    Adorei muitos os videos eles me ajudaram a entender muito mais sobre a matéria que estamos estudando as Briófitas,as parodias falam que as Briófitas são as únicas plantas avasculares que existem ou sejam elas não possuem vasos condutores de seiva, mas como elas conseguem os nutrientes?elas passam esses nutrientes de célula célula e para isso acontecer é necessário que a planta seja pequena se não isso iria demorar muito por isso mesmo as Briófitas são muito pequenas exemplo de Briófitas são os musgos,também elas sem reproduzem e para isso acontecer é necessário água então os esporos caem e germinam assim acontecendo a germinação.
    O vídeo de explicação(o mais longo) fala sobre algumas plantas e algumas estrategias que elas utilizam para conseguir alimento como ficar parada e atacar de surpresa,ter lados escorregadios,seguir uma planta pelo cheiro e sugar seu nutrientes,utilizando feromonas.Existem plantas que se unem com outros animais como as Hácias e as formigas as formigas tem tem moradia e alimento e protegem em troca a planta de outros animais como gafanhotos ou plantas de tabaco que são produzem substancias que paralisam alguns insetos,mas que são atacadas por outras mais por sorte delas produzem sons que chamam outros insetos que matam os que estavam se alimentando dela e por ultimo fala de algumas plantas que utilizam diversas maneiras de se reproduzir e aumentar a sua especie.
    Mônica muito obrigado pelos videos compreendi bem mais sobre a matéria um abraço
    Cláudio Henrique 7°S





    ResponderExcluir
  18. Mônica,
    Adoro essas paródias que você passa,aprendo melhor as coisas,porque com a música me ajuda a decorar.
    As briófitas são plantas pequenas com aproximadamente 2,5cm,o seu tamanho é pequeno devido não possuir vasos condutores de seiva,sendo assim avasculares,o transporte da seiva é feito de célula para célula através da membrana,e se essas plantas fossem grandes,esse processo de transporte da seiva demoraria muito.
    Um exemplo de briófita são os musgos

    ResponderExcluir
  19. Mônica,
    Com ao vídeos pude aprofundar sobre o reino plantae, sobre as plantas briófitas.
    A diferença entre as plantas comuns e as briófitas é que as pantas briófitas não possuem vasos para a condução de nutrientes. Por esse motivo elas vivem em lugares úmidos e por isso possuem um tamanho reduzido. Um exemplo desse ser vivo são os musgos.
    Com a paródia podemos gravar a música assim facilitando a compreensão de todos.

    ResponderExcluir
  20. Mônica, adorei os vídeos sobre as briófitas! Principalmente as paródias, que nos ajudam a memorizar informações sobre o assunto. Pude aprender que, as briófitas são plantas pequenas, que vivem em lugares úmidos e sombreados, além de serem as únicas plantas avasculares, pois, elas não possuem vasos condutores de seiva e suas substâncias são transportadas passando de célula para célula, através da membrana. Elas não possuem raiz, caule e nem folhas, elas possuem Rizóides , Caulóides e Filoides. Elas apresentam o gametófito e esporófito. Como diz em uma paródia: “Anterozoide (marculino) e oosfera (feminino), estão querendo fecundar”, ou seja, na reprodução, os esporos caem na água, germinam e a planta forma o protonema! Dois exemplos de briófitas são: Musgos e Hepáticas.
    Maria Clara Oliveira 7°S

    ResponderExcluir
  21. Mônica,

    Gostei muito dos videos , pois com eles pude descobrir que algumas plantas possuem vasos condutores que levam substâncias nutritivas até as folhas e são chamadas de VASCULARES como por exemplo as :
    •PTERIDÓFITAS
    •GIMNOSPERMAS
    •ANGIOSPERMAS

    Há outras que não possuem esses vasos , são chamadas de AVASCULARES como por exemplo as BRIÓFITAS. Nesse caso as substâncias passam de célula para célula através das suas membranas.
    Os representantes das briófitas são os musgos e as hepáticas que geralmente crescem nos troncos das árvores.



    Maria Eduarda Pereira Aguiar 7º ano S

    ResponderExcluir
  22. Mônica,
    Eu amei as parodias, foram muito legais, diverti bastante. Além disso, explica a matéria, nos tira duvidas, etc...
    Musgos e hepáticas, essas briofitas tão pequenas, que vivem em lugares úmidos, anterozoide e oosfera (masculino e feminino). Uma música tão pequena e que tanta coisa.....
    As musicas são decoradas facilmente, então decoramos também a matéria.

    Marisa Miguel Meira Pimenta Pereira - 7º ano 'ss'

    ResponderExcluir
  23. Mônica,
    Eu acho os seu blog muito importante porque ele explica a matéria de um jeito que todos gostamos ou seja, com musicas, paródias, documentários e jogos.
    Desta vez eu aprendi sobre as briófitas que são plantas muito pequenas pois o transporte de nutrientes acontece por meio de células e sua reprodução acontece quando o anterozoide por meio da água fecunda a oosfera e cria uma nova planta
    Leonardo 7º ano 's'

    ResponderExcluir
  24. Mônica,
    Goste muito das paródias, que me ajudaram a entender mais sobre essa matéria de uma forma divertida e de fácil memorização.
    As plantas Vasculares, são as plantas que possuem vasos condutores que levam as substâncias nutritivas até o caule,porém as outras que não possuem o caule, são chamadas de Avasculares, elas levam as substâncias através de célula por célula, através da sua membrana.
    O reino dessas plantas é chamado de Briófitas. Por sua vez, existem as classificações, as plantas Avasculares são classificadas para serem Briófitas, e as vasculares , Piteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.
    A reprodução dessas plantas, deve ser feita através da água, por isso elas ficam próximas da água. Os principais representantes são os musgos e hepáticas.
    Rubia 7º"s"

    ResponderExcluir
  25. Mônica,
    Gosto muito de suas publicações, e nesta não seria diferente!Gostei muito das parodias pois elas nos ajuda muito na materia de uma maneira bem legal.Gostei também dos videos, eles me ajudaram bastante e consegui entender que as briófitas são pequenas por serem seres avasculares e que se encontram em regiões mais úmidas, pois precisam de água pra se reproduzir.

    Laís Caires Gonzaga 7º"s" CEC

    ResponderExcluir
  26. Mônica,
    Gostei muito da matéria, pois pudemos compreender como as briófitas, plantas tão pequenas vivem. Com esse estudo, pude ver que elas não contém os vasos condutores de seiva, vivem em locais úmidos e fechados, e um bom exemplo bem conhecido por todos é o musgo, que não contém caule, raíz e folhas. Na sua reprodução, o reprodutor masculino é o esporófito e o feminino é a oosfera, e ela só acontece na água. Obrigado, nos ajudou bastante.
    André Guilherme Martins Costa 7°Ano S

    ResponderExcluir
  27. Mônica,estou adorando o conteúdo,achei muito interessante,e adorei os videos,me ajudou a ter uma noção maior e a compreender melhor e ira me ajudar bastante nas provas e eu descobre que a briófitas precisam de água para se reproduzir.
    Maria Eduarda Magalhães 7°Ano SS.

    ResponderExcluir
  28. Mônica,
    A partir da visualizações destes videos e do Power Point, pude concluir partes da materia (ela aindao não está tão clara assim, para o meu entendimento), as briofitas são plantas de pequeno porte por não posuirem sistemas vascular, ou seja: por não possuir vasos condutores de seiva, impossibilota-as de cresçer, essas "plantinhas" vivem nas proximidades da agua pois ela nessescita da agua nao apenas para sobreviver, mas tambem para se reproduzirem; Por nao possuirem vasos condutores de seiva ela presisa da agua para passar os gametas de celula em celula pelas membranas, os gametas são:
    Maculino: Anterozoide (O espermatozoide se fosse um ser-humano)
    Feminino: Oosfera (O Óvulo se fosse um ser-humano).
    A Planta quando esta na fase de produção de gametas (que ocorre sempre a noite) é chamada de Planta Gametofica. E quando produz esporos é chamada de Planta Esporicas, a partir dos esporos (no ser-humano seria o esperma - semente - ) que caem da planta, germinam no chao e formam o protonema ( o feto ) e dali sai uma outra briofta que tamvem é o unico tipo de planta avascular e que nao possuem folhas, raizes e caules possuem Filoides, Rizóides e Cauloides. Exemplo de briofita: Musgos e Hepáticas.

    Cainan Correia Sá 7° ss

    ResponderExcluir
  29. Monica,
    a partir desses videos e dessas imagens compreendi mais sobre a briófitas e sobre varias outras coisas. Descobrir que a briófitas é a unica planta avascular de pequeno porte que não possuem folhas e nem frutos e isso ajudou a compreende mais a materia , pois com a música é mais fácil compreende do que falando com as pessoas.
    Observação : não tinha achado os videos e imagens para comentar.

    ResponderExcluir
  30. Mônica,
    Gostei bastante dos vídeos e das que fala das briófitas que que quer dizer BRIO= musgo, FITA= planta.As briófitas são encontradas EM LUGARES ÚMIDOS para se reproduzir.
    Márcio André S. Fernandes

    ResponderExcluir
  31. Mônica cooprendi 'mais sobre as biofritas que sao vegetais que nao possuem vasos condutores de siva (sao avasculares) e de pequeno porte porcausa disso, vivem em locais úmidos e fechados e para se reproduzirem precisam de águia, quem produz o feminino é oosfera, e o feminino é o esporófito .
    obg
    Enry 7-SS

    ResponderExcluir
  32. Monica ,
    Adoro as parodias que existem pois tenho facilidade em decorar musicas assim me diverto e aprendo ...
    As briófitas são avasculares , conhecido como musgos que precisam de água para se reproduzir .essas plantas são bem pequenas pois seus nutrientes são passados de célula em célula . suas publicações me ajudam muito !
    Gabriela Larissa 7 ºS

    ResponderExcluir
  33. Mônica,
    As briófitas são muito legais, e as paródias ajudam bastante.
    Elas são avasculares, ou seja, não possuem vasos corretores de seiva. Elas são muito pequenas. São representadas pelos musgos e hepáticas. O gameta feminino: anterozoide, masculino: oosfera
    A paródia ajuda bastante.
    Marisa Miguel Meira Pimenta Pereira, 7º ano 'ss'

    ResponderExcluir
  34. Monica,
    Gostei bastante de suas postagens sobre as briófitas que não possuem vasos condutores e por isso são chamadas de avasculares, além de serem filoides, rizoides, e cauloides
    Márcio André 7°SS

    ResponderExcluir
  35. Mônica,
    Eu achei muito interessante as paródias sobre as briófitas, pois os vídeos mostram sobre como elas se reproduzem, assexuada e sexuadamente e para que elas são utilizadas. São representadas pelos musgos, hepáticas e antóceros, sendo os musgos os que tem o maior número de espécies.
    Valeu a pena assistir estes vídeos e ler os slides pois eu tive chance de aprender um pouco mais.
    Tiago Corsato 7º ano S

    ResponderExcluir
  36. Mônica,
    Gostei muito das parodias, slides e vídeos sobre as briófitas! Adoro os vídeos do professor Jubilut, com eles consigo aprender a matéria muito bem.
    As briófitas são o grupo com menor complexidade entre as plantas. Diferentemente das demais plantas não possuem folhas, caules e raízes, mas apenas estruturas comparáveis a essas que são chamadas de filoides, cauloides e rizoides.
    Suas características são:
    • São avasculares
    • Não conduzem seiva
    • Tem pequeno porte
    • Não apresentam raiz, caule e folhas
    • Vivem em ambientes úmidos e sombreados
    • Dependem da agua para se reproduzirem
    • Sua reprodução é sexuada
    As briófitas necessitam da água para se reproduzirem, ´para os anterozoides (gametas masculinos) chegarem até a oosfera precisam das gotículas de água. Após a fecundação se forma o protonema.
    E foi isso que compreendi das briófitas!
    Clara Adriane Fróes Dias 7º ano s

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas