quinta-feira, 24 de julho de 2014

Sistema digestório

8º ano SISTEMA DIGESTÓRIO




VÍDEOS
http://www.youtube.com/watch?v=ry7fHNA3zls
http://www.youtube.com/watch?v=Ii1BqYbtqpU
http://www.youtube.com/watch?v=GJGeB5pov24
http://www.youtube.com/watch?v=jxiXtWt8k_w
http://www.youtube.com/watch?v=VwrmwIKA2Pc
http://www.youtube.com/watch?v=WlH1wl2lS2g
http://www.youtube.com/watch?v=YvGof9HpqUQ

Para divertir e aprender

http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4

Músicas

http://www.youtube.com/watch?v=BUlrxxLTvTk
http://www.youtube.com/watch?v=M38fcbGyabI
http://www.youtube.com/watch?v=X0dbnJ5DZeI
http://www.youtube.com/watch?v=MLpi_JRXwnw

JOGOS
http://net-kids-comidas.blogspot.com.br/2008/06/jogo-da-digesto.html
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/atv2.htm
http://jogossimples.com.br/jogar-aventura-pelo-sistema-digestivo-online.html
http://evanilsonjogos.meusjogosonline.com/jogar.asp?
id=5041957&jogo=jogar+Atividade+Sistema+Digest%F3rio+online
http://rachacuca.com.br/passatempos/x-tudo/2/sistema-digestivo/
http://www.ocorpohumano.com.br/img/jdf/open.htm?digestorio.swf


Conteúdo

http://estudejogando.com.br/?disciplina=biologia&materia=sistema_digestorio
http://www.planetabio.com/digestao.html

9 comentários:

  1. Após a mastigação,o alimento passa pela faringe e é direcionado para o esôfago. Lá, movimentos peristálticos permitem que o alimento seja direcionado ao estômago. Tal processo mecânico permite, além desta função, misturá-lo aos sucos digestivos. Algumas aves possuem nesse órgão uma região conhecida popularmente como papo, onde o alimento é armazenado e amolecido.
    Estômago
    No estômago, o suco gástrico – rico em ácido clorídrico, pepsina, lipase e renina – fragmenta e desnatura proteínas do alimento, atua sobre alguns lipídios, favorece a absorção de cálcio e ferro, e mata bactérias. Este órgão, delimitado pelo esfíncter da cárdia, entre ele e o esôfago; e pelo esfíncter pilórico, entre o intestino, permite que o alimento fique retido ali, sem que ocorram refluxos. Durante, aproximadamente, três horas, água e sais minerais são absorvidos nesta cavidade. O restante, agora denominado “quimo”, segue para o intestino delgado.
    Intestino delgado
    No intestino delgado ocorre a maior parte da digestão e absorção do que foi ingerido. Este órgão é compreendido pelo duodeno, jejuno e íleo, e o processo se inicia nessa primeira porção. Lá, com auxílio do suco intestinal, proteínas se transformam em aminoácidos, e a maltose e alguns outros dissacarídeos são digeridos, graças a enzimas.
    No duodeno há, também, o suco pancreático, que é lançado do pâncreas através do canal . Este possui bicarbonato de sódio, tripsina, quimiotripsina, lipase pancreática e amilopsina em sua constituição, que permitem com que seja neutralizada a acidez do quimo, proteínas sejam transformadas em oligopeptídios, lipídios resultem em ácidos graxos e glicerol, carboidratos sejam reduzidos a maltose e sejam digeridos. A bile, produzida no fígado, quebra gorduras para que as lipases pancreáticas executem seu papel de forma mais eficiente.
    A digestão se encerra na segunda e terceira porção do intestino delgado, pela ação do suco intestinal. Suas enzimas: maltase, sacarase, lactase, aminopeptidases, dipeptidases, tripeptidases, nucleosidades e nucleotidases; permitem que moléculas se reduzam a nutrientes e estes sejam absorvidos e lançados no sangue, com auxilio das vilosidades presentes no intestino. O alimento passa a ter aspecto aquoso, esbranquiçado, e é chamado, agora, de quilo.
    Intestino grosso
    O quilo se encaminha para o intestino grosso. Esse, dividido em apêndice, cólon e reto, absorve água e sais minerais e direciona a parte que não foi digerida do quilo para o reto, a fim de que seja eliminada pelas fezes. Bactérias da flora intestinal permitem a produção de vitaminas
    ana gabriela silva souza 8º ss

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente temos a presença da mastigação que desestrutura o alimento que em seguida e envolvido pela saliva que tem como objetivo a quebra de certas moléculas que a partir disso se dirigi para o tubo digestório que passa pela faringe até chegar no estômago onde ira receber varias enzimas digestórias produzidas pelo próprio estômago,pâncreas e o fígado que em seguida se dirigi para o intestino delgado onde as substancias importantes para nosso corpo são enviadas para o sangue ,sendo o que não será utilizado, e descartado em forma de fezes pelo intestino grosso e ânus


    Jyullio Thiago 8°ss

    ResponderExcluir
  3. Na boca os alimentos sao triturados,a saliva ajuda a misturar eles e passar pelo esófago.Apos passar pelo esófago os alimentos atingem o estômago,em que produz ácido clorídrico e enzimas gástricas que atuam sobre os alimentos já mastigados.


    Os alimentos são transformados em aminoácidos, em açúcar e em ácidos gordos que passam para o sangue para alimentar o organismo. As vitaminas são absorvidas da mesma maneira. Os alimentos nao utilizaveis sao armazendados no cólon,submetidos a fermentação pelas bactérias intestinais, desidratados e depois eliminados nas fezes.

    ANA CLARA 8 ano S

    ResponderExcluir
  4. O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas do trato digestório incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

    O comprimento do trato gastrintestinal, medido no cadáver, é de cerca de 9m. Na pessoa viva é menor porque os músculos ao longo das paredes dos órgãos do trato gastrintestinal mantém o tônus.

    Os órgãos digestório acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. Os dentes auxiliam no rompimento físico do alimento e a língua auxilia na mastigação e na deglutição. Os outros órgãos digestórios acessórios, nunca entram em contato direto com o alimento. Produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento.
    Thiago Brito 8°ss

    ResponderExcluir
  5. O alimento, assim que entra na boca, já começa a ser digerido. Os dentes o trituram, fazendo-o virar um bolo alimentar e a saliva quebra as moléculas de amido. Assim que é engolido, passa pela faringe, pelo esôfago e para no estômago. Lá, fica por aproximadamente 3 horas, sendo fragmentado pelo suco gástrico que o próprio estômago produz. Depois vai para o intestino delgado. Lá, todos os nutrientes são absorvidos e o que resta, que o corpo não necessita mais, vai para o intestino grosso e logo é defecado.

    Clara Campos 8º ano S

    ResponderExcluir
  6. O alimento, assim que entra na boca, já começa a ser digerido. Os dentes o trituram, fazendo-o virar um bolo alimentar e a saliva quebra as moléculas de amido. Assim que é engolido, passa pela faringe, pelo esôfago e para no estômago. Lá, fica por aproximadamente 3 horas, sendo fragmentado pelo suco gástrico que o próprio estômago produz. Depois vai para o intestino delgado. Lá, todos os nutrientes são absorvidos e o que resta, que o corpo não necessita mais, vai para o intestino grosso e logo é defecado.

    Clara Campos 8º ano S

    ResponderExcluir
  7. Começa pela presença da mastigação que quebra o alimento que em seguida e envolvido pela saliva que tem como objetivo a quebra de certas moléculas que a partir disso se dirigi para o tubo digestório que passa pela faringe (onde há uma válvula que não deixa o alimento escapar para o sistema respiratório) chegando no estômago ira receber varias enzimas digestórias produzidas pelo próprio estômago,pâncreas e o fígado que em seguida se dirigi para o intestino delgado onde as substancias importantes para nosso corpo são enviadas para o sangue sendo o que não será utilizado, e descartado em forma de fezes pelo intestino

    ResponderExcluir
  8. SISTEMA DIGESTÓRIO: É composto por um longe tubo digestivo de aproximadamente 9 metros, subdividido em boca,faringe,laringe,esôfago,estomago,intestino delgado,intestino grosso e ânus. Anexados ao tubo existem as glândulas salivares,o figado, e o pâncreas.
    FUNÇÃO DO SISTEMA: Digerir o alimento,transformando em micro-moléculas( protéinas,lípidos,polissacarídeos,dissacarideos) em moléculas menores ( aminoácidos,ácidos,glicerol,monossacarideos) que possam ser absorvidas e aproveitadas.

    ANA VIVIAN ARAÚJO 8ºSS

    ResponderExcluir
  9. O sistema digestório é composto pela boca,faringe,laringe,esôfago,estomago,intestino delgado,intestino grosso e ânus,eles se encontram em um longo tubo digestivo de aproximadamente 9 metros.Anexados ao tubo existem as glândulas salivares,o fígado, e o pâncreas.
    O alimento é digerido passando pela boca onde e mastigado e triturado,e a saliva age sobre o alimento,transformando-o em bolo alimentar.Depois o bolo alimentar desce pela faringe,que tem comunicação com o esôfago e com a laringe.A válvula epiglote impede que o bolo alimentar tome caminho da laringe,fechando sua abertura (glote),quando deglutimos o bolo alimentar.No esôfago: órgão tubular com cerca de 25 cm que liga a faringe ao estômago.É constituído de paredes musculosas que impulsionam o bolo alimentar em direção ao estômago através de contrações rítmicas denominadas "movimentos peristálticos".No estômago:o esfíncter cardíaco abre (relaxa) e o bolo alimentar penetra na cavidade interna do estômago,que é dotada de células glandulares produtoras de suco gástrico,solução rica enzimas digestivas(renina e pepsina) e ácido clorídrico (HCI),que mata micro-organismos e mantém pH apropriado para a digestão.O bolo alimentar sofre a quimificação no estômago por aproximadamente 4 horas transformando-se em quimo.Quando o esfíncter pilórico relaxa,o quimo,em apenas porções,é enviado ao duodeno.No intestino delgado:maior órgão do sistema digestório,podendo passar por 6 metros.Divide-se em 3 partes: duodeno (25 cm),jejuno(4,5 m) e íleo (1,5 m). O duodeno recebe a bile sintetizada no fígado pelo canal colédoco e,também, o suco pancreático sintetizado no pâncreas pelo canal pancreático.No intestino grosso:tem aproximadamente 50 cm de comprimento e suas paredes internas tem notável capacidade de absorção de água e sais minerais.No seu interior,há uma série de micro-organismos (bactérias e protozoários) denominada flora intestinal,a qual transforma restos não aproveitáveis em fezes. Esse processo dura cerca de 24 horas.
    Mariana Luísa Brandão nº 29 8 ºA E.E.J.G

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas