domingo, 10 de agosto de 2014

9º ano Ondas






15 comentários:

  1. Achei muito legal Monica, pois fala a respeito de ondas e como a reaçao dos animais , atraves das ondas. Sei agora que tudo que no ouvimos sao ondas e que pod ser passadas por varios objetos.
    Vitor Souza 9ss

    ResponderExcluir
  2. Com os vídeos e áudios pude compreender melhor sobre as ondas mecânicas com o exemplo do telecurso: pertubação que se propaga no meio material sem que ele se desloque. Conheci alguns ícones das ondas como por exemplo:
    pulso: onda de curta duração
    fonte: força que exerce a vibração
    ondas periódicas: que se repetem
    F: frequência
    T: períodos: intervalo de tempo regulares
    A: amplitude
    crista, vale, comprimento da onda (lambda), velocidade de propagação, hertz (ciclo por segundo), velocidade do pulso, superposição de ondas, etc.
    Também pude conhecer um pouco sobre a relação dos animais e as ondas (golfinhos e morcegos). É muito interessante como os morcegos conseguem através das ondas localizar e saber o tamanho de sua presa a longa distancia.
    Geovana Madureira 9° ano S

    ResponderExcluir
  3. Assistindo os vídeos, e escutando os áudios, eu pude aprender que os golfinhos possuem um sistema de ECO Localização, que são ondas emitidas pelos golfinhos e através do tempo de retorno, conseguem identificar ambientes e localizar presas e predadores.
    Vi como os morcegos por meio de ondas sonoras conseguem se locomover no escura das cavernas.
    Aprendi a diferença da radio FM e AM. A FM é a frequência modulada e AM amplitude modulada. A FM tem um alcance maior que a AM. E como o raio X funciona e que possuem uma frequência alto e muita energia, e por causa disso são perigosos.
    E aprendi também que o microondas possui a maior faixa de frequência produzida por osciladores eletrônicos, so perde para frequências produzidas por oscilações moleculares e atômicas. Alem de ser usadas no Microondas, as micro-ondas são usadas em radares, transmissões de TV e telefone via satélite.

    - Juana Luiza B.A
    9º ano "S".

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante, pois com esse videos pude aprender mais sobre as ondas e os sons. Também aprende um pouco mais sobre o eco e a localização dos animais através de sons.

    Guilherme Matheus 9° ss

    ResponderExcluir
  5. Ao assistir aos vídeos e os experimentos consegui compreender mais sobre o som que nada mais é que uma onda mecânica (um distúrbio) e que necessita de um meio "material" para que esse distúrbio possa se propagar.
    É assim que os morcegos e os golfinhos se localizam em seu meio social, eles usam da eco localização para sua própria sobrevivência.
    Sabemos também sobre o som é composto por: Pulso, amplitude, frequência, período. E elas formam a onda que pode também danificar a audição de muitas pessoas já que o homem só pode ouvir de 20 até 20.000 decibéis, sendo que a partir dos 80 dB já se considera perigoso para a pessoa, o recomendado é não abusar dos fones de ouvido e se necessário usar aparelhos de proteção auricular.

    Samuel Felipe Martins Costa 9ºss

    ResponderExcluir
  6. Com estes Links, pode observar e aprender mais sobre ondas, e sons...O barulho das ondas podem ser encontrados em vários objetos, permitindo que agente possa escutar e sentir de acordo o som, a leveza, ou até aqueles sons pesados...
    Os morcegos se dividem em vegetarianos e carnívoros, eles possuem uma geolocalização, onde podem descobrir onde o som esta e em qual distancia esta...Estes foram alguns das varias coisas que pode aprender nos teus links.
    Melissa Catherine 9 ano 'ss'

    ResponderExcluir
  7. Com os videos pude compreender melhor sobre as ondas q elas precisam de um meio material pra se propagar a diferença entre AM e FM os exemplos das ondas e dos animais sobre o ECO

    José Patricio 9° "SS"

    ResponderExcluir
  8. Achei MT legal como explicaram como a onda se propaga ndë se propagam a diferença entre AM E FM os exemplos dos animais q mostraram muito legal

    Jose Patricio 9° "SS"

    ResponderExcluir
  9. Com os vídeos pude aprender como os animais se localizam através dos sons como: o golfinho e o morcego, como o som se dissipa no vácuo e nos objetos .. Muito interessante ! Alana

    ResponderExcluir
  10. Com os vídeos,entendi como as ondas mecânicas(som) se propagam,como os animais se comunicam,a diferença entre AM e FM.Enfim mt bom os vídeos!
    Dennysson D.
    9°ss

    ResponderExcluir
  11. Aprendi muito com os videos e com as aulas. Compreendi melhor como uma onda é formada, a luz passa no vácuo e o som não. A frequência do som e os dB. Muito legal!!!
    Kaio Max 9°ss

    ResponderExcluir
  12. Muito bom!!
    Os videos e os experimentos, entendi tudo sobre ondas e que existem 2 tipos as que podem propagar no vacuo e a outra nao
    Apesar de nao ter a oportunidade de fazer todos os experimentos fiz algum e nos quais deram muito certo desse modo aprendendo mais sobre a natureza das onda.

    ResponderExcluir
  13. Assistindo os vídeos, eu pude aprender que os golfinhos possuem um sistema de ECO Localização, que são ondas emitidas pelos golfinhos e através do tempo de retorno, conseguem identificar ambientes e localizar presas e predadores.
    Vi como os morcegos por meio de ondas sonoras conseguem se locomover no escura das cavernas.
    Aprendi como o raio X funciona e que possuem uma frequência alto e muita energia, e por causa disso são perigosos.
    Aprendi também algumas palavras que não conhecia
    pulso: onda de curta duração
    fonte: força que exerce a vibração
    ondas periódicas: que se repetem
    F: frequência
    T: períodos: intervalo de tempo regulares
    A: amplitude
    crista, vale, comprimento da onda , velocidade de propagação, hertz (ciclo por segundo), velocidade do pulso, superposição de ondas, etc. Adorei a matéria de ondas
    Nathalia Brandão 9 ano S

    ResponderExcluir
  14. Pude ter uma maior percepção sobre as ondas. Descobri que possui partes como: crista, vale, nós, comprimento, amplitude, etc.
    Pude ver mais amplamente os significados de ondas e partículas, um exemplo:
    ondas não propagam no vácuo, já partículas propagam. Com as aulas, vídeos e textos, além do material básico, pude ter várias interpretações das ondas.
    Muito Bom!!

    ResponderExcluir
  15. Com os vídeos e as explicações dadas com auxilio do livro didático, pude aprender e compreender o funcionamento das ondas!
    Há por exemplo grande dúvidas que ainda perturbam os cientistas, como algumas propriedades como luz e som! Há bastante contradição, pois as vezes os comportamento dessas propriedades são adaptados a ondas como a particulas.
    Há o período, que é o intervalo de tempo de uma onda pra outra
    Frequência, que é o numero de oscilações por uma determinada quantidade de tempo
    Amplitude, a distância entre o ponto neutro e o vale... Ou a crista.
    Pude acrescentar novas palavras ao meu vocabulário e adquirir maior compreensão de como o som se propaga, o motivo da qual existe o Eco! Que na verdade é quando o som vai... E volta por ter encontrado um obstáculo no caminho.
    Pude compreender as diferentes formas como os animais se comunicam entre si, e como há bastante variedade de som que as vezes são imperceptíveis ao ouvido humano
    Amanda Pedroso 9 ss

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas