segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Reprodução dos vegetais/ 7º ano

http://www.youtube.com/watch?v=wdJ_CgKe4ac

http://www.youtube.com/watch?v=8L-iLwcq3sk

http://www.youtube.com/watch?v=YT0FE3Dlo_8

http://www.youtube.com/watch?v=Z-XQwZclgTU

http://www.youtube.com/watch?v=hJIt55gKgJs

http://www.youtube.com/watch?v=VzD1eIFxdek

21 comentários:

  1. Mônica,
    Gostei dos filmes porque falam da reprodução assexuada que consiste no cruzamento de plantas com boas características para conseguir uma melhor planta mais eficaz que tem melhores qualidades ou seja conserva as melhores qualidades das plantas transformando em uma planta com qualidades melhores do que as plantas antigas
    Márcio André S. Fernandes

    ResponderExcluir
  2. MONICA
    gostei muito dos videos pois me ajudaram a compreender melhor sobre a enxertia que é a tecnica usada geralmente para dar melhores condições a uma planta.
    Aprendi também sobre a alporquia que é uma tecnica que se beneficia das caracteristicas das plantas em produzir raízes que se originam no caule da planta.
    Adorei o vídeo que mostra que uma jabuticabeira produziu acerola. muito interessante, né?

    ISANNA FERREIRA OLIVEIRA
    7 ANO SS

    ResponderExcluir
  3. Mônica,
    Gostei muito dos filmes eu estava com um pouco de dificuldade na matéria da reprodução assexuada que é um tipo de reprodução que ocorre sem a intervenção de gametas.Nas plantas a reprodução assexuada é bem frequente utilizando-se essa capacidade reprodutiva na agricultura.

    Gabriel Soares 7ºano s

    ResponderExcluir
  4. Mônica,
    Gostei muito dos filmes eu estava com um pouco de dificuldade na matéria da reprodução assexuada que é um tipo de reprodução que ocorre sem a intervenção de gametas.Nas plantas a reprodução assexuada é bem frequente utilizando-se essa capacidade reprodutiva na agricultura.

    Gabriel Soares 7ºano s

    ResponderExcluir
  5. Mônica,
    adorei os videos pude compreender a reprodução dos vegetais com mais clareza.
    Percebi que quando duas plantas boas, sadias se reproduzem ira gerar uma outra planta com as mesmas características dos seus descendentes, gerando uma planta com um fruto bem melhor.
    Com isso o agricultor ganha-rá melhor lucro pois produzira melhores frutos e com mais qualidade..
    Sol Batista Torres 7 ano s

    ResponderExcluir
  6. Monica,gostei muito dos videos porque, la esta toda a materia,reprodução assexuada,plantas e mais

    Ana Maria Va. Cunha

    ResponderExcluir
  7. Mônica, adorei os videos pois me fez entender melhor sobre a reprodução assexuada, sobre os pontos negativos e os pontos positivos sobre isso, espero que poste mais sobre esse assunto pois ainda estou com alguma dificuldades mais este video ajudou muito!
    Nicole Cunha 7 s

    ResponderExcluir
  8. Mônica,
    gostei bastante de assistir aos vídeos que falaram da reprodução assexuada.Gostei também pois esclareceram minhas dúvidas e esses videos complementaram o que eu já tinha aprendido no livro didático.Muito obrigado por ter nos passado estes videos, gostei bastante.
    Josué Junior 7° ss

    ResponderExcluir
  9. Mônica,
    ao assistir esses videos , pude me lembrar da nossa primeira matéria do ano que falava sobre os tentilhões , sobre suas reproduções , lembra ?! mais é que a matéria parece muito , a única diferença , é que agora estamos aprendendo sore os vegetais e não sobre os animais.
    pude aprender sobre a reprodução assexuada que junta 2 vegetais com características fortes e que gera também descendentes fortes com as sua mesmas qualidades .e também tem a reprodução sexuada que precisa dos gametas masculinos e femininos para gerar descendentes , o que é uma forma mais rápida e natural .
    eu sinceramente gosto muito dessa matéria pois tem uma fácil compreensão e não tem tantas diferenças .
    Alice Alves 7 ano s

    ResponderExcluir
  10. Monica ,
    Gostei muito dos seus videos pois aprofundei meus conhecimentos e aprendi novas técnicas de reprodução assexuada como a placagem por mergulhia os videos nem todos tiveram boa qualidade de som mas as informações passadas foram todas bem proveitosas quero te agradecer por usar o blog e até a próxima
    Leonardo Santos 7º ano

    ResponderExcluir
  11. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos pois conseguir aprender ainda mais sobre a matéria que estamos estudando, aprendi também sobre a reprodução assexuada e as suas vantagens e desvantagens que são:
    Vantagens: Em geral, ela é mais rápida e o custo energético é menor que a sexuada, pois não há embriogênese. Portanto, num momento de pressão ambiental ou seleção natural, permite que a espécie tenha maiores chances de sobreviver.


    Desvantagens: Não há variabilidade genética. Os indivíduos formados são clones. As chances de ocorrer mutações são muito menores. No mesmo exemplo citado acima, as chances de surgir um indivíduo resistente à pressão ou seleção são quase nulas.
    Mônica, obrigada por ampliar ainda mais os meus conhecimentos ! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Mônica,
    Gostei muito dos videos,achei eles muito interessantes pois falam sobre um processo chamado enxertia/alqueimia que e feito por diversas pessoas. Existe vários tipos de enxertia como um que se corta uma pequena parte da casca da planta pega outro galho coloca-o encima da parte cortada prende com papel sufixo e junta-os,exite outro tipo de enxertia em que voce corta uma parte da casca da planta passaum ólio nela coloca um musgo encima do corte(para não precisar rega-la) depois enrola em papel sufixo corta o galho que se fez esse processo e planta ele depois de um tempo essa plata vai crescer,esse é um processo muito util pois a plata cresce mais rápio.
    Muito obrigado pelos videos eles me ajudaram a aprender bem mias sobre a matéria que estamos estudando no momento reprodção sexuada e assexuada.
    Cláudio Henrique 7º ano

    ResponderExcluir
  13. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos, pois com ele pude compreender que as plantas não precisam de outras para se reproduzirem, essa é a ação assexuada, mas há aquelas que precisam, sendo denominadas sexuadas. Sobre a reprodução assexuada, podemos observar que nela, a produção acelera e podemos tirar daí, dois tipos de frutos em uma só planta. Mas com isso são formados clones, o que é bem ruim, pois pode alterar a sua formação e resistência. Gostei muito dos vídeos, e muito obrigado por essa oportunidade
    André Guilherme Martins Costa 7° Ano S

    ResponderExcluir
  14. Mônica,
    Os videos que assisti são ótimos para o aprendizado,antes,só com as informações do livro didático,não conseguia compreender as formas de reprodução,das plantas.A parte negativa dessas reproduções assexuadas é que o crescimento das plantas serão alterados,mas em compensação seu desenvolvimento será mais rápido,em maiores quantidades e com melhor qualidade.
    Pedro Lucas Ribeiro e Silva 7º ano S

    ResponderExcluir
  15. Mônica,
    Sempre gosto muito dos videos, porque eles nos ajudam muito a aprofundar nossos conhecimentos na matéria e nesses videos agora sobre as técnicas de reprodução foi muito bom. Com certeza vai ajudar na hora da prova e também nos dar conhecimento maior e melhor. Foi muito bom.
    Marisa Miguel Meira Pimenta Pereira 7°ano 'SS'

    ResponderExcluir
  16. Mônica,
    Gostei de você ter passado os Videos,me ajudou muito,principalmente me ajudou a tirar as dúvidas,principal na questão assexuada ...gostei das explicações das plantas que não tinha entendido antes...e tenho grande certeza que vai me ajudar na hora da prova...falam da reprodução assexuada que consiste no cruzamento de plantas com boas características para conseguir uma melhor planta que meio que não sabia muito!
    (Me desculpa pelo atraso do comentário)
    De sua aluna:
    - MARIA EDUARDA FERRAZ DOS SANTOS
    7°ano 'SS'

    ResponderExcluir
  17. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos. Me tirou alguns dúvidas e deixou tudo mais claro. Entendi que, a alporquia (alporque) provoca a formação (crescimento) de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada. Que na enxertia, “tira” uma parte da “casca” da planta e junta a outra. Tem também a estaquia, que corta-se um galho de uma planta. Removem-se as folhas mas deixam-se as folhas do ápice. Enterra-se o galho na areia e espera-se alguns diasaté que o broto saia da parte superior da planta. Enfim, consegui compreender bastante coisa Mônica! Muito obrigada por me ajudar desta forma, no meu aprendizado. Fiquei muito impressionada com tudo, ainda mais com as acerolas num pé de jabuticaba. A natureza é realmente impressionante.Adorei os vídeos!
    Abraços, Maria Clara Oliveira, 7° S

    ResponderExcluir
  18. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos que você postou, pois me tirou varias duvidas principalmente sobre a alporquia. Nesse vídeos pudi aprender várias coisas que não sabiam e ajudou a acaba com minhas dúvidas e sei que com esse vídeos vou conseguir tira uma boa nota na prova. E também fiquei muito impressionado com acerolas no pé de jabuticaba.(desculpe o atraso do comentário)
    Ernan Gustavo 7 ano ss

    ResponderExcluir
  19. MONICA
    Gostei muito dos videos pois me ajudaram a compreender melhor sobre a enxertia,o vídeos sao muito importantes tirei minhas duvidas.E GOSTEI DAS ACEROLAS NO PÉ DE JABUTICABA MUITO INTERESSANTE.
    CLARA LUANA 7 ANO ''SS''

    ResponderExcluir
  20. Mônica gostei muito dos videos esclareceram minhas duvidas em algumas coisas como enxertia alporquia ,as reproduções entre outras coisas que eu tinha dúvida.
    Também achei interessante e esquisito as acerolas com as jabuticabas.
    Eric vinícius 7°ano SS

    ResponderExcluir
  21. Achei muito interessante os vídeos propostos, pude aprimorar meus conhecimentos em relação a reprodução dos vegetais. Entendi que, existem dois tipos de reprodução: Reprodução Sexuada e Reprodução Assexuada. Os dois tipo podem apresentar fatores positivos e também negativos: Sexuada - Processo lento, grande perda de energia. Positivos - Maior capacidade de sobrevivência, variabilidade de características.
    Assexuada - Diversidade quase inexistente, difícil adaptação aos ambientes. Positivos - Podem originar descendentes, baixa perda de energia.

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas