quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PIPOCA COM CIÊNCIAS



PROCURANDO NEMO


Você já deve ter assistido este desenho animado, mas não com os olhos de um biólogo.Depois de termos feito o estudo da Unidade MAR E VIDA faça seu trabalho da nossa sessão Pipoca com Ciências.

7 comentários:

  1. Mônica, irei responder as questões do filme Procurando Nemo.
    1) Tempo de duração do filme: 130 minutos aproximadamente.
    2) Escreva o significado de ecossistema e identifique o ecossistema em que se passa o filme: Ecossistema é a relação de seres vivos de um habitat com os fatores ambientes, características ambientais. O filme se passa no ecossistema aquático.
    3) Foi possível perceber no filme que em um determinado momento o Pai do Nemo teve que se arriscar para apanhar a máscara do mergulhador que havia caído em outro ambiente, que o filme mostrou como um ambiente assustador. Como era esse ambiente? Esse ambiente era escuro, fundo e assustador.
    4) Explique por meio de 3 exemplos o conceito de adaptação ao meio ambiente presentes no filme: A adaptação do Nemo no aquário, a adaptação do Pai fora de casa e a adaptação deles na Anêmona.
    5) No aquário onde estava Nemo havia um animal que se encarregava da limpeza, escreva o nome dele no filme e o nome de sua espécie. Jacques, da espécie Banded Cleaner Shrimp, é um camarão limpador.
    6) Para que se mantenha o equilíbrio no ambiente cada ser vivo possui uma função.
    a. O que é cadeia alimentar? (indique a fonte) Cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para sobrevivência e produção de energia. É uma sequência de organismos interligados por relações de alimentação. (Wikipédia e Significados.com)
    b. Escreva 4 cadeias alimentares presentes no filme. O tubarão come o Nemo, o Nemo come plânctons e plânctons comem micro organismos. O tubarão come o Polvo, o polvo come a sardinha e a sardinha come o camarão. Pelicano como peixes, peixes comem caramujos, caramujos comem fitoplancto , fitoplanctons comem insetos. Homem come peixe, peixe come zooplancton que come fitoplancton.
    c. No desenho, o tubarão Bruce queria ser “bonzinho” e não comer peixe. Será que o fato dele comer peixes o torna“mau”? Justifique. Não, ele precisava comer peixes para grantir a sua sobrevivência. Isso faz parte da cadeia alimentar.
    7) Cite pelo menos 10 animais presentes no filme. Será que você consegue mais? Peixe-palhaço (Nemo e Marlín), Paracanthurus hepatus, conhecido também como "Blue tang" ou "Cirurgião-paleta (Dory), Polvo (Pearl), Tubarão branco (Bruce), Gramma Loreto (Gurgle, peixe do aquário), Baleia Jubarte, Tartarugas marinhas, Anêmonas, Coral , Cavalo-marinho , Água-marinha, Estrela-do-mar.
    8) Existem vários tipos de animais, cada um apresenta um conjunto de características comuns, o que permitiu ao homem classificá-los. A seguir alguns grupos de animais segundo a classificação da Ciência. Observe o nome do grupo e para cada um cite até 2 exemplos que apareceram no filme, colocando o nome popular e o nome dado no filme:
    Continuação no proximo comentario

    ResponderExcluir
  2. Continuando...
    a. Réptil: tartarugas marinhas (Dermochelys coriácea) e jacaré (Caiman yacare).
    b. Peixe: peixes palhaços (Amphiprion ocellaris) e Blue Tang(Paracanthurus hepatus).
    c. Equinodermo: estrelas-do-mar (Asterias Rubens) e ouriço-do-mar (Paracentrotus lividus).
    d. Celenterado: água-viva (Lychnorhiza lucerna) e anêmonas-do-mar (Sea anemones).
    e. Mamífero: Baleia (Balaenoptera physalus) e Pessoas (Homo sapiens sapiens).
    f. Ave: Gaivota (Larus cachinnans) e Pelicano (Pelecanus conspicillatus).
    g. Crustáceo: Siri (Callinectes danae) e Caranguejo (Carcinus maenas).
    h. Molusco: polvos (Octopus dofleini ) e lula (Loligo plei).
    9) Como o Nemo, Nigel e o Crush respiram? Eles respiram através das brânquias.
    10) Por que o Nemo e seu pai moravam na anêmona? Os peixes palhaços moram em anêmonas para esconder-se dos predadores, pois ela é perigosa para muitas espécies de peixes.
    11) Por que a água-viva não machucou o Pai do Nemo e fez mal a Dory? Porque ele mora em uma anêmona e é acostumado com essas queimaduras, já a Dory, não.
    12) Qual a vantagem dos peixes nadarem em cardume? É que juntos em cardume, parecem um animal maior, então os predadores procuram os menores e eles conseguem escapar devido a isso, ou seja, é uma forma de “defesa”.
    13) Como a estrela-do-mar se reproduz? As estrelas-do-mar têm sexos separados, tanto a reprodução sexuada como a assexuada ocorre, a forma sexuada é feita por meio de ovos, e a assexuada é quando a estrela-do-mar perde um dos braços e nasce outro braço no lugar e a partir deste braço nasce uma nova estrela-do-mar.
    14) Como as tartarugas se reproduzem? As tartarugas se reproduzem e deixam os ovos na praia, indo embora para o mar. Devido á sua lentidão, os filhos a alcançam com o tempo, logo eles não podem ser considerados pais e mães desnaturadas.
    Beijos, Maria Clara Oliveira, 7° ano S

    ResponderExcluir
  3. TRABALHO
    1-Tempo de duração do filme : 1:07
    2-Escreva o significado de ecossistema e identifique o ecossistema em que se passa o filme : Ecossistema , casa , sistema (sistema onde se vive) designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.Ecossistema oceânico.
    3-Como era o ambiente onde a máscara do nadador caiu? : Era escuro e sem plantas.
    4-Explique por meio de 3 exemplos o conceito de adaptações ao meio ambiente presentes no filme : Nemo-mora em uma anêmona que se protege com choques,mas sua pele resiste,então seu lar o protege_Peixe luz-mora no escuro mas sua antena tem luz_Tartarugas-moram perto das correntes e não se machucam por causa de suas cascas.
    5-No aquário onde estava Nemo havia um animal que se encarregava pela limpeza,escreva o nome dele no filme e o de sua espécie : O camarão (Banded cleaner shrimp).
    6-a.O que é cadeia alimentar? : A cadeia alimentar é uma sequência de organismos interligados por relações de alimentação. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores (herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e os decompositores.
    b.Escreva 4 cadeias alimentares presentes no filme : Tubarão e peixe palhaço,peixe luz e peixe palhaço,pelicano e peixe palhaço e peixe e ovos.
    c.Acho que sim.
    d.Não,pois esse é o alimento dele e ele não deve sentir culpa por isso.
    7-Cite pelo menos 10 animais presentes no filme.Será que você consegue mais? : Arraia,cavalo marinho,peixe palhaço,anêmona,polvo,tubarão,peixe luz,tartaruga e pelicano.
    8-a.Réptil : Tartaruga (Dermochelys coriácea)
    b.Peixe : Peixe palhaço (Amphiprion ocellares) e Blue Tang (Paracanthurus hepatus)
    c.Equinodermo : Estrela do mar (Asterias Rubens) e Ouriço do mar (Paracentrotus lividus)
    d.Celenterado : Água Viva (Lychnohiza lucerna) e Anêmonas do mar (Sea anemones)
    e.Mamífero : Baleia (Balaenoptera physalus) e ser humano (Homo sapiens sapiens)
    f.Ave : Gaviota (Larus cachinnans) e pelicano (Pelecanus conspicillatos)
    g.Crustáceo : Siri (Callinectes danae) e Caranguejo (Carcinus maenas)
    h.Molusco : Polvo (Octopus dofleine) e Lula (Loligo plei)
    9-Como o Nemo,Nigel e o Crush respiram? : Eles respiram pelas brânquias.
    10-Porque o Nemo e o seu pai moravam na anêmona? : Para se protegerem e porque sua pele resiste ao choque dela.
    11-Porque a água viva não machucou o pai do Nemo,mas sim a Dory? : Por causa da resistência ao choque.
    12-Qual a vantagem dos peixes nadarem em cardume? : Se defenderem dos predadores.
    13-Como a estrela do mar se reproduz? : A reprodução acontece de duas formas: sexuada e assexuada. Na reprodução sexuada dá-se a libertação dos gametas na água e a fertilização externa.No caso da reprodução assexuada, a fecundação é feita essencialmente através da regeneração, ou seja, tal como vimos anteriormente se um dos braços for amputado nasce um novo no seu lugar, mas por vezes pode mesmo desenvolver uma estrela-do-mar nova.
    14-Como as tartarugas se reproduzem? : Acasalando.
    Maria Fernanda Ramos, 7° ano S

    ResponderExcluir
  4. Trabalho: Procurando Nemo
    1. O tempo de duração aproximadamente é de 1 hora, 25 minutos e 06 segundos.
    2. O ecossistema que se passa é o mar. No mar existe muita diversidade tanto animal quanto vegetal. É um ecossistema bem divertido e curioso de se estudar.
    3. O ambiente assustador era um ambiente com pouca presença de luz, por estar mais distante da superfície da Terra, assim recebe menos luz.
    4. O Nemo entra dentro das anêmonas, uma certa espécie de peixe obter uma lanterna para deixar mais clara sua visão, e peixes do aquário se adaptarem a ficar dentro do aquário.
    5. O animal que faz a limpeza é o camarão. Sua espécie é Stenopodidea.
    6. a) A cadeia alimentar é uma sequência de organismos interligados por relações de alimentação. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores (herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e os decompositores. Fonte: Wikipédia.
    b) Tubarões>Peixes ; Camarão>Parasitas ; Pelicanos>Peixes ; Homem>Peixe.
    c) O filme nos mostra que ele só sentia vontade de comer peixes ao sentir o cheiro de sangue. Assim se torna mau pelo fato de cheirar sangue.
    7. Peixe-Palhaço; Tubarão; Camarão; Pelicano; Arraia; Lula; Baiacu; Estrela do Mar; Homem; Tartaruga-Marinha; Cavalo-Marinho ...
    8. a)Tartaruga, Crush
    b)Peixe-Palhaço, Nemo
    c)Estrela do Mar, Peach
    d)Água-Viva, (onde Dory passa e é eletrocutada)
    e)Tubarão, Bruce
    f)Pelicano, Nigel
    g)Camarão, Jacques
    h)Polvo, (amigo do pai de Nemo)
    9. O Nemo respira de modo normal como outros peixes, o Nigel respira normalmente por ser uma ave, e o Crush sai para fora da água para respirar.
    10. Para ser protegerem de predadores, porque a anêmona dá choques, mas Nemo e seu pai são adaptados a não levar o choque, assim ficam protegidos.
    11. Por não estar adaptadas igual o pai do Nemo.
    12. Se ocorrer um ataque de predadores, a segurança é maior.
    13. A forma sexuada é feita por meio de ovos, e a assexuada é quando a estrela-do-mar perde um dos braços e nasce outro braço no lugar e a partir deste braço nasce uma nova estrela-do-mar.
    14. Fecundação interna com 3 a 5 desovas numa mesma temporada de reprodução, botando ovos em praias na maioria das vezes.
    15. É bem importante para que espécies não sejam extintas, e que hoje, isso vira realidade, o que não pode acontecer.

    ResponderExcluir
  5. Procurando o Nemo sessão pipoca
    Questões:

    1: 1 hora e 44 minutos

    2: Ecossistema é um conjunto de comunidades de seres vivos que integram e que,ao mesmo tempo,relacionam-se com o meio físico,promovendo constantes modificações entre eles mesmos em uma determinada região.E o ecossistema passado no filme é o ecossistema marinho cadeias de corais.

    3 Esse ambiente era escuro, assustador , não dava para enxergar nada , e lá tinha um peixe muito assustador e estranho chamado peixe Diabo.

    4: Três adaptações presentes no filme são: O peixe palhaço que é adaptado ao resíduo que as anêmonas porém ele não se queima e os outros animais sim, o peixe Diabo que ele estava adaptado a viver no escuro e enxergar e caçar no escuro e os peixes que se adaptaram a ficar no aquário.

    5:O seu nome era Sharq e ele era uma especie de camarão limpador..

    6: A cadeia alimentar é uma sequência de organismos interligados por relações de alimentação. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores (herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e os decompositores -Wikipedia.
    4 cadeias alimentares presentes no filme são dos tubarões que se alimentam dos peixes,os pelicanos que se alimentam de peixes , o peixe Demônio que se alimenta de pequenos animais que caem no escuro e os tubarões que se alimentam de golfinhos.
    7: .peixe palhaço
    .Tubarões
    .estrela do mar
    .pelicano
    .água-viva
    .Peixe demônio
    .Baleia
    .Tartarugas
    . Polvo
    .Cavalo Marinho

    8: Réptil: Tartaruga Marinha (Crush)
    Peixe: Peixe palhaço (Nemo)
    Equinodermo: Estrela do mar
    Celenterado
    Mamífero:Tubarão(Bruce)
    Ave:Pelicano (Nidel)

    9: O Nemo através de Branquias ,O Nigel:O sistema respiratório das aves tem pulmões rígidos de volume fixo e sacos aéreos complacentes. Os pulmões atuam como um local de trocas gasosas do sistema respiratório e o Crush: respira pelos pulmões, retirando o oxigênio do ar.

    10 O Nemo e o pai vivem em uma anêmona porque a anêmona libera um liquido que queima os animais menos os peixes palhaços que são adaptados a queimadura delas, assim eles moram lá e ficam protegidos.

    11 A água-viva não queimou o Marlim porque a sua espécie que é o peixe palhaço esta adaptado a resistir a queimadura por isso eles não sentem muita dor porém a espécie da Dory não esta adaptada e é queimada.

    12: A vantagem dos peixes dos peixes nadarem em cardume e que quando o predador ver todo aqueles peixes juntos (que o cardume) ele acha que é um peixe grande e vai atrás de outro.

    13:a estrela do mar se reproduz da seguinte forma:os ovos são lançados diretamente no mar, onde ocorre a fecundação formando então uma larva – no desenvolvimento dessa larva temos a formação de um indivíduo adulto.

    14 As tartarugas re reproduzem da seguinte maneira:Tudo começa com uma viagem, de às vezes centenas de quilômetros, de modo que as tartarugas macho e fêmea podem chegar à praia para acasalar. As tartarugas começam o ritual em águas rasas.

    15: O Projeto TAMAR é um projeto que luta pela preservação das tartarugas-marinhas, que estão ameaçadas de extinção. Algumas curiosidades são que esse projeto acontece em vários estados do Brasil.

    Cláudio Henrique 7ano S

    ResponderExcluir
  6. Olá Multiplicadora, que 2015 seja de boas realizações para você e toda sua casa!

    Mônica, estamos aqui em nome dos Educadores Multiplicadores, pois estamos precisando de sua ajuda para alargar as fronteiras do conhecimento e encurtar a distância entre os educadores.

    Ajude-nos a conhecer novos trabalhos, fazer novas e boas amizades, todos nós ganharemos. Gostaríamos que convidasse 2 ou 3 blogs de sua lista de professores para fazerem parte da Família Educadores Multiplicadores.

    Ah, educador(a) não esqueça de atualizar/adicionar o nosso banner de parceria em seu blog, isto é muito importante.

    Certo de sua compreensão, agradecemos em nome de todos os Educadores Multiplicadores. Visite-nos! Contamos com você! Fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    Irivan Rodrigues

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas