quarta-feira, 18 de março de 2015

8º ANO JOSE GORUTUBA FOTOSSÍNTESE, RESPIRAÇÃO CELULAR E FERMENTAÇÃO




FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO CELULAR




VÍDEOS



Paródia 




41 comentários:

  1. Através da leitura desse blog aprendi várias coisas como: Para Realizar a fotossíntese algumas plantas precisam da Luz Solar q é absorvida pela clorofila e água que é retirada do solo e passa pelo seu tronco (Caule) e chegam as suas folhas. A Clorofila que ficam em suas folhas são capazes de realizar a glicose ( Carboidrato como o açúcar ),e através da glicose e de outras substancias que retira do solo é capaz de realizar o processo para seu crescimento,e Depois desse Processo todo as plantas soltam o gás Oxigênio e água que é o necessário para a sobrevivência dos outros seres vivos do planeta. A Fotossíntese é dividida em duas etapas Fotoquímica e a Química.
    Na fotoquímica: a Energia Absorvida será transformada em oxigênio e hidrogênio,o oxigênio é liberado e o hidrogênio é usado na diminuição da NADP e NADPH2.
    Na Química : Ocorre a produção da Glicose, rica em energia .
    NADP e NADPH2 (nicotinamida Adenina Dinucleotídeo Fosfato) são Coenzimas q ajudam no transporte das moléculas .
    Aprendi também que nem todos os animais se alimentam de plantas,mais a fotossíntese é necessária para a sobrevivência deles,por que eles podem se alimentar de outros seres vivos que se alimentam de plantas.E sem a fotossíntese (realizada pelas Plantas) não haveria animal para que eles pudessem se alimentar,E para os seres humanos a fotossíntese é algo muito importante, porque praticamente tudo que comemos são Vegetais e se são vegetais realizam a fotossíntese, e com o processo da fotossíntese também é liberado o oxigênio que respiramos ,como falei lá encima.Eu aprendi que o açúcar produz o gás carbônico e por isso as plantas utilizam o açúcar para se alimentar,E O fermento biológico produz o Gás Carbônico por isso a massa cresce .Aprendi que os fungos precisam do açúcar para fazer a bebida alcoólica.








    Ludimila Ribeiro , 8° A


    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  2. Com esses vídeos, consegui entender o processo inteiro da fotossíntese. Eles são muito esclarecedores, tirando o tema da fermentação do pão, que foi um pouco mais difícil de entender.
    Nome: Lucas Lourenço Lima nº: 23
    Ano: 8º ano turma:A

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito e entendi,ao assistir os vídeos ouvir as paródias e ler,entendi também sobre como é o processo da fotossíntese.
    Também entendi sobre os animais que nem todos eles se alimentam que plantas, folhas.E que também as folhas são uma estrutura muito importante para os vegetais,por que através dela que se realiza a fotossíntese,e também nesse processo sai o ar que respiramos...

    Isabella Mendes
    8°A
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  4. Com a ajuda desse blog eu conseguir tira varias duvidas e aprender muito mais como:Para Realizar a fotossíntese algumas plantas precisam da Luz Solar q é absorvida pela clorofila e água que é retirada do solo e passa pelo seu tronco (Caule) e chegam as suas folhas. A Clorofila que ficam em suas folhas são capazes de realizar a glicose ( Carboidrato como o açúcar ),e através da glicose e de outras substancias que retira do solo é capaz de realizar o processo para seu crescimento,e Depois desse Processo todo as plantas soltam o gás Oxigênio e água que é o necessário para a sobrevivência dos outros seres vivos do planeta. A Fotossíntese é dividida em duas etapas Fotoquímica e a Química.
    E Com esses vídeos, consegui entender o processo inteiro da fotossíntese. Eles são muito esclarecedores.
    Ana Maria Araújo Miranda
    8 A

    ResponderExcluir
  5. Com os vídeos e os jogos, aprendi como as plantas realizam a fotossíntese e que o sol é responsável por toda a energia que mantém os seres vivos na Terra. Entendi também a ação das leveduras no processo de fermentação do pão e que o gás que elas produzem é o gás carbônico. Aprendi também que o pulmão do mundo não é a Floresta Amazônica e sim as algas costeiras.
    Vitoria Dias Brito n°39 8°A

    ResponderExcluir
  6. Com a leitura,com os vídeos e as paródias do blog, pude entender que a fotossíntese é a fonte de energia da planta, que com a fotossíntese a planta se fortalece e alimenta.A fotossíntese é um importante processo realizado de maneira onde a planta absorve a água do solo e pelo caule ela é levada para toda parte da planta,até chegar nas folhas onde é principalmente realizada a fotossíntese,em seguida a planta absorve o gás carbônico que se mistura com a água,e a luz solar é captada,com a ajuda da clorofila(um pigmento verde,onde dá a coloração a planta -mas ele se encontra em plantas de todas as cores)e a luz solar ajuda a transformar a água e o gás oxigênio em açúcar.E por fim a planta libera a água e o gás carbônico.
    E com isso aprendi que a fotossíntese não é importante só para a planta,mas para todos os seres vivos,percebemos melhor observando a cadeia alimentar.Por exemplo:um animal se alimenta de outro,que se alimenta de outro,que se alimenta de plantas.E as plantas precisam da fotossíntese,então se não houvesse a fotossíntese não teria a planta e sem a planta o animal que se alimenta dela não teria alimento e ele morreria e o animal que se alimentava desse animal não teria alimento e morreria.E para os seres humanos ela é importante por que bastante parte dos nossos alimentos são vegetais,e todos vegetais fazem a fotossíntese.E por ela também é liberado o gás oxigênio,esse gás é essencial na vida dos seres vivos.
    Observei também que na fotossíntese a planta libera o oxigênio e absorve o gás carbônico,já na respiração ela absorve o oxigênio e libera o gás carbônico.
    Eu entendi pouco sobre a fermentação,mas o que eu entendi foi que para fazer um bolo,biscoito,pão é necessário o fermento biológico,porque ele é o único que incha mesmo a massa do seu alimento.E que as leveduras liberam o gás carbônico.Enfim foi isso o que eu entendi.

    Mariana Luísa Brandão n° 29
    8º A

    ResponderExcluir
  7. Oi Mônica

    Com a leitura dos textos, com as imagens e com os vídeos eu aprendi que a maioria das plantas produzem o seu próprio alimento através da fotossíntese, para realizar esse processo basta água, gás carbônico e luz solar. As raízes do vegetal absorve a água e o gás carbônico, que pode esta presente na água ou no ar que respiramos; então através do caule eles são distribuídos por todas as partes da planta, chegando as folhas que é o principal local onde se produz a fotossíntese; completando o processo a gente tem a luz solar, ela e capturada pelas folhas( pois nelas encontra-se um pigmento chamado clorofila) a luz solar que vai fornecer energia para a formação da glicose( açúcar). A glicose é utilizada pela planta na realização de suas funções metabólicas, ou seja, ela é seu principal combustível, sem ela seria impossível manter suas funções vitais. Sem a luz solar as plantas não produzem fotossíntese, com isso elas acabam morrendo.
    O processo da fotossíntese pode ser dividido em duas etapas fotoquímica e química.
    A fotossíntese e muito importante, não só para plantas, mas para todos os seres vivos, pois mesmo não se alimentando de plantas, podem se alimentar de outros seres que se alimentam de plantas,ou seja, os vegetais e a base da cadeia alimentar. E alem disso ao fazerem a fotossíntese liberam o gás oxigênio. Então se as plantas parassem de realizar a fotossíntese todos os seres vivos morreriam.Pude perceber na visualização do vídeo que as leveduras são as responsáveis pela fermentação do pão.
    As algas também realizam fotossíntese elas são responsáveis pela maior parte da produção de gás oxigênio.
    E que na respiração aeróbica necessita de oxigênio para sua realização mas já na anaeróbica não necessita.
    Karen
    8 ano A

    ResponderExcluir
  8. Mônica, com a ajuda dos seus vídeos, suas paródias, imagens e jogos, eu consegui entender que a fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção do seu próprio alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico do ar e energia do Sol. Consegui entender também que, é através desse processo que, a planta consegue produzir o seu próprio alimento que é muito constituído pela glicose. E à medida que a planta consegue produzir a glicose, ela vai eliminando o oxigênio. Com a ajuda do seu blog, essa foi uma das coisas que eu consegui entender da fotossíntese. Caso eu fique com dúvida novamente, eu irei vir no blog novamente, porque nos vídeos, jogos, nas imagens e nas paródias, fica mais fácil de entender o que realmente é a fotossíntese.

    Ano/Turma: 8ºA
    Nome: Danielle Montanha
    Nº: 7

    ResponderExcluir
  9. bom eu gostei muito do blog pois aprendi como e reslizado o prosceso da fotossintese que é feito quando a agua se une com o gás carbonico e é produzida a glicose (açucar) por esse prosseso a planta libera o gás oxigenio e a água. por exeplo o video na questao dos fermentos o balão enche por que no fermento biologico libera gás carbonico. e na experiencia do repolho o gas liberado faz com que o Ph do repolho mude ou seja a sua cor .

    MARCUS VINICIUS
    8ºA

    ResponderExcluir
  10. Bom, eu aprendi que a fotossintese e quando as plantas fabricam seu proprio alimento, a glicose (açucar) que e produzida quando a água se une com o gás carbônico e com a luz do sol, que e captado atravaz da clorofila formamdo a glicose. E durante esse proceso a planta libera o gás oxigenio e a água. É na produção do pão, o fermeto biologico libera o gás carbonico que faz com que os balões encham de gás. Na experiencia do repolho roxo o gás que sai do vidro com fermento faz com que o extrato de repolho roxo mude de cor devido o gás recebido que muda o PH do extrato de repolho.

    MARINA FERNANDES
    8ºA

    ResponderExcluir
  11. Através da leitura do Blog paródias eu aprendi que as plantas produz seu próprio alimento,que é o Açúcar que é gerado através processo de Fotossíntese , elas absorvem a Luz Solar e o Gás Carbônico .A luz e o Gás se Unem obtendo a glicose. Alguns animais se alimentam com a planta , e daí que eles tiram energia para viver , ao contrário Dá Planta, como falei acima ela produz seu próprio alimento. As plantas absorvem a Luz do sol, porque elas tem uma substancia de cor verde que é chamada de Clorofila . E entendi também que pra Fotossíntese acontecer é preciso de Três coisas (Água, Luz e Gás Carbônico) Porque sem elas as Plantas não conseguem sobreviver. Entendi também que a Massa do Pão cresce Porque o Fermento Biológico se une com o Gás carbônico .
    E foi isso que aprendi...


    Jhúlia Esteffany
    8° A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi que a planta recebe a luz solar e o gás carbônico atravéz das folhas,sais e água atravéz das raízes e produz oxigênio.
      Sobre a glicólise aprendi que ocorre no citoplasma da célula e produz ácido pirúvico.
      E que a amazomia é o nosso pulmão por ter muita vegetação que produz oxigênio o que é essencial pra nossa sobrevivência.
      Isso foi o que entendi.


      Milena Suelen
      8° A.

      Excluir
  12. Oi Monica

    Com os videos aprendi como o processo da fotossíntese é realizado,e que os seres humanos e os seres vivos precisam dela para se alimentarem,e que sem a luz solar a gente não sobreviveria.Aprendi também a ação das leveduras no processo de fermentação do pão e que o gás que elas produzem é o gás carbônico.

    Isadora Fernanda 8°A
    N°14
    E.E.J.G.

    ResponderExcluir
  13. Atavéz do texto entendi que a planta precisa de sais e água que vem das raízes,gás carbônico e luz solar que recebe da folha ele produz oxigênio e esse é um resumo básico da fotossíntese.
    A fotossíntese pode ser dividida em duas partes fotoquímica e química.
    E sobre a glicólise entendi que ocorre no citoplasma da célula,produzindo o ácido pirúvico.
    Entendi também que a amazonia é o pulmão do mundo por existir muita vegetação e a vegetação produzir oxigênio que é essencial para a nossa sobrevivência.
    Isso é um pequeno resumo do que entendi.


    Milena Suelen
    8° A

    ResponderExcluir
  14. Com ajuda dos textos aprendi de uma forma clara e divertida o processo da fotossíntese, aprendi também que a fotossíntese é muito importante, não só para plantas, mas para todos os seres vivos, pois mesmo não se alimentando de plantas, podem se alimentar de outros seres que se alimentam de plantas, ou seja, os vegetais e a base da cadeia alimentar. E com isso e com outros processos aprendi que a fotossíntese não é importante só para a planta, mas para todos os seres vivos, percebemos melhor observando a cadeia alimentar. E com as paródias pude aprender de uma forma muito mais divertida e muito fácil de entender, e os jogos são muito legais com eles aprendi muita coisa de uma forma clara. Adorei muito o blog e não fiquei com nenhuma dúvida sobre a matéria, e se no caso surgir alguma dúvida irei vim olhar no blog novamente.

    Ano/Turma: 8ºA
    Nome: Thamires Rabelo
    Nº: 37
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  15. Com a leitura,as paródias,imagens e com os textos, pude entender como que se realiza a fotossíntese e para que serve ela,compreendi melhor a fotossíntese e que as plantas a realiza o dia todo . Entendi mais um pouco sobre sobre a constituição e as definições da matéria,entendi também que não e correto afirmar que as plantas realizam a fotossíntese para produzirem oxigênio para os animais.E sobre a fermentação do pão eu também não entendi muito.
    Adorei os videos,os textos e as explicações tirou varias duvidas minhas.

    Tatiane O. Moura 8 A

    ResponderExcluir
  16. A partir desse blog eu tirei de conclusão muitas coisas, e aprendi, por exemplo: a fotossíntese é um processo muito importante para os seres vivos, pois nela há o gás carbônico que é o ar que respiramos, a energia que também muito importante para nós seres vivos...
    O sol é um fato importante para o planeta, pois o sol que fornece a energia que precisamos, pois é as plantas que transfere a energia da luz do sol para os açúcares. As plantas na fotossíntese produzem o açúcar através da energia. Elas produzem o seu próprio alimento. A alimentação também para os seres que morreriam sem ela.
    Fotossíntese é produção de uma substancia em presença de luz e a clorofila que absorve a luz do sol, pois clorofila não e só o verde e sim com todas as cores. A fotossíntese pra acontecer são três elementos: a água, a luz e o gás carbônico. Na fotossíntese a planta libera o oxigênio. A fotossíntese em duas etapas é interligada: a fotoquímica e a química.
    A fermentação na diferença do fermento biológico e no fermento químico o fermento biológico produz o gás carbônico para crescer, pois isso é a ação das leveduras. A glicose é em comum entre a fermentação e respiração.

    Nome: Maria vitória durães n°: 27
    8° A

    ResponderExcluir
  17. Monica com os vides aprendi que sem a luz solar não existiria fotossíntese e que cada pessoa de uma forma ou outra acaba usando a fotossíntese como as plantas absorvem os nutrientes como ela se alimenta como elas fazem para sobreviver aprendi varias sequencias animais por exemplo: a traça come os papeis e tecidos a aranha come a traça e a lagartixa come a aranha e assim a fotossíntese acaba ajudando todos os seres vivos. com as parodias aprendi sobre a glicose fermentação e respiração celular.os videos as paródias e os textos me ajudaram muito são muito legais obrigada!! Lorena Jordania 8 A numero:22

    ResponderExcluir
  18. Entendi que o as raízes absorvem água e leva para todas as partes da planta e chega as folhas que é o local principal que acontece a fotossíntese. Aprendi também que as plantas produzem o seu próprio alimento, absorvem a luz solar e o gás carbônico que se juntam a água obtendo a glicose, um tipo de açúcar. No processo da fotossíntese a planta libera o gás oxigênio que é muito importante para nos seres humanos, pois é ele que respiramos. E sobre a fermentação aprendi que as leveduras que são as responsáveis de fazer a massa crescer, as leveduras liberam gás carbônico e esse gás faz a massa crescer.

    Nome: Pablo Santana de Oliveira n°: 34 E.E.J.G
    8° Ano A

    ResponderExcluir
  19. Mônica no seu blog eu aprendi que para as plantas conguirem realizar a fotossíntese elas precisam de luz solar e elas conseguem produzir seu próprio alimento . E que o gás da ação das leveduras no processo de fermentação do pão é o gás carbônico e eu vi que a amazônia não é o pulmão do mundo e sim são as algas costeiras . Eu achei que com os videos e os jogos se aprende de uma maneira mais divertida

    Camila 8°A

    ResponderExcluir
  20. Mônica no seu blog eu aprendi que para as plantas conseguirem realizar a fotossíntese elas precisam de luz solar e elas conseguem produzir seu próprio alimento. E. Que o gás da ação das leveduras no processo de fermentação do pão é o gás carbônico eu também vi que a amazônia não é pulmão do mundo e sim são as algas costeiras .Eu achei que com os videos e jogos se aprende de umy maneira mais divertida

    Camila 8°A

    ResponderExcluir
  21. Mônica no seu blog eu aprendi que para as plantas conguirem realizar a fotossíntese elas precisam de luz solar e elas conseguem produzir seu próprio alimento. Atravéz do texto entendi que a planta precisa de sais e água que vem das raízes,gás carbônico e luz solar que recebe da folha ele produz oxigênio e esse é um resumo básico da fotossíntese. Entendi também que a amazonia é o pulmão do mundo por existir muita vegetação e a vegetação produzir oxigênio que é essencial para a nossa sobrevivência. E achei que com os videos e jogos é uma forma bem divertida de se aprender.

    Débora Antunes 8
    8 Ano A

    ResponderExcluir
  22. Nesse blog aprendi muitas coisas principalmente sobre a fotossíntese,respiração celular e fermentação.Também acabei com muitas duvidas gostei dos videos e dos joguinhos.Obrigado muito mesmo Mônica adorei!!!

    Diego Batista 8 ano A N:9

    ResponderExcluir
  23. Entendi que a fotossíntese é o processo no qual a planta fabrica seu alimento.As raízes captam a água presente no solo e a leva para todas as partes da planta.As folhas captam o gás carbono, e por fim a clorofila ajuda na captação da luz solar. Tudo isso resulta na liberação do gás carbono na atmosfera e na glicose- alimento para a planta, um tipo de açúcar, e energia. Energia essa que será usada por toda cadeia alimentar.Ela pode ser consumida de forma direta, (herbívoros), e de forma indireta pelo resto da cadeia.A fotossíntese é importante para todos seres vivos pois ela fornece energia para todos.Se não existisse a fotossíntese, não existiria a plantas, elas são fundamentais para nossa existência, pois são produtores da cadeia alimentar. No vídeo de fermentação entendi que as leveduras são responsáveis pelo crescimento da massa.Durante a ação das leveduras, elas liberam o gás carbono. Só não entendi por que os baloes dos frascos erlenmeyer 1 e 3 ficaram mais cheios que os demais. Gostei muito dos videos e do blog!

    Lara Fernandes nº:20
    8° A

    ResponderExcluir
  24. gostei muito das explicações da fotossintese,respiração,fermentação,essas explicações foram importante para o meu aprendizado,descobrir passo a passo como que é as explicações de cada uma das materias que foi explicada. Breno 8 ano A

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito dessas formas divertidas de se aprender! uma coisa que achei muito interessante foi a diferença entre que é a diferença entre a respiração celular aeróbica e anaeróbica! muito interessante!

    Gabriel Mendes Aguiar nº 12
    8º ano B E.E.J.G.

    ResponderExcluir
  26. Entendi que a fotossíntese é o processo no qual a planta fabrica seu alimento.As raízes captam a água presente no solo e a leva para todas as partes da planta.As folhas captam o gás carbono, e por fim a clorofila ajuda na captação da luz solar. Tudo isso resulta na liberação do gás carbono na atmosfera e na glicose- alimento para a planta, um tipo de açúcar, e energia. Energia essa que será usada por toda cadeia alimentar.Ela pode ser consumida de forma direta, (herbívoros), e de forma indireta pelo resto da cadeia.A fotossíntese é importante para todos seres vivos pois ela fornece energia para todos.Se não existisse a fotossíntese, não existiria a plantas, elas são fundamentais para nossa existência, pois são produtores da cadeia alimentar.
    No vídeo de fermentação entendi que as leveduras são responsáveis pelo crescimento da massa.Durante a ação das leveduras, elas liberam o gás carbono. Só não entendi por que os balões dos frascos erlenmeyer 1 e 3 ficaram mais cheios que os demais.
    gostei muito dos vídeos e do blog!

    Lara Fernandes nº:20
    8° A

    ResponderExcluir
  27. Oi Monica
    Gostei muito do seu blog nele aprendi muitas coisas legais e muito interessantes. Gostei muito dos vídeos, das parodias dos jogos e também dos textos. A parte mais legal e interessante que achei foi o vídeo que falava sobre a fermentação, achei muito interessante as experiências e também aprendi muito...
    Aprendi também que as plantas necessitam da luz solar para realizar a fotossíntese, e que elas produzem um açúcar chamado glicose, entendi que a floresta amazônica não e o pulmão do mundo e sim as algas costeiras e que a respiração e o processo de conversão das ligações de moléculas ricas em energia, também aprendi que as plantas realizam a fotossíntese para produzirem o seu próprio alimento e a respiração para produzir energia necessária para manter as funções vitais e que no final do processo da fotossíntese a planta elimina um gás muito importante para a sobrevivência dos seres humanos o oxigênio...
    Enfim gostei muito do seu blog!!!
    Nome: Karla Geovana Nº : 19
    Ano/Turma : 8ºano “A”

    ResponderExcluir
  28. Mônica gostei muito do seu blog, pois ele me ajudou a aprender mais sobre a fotossíntese e assim pudi concluir o que eu já sabia.Com a leitura dos textos e com os videos aprendi que as raízes das plantas absorvem a água e o gás carbônico e o caule espalha por todas as partes do vegetal.A partir do gás carbônico do ar e da água que retira do solo, a planta fabrica a glicose, armazenando nesta molécula toda a energia que captura do Sol.Depois com todos os sais minerais e a glicose a planta produz todos os materiais que precisa para sobreviver.aprendi também que na fotossíntese a planta libera o oxigênio essencial para nossa sobrevivência.Percebi que na respiração ela realiza o processo inverso pois ela absorve o oxigênio e libera o gás carbônico e na fotossíntese ela absorve o gás carbônico e libera o gás oxigênio.
    Observei que a fotossíntese é dividida em duas etapas: fotoquímica e química.
    O processo da fotossíntese não é importante somente para os vegetais ela é importante para todos nós pois um animal se alimenta de outro animal, que se alimenta de outro animal e esse animal se alimenta se vegetais. E nós por exemplo alimentamos da carne do boi e o boi se alimenta de vegetal(capim).
    Entendi que a massa de ão cresce devido as leveduras presente no fermento.De acordo com as imagens vi que a Floresta Amazônica não é o pulmão do mundo o pulmão do mundo na verdade são as algas costeiras.
    Me diverti muito com os jogos e com as paródias e ao mesmo tempo aprendi.

    Treyci Nayara Nº :38
    8 ANO A

    ResponderExcluir
  29. com esse blog eu aprende que a fotossíntese é o processo através do qual as plantas, seres autotróficos (seres que produzem seu próprio alimento) e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono e outros compostos(CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigênio gasoso (O2).
    A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes,

    ResponderExcluir
  30. Entendi que a fotossíntese é o processo no qual a planta fabrica seu alimento.As raízes captam a água presente no solo e a leva para todas as partes da planta.As folhas captam o gás carbono, e por fim a clorofila ajuda na captação da luz solar. Tudo isso resulta na liberação do gás carbono na atmosfera e na glicose- alimento para a planta, um tipo de açúcar, e energia.Entendi que a massa de ão cresce devido as leveduras presente no fermento.De acordo com as imagens vi que a Floresta Amazônica não é o pulmão do mundo o pulmão do mundo na verdade são as algas costeiras.
    Me diverti muito com os jogos e com as paródias e ao mesmo tempo aprendi.

    Cristiane 8° A n°6

    ResponderExcluir
  31. Lendo, jogando e vendo os vídeos desse blog eu aprendi que: As maiorias das plantas produzem o seu próprio alimento, isso acontece através da fotossíntese. O processo da fotossíntese utiliza água, gás carbônico e luz solar. Esse processo acontece da seguinte maneira: a planta absorve a água do solo e o gás carbônico que pode estar presente tanto na água quanto no ar que respiramos pelo caule a água é levada para toda parte da planta; quando chega às folhas, principal lugar onde ocorre a fotossíntese, é capturada a luz solar (pois nas folhas existe um pigmento chamado clorofila), e então a luz solar fornecera energia para formar a glicose(açúcar). No final desse processo, a planta libera o oxigênio que é de suma importância para os seres vivos, pois sem ele não conseguimos respirar. A fotossíntese pode ser dividida em duas etapas, que são: fotoquímica e química.
    A fotossíntese é muito importante não somente para as plantas, mas também para todos os seres vivos. E xemplo: na cadeia alimentar as plantas são a base, pois os animais carnívoros se alimentam de outros animais, os carnívoros se alimentam também dos herbívoros e os herbívoros das plantas. Sem as plantas os herbívoros morreriam, e assim os carnívoros também morreriam e tudo se desandaria. Outro exemplo que podemos observar é que se não existisse a fotossínte, as plantas não liberariam o oxigênio e assim nós os seres humanos, e boa parte dos animais (os que vivem na terra), morreriam.
    Outra coisa que também descobri foi que a Amazônia é o nosso pulmão, pois lá existe muita vegetação, então muito mais oxigênio é produzido.

    Ellen Ander Dias – N° 11.
    8A

    ResponderExcluir
  32. Mônica para mim foi ótimo assistir aos videos,participar dos joguinhos de pergunta e resposta sobre fotossíntese,ver parodias,ler textos e as imagens. Isso está me ajudando bastante,ampliando cada vez mais meu conhecimento me dando mais confiança para resolver minhas atividades. Achei muito legal também descobrir que a Amazônia não e o pulmão do mundo e sim as algas costeiras pois sempre me disseram que a Amazônia era o pulmão do mundo,mas agora sei que ela interfere mesmo e na temperatura do planeta.

    ALUNO: Nícolas Davi Pereira Alves
    8º ano A
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  33. Mônica aprendi varias coisas com o seu blog, vi os vídeos,as parodias e joguei alguns jogos.
    Aprendi que as plantas para se alimentar elas absorve a luz solar e o gás carbônico que junta-se a água e obtém a glicose(açúcar) o que chamamos de fotossíntese. Esse açúcar e utilizado para fornecer energia e todos nos precisamos de energia. A fotossíntese e a principal fonte de sobrevivência dos seres, pois sem ela os animais e outros não iriam sobreviver.
    Entendi também que matéria e qualquer coisa que possui massa e está sujeito a inércia, matéria sempre e constituída por partículas chamada átomos.Amei o seu blog ele e cheio de conhecimentos.
    ALUNA: Layla Gabrielle Nogueira nº 21 8ºA

    ResponderExcluir
  34. Oi Mônica!!
    Aprendi bastante!, gostei dos jogos, paródias, e vídeos...
    Tirei todas as minhas duvidas.
    Aprendi que as plantas precisam da luz solar para realizar a fotossíntese , e elas produzem o açúcar chamado glicose . As folhas são o principal local onde se realiza a fotossíntese ,e o gás carbônico entra nas plantas pelas folhas. Realizando a fotossíntese a luz solar fornece energia para a formação do alimento da planta ,e a energia que precisamos e retirada dos alimentos . através desse processo a planta produz seu próprio alimento .A fotossíntese e dividida em duas partes: fotoquímica e química. E na fotossíntese a planta libera oxigênio essencial para nossa sobrevivência . E que a florestas amazônica não e o pulmão o mundo mas sim as algas costeiras .
    E a massa do pão cresce devido as leveduras presente no fermento...
    Em fim gostei muito do deu blog!!!!

    ResponderExcluir
  35. Oi Mônica!!
    Aprendi bastante!, gostei dos jogos, paródias, e vídeos...
    Tirei todas as minhas duvidas.
    Aprendi que as plantas precisam da luz solar para realizar a fotossíntese , e elas produzem o açúcar chamado glicose . As folhas são o principal local onde se realiza a fotossíntese ,e o gás carbônico entra nas plantas pelas folhas. Realizando a fotossíntese a luz solar fornece energia para a formação do alimento da planta ,e a energia que precisamos e retirada dos alimentos . através desse processo a planta produz seu próprio alimento .A fotossíntese e dividida em duas partes: fotoquímica e química. E na fotossíntese a planta libera oxigênio essencial para nossa sobrevivência . E que a florestas amazônica não e o pulmão o mundo mas sim as algas costeiras .
    E a massa do pão cresce devido as leveduras presente no fermento...
    Em fim gostei muito do deu blog!!!!

    NOME : Maria Fernanda Mendes
    8º ano A - N°:26
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  36. Mônica ,Tirei todas as minhas duvidas sobre fotossíntese, respiração celular e fermentação gostei dos vídeos jogos etc.

    NOME:Emerson Eugênio da Silva Silveira Numero:12 8 ano A
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  37. MONICA, gostei muito desses videos tirei minhas duvidas a respeito de fotossitese e da respiraçao das plantas gostei dos jogos, parodias e videos etc. gostei muito do seu blog , pois tem muitos conhencimentos para aprender. Nome: Kellen samara souza alves numero: 23 e Maria Fernanda cardoso dos santos numero: 27 8 ano B. E.E.J.G

    ResponderExcluir
  38. A respiração

    A respiração ocorre dia e noite, sem parar. Nós podemos sobreviver determinado tempo sem alimentação, mas não conseguimos ficar sem respirar por mais de alguns poucos minutos. Você sabe que todos os seres vivos precisam de energia para viver e que essa energia é obtida dos alimentos. O nosso organismo obtém energia dos alimentos pelo processo da respiração celular, realizada nas mitocôndrias, com a participação do gás oxigênio obtido no ambiente.

    A glicose é um os principais “combustíveis” utilizados pelas células vivas na respiração. Observe o que ocorre nas nossas células:

    Glicose + gás oxigênio ----> gás carbônico + água + energia

    É esse tipo de fenômeno que ocorre sem parar no interior das células viva, liberando a energia que garante a atividade dos nossos órgãos por meio do trabalho das células.

    A respiração pode ser entendida sob dois aspectos:

    O mecanismo por meio da qual a energia química contida nos alimentos é extraída nas mitocôndrias e usada para manter o organismo em atividades, esse mecanismo é a respiração celular;
    O conjunto de processos de troca do organismo com o ambiente externo que permite a obtenção de gás oxigênio e a eliminação do gás carbônico.
    Estudaremos a respiração segundo esse último aspecto. Veremos, portanto, como o gás oxigênio é absorvido do ar atmosférico e chega às nossas células; e como o gás carbônico produzido durante a respiração celular é eliminado do organismo.



    O sistema respiratório



    O sistema respiratório humano é formado pelos seguintes órgãos, em seqüência: nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões.


    Na respiração ocorrem dois tipos de movimento: a inspiração e a expiração de ar. Na inspiração, o ar atmosférico penetra pelo nariz e chega aos pulmões; na expiração, o ar presente nos pulmões é eliminado para o ambiente externo.

    O ar entra em nosso corpo por duas cavidades existentes no nariz: as cavidades nasais direita e esquerda. Elas são separadas completamente por uma estrutura chamada septo nasal; comunicam-se com o exterior pelas aberturas denominadas narinas e com a faringe pelos cóanos. As cavidades nasais são revestidas internamente pela mucosa nasal. Essa mucosa contém um conjunto de pêlos junto as narinas e fabrica uma secreção viscosa chamada muco.

    Os pêlos e o muco atuam como filtros capazes de reter microorganismos e partículas sólidas diversas que penetram no nariz com o ar. Por isso, devemos inspirar pelo nariz e não pela boca: o ar inspirado pelo nariz chega aos pulmões mais limpo do que o ar inspirado pela boca. Além de filtrado, o ar é também adequadamente aquecido e umidificado no nariz.
    Nome:Brenda Kamilly Pereira Silva 8B

    ResponderExcluir
  39. MONICA, gostei muito desses videos tirei minhas duvidas a respeito de fotossitese e da respiraçao das plantas gostei dos jogos, parodias e videos etc. gostei muito do seu blog , pois tem muitos conhencimentos para aprender.
    A respiração

    A respiração ocorre dia e noite, sem parar. Nós podemos sobreviver determinado tempo sem alimentação, mas não conseguimos ficar sem respirar por mais de alguns poucos minutos. Você sabe que todos os seres vivos precisam de energia para viver e que essa energia é obtida dos alimentos. O nosso organismo obtém energia dos alimentos pelo processo da respiração celular, realizada nas mitocôndrias, com a participação do gás oxigênio obtido no ambiente.

    A glicose é um os principais “combustíveis” utilizados pelas células vivas na respiração. Observe o que ocorre nas nossas células:

    Glicose + gás oxigênio ----> gás carbônico + água + energia

    É esse tipo de fenômeno que ocorre sem parar no interior das células viva, liberando a energia que garante a atividade dos nossos órgãos por meio do trabalho das células.

    A respiração pode ser entendida sob dois aspectos:

    O mecanismo por meio da qual a energia química contida nos alimentos é extraída nas mitocôndrias e usada para manter o organismo em atividades, esse mecanismo é a respiração celular;
    O conjunto de processos de troca do organismo com o ambiente externo que permite a obtenção de gás oxigênio e a eliminação do gás carbônico.
    Estudaremos a respiração segundo esse último aspecto. Veremos, portanto, como o gás oxigênio é absorvido do ar atmosférico e chega às nossas células; e como o gás carbônico produzido durante a respiração celular é eliminado do organismo.



    O sistema respiratório



    O sistema respiratório humano é formado pelos seguintes órgãos, em seqüência: nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões.


    Na respiração ocorrem dois tipos de movimento: a inspiração e a expiração de ar. Na inspiração, o ar atmosférico penetra pelo nariz e chega aos pulmões; na expiração, o ar presente nos pulmões é eliminado para o ambiente externo.

    O ar entra em nosso corpo por duas cavidades existentes no nariz: as cavidades nasais direita e esquerda. Elas são separadas completamente por uma estrutura chamada septo nasal; comunicam-se com o exterior pelas aberturas denominadas narinas e com a faringe pelos cóanos. As cavidades nasais são revestidas internamente pela mucosa nasal. Essa mucosa contém um conjunto de pêlos junto as narinas e fabrica uma secreção viscosa chamada muco.

    Os pêlos e o muco atuam como filtros capazes de reter microorganismos e partículas sólidas diversas que penetram no nariz com o ar. Por isso, devemos inspirar pelo nariz e não pela boca: o ar inspirado pelo nariz chega aos pulmões mais limpo do que o ar inspirado pela boca. Além de filtrado, o ar é também adequadamente aquecido e umidificado no nariz.Nome:larah Camilly 8B JOSE GORUTUBA.

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas