domingo, 15 de março de 2015

9º ANO CEC DIOCESANO E JOSÉ GORUTUBA INTRODUÇÃO Á QUÍMICA






Vamos fazer uma viagem pela Química?

https://www.youtube.com/watch?v=XiGtOFEsCC0

https://www.youtube.com/watch?v=12MXsViD6Sk

https://www.youtube.com/watch?v=TW1HTyTissw

https://www.youtube.com/watch?v=RTKs_YF14ac


Música

https://www.youtube.com/watch?v=MrbmWaHSrgM
https://www.youtube.com/watch?v=YsJuMTVek9U



Modelos atômicos

https://www.youtube.com/watch?v=esreyoKP1sc

https://www.youtube.com/watch?v=58xkET9F7MY


Jogos

http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp/

http://rachacuca.com.br/passatempos/clickclick/6/elementos-da-tabela-periodica/

http://www.casadaciencia.ufrj.br/exposicao/quimica/outras-ligacoes/jogos.html

http://pfarma.com.br/jogos/quimica-tabela-periodica.html

https://oprofessorweb.wordpress.com/2011/02/08/tabela-periodica-online/


CONTEÚDO






















38 comentários:

  1. Mônica, gostei bastante dos jogos, embora difíceis são de grande ajuda, consegui memorizar boa parte dos elementos com a ajuda deles. gostei também dos videos, embora muito grandes, deu para entender bem sobre o átomo, gostei também da utilização de imagens para melhor explicação durante o vídeo além das explicações serem bem fáceis de compreender.
    Pedro Artur Viana 9ano ''S''

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dos videos sobre alquimia pois como boa parte da população eu tinha uma ideia erada de alquimia e com os videos consegui descobri o que realmente e alquimia e suas contribuições para a humanidade, também gostei dos videos sobre a historia do átomo por mostrarem as experiencias e teorias que deram origem aos modelos atômicos gostei principalmente do da Disney por mostrar como era a ideia que se tinha sobre a radiação naquela época alem da ótima comparação da historia do átomo com a do pescador e o gênio. Os jogos foram bem complicados mais muito interessantes, o Conteúdo que você montou também e muito bom e explica de forma clara e bem elaborada a historia da tabela periódica além de conter ótimos exercícios sobre a matéria.

    Antônio Henrique Santos Silveira 9 "S"

    ResponderExcluir
  3. Mônica gostei bastante das imagens pois me ajudou muito na matéria e na memorização dos elementos. Os jogos são um pouco difíceis mas conseguir jogar um pouco.Os vídeos são grandes ,mas explica demais sobre a matéria e principalmente sobre os átomos.Sobre a tabela periódica adorei a história e os exercícios!

    Ana Clara 9 ano S

    ResponderExcluir
  4. Mônica, eu gostei bastante dos videos e dos jogos, os jogos são muito bons, porque ajuda a gravar mais a materia, eu gostei muito das postagem, porque me ajudou a entender mais sobre a tabela periodica e os videos são otimos porque explica muito sobre a materia e sobre os átomos.

    Samara Ataide 9°S

    ResponderExcluir
  5. A alquimia sofria muito preconceito na idade média por ser associada com bruxaria. Ela, na verdade, é uma química onde os alquimistas tinham como objetivos criar a pedra filosofal que pode transformar metais não preciosos em ouro e criar o exilir da vida longa que daria imortalidade para quem o bebesse. Além disso, a alquimia trouxe várias contribuições como: Muitas substâncias químicas foram descobertas e objetos químicos que são usados até hoje foram construídos.
    Os modelos atômicos são os seguintes: Modelo de Dalton, Modelo de Thomson, Modelo de Rutherford e Modelo de Bohr. Dalton dizia que os átomos são esferas maciças e indivisíveis (bola de brilhar). Thomson já colocava a teoria de Dalton como errada afirmando que o átomo é uma esfera de carga elétrica positiva onde os elétrons estão colocados de forma uniforme (pudim de passas). Para Rutherford, o átomo contém um núcleo com carga positiva neutralizada por uma região negativa, lugar onde os elétrons giram ao redor do núcleo. Bohr, que foi aluno de Rutherford, contrariava a teoria de seu mestre, afirmando que os elétrons se movem em órbita circular ao redor do núcleo do átomo. A teoria de Bohr é a mais aceitada e usada atualmente.

    Clara Campos 9º ano

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito dos vídeos, fotos e imagens com eles aprendi que o Big Bang é o momento da explosão que deu origem ao universo, entre 12 e 15 bilhões de anos atrás. A química é a ciência das moléculas, da transformação da matéria e do ser humano.
    Alquimia
    A visão popular de alquimia está sempre relacionada a bruxas, magia, feiticeiros, etc. Mas poucos sabem que os alquimistas criaram métodos e equipamentos fundamentais para a química moderna.
    Átomo
    Dalton criou um modelo indestrutível e indivisível uma esfera maciça e homogênea. Thomson notou que os raios catódicos tinham carga negativa. Rutherford usou a radiação e descobriu um imenso espaço vazio chamado eletrosfera.
    A tabela periódica passou por várias modificações até chegar no que no conhecemos hoje.
    Emilly Vitória 9 ano S

    ResponderExcluir
  7. Mônica,gostei bastante dos videos porque complementou e me tirou muitas duvida,como sobre a alquimia,e os modelos atômicos.Pude compreender que a alquimia tinham como objetivos criar a pedra filosofal que pode transformar metais não preciosos em ouro e dar a vida longa e a imortalidade para quem bebesse e também compreendi sobre os modelos cosmológicos e seus respectivos criadores.Também gostei muito dos jogos e das paródias que em ajudaram a compreender de um modo mais simples e divertido sobre a tabela periódica.Em geral as postagens sobre o átomo me ajudou bastante na compreensão da matéria e para me mostrar que o átomo está em todos os lugares desdos antepassados.
    Thainá Mendes Lopes 9 ano s

    ResponderExcluir
  8. Tainá reveja a história da alquimia você enganou ok? Monica

    ResponderExcluir
  9. A química se faz presente em toda composição presente no universo, tal estudo trouxe coisas,boas (adubos) e ruins (bomba atômica) à sociedade. O uso da química começou desde a pré-história com a descoberta do fogo e se prolonga até hoje. Na idade média a química foi denominada alquimia mas a química tecnológica( atual) só foi utilizada a partir da 1ª Guerra Mundial.

    A menor parte da matéria é denominada átomo, o estudo do átomo passou por várias fases, Dalton afirmava que se tratava de uma esfera maciça e indivisível como bolas de bilhar, porém hoje se defende a idéia de um átomo com prótons em seu núcleo e elétrons em sua eletrosfera, todo átomo neutro tem o mesmo número de protons(+) e elétrons(-). A unção de átomos forma as substâncias, como a água(h2o) e o carbono(CO2).

    A maneira de se representar todas as matéria é a tabela periódica que é organizada por períodos e famílias com as classificações(metal, ametal e gás) e (sólido, líquido ou gasoso).

    ResponderExcluir
  10. Mônica.
    Eu aprendi muito com os vídeos como por exemplo a história da alquimia, que tinha como objetivo encontrar a pedra filosofal e o elixir da vida. E com as imagens eu aprendo a história da tabela periódica, a origem dos elementos químicos ( big bang ), a descoberta do número atômico, a representação dos elementos químicos, componentes básicos de um átomo, os números de protons e eletrons e netrons.

    Luan Alves Vieira.
    9 ° ano A.
    José Gorutuba.

    ResponderExcluir
  11. Mônica, entendi bastante nos vídeos sobre a Pedra Filosofal, que poderia transformar qualquer "metal inferior" em ouro. Entendi também sobre a Alquimia e sobre os Alquimistas. Tirei todas as minhas dúvidas sobre a Tabela Periódica nas imagens.

    Charles Danilo Medeiros Rodrigues
    9° ano A
    E.E. José Gorutuba

    ResponderExcluir
  12. Aprendi melhor com as imagens ,pois deu pra compreender melhor o BIG BANG ,que origem aos primeiros elementos quimicos , também aprendi a história da Tabela Periódica ,e que a primeira descoberta cientifica foi o fósforo,também a importância de alguns cientitas para a Quimica.Também aprendi os componentes básicos do átomo ,que são os neutrons os prootons e os eletrons ,e por ultimo a representação dos elementos quimicos. GUSTAVO SALATIEL 9° A JOSÉ GORUTUBA

    ResponderExcluir
  13. Aprendi bastante com os vídeos, sobre os modelos cosmológicos, a Alquimia os modelos atômicos. Os jogos e as músicas me ajudaram a fixar vários elementos da tabela.
    Vi nos vídeos que cada pessoa tem um jeito de compreender o universo, tendo assim o seu próprio modelo cosmológico. Atualmente, o modelo mais aceito pelos cientistas é o do Big Bang que defende a ideia de que todo a matéria estava compreendida em um lugar muito pequeno, e que chegou a um ponto que houve uma reação e chegou a espalhar matéria por todo universo.
    Apesar de eu já ter uma boa ideia sobre alquimia, ainda havia algumas duvidas sobre o assunto, mas essas duvidas esclareceram-se com os vídeos. Agora sei que a alquimia ainda vive já que a alquimia é a química em si.
    Os modelos atômicos são muito interessantes, já que tiveram a evolução de bola de bilhar até chegar no modelo da nuvem eletrônica de hoje.
    Apesar do monte de elementos na tabela e aquele monte de classificações, aprendi de maneira fácil como funciona a tabela.

    CAMILA SILVA ALVES - 9º ANO A- EEJG

    ResponderExcluir
  14. Eu aprendi muito com os videos como por exemplo:
    Os modelos cosmológicos, a alquimia e os modelos atômicos.
    Já os jogos e as musicas me ajudaram a aprender bastante sobre a tabela periódica.
    Percebi nos videos que cada pessoa tem sua maneira de compreender o universo, tendo assim, cada um, seu próprio modelo cosmológico. E também sobre a Pedra Filosofal, que poderia transformar qualquer metal inferior em ouro.

    João Gabriel
    9º ANO A
    E.E.J.G.

    ResponderExcluir
  15. Eu aprendi muito com os videos que você passou, como por exemplo:
    Os modelos cosmológicos, a alquimia e os modelos atomicos
    Já os jogos e as músicas me ajudaram a entender mais sobre a tabela periódica.
    No conteúdo passado aprendi que cada pessoa tem seu próprio jeito de ver o universo, ou seja, seu próprio modelo cosmolico. Também entendi bastante sobre a pedra filosofal que poderia transformar qualquer metal em ouro.

    JOÃO GABRIEL
    9° A
    E.E.J.G.

    ResponderExcluir
  16. Mônica,
    eu aprendi muito,principalmente com os jogos e músicas,que me ajudou bastante a fixar os nomes dos elementos da tabela.Os vídeos também me ajudou bastante a entender mais sobre a alquimia,os modelos cosmológicos e atômicos.Entendi também a intuito da Pedra Filosofal,que era transformar metais inferiores em ouro.Entendi também sobre a origem,a história da tabela periódica e suas adaptações ocorrentes.E principalmente pude entender uma certa dúvida que tinha a respeito da alquímia.
    Samara Cristina Soares Gomes
    José Gorutuba 9ºano A

    ResponderExcluir
  17. Mônica
    Suas postagens me ajudaram bastante a entender a química.
    Eu aprendi e entendi a historia da tabela periódica, um pouco de seus elementos, a origem do elementos leves no Big bang e dos elementos pesados nas estrelas. E também conseguir aprender os modelos atômicos e seus componentes.

    Alberto souza
    9º Ano A

    ResponderExcluir
  18. Mônica,
    Obrigado pelos power points e pelos jogos. Sim! A matéria é difícil e complicada (rsrs) mas nada como poder ler e aprender mais.
    Pude aprender mais sobre os elementos químicos e sobre a tabela. NUNCA soube que os primeiros elementos foram originados do Big Bang. Também pude aprender a história da química e a utilização dela desde os primeiros habitantes do planeta. Aprendi mais sobre Alquimia o que me interessa muito. Ela sofria o preconceito e até hoje ainda existe, por ser "bruxaria" o que é algo que a Igreja não aceita.

    Isaac Alexandre
    Cec - 9º SS

    ResponderExcluir
  19. Bem, pude observar que a ciência muda constantemente, as descobertas aparecem e uma coisa que poderia ser certa antes, agora pode estar errada e assim por diante, nada é concreto, e assim foi na evolução dos modelos atomicos, na quimica, e da tabela de elementos químicos. Do Big bang, em que elementos leves foram formados no primeiro segundo, e os pesados sintetizados nas estrelas. Muitas estrelas queimaram e formaram elementos quimicos. Para entender transformações os cientistas iniciaram modelos para reconhecer propriedades a fim de organiza-las. Hoje em dia nossa tabela é dividida em metais, ametais, gases nobres e o hidrogenio (unico), temos os periodos e as famílias, mas desde 2006 cogitam uma nova tabela periódica em que sua estrutura é diferente e existe um novo elemento nela.
    A alquimia, antes da mordenidade, nasce na tentativa do homem entender a natureza através do conhecimento espiritual e experiências com a química. Nessa alquimia, tinham varios objetivos como a transmutação, e o elixir da longa vida, mas eles faziam muitas experiencias com muitos elementos quimicos, e assim eles criaram metodos e equipamentos fundamentais para química moderna, e muitos elementos que conhecemos foram identificados por eles.
    O modelo atômico também muda ao longo do tempo, desde quando Dalton dizia que o átomo era indivisível, sem carga. Thompsom defendia o 'pudim de passas'' em que a massa do pudim era de carga positiva, e as passas de carga negativa. Rutherfod verificou que o átomo tem espaços vazios e é descontinuo. Bohr concluiu que existima camadas e niveis de energia, pois os eletrons perto do núcleo era mais atraído por ele. O modelo atomico passou por muitos aperfeiçoamentos.
    Isadora Brito 9° ss Cec Diocesano

    ResponderExcluir
  20. Aqui podemos ver desde a origem dos elementos químicos, que foram formados logo nos primeiros segundos após o Big Bang, coisa que eu não sabia. A história da tabela periódica e a investigação dos cientistas de modelos para reconhecer as propriedades e desenvolver esquemas de classificação. Mostra também as primeiras tentativas, a tabela periódica de Mendeleyev, a descoberta do número atômico e as últimas modificações na tabela periódica. Mostra também umas imagens de tabelas periódicas, uma que tem os elementos e suas utilizações, o que eu achei super interessante! Tem também a classificação dos elementos da tabela periódica (Metais, Ametais, Gases Nobres, Hidrogênio, os períodos, as colunas, grupos ou famílias). No conteúdo por foto tem também uma imagem de uma novo visual da tabela periódica, onde os elementos químicos não mais se situam em quadros adjacentes, mas sim em um círculo de cor que os interligam até o centro, o nêutron.
    Sem contar com os links de diversos e vários jogos sobre a matéria (difíceis, não entendi muito bem alguns kkk) mas está valendo.

    Lívia Gabriella 9ºSS - CEC Diocesano

    ResponderExcluir
  21. Mônica, você me ajudou muito a entender a tabela periódica, entender a história. A descoberta do número atômicos, os jogos, as músicas.. aprendi que cada pessoa tem seu próprio jeito de ver o universo, ou seja, seu próprio modelo cosmolico. Também entendi bastante sobre a pedra filosofal que poderia transformar qualquer metal em ouro.
    Até o big bang pude compreender melhor!

    Marcella Cardoso 9 ano SS -Cec Diocesano

    ResponderExcluir
  22. Monica, gostei muito dos vídeos, mostrou como que a química esta na nossa vida , desde dos primeiros habitantes do mundo , descobrindo o fogo , logo depois os matérias de ferro que foi muito utilizado nas guerras daquela época , e a pólvora também nas batalhas , achei muito interessante sobre a pedra filosofal que poderia curara qualquer doença e transforma qualquer matéria em ouro , ate queria uma pedra dessa . Achei muito importante também sobre a historia de Maria Curie , sobre seus conhecimentos a sua importância para a medicina , uma mulher muito insistente.

    LEONARDO VINICIOS 9ss / Cec Diocesano

    ResponderExcluir
  23. Mônica, através do material deixado por vc aqui nesses blog para o aprofundamento de nossos conhecimentos, quero lhe dizer que me ajudou, pois assim pude descobrir coisas que nao sabia, como o relato de que os primeiros elementos químicos surgiram após o Big Bang, passei a saber mais sobre a tabela periódica e como ela é dividida e organizada de tal maneira (metais, ametais, elementos representativos e de transição, divisão dos periodos, os gases nobres, as familias (metais alcogênios e alcogêios terrosos, boros, carbono, nitrogênio ...) e os números atômicos) a divisão entres as casas (k, l, m, n, o, p e q)

    Álvaro, Cec Diocesano

    ResponderExcluir
  24. A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. É muito útil para prever as características e propriedades dos elementos químicos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender o porquê de certos átomos serem extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes. A criação dos elementos químicos a partir do Big bang e que a química está presente constantemente no nosso dia a dia.
    Débora Carolline 9°SS

    ResponderExcluir
  25. Diferentemente do que muitos estudantes pensam, a Química é uma ciência que não está limitada somente às pesquisas de laboratório e à produção industrial. Pelo contrário, ela está muito presente em nosso cotidiano das mais variadas formas e é parte importante dele.
    Os avanços da tecnologia e da sociedade só foram possíveis graças às contribuições da Química. Por exemplo: na medicina, em que os medicamentos e métodos de tratamento têm prolongado a vida de muitas pessoas; no desenvolvimento da agricultura; na produção de combustíveis mais potentes e renováveis; entre outros aspectos extremamente importantes
    Ana Laura Prediger 9°ss

    ResponderExcluir
  26. Ela conquistou um lugar central e essencial em todos os assuntos do conhecimento humano. Relaciona-se com outras ciências como a Biologia, Ciências Ambientais, Física, Medicina e Ciências da Saúde.
    A Química é útil em inúmeras atividades, como, por exemplo, na agricultura, onde os agricultores a utilizam para melhorar a acidez do sol. Os médicos também precisam do conhecimento químico para reconhecer a composição das substâncias utilizadas como medicamento
    Thiago Brito Barreto

    ResponderExcluir
  27. Química é a ciência que estuda a estrutura das substâncias, a composição e as propriedades das diferentes matérias, suas transformações e variações de energia.

    Ela conquistou um lugar central e essencial em todos os assuntos do conhecimento humano. Relaciona-se com outras ciências como a Biologia, Ciências Ambientais, Física, Medicina e Ciências da Saúde.

    A Química é útil em inúmeras atividades, como, por exemplo, na agricultura, onde os agricultores a utilizam para melhorar a acidez do sol. Os médicos também precisam do conhecimento químico para reconhecer a composição das substâncias utilizadas como medicamento.
    Thiago Brito Barreto 9°ss

    ResponderExcluir
  28. Com os vídeos,jogos e o power point,pude aperfeiçoar minha aprendizagem.Aprendi um pouco mais sobre a Alquimia,que é uma forma de conhecimento muito antiga e hoje em dia,muitas pessoas tem a ideia de Alquimia,muitas vezes relacionada a mitos e preconceitos,que vieram desde a antiguidade até nós.Podemos destacar três objetivos elementares,o primeiro é produzir a chamada Pedra Filosofal,uma substância obtida a partir de matéria prima rudimentar.Através da pedra filosofal,seria possível atingir os outros objetivos que seria uma transmutação da matéria,que quer dizer transformar metais inferiores em outro e produzir o elixir da longa vida,uma espécie de medicamento que tornaria a pessoa imune a todas as doenças.Vi sobre a teoria atômica de Dalton,que acreditava que o átomo era uma esfera maciça e de carga elétrica neutra.O modelo de Dalton ficou conhecido como bola de bilhar.Teve o modelo de Thomson,que sugeriu um modelo para o átomo que era a maneira mais simples de explicar os raios catódicos e os processos de eletrização e ionização da matéria.E teve também o modelo de Rutherford e o de Bohr que é comparado às órbitas dos planetas do Sistema Solar,onde cada elétron possui a sua própria órbita e com quantidades de energia já determinadas.
    Lara Rayana 9ss

    ResponderExcluir
  29. Percebi com os vídeos que tudo o que fazemos no nosso dia-a-dia possuí química. Ela está presente na energia usada para ligar o computador a um simples conservante. A química já existia desde tempos antigos, onde era chamada de alquimia. Apesar de hoje a alquimia ser considerada um tipo de bruxaria ou feitiçaria ela era apenas uma forma de tentar obter conhecimentos sobre a natureza. Entre os seus maiores objetivos estava a criação da pedra filosofal, que através dela seria possibilitada a transmutação da matéria o elixir da longa vida. Para os alquimistas a conquista da pedra filosofal resultaria num maior domínio da matéria e numa nova visão do mundo.
    A tabela periódica foi criada no intuito de classificar e organizar os elementos, devido ao grade número existente. Ao longo dos anos a tabela sofreu modificações para representar com maior clareza facilidade os elementos para quem fosse usá-la. Os modelos atômicos também sofreram grandes modificações. O primeiro modelo atômico foi o de Dalton, que ficou conhecido como bola de biliar. De acordo com esse modelo o átomo seria uma esfera indestrutível e indivisível com carga elétrica neutra. O segundo modelo foi de J.J Thomson que ficou conhecido como pudim de passas. A massa seriam as cargas elétricas positivas e as passas as cargas elétricas negativas. Segundo Rutherford, o átomo teria na verdade um núcleo de carga elétrica positiva, que conteria quase toda a massa, onde elétrons descreveriam suas órbitas. Esse modelo ficou conhecido como modelo planetário.
    Laura 9° SS, Cec Diocesano

    ResponderExcluir
  30. Mônica, com todos os videos, musicas, jogos, slides e além da explicação na sala, eu consegui compreender melhor o que eu não tinha entendido muito bem até agora, como a alquimia, os modelos atômicos e a tabela periódica. Depois de tudo isso que vi eu consegui aprender bastante.
    Bianca Giovanna
    9º ano A
    José Gorutuba.

    ResponderExcluir
  31. Monica ,eu gostei bastante pois pude tirar as minhas duvidas e aprender coisas novas,a Química esta em tudo que fazemos ela esta presente em todo lugar e faz parte do nosso dia a dia .
    Os alquimistas desejavam criar a pedra filosofal que pode transformar metais não preciosos em ouro e criar o exilir da vida longa que daria imortalidade para quem o bebesse.
    Aprendi também um pouco mais da historia da tabela periódica, um pouco seus elementos e gostei bastante dos jogos,vídeos e das fotos,que me ajudaram bastante no meu aprendizado.
    Ariely Eduarda Mendes Brito
    9° Ano A
    José Gorutuba

    ResponderExcluir
  32. A química teve origem na idade média também chamada de Alquimia.A química já sofre com o preconceito desde de sua origem e até hoje muitas vezes é colocado como algo ruim e que geralmente nos faz mal,mas este é um grande engano já que a química é muito importante e está presente em todo o nosso dia-a-dia.
    O átomo foi "descoberto" há muito tempo por Leucipo e Demócrito que afirmavam que ele era a menos parte da matéria,indivisível,maciço e indestrutível.Com o passar do tempo o átomo teve diversos modelos para caracteriza-lo entre eles estão:Modelo de Dalton,Modelo de Thompson,Modelo de Rutherford e Bohr.
    A partir deste estudo também pude fixar o conhecimento sobre a tabela periódica,e os jogos por exemplo me ajudaram bastante a memorizar cada um dos elementos e também suas características mais marcantes além de suas respectivas localizações.
    ANA ELISA 9s

    ResponderExcluir
  33. Particularmente, gostei muito dos videos porque me ajudou bastante a aprender mais sobre essa matéria de muita importância, porque a química esta literalmente presente em tudo que nos vemos ou fazemos, como usar a internet, celular e ate mesmo postar em um blog, adquiri bastante conhecimento sobre essa matérias, com esse videos e jogos, como: os modelos de Dalton, Thompsom, Bohr e do modelo de Rutherford, dentre outros conhecimentos a mais que aprendi, curiosidades, como: saber que um fato interessante, de que a muito tempo a química não era valorizada, sendo chama de alquimia, e muitas pessoa faziam analogias de que alquimistas eram bruxos. Aprendi também, muito sobre a tabela periódica e de todos seus processos de evoluções, para chegar ao que temos hoje.
    Rubens Junior 9S

    ResponderExcluir
  34. Gostei muito dos vídeos, fotos e imagens com eles aprendi que o Big Bang é o momento da explosão que deu origem ao universo.
    Alquimia
    A visão popular de alquimia está sempre relacionada a bruxas, magia, feiticeiros, etc. Mas poucos sabem que os alquimistas criaram métodos e equipamentos fundamentais para a química moderna.
    Átomo
    Dalton criou um modelo indestrutível e indivisível uma esfera maciça e homogênea. Thomson notou que os raios catódicos tinham carga negativa. Rutherford usou a radiação e descobriu um imenso espaço vazio chamado eletrosfera.
    A tabela periódica passou por várias modificações até chegar no que no conhecemos hoje.

    LUIZ GUSTAVO JACOME 9º S

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito do Racha Cuca e o Adivinha, apesar de serem um pouco dificeis, esses jogos são muito interessantes, pois conseguimos memorizar e entender um pouco mais sobre os elementos.
    Entendi um pouco mais sobre a crença dos alquimistas que era encontrar a Pedra Filosofal, que tinha o poder de transformar tudo em ouro e, criar o elixir da longa vida, esse que dava imortalidade para quem o bebesse.
    Conheci melhor sobre os modelos atomicos: Modelo de Dalton, Modelo de Thomson, Modelo de Rutherford e Modelo de Bohr.
    E também pude ter um maior conhecimento sobre a história da tabela periodica

    ResponderExcluir
  36. A tabela periódica é um esquema que permite classificar e organizar os elementos químicos em função das suas propriedades e características.
    O químico alemão Julius Lothar Meyer (1830-1895) e o matemático russo Dmitri Mendeleiev (1834-1907) foram os primeiros especialistas a ter postulado as propriedades dos elementos a partir das funções periódicas da respectiva massa atómica.A primeira tabela periódica de Mendeleiev, que não foi bem recebida pela comunidade científica, incluía 63 elementos, ordenados por ordem crescente de acordo com as suas massas atómicas e classificados em grupos em função das propriedades comuns como a valência.E com esse conceito sobre a tabela periódica pode tirar minhas dúvidas.
    Ana Lóren 9SS



    ResponderExcluir
  37. Mônica, simplismente a matéria é confusa, mas com esses power points que você disponibilizou para a gente, facilitou bastante para mim, tanto nós estudos e nós conhecimentos "nunca imaginei que os primeiros elementos foram originados do big bang"...

    Gabriel-9°ss

    ResponderExcluir
  38. Mônica, eu fiquei em dúvida se era ou não para comentar aqui sobre os modelos cosmológicos, então me desculpe se não era... Como sempre, gostei muito do método que você usa para nós aprendermos mais a matéria, com os jogos, músicas e power points que vc nos disponibiliza. Aprendi que, a alquimia sofria muito preconceito na idade média por ser associada com bruxaria, mas a alquimia trouxe várias contribuições, muitas substâncias químicas foram descobertas e objetos químicos que são usados até hoje foram construídos. Os modelos atômicos são: Modelo de Dalton, Modelo de Thomson, Modelo de Rutherford e Modelo de Bohr.Vi que cada pessoa tem um jeito de compreender o universo. Atualmente, o modelo mais aceito pelos cientistas é o do Big Bang. A matéria é um pouco complicada para decorar, mas estudando sempre, conseguimos sempre nos lembrar.
    Aluna: Ellen Ander Dias
    Escola: EEJG
    Turma: 9° ano A

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas