domingo, 15 de março de 2015

Sistema nervoso 8º ano CEC DIOCESANO

Oi, que tal fazer do nosso conteúdo uma forma gostosa de aprender?Vamos começar com jogos e animações, vamos lá???


Jogos

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/corpo/corpo_cerebrp.swf

http://www.educacaoadventista.org.br/multimidia/597/quiz-sistema-nervoso.html

http://www.anatomyarcade.com/games/matchingGames/MatchABrain/matchABrain.html

http://www.ocorpohumano.com.br/img/jdf/open.htm?nervoso.swf

http://rachacuca.com.br/quiz/29094/corpo-humano-sistema-nervoso/

http://www.purposegames.com/game/giros-e-sulcos-quiz

http://www.purposegames.com/game/403260fb69

http://www.purposegames.com/game/anatomia-snc-quiz


Animações

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10213/diferenciacao.swf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11104/sinapse.swf

http://www.argosymedical.com/Nervous/index.html

Conteúdo em power point

http://www.planetabio.com/integradores.html


Vídeos

E, agora nossa sessão PIPOCA  COMCiências





Conteúdo


























55 comentários:

  1. Cada movimento in­consciente, como o piscar dos olhos, até a ação voluntária de levantar os braços, depende do sistema nervoso. Esse sofisticado mecanismo espalha-se por todas as partes do corpo, trazendo inúmeras informações, transmitindo ordens e estimulando as ações musculares e dos demais órgãos.

    Sendo assim, o sistema nervoso constitui uma complexa rede transmissora que possibilita a relação do organismo com o ambiente, seja ele externo (fora do corpo) ou interno (dentro do corpo).
    Os neurônios

    As células nervosas ou neurônios são especializadas na propagação dos impulsos ner­vosos. A estrutura dessas células é formada por:

    corpo celular;
    dendritos (expansões do corpo celular);
    axônio;
    telodendros (ramificações terminais dos axônios).
    Encéfalo

    Cérebro: Recebe os estímulos dos órgãos dos sentidos, controla a mus­culatura esquelética (voluntária) e é responsável pela memória e inteligência.
    Cerebelo: Controla os movimentos e o equilíbrio do corpo.
    Bulbo: Regula os batimentos cardíacos e a respiração.
    Os órgãos do SNC são protegidos por três membranas formadas por tecido conjuntivo, as meninges e pelos ossos do crânio e da coluna vertebral. A meninge mais exter­na denomina-se dura-máter, a intermediária arac­nóide (semelhante a uma teia de aranha) e a membrana permanece em contato direto com a massa nervosa, chama-se pia-máter. Entre a aracnóide e a pia-máter e tam­bém no interior das cavidades do sis­tema nervoso, circula o líquido cefalorraquidiano, que funciona como proteção complementar do encéfalo e da medula, amortecendo os choques mecânicos, como no caso de uma batida na cabeça.
    Maria Fernanda Aprecida Silveira 8 ano "ss"

    ResponderExcluir
  2. O nosso cérebro, é a principal parte do nosso sistema nervoso, ele é uma das primeiras partes a serem formadas durante a nossa estadia no útero, o cérebro é formado basicamente de neurônios, que são células especializadas em comunicar-se entre si, isso funciona como um computador, em que as informações passam rapidamente pelos caminhos. Desde pequenos, nosso crânio não é fechado para que o cérebro possa crescer livremente a medida que aprendemos. O nosso cérebro levou 5 milhões de anos de evolução para chegar ao ponto onde chegamos. Nosso cérebro é tão potente que a medida que aprendemos algo um "caminho" daquela informação se abre no cérebro, e a medida que utilizamos o caminho ele se torna mais forte e fácil de se utilizar, nosso cérebro é bem seletivo com informações, e só guarda as que identifica como importantes, há dois tipos de memórias, as de curto prazo nas quais nos lembraremos do fato durante pouco tempo, e as de longo prazo, nas quais nos lembraremos durante muito tempo. Durante nossa evolução houve o risco de nosso cérebro não caber mais no nosso crânio, mas a natureza se encarregou de utilizar a artimanha de dobrar o nosso córtex sobre a superfície do cérebro. Nosso cérebro custa muita energia para se manter e em seu interior passam vários vasos sanguíneos que alimentam os neurônios, que poe sua vez se pararem de receber alimento morrem em pouco tempo. Cada parte do cérebro coordena uma parte do corpo, e interpreta o mundo de formas diferentes, enquanto um lado pensa em palavras outro pensa em imagens e sensações. Do nosso sistema nervoso centra nascem milhares de nervos que percorrem todo o corpo e mandam informações ao cérebro.

    Mateus Pereira Bastos
    Oitavo ano "S"

    ResponderExcluir
  3. A partir das postagens do blog pude aprender mais sobre a matéria estudada que é o sistema nervoso que é capaz de produzir e conduzir impulsos elétricos que também são chamados de impulsos nervosos. O sistema nervoso é dividido em partes sendo elas:
    -axônio: responsável pelos impulsos nevosos
    -núcleo: comanda o sistema nervoso
    -dendritos: são pequenas ramificações
    -bainha de melanina: tem como função principal revestir o axônio
    corpo celular: região onde se localiza o núcleo do sistema nervoso
    Há também a sinapse nervosa que é onde se entram os neurotransmissores que fazem a ligação ou contato dos impulsos nervosos de um sistema a os dendritos de outro sistema.
    No sistema nervoso central que é determinado como ''SNC'' há varias divisões. Entre elas estão:
    *cérebro: Que é responsável pela memoria interpretação, coordenação, motora, controle de temperatura, raciocínio.
    *cerebelo: suas funções são controle da postura corporal, coordenação motora, equilíbrio corporal
    *bulbo:controle dos movimentos cardíacos, controle dos movimentos respiratórios, influencia em certos movimentos
    *ponte: como o próprio nome indica que ele comunica o cérebro com o cerebelo e o bulbo, influencia nas emoções, influencia na pressão arterial, e altera os movimentos respiratórios.
    Além dessa divisão também é dividido em dois hemisférios o direito e o esquerdo que trabalham de forma conjunta e ordenada. O hemisfério direito tem maior especialidade na interpretação de informações. O hemisfério esquerdo é mais especializado em linguagem verbal e na interpretação de símbolos e na linguagem verbal.
    A partir disso pude concluir que o sistema nervoso é algo que é indispensável para o corpo humano, pois essa é a parte do corpo que que se controla a maioria de nas atitudes.

    Márcio André Santos Fernandes
    8°ano SS

    ResponderExcluir
  4. Com os videos e atividades, descobri varias curiosidades sobre o cerebro, e nesse estudo pude ver o quanto o cérebro é maravilhoso! Descobri que ele é a mais complexa estrutura existente na terra, um dos estudos que deixam mais curiosos é o cerebro.Aprendi muitas coisas principalmente pelos jogos que ajudarão muito, alem de ser divertido, com todas as ilustrações e etc.Tirei todas as minhas duvidas sobre o cerebro ( memoria, cordenação, raciocinio ), crebelo ( postura, emoções..), bulbo ( movimento cardiaco e respiratorio..), protubrerancia ( pressao arterial, emoções..), enfim sobre o sistema nervoso central todo. Vi algumas curiosidades e achei muito interessante como por exemplo o cerebro ter cerca de 1oo bilhoes de neuronios, sobre o0s lobos, sobre o cerebro pesar aproximadamente 1,5 kg, e ele gastar vinte porcento da nossa energia, Enfim, aprendi muitas coisas com isso, e falaria desse assunto por horas, pois pra mim essa materia de ciencias é a mais interessante e bonita!

    Nicole Nunes Cunha
    8 ano S

    ResponderExcluir
  5. O cérebro. Ao falar esse nome, muitas coisas já passam pela nossa cabeça, e é assim mesmo que funciona, muitas informações são passadas pelo nosso corpo até chegar ao nosso cérebro. O cérebro é uma parte fundamental para a nossa existência, sem ele, não existiríamos. Com ele, podemos fazer diversas coisas por causa de seus bilhões de neurônios e células microscópicas existentes ali, ele é basicamente “abastecido” do oxigênio e açúcar presentes no nosso corpo. Ao digitar esse comentário, muitos neurônios estão trabalhando juntamente com o cérebro para que continuasse a digitar. O cérebro é apenas uma parte fundamental, pois muitos órgãos também colaboram com isso. Na nossa cabeça temos o chamado Sistema Nervoso Central (SNC). Ele é responsável por diversas ações que fazemos, e todas as informações são passadas para ele. Mas, como são formados realmente esses neurônios? Em todo o nosso corpo, existem neurônios, que não se reproduzem, ou seja, são únicos. Esses neurônios são responsáveis por repassar todas as informações do nosso carpo para a cabeça onde executaremos a nossa ação. Em todo o nosso corpo, existem milhões de neurônios, e cada um tem sua importância. A maioria dos nossos neurônios são compostos basicamente pelo: axônio, dendritos, bainha de mielina, corpo celular e a sinapse. Para um neurônio se encontrar com outro, não é um “encontro físico”, mas existe um pequeno espaço, chamado de sinapse nervosa. Ali são encontrados fendas com algumas substâncias. Voltando então para a cabeça, ali cada coisa é muito importante, o primeiro deles é o grande Encéfalo. Nele está englobado o cérebro, o bulbo, a ponte e o cerebelo, sendo que cada um deles possui a sua função. Cada parte desse conteúdo é muito importante para aprendermos cada vez mais sobre esse órgãos que faze-nos viver.

    André Guilherme Martins Costa 8ºAno ‘S’

    ResponderExcluir
  6. Com todas essas informações conclui que, o cérebro é composto por várias partes que tem sua determinada função no corpo humano. Tudo que vazemos, tanto atos voluntários, quanto atos involuntários são conduzidos pelo cérebro, que por sua vez, conduz todo o corpo humano. É dividido em algumas partes que desempenham suas determinadas funções como o cérebro que é encarregado da memória, raciocínio e coordenação, o cerebelo, responsável pelas emoções e pela postura, o bulbo que controla os movimentos cardíacos e respiratórios, a protuberância que é responsável pelo controle da pressão arterial e também das emoções. Bom, o sistema nervoso é responsável pela grande parte das funções de um organismo, o neurônio é a unidade funcional deste sistema. Os neurônios são compostos por dendritos, que são pequenas ramificações que recebem os estímulos nervosos; pelo corpo celular que tem formas e tamanhos completamente variáveis e também pelo axônio, que por sua vez é responsável pela condução de impulsos elétricos que partem do corpo celular. O sistema nervoso central (SNC) é composto pela medula espinhal (uma estrutura que pode agir independente do cérebro), pelo cérebro (relacionado com a maioria das funções do corpo) e pelo bulbo, ponte e cerebelo. Pude entender que, não somos nada sem o cérebro e que ele não trabalha sozinho em nosso corpo.

    Maria Lígia Oliveira 8º ‘S’

    ResponderExcluir
  7. Eu estou gostando muito de saber sobre o sistema nervoso.O sistema nervoso central (SNC) é divido:
    -Cérebro: Que é responsável pela memoria interpretação, coordenação, motora, controle de temperatura, raciocínio.
    -Cerebelo: suas funções são controle da postura corporal, coordenação motora, equilíbrio corporal
    -Bulbo:controle dos movimentos cardíacos, controle dos movimentos respiratórios, influencia em certos movimentos
    -Ponte: como o próprio nome indica que ele comunica o cérebro com o cerebelo e o bulbo, influencia nas emoções, influencia na pressão arterial, e altera os movimentos respiratórios.
    Entre outras coisas.Como poderiamos viver sem o sistema nervo?Essa é uma pergunta que nos todos já sabemos a resposta, ele controla muita coisa do nosso corpo...sem ele não somos nada.
    Clara Luana 8º ano "SS"

    ResponderExcluir
  8. Com todos os meios de de aprendizado que foram postados,eu consegui aprender muito mais sobre a matéria que estamos estudando.
    Aprendi que quando ainda estamos da barriga da nossa mãe nosso corpo produz milhões e milhões de células nervosas por minuto,e ao nascermos nosso cérebro ainda não está totalmente desenvolvido e ao longo de anos ele vai adquirindo novos conhecimentos como o de andar,falar,ler e etc através de pais e professores.
    O encéfalo é formado por cérebro,bulbo,ponte e cerebelo e cada um exerce uma função.Bulbo:controle dos movimentos cardíacos,respiratórios.Cerebelo: controle da postura corporal,coordenação motora e equilíbrio do corpo.Cérebro :memória,interpretação,coordenação motora e controle da temperatura e Ponte: comunica o cérebro com o cerebelo e bulbo influencia nas emoções,interfere na pressão arterial e influencia nos movimentos.
    O nosso cérebro é o principal órgão do nosso corpo com ele coordenamos todos os outros órgãos,sentimos as coisas e controlamos o nosso corpo.Nosso corpo contém mais de 100 bilhões de neurônios,eles são compostos por axônio,dendritos,bainha mielina e núcleo ,os neurônios são responsáveis por passar impulsos elétricos de um para outro , mais não estão ligados um ao outro eles passam esses sinais elétricos através de componentes químicos (sinapse), e exitem três tipos de neurônios: o sensitivo que capta o impulso elétrico, o interneurônio que leva o sinal do sensitivo para o motor e o motor que leva o impulso ao órgão alvo.
    O reflexo acontece quando exemplo: o médico bate o martelinho no lugar específico do joelho então o sinal sensitivo leva o impulso á medula,então a medula manda o impulso através do neurônio motor para o órgão e sua perna mexe não voluntariante.No reino animal cada grupo possui um cérebro de um jeito como o dos mamíferos possui um cérebro mais desenvolvido e as aves e os peixes tem cerebelo mais desenvolvido e conseguem fazer habilidades especificas como voar.

    Cláudio Henrique 8ºano S.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito dos videos e dos jogos e do Power Point, pois, eles serviram muito para aprofundar o conteúdo. Eu aprendi muito mais sobre o sistema nervoso como por exemplo os neurônios que estão espalhados pelo nosso corpo, eles são compostos por dendritos, bainha de mielina, axônio, e o núcleo. Existe três tipos de neurônios, os sensitivos que pega os impulsos nervosos, o interneurônio que passa o impulso do sensitivo para o motor, e o motor que passa o impulso para o órgão do copo. Mesmo eles sendo responsáveis por passar impulsos nervosos um para o outro, eles não são grudados, pois, existe um espaço entre eles chamado sinapse.
    Aprendi também sobre alguns órgãos do corpo humano, principalmente os órgãos que fazem parte do encéfalo, que são: o cérebro, bulbo, ponte, mesencéfalo, e cerebelo, e cada um tem sua função no corpo.
    Bulbo: Rege o funcionamento de alguns sistemas, como: o sistema respiratório, cardíaco, digestório, etc.
    Cérebro: Memória, coordenação motora, etc.
    Cerebelo: Equilíbrio, coordenação, etc.
    Ponte: É onde acontece a inversão dos estímulos nervosos, por exemplo, o lado esquerdo do cérebro que coordena o lado direito do corpo e vice-versa.
    Mesencéfalo: visão, audição, olfato, etc.

    Além dessas funções esses órgãos que são extremamente importantes tem outras funções.

    Lázaro Souza Freitas
    8° ano S

    ResponderExcluir
  10. Mônica, as postagens no blog estão associadas ao sistema nervoso. Existe o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O sistema nervoso central é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal. Ele recebe, identifica e analisa informações dos meios externos e internos. O encéfalo pode ser divido em quatro órgãos: Cérebro, responsável pela memória, interpretação, coordenação entre outros, o cerebelo, responsável pela postura, coordenação motora, equilíbrios, entre outros, ponte ou protuberância, responsável por comunicar o cérebro com o cerebelo e o bulbo e interfere na respiração e na pressão arterial e o bulbo, responsável pelo controle de movimentos cardíacos, respiratórios entre outros. O cérebro é dividido em dois hemisférios: o hemisfério direito é responsável por interpretar informações espaciais e controla o lado esquerdo e o hemisfério esquerdo, que é mais especializado na linguagem e controla o lado direito. O sistema nervoso periférico pode ser dividido em dois: O SNP Somático, que possui várias fibras nervosas que enviam impulsos do SNC a musculatura estriada esquelética. São executados de forma voluntaria. E o SNP Autônomo que possui fibras nervosas e gânglios que enviam impulsos de forma autônoma. Os movimentos dos órgãos acontecem de forma involuntária. Existem quatro tipos de lobo: frontal, que controla o raciocínio e tem controle motor, o temporal, que interpreta os estímulos sonoros, o parietal, responsável pelos estímulos tácteis e o occipital responsável pelos estímulos visuais. Eles se localizam no córtex cerebral. Existem também os neurônios, que formam uma rede nervosa por todo o corpo, se comunicando por meio de impulsos nervosos. Além dos ossos do crânio, o encéfalo também é protegido pelas meninges, que são a dura máter, a aranóide e a pia máter. A medula espinhal é um órgão que faz a comunicação entre o encéfalo e os outros órgãos e realiza os atos reflexos. O sistema nervoso é muito importante para todos nós, pois sem ele, não realizamos nossas ações cotidianas, além de ser complexo e muito bem organizado.
    Maria Clara Oliveira Rocha 8° ano S

    ResponderExcluir
  11. Oi Mônica,
    Muito legal esse conteúdo que você passou,essa matéria na minha opnião é uma das matérias mais complicadas que já estudei até hoje.
    Aprendi muito com esse início de matéria,eu não sabia que o conjunto do cerebelo, bulbo,cérebro,ponte...denominava-se encéfalo.Eu pensava que era só cérebro!!!
    Fiquei sabendo do Sistema Nervoso Central,também conhecido como SNC,ele contém:
    Bulbo que é responsável pelo controle de varios movimentos,como:cardiacos,respiratórios,entre outros.
    Ponte tem como uma das funções ligar o cérebro ao bulbo,uma coisa interesante é que a parte direita do cérebro controla a parte esquerda do corpo e a parte esquerda controla a esquerda.
    O cerebelo controla a coordenação e o equilibrio,como o equilibrio na bicicleta,corda bamba...
    O cérebro é responsável pela cordenação motora,exemplo saber jogar uma bola,andar sem cambaliar e pela memória.
    Mencefalo:é responsável pelos sentidos,audição,visão,olfato...
    Uma das coisas que não sabia também é que o reflexo,quando bate o martelinho no seu joelho e sua perna levanta.Acontece que o martelo bate,o impulso vai bate na medula espinhal e volta para a perna fazendo com que ela levante.O que me impressiona é que isso ocorre em questão de segundos.
    Uma coisa que me chamou a atenção foram os neurônios que são bilhões em nosso corpo comandando cada vez mais impulsos elétricos,para que a gente possa se movimentar...
    O nosso corpo é muito impressionante,muitas coisas acontecem em questões de segundos,como se pode caber tantos neurônios em nosso corpo?!
    Muito obrigado Mônica esses conteudos me ajudaram muito sobre a matéria.
    Pedro Lucas Ribeiro e Silva
    8° ano S

    ResponderExcluir
  12. Oi Mônica ,
    Eu gosto muito quando você coloca videos e jogos no blog , pois com eles aprendo e fixo a matéria. Hoje estamos aprendendo sobre o sistema nervoso na qual aprofundamos o assunto do cérebro , que é encontrado no encéfalo .Também é encontrado no encefalo o bulbo: rege o funcionamento de alguns sistemas, como: o sistema respiratório, cardíaco e digestório . O cérebro responsavel pela memória, coordenação motora...cerebelo: equilíbrio, coordenação, etc.
    Ponte: É onde acontece a inversão dos estímulos nervosos, por exemplo, o lado esquerdo do cérebro que coordena o lado direito do corpo e vice-versa.
    Mesencéfalo: visão, audição, olfato, etc. O cérebro é o mais importante órgão do nosso corpo pois ele é o responsável por controlar todo nosso corpo. Ele é constituído por neurônios e o cérebro é dividido em 2 hemisférios. O cérebro também é dividido em lobos que são responsáveis por diferentes funções do corpo.
    A instrutura interna do cérebro é denominada sistema límbico e gânglios banais.
    O sistema nervoso é protegido por meninges : dura mater , aracnoide , pia mater e massa cilalica . medula espinhal também possui essas meninges.
    Com tudo isso podemos perceber que o sistema nervoso é bem complexo !
    Gabriela Larissa 8s

    ResponderExcluir
  13. Mônica, gostei muito dos videos e dos jogos, ele me ajudam a fixar a materia de uma maneira divertida, com eles eu consegui aprender bastante coisa como:

    O neurônio é a unidade principal do sistema nervoso. Os neuronios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos.O neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.O sistema nervoso é divido em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico.Os principais componentes do sistema nervoso central sao; a medula, o cerebro, o bulbo, o cerebelo e a ponte.
    Laís Caires Gonzaga 8° ano S

    ResponderExcluir
  14. Oi Mônica,
    Com esse novo conteúdo pude aprimorar ainda mais os meus conhecimentos sobre o sistema nervoso, aprendi que todos os problemas do nosso corpo, são detectados pelo sistema nervoso central. O encéfalo é dividido em quatro partes :
    - Cérebro: O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso em todos os animais vertebrados, e em muitos invertebrados.Os cérebros podem ser extremamente complexos. O cérebro humano contém cerca de 86 bilhões de neurônios, ligados por mais de 10.000 conexões sinápticas cada.
    - Cerebelo: O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e pelo controle do tônus muscular e dos movimentos involuntários
    - Ponte : Responsável por comunicar o cérebro com o cerebelo.
    - Bulbo: É a porção inferior do tronco encefálico, juntamente com outros órgãos como o mesencéfalo e a ponte, que estabelece comunicação entre o cérebro e a medula espinhal. A forma do bulbo lembra um cone cortado, no qual a substância branca é externa e a cinzenta interna. É um órgão condutor de impulsos nervosos.
    A medula espinhal está protegida na coluna vertebral. Meninges são as três membranas de tecido conjuntivo que revestem o encéfalo e a medula espinhal, tendo como objetivo protegê-los. Estas três camadas, de fora para dentro são: dura-máter, aracnóide e pia-máter. A dura-máter é a meninge localizada mais externamente, formada por um tecido conjuntivo denso, contínuo com o perióstio dos ossos da caixa craniana. Já a dura-máter que envolve a medula espinhal, é separada do perióstio das vértebras, originando entre ambos, o chamado espaço epidural, onde são encontradas algumas estruturas como: veias, tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo. A aracnóide é uma membrana sem vascularização que se divide em duas partes: uma em contato com a dura-máter e sob a forma de membrana, e a outra formada por traves que conecta a aracnóide com a pia-máter. A pia-máter é extremamente vascularizada e encontra-se aderida ao tecido nervoso, contudo não está em contato com as células ou fibras nervosas. Com todos os jogos e vídeos , conclui que o sistema nervoso é formado por vários itens e que ele é muito complexo!

    Maria Eduarda Pereira Aguiar 8° ano S

    ResponderExcluir
  15. Oi Mônica,
    Muito legal esse conteúdo, as postagens no blog estão ligadas ao sistema nervoso, com eles aprendi que existe três tipos de neurônios, os sensitivos que pega os impulsos nervosos, o interneurônio que passa o impulso do sensitivo para o motor, e o motor que passa o impulso para o órgão do corpo. Os neurônios são compostos por dendritos, que são pequenas ramificações que recebem os estímulos nervosos; pelo corpo celular que tem formas e tamanhos completamente variáveis e também pelo axônio, que por sua vez é responsável pela condução de impulsos elétricos que partem do corpo celular. Para um neurônio se encontrar com outro, não é um “encontro físico”, mas existe um pequeno espaço, chamado de sinapse nervosa. Pude perceber que o encéfalo é dividido em quatro partes : o cérebro que é encarregado da memória, raciocínio e coordenação, o cerebelo, responsável pelas emoções e pela postura, o bulbo que controla os movimentos cardíacos e respiratórios, a ponte que é responsável pelo controle da pressão arterial e também das emoções.

    Rodrigo 8° ano S

    ResponderExcluir
  16. Olá Monica,
    queria dizer que as postagens aqui no blog são fundamentais para meu aprendizado.
    Com esses videos, os jogos, e tudo mais aprendi que, o sistema nervoso central é constituído pelo cérebro, cerebelo, encéfalo, bulbo,ponte, e a medula.
    O encéfalo de um adulto pode pesar em media 1,3 kg, o que pra mim foi uma surpresa, achei que era bem menos.
    O cérebro tem duas partes o lado esquerdo e o lado direito, o lado direito controla o lado esquerdo e o lado esquerdo controla o lado direito.
    O lado esquerdo é responsável pela, linguagem, escrita, escuta e analise.
    Ja lado direito a interpretação de informações, geometria etc..
    O neurônio é a célula básica de todo o sistema nervoso, os neurônios formam uma rede de comunicação que se estende por todo o corpo.
    A medula é a responsável por comunicar ao encéfalo que por ele comunica-se com todos os outros.
    Existem três tipos de neurônios o sensitivo, interneurônio e o motor.
    Sistema Nervoso Periférico é dividido em dois o simpático e o parassimpático um faz ação contraria do outro.
    Bom com tudo isso eu pude concluir que o sistema nervoso é totalmente responsável por tudo o que acontece no corpo.
    E fiquei surpresa ao perceber que o coração que a gente sempre associa aos sentimentos não tem nada a ver.
    Sol Batista Torres 8s

    ResponderExcluir
  17. Ola! :D um pequeno resumo que fiz da materia aqui

    Neurônio é a célula nervosa que, juntamente com as células da neuróglia, forma o tecido nervoso. Responsável pela condução do impulso nervoso, possui a capacidade de responder aos estímulos do meio, como a luz e o calor, por exemplo; através de alterações da diferença de potencial elétrico existente entre as superfícies interna e externa de sua membrana plasmática, se propagando ao longo da célula e de seus prolongamentos.O neurônio é considerado a unidade básica da estrutura tanto do cérebro quanto do sistema nervoso. É formado por um corpo celular denominado pericário, de onde partem os prolongamentos e que acomoda o núcleo do neurônio; dendritos, prolongamentos numerosos responsáveis por receber os estímulos do ambiente, células epiteliais sensoriais e outros neurônios; e axônio, um prolongamento único condutor dos impulsos nervosos à outras células, como as musculares, glandulares ou mesmo outros neurônios.Lobo frontal, localizado na parte da frente do cérebro (testa), acontece o planejamento de ações e movimento, bem como o pensamento abstrato. Nele estão incluídos o córtex motor e o córtex pré-frontal.O córtex motor controla e coordena a motricidade voluntária, sendo que o córtex motor do hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo do indivíduo, enquanto que o do hemisfério esquerdo controla o lado direito. Um trauma nesta área pode causar fraqueza muscular ou paralisia. Andre Duarte 8º s

    ResponderExcluir
  18. Oi Mônica,
    Com os conteúdos publicados pude aprofundar o meu estudo. Aprender que o cérebro, é essa "máquina" que controla tudo em nosso organismo. Nós seres humanos possuímos dois sistemas nevosos, o sistema nervoso periférico(SNP) e o sistema nervoso central(SNC)
    O sistema nervoso central é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal, é importante lembrar que a medula espinhal é protegida pelas meninges e pela coluna vertebral.
    O encéfalo é composto pelo cérebro, cerebelo,bulbo e protuberância(ponte) . Nosso cérebro é dividido em dois hemisférios, são eles: hemisfério esquerdo e direito. O hemisfério direito controla o esquerdo. E o direito controla o direito.
    Existe também quatro lóbulos: lóbulo frontal, pariental,temporal,occipital.
    Já o encéfalo é protegido por três meninges: dura-máter, aracnóide e pia-máter.
    O nosso corpo alem de constituído por células é também formado por neurônios, essas estruturas são responsáveis por levar impulsos nervosos. Eles são compostos por dentritos,neoproterozoico celular, axônio, bainha de milenina, fenda sináptica e sinapse.
    A sinapse é o encontro químico entre os neurônios ou seja mesmo que os neurônios agem em conjunto a sinapse permite que não aja o encontro físico entre dois ou mais neurônios
    Emfim o nosso organismo é mesmo fascinante.
    Maria Luísa Vilas Boas- 8s

    ResponderExcluir
  19. Professora Mônica,
    eu joguei os joguinhos, vi o power point, assisti os videos e posso falar que com esse conteúdo, aprendi varias coisas sobre o Cérebro humano, Neurônios, medula espinhal e o sistema nervoso. Aprendi muitas coisas sobre o encéfalo e o cérebro, o cérebro é dividido entre hemisfério direito e hemisfério esquerdo, o direito cuida do esquerdo e o esquerdo cuida do direito, o direito(que cuida do esquerdo) é especializado em representações geométricas/espaciais e o esquerdo(que cuida do direito) é especializado em linguagem verbal e interpretação de símbolos.O encéfalo é dividido em partes, que são: cérebro que cuida da memória, interpretação, raciocínio, coordenação motora, o cerebelo que cuida do equilíbrio, emoções, o bulbo que cuida dos movimentos respiratórios, cardíacos, a ponte que comunica entre o cerebelo e o bulbo e cuida da pressão arterial.
    Aprendi que o encéfalo assim como a medula são protegidas por meninges, que são: dura-máter, aracnoide, pia-máter.
    Aprendi também sobre os neurônios que são divididos em: corpo celular, dentritos e o axônio.
    Muito obrigado por ter nos mostrado esse conteúdo.
    Josué 8 's'

    ResponderExcluir
  20. Oi Mônica,
    com tudo até aqui que estudei pude concluir que o sistema nervoso possui mais de 100 bilhões de neurônios, que dos axônios são liberados neurotransmissores passando e que chega nos receptores dos dendritos causando um impulso nervoso.
    O cerebelo é responsável pela postura corporal e atos volúntarios.
    *Bulbo raquidiano:funções vitais(respiração por exemplo)
    *Ponte:transmite informação entre o cérebro e telencéfalo
    *Mesencéfalo:conecta o cérebro e o tronco encefálico.
    O sistema nervoso é dividido pelo sistema nervoso central(SNC) e o sistema nervoso periférico.
    José Victório-8º ano "s"

    ResponderExcluir
  21. Oi Monica,
    Com esses videos jogos e imagens apronfundei muito meu estudo sobre o sistema nervoso, aprendi que o cerebro tem dois emisferios o direito e o esquerdo e seus membros com suas caracteristicas.

    Aprendi tambem sobre o sistema nervoso central e os neuronios que são muitos aprendi tambem sobre o cerebelo , o bulbo e muitos outros membros.
    E com isso apronfundei muito mais meus estudos.

    André Luiz 8 Ano S

    ResponderExcluir
  22. Bom, estou adorando esta matéria , estou achando super interessante , pois podemos saber o que estar acontecendo no nosso corpo. O sistema nervoso , é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio , é um sistema fundamental para o nosso sistema nervoso , o neurônio é formado por o dendrito, corpo celular e axônio.Os Principais divisões do Sistema Nervoso Periférico, são os Sistema Nervoso Voluntário, e Sistema Nervoso Autônomo .O arco reflexo acontece quando batemos algo duro e pesado em alguma parte do nosso corpo como o joelho.Quando batemos , o sistema nervoso logo nos responde que estar doendo , ai logo após levantamos o nosso joelho.O nosso lobo cerebral possui quatro partes que são: lobo frontal,lobo parietal,lobo occipital,lobo temporal. Millena Sthéfane 8 ano SS

    ResponderExcluir
  23. O Sistema Nervoso Central (SNC) é responsável por receber e processar todo tipo de informação, á célula fundamental do Sistema Nervoso é o neurônio (formado por: dentrito, axônio, corpo celular, bainha de mielina, fenda sináptica ou sinapse), que produz e conduz os impulsos nervosos.
    O sistema nervoso é dividido em: encéfalo e medula espinhal
    O encéfalo e formado por:
    *Cérebro: responsável pela memória, interpretação, coordenação motora, controle de temperatura e raciocínio.
    O cérebro é dividido em duas partes, direita e esquerda.
    -Direita: responsável pela interpretação de formas geométricas e relações espaciais
    -Esquerda: leitura, escrita e linguagem verbal
    *Cerebelo: responsável pela postura, coordenação motora e equilíbrio
    *Bulbo: responsável pelos controles de movimentos cardíacos e respiratórios e influencia em alguns movimentos
    *Protuberância ou Ponte: responsável por conectar o cérebro com o cerebelo, influencia nas emoções e altera os movimentos respiratórios.
    Com esse estudo pude concluir que o Sistema Nervoso é responsável por tudo em nosso corpo.
    Maria Julia→8° ano "S"

    ResponderExcluir
  24. Olá Mônica
    Com esses jogos, vídeos e imagens aprendir mais ainda sobre o sistema nervoso, aprendir que:
    O Neurônio é a célula nervosa que, junto com as células da neuróglia, forma o tecido nervoso. Que e responsável pela condução do impulso nervoso. O neurônio é considerado a unidade básica da estrutura tanto do cérebro quanto do sistema nervoso.
    Na verdade, são três unidades cerebrais constituindo um único cérebro. A unidade primitiva é responsável pela autopreservação. É aí que nascem os mecanismos de agressão e de comportamento repetitivo.
    O tronco cerebral, onde se localiza o bulbo, é algumas vezes chamado de a parte mais velha do cérebro.
    Se localiza abaixo do cérebro. Coordena, com o cérebro, os movimentos do corpo. É responsável pelo equilíbrio do corpo, pois está ligado a alguns canais da orelha interna. Além disso, mantém o tônus muscular.
    O sistema límbico ele tem um formato de anel cortical e um conjunto de estruturas do cérebro que são responsáveis primordialmente por controlar as emoções e secundariamente participa das funções de aprendizad Localiza-se na parte medial do cérebro.
    composto por algumas estruturas que são essenciais no controle relativo às emoções: Hipotálamo, Corpos mamilares, Tálamo, Giro cingulado, Amígdala e Hipocampo.
    Isabella vitória 8° ss

    ResponderExcluir
  25. Olá Monica,vi os jogos,power points,videos e imagens,achei interressante pra aprofundar na matéria,aprendi muito sobre o sistema nervoso,neuronios e a medula espinhal.Cerebro e dividido em emisferio direito e esquerdo,o direito(comanda a parte esquerda do corpo) representacao gemetrica,o esquerdo(que comanda o lado direito do corpo)linguagem verbal e interpretacao de simbolos.
    Sistema nervoso..dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso pereferico
    medula espinhal ...e a alongacao do sistema nervoso central, e a continuacão do bulbo, que fika no interior da coluna vertebral em seu kanal vertebral
    Neoronios... e uma celula nervosa q eeslecializaada em receber e transmiir sinais nervosos,tem mais ou menos 86 bilhoes de neuronois no nosso corpo Enry 8S

    ResponderExcluir
  26. Olá Mônica
    Com os jogos, videos, power points e imagens, gostei muito pois me ensinou a aprender de forma mais divertida eu aprendi que o cérebro é dividido em dois hemisfério direito e o esquerdo, o esquerdo que comanda o direito e o direito que comanda o esquerdo também aprendi sobre o (SNC) sistema nervoso central e (SNP) sistema nervoso periférico aprendi também sobre o Bulbo que é responsavel pela respiração batimentos cardíacos e pressão sanguínea e os outros neurônios que chegam a 86 bilhoes de neurônios e com isso me aprofundei mais nesse conteúdo que é bastante legal e fácil de se aprender

    ResponderExcluir
  27. Monica, oi novamente. Você havia dito que podia completar caso faltasse algo. Eu não havia dito sobre o SNP parassimpático e o Simpático. Então ,eu vou falar agora. Eles agem de maneiras contrarias. Por exemplo, enquanto um acelera, o outro desacelera. Enquanto um contrai, o outro dilata, enquanto um estimula, o outro inibe, enquanto um reduz, o outro relaxa e assim por diante. Também não havia dito uma coisa sobre os neurônios. As três partes principais deles são: corpo celular, dendritos e axônio, mas também tem a bainha de mielina. Abraços, Maria Clara Oliveira. 8° ano S

    ResponderExcluir
  28. Olá Monica, Estou aqui para agradecer pela forma divertida de aprender e para comentar sobre algumas coisas que eu tinha duvida, mas aprendi, sobre o SNC (Sistema Nervoso Central) e o SNP (Sistema Nervoso Periferico) e sobre os dois lados do cerebro, o direito controla o lado esquerdo do corpo, e a parte esquerda do cerebro controla o lado direito do corpo, também aprendi q o contato quimico que os neurônios fazem se chamam sinapse nervosa e que eles sao responsaveis pelos impulsos eletricos do corpo, Obrigado

    Pedro Emanuel Pimenta de Abreu 8°SS

    ResponderExcluir
  29. Olá Monica
    Estou aqui para agradecer pela forma inusitada, diferente e divertida que você criou para desepenhar o rendimento dos alunos, os jogos me ajudaram a compreender varias coisas bastantes como o SNC ( Sistema Nervoso Central) e o SNP (Sistema Nervoso Perifico), que o lado direito do cerebro controla o lado esquerdo do corpo humano, e o lado esquerdo do cerebro controla o lado direito do corpo humano, descobri que o contato que os neuronicos fazem uns com os outros nao sao fisicos e sim quimicos, isso é chamado de sinapse nervosa, e que o encéfalo é responsavel pelo movimento,respiraçao entre outras coisas do corpo, e que o SNP Parassimpático e Simpático enquanto um contrai, o outro acelera. Obrigado Pedro Emanuel Pimenta de Abreu. 8° ano SS

    ResponderExcluir
  30. Olá Mônica,com as postagens do blog eu aprendi muito.Aprendi que a célula fundamental do sistema nervoso é o neurônio que é de produzir e conduzir impulsos elétricos,organiza-se em três partes:Dendritos,Filamentos e o Corpo Celular.O Cerebelo é responsável pelo equilíbrio e postura corporal,o Bulbo é responsável por funções vitais como a respiração,batimentos cardíacos e pressão arterial,Ponte retransmite informações entre o cerebelo e o telencéfalo.Abraços Ana Luisa Silva 8°SS

    ResponderExcluir
  31. Mônica,
    com as postagens pude entender melhor sobre o nosso sistema nervoso. primeiro que ele é dividido em tres o Sistema Nervoso Central que possui o encéfalo que possui quatro divisões: cérebro - que elabora respostas adequadas a cada situação.
    Cerebelo- que é responsável pela manutenção do equilíbrio e postura corporal;
    Ponte- contribui na regulação do ritmo repiratório e promove o cruzamento das vias sensitivas e motoras;
    Bulbo- participa do controle da respiração, da digestão e dos batimentos cardíacos.
    A Medula espinhal é responsável por levar e trazer os impulsos elétricos do encéfalo para o restante do corpo e vice versa a medula espinhal também participa de um fenômeno chamado ato reflexo.
    O Sistema Nervoso Periférico é contituido por fibras ,ganglios nervosos e órgãos terminais. os nervos se dividem em tres: Nervos Sensitivos, nervos motores, Nervos mistos.
    O Sistema Nervoso Autônomo ele é subdividido em Simpático e Parassimpático. os sistemas simpatico e parassimpatico tem geralmente ações conjugadas e opostas nos mais diversos órgãos do nosso corpo.
    ISANNA FERREIRA OLIVEIRA, 8° ANO "SS"

    ResponderExcluir
  32. Mônica,
    Fiquei fascinada com a matéria até porque eu quero ser médica, eu sou até boa em memória mas muitas vezes também sou + ou -.
    Sempre soube que o cérebro comandava tudo mas eu achava que era somente ele e não que era dividida as funções.
    Algumas partes da matéria estava fácil mas outras eram muito cheias de detalhese eram mais difíceis de decorar mas qualquer coisa pesquiso minhas dúvidas.
    Bjs, Meliny Vitória Amorim Mendes 8º SS

    ResponderExcluir
  33. -Neurônios:
    Nosso corpo tem bilhões de neurônios, mas eles tem a mesma estrutura (estrutura formada por: dendritos, corpo, axônio, bainha de mielina, terminal de axonio), mas, tem 3 diferentes tipos:
    *Neurônios Motores: fazem conexão geral com a musculatura
    *Interneuronios: são responsáveis por processar impulsos elétricos dos sensitivos
    *Sensitivos:estão em grande parte do corpo e eles são os neurônios sensoriais
    No blog eu vi alguns vídeos que mostravam sobre o funcionamento dos neurônios e eu pude compreender melhor sobre os neurônios, e de uma forma boa em que deu pra entender mais
    -Cérebro:
    No blog eu compreendi que o nosso cerebro é responsável por tudo em nosso corpo, e através dos neurônios o todas as partes dele recebe situações rapidamente. O cerebro é composto por:
    *Bulbo, Cerebelo, Mesenfalo, Ponte, Cortex Cerebral.
    *O lado direito do cérebro controla o raciocínio
    * O lado esquerdo é responsável por sentimentos.
    O lado direito e esquerdo são interligados entre si.
    No blog eu pude compreender melhor como toda essa estrutura fantástica funciona.

    Alicia Andrade→ 8° ano "S"

    ResponderExcluir
  34. Mônica,
    Eu gostei muito dos vídeos e das atividades extras passadas;
    -O sistema nervoso é formado por células glias, que sustentam o organismo, e conduzem o impulso nervoso.
    -Existem 3 tipos de neurônios:
    *Os neurônios sensitivos são os que geram os impulsos aos interneurônios
    *Os Interneuronios: processam os impulsos elétricos vindos dos neurônios sensitivos e envia respostas
    *Os motores: fazem conexão com a musculatura, gerando contrações
    Os neurônios são responsáveis pela transmissão de impulsos elétricos
    O córtex é uma cobertura que são processadas as memórias, visão, audição, olfato...
    O sistema límbico é aonde são processadas as emoções, a memória emocional, também controla a temperatura, o sono...
    O cerebelo é responsável pelo controle motor, equilíbrio....
    O imesencefalo: junto com o cérebro é responsavel pelo controle espacial e equilíbrio corporal, e é ligado ao controle da movimentação dos olhos. O lado esquerdo controla o direito e o direito o esquerdo

    Rubia 8° "S"

    ResponderExcluir
  35. Mônica,
    Neste conteúdo que vem passando para nós, vim a entender muito pouco inicialmente, mas ao decorrer das explicações vim a compreender mais e mais, e pude concluir que:
    O sistema nervoso se divide em dois, sendo eles:
    O sistema nervoso central (SNC) que contém o encéfalo e a medula espinhal:
    O sistema nervoso periférico (SNP) que contém os neurônios motores, nervos, etc.
    Os neurônios são um dos principais fatores para o funcionamento de sistema (estando ele espalhado e interligados por tudo o corpo), existem três tipos:
    -Neurônios Sensitivos: os que geram os impulsos aos interneurônios;
    -Interneurônios: processam os impulsos elétricos vindos dos neurônios sensitivos e envia respostas;
    -Neurônios Motores: fazem conexão com a musculatura, gerando contrações (ou seja os que recebem uma resposta imediata)
    Os neurônios são compostos por:
    -Núcleo
    -Nucléolo
    -Dendritos
    -Corpo Celular
    -Axônio
    -Bainha de Mielina
    -Terminações Nervosas
    A Sinapse Nervosa:
    Ocorre quando as terminações nervosas (axônios) entram em contato (não físico) com os dendritos, nisso os axônios liberam neurotransmissores que passam da fenda sináptica e os receptores transmite o impulso nervoso de um neurônio para outro e assim ocorre por todos interligados (indiretamente).
    Bom a base de tudo que entendi esta exposta acima, perdão o atraso!

    Cainan Correia Sá - 8° ano SS

    ResponderExcluir
  36. Mônica,desculpe a demora.
    nessas atividades extras pude comprender mais sobre o conteudo passado na sala.
    O Sistema Nervoso Central (SNC) que é responsavel por receber e processar todo tipo de informação.
    Encefalo: é constituido pelo cerebro,cerebelo,protuberancia e bulbo .
    Cerebro:memorias,interpretação e cordenação.
    cerebelo: possui dois lados direito e esquerdo, o lado direito comanda o lado esquerdo e o esquerdo comando o lado direito do corpo.
    lado direito:relações espaciais matematica e geometria.
    lado esquerdo:escrita,linguagem e leitura.
    lobo frontal:controle motor e racional
    lobo temporal:sons
    lobo parental: tato e audição

    A maça cinzenta e formada por neuronios
    os neuronios são formados de:
    *Núcleo *Nucléolo *Dendritos *Corpo *Celular *Axônio *Bainha de Mielina
    *Terminações *Nervosas
    Essa foi algumas coisas que eu pude perceber
    Eric Vinícius 8°ano s

    ResponderExcluir
  37. Oi Mônica . sou novo na escola então so peguei algumas coisas na aula e com meus colegas, por isso gostei muito dos videos,jogos,entre outras coisas que vi no blog.
    aprendi sobre o :
    sistema nervoso central que contém o encéfalo e a medula espinhal.
    sistema nervoso periférico que contém os neurônios motores, nervos.
    Sobre os Neurônios Motores: fazem conexão geral com a musculatura.
    O encéfalo é composto pelo cérebro, cerebelo,bulbo e protuberância(ponte).
    O cerebelo possui dois lados direito e esquerdo, o lado direito comanda o lado esquerdo e o esquerdo comando o lado direito do corpo.
    Neurônios Sensitivos: impulsos aos interneurônios
    -Interneurônios: processam os impulsos vindos dos neurônios sensitivos e envia respostas
    -Neurônios Motores: fazem conexão com a musculatura
    foi isso ai Mônica gostei muito deste blog
    Diogo Mangelio 8ºano ss

    ResponderExcluir
  38. O cérebro e a principal parte do nosso sistema nervoso. O sistema nervoso é dividido em partes sendo elas:axônio, núcleo, dendritos, bainha de melanina, corpo celular .
    há na nossa cabeça o sistema nervoso central(SNC) todas as informaçaoes são passadas por ele. Nele há varias divisões. Entre elas estão:cérebro, cerebelo(responsável pelo equilíbrio e postura corporal; nele contem metade do numero de neurônios do cérebro), bulbo, ponte.
    A célula fundamental do Sistema Nervoso e o neurônio, que e capaz de produzir e conduzir impulsos nervosos.
    Nosso cérebro só guarda informações quando são importantes, há dois tipos de memórias, as de curto prazo nas quais nos lembraremos do fato durante pouco tempo, e as de longo prazo, nas quais nos lembraremos durante muito tempo.
    Contudo percebir a importância do cérebro para nossa sobrevivência e que o Sistema Nervoso e muito complexo
    KAREN 8 ano A EEJG

    ResponderExcluir
  39. A célula fundamental do sistema nervoso é o neurônio , que é capaz de produzir e conduzir impulso elétricos , neste caso , chamados de impulsos nervosos . O cerebelo é responsável pela manutenção do equilíbrio e postura corporal .O nosso cérebro é o principal parte do nosso sistema nervoso .O sistema nervoso é dividido em partes são elas : axônio , núcleo , detritos e bainha de melanina , corpo celular . Na nossa cabeça temos o chamado sistema nervoso central (SNC) ele é responsável por diversas ações que fazemos . Com todas essas informações conclui que , o cérebro é composto por várias partes que tem sua determinada função no corpo humano.

    CAMILA 8°ano A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  40. Mônica , com os textos , videos e os jogos. Pude intender que A célula fundamental do sistema nervoso e o neuronio capaz de produzir impulsos eletricos , que neste caso chamados de impulsos nervoso - Pude entender também mais sobre a base do sitema nervoso e as divisões anatomicos do sistema nervoso central,lobos centrais- pude aprender mais sobre o cérebro, e a doença de Parkinson e sobre a memoria..
    Tatiane de Oliveira Moura 8 A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  41. Mônica, eu aprendi que o cérebro está dividido em 12 partes que são elas (emoções, movimento básico, fala, audição, tato, paladar, memória, olfato, visão, equilíbrio, respiração). E que a base do sistema nervoso e o neurônio que produz e conduz os impulsos elétricos chamado de impulss nervosos. A sinapse nervosa são os pontos onde as extremidades de neurônios visinhos se encontram. O cerébro e dividido em quatro lobos cerebrais são eles: lobo occipital, lobo parietal, lobo temporal e lobo frontal.

    Marina Fernandes Cardoso 8º A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  42. Mônica, com o blog aprendi que o neurônio e a célula fundamental do sistema nervoso capaz de produzir impulsos elétricos chamados de impulsos nervosos. O sistema nervoso e dividido em: axônico, núcleo, dentritos, bainha de melanina, e corpo celular. No sistema nervoso central todas as informações são passadas por ele, ele e composto por cérebro, cerebelo, bulbo e ponte. O cérebro e a principal parte do sistema nervoso dividido em: lobo ocidental, lobo pariental, lobo temporal. e lobo frontal. Cada parte do sistema nervoso tem uma função

    EMERSON EUGÊNIO 12
    8 ANO A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  43. Mônica,por essa postagem aprendi mais sobre o cérebro,vi que ele é a principal parte do nosso sistema nervoso,e ele é dividido em partes responsáveis por:emoções,movimentos básicos,fala,audição,memoria,tato,respiração,equilíbrio,olfato,visão.
    O encéfalo é divido em hemisfério direito e esquerdo.Nele se encontra o cérebro,cerebelo,bulbo e ponte e cada um deles é responsável por algo,por exemplo:o cérebro que é encarregado da memória, raciocínio e coordenação, o cerebelo, responsável pelas emoções e pela postura, o bulbo que controla os movimentos cardíacos e respiratórios, a protuberância que é responsável pelo controle da pressão arterial e também das emoções.
    O cérebro e dividido em quatro lobos cerebrais sendo eles:lobo parietal, lobo temporal,lobo frontal e lobo occipital.
    Aprendi também que a sinapse nervosa são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estimulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos,os neurotransmissores.As sinapses nervosas ocorrem no contato das terminações nervosas(axônios) com os dendritos.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana Luísa Brandão Nº 29
      E.E.J.G 8ºA

      Excluir
  44. Mônica, eu aprendi que o cérebro está dividido em 12 partes que são elas (emoções, movimento básico, fala, audição, tato, paladar, memória, olfato, visão, equilíbrio, respiração). E que a base do sistema nervoso e o neurônio que produz e conduz os impulsos elétricos chamado de impulsos nervosos.Nosso cérebro só guarda informações quando são importantes, há dois tipos de memórias, as de curto prazo nas quais nos lembraremos do fato durante pouco tempo, e as de longo prazo, nas quais nos lembraremos durante muito tempo. Com as informações recebidas, aprendi que o nosso cérebro, tem varias partes e funções do nosso corpo.

    Marcus Vinicius 8°A E.E.J.G
    N°: 25

    ResponderExcluir
  45. Estudar sobre o sistema nervoso foi fascinante,pois pude descobrir e compreender como funciona a parte principal do ser humano.Saber que o neurônio é a base do sistema nervoso ,ele é uma célula capaz de produzir e conduzir impulsos elétricos,organiza - se em três regiões os dendritos,filamentos relativamente curtos e extremamente ramificados,a do corpo celular,região de maior volume onde se encontra o núcleo da célula.
    Sinapse nervosa,são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos,e passam os estímulos de um neurônio para o outro através de mediadores químicos os neurotransmissores. Compreendi que o sistema nervoso central (NSC) e dividido em encéfalo e medula espinhal,o encéfalo e dividido ainda em cérebro,cerebelo e tronco encefálico.
    Temos também o córtex central que é dividido em quatro lobos, e tem suas diferentes funções,o lobo frontal,lobo parietal o lobo temporal, o lobo occipital.
    Foi muito bom conhecer mais sobre a nossa memoria,saber sobre os dois sistemas básicos que é a memoria implícita e a explícita,sabendo que a explicita e capaz de guardar,lembrar dos acontecimentos do dia-a-dia,e do passado,a memória implícita,e inconsciente e responsável pela execução de gestos,jeito de andar,sorrir ou seja por nossas ações em geral.Apesar de ser um conteúdo bastante amplo deu para aprender muito.

    NOME: Nícolas Davi Pereira Alves
    ESCOLA: E.E.J.G
    TURMA: 8ºA


    ResponderExcluir
  46. Mônica, com este post, aprendi muito sobre o sistema nervoso, aprendi que q célula fundamental do sistema nervoso é o neurônio, que é capaz de produzir os impulsos nervosos e é organizado em três regiões: a dos dendritos, a do corpo celular, e a axônio.
    Sinopses nervosas são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontra e o estímulo passa de neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores.
    O tronco encefálico é a porção do sistema nervoso central situada entre a medula espinal e o cérebro. O tronco encefálico tem três porções: o bulbo raquidiano, a ponte e o mesencéfalo .
    Aprendi também sobre algumas doenças relacionadas com o sistema nervoso como o Mal de Alzheimer, a doença de Parkison e a depressão.
    Vitória Dias Brito
    8° ano A E.E.J.G.

    ResponderExcluir
  47. Oi Mônica, Aprendi que o Cérebro é considerado a mais complexa estrutura existente na terra, é composto por substancias químicas,enzimas e Hormonios. O cérebro é responsável pelos movimentos, emoções, pelo Tato, Pela memória, pela visão, pelo equilíbrio, pelo olfato, pela audição e pela fala. Aprendi que o nosso sistema nervoso é responsável pelos nossas emoções, e que os neurônios são as principais unidades do sistema, q é capaz de produzir e conduzir impulsos nervosos. Percebi que o cérebro é importante para nossa sobrevivência e que o Sistema Nervoso e muito complexo. Aprendi que tem muitas doenças causadas pela falha do nosso sistema.
    Ludimila Ribeiro 8° A EEJG

    ResponderExcluir
  48. O cérebro e a principal parte do nosso sistema nervoso. O sistema nervoso é dividido em partes sendo elas:axônio, núcleo, dendritos, bainha de melanina, corpo celular .
    A célula fundamental do Sistema Nervoso é o neurônio,que é capaz de produzir e conduzir impulsos eletricos ,neste caso,chamados de impulsos nervosos.Organiza-se em três regioes:a dos dendritos,filamentos relativamente curtos e extremamente ramificados.
    Sinapses nervosas são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estimulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos,os neurotransmissores.As sinapses ocorrem no contato das terminaçoes nervosas(axonios) com os dendritos.
    O tronco encefálico é a porção do sistema nervoso central situada entre a medula espinal e o cérebro. O tronco encefálico tem três porções: o bulbo raquidiano, a ponte e o mesencéfalo .
    Nosso cérebro só guarda informações quando são importantes, há dois tipos de memórias, as de curto prazo nas quais nos lembraremos do fato durante pouco tempo, e as de longo prazo, nas quais nos lembraremos durante muito tempo.

    Isadora Fernanda 8° A E.E.J.G.

    ResponderExcluir
  49. Mônica, aprendi que, a base do sistema nervoso é o neurônio, pois ela é capaz de produzir e conduzir impulsos nervosos, esse impulso sempre percorre o neurônio, iniciando pelos seus dendritos. passando pelo corpo celular e indo, no fim é o axônio.
    A sinapse nervosas são pontos que as extremidades de neurônios vizinhos se encontra e o estimulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores.
    As divisões SNC vem o encéfalo e a medula espinhal; do encéfalo vem o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico; do tronco encefálico vem o mesencéfalo, a ponte e o bulbo.
    Os lobos cerebrais, são o occipital, temporal, parietal e frontal.
    O cérebro tem varias etapas, varias áreas para cada comando.
    O cerebelo é o responsável pelo equilíbrio e postura corporal.
    O tronco encefálico é a porção de sistema nervoso central.
    A medula espinhal tem corpos de células nervosas.
    O arco reflexo é a via que um nervo reflexo segue.
    Há doenças que acontece relacionadas ao sistema nervoso que é o Mal de Alzheimer, Parkinson, e a depressão.
    Na memoria existem dois sistemas, a implícita e a explicita.
    Maria Vitória Durães de Oliveira
    8° A
    E.E.J.G.

    ResponderExcluir
  50. Mônica, eu consegui entender, que o nosso cérebro, é a principal parte do nosso sistema nervoso, ele é uma das primeiras partes a serem formadas durante a nossa estadia no útero, o cérebro é formado basicamente de neurônios, que são células especializadas em comunicar-se entre si, isso funciona como um computador, em que as informações passam rapidamente pelos caminhos. Desde pequenos, nosso crânio não é fechado para que o cérebro possa crescer livremente a medida que aprendemos. O nosso cérebro levou 5 milhões de anos de evolução para chegar ao ponto onde chegamos. Também entendi que, o sistema nervoso é dividido em partes sendo elas:axônio, núcleo, dendritos, bainha de melanina, corpo celular. A célula fundamental do Sistema Nervoso é o neurônio, que é capaz de produzir e conduzir impulsos elétricos, neste caso, chamados de impulsos nervosos. Organiza-se em três regiões: a dos dendritos, filamentos relativamente curtos e extremamente ramificados. Essas foram algumas das coisas que eu conseguir aprender com à ajuda do seu blog.

    Danielle Cunha Montanha. Nº7
    EEJG - 8ºA.

    ResponderExcluir
  51. A base do sistema nervoso é o neurônio ,pois ela é capaz de produzir e conduzir impulsos nervosos.O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e postura corporal.Em nossa cabeça existe o chamado sistema nervoso central (SNC) que é responsável por diversas ações que exercemos.Com todas essas informações pude aprender que , o cérebro é composto por várias partes que tem sua devida função no corpo humano.
    Nicole Moura dos Santos
    8º A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  52. Mônica,com a ajuda do seu blog aprendi que,o neurônio é a célula fundamental do sistema nervoso.E que a base do sistema nervoso é o neurônio,que produz e conduz impulsos elétricos,neste caso chamados de impulsos nervosos.Organiza-se em três regiões;A dos dentritos,filamentos relativamente curtos e extremamente ramificados.
    Sinapses nervosos são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram.
    As divisões (SNC)vem o encéfalo e a medula espinhal;do encéfalo vem o cérebro;o cerebelo e o tronco encefálico;do tronco encefálico vem o mesencéfalo,a ponte e o bulbo.Os lobos cerebrais,são o occipital,temporal,parietal e frontal.O cérebro é o responsável pelo equilíbrio e postura corporal.O tronco encéfalico é a porção de sistema Nervoso Central.A medula espinhal tem corpos de células nervosas.Tem doenças que acontece devido ao Sistema Nervoso que é o Parkinson,Mal de Alzheimer,e a depressão.


    Então é só Mônica,foi o que aprendi com a ajuda do seu blog...


    Isabella Leticia Mendes Ferreira
    N°13
    8°A

    ResponderExcluir
  53. Oi Monica
    Gostei muito das suas postagens pude aprender muitas coisas.
    A célula fundamental do sistema nervoso é o neurônio, que e capaz de produzir e conduzir impulsos elétricos, neste caso, chamados de impulsos nervosos. Sinapses nervosas são pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estimulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores. As sinapses ocorrem no “contato” das terminações nervosas (axônios) com os dendritos. O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção equilíbrio e postura corporal, controle do tônus muscular e dos movimentos voluntários, bem como pela aprendizagem motora.
    O tronco cerebral ou encefálico é a porção do sistema nervoso central situado entre a medula espinhal e o cérebro. E no tronco encefálico que se encontra fixo o cerebelo.
    O troco encefálico e composto pelo: Mesencéfalo, Ponte, Bulbo e Medula.
    O arco reflexo é a via que um nervo reflexo segue. Um exemplo é o reflexo patelar.
    Enfim gostei muito dessa forma divertida de se aprender, com ela pude aprofundar meus conhecimentos sobre o sistema nervoso.
    Nome: Karla Geovana C.Aguiar N: 19
    Turma/Ano: 8º “A”
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  54. Oi Mônica! Hoje aprendi mais sobre o sistema nervoso.A célula fundamental do sistema nervoso é o neurônio,que é capaz de produzir impulsos nervosos.O sistema nervoso central é dividido em Encéfalo e Medula Espinhal.Dentro da nossa cabeça fica o Encéfalo que é composto pelo Cérebro,Cerebelo e Tronco Encéfalo esse último é composto por mesencéfalo,ponte e bulbo.
    O Cérebro é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e postura corporal,controle do tônus muscular e dos movimentos voluntários.O Tronco Encefálico está situado entre a medula espinhal e o cérebro do sistema nervoso central.O Bulbo raquidiano relaciona como as funções vitais como:respiração,os batimentos do coração e a pressão arterial.A Ponte retransmite informações entre o cerebelo e o telencéfalo. O Mesencéfalo conecta o cérebro e o tronco encefálico .A Medula Espinhal tem corpos de células nervosas e axônios vindos do cérebro e de nervos periféricos. Os nervos espinhais entram e saem através de aberturas.
    Existem dois sistemas básicos de memória a implícita e a explícita.A memória explícita é consciente,já a memória implícita é inconsciente.
    Nome:Treyci Nayara Oliveira Gonçalves Nº38 Turma/Ano:8ºA E.E.J.G

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas