- Desde a antiguidade, o homem já realizava observações aos astros, encontrava neles uma forma de planejar as épocas de plantio e colheita; Criaram calendários que relacionavam os astros com os dias da semana, os chamados Sete Deuses do Universo. - - Até o século XVI acreditava-se que a Terra era o centro do universo, no modelo Geocêntrico, apresentado por Ptolomeu no século II, até que o astrônomo polonês Copérnico apresentou um modelo contraditório ao de Ptolomeu e até mesmo entrando em choque com a Igreja, o modelo Heliocêntrico, onde o Sol estava no centro do Universo. - - O Sistema Solar é composto por 8 planetas, os planetas internos formado pelos 4 primeiros planetas em relação á distancia do Sol, e os planetas externos, os 4 últimos. - - Após 2006 o Sistema Solar passou a ser formado por 8 planetas, excluindo Plutão, que foi rebaixado ao termo de planeta-anão. Basicamente, esse rebaixamento se deve a partir da descoberta do asteroide Éris e porque a órbita de plutão tem pontos comuns com a órbita de Netuno, o que não faz de Plutão o total dominante de sua órbita. Apesar de muitas controvérsias e sem satisfação popular, Plutão deixou de ser planeta, pois não se encaixava nas definições de planeta da IAU (UAI). -
A Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Ela está preocupada com a evolução, a física, a química, e o movimento de objetos celestes, bem como a formação e o desenvolvimento do universo. As primeiras Astronomias faziam medidas de ângulos no céu, criavam calendários de acordo com os astros, etc. A ciência tornou-se uma produção mundial centrada no continente Europeu e nos EUA, principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Nosso Sistema Solar possui oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urânio, Netuno. Plutão não é mais considerado um planeta e sim um planeta-anão. Geocentrismo é uma teoria onde a Terra é o centro do universo e os demais planetas giram em torno dela. Já o Heliocentrismo é uma teoria onde o Sol é o centro do Sistema Solar e tal teoria é a correta.
Astronomia era considerada a lei das estrelas, mas atualmente abrange diversas áreas. A observação dos astros é muito importante, observando-os conseguimos descobrir os ciclos para controlar o plantio e a colheita e foi a partir dessas observações que surgiram os primeiros calendários. Modelo Geocêntrico: É o modelo apresentado por Ptolomeu, onde afirmava-se que a Terra era imóvel e que o Sol, a Lua e os planetas giravam em torno do nosso planeta. Modelo Heliocêntrico: Surgiu no século XVI, apresentado por Copérnico, onde este afirma que o Sol estaria em repouso e os planetas giravam em órbitas circulares em torno do Sol, este modelo levou bastante tempo para ser aceito e é o que utilizamos ate os dias atuais. Em 2006 Plutão foi considerado um planeta anão porque ele é muito pequeno, não tem uma órbita totalmente independente, possui pontos comuns com a órbita de Netuno e não é suficientemente forte para agregar a matéria dispersa em sua órbita. É considerado um planeta do Sistema Solar o corpo celeste que: orbite em torno do Sol, tenha massa suficiente para que a sua própria gravidade lhe confira uma forma esférica, tenha '' limpo '' da sua órbita qualquer outro objeto celeste.
Até o século XVI acreditava-se que a Terra era o centro do universo, no modelo Geocêntrico, apresentado por Ptolomeu no século II. O modelo Heliocêntrico, onde o Sol estava no centro do Universo.
O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta. Os oito planetas que compõem o Sistema Solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Desde do primórdio os seres humanos observavam os astros, e tiravam, de acordo com suas movimentações, conclusões a cerca do início de cada estação e sua influência na natureza, determinando, assim, as melhores épocas para o plantio e a colheita, por exemplo. Com o passar do tempo, os instrumentos astrológicos foram criados e aprimorados, e no século II surgiu o primeiro modelo astrológico, o Geocêntrico, em que a Terra supostamente estaria no centro do universo. Essa teoria ganhou força pois ''afirmava'' a teoria criacionista, pois a Terra sendo a principal obra de Deus haveria de ficar no centro. Porém, alguns séculos depois essa teoria caiu por terra, quando Copérnico apresentou o seu modelo, o Heliocêntrico, no século XVI, onde este afirma que o Sol estaria em repouso e os planetas giravam em órbitas circulares em torno dele. Esse modelo levou, ao que usamos nos dias atuais. Laura 9SS
A astronomia estuda os corpos celestes, e desde os primórdios os seres humanos observam os astros, a partir deles sabia a hora do dia, tempos de chuva, sol, colheita e plantio, mas com o passar dos tempos veio novos meios de fazer tais observações.
Modelo Geocêntrico: modelo no qual afirmava-se que a Terra era o centro, e os outros astros e planetas giravam ao seu redor.
Modelo Heliocêntrico: modelo que afirma que o sol esta no centro no nosso sistema, e os outros astros e planetas giram ao seu redor. - o sistema solar e composto por oito planetas.
Novo Sistema Solar Após 2006 Plutão não foi mas considerado planeta e sim planeta anão, porque não se encaixava nos requisitos para ser um planeta. Emilly Vitória 9 ano S
Mônica, gostei muito de estudar essa materia e conhcer mais sobre os planetas. Aprendi sobre os modelos Geocêntrico e Heliocêntrico. O modelo Geocêntrico, afirmava que a Terra era o centro e que todos os outros planetas giravam em torno dela. O modelo Heliocêntrico, que é o correto, afirma que o Sol é o centro e que os outros planetas giram em torno dele. Existem oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão não é considerado planeta, e sim "paneta-anão". Foi muito legal fazer o trabalho sobre os planetas, porque assim aprendemos características e curiosidades muito interessantes.
Mônica eu aprendi que há vários interessantes pelos astros como: -Descobrir ciclos para controlar o plantio e a colheita. -Entender os sete deuses que controlavam o universo. -Os dias da semana. e etc... O modelo geocêntrico apresentado por Ptolomeu mo século II D.C suponha que a terra era imóvel e que a lua, e os planetas giravam em torno do nosso planeta. No século XVI, o astrônomo Nicolau copérnico apresentou um modelo conhecido com heliocêntrico para substituir o sistema de Ptolomeu.No modelo o sol estaria em repouso e os demais planetas inclusive a terra, giravam e órbitas circulares. Existem oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão não é considerado planeta pois ficou conhecido como planeta-anão pelo seu tamanho.
- Desde a antiguidade, o homem já realizava observações aos astros, encontrava neles uma forma de planejar as épocas de plantio e colheita; Criaram calendários que relacionavam os astros com os dias da semana, os chamados Sete Deuses do Universo. -
ResponderExcluir- Até o século XVI acreditava-se que a Terra era o centro do universo, no modelo Geocêntrico, apresentado por Ptolomeu no século II, até que o astrônomo polonês Copérnico apresentou um modelo contraditório ao de Ptolomeu e até mesmo entrando em choque com a Igreja, o modelo Heliocêntrico, onde o Sol estava no centro do Universo. -
- O Sistema Solar é composto por 8 planetas, os planetas internos formado pelos 4 primeiros planetas em relação á distancia do Sol, e os planetas externos, os 4 últimos. -
- Após 2006 o Sistema Solar passou a ser formado por 8 planetas, excluindo Plutão, que foi rebaixado ao termo de planeta-anão. Basicamente, esse rebaixamento se deve a partir da descoberta do asteroide Éris e porque a órbita de plutão tem pontos comuns com a órbita de Netuno, o que não faz de Plutão o total dominante de sua órbita. Apesar de muitas controvérsias e sem satisfação popular, Plutão deixou de ser planeta, pois não se encaixava nas definições de planeta da IAU (UAI). -
Marcus Souza - 9° S
A Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Ela está preocupada com a evolução, a física, a química, e o movimento de objetos celestes, bem como a formação e o desenvolvimento do universo. As primeiras Astronomias faziam medidas de ângulos no céu, criavam calendários de acordo com os astros, etc.
ResponderExcluirA ciência tornou-se uma produção mundial centrada no continente Europeu e nos EUA, principalmente após a Segunda Guerra Mundial.
Nosso Sistema Solar possui oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urânio, Netuno. Plutão não é mais considerado um planeta e sim um planeta-anão.
Geocentrismo é uma teoria onde a Terra é o centro do universo e os demais planetas giram em torno dela. Já o Heliocentrismo é uma teoria onde o Sol é o centro do Sistema Solar e tal teoria é a correta.
Clara Campos 9º ano S
Astronomia era considerada a lei das estrelas, mas atualmente abrange diversas áreas. A observação dos astros é muito importante, observando-os conseguimos descobrir os ciclos para controlar o plantio e a colheita e foi a partir dessas observações que surgiram os primeiros calendários.
ResponderExcluirModelo Geocêntrico: É o modelo apresentado por Ptolomeu, onde afirmava-se que a Terra era imóvel e que o Sol, a Lua e os planetas giravam em torno do nosso planeta.
Modelo Heliocêntrico: Surgiu no século XVI, apresentado por Copérnico, onde este afirma que o Sol estaria em repouso e os planetas giravam em órbitas circulares em torno do Sol, este modelo levou bastante tempo para ser aceito e é o que utilizamos ate os dias atuais.
Em 2006 Plutão foi considerado um planeta anão porque ele é muito pequeno, não tem uma órbita totalmente independente, possui pontos comuns com a órbita de Netuno e não é suficientemente forte para agregar a matéria dispersa em sua órbita.
É considerado um planeta do Sistema Solar o corpo celeste que: orbite em torno do Sol, tenha massa suficiente para que a sua própria gravidade lhe confira uma forma esférica, tenha '' limpo '' da sua órbita qualquer outro objeto celeste.
Isabela Madureira 9° ano S
Até o século XVI acreditava-se que a Terra era o centro do universo, no modelo Geocêntrico, apresentado por Ptolomeu no século II.
ResponderExcluirO modelo Heliocêntrico, onde o Sol estava no centro do Universo.
O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta.
Os oito planetas que compõem o Sistema Solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Ana Vivian 9ºss
Desde do primórdio os seres humanos observavam os astros, e tiravam, de acordo com suas movimentações, conclusões a cerca do início de cada estação e sua influência na natureza, determinando, assim, as melhores épocas para o plantio e a colheita, por exemplo.
ResponderExcluirCom o passar do tempo, os instrumentos astrológicos foram criados e aprimorados, e no século II surgiu o primeiro modelo astrológico, o Geocêntrico, em que a Terra supostamente estaria no centro do universo. Essa teoria ganhou força pois ''afirmava'' a teoria criacionista, pois a Terra sendo a principal obra de Deus haveria de ficar no centro. Porém, alguns séculos depois essa teoria caiu por terra, quando Copérnico apresentou o seu modelo, o Heliocêntrico, no século XVI, onde este afirma que o Sol estaria em repouso e os planetas giravam em órbitas circulares em torno dele. Esse modelo levou, ao que usamos nos dias atuais.
Laura 9SS
A astronomia estuda os corpos celestes, e desde os primórdios os seres humanos observam os astros, a partir deles sabia a hora do dia, tempos de chuva, sol, colheita e plantio, mas com o passar dos tempos veio novos meios de fazer tais observações.
ResponderExcluirModelo Geocêntrico: modelo no qual afirmava-se que a Terra era o centro, e os outros astros e planetas giravam ao seu redor.
Modelo Heliocêntrico: modelo que afirma que o sol esta no centro no nosso sistema, e os outros astros e planetas giram ao seu redor.
- o sistema solar e composto por oito planetas.
Novo Sistema Solar
Após 2006 Plutão não foi mas considerado planeta e sim planeta anão, porque não se encaixava nos requisitos para ser um planeta.
Emilly Vitória 9 ano S
Mônica, gostei muito de estudar essa materia e conhcer mais sobre os planetas. Aprendi sobre os modelos Geocêntrico e Heliocêntrico. O modelo Geocêntrico, afirmava que a Terra era o centro e que todos os outros planetas giravam em torno dela. O modelo Heliocêntrico, que é o correto, afirma que o Sol é o centro e que os outros planetas giram em torno dele.
ResponderExcluirExistem oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão não é considerado planeta, e sim "paneta-anão". Foi muito legal fazer o trabalho sobre os planetas, porque assim aprendemos características e curiosidades muito interessantes.
Escola: EEJG
Aluna: Ellen Ander Dias 9°A
Mônica eu aprendi que há vários interessantes pelos astros como:
ResponderExcluir-Descobrir ciclos para controlar o plantio e a colheita.
-Entender os sete deuses que controlavam o universo.
-Os dias da semana.
e etc...
O modelo geocêntrico apresentado por Ptolomeu mo século II D.C suponha que a terra era imóvel e que a lua, e os planetas giravam em torno do nosso planeta.
No século XVI, o astrônomo Nicolau copérnico apresentou um modelo conhecido com heliocêntrico para substituir o sistema de Ptolomeu.No modelo o sol estaria em repouso e os demais planetas inclusive a terra, giravam e órbitas circulares.
Existem oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão não é considerado planeta pois ficou conhecido como planeta-anão pelo seu tamanho.
Escola: EEJG
Aluna: Layla gabrielle Nº24 9°A