sábado, 22 de agosto de 2015

7º ano Endossimbiose, Briófitas

40 comentários:

  1. Monica
    gostei bastante dos videos,pois forneceram um aumento do meu
    conhecimento sobre a matéria apresentada.As parodias criativas
    e interessantes que também refoçaram e os slides como fontes
    de resumo da matéria

    ResponderExcluir
  2. Monica
    gostei bastante dos videos,pois forneceram um aumento do meu
    conhecimento sobre a matéria apresentada.As parodias criativas
    e interessantes que também refoçaram e os slides como fontes
    de resumo da matéria

    ResponderExcluir
  3. Mônica gostei muito do seu blog dos videos,das imagens,das paródias de tudo e que nos aprendemos a materia de uma forma melhor e mais criativa obrigado seu aluno

    Lucas Daniel 7º ss

    ResponderExcluir
  4. Ei Mônica, é o Filipe, li noseu blog dobre as briófitas e a Endossimbiose e aprendi que as briófitas: são organismos autótrofos, de pequeno porte. Elas são multicelulares e se desenvolvem em ambientes úmidos. Por essa característica, elas são dependentes de água para sobreviver. São organismos eucariontes e pluricelulares e plantas avasculares, ou seja, sem vasos condutores. A condução dos líquidos nas briófitas é feita pelo processo de difusão por célula. Já sobre a Endossimbiose: é que a teoria endossimbiótica admite que cloroplastos e mitocôndrias tiveram sua origem a partir de um procarionte que viveu em simbiose com uma célula eucarionte.

    ResponderExcluir
  5. Mônica, gostei bastante desse novo conteúdo, obrigada por nos proporcionar essa forma de aprendizagem! Bom, pude notar que os procariontes podem ter sido os primeiros seres a habitarem o planeta e, a partir daí toda a diversidade se formou. Anaeróbios são seres que vivem na inexistência de oxigênio. A diferença de DNA das estruturas deles são as células que as contém. As briófitas não conseguem evitar a transpiração por isso encontram-se em ambientes úmidos. As pteridófita são um grupo de plantas terrestres que, apesar de terem vasos condutores de seiva, não tem sementes. Pequenas estruturas que podem ser identificadas na parte inferior das folhas das samambaias, e quando essas estruturas entra m contato com o solo surgem outras plantas. Como exemplo de reprodução de samambaias foi a paródia, que dizia basicamente tudo isso.
    MARCELLA FRÓES - 7 ANO "S"

    ResponderExcluir
  6. 7º ano ENDOSSIMBIOSE E ORIGEM DO PLANETA TERRA

    Mônica, adorei os vídeos e o documentário. Com ele pude compreender melhor a matéria e fixar tudo o que eu aprendi nas aulas e no blog.

    Entendi que, muitas foram as discussões, teorias e crenças a respeito da origem da vida na Terra. Apesar de haver controvérsias, acredita-se que a matéria orgânica da vida tenha surgido nos mares primitivo, há aproximadamente 4 bilhões de anos. Gases, como metano, hidrogênio, vapor de água e amônia eram bombardeadas por descargas elétricas das tempestades primitivas. Esse fenômeno teria promovido uma reorganização de átomos, formando moléculas mais complexas que eram formas primitivas do que hoje são as moléculas dos seres vivos. Para comprovar essa teoria, um cientista chamado Stanley Miller, fez um experimento em que simulou uma atmosfera primitiva. As evidências levaram os pesquisadores a concluírem que deveria haver um estágio intermediário, anterior as célula, chamado COACERVADO: glóbulo de moléculas orgânicas. A partir daí teria surgido as primeiras bactérias primitivas. Essas bactérias primitivas, teriam vivido durante bilhões de anos nos mares iniciais da Terra até que seres com organizações mais complexas passassem a surgir.
    Daí veio a teoria da endossimbiose seqüencial, que propõe que as mitocondrias e cloroplastos são organelas derivadas da interação entre um organismo procarionte ancestral aeróbio e outro organismos eucarionte unicelular anaeróbio. lynn Margulis foi quem criou essa teoria. No começo, ela sugeriu que a origem da Mitocôndria tem que está em uma época em que todos os seres eram unicelulares. Então, ela propôs que na verdade, todas as mitocondrias de todos os seres vivos são bactérias, que foram engolidas por alguma célula maior, e ao ser engolida, ela ficou isolada e isso teria começado um processo de simbiose, ou seja, quando dois seres agem em conjunto tirando benefícios para os dois, tanto para a célula maior, que teria energia para sempre e para a célula menor, que teria proteção. Através desse processo irá gerar a célula eucarionte. Essa idéia no início pareceu ridícula, mas depois, várias evidências que foram coletadas, mostrava que Margulis estava coberta de razão. Primeira evidência: toda mitocondria tem duas camadas de membrana, a primeira camada, lembra muito a membrana de uma bactéria e a segunda camada é exatamente igual a membrana da célula maior ( célula externa ). Outra evidência: os ribossomos das mitocondrias e dos cloroplastos são mais semelhantes aos ribossomos dos procariontes do que dos eucariontes.
    Com a evolução e adaptação dos seres vivos, a biodiversidade só vem aumentando. A biodiversidade, como o próprio nome já indica, é a diversidade da vida. Com isso, foi preciso categorizar os diferentes seres vivos, que foram divididos em 5 reinos: Plantae, monera, fungi, prodista e animalia. Cada reino possui um tipo de célula, um tipo de organização celular, um modo de nutrição e a interação nos ecossistemas. De acordo com Lineu, existem 7 categorias taxonomicas, que vão de reino até espécie. Cada espécie é designada por 2 palavras, sempre escritas em latim, a primeira para representar ao gênero e é escrita com letra maiúscula e a segunda a espécie, com letra minúscula.

    Desafio:
    - A área que possui maior biodiversidade é a área IV, pois tem 50 espécies de mais ou menos 25 indivíduos cada uma.
    - A área em que encontramos o maior número de indivíduos de uma mesma espécie, é a área I, pois possui 3 espécies com 80 indivíduos cada uma.

    ResponderExcluir
  7. 7º ano BRIÓFITAS

    Mônica, adorei a paródia do professor Jubilut. Com ela consegui memorizar e fixar a matéria de uma forma mais fácil de compreender o conteúdo. Também adorei a outra parodia do refrão:�� Sou musgo sim ( é musgo sim ), E vou crescendo..., Briófitas verdinhas aparecendo! ��. Gostei muito do slide do Power Point, muito legal e resume toda a matéria.

    Entendi que a briófita é o único grupo de plantas chamado de atraqueófita, ou seja, que não tem vasos condutores de seiva. Já que elas não tem xilema e floema ( vasos condutores ), elas fazem a distribuição de nutrientes dentro de si próprias, elas fazem de célula para célula, onde uma célula pega o nutriente e passa pra outra que passa pra outra. Então, por as briófitas não terem vasos condutores de seiva ( xilema e floema ), elas são de baixo porte. Um exemplo de briófita é o musgo.
    Anterozoide e oosfera são o nome dos dois gametas produzidos pelas briófitas. O anterozoide é o gameta masculino e a oosfera é o gameta feminino. Quem produz gametas na briófita é chamado de planta gametófito, que sempre vai ser haplóide ( tem metade do número de cromossomos ). Para os gametas se encontrarem é necessário que haja água, é por isso que as briófitas geralmente são encontradas em ambientes úmidos. Quando os dois gametas se encontram ocorre a fecundação e, em cima da planta gametófito, cresce uma estrutura chamada de esporófito ( possui células diplóides ), onde os esporos são soltos e caem, tornando-se esporos haplóides, pois para fazer os esporos foi preciso fazer a meiose. Quando os esporos caem eles germinam e quando crescem, vão formar um pequeno "filhotinho", o protonema, que vai virar uma planta adulta produtora de gametas (gametófito).

    As briófitas são plantas pequenas que, diferentemente das outras plantas existentes, não possuem raiz, caule e folha, mas possuem rizóide, cauloide e filoide. Elas apresentam gametófito e esporófito. O gametófito vive em locais úmidos, é avascular, possui rizóide, cauloide e filoide e pode ser folhoso ou taloso. O esporófito tem três estruturam principais:
    - O pé, que liga o esporófito ao gametófito;
    - A seta, que eleva a cápsula;
    - A cápsula, onde localiza o esporângio das briófitas.

    As briófitas são divididas em três filos:
    - Bryophyta: musgos
    - Hepatophyta: hepática
    - Antocerathophyta: antóceros
    Elas podem ser aplicadas em ornamentos, uísque, controle de erosão, retenção de água, utilização como algodão e fazem parte da importância alimentar.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos, eles me ajudaram bastante a compreender o conteúdo estudado.
    Origem no planeta Terra:
    A 5 bilhões de anos atrás. Havia surgido uma estrela, o nosso Sol. Que era rodeado de poeira. E através da gravidade, essa poeira e rochas se juntaram e formaram o nosso planeta. Porém nele não existia ar, apenas dióxido de carbono, nitrogênio e vapor de água. Não existia parte sólida, apenas um oceano infinito de larva. Um planeta, do tamanho de Marte, vem em direção e choca-se com a Terra. A explosão causou trilhões de detritos que são jogados no espaço. Mas a gravidade transforma eles em um anel avermelhado, que passa a circular o planeta. Ele dá origem a uma esfera, a nossa Lua. Depois de uns milhões de anos, a Terra foi atingida por uma tempestade de meteoros. E dentro deles haviam sal e minúsculas partículas de água. E com o esfriamento da superfície da Terra, foram formando enormes piscinas de água. Com o passar do tempo, a Lua foi se afastando da Terra e pequenas ilhas começaram a surgir. Que se juntam, formando os continentes. E mais meteoros caem sobra a Terra, e dessa vez trazendo para o fundo dos oceanos minerais , gás carbônico e aminoácidos. No fundo do oceano, muitas chaminés submarinas lançavam substâncias químicas no mar. O que deu origem da vida no planeta. Seres microscópicos formam-se nos oceanos. As bactérias vão se multiplicando e formando enormes colônias. Em que captam a luz solar, dióxido de carbono e água, e a transformam a em alimento. Esse processo é denominado fotossíntese. E através desse processo, a bactéria passa a liberar o gás oxigênio. Que passa a dominar a atmosfera terrestre, e modifica a superfície. Com o passar do tempo as ilhas vulcânicas foram se movimentando e se juntaram formando um enorme continente. E com o passar do tempo, esse continente se dividiu em dois. E muitos vulcões foram se formando na crosta terrestre. Liberando dióxido de carbono na atmosfera. E com a fragmentação do continente, muitas rochas se alastravam pelo continente, que absorviam o CO2 liberado pelos vulcões. Depois de alguns milhões de anos, a Terra passou por um processo de resfriamento. Em que a temperatura chegava a cinquenta abaixo de zero. Porém, os vulcões continuaram a entrar em erupção. E como as rochas que absorviam o dióxido de carbono estavam encobertas pelo gelo, o CO2 passou a ir para a atmosfera. Causando uma barreira, que impedia a entrada de raios solares. E as temperaturas foram aumentando, causando o derretimento do gelo. Mesmo com as baixas temperaturas, espécies conseguiram sobreviver. E elas foram se evoluindo, e formando algas até a monstros marinhos. Porém, no continente, não há presença das enormes formas de vidas que existiam no fundo do mar, devido ao Sol. Mas quando à radiação do Sol encontra com oxigênio, ele se transforma em outro gás. Que é denominado Ozônio. Ele forma uma capa ao redor do planeta, absorve a radiação mortal. Se não fosse por ele, não existiria vida na Terra. O continente passou a ser tomado por pequenas plantas, os musgos. Os animais marinhos vão se adaptando com o ambiente terrestre. E grandes plantas vão se formando. Elas vão se evoluindo. Antes se reproduziam através dos esporos, agora elas utilizam os grãos de pólen, que não é totalmente dependente da água. E animais gigantescos vão surgindo. E quando eles morrem, passam por um processo de decomposição. Que com o passar do tempo, grandes rochas vão os incumbir. E com a pressão e o tempo, vai se transformar em carvão mineral. E a vida parece ter dominado o planeta. As espécies vão ficando gigantescas. Como um pequeno largado que virou um enorme réptil. Mas foram extinguidos. Devido as erupções, o dióxido de carbono da atmosfera aumentou, e a água evaporou e as plantas secaram. 90% da vida na Terra havia se extinguido . E os oceanos começaram a ficar rosados, porque apenas um tipo de alga marinha tinha sobrevivido.
    CONTINUAÇÃO NO PRÓXIMO COMENTÁRIO
    MILENA SAKON PORTUGAL 7ANO S

    ResponderExcluir
  10. CONTINUAÇÃO
    Com o desaparecimento da maioria dos seres, o planeta estava se recuperando. As temperaturas diminuíram, a vegetação voltou a crescer é uma nova espécie surgiu, os dinossauros. A pangeia que existia no nosso planeta começou a se separar. Dando origem aos nossos continentes. Nada na Terra era considerado como perigo para os dinossauros. Eles foram extinguidos quando um asteroide xocou-se com a Terra. E logo depois uma tempestade de pedras começaram a cair sobre o planeta, terremotos e tsunamis, é uma inundação de magma. Alguns mamíferos sobreviveram a tudo isso. E com a extinção dos dinossauros, o reino dos mamíferos, nossos ancestrais, evoluíram. A Terra estava quase completa, só faltava a raça humana. Na África, muitas placas tectônicas formavam montanhas que impediam a umidade de ir até as florestas. O clima estava ficando mais quente e a vegetação estava secando, transformando as florestas tropicais em savanas. Uma espécie de macacos, que seriam um dos nossos ancestrais, tiveram que se deslocarem para encontrar alimentos. Eles pararam de arrastar suas articulações pelo chão, ficar eretos e passaram a nadar sobre dois pés. Eles foram se evoluindo. E agora somos o que somos graças a todo esse processo. Mas isso não acabou, muita coisa ainda está por vir.
    Teoria Endossimbiótica: as primeiras células eram procariontes e tinham uma organização celular muito simples. E delas foram formadas as célula eucariontes, através de um processo de evolução. É conhecida como teoria da endossimbiose sequencial, a teoria que defende que as células procariontes englobaram nas células bacterianas. Formando uma relação de simbiose.
    Desafio:
    • A área que possui maior biodiversidade é a IV, porque ele contém 50 espécies e aproximadamente entre 20 a 30 indivíduos.
    • A área em que tem o maior número de indivíduos da mesma espécie, é a I, porque ele contém 3 espécies com 80 indivíduos
    Briófitas:

    As briófitas são plantas muito pequenas, pelo fato de não terem vasos condutores de seiva. Elas passam o nutriente de célula para célula. Não possuem folhas, caule e raízes. Em vez dessas estruturas elas têm filoides, cauloide, rizoides. Apresentam gametófito e esporófito. Elas vivem geralmente em lugares úmidos e sombreados. O esporófito possui três partes básicas:
    •Pé: liga o esperófito ao gametófito.
    •Seta: eleva a cápsula
    •Cápsula: esporângio das briófitas
    O anterozoide é o gameta masculino, e a oosfera é o gameta masculino. Quem produz gavetas nas briófitas são chamadas de plantas gametófito. E para elas se reproduzirem precisa da presença de água. Quando eles se encontram, acontece o processo de fecundação, formando em cima da planta o esporófito. Que irá soltar os esporos, e eles vão germinar, formando um "filhotinho", porque quem vai transformar a planta em adulta, capaz de produzir gametas é o protonema. Um exemplo de briófitas são os musgos.
    Aplicação:
    - ornamentais
    -uísque
    -controle de erosão
    -retenção de água
    -foi usado como algodão
    -importância alimentar
    Bom, foi isso que pude concluir com todos os vídeos, paródias e PowerPoint.
    MILENA SAKON PORTUGAL 7ANO S

    ResponderExcluir
  11. Mônica,
    Eu adorei essa matéria, sobre a endossimbiose e as briófitas.
    Com os vídeos e slides, eu pude concluir que, de acordo com a teoria endossimbiótica, os primeiros seres vivos eram procariontes e possuíam uma organização celular muito simples. A partir do processo evolutivo, originaram-se as primeiras células eucariontes de organização celular mais complexa. Uma das hipóteses mais aceitas para explicar tal processo evolutivo, defende que as células procariontes com diferentes dimensões teriam englobado células bacterianas, estabelecido entre si relações de simbiose. Essa teoria é conhecida como teoria endossimbiótica sequencial.
    Sobre as briófitas eu pude concluir que, as briófitas são pequenas, não tem vasos condutores de seiva, elas fazem a distribuição de nutrientes de célula para célula, elas se reproduzem através da fecundação dos dois gametas que ela mesma produz anterozoide o gameta masculino e oosfera o gameta feminino. Para acontecer à reprodução das briófitas é necessário água, por isso geralmente as briófitas são encontradas em ambientes úmidos. Nessa fecundação entre os gametas são produzidos os esporos, que quando caírem irá formar uma nova planta. Um exemplo de briófitas são os musgos.


    Luane Carmélia 7 ANO "S"

    ResponderExcluir
  12. O planeta Terra existiu a aproximadamente 4,5 bilhões de anos e a 3,8 pode se datar o surgimento dos primeiros seres vivos, entre eles as bactérias e algas aeróbias fotossintéticas, que produziam oxigênio o qual chegou à atmosfera. Isso é o que a ciência pode provar hoje, mas em muitas épocas atrás, os homens provavam outra coisa. Na Antiguidade, eles acreditavam que todos os seres vivos se originaram espontaneamente, ou seja, tinham origem não biológica. Quem mais defendia essa corrente de pensamento foi Aristóteles que pregava que todos os seres estão ligados á um princípio vital e este só era coisas mortas. Não de acordo com essa ideia, Francesco Redi, fez um experimento que queria provar que a teoria da abiogênese estava errada. Ele colocou dois potes com carne, um dos potes ele fechou e outro deixou aberto. No aberto, começou a aparecer larvas, que eram depositadas ali por outras moscas, enquanto a carne do pote fechado, que deveria ser o princípio vital para o aparecimento delas, não apareceu nada. Só Luis Pasteur que conseguiu provar que a teoria da biogênese estava correta, fazendo o experimento com um frasco pescoço de cisne. Logo depois, veio outra corrente de pensamento, onde falava que a vida na Terra surgiu através de meteoros que trazia as bactérias. Esse pensamento apresentava Duas falhas: iria sofrer forte radiação e sofreria impacto quando chegasse a Terra, o que poderia causar a morte desses seres.

    A Terra era um ambiente bem inóspito, a atmosfera era composta de amônia, hidrogênio, metano e vapor d água, além de não ter camada de ozônio e sofrer alta radiação solar. A atmosfera foi bombardeada com descargas elétricas, o que fez surgir uma espécie de glóbulos brancos: os coacervados. Isso foi comprovado por um cientista chamado Stanley Miller. Assim, começou a surgir os primeiros seres vivos, mas que não eram fotossintetizantes, pois não havia carbono na atmosfera, mas podiam ser considerados quimiolitotróficos (organismos que retiravam energia das rochas). Há também quem defenda que os compostos orgânicos (presentes na atmosfera) originaram a matéria orgânica, utilizada para a alimentação dos seres. Para se alimentar, faziam a fermentação e acabavam liberando carbono. Consequentemente, apareceram os seres autótrofos que faziam a fotossíntese. Concluindo, a ordem ficou assim:
    Heterótrofos-fermentação-carbono-autótrofos-oxigênio-heterótrofos (respiração).

    Mas, como as células eucariontes surgiram?
    A cientista Lynn Margulis, provou que toda a vida na Terra, se originou de bactérias. Mas como isso é possível? As células eucariontes (anaeróbias) surgiram através de outro ser (aeróbio), e formaram as mitocôndrias, ou seja, as mitocôndrias foram ingeridas e ficaram isoladas, produzindo energia. Assim, começou o processo de simbiose, que é quando dois seres agem em conjunto e ambos tiram benefícios, a célula maior ganhava com energia fácil, e a menor, com proteção. Lynn provou que o ADN mitocondrial é igual ao ADN das bactérias, já o ADN nuclear é diferente dos dois. Então, a energia surgiu de bactérias. Hoje, podemos provar que a mitocôndria, possui duas membranas. A 1° é igual á uma membrana bacteriana e a 2° a da célula maior, que a ingeriu. As mitocôndrias tem a função de queimar calorias e liberar energia para as células, e o interessante é que elas não são produzidas, e sim herdadas da mãe, pois, quando o espermatozoide entra em contato com o óvulo, as mitocôndrias do pai são retiradas. Por esse motivo, devemos a vida a Eva Mitocondrial, de quem herdou as mitocôndrias.

    Desafio: a área que possui maior biodiversidade é a área IV e a de maior número de indivíduos da mesma espécie foi a área I.

    Mariana Cruz 7° ano "S"

    ResponderExcluir
  13. As briófitas são plantas pequenas, pois não possuem vasos condutores, possibilitando a alimentação feita de célula para célula. A estrutura de uma briófita é bem simples, não possuindo caule, raízes, flores e frutos, só desfruta de cauloide, filoide e rizoide, além da seta e caliptra. Elas podem ser consideradas atraqueófitas, pois não possuem xilema e florema. Há briófitas que podem ser gametófitos (haploide). Esses gametófitos produzem a oosfera, gameta feminino e o anterozoide, gameta masculino. Para fecundarem, precisam de água. Algumas podem ter esporófitos (diploide), mas os esporos saem haploides, por ter ocorrido à meiose. Esses esporos germinando no solo formam o protonema.

    Mariana Cruz 7° ano “S”

    ResponderExcluir
  14. Monica,
    Adorei a forma como explicou a matéria das briófitas e da origem do planeta terra.
    Tanto os slides quanto os vídeos contribuem para maior compreensão da matéria.

    ResponderExcluir
  15. Monica,
    Adorei a forma como explicou a matéria das briófitas e da origem do planeta Terra. Os slides e os vídeos fazem que fique mais fácil compreender a matéria. Eu gosto principalmente dos slides pois fornecem um resumo da matéria que facilita a compreensão.

    ResponderExcluir
  16. Mônica, adorei o conteúdo, com eles eu pude aprender muito e aprimorar o meu conhecimento sobre a origem da vida no nosso planeta e como eram as primeiras plantas.
    ORIGEM DO PLANETA TERRA:
    Durante milhões de anos a gravidade juntou a poeira e as rochas para formar o planeta Terra. Alguns milhões de anos depois disso acontecer, houve uma chuva de meteoros, nesses mísseis mortais poderiam carregar o ingrediente vital para a vida na Terra. Havia uma pequena quantidade de água em cada meteorito e estes formaram imensas piscinas de água.
    Havia compostos inorgânicos que estavam presentes na Terra através de reações químicas produzidas pelos raios e pela radiação ultravioleta. Estes compostos começaram a se juntar e formar moléculas muito maiores, primeiro aminoácidos, os aminoácidos se combinavam para formar proteínas e uma variedade muito grande de compostos orgânicos foi sendo formada. Quem provou isso foi Stanley Miller, que fez um experimento simulando as condições atmosféricas da Terra na época e ele conseguiu sintetizar em laboratório em poucos dias aminoácidos. Todos esses compostos quando começavam a se juntar formavam estruturas muito complexas chamados de coacervados que são compostos orgânicos muito complexos semelhantes às proteínas, formando aglomerados minúsculos de água.
    De acordo com as mais recentes teorias cientificas, após a formação dos coacervados, houve transformações e, a partir daí, teriam surgido às primeiras bactérias. Seres com capacidade de se autoproduzirem. Em algum momento, eram capazes de produzir moléculas semelhantes às suas e, em seguida, reproduzir-se. Essas bactérias primitivas teriam vivido durante bilhões de anos nos mares iniciais da Terra até que seres com organizações mais complexos passassem a surgir. A formação dos seres complexos, como os eucariontes, teria se originado da interação de bactérias primitivas que desenvolveram diferentes formas de metabolismo.
    Segundo a cientista Margulis, vivemos em um planeta simbiótico. Grande parte dos seres que estão na Terra são frutos de associações cooperativas ocorridas no processo evolutivo. Associações simbióticas são tão produtivas para os seres envolvidos, que acontece uma interligação irreversível, como você pôde acompanhar entre diferentes tipos de bactérias.
    Endossimbiose sequencial é basicamente uma sequência de fatos onde um ser ajuda o outro.
    As associações de bactérias, segundo estudos, foram definitivas para a ampliação da complexidade e geração da diversidade da vida, especialmente no surgimento dos eucariontes. Um grande número de seres foi formado por esse processo. Hoje, alguns dos seres contemporâneos conservam características originais dessas associações, são seres basais, e outros deram origem a organismos diferenciados, mais complexos, gerando toda a diversidade com a qual temos contato atualmente.
    Desafio: a área que possui maior biodiversidade é a área IV e a que tem maior número de indivíduos da mesma espécie é a área I.

    BRIÓFITAS:
    Esse grupo de plantas é o único que não possui casos condutores de seiva. Elas são de pequeno porte, não apresentam raiz, caule e folha, mas apenas estruturas comparáveis a essas que são chamadas de filoides, cauloides e rizoides. As substâncias captadas do meio externo são difundidas entre as células, ou seja, há uma troca de material entre células que possibilita a nutrição de todas elas.
    As briófitas não conseguem evitar a transpiração e, por isso, encontram-se sempre em ambientes úmidos. Além disso, as briófitas não têm estratégias de encontro de gametas de forma independente da água, ou seja, para que um gameta masculino, anterozoide, encontre um gameta feminino, oosfera, e ocorra a fecundação, é necessário que o gameta masculino seja transportado em gotículas de água. Quando os anterozoides de uma planta chegam até outra, encontram com a oosfera e ocorra a fecundação.

    ANNA KAROLINA MOTA PEREIRA 7°ano 'S'

    ResponderExcluir
  17. Mônica,
    Adorei os vídeos, pois com eles pude fixar mais o conteúdo e aprimorar os meus conhecimentos.
    Com os vídeos eu pude concluir que a teoria endossimbiótica, que foi proposta por Lynn Margulis, admite que algumas organelas existentes nas células eucarióticas surgiram graças a uma associação simbiótica. Acredita-se que mitocôndrias e cloroplastos são descendentes de organismos procariontes autotróficos que foram capturados e adotados por alguma célula, vivendo, assim, em simbiose. Ou seja, a teoria da endossimbiose acredita que as mitocôndrias e cloroplastos são organelas derivadas da interação entre um organismo procarionte ancestral aeróbio e um um organismo eucarionte unicelular anaeróbico. Supõe-se que os primeiros eucariontes tinham por hábito englobar bactérias como alimento. Em algum momento da evolução desses organismos, algumas bactérias, que já tinham a capacidade de realizar a respiração, foram mantidas no citoplasma dos eucariontes sem serem degradadas.
    Sobre as briófitas eu pude concluir que são organismos de pequeno porte e que não possuem vasos condutores de seiva. São encontradas predominantemente em ambientes úmidos, pois dependem da água para a reprodução sexuada. Elas se reproduzem através da fecundação dos dois gametas que ela mesma produz anterozoide o gameta masculino e oosfera o gameta feminino. Ao fecundar, o zigoto sofre mitoses e forma um embrião.O embrião se desenvolve por meio de novas mitoses e dá origem ao esporófito. Em sua cápsula, desenvolvem-se esporos, encontrando condições propícias, os esporos desenvolvem-se, formando protonemas. Estes crescem e dão origem ao musgo adulto que, mais tarde, dará continuidade a este ciclo.
    Bom, foi isso que pude concluir com todos os vídeos e informações.
    JÚLIA SILVA CAMPOS 7° Ano 'S'

    ResponderExcluir
  18. Mônica,
    Com os vídeos e slides sobre a endossimbiose e as briófitas, pude concluir que, de acordo com a teoria endossimbiótica, os primeiros seres vivos eram procariontes e possuíam uma organização celular simples. A partir do processo evolutivo, originaram-se as primeiras células eucariontes de organização celular
    mais complexa. Uma das hipóteses mais aceitas para explicar esse processo evolutivo, defende que as células procariontes com diferentes dimensões teriam englobado células bacterianas, estabelecido entre si relações de simbiose. Essa teoria é conhecida como teoria endossimbiótica sequencial.
    Sobre as briófitas eu pude concluir que, as briófitas são pequenas, não tem vasos condutores, elas fazem a distribuição de nutrientes de célula para célula, elas se reproduzem através da fecundação dos dois gametas que ela mesma produz anterozoide o gameta masculino e oosfera o gameta feminino. Para acontecer a reprodução das briófitas é necessário água, por isso geralmente as briófitas são encontradas em ambientes úmidos. Nessa fecundação entre os gametas são produzidos os esporos, que quando caírem irá formar uma nova planta.
    DESAFIO:A área que contém maior biodiversidade é a área IV,e a que contém mais indivíduos da mesma espécie é a I.
    Obrigada Mônica,por nos proporcionar uma boa explicação de uma maneira interativa e educativa.
    EDUARDA DIAS FREITAS-7º S

    ResponderExcluir
  19. mônica, muito bom os videos
    teoria da endossibióse:compõem as células eucariontes tenham surgido como consequência de uma associação simbiótica estável entre organismos. Mais especificamente, esta teoria postula que os cloroplastos e as mitocôndrias (organelos celulares) dos organismos eucariontes (com um verdadeiro núcleo celular) têm origem num procarionte heterotrófico – provavelmente um antepassado das cianobactéria atuais - que viveu em simbiose dentro de outro organismo, também unicelular, mas provavelmente de maiores dimensões, obtendo assim proteção e fornecendo ao hospedeiro a energia fornecida pela fotossíntese.

    A principal implicação deste modelo é a de que os eucariotas são, com efeito, quimeras produzidas pela combinação de diversos genomas de procariontes (pelo menos, de uma archaea e uma bactéria).[1]

    Esta teoria é apoiada por várias semelhanças estruturais e genéticas como, por exemplo, os cloroplastos primários das plantas conterem clorofila b e os das algas vermelhas e glaucophyta conterem ficobilinas. Por outro lado, a análise do genoma de alguns destes organelos mostra a sua origem de outros organismos. Outros tipos de algas possuem cloroplastos que provavelmente têm origem numa endossimbiose secundária (como as atuais zooxantelas simbiontes dos corais) ou por ingestão dum organismo com aqueles organelos.

    Atualmente, também se verificam associações de simbiose entre bactérias e alguns eucariontes.
    Briófitas:Estrutura das briófitas



    Essas estruturas são chamadas de rizoides, cauloides e filoides porque não têm a mesma organização de raízes, caules e folhas dos demais grupos de plantas (a partir das pteridófitas). Faltam-lhes, por exemplo, vasos condutores especializados no transporte de nutrientes, como a água. Na organização das raízes, caules e folhas verdadeiras verifica-se a presença de vasos condutores de nutrientes.

    Devido a ausência de vasos condutores de nutrientes, a água absorvida do ambiente e é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal. Esse tipo de transporte é relativamente lento e limita o desenvolvimento de plantas de grande porte. Assim, as briófitas são sempre pequenas, baixas.

    Acompanhe o raciocínio: se uma planta terrestre de grande porte não possuísse vasos condutores, a água demoraria muito para chegar até as folhas. Nesse caso, especialmente nos dias quentes - quando as folhas geralmente transpiram muito e perdem grande quantidade de água para o meio ambiente -, elas ficariam desidratadas (secariam) e a planta morreria. Assim, toda a planta alta possui vasos condutores.
    lucas Jácome, 7ss.

    ResponderExcluir
  20. Mônica,
    Sobre a endossimbiose seqüencial e a diversidade da vida eu consegui concluir que:
    - os primeiros seres vivos eram procariontes e sua organização celular era simples, à medida que foi evoluindo surgiram às células eucariontes. Uma hipótese diz que na evolução células procariontes participaram de um processo de simbiose com células bacterianas, e essa é a teoria da endossimbiose sequencial. Essa teoria propõe que as organelas mitocôndria e cloroplasto são derivados de interações de um organismo procarionte ancestral aeróbio e outro eucarionte unicelular anaeróbio.
    - a teoria endossimbiótica foi popularizada por Lynn Margulis em 1981 em seu livro Symbiosis in Cell Evolution. Ela foi uma microbiologista. Sua hipótese publicada em 1966 foi muito rejeitada e criticada na época. Mas foi aceita.
    As mitocôndrias:
    - são organelas encontradas em células eucariontes, localizam-se em sítios intracelulares.
    Os cloroplastos:
    - é localizada em células vegetais, possui a clorofila, fundamental na fotossíntese, tem semelhanças com as mitocôndrias.
    DESAFIO: - a área IV possui maior biodiversidade porque tem 50 espécies diferentes com uma média de 25 indivíduos.
    - encontramos maior número de indivíduos da mesma espécie no I porque são cerca de 80 indivíduos e só 3 espécies.
    Sobre os vídeos:
    - a queima celular é quando o nutriente dos alimentos entra em contato com o oxigênio, isso acontece na mitocôndria (ela é responsável pela produção de energia)
    - a mitocôndria é herdada das mães, não é criada pelo nosso corpo.
    - as mitocôndrias têm um DNA exclusivo, se reproduzem sozinhas, em uma espécie de vida paralela.
    - Lynn Margulis acredita que as mitocôndrias eram bactérias que foram engolidas por uma célula em um processo de simbiose.
    BRIÓFITAS
    Mônica, as paródias me ajudaram muito porque é uma forma fácil de fixar a matéria com elas.
    - briófitas são pequenas, vivem em ambientes úmidos, são avasculares, não conduzem seiva, não tem raiz, caule e folha, no entanto possuem rizóide, caulóide e filóide, apresentam gametófito e esporófito, os gametófitos podem ser folhosos ou talosos. A reprodução é assexuada e sexuada no caso das monóicas e dióicas.
    - as briófitas têm três filos: bryophyta(musgos), hepatophyta(hepática) e antocerathophyta(antóceros)
    - os musgos chegam a 9500 espécies
    - as hepáticas chegam a 6000 espécies
    - os antóceros chegam a 100 espécies
    Com os slides, paródias e vídeos aprendi muito, e no comentário resumi o que foi mais importante para mim.


    Louise Fagundes 7º ano SS

    ResponderExcluir
  21. Mônica, aprendi e reforcei muito o meu conhecimento sobre briófitas, e esse é um pequeno resumo:
    Briófitas são plantas, então pertencem ao reino Plantae, são eucariontes, fotossintetizantes e multicelulares. Estes organismos não possuem vasos condutores de seiva, por isso são avasculares, e não possuem estruturas rígidas de sustentação,por isso são tão pequenas. Assim, o transporte de substâncias se dá por difusão e ocorre de forma lenta.

    São encontradas predominantemente em ambientes úmidos, mas também podem ser vistas na água, em locais extremamente secos ou mesmo nos polos da Terra.






    As briófitas dependem da água para a reprodução sexuada. Nesta situação, os gametas masculinos (anterozoides) se deslocam, com auxílio de seus flagelos, até os gametas femininos da planta (oosfera). Ao fecundar, o zigoto sofre mitoses e forma um embrião.
    O embrião se desenvolve por meio de novas mitoses e dá origem ao esporófito. Em sua cápsula, desenvolvem-se esporos, a partir de meioses sofridas pelas células-mães.Então eles são liberados após certo período.

    Encontrando boas condições, os esporos desenvolvem-se, formando protonemas. Eles crescem e dão origem ao musgo adulto que dará continuidade a este ciclo.
    Briófitas podem, ainda, se reproduzirem por fragmentação, na qual fragmentos de um indivíduo dão origem a outros gametófitos.

    BRUNO NATHAN,7ºS

    ResponderExcluir
  22. Resumo sobre a endossimbiose
    A teoria endossimbiótica foi proposta por Lynn Margulis, em 1981, e admite que algumas organelas (mitocôndrias e cloroplastos) existentes nas células eucarióticas surgiram graças a uma associação simbiótica. Acredita-se que mitocôndrias e cloroplastos são descendentes de organismos procariontes autotróficos que foram capturados e adotados por alguma célula, vivendo, assim, em simbiose.

    A partir dessa teoria, podemos considerar que os ancestrais das mitocôndrias e cloroplastos eram organismos endossimbiontes, ou seja, organismos que vivem dentro de outro organismo. Possivelmente, a célula hospedeira era uma espécie de fagócito heterotrófico capaz de englobar partículas.

    Após englobar a célula procariótica autotrófica, ela permaneceu mantida no citoplasma da célula hospedeira sem que houvesse degradação. Os dois organismos, então, começaram a viver em simbiose e, posteriormente, ficaram incapacitados de viver isoladamente. O procarionte provavelmente beneficiou a célula hospedeira com o processo de respiração (mitocôndria) e fotossíntese (cloroplasto), e a célula hospedeira fornecia proteção e nutrientes.
    CONTINUAÇÃO BRUNO NATHAN 7ºS

    ResponderExcluir
  23. Mônica,
    Gostei muito dos vídeo,das musicas e dos slides,porque acho uma forma interessante e divertida de aprender a matéria.
    Eu aprendi que as briófitas são multicelulares e se desenvolvem em ambientes úmidos. Por isso elas dependem de água para sobreviver. Elas também são organismos eucariontes e pluricelulares e plantas avasculares,ou seja,sem vasos condutores. O transporte de substâncias é feita de célula a célula através das membranas celulares.
    Elas apresentam gametófito e esporófito. O gametófito vive em locais úmidos, é avascular, possui rizóide, cauloide e filoide e pode ser folhoso ou taloso. O esporófito tem três estruturam principais:
    - O pé, que liga o esporófito ao gametófito;
    - A seta, que eleva a cápsula;
    - A cápsula, onde localiza o esporângio das briófitas.
    As briófitas são divididas em três filos:
    - Bryophyta: musgos
    - Hepatophyta: hepática
    - Antocerathophyta: antóceros

    Laura Pires Santana 7 ano"SS"

    ResponderExcluir
  24. Mônica,
    Gostei muito dos vídeo,das musicas e dos slides,porque acho uma forma interessante e divertida de aprender a matéria.
    Eu aprendi que as briófitas são multicelulares e se desenvolvem em ambientes úmidos. Por isso elas dependem de água para sobreviver. Elas também são organismos eucariontes e pluricelulares e plantas avasculares,ou seja,sem vasos condutores. O transporte de substâncias é feita de célula a célula através das membranas celulares.
    Elas apresentam gametófito e esporófito. O gametófito vive em locais úmidos, é avascular, possui rizóide, cauloide e filoide e pode ser folhoso ou taloso. O esporófito tem três estruturam principais:
    - O pé, que liga o esporófito ao gametófito;
    - A seta, que eleva a cápsula;
    - A cápsula, onde localiza o esporângio das briófitas.
    As briófitas são divididas em três filos:
    - Bryophyta: musgos
    - Hepatophyta: hepática
    - Antocerathophyta: antóceros

    Laura Pires Santana 7 ano"SS"

    ResponderExcluir
  25. Mônica,
    Gostei muito dos vídeo,das musicas e dos slides,porque acho uma forma interessante e divertida de aprender a matéria.
    Eu aprendi que as briófitas são multicelulares e se desenvolvem em ambientes úmidos. Por isso elas dependem de água para sobreviver. Elas também são organismos eucariontes e pluricelulares e plantas avasculares,ou seja,sem vasos condutores. O transporte de substâncias é feita de célula a célula através das membranas celulares.
    Elas apresentam gametófito e esporófito. O gametófito vive em locais úmidos, é avascular, possui rizóide, cauloide e filoide e pode ser folhoso ou taloso. O esporófito tem três estruturam principais:
    - O pé, que liga o esporófito ao gametófito;
    - A seta, que eleva a cápsula;
    - A cápsula, onde localiza o esporângio das briófitas.
    As briófitas são divididas em três filos:
    - Bryophyta: musgos
    - Hepatophyta: hepática
    - Antocerathophyta: antóceros

    Laura Pires Santana 7 ano"SS"

    ResponderExcluir
  26. Mônica,
    Gostei muito dos vídeo,das musicas e dos slides,porque acho uma forma interessante e divertida de aprender a matéria.
    Eu aprendi que as briófitas são multicelulares e se desenvolvem em ambientes úmidos. Por isso elas dependem de água para sobreviver. Elas também são organismos eucariontes e pluricelulares e plantas avasculares,ou seja,sem vasos condutores. O transporte de substâncias é feita de célula a célula através das membranas celulares.
    Elas apresentam gametófito e esporófito. O gametófito vive em locais úmidos, é avascular, possui rizóide, cauloide e filoide e pode ser folhoso ou taloso. O esporófito tem três estruturam principais:
    - O pé, que liga o esporófito ao gametófito;
    - A seta, que eleva a cápsula;
    - A cápsula, onde localiza o esporângio das briófitas.
    As briófitas são divididas em três filos:
    - Bryophyta: musgos
    - Hepatophyta: hepática
    - Antocerathophyta: antóceros

    Laura Pires Santana 7 ano"SS"

    ResponderExcluir
  27. Mônica,
    Gostei muito dos vídeo,das musicas e dos slides,porque acho uma forma interessante e divertida de aprender a matéria.
    Eu aprendi que as briófitas são multicelulares
    Elas apresentam gametófito e esporófito. O gametófito vive em locais úmidos, é avascular, possui rizóide, cauloide e filoide e pode ser folhoso ou taloso. O esporófito tem três estruturam principais:
    - O pé, que liga o esporófito ao gametófito;
    - A seta, que eleva a cápsula;
    - A cápsula, onde localiza o esporângio das briófitas.
    As briófitas são divididas em três filos:
    - Bryophyta: musgos
    - Hepatophyta: hepática
    - Antocerathophyta: antóceros

    Carlos Eduardo Silva Soares 7 ano"SS"

    ResponderExcluir
  28. Mônica,
    Gostei muito dos vídeo,das musicas e dos slides,porque acho uma forma interessante e divertida de aprender a matéria.
    Eu aprendi que as briófitas são multicelulares e se desenvolvem em ambientes úmidos. Por isso elas dependem de água para sobreviver. Elas também são organismos eucariontes e pluricelulares e plantas avasculares,ou seja,sem vasos condutores.
    O gametófito vive em locais úmidos, é avascular, possui rizóide, cauloide e filoide e pode ser folhoso ou taloso. O esporófito tem três estruturam principais:
    - O pé, que liga o esporófito ao gametófito;
    - A seta, que eleva a cápsula;
    - A cápsula, onde localiza o esporângio das briófitas.
    As briófitas são divididas em três filos:
    - Bryophyta: musgos
    - Hepatophyta: hepática
    - Antocerathophyta: antóceros

    Denner Junio 7 ano"SS"

    ResponderExcluir
  29. Monica,
    queria complementar o meu antigo comentario
    com as perguntas retratadas nos slides.
    Sobre a biodiversidade:percebi que os seres são
    procarontes e tinham uma simples organização das celulas

    O significado do conceito biodiversidade é: variadas tipos de seres vivos

    Desafio:A area I possui maior biodiversidade com 80 individuos.
    E o maior numero de individuos de uma mesma especie é IV com 50 especies

    ResponderExcluir
  30. Mônica,
    Gostei muito de seus vídeos e slides. Eles me ajudaram a ter mais conhecimento da matéria. Aprendi sobre a teoria endossimbiótica e sobre briófitas.
    A teoria endossimbiótica baseia-se nos primeiros seres vivos procariontes e que possuíam uma organização celular muito simples. Com o processo evolutivo, originou as primeiras células eucariontes onde sua organização era mais complexa. Uma das hipóteses mais aceitas para explicar o processo evolutivo defende, que células procariontes com diferentes dimensões teriam englobado células bacterianas estabelecido entre si, relações de simbiose. Essa teoria é conhecida como teoria da endossimbiose seqüencial. Essa teoria propõe que mitocôndrias e cloroplastos são organelas derivadas da interação entre um organismo procarionte ancestral aeróbico e outro organismo eucarionte unicelular anaeróbico. Vimos também alguns exemplos de argumento que sustentam a hipóteses endossimbiótica:
    - Semelhança entre mitocôndrias, cloroplastos e procariontes atuais.
    - Mitocôndrias e cloroplastos possuem material genético próprio.
    - Os ribossomos das mitocôndrias e dos cloroplastos são mais semelhantes aos ribossomos dos procariontes do que dos eucariontes.
    As mitocôndrias são organelas presentes nas células eucarióticas podendo ter formas e tamanhos variados, possuem grande modalidade. Os cloroplastos: organela característica das células vegetais capazes de acumularem substâncias, sendo classificados de acordo com a natureza da substância armazenada. Destas, a mais numerosa é a clorofila, fundamentais no processo de fotossíntese.
    Briófitas são plantas pequenas, vivem geralmente em locais úmidos e sombreados e não possui vasos condutores. Elas fazem a distribuição de nutrientes de célula para célula.
    São avasculares:
    - Não conduzem seiva
    - Tem pequeno porte
    - Não apresenta, raiz,caule e folha
    O gametófito possui rizóide, caulóide e filóide. Gametófitos podem ser folhosos ou talosos:
    - Folhoso: Diferenciado em caulóide, filóide e rizóide.
    - Taloso: Não diferenciado em caulóide ou filóide.

    Luana Aguiar Oliveira 7 ano “SS”

    ResponderExcluir
  31. Mônica,
    Gostei muito dos videos, das musicas e do slide.
    Há aproximadamente 4 milhões de anos, moléculas de gases como metano, hidrogênio,vapor d'água e amônia, teriam sido bombardeadas por descargas elétricas das tempestades primitivas . Houve então um estágio intermediário, anterior às células, chamado coacervado e assim deu origem as primeiras unidades celulares: as bactérias primitivas.
    As briófitas são plantas pequenas que não possui vasos condutores de seiva, por isso as substâncias passam de célula por célula. Diferente dos outros tipos de plantas, ela não têm folhas,caules e raízes, mas sim filoides, cauloides e rizoides. o gameta masculino é o ANTEROZOIDE e o feminino OOSFERA, para a fecundação ocorrer tem que ter água.

    ResponderExcluir
  32. Monica, essa postagem me ajudou muito. Aprendi que:
    Há muito tempo atrás ( 4 bilhões de anos) haviam no planeta apenas gases (metano, hidrogênio, vapor de agua e amônia) e descargas elétricas causadas por tempestades. Isso provocou a reorganização dos átomos, o que originou os coacervados.
    Posteriormente, houve a evolução desses seres para a criação de bactérias procariontes que se auto produziam e viviam nos mares. Evoluindo mais um pouco foram formados os primeiros seres eucariontes heterótrofos.
    A primeira espécie de planta foi a briófita. Características da briófita:
    - É pequena
    - Não possui vasos condutores (avascular)
    - Seu gameta masculino é o anterozoide e o feminino é oosfera
    - Necessita de agua para a reprodução e atividades metabólicas
    - Não possui caule, folha ou raiz e sim cauloide, filoide e rizoide.
    - O transporte de nutrientes é feito de célula a célula.
    Depois, surgiram as pteridofitas, cujas características são
    - Traqueófitas ( tem sistema vascular)
    - Tem raízes
    - Sem sementes, mas possuem soros que, ao atingir o solo, formam novas plantas

    Teoria da endossimbiose sequencial
    Propõe que mitocôndrias e cloroplastos são organelas derivadas da interação entre um organismo procarionte ancestral aeróbio e um eucarionte unicelular anaeróbio.
    ANA LUIZA SOARES MENDES - 7°S

    ResponderExcluir
  33. Mônica,
    Gostei muito dos videos,e do slide.
    TEORIA ENDOSSIMBIÓTICA:
    Os primeiros seres vivos eram procariontes e possuíam uma organizaçao celular muito simples.O processo evolutivo originou as primeiras celulas eucariontes de organizaçao celular mais complexa.
    MITOCONDRIAS:
    As mitocondrias sao organelas presentes nas celulas eucarioticas podendo ter formas e tamanhos variados,possuem grandes mobilidade,localizaçao-se em sitios intacelulares onde ha maior necassidade de energia,pois sua funçao principal é a prodeçao de ATP.
    MARIANA ESTEVES 7"S"

    ResponderExcluir
  34. Mônica,
    Com os vídeos e slides sobre a endossimbiose e as briófitas, pude concluir que, de acordo com a teoria endossimbiótica, os primeiros seres vivos eram procariontes e possuíam uma organização celular simples. A partir do processo evolutivo, originaram-se as primeiras células eucariontes de organização celular
    mais complexa. Uma das hipóteses mais aceitas para explicar esse processo evolutivo, defende que as células procariontes com diferentes dimensões teriam englobado células bacterianas, estabelecido entre si relações de simbiose. Essa teoria é conhecida como teoria endossimbiótica sequencial.
    Sobre as briófitas eu pude concluir que, as briófitas são pequenas, não tem vasos condutores, elas fazem a distribuição de nutrientes de célula para célula, elas se reproduzem através da fecundação dos dois gametas que ela mesma produz anterozoide o gameta masculino e oosfera o gameta feminino. Para acontecer a reprodução das briófitas é necessário água, por isso geralmente as briófitas são encontradas em ambientes úmidos. Nessa fecundação entre os gametas são produzidos os esporos, que quando caírem irá formar uma nova planta.
    DESAFIO:A área que contém maior biodiversidade é a área IV,e a que contém mais indivíduos da mesma espécie é a I.

    ResponderExcluir
  35. Mônica,
    Gostei bastante da matéria! Através dos vídeos, documentários e slides pude compreender melhor sobre a teoria da endossimbiose sequencial.
    A origem do planeta é um tema muito abordado até nos dias de hoje, há teorias diversas teorias como a religiosa e a científica. É um assusto de muitos conflitos entre cientistas e religiosos. Mas a teoria cientifica é a da endossimbiose sequencial.
    Essa teoria se baseia em que o planeta surgiu há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, através de moléculas de gases, tais como metano, gás hidrogênio, vapor de água e amônia teriam sido bombardeadas por descargas elétricas das tempestades primitivas. Esse fenômeno teria promovido uma reorganização entre os átomos, formando as primeiras moléculas orgânicas (coacervados).
    Após a formação dos coacervados, houve transformações e, a partir daí, teriam surgido as primeiras bactérias. Seres capazes de se autoproduzirem. Essas bactérias primitivas teriam vivido durante bilhões de anos nos mares iniciais da Terra até que seres com organizações mais complexas passassem a surgir.
    Bom, foi isso que compreendi com a ajuda do blog, das aulas e explicações da matéria.
    Clara Adriane Fróes Dias.7º ano S

    ResponderExcluir
  36. Mônica,
    Aprendi muito sobre endossimbiose, briófitas, origem da Terra, etc. as paródias me ajudou a fixar o conteúdo na memória.
    ORIGEM DA VIDA NA TERRA :
    A origem da vida se deu por meio de raios elétricos que bombardeou células de gases, como, metano, amônia, hidrogênio e vapor de água. Os primeiros seres vivos eram procariontes e possuíam uma organização celular simples, mas a partir desse processo os átomos se reorganizaram e formaram sistemas mais complexos e dando origem às células eucariontes.
    De acordo com uma pesquisa, pesquisadores, concluíram que havia um estagio intermediário das células que se chama coacervado – glóbulo de moléculas orgânicas. A partir disso veio a teoria da endossimbiose seqüencial que diz que as mitocôndrias e os cloroplastos são organelas derivadas da interação entre um organismo procarionte ancestral aeróbio e outro organismo anaeróbio.
    BRIÓFITAS :
    As briófitas não possuem vasos condutores (avasculares). As substancias capturadas no meio externo são difundidas entre as células. Encontram sempre em ambientes úmidos, pois é uma estratégia para sua reprodução. Para que um gameta masculino (anterozóide), encontre um gameta feminino (oosfera), é necessário que o gameta masculino seja transportado em gotículas de água. Diferentemente das angiospermas não possuem sementes, flores e frutos. Apenas filóides, caulóides e rizóides.

    ResponderExcluir
  37. mônica aprendi que:
    Briófitas são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados Estrutura das briófitas
    as estruturas são chamadas de rizoides, cauloides e filoides porque não têm a mesma organização de raízes, caules e folhas dos demais grupos de plantas (a partir das pteridófitas). Faltam-lhes, por exemplo, vasos condutores especializados no transporte de nutrientes, como a água. Na organização das raízes, caules e folhas verdadeiras verifica-se a presença de vasos condutores de nutrientes.
    Mas nem todas as plantas que possuem vasos condutores são altas; o capim, por exemplo, possui vasos condutores e possui pequeno porte. Entretanto, uma coisa é certa: se a planta terrestre não apresenta vasos condutores, ela terá pequeno porte e viverá em ambientes preferencialmente úmidos e sombreados.
    Musgos e hepáticas são os principais representantes das briófitas. O nome hepáticas vem do grego hepathos, que significa 'fígado'; essas plantas são assim chamadas porque o corpo delas lembra a forma de um fígado.
    Os musgos são plantas eretas; as hepáticas crescem "deitadas" no solo. Algumas briófitas vivem em água doce, mas não se conhece nenhuma espécie marinha.
    Devido a ausência de vasos condutores de nutrientes, a água absorvida do ambiente e é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal. Esse tipo de transporte é relativamente lento e limita o desenvolvimento de plantas de grande porte. Assim, as briófitas são sempre pequenas, baixas.
    Os musgos verdes que vemos num solo úmido, por exemplo, são plantas sexuadas que representam a fase chamada gametófito, isto é, a fase produtora de gametas.
    Nas briófitas, os gametófitos em geral têm sexos separados. Em certas épocas, os gametófitos produzem uma pequena estrutura, geralmente na região apical - onde terminam os filoides. Ali os gametas são produzidos. Os gametófitos masculinos produzem gametas móveis, com flagelos: os anterozoides. Já os gametófitos femininos produzem gametas imóveis, chamados oosferas. Uma vez produzidos na planta masculina, os anterozoides podem ser levados até uma planta feminina com pingos de água da chuva que caem e respingam.
    Na planta feminina, os anterozoides nadam em direção à oosfera; da união entre um anterozoide e uma oosfera surge o zigoto, que se desenvolve e forma um embrião sobre a planta feminina. Em seguida, o embrião se desenvolve e origina uma fase assexuada chamada esporófito, isto é, a fase produtora de esporos.
    No esporófito possui uma haste e uma cápsula. No interior da cápsula formam-se os esporos. Quando maduros, os esporos são liberados e podem germinar no solo úmido. Cada esporo, então, pode se desenvolver e originar um novo musgo verde - a fase sexuada chamada gametófito.
    O musgo verde, clorofilado, constitui, como vimos, a fase denominada gametófito, considerada duradoura porque o musgo se mantém vivo após a produção de gametas. Já a fase denominada esporófito não tem clorofila; ela é nutrida pela planta feminina sobre a qual cresce. O esporófito é considerado uma fase passageira porque morre logo após produzir esporos.
    Higor 7s

    ResponderExcluir
  38. Mônica aprendi que
    existentes nas células eucarióticas surgiram graças a uma associação simbiótica. Acredita-se que mitocôndrias e cloroplastos são descendentes de organismos procariontes autotróficos que foram capturados e adotados por alguma célula, vivendo, assim, em simbiose.
    A partir dessa teoria, podemos considerar que os ancestrais das mitocôndrias e cloroplastos eram organismos endossimbiontes, ou seja, organismos que vivem dentro de outro organismo. Possivelmente, a célula hospedeira era uma espécie de fagócito heterotrófico capaz de englobar partículas.
    Após englobar a célula procariótica autotrófica, ela permaneceu mantida no citoplasma da célula hospedeira sem que houvesse degradação. Os dois organismos, então, começaram a viver em simbiose e, posteriormente, ficaram incapacitados de viver isoladamente. O procarionte provavelmente beneficiou a célula hospedeira com o processo de respiração (mitocôndria) e fotossíntese (cloroplasto), e a célula hospedeira fornecia proteção e nutrientes.
    Higor 7s

    ResponderExcluir
  39. Mônica
    Há aproximadamente 4 milhões de anos, moléculas de gases como metano, hidrogênio,vapor d'água e amônia, teriam sido bombardeadas por descargas elétricas das tempestades primitivas
    - Semelhança entre mitocôndrias, cloroplastos e procariontes atuais.
    - Mitocôndrias e cloroplastos possuem material genético próprio.
    - Os ribossomos das mitocôndrias e dos cloroplastos são mais semelhantes aos ribossomos dos procariontes do que dos eucariontes.
    As mitocôndrias são organelas presentes nas células eucarióticas podendo ter formas e tamanhos variados, possuem grande modalidade. Os cloroplastos: organela característica das células vegetais capazes de acumularem substâncias, sendo classificados de acordo com a natureza da substância armazenada. Destas, a mais numerosa é a clorofila, fundamentais no processo de fotossíntese.
    higor silveira brandao alves
    7ª ano s

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas