sábado, 22 de agosto de 2015

Respiração e Excreção 8º ano



27 comentários:

  1. Mônica,
    Com esta postagem conseguir melhorar, não só o meu conhecimento sobre o sistema respiratório como também o urinário. Vi que o quê compõe o sistema respiratório são: a cavidade nasal,faringe, laringe, traqueia, brônquios,bronquíolos e pulmões.As células do nosso corpo precisam de oxigenio para liberar energia, que gera como 'resíduo' dióxido de carbono. O corpo recebe oxigenio e elimina o dióxido de carbono, levando ar para dentro e para fora do nosso sistema respiratório. A cavidade nasal limpa o ar, capturando partículas que poderiam contaminar ou danificar os pulmões. Esse processo continua a medida que o ar desce pela traqueia antes de entrar nos brônquios, que levam o ar ate os nossos pulmões.Os brônquios se ramificam repetidamente, terminando em alvéolos . Os alvéolos são responsáveis por fazer com que o oxigênio entre nas correntes sanguíneas, enquanto o oxigênio passa pela ‘parede’ do alvéolo, o dióxido de carbono passa no sentido oposto. O ar nos pulmões é constantemente renovado pela respiração. Os movimentos respiratórios são produzidos pelo diafragma e pelos músculos das costelas para introduzir ou expelir o ar dos pulmões. Já no sistema urinário,pude aprender que enquanto o sangue flui pelo corpo ele também coleta resíduos produzidos pelas células, como água e sais. E que, para manter constante a concentração do sangue,os rins removem esses resíduos. A urina, que é resultante desse processo, é expelida pelo corpo. No sistema urinário temos : dois rins, dois ureteres, a bexiga e a uretra. Os rins processam o sangue para produzir urina. Dos rins pelos ureteres, a urina é estocada na bexiga até ser descartada e expelida pela uretra. Com essa postagem, e com o que é passado em sala de aula, consegui aprender e entender o funcionamento desses dois sistemas. Abraços.
    Lais Caires Gonzaga, 8º ano S

    ResponderExcluir
  2. Monica,
    Eu consegui melhorar muito meu conhecimento sobre o sistema urinário e respiratório com esses videos, musicas, principalmente com os jogos, que mesmo eu ter errado muitas das questões, eu acho um jeito muito mais desafiante e muito legal de estudar. Mas também gostei dos vídeos que mostraram dentro do corpo de um homem quando se exercitando, como ele respirava e como funcionava a respiração. Eu não consegui ver alguns vídeos,não sei porque. Mas do mesmo jeito aprendi bastante com o resto. Muito obrigado pelos vídeos e jogos,Mônica.
    Tiago Alvarenga Corsato 8ºs

    ResponderExcluir
  3. Mônica,
    Gostei muito de todo conteúdo de estudo para maior compreensão da matéria. O sistema respiratório serve para obtenção energia nas células e troca de gases. Nele, primeiramente, temos as narinas que servem para umedecer, aquecer e filtrar a ar retirando suas impurezas. Logo vem a laringe e traquéia, canais por onde o ar irá passar até chegar ao pulmão, lá existem os brônquios, e neles tem os bronquíolos que terão alvéolos realizando a hematose, lá terá a troca de gases. O diafragma é responsável pela proteção dos pulmões. Cada parte é fundamental para a respiração, inspirando e expirando. Já no sistema urinário, existem os rins que vão depurar o sangue, para conduzir a urina dos rins à bexiga é necessário o ureter. Logo vem a bexiga, armazena a urina e tem controle da micção e por ultimo a uretra, responsável por fazer liberar a urina. As funções do sistema urinário são a depuração sanguínea e liberação de excretas do sangue. Todos os vídeos, jogos e slides foram muito importantes para compreensão da matéria em estudo.
    André Guilherme Martins Costa 8° Ano S

    ResponderExcluir
  4. Mônica,
    Todo o conteúdo foi muito importante para meu conhecimento da matéria. Pude compreender que no sistema respiratório existe as fossas nasais que mandam a ar a laringe e traqueia e vão conduzir o ar ao pulmão, lá existem braquíolos que vão realizar a troca de gases conhecidos como hematose nos alvéolos pulmonares. Esse sistema tem como maior função a troca de gases realizadas nos pulmões. Já o sistema urinário tem como função depurar o sangue. Lá existem rins conduzidos por veias que é levado a urina pelos ureteres, chegando a bexiga que vai armazenar a urina pronta para ser liberada. Os jogos, vídeos e todo conteúdo me ajudaram muito para entender mais a matéria.
    Abraços.
    Cláudio Henrique 8° Ano S

    ResponderExcluir
  5. Monica, adorei tudo! Me ajudou muito a compreender tudo. Amei a parte que mostra dentro do corpo, como funciona a respiração. Entendi tambem que os movimentos respiratórios são produzidos pelo diafragma e pelos músculos das costelas para introduzir ou expelir o ar dos pulmões. Já no sistema urinário,pude entender que enquanto o sangue flui pelo corpo ele também coleta resíduos produzidos pelas células, como água e sais. Enfim, tudo me ajudou muito!
    Nicole Nunes Cunha 8 ano S

    ResponderExcluir
  6. Mônica, como vimos, no sistema respiratório realizamos a troca gasosa. Nós absorvemos o oxigênio e eliminamos o gás carbônico. O oxigênio que inspiramos passa por vários órgãos antes de voltar ao ar em forma de gás carbônico. Primeiro passa pelas fossas nasais, onde tem os pelos, que filtram, aquecem e umidecem o ar. Depois passa pela faringe, logo após pela laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e depois pelos alvéolos pulmonares, onde ocorre a hematose. O centro de controle da respiração mede o nível de gás carbônico no sangue. A quantidade de gás carbônico é maior do que a de oxigênio por causa da respiração celular. O sistema digestório, ele transforma as macromoléculas em micromoléculas, absorve alguns nutrientes e elimina dejetos. O Sistema urinário ou excretor libera excretas do sangue e realiza a depuração dele. Os órgãos do sistema excretor são: Rim, que depura o sangue, os ureteres, que conduz a urina à bexiga, a bexiga, que armazena a urina e a uretra que libera a urina. Nos rins possuem os néfrons, que são filtradores renais. Então, é mais ou menos isso! Abraços,
    Maria Clara Oliveira Rocha, 8°S

    ResponderExcluir
  7. Mônica,
    adorei o conteúdo dessa postagem, tudo foi muito importante para mim, pois, reforçou meu conhecimento sobre essa matéria. Primeiramente eu vi sobre o sistema respiratório, desde as fossas nasais até os pulmões, onde ocorre a hematose nos alvéolos pulmonares. Depois eu aprendi mais sobre o sistema urinário, que tem como principal função, a depuração do sangue, e também aprendi mais sobre os órgãos que compõem esse sistema e todo o processo envolvido.
    Obrigado.
    Lázaro S. Freitas 8°ano "S"

    ResponderExcluir
  8. Mônica,
    Gostei muito dessas postagens no Blog,com isso aprendo melhor a matéria estudada em sala de aula,compreendo que o sistema respiratório tem com funções gerais absorver o oxigênio e eliminar o dióxido de carbono(são as trocas gasosas).Tudo começa nas fossas nasais que puxão o ar do ambiente,com os pelos o ar é "purificado",a tranqueia e a laringe tem a função de conduzir o ar ao pulmão,os bronquíolos tem a função de realizar a troca gasosa,eliminando o dióxido de carbono.
    O sistema digestório tem como funções gerais,transformar macronutrientes em micronutrientes,absorver os micronutrientes e eliminar dejetos.
    O sistema urinário tem como função geral depurar o sangue,o seu principal órgão são os rins,a urina é levada para os rins através dos ureteres,a urina é conduzida até a bexiga que é eliminada.
    Abraço,
    Pedro Lucas Ribeiro e Silva 8º ano "S"

    ResponderExcluir
  9. Mônica, através dos conteúdos publicados compreendi que a principal função do sistema respiratório é realizar as trocas gasosas(absorção do oxigênio e liberação de gás carbônico). a sequencia da entrada do ar nos pulmões é: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. São nos alvéolos que acontece a troca gasosas.
    Quando respiramos pela boca é absorvido mais oxigênio porem é melhor que respiremos pelo nariz, já que nas fossas nasais o ar é filtrado, aquecido e umedecido.
    O sistema digestório tem como principal função tornar as macromoléculas em micromoléculas. A digestão do alimento começa ainda na boca.
    O sistema urinário ou excretor libera as excretas presentes no sangue. É esse sistema que produz a urina. Os órgãos presentes nesse sistema são os rins, uréteres, bexiga e uretra. É importante ficar atento a coloração da urina pois quanto mais escura mais concentração de sódio no organismo.
    Maria Luisa, 8º ano- S

    ResponderExcluir
  10. Mônica,
    a principal função do sistema respiratório é a troca de gases( a absorção de oxigênio e eliminação de dióxido de carbono).
    Aprendi que tanto na cavidade nasal, quanto na traqueia existe utensílios responsáveis por filtras o ar. Na cavidade nasal há pelo e secreções e na traqueia há uma grande quantidade de muco, é recoberta internamente por células providas de cílios. O batimento dos cílios retira possíveis impurezas aderidas à mucosa, impedindo que penetre no pulmão.
    A hematose ocorre nos alvéolos pulmonares.
    As principais funções do sistema digestório são a transformação de macromoléculas em micromoléculas, a absorção de micronutrientes e eliminação de dejetos
    As principais funções do sistema urinário são a depuração sanguínea e liberação de excretas do sangue. O órgão principal pela filtração do sangue é o rim. O canal responsável por conduzir a urina dos rins até a bexiga é o Ureter. A bexiga serve para armazenamento de urina e controle da micção. A uretra é responsável pela liberação da urina para o meio externo.
    Beijos,
    Maria Isabela 8° ano "S"

    ResponderExcluir
  11. O nosso sistema respiratório, é formado pelos seguintes órgãos: Cavidades nasais faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. Os Pulmões são formados pelos brônquios, bronquíolos e alvéolos.
    CAVIDADES NASAIS: São revestidas por um tecido epitelial rico em vasos sanguíneos, que umedecem e aquecem o ar inalado. Nessas cavidades encontram-se as células sensoriais do olfato, que permitem a percepção de aromas. Há também pelos e células produtoras de muco, que dificultam a entrada de partículas e microrganismos no interior dos pulmões.
    FARINGE: É um tubo compartilhado pelos sistemas digestório e respiratório. Ela comunica as cavidades nasais com a laringe.
    LARINGE: É um tubo exclusivo do sistema respiratório que liga a faringe ate a traqueia; na laringe se encontra as pregas vocais. Na parte superior da laringe há uma válvula (a epiglote) responsável pelo fechamento durante a ingestão de alimento.
    Quando, por algum motivo, a epiglote não se fecha totalmente, pode entrar alimento na traqueia, ocasionando reflexos de tosse e engasgamento.
    TRAQUEIA: É um tubo constituído de anéis de reforço formado por cartilagem, um tecido que dá sustentação. A traqueia se bifurca na extremidade inferior.
    BRÔNQUIOS: São dois tubos que se ramificam da Traqueia. Cada brônquio penetra em um dos dois pulmões. Os brônquios se ramificam em bronquíolos, que formam uma estrutura denominada árvore respiratória. Nos pulmões. Os brônquios terminam em pequenas bolsas chamadas alvéolos pulmonares. Os alvéolos são recobertos por uma rede de finos capilares sanguíneos. Nos alvéolos ocorre a troca de gases entre o ar atmosférico que chega aos pulmões e o sangue dos capilares

    NOME: NICOLAS DAVI PEREIRA ALVES
    TURMA: 8º A
    ESCOLA: E.E.J.G

    ResponderExcluir
  12. De acordo com o conteúdo, compreendi que o sistema respiratório é basicamente responsável pela respiração, ou melhor, pela troca de gases. Composto pelas cavidades nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares (onde ocorre a hematose). Os pêlos que compõem as fossas nasais são responsáveis pela filtração do ar, por umedecer e aquecer. Já o sistema digestório tem como principal função a quebra de moléculas, podendo assim absorver os nutrientes e sais minerais do alimento, é por ele que se aproveita as “coisas boas” do alimento.
    O sistema urinário tem como funções filtrar o sangue e eliminar as excretas do corpo, ou seja, aquilo que não tem necessidade de ser armazenado e utilizado. É composto pelos rins (órgão que depura o sangue), pelo ureter (conduz a urina até a bexiga), pela bexiga (armazena a urina) e pela ureta (elimina a urina para o meio externo). A coloração da urina pode indicar níveis elevados de sódio ou glicose (podendo apresentar a diabetes) Todos os sistemas do corpo humano tem uma ligação, sendo assim nunca funcionariam sozinhos.

    Abraços, Mª Lígia 8° ano “S”

    ResponderExcluir
  13. Mônica,
    Muito obrigado por passar esses jogos, vídeos, PowerPoint, eles me ajudaram bastante a fixar a matéria qual estamos estudando. Com esse conteúdo aprendi bastante sobre o sistema respiratório e o sistema de mijar.
    As fossas nasais que mandam a ar a laringe e traqueia e vão conduzir o ar ao pulmão, no pulmão, tem os bronquíolos que vão realizar a troca de gases conhecidos como hematose nos alvéolos pulmonares.
    O sistema urinário tem como função depurar o sangue. Os rins, conduzidos por veias que é levado a urina pelos uréteres, chegando a bexiga que vai armazenar a urina pronta para ser liberada.
    Muito obrigado pelo conteúdo dado, aprendi bastante.
    Josué; 8° S

    ResponderExcluir
  14. Mônica,

    Gostei bastante do conteúdo, pois me ajudou a compreender melhor a matéria.

    Eu aprendi mais sobre vários sistemas, que são eles:

    Respiratório: Ele tem a função de absorver os gazes do ambiente, dentre eles o oxigênio, que é misturado ao sangue. O sistema respiratório é composto por: Fossas nasais, laringe, faringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, pulmões, alvéolos pulmonares e diafragma. A troca de gazes (hematose) ocorre nos alvéolos pulmonares.

    Sistema digestório: Possui a função de absorver nutrientes de alimentos, e eliminar os dejetos.


    Sistema urinário: É responsável pela purificação do sangue, pela eliminação de excretas e pela produção e eliminação da urina. Seus principais órgãos são: Rins, ureter, bexiga e uretra.

    Mateus Pereira Bastos 8º ano "S"

    ResponderExcluir
  15. O órgão mais importante do sistema urinário são os rins, nos rins existem muitos túbulos com a função de filtrar o sangue estes são chamados de néfrons. Aproximadamente 1 milhão de néfrons são encontrados no córtex renal, que é a parte mais externa dos rins, os néfrons filtram o sangue de todo o corpo cerca de trezentas vezes ao dia. Em cada néfron , a formação da urina acontece em três etapas: a filtração, a reabsorção e a secreção
    As vias urinárias são formadas pelos ureteres, pela bexiga urinaria e pela uretra.
    URETERES: São dois tubos que medem aproximadamente 28 cm de comprimento. Eles conduzem a urina produzida nos rins até a bexiga urinaria.
    BEXIGA URINÁRIA: É uma bolsa muscular onde se acumula a urina antes de ser expelida ao exterior. A bexiga aumenta de tamanho á medida que acumula urina. Na parte inferior da bexiga há um músculo circular chamado esfíncter, que fecha a uretra e controla o ato de urinar.
    URETRA: É o canal por onde passa a urina da bexiga urinaria até o exterior do corpo. Nos homens, esse canal mede aproximadamente 18 cm e nas mulheres, cerca de 6 cm.
    Os rins e as vias urinárias formam o sistema urinário; os rins produzem a urina, e as vias urinárias a eliminam do corpo.

    NOME: NICOLAS DAVI PEREIRA ALVES
    TURMA: 8º A
    ESCOLA: E.E.J.G

    ResponderExcluir
  16. Monica,
    Gostei muitos dos videos achei muito interessante os sistemas e me ajudou muito na compreenção dessa materia.

    ResponderExcluir
  17. O sistema respiratório tem como função absorver oxigênio e eliminar o dioxido de carbono. A funçâo da cavidade nasal é a retençåo de impurezas, umidificaçåo e aquecimento do ar. O sistema urinário tem a função de fazer a depuração sanguínea e a liberaçao de excretas do sangue.
    O Sistema respiratório é composto pela: cavidade nasal, laringe, traquei,bronquios ,bronquiolos e pulmões.
    Monica gostei muito da explicação do seu blog , dos jogos, vídeos e musica .

    Camila mirella 8°A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  18. O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório. O sistema respiratório também esta envolvido com a vocalização.
    É formado pelo nariz, cavidade do nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões.Nariz e cavidade do nariz

    As duas cavidades por onde o ar entra no sistema respiratório são chamadas de fossas nasais. São separadas por uma cartilagem chamada cartilagem do septo, formando o septo nasal. Os pêlos no interior do nariz retém as partículas que entram junto com o ar. É composto de células ciliadas e produtoras de muco. O teto da cavidade nasal possui células com função olfativa. Nesta região, a mucosa é bem irrigada e aquece o ar inalado.

    Faringe

    A faringe pertence tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestório. Através das coanas esta ligada com a cavidade do nariz e através das fauces, com a boca. Liga-se com o ouvido médio pelas tubas auditivas. Liga-se também com a laringe e com o esôfago. Antes de ir para a laringe, o ar inspirado pelo nariz passa pela faringe.

    Laringe

    A laringe é um tubo cartilaginoso de forma irregular que conecta a faringe com a traquéia. Situa-se na parte superior do pescoço. A laringe possui uma estrutura cartilaginosa que chama epiglote, que trabalha para desviar das vias respiratórias para o esôfago os alimentos deglutidos. Caso não ocorra este desvio, o alimento é expelido com uma tosse violenta.

    Na laringe encontramos as cordas vocais, que são pregas horizontais na parede da laringe. Entre as cordas vocais há uma abertura chamada glote e é por ela que o ar entra na laringe, provocando uma vibração nas cordas vocais e produzindo som. Na face anterior do pescoço forma-se a proeminência laríngea, chamada de pomo de Adão, que é mais visível nos homens que nas mulheres.

    Traquéia

    A traquéia é um tubo de aproximadamente 12 cm de comprimento e 2,5 de diâmetro e suas paredes são reforçadas por uma série de anéis de cartilagem que impedem que as paredes se colapsem.

    A traquéia bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios.

    O epitélio é formado por células ciliadas e células secretoras. Estes cílios servem para remover as partículas e microorganismos que entram com o ar inalado. O muco produzido pelas células secretoras serve como uma barreira também.

    Pulmão

    Os brônquios penetram no pulmão através do hilo. Esses brônquios ramificam-se várias vezes, originando os bronquíolos, que penetram no lóbulo pulmonar e ramificam-se, formando os bronquíolos terminais, que originam os bronquíolos respiratórios, que terminam nos alvéolos pulmonares.
    Os pulmões possuem consistência esponjosa, que está relacionada com a quantidade de sacos alveolares.

    O formato do pulmão lembra um cone e é revestido por uma membrana dupla serosa chamada pleura. Os dois pulmões são separados pelo mediastino, local onde está o coração, o esôfago, timo, artérias, veias e parte da traquéia.

    O diafragma é um músculo situado abaixo do pulmão, e é onde ele se apóia. Separa o tórax do abdome e está relacionado com os movimentos da respiração.

    Breno Silva Santos 8 ano A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  19. Mônica,
    Com as atividades,jogos e videos me ajudou a compreender melhor e enriquecer meu conhecimento
    José Vicório
    8º ano s
    cec diocesano

    ResponderExcluir
  20. Mônica,
    O sistema respiratório é responsável pela troca gasosa que absorve oxigênio e libera gás carbônico originário da respiração celular.O sistema respiratório é constituído por faringe, epiglote, traqueia, fossas nasais, brônquio, bronquíolos, laringe, diafragma e pulmão.
    O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, os órgãos que o compõe são: um par de rins, um par de ureteres, bexiga e uretra.
    A função do sistema excretor é eliminar as substâncias que estão em excesso, a fim de manter o equilíbrio essencial para o bom funcionamento da célula com o meio.
    Márcio André Santos Fernandes
    8°ano SS

    ResponderExcluir
  21. Oii Mônica!! Eu entendi q o sistema respiratorio e composto por: cavidadede nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquiolos e pulmões. A principal função do sistema respiratorio e a troca de gases. A inspiração e quando o ar entra, expiração e quando o ar sai.
    A cavidade naal e responsavel pela retenção de impurezas umidificação e aquecimento do ar. O sistema urinario libera excretas presentes no sangue. O sistema urinario e composto por: rins uréteres, bexiga e ureta.
    NOME: Marina Fernandes N°:30
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  22. oie monica
    Eu entedi que a principal função do sistema respiratorio e a troca de gases.
    A inspiração é quando o ar entra ,expiração quando sai .
    A cavidade nasal é responsavel pela retenção de inpureza ,umidificação e aquecimento do ar .
    Ele é composto por cavidade nasal , faringe, traqueia , brônquios , bronquiolos e pulmões .
    o sistema urinario libera excretas presentes no sague . o sistema urinario e composto por : rins ,uréteres, bexiga e ureta

    NOME: MARCUS VINICIUS 8°A
    EEJG

    N°: 25

    ResponderExcluir
  23. O sistema respiratório tem como função absorver oxigênio e eliminar o dióxido de carbono. A função da cavidade nasal é a retenção de impurezas, umidificação e aquecimento do ar.Os pelos encontrados nas fossas nasais são utilizados para umidificar,filtrar e purificar o ar que entra pelas narinas.O Sistema respiratório é composto pela: cavidade nasal, laringe, traqueia,brônquios ,bronquíolos e pulmões.
    O sistema urinário tem a função de fazer a depuração sanguínea e a liberação de excretas do sangue.

    Mariana Luísa Brandão nº29 8ºano A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  24. Mônica,
    Gostei muito de todo conteúdo de estudo para maior compreensão da matéria. O sistema respiratório serve para obtenção energia nas células e troca de gases. Nele, primeiramente, temos as narinas que servem para umedecer, aquecer e filtrar a ar retirando suas impurezas. Logo vem a laringe e traquéia, canais por onde o ar irá passar até chegar ao pulmão, lá existem os brônquios, e neles tem os bronquíolos que terão alvéolos realizando a hematose, lá terá a troca de gases. O diafragma é responsável pela proteção dos pulmões. Cada parte é fundamental para a respiração, inspirando e expirando. Já no sistema urinário, existem os rins que vão depurar o sangue, para conduzir a urina dos rins à bexiga é necessário o ureter. Logo vem a bexiga, armazena a urina e tem controle da micção e por ultimo a uretra, responsável por fazer liberar a urina. As funções do sistema urinário são a depuração sanguínea e liberação de excretas do sangue. Todos os vídeos, jogos e slides foram muito importantes para compreensão da matéria em estudo.

    Isadora Fernanda
    8°A N°14
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  25. A função do sistema respiratório e captar oxigênio do ar e eliminar o gaz carbono. O ar inalado passa pelas cavidades nasais onde e aquecido, umedecido e filtrado depois passa pela faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares onde acontece a hematose troca de gases o oxigênio absorvido e o gaz carbono e eliminado. O oxigênio e levado pelo sangue para todas as células do corpo.

    Sistema urinário tem a função de depurar o sangue. O sangue passa pelos rins onde e filtrado depois passa pela ureter ate chegar a bexiga onde e armazenado as escretas do sangue em forma de urina, na urina e composta por água, sal, ureia e acido úrico retirado do sangue.

    EMERSON EUGÊNIO 12
    8 ANO A
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  26. Mônica
    Adoreis as postagens no blog , ajudou bastante no entendimento da matéria , e fixou mais o conteúdo. Eu compreendi que o sistema respiratório é formado por faringe, epiglote, traqueia, fossas nasais, brônquio, bronquíolos, laringe, diafragma e pulmão. E o sistema urinario O sistema urinário tem como funções filtrar o sangue e eliminar as excretas do corpo, ou seja, aquilo que não tem necessidade de ser armazenado e utilizado. E o sistema urinario é composto pelos rins, pelo ureter, pela bexiga e pela ureta.
    MARIA HELENA
    8°SS

    ResponderExcluir
  27. Vi que o quê compõe o sistema respiratório e a cavidade nasal,faringe, laringe, traqueia, brônquios,bronquíolos e pulmões.As células do nosso corpo precisam de oxigenio para liberar energia, que gera como 'resíduo' dióxido de carbono. O corpo recebe oxigenio e elimina o dióxido de carbono, levando ar para dentro e para fora do nosso sistema respiratório. Na cavidade nasal o ar e umidecido , aquecido, e purificado.
    Sistema urinário e responsável pela purificação do sangue, pela eliminação de excretas e pela produção e eliminação da urina. Seus principais órgãos são: Rins, ureter, bexiga e uretra.
    Com tudo, pude aprofundar meus conhecidos...

    Karen 8 ano A

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas