segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Educação Sexual





A adolescência 
 A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a idade adulta. É caracterizada por mudanças biológicas e psíquicas nos meninos e mais acentuadamente nas meninas. O início da adolescência é o período definido como puberdade.
Em decorrência das diferenças sócio-culturais podemos afirmar que não existe um adolescente padrão. Os modos como o adolescente é visto pelos adultos são variados. Entretanto, os processos biológicos que ocorrem na adolescência são universais, ou seja, o adolescer é universal, independente do entorno de cada indivíduo.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde é considerado adolescente o indivíduo entre 10 e 19 anos. Levando em consideração o Estatuto da Criança e Adolescente este período vai dos 12 aos 18 anos. Já do ponto de vista médico a adolescência é o período compreendido entre os 10 e 19, 20 anos. A adolescência pode ser dividida em três períodos com algumas características distintas:
.Primeiro período (adolescência precoce - ocorre entre os 10 e 14 anos). O indivíduo procura adaptar-se as mudanças que ocorrem no seu corpo e constrói estratégias para estabelecer autonomia em relação aos pais. É o período denominado puberdade.
.Segundo período (adolescência média - ocorre entre os 15 e 17 anos). Há nessa fase grande preocupação em adequar o corpo, as roupas, a fala, os comportamentos aos padrões do seu grupo social.
.Terceiro período (adolescência tardia – ocorre entre os 18 e 19, 20 anos). Busca-se a possibilidade de se tornar independente economicamente ou a definição profissional através da escolha de uma futura carreira. A definição entre a primeira opção e a segunda ocorre geralmente em função da condição sócio econômica. Os relacionamentos afetivo-sexuais são mais estáveis e alguns valores e comportamentos adultos já podem ser observados.
Apresentamos a seguir algumas mudanças que ocorrem no corpo do menino e da menina na puberdade. Estas mudanças ocorrem, de modo geral, na ordem cronológica em que foram listadas. É preciso, entretanto, considerar o ritmo de cada um:
 Meninos:
. aumento do tamanho dos testículos;
. primeiros pêlos genitais;
. aparecimento dos pêlos nas axilas;
. início do período de crescimento acelerado;
. aparecimento dos pêlos faciais.
 Meninas:
. início do desenvolvimento das mamas;
. primeiros pêlos genitais;
. aparecimento dos pêlos nas axilas;
. início do período de crescimento acelerado;
. primeira menstruação.












14 comentários:

  1. Mônica eu achei essa matéria muito interessante,pois tirou todas as minhas dúvidas,fez com que eu aprendesse mais,e entendesse,porque nós mulheres temos a menstruação,para o que serve e as importâncias.E na adolescência é que nós jovens nós descobrimos,criamos mais corpo,começamos a ter uma certa maturidade.Pelos vídeos pude entender o sistema reprodutor feminino e masculino ,entender sobre o espermatozoide.Também pude compreender que devemos ter uma boa higiene,pois isso é muito importante para um boa saúde. Maria Eduarda Magalhães- 8° ss

    ResponderExcluir
  2. Mônica,
    No aparelho reprodutor masculino o saco escrotal serve para controlar a temperatura dos testículos, por isso quando está frio o saco fica pequeno, e quando está quente fica grande. O testículo ele produz os espermatozoides e o hormônio masculino chamado de testosterona. Encima dos testículos fica o epidídimo que meio que desenvolve os espermatozoides.Depois os espermatozoides vão para os canais deferentes que trasportam eles até a bexiga. Durante esse trajeto eles passam pela vesícula seminal que libera um líquido que os nutri, e depois passam pela próstata que libera um líquido que tem a função de os proteger, e por último acontece a ejaculação que o sêmen é liberado pela uretra que fica no penes. Existe uma cirurgia chamada vasectomia em que há um corte nos canais deferentes do homem impedindo que ele se reproduza.
    No aparelho reprodutor feminino temos a parte interna e externa. Na interna temos o ovário que produz os gametas femininos, tem também a tuba uterina que é onde acontece a fecundação,no útero ocorre o desenvolvimento do embrião e por ultima tem o colo do útero. Já na parte externa temos o meato uretral que é por onde a mulher urina, o canal vaginal que é onde ela se reproduz e menstrua. Para proteger o canal vaginal tem os lábios grandes e pequenos,a acidez,e o hímen. As mulheres tem o clitóris que as dão prazer. Existe uma cirurgia chamada de laqueadura em que há um corte de tuba uterina impedindo a gravidez.
    Durante o processo de desenvolvimento tanto do menino quanto da menina, ambos adquirem novas características:
    Meninos:
    . aumento do tamanho dos testículos;
    . primeiros pêlos genitais;
    . aparecimento dos pêlos nas axilas;
    . início do período de crescimento acelerado;
    . aparecimento dos pêlos faciais.
    Meninas:
    . início do desenvolvimento das mamas;
    . primeiros pêlos genitais;
    . aparecimento dos pêlos nas axilas;
    . início do período de crescimento acelerado;
    . primeira menstruação.

    Cláudio Henrique 8°S


    .

    ResponderExcluir
  3. Mônica,
    eu assisti aos vídeos e li o texto, muito obrigado por ter passado esse conteúdo, pois aprendi bastante e fixei a matéria estudada, e além de tudo tirei minhas duvidas.
    Essa matéria e muito importante aprender, porque a educação sexual é um tema muito importante e que em alguns casos não é ensinado ou comentado pelos pais.
    Aprendi que em um determinado tempo de qualquer adolescente, o seu corpo tem algumas mudanças, ele se transforma, tempo qual se chama puberdade.No menino as mudanças são: crescimento em partes do corpo; surgimento de pelos nas axilas, na face e nos órgãos genitais;
    Na menina ocorre essas mudanças: crescimento em partes do corpo; surgimento de pelos nas axilas e nos órgãos genitais; menstruação
    Muito obrigado por ter passado esse conteúdo.
    Grato, Josué 8° s

    ResponderExcluir
  4. Como todos nós sabemos, todo adolescente passa por uma fase de mudanças, a puberdade. Porém, a puberdade é diferente nas meninas e nos meninos. Nas meninas é mais “adiantado”. Acontece o aparecimento de pelos pubianos, a menarca, o crescimento dos seios, entre outras mudanças. Nos meninos acontece mais “tarde” do que nas meninas. A voz engrossa, cresce pelos, aumenta o tamanho dos testículos... O aparelho reprodutor masculino também é diferente do feminino. A mulher já nasce com os gametas pré-fabricados, diferentemente dos homens, que sempre estão produzindo espermatozoide. Quanto mais velha a mulher fica, mais velhos ficam os gametas, assim, as chances da criança nascer com algum problema é maior. A mulher possui ovários. São eles que produzem os gametas femininos e os dois hormônios sexuais: estrógeno e progesterona. Na tuba uterina ocorre a fecundação. No útero ocorre o desenvolvimento do embrião e lá tem o endométrio, que é como um tecido, onde o embrião se fixa. Muita gente pensa que a mulher faz xixi pela vagina, mas a verdade é que pela vagina sai apenas a menstruação, o bebe e é lá que ocorre a entrada do pênis. A mulher faz xixi pelo meato uretral. O canal vaginal é protegido pela acidez da vagina (o que muitas vezes “mata” espermatozoides), pelo hímen (que possui pequenos buracos e alguns são até mesmo elásticos) e pelos pequenos e grandes lábios. Tanto o homem quanto a mulher possuem a sensação de prazer, e na mulher, o prazer sexual surge devido ao clitóris. Quando a mulher tem orgasmo, ela tem contrações no aparelho reprodutor, e isso ajuda no processo de fecundação. Uma coisa que pouca gente sabe é que os seios também fazem parte desse aparelho e toda essa estrutura da mulher é chamada de vulva. No homem, muita coisa é diferente. Começando que, o saco escrotal encolhe no frio e aumenta no calor, porque nele tem os testículos e eles funcionam a uma certa temperatura, assim, no frio ele encolhe pra encostar no corpo pra poder se aquecer e no verão ele afasta do corpo pra poder refrescar. Assim percebemos que, o saco escrotal regula a temperatura do testículo, que produz o gameta masculino. Dentro dos testículos tem os tubos seminíferos. São neles que ocorre a produção do espermatozoide e a produção do hormônio masculino, que é a testosterona. Nos vídeos mostram que tem o epidídimo, que faz a maturação dos espermatozoides e armazena eles; a próstata, que libera um liquido que protege o espermatozoide contra a acidez vaginal; a uretra que participa da reprodução e da excreção; A bulha uretral, que lubrifica e alcaliniza o interior do pênis. Existem dois processos, um chamado laqueadura, que é feito nas mulheres, como um método anticonceptivo que corta as tubas uterinas e a vasectomia, feita nos homens, que corta os canais deferentes, fazendo com que o homem não libere mais espermatozoide. Enfim, foi mais ou menos isso.
    Beijos, Maria Clara, 8° S

    ResponderExcluir
  5. Mônica,
    Gostei muito de todo conteúdo para compreensão da matéria. Percebi que o ser humano para evoluir passa por um processo de puberdade em que muitas mudanças ocorrem tanto físicas quanto psicológicas. Esse é o momento em que o adolescente percebe suas mudanças. Essas mudanças tem duração diferente de cada corpo mas a da menina acontece primeiro do que a do menino. As mudanças femininas são: Acontece o aparecimento de pelos pubianos, a menarca, o crescimento dos seios, entre outras. Já nos meninos, acontece o crescimento de pelos, a voz engrossa, o aumento dos testículos entre outros. O adolescente entra na fase em que ele se estranha com todas essas mudanças mas isso é normal. Tudo isso é um processo para a reprodução em que nas meninas acontece a menstruação com seu hormônio, o estrógeno, já no homem se chama progesterona onde ocorre a frande produção dos espermatozoides. Para a geração de uma vida é necessário carinho um com outro (o homem e a mulher). E isso foi o que entendi.
    Abraços, André Guilherme Martins Costa 8° Ano S

    ResponderExcluir
  6. Mônica, adorei os videos, foram de grande importância para poder compreender a matéria.
    A adolescência é uma fase bem complicada, onde descobrimos nosso próprio corpo e se torna um momento de mudanças.
    As meninas se desenvolvem primeiro que os meninos, e esse desenvolvimento vem com a chegada da primeira menstruação, o desenvolvimento dos seios, alargamento dos osso da bacia, aumento dos ovários,do útero e da vagina, entre outros. Ja no menino é caracterizado com o inicio da produção de espermatozoides, mudanças na voz, aumento dos testículos , da bolsa escrotal,do pênis, da próstata e da vesícula seminal, entre outros..
    Os órgãos genitais femininos são= Vagina, Vulva,Lábios Maiores, Lábios Menores,Ostio da vagina, Ostio da uretra, Monte da pube, Citores, Ovários, e o Útero.
    Os Órgãos genitais masculinos são= Penis,Escroto, Testículos,Epidídimo, Cana deferente, Próstata, Vesículas Seminais, Ducto ejacuatorio, Glândula bulbouretral
    Beijos, Sol Torres 8° Ano S

    ResponderExcluir
  7. Oi Mônica.
    Gosto muito das postagens que você faz no blog,que serve como um estudo e complemento da matéria estudada em sala de aula.

    Essa matéria é muito boa para se estudar,estudamos sobre o nosso corpo e as mudanças que acontecem nele,não são só mudanças físicas,mas,mudanças psicológicas e espirituais.O corpo feminino desenvolve mais rápido do que o masculino.

    As principais mudanças e acontecimentos são:
    Masculino:crescimento de pelos em todo corpo,mudança na voz,crescimento do pênis,testículos e saco escrotal,acontece a primeira ejaculação,começa a pensar diferente,se apaixona,começa a gostar de outras coisa que não gostava,o que fazia sentido antes,faz sentido agora e vice-versa.
    Feminino:crescimento de pelos no corpo,os ossos da bacia alargam,mudança de voz,crescimento dos seios,os ovários,a vagina e o útero crescem,acontece a primeira menstruação e acontecem as mudanças psicológicas.

    As mudanças ocorrem,mas todo cuidado é pouco,nessa fase é preciso ter a higiene redobrada,pois é mais perigoso acontecer infecções.

    Abraços,
    Pedro Lucas Ribeiro e Silva 8º Ano "S"

    ResponderExcluir
  8. Mônica,
    Gostei muito das postagens do blog e dos vídeos, pois me ajudou a fixar mais a matéria que estamos estudando que é as mudanças no nosso corpo mais conhecida como puberdade, porém a puberdade é diferente entre as meninas e os meninos, pois as meninas são mais adiantadas e os meninos mais tarde.
    As principais mudanças são :
    Feminino: início do desenvolvimento das mamas;
    . primeiros pêlos genitais;
    . aparecimento dos pêlos nas axilas;
    . início do período de crescimento acelerado;
    . primeira menstruação.
    . alargamento da bacia
    Masculino:aumento do tamanho dos testículos;
    . primeiros pêlos genitais;
    . aparecimento dos pêlos nas axilas;
    . início do período de crescimento acelerado;
    . aparecimento dos pêlos faciais.
    . primeira ejaculação
    . mudança na voz
    Mas com essas mudanças devemos ter cuidado para não pegar infecção por isso sempre tenha uma boa higienização.
    Grato Ernan Gustavo 8° ano ss

    ResponderExcluir
  9. Monica,
    Entramos em uma matéria que seja um tabú para sociedade, ou algo do tipo. Assunto que é ignorado do dia a dia mas que deve ser tratado de forma natural e com cautela, não apenas a forma de reprodução ou o sistema envolvido, mas especialmente a educação sexual. Explicar o por que, como, onde, que forma, o que evitar, o que fazer e o que não fazer, resumindo: O básico. é necessário tirar as dúvidas, esclarecer, abrir a mente do adolescente, fazê-lo entender a forma correta e segura de agir sobre tais atos.
    É pscologico e físico ao mesmo tempo, começa desde a higiene e atos quando ainda na fase de criança, a individualização na higienização corporal é um grande passo dentre esses cuidados.
    Acostumar com as mudanças e entender o corpo é fundamental.
    Os Aparelhos Reprodutores:
    MASCULINO:
    O espermatozóide: A produção ocorre nos testículos, que estão alojados no escroto, com temperatura regulada, de onde os espermatozoides imaturos deslocam-se para o epidídimo, a fim de desenvolvimento e armazenagem.
    As glândulas que produzem o líquido ejaculatório: As vesículas seminais, a próstata e a glândula bulbouretral.
    A cópula e a deposição de espermatozoides (esperma) que estava no macho; nesta categoria estão o pênis, uretra e canal deferente.
    FEMININO:
    O sistema reprodutivo feminino humano contém três partes principais: a vagina, que atua como o receptáculo de esperma do macho, o útero, que abriga o desenvolvimento do feto, e os ovários, que produzem os óvulos da fêmea. As mamas também são um importante órgão durante a fase de cuidados maternais do bebê.

    A vagina localiza-se no exterior da vulva, que também inclui os lábios, clitóris e uretra. Durante a relação sexual essa área é lubrificada por muco secretado pelas glândulas de Bartholin. A vagina é ligada ao útero através do cérvix, enquanto o útero está ligado ao ovário através da tuba uterina. Em determinados intervalos, geralmente a cada 28 dias aproximadamente, os ovários liberam um óvulo, que passa através da tuba uterina até o útero. A membrana do útero, chamada de endométrio e os óvulos não fertilizados são eliminados a cada ciclo através de um processo conhecido como menstruação.
    A puberdade é uma importante faze para esclarecimento e acontece uma sequencia de fatores os quais sabemos de có, as decorrentes mudanças e deixarei a citação delas de lado.
    Este foi um breve resumo da matéria estudada.
    Cainan Sá 8º ano ss

    ResponderExcluir
  10. Com a visualizaçao do blog pude entender melhor as mudanças que ocorrem na adolescência, nos meninos e mais acentuada nas meninas.
    A adolescência pode ser dividida em três períodos: adolescência precoce; adolescência media; adolescência tardia.
    E nessa fase, que começa a desenvolver o corpo, criar certa maturidade e ter uma melhor noção das coisas.
    O aparelho reprodutor feminino e formado pelo: ovário; tuda uterina; útero (na parede do útero existe o endométrio, e onde o embrião vai se fixar) ; colo uterino e a vagina.
    O aparelho reprodutor masculino e formado pelo são: Penis,Escroto, Testículos,Epidídimo, Cana deferente, Próstata, Vesículas Seminais, Ducto ejaculatório, Glândula bulbouretral.
    Nessa fase devemos cuidar do nosso corpo e ter uma boa higiene.
    Beijos !!! KAREN 8 ano A EEJG

    ResponderExcluir
  11. Monica
    Vi que na adolescência ocorre muitas mudanças mas primeiro ocorre nas meninas e depois nos meninos .As mudanças são:
    MENINOS
    Aumento do tamanho dos testículos ;
    Primeiro pelos genitais ;
    Aparecimento dos pelos nas axilas ;
    Início do período de crescimento acelerado ;
    Aparecimento dos pelos faciais.
    MENINAS
    Início do desenvolvimento das mamas;
    Primeiros pelos genitais ;
    Aparecimento dos pelos nas axilas ;
    Início do período de crescimento acelerado ;
    Primeira menstruação.
    O início da adolescência é o período definido como puberdade. É caracterizado por mudanças biológicas e psíquicas nos meninos e mais acentuadamente nas meninas.

    CAMILA 8°A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  12. MÔNICA, aprendi que é na adolescência que ocorre o período da puberdade. É nesse período que as mudanças físicas ocorrem. As mudanças entre o homem e a mulher são diferentes, e uma marcante é a menarca-a primeira menstruação. Na mulher os seios desenvolvem, acorre a menarca, são desenvolvidos pelos pubianos e nas axilas. Nos homens a tom de voz muda,acorre a primeira ejaculação, aparece os pelos pubianos e pelas nas axilas e faciais.....
    Apesar de ser considerado um tabu pela sociedade esse estudo é de tamanha importância para todos, pois é preciso conhecer nosso corpo e mudanças.
    Abraços..
    Maria Luísa. 8°ano S

    ResponderExcluir
  13. Como se sabe a educação sexual é essencial na formação das crianças e jovens hoje em dia. Apesar de ainda ser considerado um tabu, é de extrema importância para que possamos entender o nosso corpo e suas mudanças que muitas vezes repentinas, podem acarretar duvidas que estes jovens não devem ter . Bom, durante uma fase de nossas vidas ocorre a puberdade que é a responsável pelo surgimento de diversas mudanças psicológicas e físicas. Como exemplo podemos citar o surgimento de pêlos no corpo tanto do homem, quanto da mulher, porém no homem também surgem os pêlos faciais, o que não ocorre na mulher. Essas mudanças variam muito de mulher para homem e também de corpo para corpo. Normalmente as mulheres são mais adiantadas principalmente em relação ao psicológico, as tornando consequentemente mais maduras e desenvolvidas. Contudo é possível concluir que durante a adolescência o corpo sofre mudanças drásticas que são essenciais e de extrema importância.


    Abraço, Mª Lígia 8° ano s

    ResponderExcluir
  14. Monica,
    Ao ler o testo e ver os vídeos deu para perceber que a eduaçao socual é algo essencial na formação de jovens da atualidade. Gostei muito dos textos e dos vídeos, pois me ajudou a compreender a materia que estamos estudando que é as mudanças no nosso corpo mais conhecida como puberdade, porém a puberdade é diferente entre as meninas e os meninos, pois as meninas são mais cedo e os meninos mais tarde.
    **Meninas
    -1º mestração
    -pelos no pubis e axilas
    -aumento do ovario,ultero e da vagina
    -desnevolvimento dos seios
    -alargamento da bacia
    **Meninos:
    -primenira ejaculação
    -peso no pubis, axilas e rosto
    aumento dos testiculos,penis,bolsa escrotal e vesicula seminal
    -mudança da voz aumento da massa msucular
    Enry-8 ano S

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas