terça-feira, 1 de dezembro de 2015

7º ano A VIDA NOS OCEANOS










13 comentários:

  1. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos. Achei muito legal conhecer um pouco mais da vida marinha e sua diversidade. Realmente incrível.

    Aprendi que a mais de 200 milhões de anos, surgiram no mar seres muito especiais, os corais. Atualmente estão entre os principais construtores dos ambientes marinhos mais espetaculares do planeta.
    Recifes de Coral são construções sólidas formadas pelo acúmulo dos próprios corais e de outros organismos marinhos, como as algumas algas. Eles crescem muito devagar. Os recifes podem formar muralhas que muitas vezes alcançam a superfície. Eles protegem a costa, mas também são responsáveis por alguns naufrágios.
    A sua função natural é dar suporte e abrigo a outros seres, como peixes e lagostas. E por isso, são importantes para a fonte de renda para muitas famílias que vivem da pesca. Por sua beleza, também são atração turística.
    Os corais pertencem ao grupo dos Cnidários, o mesmo grupo da anêmonas e águas-vivas.
    Os mais conhecidos são os Hidrocorais, que tem esqueleto calcário externo com poros muito pequenos. Os Octocorais, são considerados corais moles. Os corais negros, tem esqueleto córneo e são cheios de pequeníssimos espinhos. Os corais Pétrios são os mais importantes na construção de recifes, tem esqueletos calcários por fora do corpo.
    Os corais também possuem reprodução por fecundação de gametas. Os óvulos, podem levar quase um ano para amadurecer e os espermatozoides surgem apenas quando ovos estão quase prontos. Assim, ocorre a desova, que ocorre apenas depois do pôr do sol, ou nas primeiras horas da escuridão.
    O corpo do coral também pode ser recoberto de muco, que gruda os pedaços de alimento soltos na água. Mas os corais que vivem em águas rasas, tem uma fonte de alimento extra e muito importante: as algas chamadas zooxantelas vivem dentro deles, trocando nutrientes do coral e a matéria orgânica que as algas produzem por fotossíntese, assim um alimenta o outro. Quando os corais perdem as zooxantelas, podem também perder a sua cor, tornando-se brancos.
    Os seres do recife nascem, crescem e morrem, abrindo espaço para novos indivíduos ou colônias repetirem em si e assim o recife cresce.
    Estima-se, que a 5 mil anos, o mar estava quase cinco metros acima do nível atual, e quando esse nível começou a abaixar, o topo de muitos recifes ficou exposto, resultando na morte desses organismo.
    Devemos conservar e preservar todos esses seres vivos.
    No mar, existem também os peixes, que se adaptam ao meio de acordo com suas necessidades. Alguns possuem cores fortes, tentando "espantar" os predadores. Já outros se camuflam para se protegerem, ou possuem características que facilitam a sua proteção e movimentação. Há peixes que possuem bocas pequenas, já os que vivem em regiões mais fundas, com pouca presença de luz, possuem bocas grandes, para capturar as presas com maior facilidade.
    No Brasil, existem alguns projetos de conservação, entre eles está o Projeto Tamar, que desde 1980 já ajudou a salvar 10 milhões de filhotes de tartarugas. Para garantia da efetiva proteção das tartarugas, promove-se também a conservação dos ecossistemas marinho e costeiro e o desenvolvimento sustentável das comunidades próximas às bases.
    Temos que ajudar e contribuir para melhora do nosso mundo e para a preservação de todos os organismos.

    ANA CAROLINA CASTRO MEDRADO 7º"s"

    ResponderExcluir
  2. Neste capítulo estudamos sobre a vida nos oceanos, assim como os processos e funcionamento de cada unidade viva. Com os vídeos, retratamos sobre os recifes de corais e peixes, assim como projetos de preservação da biodiversidade marinha.

    Os peixes são os maiores representantes da vida marinha, há uma grande diversidade morfológica presente. Alguns passam a vida vagando pelo mar, outros ficam associados a outras criaturas marinhas. Uns, se localizam nas regiões superficiais e outros, que são típicos dos fundos rochosos, são caracterizados por conter peixes com cores mais fortes e formatos mais bonitos. Muitas vezes, a cor é um sinal de aviso, geralmente quem tem veneno ruim e o que possui cores fortes. O vídeo nos exemplificou com duas espécies de peixes, o borboleta e morcego. O peixe borboleta tem corpo achatado que permite manobras nas fendas estreitas, a boca pequena, consequentemente baixa alimentação. Eles até se alimentam das toxinas lançadas através dos pólipos. O peixe morcego vive apoiado em rochas, e consegue o feito de andar. Nadam rápido quando se sentem ameaçados, mas por pouco tempo e por isso, precisam se esconder, ainda consegue proteger dos predadores e surpreender a suas presas.

    Os corais surgiram a mais de 200 milhões de anos e são da classe dos cnidários. Alguns corais podem formar recifes, que são constituídos de algas e claro, de corais. Formado pelos arenitos da praia, pela aglutinação e cimentação dos grãos de areia. A sua função natural é dar abrigo e suporte aos animais. Existem muitos tipo de corais, entre eles os hidrocorais ou corais de fogo, que possuem o esqueleto calcário externo e poros pequenos. Os octocorais que tem corpo mole e podem não ter espinhos ou calcário. Já os corais negros tem o esqueleto córneo, pequenos espinhos. Os corais pétreos são de fundamental importância. Com o esqueleto calcário por fora do corpo, fixados no chão. Reproduzem por brotamento que continuam formando ou continuando os esqueletos. Também podem reproduzir sexuadamente, onde o ovo demora 1 ano para amadurecer e o espermatozoide quando os ovos estão quase prontos. O tecido é rasgado e são expelidos pela boca, onde tem data e hora certa. Para se alimentarem, o coral espera pequenas criaturas passarem perto dele, onde são lançados uma substância paralisantes que são levados para a boca. Nos corais de águas rasas, já se alimentam através da fotossíntese realizada pelas algas zooxantelas. A cadeia alimentar são algas e bactérias filamentosas, plantas que produzem matéria orgânica e esponjas os principais produtores. Um fato muito interessante é que se não fosse a ação dos herbívoros,as algas iriam dominar o mar. Esses animais, realizam a perfuração que influencia na sucessão ecológica.

    O projeto Tamar é um projeto conservacionista brasileiro, pioneiro no gênero e que revolucionou a luta pela preservação de espécies ameaçadas de extinção. Atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. É muito importante projetos e ONGs voltadas para a preservação dês espécies marinhas e que por estúpidas ações humanas, estão sendo prejudicadas. Um exemplo atual é o rompimento da barragem de Mariana, onde a lama já chegou ao mar.

    Mariana Cruz Braga 7° ano “S”

    ResponderExcluir
  3. Monica,gostei bastante dos videos,pois aprendi sobre:
    Os corais:Corais são animais cnidários da classe Anthozoa, que segregam um exosqueleto calcário ou de matéria orgânica, ao contrário das anêmonas-do-mar, que pertencem à mesma classe. Os indivíduos adultos são pólipos individuais ou coloniais e encontram-se em todos os oceanos.

    Os corais podem constituir colônias coloridas e podem formar recifes de grandes dimensões que albergam um ecossistema com uma grande biodiversidade e produtividade.

    Os recifes de corais


    Os recifes de coral são formados com o acúmulo de esqueletos calcários de corais e de certas algas. Com o tempo, em condições favoráveis, um recife de coral pode transformar-se numa ilha ou, pelo menos, em um atol.

    Os recifes de coral são ecossistemas com grande produtividade e grande biodiversidade que, em muitos casos, suportam importantes pescarias e o turismo. A própria rocha é também utilizada em construção, principalmente em recifes que já formam parte da terra firme

    Os peixes: peixes são os mais populares habitantes das águas plánarias. Em um video retrata as cores dos peixes que servem tanto para a proteção,quanto para distinguir se o peixe é ou não venenoso

    Projeto Tamar:O Projeto TAMAR é um projeto conservacionista brasileiro, pioneiro no gênero e que revolucionou a luta pela preservação de espécies ameaçadas de extinção. Atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção.

    João victor costa souza,7°ano "ss"

    ResponderExcluir
  4. Mônica,
    Gostei muito de todos os vídeos. Com eles pude aprender melhor essa belíssima matéria, o fundo do mar. Um lugar ainda desconhecido por nós, humanos. Lá, possui milhares de organismos, algas, peixes, moluscos,etc.
    Os recifes de corais são muito importante para peixes e algas. Eles fornecem alimento e abrigo para peixes. Além de proporcionar a simbiose entre corais e algas. E é por esta razão que os recifes de corais ficam em águas tropicais rasas. Eles ficam em áreas tropicais porque é onde contém o maior índice de raios solares, e rasas para melhor os captarem. E assim, fazer o seu processo de fotossíntese. Muitas populações dependem dele para a pesca, turismo e, principalmente por se tratar do ecossistema marinho que possui maior biodiversidade.
    Os recifes de coral são formações milenares feitas do carbonato de cálcio produzido por pequenos animais de corpo mole, chamados “pólipos”. O pólipo constrói uma espécie de carapaça calcária onde se aloja formando, junto a outros bilhões de pólipos as chamadas colônias que comporão a estrutura calcária do recife. Junto aos pólipos uma minúscula alga chamada “zooxanthelae” termina por dar a característica típica dos corais, as cores, verde, azul, amarelo, lilás e muitas outras.
    O Projeto TAMAR é um projeto conservacionista brasileiro, pioneiro no gênero e que revolucionou a luta pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção . O Tamar também protege Tubarões e outras espécies de Vida marinha.
    Bom, foi isso que eu conclui Mônica. Gostei muito de todos os vídeos.
    MILENA SAKON PORTUGAL 7ºANO "S"

    ResponderExcluir
  5. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos, pois com eles eu pude aprimorar meus conhecimentos, sobre essa interessante matéria sobre os oceanos.

    Sobre os recifes de corais eu aprendi que, é uma estrutura rochosa onde vivem vários organismos marinhos, que possuem esqueleto calcário. os corais são importantíssimos para muitas populações que dependem dele para a pesca, turismo e, principalmente por se tratar do ecossistema marinho que possui maior biodiversidade com inúmeros peixes, crustáceos e outros animais marinhos que dependem direta ou indiretamente dele, além de oferecer proteção aos sistemas costeiros como uma barreira natural para as marés.
    Sobre os peixes eu aprendi sobre a sua camuflagem, suas diferentes colorações, e suas curiosas formas de proteção.

    Os oceanos são porções de água que ocupam as principais e mais amplas depressões do relevo do planeta. Trata-se, portanto, de um imenso conjunto de água misturada com outros elementos, principalmente os sais minerais, e que circunda as áreas formadas pelas terras emersas, o que inclui ilhas e continentes.

    O projeto TAMAR, é um incrível projeto para conservação de espécies ameaçadas de extinção, hoje luta para conservar a tartaruga- marinha ameaçadas de extinção.

    Luane Carmélia 7° ano “S”

    ResponderExcluir
  6. Monica,gostei muito dos vídeos,achei muito interessante,me ajudou muito e aprimorou meus conhecimentos sobre esse conteúdo .Os vídeos mostram e explicam sobre:
    -Os corais,como surgiram e sua importância para os ecossistemas e para a biodiversidade.
    -Alguns projetos de conservação.Por exemplo: O projeto Tamar que é pioneiro no genero e revolucionou a luta pela preservação de especies ameaçadas de extinção.Atua na busca de preservação das tartarugas-marinhas;
    -Especies de peixes no mar,sua adaptação no meio,como distinguir se são venenosos ou não,suas cores,entre outras curiosidades importantes e interessantes sobre os peixes.
    -A vida nos recifes.
    -Os peixes e suas caracteristicas de proteção.
    Eduarda\ 7ano S

    ResponderExcluir
  7. Mônica,
    Gostei muito de todos os vídeos. Com eles pude aprender melhor essa belíssima matéria, o fundo do mar. Um lugar ainda desconhecido por nós, humanos. Lá, possui milhares de organismos, algas, peixes, moluscos,etc.
    Os recifes de corais são muito importante para peixes e algas. Eles fornecem alimento e abrigo para peixes. Além de proporcionar a simbiose entre corais e algas. E é por esta razão que os recifes de corais ficam em águas tropicais rasas. Eles ficam em áreas tropicais porque é onde contém o maior índice de raios solares, e rasas para melhor os captarem. E assim, fazer o seu processo de fotossíntese. Muitas populações dependem dele para a pesca, turismo e, principalmente por se tratar do ecossistema marinho que possui maior biodiversidade.
    Os recifes de coral são formações milenares feitas do carbonato de cálcio produzido por pequenos animais de corpo mole, chamados “pólipos”. O pólipo constrói uma espécie de carapaça calcária onde se aloja formando, junto a outros bilhões de pólipos as chamadas colônias que comporão a estrutura calcária do recife. Junto aos pólipos uma minúscula alga chamada “zooxanthelae” termina por dar a característica típica dos corais, as cores, verde, azul, amarelo, lilás e muitas outras.
    O Projeto TAMAR é um projeto conservacionista brasileiro, pioneiro no gênero e que revolucionou a luta pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção . O Tamar também protege Tubarões e outras espécies de Vida marinha.
    Bom, foi isso que eu conclui Mônica. Gostei muito de todos os vídeos.
    MILENA SAKON PORTUGAL7ºANO "S"

    ResponderExcluir
  8. Mônica,
    O oceano tem realmente muitas belezas e curiosidades, mas ainda é bem desconhecido pelos humanos
    Os recifes de corais são como hotéis para alguns peixes e algas. Ele ajuda na diminuição do CO2, pois o sequestra e o incorpora no seu esqueleto de calcário. Eles são encontrados em águas tropicais rasas.
    A linha lateral é uma estrutura corporal que ajuda os cardumes a fazerem o mesmo movimento sem se chocarem e também uma forma de proteção.
    Alguns peixes utilizam sua cores para se protegerem enganando os predadores e até mesmo as presas.
    O projeto TAMAR é uma organização para proteger as tartarugas marinhas que estam ameaçadas.Ele também protege tubarões e arraias.

    ResponderExcluir
  9. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos, com eles pude aprimorar o meu conhecimento sobre os oceanos, que ainda é um lugar desconhecido pelos humanos.
    Os recifes de corais são muito importantes para a vida marinha, por fornecer alimento e abrigo para os peixes menores, além do fato de que podem ajudar no turismo e na pesca. Os corais também são muito importantes, por captar o carbono dissolvido na água integrando-o ao seu esqueleto na forma de carbono de calcário. Eles são encontrados nas águas tropicais rasas porque é onde contém o maior índice de raios solares, o que também facilita no processo de fotossíntese. Mas com a elevação da temperatura global, o delicado equilíbrio que mantem os corais vivos tem sido afetado.
    No mar, também existem os peixes, que têm características próprias que adaptam ao ambiente e suas necessidades. Alguns possuem bocas pequenas, outras com bocas maiores para capturar presas de maneira mais fácil e rápida, “luzes no corpo” naqueles peixes que vivem em ambientes mais escuros e diferentes cores para a camuflagem, que ajuda na proteção.
    Existem alguns projetos que ajudam na conservação da biodiversidade, como o Projeto Tamar que é um projeto conservacionista brasileiro, pioneiro no gênero e que revolucionou a luta pela preservação de espécies ameaçadas de extinção. Atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção.
    MARIA JÚLIA MARTINS E LIMA 7º “S”

    ResponderExcluir
  10. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos, porque com eles pude aprimorar mais os meus conhecimentos sobre o oceano.

    -Corais: Pertencem ao filo Cnidária, são organismos sésseis, fixos ao solo, que vivem em colônias e que estão associados por simbiose a algas chamadas zooxantelas, que são a sua principal fonte de energia. Os corais estão sempre na zona eufótica do mar.

    -Recifes de corais: Estão presentes nas regiões tropicais. Abrigam centenas de animais de diferentes espécies. É onde várias formas de vida se associam. Sequestram o carbono presente nas águas oceânicas.

    -Peixes: Muitas espécies de peixes possuem hábitos solitários, outras se organizam em grupos, um exemplo desses grupos são os cardumes, que trazem um comportamento de proteção. Umas das importantes estruturas corporais dos peixes que possibilitam as ações em conjuntos é a linha lateral, que capta movimento de predadores e regula a posição dos peixes.

    -Projeto Tamar: É um projeto brasileiro voltado para a conservação das tartarugas marinhas que estão ameaçadas de extinção.

    JÚLIA CAMPOS 7°ANO 'S'

    ResponderExcluir
  11. Mônica,
    Gostei bastante dos vídeos, acho que retrata bem a fauna e flora marinha e como são importantes para todo o ecossistema terrestre.

    Corais:A mais de 200 milhões de anos, surgiram no mar seres chamados de corais.
    Existem os recifes de corais que são formados pelo acúmulo de corais e por outros organismos marinhos. Eles são muito importantes para a proteção de algumas espécies contra seus predadores, além de proteger a costa contra animais maiores.
    Os corais são da classe dos cnidários.

    Peixes: são os maiores representantes da vida marinha, há uma enorme quantidade de espécies presentes no ambiente aquático.
    Muitas espécies se adaptam em meio a necessidade de fugir dos predadores.
    Algumas espécies de peixes formam cardumes para se pprotegerem contra os predadores. Eles possuem a linha lateral, que é responsável pela percepção de predadores (como sensor de movimento) e para os indivíduos do cardume não se choquem.

    O projeto Tamar: é uma instituição que tem como objetivo salvar as espécies marinhas, principalmente as tartarugas. Essa instituição é incrível, além da conscientização da população sobre a importância de conservar a vida marinha, ela também é um lugar de diversão e aprendizado.
    Desde a desova das tartarugas até sua fase adulta é mostrada nesse projeto, vale a pena ir lá!
    Clara Fróes Dias 7° ano S.

    ResponderExcluir
  12. Mônica,
    gostei muito dos vídeos, eles me ajudaram a compreender mais sobre
    os peixes, suas formas de proteção e características. Dos corais e sua importância. Sobre o projeto TAMAR que é um programa para ajudar as tartarugas marinhas. Algumas caraterísticas dos peixes, como por exemplo: distinguir se ele é ou não venenoso.
    MARCELA VIEIRA DE CARVALHO 7º ANO 'S'

    ResponderExcluir
  13. Mônica,
    Gostei muito vídeos, eles me ajudaram a aprimorar os meus conhecimentos sobre os oceanos de uma forma muito legal e interessante.
    Recifes de Coral são construções sólidas formadas pelo acúmulo dos próprios corais e de outros organismos marinhos, especialmente de algumas algas. Eles crescem muito devagar, os recifes podem se estender por quilômetros e também podem formar muralhas que muitas vezes alcançam a superfície. Eles protegem a costa, mas também são responsáveis por alguns naufrágios. A principal função deles é dar suporte e abrigo para alguns animais marinhos, como peixes e lagostas. São importantes fontes de renda de famílias que vivem de pescar e por sua beleza são também atrações turísticas.
    Os corais são animais pertencentes ao filo Cnidraia, animais com células urticantes usadas na defesa. Eles são organismos sésseis, que vivem em colônias e que estão associados por simbiose a algas chamadas zooxantelas. Essas algas são a principal fonte de energia dos corais,fornecendo alimentos a eles e a energia produzida é utilizada por toda a comunidade do recife. O fato de essas algas necessitarem de luz para realizar a fotossíntese, elas se localizam na zona eufótica, junto aos corais.
    Existem variados tipo de peixes alguns vivem em cardumes, outros se camuflam, alguns possuem cores vibrantes que sinalizam aos predadores que não são bons para comer. Os peixes que vivem nas regiões abissais tendem a ter bocas enormes, para comer a maior quantidade de alimento que encontrar e alguns possuem uma luzinha.
    O projeto Tamar, que é um dos projetos de conservação que existe no Brasil, pioneiro no gênero. Desde de 1980, esse projeto já ajudou a salvar mais de 10 milhões de filhotes de tartarugas.
    ANNA KAROLINA MOTA PEREIRA 7° ´S´

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas