terça-feira, 1 de dezembro de 2015

9º ANO CICLO BIOGEOQUIMICOS

Ciclo do Nitrogênio

O nitrogênio se mostra como um dos elementos de caráter fundamental na composição dos sistemas vivos. Ele está envolvido com a coordenação e controle das atividades metabólicas. Entretanto, apesar de 78% da atmosfera ser constituída de nitrogênio, a grande maioria dos organismos é incapaz de utilizá-Io, pois este se encontra na forma gasosa (N2) que é muito estável possuindo pouca tendência a reagir com outros elementos. 
Os consumidores conseguem o nitrogênio de forma direta ou indireta através dos produtores. Eles aproveitam o nitrogênio que se encontra na forma de aminoácidos. Produtores introduzem nitrogênio na cadeia alimentar, através do aproveitamento de formas inorgânicas encontradas no meio, principalmente nitratos (NO3) e amônia (NH3+). O ciclo do nitrogênio pode ser dividido em algumas etapas:

 • Fixação: Consiste na transformação do nitrogênio gasoso em substâncias aproveitáveis pelos seres vivos (amônia e nitrato). Os organismos responsáveis pela fixação são bactérias, retiram o nitrogênio do ar fazendo com que este reaja com o hidrogênio para formar amônia. 
• Amonificação: Parte da amônia presente no solo, é originada pelo processo de fixação. A outra é proveniente do processo de decomposição das proteínas e outros resíduos nitrogenados, contidos na matéria orgânica morta e nas excretas. Decomposição ou amonificação é realizada por bactérias e fungos.
• Nitrificação: É o nome dado ao processo de conversão da amônia em nitratos.
• Desnitrificação: As bactérias desnitrificantes (como, por exemplo, a Pseudomonas denitrificans), são capazes de converter os nitratos em nitrogênios molecular, que volta a atmosfera fechando o ciclo. 



Rotação de Culturas

Um procedimento bastante utilizado em agricultura é a “rotação de culturas”, na qual se alterna o plantio de não-leguminosas (o milho, por exemplo), que retiram do solo os nutrientes nitrogenados, com leguminosas (feijão), que devolvem esses nutrientes para o meio.


Ciclo da Água

A água apresenta dois ciclos: 

Ciclo curto ou pequeno: é aquele que ocorre pela lenta evaporação da água dos mares, rios, lagos e lagos, formando nuvens. Estas se condensam, voltando a superfície na forma de chuva ou neve; 
Ciclo longo: É aquele em que a água passa pelo corpo dos seres vivos antes de voltar ao ambiente. A água é retirada do solo através das raízes das plantas sendo utilizada para a fotossíntese ou passada para outros animais através da cadeia alimentar. A água volta a atmosfera através da respiração, transpiração, fezes e urina. 



Ciclo do Oxigênio

O ciclo do oxigênio se encontra intimamente ligado com o ciclo do carbono, uma vez que o fluxo de ambos está associado aos mesmos fenômenos: fotossíntese e respiração. Os processos de fotossíntese liberam oxigênio para a atmosfera, enquanto os processos de respiração e combustão o consomem. Parte do O2 da estratosfera é transformado pela ação de raios ultravioletas em ozônio (O3). Este forma uma camada que funciona como um filtro, evitando a penetração de 80% dos raios ultravioletas. A liberação constante de clorofluorcarbonos (CFC) leva a destruição da camada de ozônio. 


 Ciclo do Carbono

 As plantas realizam fotossíntese retirando o carbono do CO2 do ambiente para formatação de matéria orgânica. Esta última é oxidada pelo processo de respiração celular, que resulta em liberação de CO2 para o ambiente. A decomposição e queima de combustíveis fósseis (carvão e petróleo) também libera CO2 no ambiente. Além disso, o aumento no teor de CO2 atmosférico causa o agravamento do "efeito estufa" que pode acarretar o descongelamento de geleiras e das calotas polares com conseqüente aumento do nível do mar e inundação das cidades litorâneas.     

          

Efeito estufa

O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.
Nos últimos anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve à utilização de petróleo, gás e carvão e à destruição das florestas tropicais. A concentração de outros gases que contribuem para o Efeito de Estufa, tais como o metano e os clorofluorcarbonetos também aumentaram rapidamente. O efeito conjunto de tais substâncias pode vir a causar um aumento da temperatura global (Aquecimento Global) estimado entre 2 e 6 ºC nos próximos 100 anos. Um aquecimento desta ordem de grandeza não só irá alterar os climas em nível mundial como também irá aumentar o nível médio das águas do mar em, pelo menos, 30 cm, o que poderá interferir na vida de milhões de pessoas habitando as áreas costeiras mais baixas. Se a terra não fosse coberta por um manto de ar, a atmosfera, seria demasiado fria para a vida.
 

As condições seriam hostis à vida, a qual de tão frágil que é, bastaria uma pequena diferença nas condições iniciais da sua formação, para que nós não pudessemos estar aqui discutindo-a.

O Efeito Estufa consiste, basicamente, na ação do dióxido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra, reenviando-os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta. Ao irradiarem a Terra, parte dos raios luminosos oriundos do Sol são absorvidos e transformados em calor, outros são refletidos para o espaço, mas só parte destes chega a deixar a Terra, em consequência da ação refletora que os chamados "Gases de Efeito Estufa" (dióxido de carbono, metano, clorofluorcarbonetos- CFCs- e óxidos de azoto) têm sobre tal radiação reenviando-a para a superfície terrestre na forma de raios infravermelhos.
Desde a época pré-histórica que o dióxido de carbono tem tido um papel determinante na regulação da temperatura global do planeta. Com o aumento da utilização de combustíveis fósseis (Carvão, Petróleo e Gás Natural) a concentração de dióxido de carbono na atmosfera duplicou nos últimos cem anos. Neste ritmo e com o abatimento massivo de florestas que se tem praticado (é nas plantas que o dióxido de carbono, através da fotossíntese, forma oxigênio e carbono, que é utilizado pela própria planta) o dióxido de carbono começará a proliferar levando, muito certamente, a um aumento da temperatura global, o que, mesmo tratando-se de poucos graus, levaria ao degelo das calotes polares e a grandes alterações a nível topográfico e ecológico do planeta.

23 comentários:

  1. Monica, gostei muito dos videos, tive a oportunidade de adquirir coisas que a principio eu não sabia, fiz algumas anotações como:

    . Os Decompositores ( micro-organismo ) tem um papel essencial em alguns ciclos realizados pela natureza, a sua função é de devolver ao ambiente substancias úteis aos organismos e também todos os compostos que formam os seres vivos, eles se tranforma quando passa de um organismo para outro, e depois voltam para sua forma de inicial .

    Mostro também sobre as bactérias ( Rhizobium ) que absorvem o nitrogênio da atmosfera, e transforma em amônia, e através da amônia que essas bacterias produzem os aminoacidos de que precisam, as Rhizobium recebem a glicose que precisam para a sua sobrevivência.

    . Ciclo do Carbono ( excesso leva a ter efeito estufa ) e do Nitrogenio.

    foi falado também sobre o ciclo da água, nossa Monica a principio nunca iria imaginar que o excesso de nitrato na água, pode levar a câncer.

    Muito obrigado, e pode ter certeza de que esse aprendizado levarei para a vida toda. Feliz Natal, e um bom principio de ano novo !!!



    Leonardo Vinicius Nascimento da Silva 9ss

    ResponderExcluir
  2. Mônica, aprendi um pouco mais com esse conteúdo. O Nitrogênio é um dos elementos fundamentais para decomposição dos seres vivos.
    No ciclo da água a evaporação é lenta. O oxigênio está ligado ao carbono e estão associados a fotossíntese e a respiração.Quando as plantas realizam a fotossíntese retiram o carbono do ambiente para formatação de oxigênio.
    O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera.

    ResponderExcluir
  3. Monica,gostei muitos dos videos,uma aprendizagem maravilhosa para nós alunos!
    Depois de ter visto os videos e observado as imagens dos ciclos como: do carbono,do oxigênio,da água e do nitrogênio.Fiz algumas anotações!

    O ciclo do nitrogênio é o ciclo biogeoquímico que comporta as diversas transformações que este elemento sofre no seu ciclo entre o reino mineral e os seres vivos.

    O ciclo da água,refere-se à troca contínua de água na hidrosfera,entre a atmosfera,a água do solo,águas superficiais,subterrâneas e das plantas.

    O ciclo do carbono existe basicamente duas formas de carbono,uma orgânica, presente nos organismos vivos e mortos,não decompostos,e outra inorgânica, presente nas rochas.
    Este ciclo pode ser dividido em dois tipos:o ciclo geológico,e o ciclo biológico.

    O ciclo do oxigênio:ele é o elemento mais abundante em massa na crosta terrestre e nos oceanos e o segundo na atmosfera.A principal forma de produção do oxigênio é a fotossíntese realizada por todas as plantas clorofiladas e algumas algas.A fotossíntese é um processo em que as plantas transformam água e gás carbônico na presença de luz e clorofila em compostos orgânicos bem mais energéticos e oxigênio.



    Muito obrigada,por mais uma nova aprendizagem!
    Feliz natal e um ótimo ano novo!!!


    Ana Vivian Araujo Farias 9ºss

    ResponderExcluir
  4. Antônio Henrique Santos Silveira 9º "s"
    Muito obrigado por esta aula Mônica por me explicar sobre o ciclo do Nitrogênio que dentre todos esse tópicos era o único o qual eu não possuía domínio.
    O ciclo começa com a fixação que transforma o nitrogênio gasoso em substâncias que são aproveitadas pelos seres vivos. E quem faz isso são as bactérias elas retiram o nitrogênio o qual reage com o hidrogênio formando assim amônia.
    A amonificação começa com a amônia que surge do processo de fixação ou do outra processo de decomposição de proteínas e resíduos nitrogenados, esse processo pode ser feito por bactérias ou por fungos.Nitrificação e o processo em que consiste em converte a amônia em nitratos.E por fim as bactérias desnitrificantes vão realizar um possesso para converter o nitrato em nitrogênio molecular, que ira para o ar pondo fim ao ciclo até que ele comece de novo a parti do possesso de fixação

    ResponderExcluir
  5. Mônica, finalmente consegui fixar melhor esse conteúdo. Já estava habituada ao ciclo do carbono, da água e do oxigênio. Nutria, porém, algumas duvidas em relação ao ciclo do nitrogênio, cujas foram solucionadas.

    O nitrogênio compõe 79% da atmosfera, entretanto apenas um pequeno grupo de bacterias consegue absorvê-la. Elas transformam o nitrogênio gasoso em amônia ou nitrato, que podem ser aproveitados pelos seres vivos. Outras bactérias que vivem no interior das raízes das leguminosas possuem com elas uma relação de mútuo beneficio. Ao fixarem parte do nitrogênio do ar elas dão parte para as plantas, que lhes fornece glicose. O ciclo é finalizado através da ação das bactérias desnitrifcantes, que transformam o nitrato do solo em gás nitrogênio, que volta a atmosfera.

    Outra coisa que eu não sabia é que o nitrato presente na água mineral podia dar câncer, ou que a água do Brasil tem pior qualidade que a dos vizinhos sul-americanos.

    Feliz natal, Mônica. Obrigada por tudo durante o ano!
    Laura 9SS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, te desejo tudo de bom, bjs. Feliz Natal!!!

      Excluir
  6. Antes de tudo,aprendi que Ciclo Biogeoquímico é o trajeto das substâncias do ambiente abiótico para o universo dos seres vivos e o seu regresso ao mundo abiótico.Exemplos de elementos que percorrem por esses ciclos são o nitrogênio,oxigênio e a água.Portanto exite o ciclo do nitrogênio que é dividido em 4 etapas:Fixação-Modificação do nitrogênio gasoso em substâncias proveitosas para os seres vivos,no caso seria a amônia e nitrato.Amonificação-É realizada por fungos e bactérias.Nitrificação-Conversão da amônia em nitratos.Desnitrificação-As bactérias transformam os nitratos em nitrogênios molecular.
    Ciclo da água:É divididos em dois ciclos,um pequeno e outro longo.No primeiro acontece a lenta evaporação da água dos lagos,mares e rios já no segundo,a água passa pelo corpo dos seres vivos antes de voltar ao ambiente.
    Ciclo do oxigênio:Os sistemas de fotossíntese liberam oxigênio para a atmosfera enquanto os processos de respiração e combustão o consomem.
    Ciclo do carbono:A decomposição e queima de combustíveis fósseis libera CO₂ no ambiente,o que,com um grande aumento pode agravar o "famoso" efeito estufa que pode causar o descongelamento de geleiras e com isso,aumento do nível do mar.

    Feliz natal,Mônica.Obrigada pelas centenas de conhecimentos aprendidos!
    Lara Rayana 9ºss

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida foi de grande aprendizado o que a explicação nos mostra juntamente com o vídeo nos mostra de maneira simples porem detalhada siclos não tao fáceis de entender mas que graças aos mesmos consegui aprender.
    Igor Samuel 9 ano ss

    ResponderExcluir
  8. Monica, aprendi muito com a materia.Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, podem ser definidos como processos naturais em que ocorre a ciclagem dos elementos, ou seja, sua passagem do meio ambiente (componentes físico-químicos) para os organismos vivos e destes de volta para o meio. Por esses ciclos envolverem organismos vivos, o meio terrestre (parte não viva) e elementos químicos, recebem a denominação de biogeoquímicos.
    Durante um ciclo biogeoquímico, os elementos são absorvidos por seres vivos e são responsáveis por várias e diferentes reações químicas fundamentais para a sobrevivência desses organismos. Posteriormente esses elementos retornam ao ambiente pelo processo de decomposição ou por outros mecanismos, tais como a transpiração, respiração e eliminação de fezes. Assim sendo, fica nítido que a matéria é reciclada e que os elementos, tais como nitrogênio, carbono e oxigênio, não são criados nem destruídos.
    A contínua passagem dos elementos através dos seres vivos e dos elementos não vivos da Terra garante a sua disponibilidade constante na natureza. Em um ecossistema natural, sem intervenção do homem, esses ciclos permanecem em um constante equilíbrio.
    De acordo com o seu reservatório, costuma-se classificar os ciclos biogeoquímicos em dois tipos: os ciclos gasosos e os ciclos sedimentares. Os ciclos gasosos possuem como principal reservatório a atmosfera. Como exemplo, podemos citar o ciclo do carbono, do oxigênio e do nitrogênio. Já os ciclos sedimentares são aqueles que possuem como reservatório a crosta terrestre. São exemplos os ciclos do fósforo e do enxofre. Ana Lóren 9SS

    ResponderExcluir
  9. Com a sua postagem, aprendi sobre o quanto a natureza é dinâmica. O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à VIDA: Nitrogênio, água, e carbono.
    Ciclo do nitrogênio: É dividido em algumas etapas, são elas, fixação (transformação do nitrogênio gasoso em substâncias aproveitáveis pelos seres), amonificação (decomposição de resíduos), nitrificação e desnitrificação.
    Ciclo da água: No ciclo mais longo, ela passa nos corpos dos seres vivos antes de voltar no meio ambiente. Ocorre pela lenta evaporação da água dos mares, rios, formando nuvens. Estas se condensam, voltando a superfície na forma de chuva. Ela pode ser retirada do solo através de fotossíntese e passada para outros animais.
    Ciclo do carbono: O quarto elemento mais abundante do universo, circula através do oceano, e da terra. Os organismos utilizam o carbono para a fotossíntese e passa para animas herbívoros. O carbono pode ser passado para a atmosfera através da decomposição ou respiração. Contudo, o processo de industrialização e a consequente utilização de combustíveis tem, aumentado muito o dióxido de carbono na atmosfera prejudicando o Efeito Estufa.
    Isadora Farias de Brito

    ResponderExcluir
  10. Com a sua postagem, aprendi sobre o quanto a natureza é dinâmica. O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à VIDA: Nitrogênio, água, e carbono.
    Ciclo do nitrogênio: É dividido em algumas etapas, são elas, fixação (transformação do nitrogênio gasoso em substâncias aproveitáveis pelos seres), amonificação (decomposição de resíduos), nitrificação e desnitrificação.
    Ciclo da água: No ciclo mais longo, ela passa nos corpos dos seres vivos antes de voltar no meio ambiente. Ocorre pela lenta evaporação da água dos mares, rios, formando nuvens. Estas se condensam, voltando a superfície na forma de chuva. Ela pode ser retirada do solo através de fotossíntese e passada para outros animais.
    Ciclo do carbono: O quarto elemento mais abundante do universo, circula através do oceano, e da terra. Os organismos utilizam o carbono para a fotossíntese e passa para animas herbívoros. O carbono pode ser passado para a atmosfera através da decomposição ou respiração. Contudo, o processo de industrialização e a consequente utilização de combustíveis tem, aumentado muito o dióxido de carbono na atmosfera prejudicando o Efeito Estufa.
    Isadora Farias de Brito

    ResponderExcluir
  11. Monica, gostei muito do conteúdo apresentado, com ele pude aprender mais sobre o ciclo biogeoquímico que é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado por componentes bióticos e abióticos da biosfera, e às vezes pode se acumular durante um longo período de tempo em um mesmo lugar. É por meio dos ciclos biogeoquímicos que os elementos químicos e compostos químicos são transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta.
    Exemplos: ciclo da água, do nitrogênio, do oxigênio, do fósforo, do cálcio, do carbono e do enxofre.

    LÁRA FRANCINE 9°ano ss

    ResponderExcluir
  12. Mônica sem dúvida alguma essa explicação foi essencial para mim,pois aprendi mais sobre os ciclos biogeoquímicos, em especial sobre o ciclo do nitrogênio que eu estava com dúvidas,que é um dos elementos essenciais na composição dos sistemas vivos, e graças a todas essas informações consegui compreender tudo detalhadamente sobre ciclos. Giovana Nogueira e Silva 9ºSS Feliz Natal e um próspero Ano Novo!��

    ResponderExcluir
  13. Mônica aprendi muito, com você e o blog ciclo biogeoquímicos. O nome já diz tudo. Ciclo, pois os elementos em estudo realizam uma volta, uma ciclagem, que envolve a participação de organismos vivos ("bio"), etapas abióticas de escala planetária ("geo") e diversas transformações ou reações químicas.
    Os quatro ciclos mais importantes aparecem em sua mente: o da água, o do gás carbônico, o do oxigênio e o do nitrogênio. O da água quase pode ser resumido na palavra evapotranspiração. Só falta a chuva para completar o ciclo.

    No ciclo do carbono, devemos lembrar a possibilidade de fixação do elemento nos organismos vivos, sobretudo nas plantas, que fazem uma primeira fixação através da fotossíntese. A respiração, a decomposição e a queima dos organismos devolvem à atmosfera o carbono (no CO2). A queima de combustíveis fósseis também entra nessa categoria de retorno, o CO2 é um grande vilão na questão do efeito estufa.
    Ana Gabriela 9°"ss"
    Feliz natal

    ResponderExcluir
  14. Mônica, com esses videos e imagens de diversos ciclos que a sra postou minha aprendizagem foi muito mais muito mais fluida e não só por serem videos mais porque a linguagem e a explicação não são cansativas e sim prazerosas que instigam o nosso conhecimento a se aprofunda mais a dentro...
    Gostei muito do clico do Nitrogênio pois explica de forma detalhada todas as fases desse ciclo e é claro que os outros não ficaram para trás, todo seus posts estão bem claros e meramente ilustrados... Abraços!!!

    Thiago Brito 9°SS

    ResponderExcluir
  15. Mônica,com a ajuda desses vídeos consegui complementar mais os meus estudos dominando mais o conteúdo
    Ao longo do ciclo biogeoquímico, cada elemento é absorvido e reciclado por componentes bióticos e abióticos da biosfera, e às vezes pode se acumular durante um longo período de tempo em um mesmo lugar
    Os ciclos biogeoquímicos podem ser classificados em dois grupos principais: gasoso e sedimentar.
    O ciclo gasoso é aquele que possui como reservatório principal do elemento a atmosfera. Além disso, os elementos entram e saem da biosfera em sua forma gasosa. Já no ciclo sedimentar, o principal reservatório é a crosta terrestre.
    O estudo e a compreensão dos ciclos biogeoquímicos pode ajudar a identificar potenciais impactos ambientais causados pela introdução de substâncias potencialmente perigosas nos diversos ecossistemas.
    O homem também exerce um importante papel nos ciclos biogeoquímicos. Por meio de certas atividades, como a agropecuária, o homem consegue alterar a dinâmica natural de um ecossistema, modificando as vias seguidas por determinado elemento no ciclo. Além disso, a poluição, extração de minerais e a produção de energia podem afetar a ciclagem dos elementos.
    Débora Carolline 9°SS

    ResponderExcluir
  16. Mônica essas informações aguçou ainda mais meus conhecimentos sobre o tema.Aprendi que os elementos biogeoquímicos podem estar tanto na forma orgânica,quanto na forma física,conceituando as siglas bio=orgânico,geo=físico e químico=elementos químicos.

    Alguns elementos químicos estão instruídos em determinados ciclos da natureza, tais como o carbono e o nitrogênio.Estes ciclos são fundamentais na vida dos seres vivos,uma vez que fornecem proteínas ao consuma de vegetais e também ajudam na construção do metabolismo.
    Alguns dos ciclos biogeoquimicos:

    Ciclo do nitrogênio: Este ciclo consiste basicamente na transformação do nitrogênio atmosférico em amônia(composto nitrogenado),que são assimilados pelos vegetais.A decomposição de seres e suas excreções também ajudam neste processo.A partir dai,ocorre os processos de nitrificação,nitritos em nitratos e termina na conversão do nitrato novamente em nitrogênio atmosférico,por bactérias desnitrificantes,terminando o ciclo.
    Ciclo da água:É composto por dois ciclos,curto e longo.O primeiro é demasiado de um processo lento e gradual,enlobando a evaporação,condensação,precitação,etc,em contrapartida,o segundo é aquele em que a água passa pelo corpo dos seres vivos antes de voltar ao ambiente.
    Ciclo do oxigênio:É decorrente dos processos de fotossíntese e respiração,ligado assim ao ciclo do carbono.
    Ciclo do carbono:Possui duas estâncias,uma é o percusso da decomposição,interligado com a fotossíntese das plantas,e a outra é o carbono retirado das rochas,tendo uma fonte renovável.

    Além de todos esses ciclos da natureza,não podemos deixar de falar do efeito estufa,um problema ambiental sendo enfrentado atualmente.
    Efeito estufa:Em meras palavras,é explicado pelo acolhimento do calor na atmosfera,ficando armazenado nos recipientes carbônicos,decorrente da entrada de raios ultra violetas.Esses buracos são consequências da emissão de CFC(cloroflúorcarbono) na atmosfera,gerando o que chamamos de aquecimento global.

    Obrigado por tudo Mônica,feliz natal e próspero ano novo!!!!!
    Breno Rafael 9°SS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, sucesso para você, Feliz Natal, abraços!

      Excluir
  17. Monica, com os vídeos e as explicações eu pude entender melhor como funciona o ciclo do nitrogênio, o ciclo do água, o ciclo do oxigênio, o ciclo do carbono e acrescentar um pouco de conhecimento sobre o que eu já sabia sobre o efeito estufa. Desculpe a demora e um feliz natal' Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas