quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Resenha do Livro Fala Sério


      A adolescência é um período de questionamentos e escolhas: Fala sério! procura responder ao turbilhão de dúvidas e questionamentos desses jovens por meio de cerca de 200 perguntas e respostas sobre os principais temas presentes no dia-a-dia dos adolescentes: em casa, na escola, com os amigos, com o(a) namorado(a), sozinho(a) no quarto... A larga experiência das autoras no trabalho com adolescentes, educadores sociais e profissionais de saúde (palestras, oficinas etc) foi fundamental para o levantamento das perguntas, pois nem sempre o tempo era suficiente para responder e aprofundar todos os assuntos apresentados. Os conceitos que fundamentam o trabalho das autoras são a educação em saúde como busca de bem-estar físico e mental e a metodologia participativa como construção permanente. Escrito em linguagem bem-humorada e franca, os oito capítulos desde livro tratam de questões como: sexualidade, drogas, gravidez, aborto, estresse, aids, DSTs, saúde, alimentação, violência, emprego, cidadania etc. Fala sério! é dirigido para todos que querem entender o que os adolescentes sentem, perguntam e buscam.
     Foi com o objetivo de clarear estas dúvidas que indiquei esta leitura para vocês.
Gostaria que deixasse aqui neste espaço de uma maneira criativa, lúdica , a sua opinião, e o seu sentimento desta fase de sua vida. 

31 comentários:

  1. Mônica,

    A adolescência é uma fase de mudanças e crescimento, uma fase para muitos confusa, e cheia de mistérios. Nela embarcamos em uma viajem para o mundo adulto, e com ela muitas dúvidas surgem, e com o livro Fala Sério! podemos sanar grande parte delas. Na minha opinião a adolescência apesar das mudanças, pode ser a melhor fase da vida, por ser uma época de descobertas e liberdade, ela também é uma fase que exige grande acompanhamento, para erros não serem cometidos, afinal, o caráter está sendo formado durante essa época.
    Resumindo, apesar dos problemas a adolescência é uma ótima fase de se viver!

    ResponderExcluir
  2. Mônica, a adolescência é uma fase de constantes mudanças, sejam elas no seu fisico ou mental. Uma fase que você muda de opinião constantemente, e vive em conflitos com as pessoas ao seu redor.
    É também o momento em que sempre dizemos que nossos pais estão errados, e que nao nos deixam fazer nada, mas se for parar para analisar a situação, assim como voce, seus pais também ja foram adolescentes, e sabem muito bem o que dara certo e o que dara errado, mas quem disse que escutamos ?
    Nesse momento da sua vida os meninos deixam se ser chatos e nojentos e passam a ser atraentes e cobiçados, tudo se torna uma verdadeira competição que no final das contas voce dará grandes risadas.
    Bom, é um tempo onde suas deciçoes mudam tudo, ou você pensa que muda, por que no dia seguinte voce é totalmente contrario ao que declarava como certo. Suas deciçoes podem definir quem você sera, e aceite isso, voce vai errar um grande numero de vezes, mas sempre escolha o caminho em que o arrependimento for eficaz e viva sempre intensamente, eu disse INTENSAMENTE e nao Loucamente, entao, nao confunda o certo com o errado, se bem que, eu nem sei o que pode ser declarado como certo, enfim, estamos na mesma fase da vida, aprendendo com os erros e torcendo pelos acetos, mas como diz o meu pai, '' vê se carrega juízo na cabeça'', mas a verdade mesmo é que poucos lembram do juizo ele só vai ser lembrado quando as coisas derem errado, mas quem liga? Temos os direito de errar, nao é mesmo?
    Pois ai quando tivermos nosso filhos, vamos fazer iguais nossos pais, e ai um dia quem sabe alguem para de errar.
    Sol B Torres
    8 ano ''s'

    ResponderExcluir
  3. Ao ler o livro pude entender melhor algumas coisas e tirar certas dúvidas. A adolescência é uma das melhores fases, mas é também a mais complicada. Tantos questionamentos, tanta oposição... É sempre necessário que o adolescente tenha um apoio, especialmente dentro de casa. É o momento em que a curiosidade atiça, de querer experimentar coisas novas, sair da rotina da infância. Mas é preciso cuidado. O mundo nos oferece, ao mesmo tempo em que tudo de bom, tudo de ruim também. A mente está se formando e é preciso que ela tenha uma boa formação. Drogas, sexo, doenças, problemas, são coisas na qual passamos a entender melhor durante esse período. É preciso ter muito cuidado, consciência dos atos e principalmente maturidade. Quando você faz uma coisa, aquela coisa te leva a outra, por isso é necessário fazer as coisas da maneira correta, para que a próxima coisa seja correta também. Mesmo que seja um período de mudanças, é necessário saber que há a hora certa para tudo. Vemos muitos adolescentes terem vida sexual muito cedo, muita gente com dst, meninas novas grávidas. E aí? Cadê a consciência? Não é só diversão não. A adolescência não é para esse tipo de diversão. Jovens caindo no mundo das drogas, se acabando cada vez mais. A gente deve experimentar o novo também, desde que esse seja bom. Aprender a lidar com a vida, com os problemas, ser mais independente, pensar no futuro, focar nos estudos... Isso sim é o que é correto. Não é necessário viver dentro de um rótulo de perfeição, até porque, este não existe, mas é necessário cuidado e principalmente sabedoria para distinguir o certo do errado.
    Maria Clara, 8° S

    ResponderExcluir
  4. Mônica,

    A adolescência é uma fase da vida considerada por muitos um "terror" principalmente para aqueles que já passaram por ela, isso acontece devido ao fato das duvidas e das responsabilidades que crescem na gente justo nessa fase. Mas já outras pessoas a consideram a melhor fase da vida, onde se tem mais liberdade. A adolescência também é a fase onde as pessoas se tornam cada vez mais bestas.

    Sor Lázaro Freitas, o Cortador de Cabeças - 8° ano "S"

    ResponderExcluir
  5. A adolescência é um período muito importante para a vida de qualquer pessoa, pois é nessa fase que acontecem mudanças tanto psicológicas quanto fisiológicas que nos marcam muito. Nesse período criamos novas amizades, relacionamentos, aprendizados mas também podemos conhecer coisas que não nos fazem bem, mas acabam de uma maneira ou de outra ou nos atingindo ou atingindo pessoas que são próximas de nós como drogas,doenças, criminalidade, bebidas, más influencias...Por isso é de fundamental importância que os pais tenham um certo cuidado com os filhos. Não estou dizendo que os pai tem que acompanhar os filhos em tudo que ele faça porque ele está no período de descobrir novas coisas, e é com o erro que aprendemos, mas só que aja uma maior responsabilidade tanto dos pais quantos dos filhos.
    Cláudio 8° S

    ResponderExcluir
  6. Mônica,
    A adolescência é uma fase muito importante para qualquer pessoa pois é a fase onde ocorre varias mudanças físicas e mentais e onde o adolescente tem as maiores duvidas de oque é certo e oque é errado ,e isso muitas vezes é muito ruim pois a duvida das pessoas as vezes pode nos levar á algumas coisas muito ruins como as drogas.
    E é isso que o livro tenta responder ,as curiosidades e dúvidas dos adolescentes para que todas os leitores compreendam como é a adolescência.
    Contudo posso concluir que a adolescência é uma fase da vida muito importante e duvidosa,onde temos que pensar no que é certo e no que é errado para termos uma vida e uma adolescência saudável.

    André Luiz 8° S

    ResponderExcluir
  7. Considero a adolescência uma das fases mais difíceis pelas quais já passei e tenho total certeza de que não sou só eu que penso dessa maneira. Um conjunto de mudanças que transforma a mente e o corpo de meninas e meninos. São tantas dúvidas, questionamentos, objeções... Com o livro Fala Sério! pude tirar grande parte das dúvidas que me cercam. Quando olhamos para a adolescência de uma forma diferente obtemos sucesso em relação a aquilo que queremos para nos mesmos, pois é nesta fase que descobrimos o que é certo e errado podendo escolher o que queremos. É claro que o apoio dos pais é essencial e indispensável na vida e formação de todo jovem


    Abraços, Mª Lígia 8° ano s

    ResponderExcluir
  8. Com a leitura do livro "Fala sério!" e outros que também se tratam sobre a adolescência eu consegui compreender melhor vários assuntos ligados ao tema e tirar dúvidas que tinha.
    A adolescência trata-se de uma fase da vida entre a infância e a vida adulta,uma fase em que todo cuidado é pouco,tudo muda,os órgãos crescem,cabelos crescem em varias partes,a pele fica mais oleosa:podendo ter espinhas...Junto com as mudanças chegam as responsabilidades,a puberdade é o sinal que você já pode gerar vidas.Hoje vários adolescentes tem DSTs,meninas com filhos na adolescência e sem condição de criar esse filho,assim a pessoa tem que ter a consciência de que tudo tem a hora certa.
    Muitos jovens hoje entram para o mundo das drogas e criminalidade,sabemos que a adolescência é uma época de descobertas,mas também é uma época de ter a cabeça no lugar e ter a consciência do que é certo e do que é errado.
    Nós adolescentes devemos buscar apoio sempre quando precisamos com os pais,porque são as melhores pessoas com quem conversar e confiar.
    Pedro 8° ano "S"

    ResponderExcluir
  9. Mônica,
    com a leitura do livro podemos esclarecer duvidas e até mesmo ver coisas que não sabíamos direito, já que o livro foi escrito de maneira que haja interação do leitor através dos questionamentos.Todos nós sabemos que é na adolescência que a responsabilidade aumenta,se forma o pensamento, o caráter o entendimento do que é certo e do que é errado.Pra mim é a fase mais importante já que a pessoa se transforma e cria seus conceitos, uma fase de transição. E justamente por ser uma fase de transição mental e física há tantas incertezas e duvidas.A mudança de humor, de amigos, de ideias...de tudo.É uma fase "delicada" e o apoio da família é essencial e quando não há esse apoio gera vários problemas. Os que não tem esse apoio conhecem o mundo da criminalidade e das drogas em busca de reconhecimento, em busca de "status". As meninas se prostituem ficando gravidas ou podendo adquirir DSTs onde a cada relação os parceiros também se contaminam. Nós precisamos nos conscientizar e saber que tudo tem a hora certa pra acontecer, e que nossos melhores amigos são nossa família, nossos pais.
    Laís Caires Gonzaga 8° Ano "S"

    ResponderExcluir
  10. Mônica, ao ler esse livro eu pude descobrir várias coisas que sempre tive dúvida e nunca sabia a resposta ao certo... A adolescência é a fase mais gostosa que existe, é onde acontecem várias mudanças na gente, tanto mentalmente quanto fisicamente, as meninas, por exemplo, começam a se interessar por coisas novas e não por bonecas como antigamente. Percebi também que sempre quando nós adolescentes passamos por alguma dificuldade devemos recorrer aos nossos pais, pois eles são as pessoas que mais querem o nosso bem e também já passaram por essa fase. Os jovens hoje em dia procuram maneiras de sentir prazer de qualquer custo e o sexo pra eles é uma dessas maneiras, e com tanta informação que existe hoje em dia, muitos ainda conseguem pegar DSTs ou possuem uma gravidez precoce e muito arriscada, tanto para o bebê quanto para a mãe. Contudo conclui que a adolescência é uma fase da vida muito importante e complicada, é aquela que precisamos tomar nossas próprias decisões sabendo o certo e o errado e para que isso possa acontecer precisamos do auxilio e de todo apoio dos pais.
    Maria Eduarda Pereira Aguiar 8° ano 'S'

    ResponderExcluir
  11. A adolescência é uma fase de muitas dúvidas e dificuldades, e muitos sofrem com ela.
    Por ser um momento de transição entre a infância e a idade adulta, surgem curiosidades que querem descobrir e por isso vão em busca.
    Com o livro Fala Sério! aprendemos bastante sobre tema que trata sobre o que podem acontecer caso não tenhamos cuidado, como por exemplo DSTs, gravidez na adolescência, entrar para o mundo das drogas, etc.
    Os jovens procuram liberdade, mas precisam também de apoio e ajuda dos pais, amigos e familiares.
    Marisa 8 ano "ss"

    ResponderExcluir
  12. A adolecencia pé um périodo muito dificil mentalmente e fisicamente pois ocoore muitas mudanças no nosso corpo e tambem na vida. Com o livro Fala Sério! tirou muitas duvidas minhas. E é uma das fases mais importantes da vida onde agente cria conciência de saber oque é certo e oque é errado. É uma fase muito legal onde agente descobre varias coisas, ganhamos mais liberdade dos pais, começamos a ter relacionamentos etc..
    Enry 8Ano s

    ResponderExcluir
  13. A adolescência é uma fase muito importante nas nossas vidas pois ocorrem várias mudanças importantes no nosso corpo e na nossa mente. É preciso ter bastante cuidado com amizades, pois, a cada dia, mais jovens vão entrando para o mundo das drogas e não conseguem mais sair por conta das falsas amizades. Essa fase é a entrada para a fase adulta, por isso é preciso tomar decisões dificeis. Muitas jovens hoje arrumam filhos, pois não pensam antes de agir. Adolescentes precisam muito do apoio dos pais dentro de casa, precisam ouvi-los , pois os pais só querem o bem.
    Daniel Prado Morais, o cavaleiro dos sete reinos.
    8 ano ''s''

    ResponderExcluir
  14. Mônica,
    A adolescência é uma época de novas mudanças na vida do jovem adolescente. Mudanças tanto físicas e psicológicas, que mexem no dia a dia da pessoas. Mudanças que afetam diretamente em seu emocional, sendo elas positivas ou negativas. Para muitos, esse é o momento de se mostrar e e ser visto por todos, mas já para outros, um momento diferente e estranho, onde essas mudanças estão prestes à ocorrer. O apoio dos pais é sempre importante para a formação daquele adolescente na sociedade mesmo achando, principalmente nesse momento de transição, que os pais só os atrapalham e não os deixam viver livres, mas na verdade, essa ajuda é fundamental. Essa transição, deixando de ser crianças e tomar suas próprias escolhas na adolescência, mudam com o emocional das pessoas, e ali surgem as dúvidas, isto ou aquilo. Num atual mundo, onde preconceito e violência predominam, a difícil tarefa de escolher o que é certo e o que é errado, muda diretamente em sua próspera formação de cidadão. Sabendo que está em formação, o adolescente deve-se adequar ao modo de viver naquele meio para não se dar mal, e forme assim um cidadão digno e honesto que faz sua parte na sociedade.
    André Guilherme Martins Costa 8° Ano 'S'

    ResponderExcluir
  15. Mônica,
    Como o livro Fala Sério ele fui basicamente um guia para as milhares e dúvidas que surgem ao decorrer desta fase complexa, fase tal que é um preparo para se passar de criança para Adulto vivendo realmente a vida. Assim este ser em formação não possui seu caráter totalmente formado, seus gostos e desejos totalmente definidos, e seus ideais muitas vezes não tão claros por conta da maturidade. Nós que estamos passando por este momento sabemos como duvidosa e difícil é passar por esta fase, sabemos quantas dúvidas geram, quantos desejos e demais! A confusão em idéias, colocar os pés entre as mãos, erros sem ser intencional, agir impulsivamente e muitas outras coisas são umas das características de nosso temperamento e consequências, onde muitas vezes nos isolamos do mundo e procuramos nos encaixar e solucionar essas dúvidas, por fim a leitura do livro me ajudou relativamente com tudo que se passa em nossa vida nesta fase atual! Obrigado.
    Cainan Sá, 8° ano "ss"

    ResponderExcluir
  16. Mônica,
    com a leitura do livro podemos esclarecer duvidas e até mesmo ver coisas que não sabíamos direito, já que o livro foi escrito de maneira que haja interação do leitor através dos questionamentos.
    A adolescência é a fase mais gostosa que existe, é onde acontecem várias mudanças na gente, tanto mentalmente quanto fisicamente, as meninas, por exemplo, começam a se interessar por coisas novas e não por bonecas como antigamente. Percebi também que sempre quando nós adolescentes passamos por alguma dificuldade devemos recorrer aos nossos pais, pois eles são as pessoas que mais querem o nosso bem e também já passaram por essa fase. Com o livro Fala Sério! aprendemos bastante sobre tema que trata sobre o que podem acontecer caso não tenhamos cuidado, como por exemplo DSTs, gravidez na adolescência, entrar para o mundo das drogas, etc. Essa é a melhor fase que existe.
    Clara Luana 8º "SS"

    ResponderExcluir
  17. MÔNICA,
    Gostei bastante da Leitura obrigatória, pois pude aprender mais sobre os assuntos tratados no livro e aprimorar meus conhecimentos sobre os assuntos e refletir as perguntas e respostas.Na minha opinião a adolescência é uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, esse período é marcado por grandes transformações tanto físicas quanto fisiológicas o que faz com que o adolescente encare a adolescência como uma fase conturbada.
    Márcio André Santos Fernandes
    8°ano "SS"

    ResponderExcluir
  18. Mônica,
    ADOLESCÊNCIA, muitos a encaram como uma fase de rebeldia, revolta, mas quem a vê desta forma não sabe o que realmente é a adolescência. Justamente por ser uma fase de transformações, descobertas, escolhas, e até a hora de dizer não a muitas coisas, faz dela uma fase bastante complicada. Por isso o apoio de nossos pais nessa fase é muito importante, dizer não as drogas ou a uma "vida loka" não é uma tarefa fácil para quem não tem uma boa estrutura e o auxílio de seus pais ou familiares. Muitos cuidados devem ser tomados, mas é uma fase de muita interação social, física,amigos nessa fase são mais valorizados, é muito comum também a busca pela liberdade dentre outros fatores contribuem muito para que seja uma fase muito interessante e que todos sempre têm um pouco para contar e se divertir.
    ISANNA FERREIRA OLIVEIRA, 8º ANO"SS"

    ResponderExcluir
  19. Mônica,
    O livro explica bem a fase da adolescência,por onde todos passam para virar adulto e deixar de ser criança,apenas na fase.
    O livro explica tudo o que acontece nessa fase,com drogas,pais e os perigos da adolescência,como:
    Gravidez
    Drogas
    Mal caminho
    Doenças
    E etc.
    �� Gostei muito do livro.
    Maria Eduarda Ferraz

    ResponderExcluir
  20. A ADOLESCÊNCIA É UMA FASE DA VIDA ,QUE ACONTECE COM TODAS AS PESSOAS ,E É MUITO IMPORTANTE TAMBÉM ,POIS OCORREM VÁRIAS MUDANÇAS ,BOAS E RUINS ,EM NOSSO CORPO E NA MENTE .PARA MUITOS A ADOLESCÊNCIA É UMA FASE DE TERROR ,POIS TUDO VEM MUITO RÁPIDO E CEDO ,POIS ESSAS PESSOAS MUITAS VEZES ESSSAS PESSOAS NÃO RECEBEM CONSELHOS DE SEUS RESPONSÁVEIS. JÁ OUTRAS SÃO DIFERENTES ,POIS JÁ RECEBEM INSTRUÇÕES FAMILIARES .
    MILLENA 8 SS

    ResponderExcluir
  21. A adolescência trata-se de uma fase da vida entre a infância e a vida adulta,uma fase em que todo cuidado é pouco,tudo muda,os órgãos crescem,cabelos crescem em varias partes,a pele fica mais oleosa:podendo ter espinhas...Junto com as mudanças chegam as responsabilidades,a puberdade é o sinal que você já pode gerar vidas.
    adolescente tem as maiores duvidas de oque é certo e oque é errado ,e isso muitas vezes é muito ruim pois a duvida das pessoas as vezes pode nos levar á algumas coisas muito ruins como as drogas.
    Eric Vinícius 8ano s

    ResponderExcluir
  22. A adolecencia pé um périodo muito dificil mentalmente e fisicamente pois ocoore muitas mudanças no nosso corpo e tambem na vida. Com o livro Fala Sério! tirou muitas duvidas minhas. E é uma das fases mais importantes da vida onde agente cria conciência de saber oque é certo e oque é errado. É uma fase muito legal onde agente descobre varias coisas, ganhamos mais liberdade dos pais, começamos a ter relacionamentos etc..
    Guilherme Alves 8°ano "s"

    ResponderExcluir
  23. A adolescência é uma fase de mudanças tanto fisicas como mentais. É o momento em que os pais devem incentivar, ajudar e aconselhar seus filhos, é preciso ter muito cuidado com as atitudes, e nessas horas, ter maturidade o suficiente. Muitos jovens se deixam levar pelas amizades e acabam no mundo das drogas, álcool e da prostituição. Nessa fase é que geram as duvidas e as curiosidades que são bastante constrangedoras, pois esta é a fase de descobertas e aprendizados.

    Ana Luiza Ladeia 8 SS

    ResponderExcluir
  24. Mônica
    A Adolescência é uma fase de mudanças físicas e mentais e
    nessa fase é que os pais tem que estar presentes para apoiar
    os seus filhos pois essa fase pode ser muito marcante se ninguém o aconselhar pode virar uma fazê de pesadelo pois as coisas vem muito rápido e cedo e esse livro que li me judeu bastante a compreender essa matéria de outra forma pois acrescentou cois que nem eu sabia
    ERNAN GUSTAVO 8 ANO SS

    ResponderExcluir
  25. Mônica
    A Adolescência é uma fase de mudanças físicas e mentais e nessa fase os pais tem que estar presentes pois os filhos nao sabe o que estarde acontecendo e muitas das vezes se envolvem em drogas bebidas entre outros por isso que os pais tem que aconselhar e explica o que está acontecendo pois essas mudanças são muito rápidas e cedo e esse livro me ajudou muito pois me fez ver uma outra visão e me explico coisas que eu nem sabia
    Ernan Gustavo 8 Ano ss

    ResponderExcluir
  26. A adolescencia é uma parte da vida que passamos por mudancas fisicas e mentais, nosso corpo começa a ter transformações, aparecem pelos e acontece desenvolvimento de nossos órgão genitais, os nossos sentimentos, gostos e desejos mudam, uma epoca que tudo é diferente, enchergamos o mundo com outra visao, nao é aquela visão inocente de criança, uma visão mais seria, mais "adulta", nada nunca esta bom para nós adoleentes, é uma epoca que devemos ter conciencia do que fazemos porque tudo pode gerar consequencias no futuro, mas normalmente agimos por impulso, nao ouvimos ninguem, vivemos no nosso propio mundo, a adolescencia é uma fase boa e tambem ruim, apresndemos com os erros e melhoramos na vida achamos que só nos temos razão, que nossos pais nao sabem de nada, mas na verdade eles ja passaram por nossa idade e só querem nos ajudar, mas nao importamos com isso, simplesmente levamos a vida com nossos pensamentos, com a nossa ignorância
    Maria Julia- 8° "s"

    ResponderExcluir
  27. Mônica,
    A adolescência é uma fase de novas mudanças na vida do jovem adolescente. Mudanças tanto físicas e psicológicas, que mexem no dia a dia das pessoas. Mudanças que afetam diretamente em seu emocional, sendo elas positivas ou negativas. Para muitos, esse é o momento de se mostrar e ser visto por todos, mas já para outros, um momento diferente e estranho, onde essas mudanças estão prestes à ocorrer. Ocorrem mudanças como: pelos na axila, mudança de gostos e de outros pensamentos, engrossamento da voz, etc. O apoio dos pais é sempre importante para a formação daquele adolescente na sociedade mesmo achando, principalmente nesse momento de transição, que os pais só os atrapalham e não os deixam viver livres, mas na verdade, essa ajuda é fundamental. Essa transição, deixando de ser crianças e tomar suas próprias escolhas na adolescência, mudam com o emocional das pessoas, e ali surgem as dúvidas, isto ou aquilo. Num atual mundo, onde preconceito e violência predominam, a difícil tarefa de escolher o que é certo e o que é errado, muda diretamente em sua grande formação de cidadão. Sabendo que está em formação, o adolescente deve-se adequar ao modo de viver naquele meio para não se dar mal, e forme assim um cidadão digno e honesto que faz sua parte na sociedade.
    Tiago Alvarenga Corsato 8 ano S

    ResponderExcluir
  28. Mônica, este livro na minha opinião é muito importante, pois serve como conscientização para os jovens, os jovens que não tiveram as informações que eu tive em suas aulas podem se conscientizar mais sobre a puberdade.Porque ao longo da adolescência vivenciamos vários 'porquês' e nesta faze temos que saber realmente o que é certo e errado, porque se não pensarmos bem antes de fazer uma coisa na adolescência, essa escolha pode te perseguir pelo resto de sua vida. Para mim, o livro Fala serio é uma importante ferramenta de educação sexual, por conter duvidas que normalmente o adolescente tem, e tira-las. Muitas vezes um jovem tem vergonha de tirar duvidas sobre determinados assuntos por ser um tabu em sua família. E o livro quebra esse tabu, pra quem quer mesmo se conscientizar. É um livro muito importante e não é cansativo, por ter questões do dia a dia dos adolescentes nos nos espelhamos e ficamos entretidos. Na minha opinião todos deveriam ler.
    Gabriela Larissa 8S

    ResponderExcluir
  29. Mônica,
    Gosto muito da adolescência,pois é uma fase de várias transformações corporais que faz com que amadurecemos e prepare para a fase adulta e é também uma fase conturbada que provoca vários pensamentos e idéias.
    Yagor Costa

    ResponderExcluir
  30. adolescente tem as maiores duvidas de oque é certo e oque é errado ,e isso muitas vezes é muito ruim pois a duvida das pessoas as vezes pode nos levar á algumas coisas muito ruins, porém É nessa fase da vida que ganhamos algo muito importante que levamos pra vida inteira chamada maturidade, a maturidade muitas vezes não deixa q você faça a coisa errada e sim a certa.
    Nesse livro tem muitas frases interessante e uma q eu gostei muito e pretendo levar pra vida inteira é " Não tente copiar os outros faça oque estiver em seu alcance ".
    Com a leitura do livro podemos esclarecer duvidas que tínhamos na infância e até mesmo na puberdade, este livro é ótimo índico ele para pessoas curiosas entre 11 a 15 anos.
    Mônica me da 7.0
    Eric Vinícius 8ano "s"

    ResponderExcluir
  31. Eu vi seu blog então achei que gostaria de participar da pesquisa quer estou fazendo.
    O questionário tem 12 perguntas e os resultados obtido nele será pra validar uma rede social. A rede social vai ter o objetivo de compartilhar informação de qualidade gratuitamente. Você pode responder o questionário?
    Entre em contato evandrolauro1992@gmail.com

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas