quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

8º ano Nutrição e saúde/ ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GORUTUBA





A preservação da saúde tem sido um tema amplamente trabalhado nas escolas, com o objetivo de levar os alunos a se conscientizarem sobre a necessidade de cada um assumir a responsabilidade pela manutenção de sua saúde e da coletividade. Nesse sentido, tem-se orientado a prática de exercícios físicos diários, alimentação saudável, preservação do ambiente, dentre outras ações alternativas e terapêuticas que contribuem com a saúde da população e do planeta.




Multimídia






























Vídeos

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/CAMARA-INFORMA/186474-AGROTOXICOS.html

http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2014/05/legumes-nao-aproveitados-alimentam-milhares-de-criancas.html





31 comentários:

  1. Muito bom!! Explica muito sobre alimentação!! ajudou muito...

    ResponderExcluir
  2. depois de ter assistido o vídeo, percebi que a minha alimentação estava indo de mal a pior, e se eu continuasse a deixar o capeta escolher meu alimento eu teria sérios problemas de saúde. Mas percebi também que alguns alimentos era o anjo que escolhia para mim.

    ResponderExcluir
  3. MONICA
    Aprendi que alimentos como
    peixe, ovo, leite, queijo e iogurte, mas os vegetais como ervilhas e soja, também são ricos em proteínas como as de origem animal
    A alimentação rica em proteínas ajuda a ganhar massa muscular e a queimar gordura, quando aliada à prática de exercício físico.
    Assim como os alimentos ricos em fibras
    Os alimentos ricos em fibras são, essencialmente, os alimentos de origem vegetal, como cereais, frutas, vegetais, leguminosas e frutas secas.
    As fibras são constituintes naturais encontradas nos alimentos, que facilitam o funcionamento do intestino combatendo a prisão de ventre e ajudando a diminuir a fome. Além disso, também diminuem a absorção de açúcares e gorduras, ajudando no combate à diabetes e colesterol alto.
    As vitaminas como a Vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 E B12), vitamina C, vitamina D, vitamina e vitamina Todos esses nutrientes compõe o grupo das chamadas vitaminas que são tão importantes para o corpo humano, tendo em vista que contribuem com o desenvolvimento e funcionamento adequado do organismo.
    Elas são importantes para a melhoria do sistema imunológico, ajudam a curar feridas, fazem bem à saúde dos olhos, deixam os ossos fortes e colaboram para que possamos adquirir energia por meio dos alimentos, entre outras funções.
    E vou citar algumas delas
    Vitamina A:
    Age na pele, nos olhos, nas mucosas, aumenta a resistência do corpo em relação a agentes infecciosos, fortalece as unhas, os dentes e os cabelos e previne contra doenças respiratórias.
    Vitaminas do complexo B:
    Atuam na metabolização de gorduras, proteínas, carboidratos, aminoácidos e glicose, têm ação antioxidante, contribuem com o envio de mensagens entre os nervos, ajudam a produzir glóbulos vermelhos, são importantes para a saúde da pele, cabelos e unhas, mantêm os sistemas imunológicos, circulatório e nervoso e contribuem com a formação dos bebês.
    Vitamina C:
    É importante para a absorção de ferro, age na manutenção dos vasos sanguíneos e tecidos, melhora a resistência contra infecções, ajuda no processo de cicatrização, contribui com o crescimento adequado dos ossos, produz colágeno e diminui a ação de componentes que trazem alergia
    Vitamina D:
    Previne a osteoporose, importante para crianças, gestantes e mulheres que estejam amamentando e age na fixação de cálcio e fósforo nos ossos e dentes.

    Nome : Richard Robert
    Serie: 8 ano turma B
    E. E. José Gorutuba.

    ResponderExcluir
  4. Em todas estas postagens mostra como evitar o sedentarismo,
    sei que nos erroneamente preferimos comer chocolates, doces, refrigerantes... Mas sei que temos que ter uma alimentação equilibrada, rica de nutrientes, variados, para que tenhamos saúde.
    Temos que praticar atividade física, pois o sedentarismo, deixa o ser humano obeso, sem resistência física. E quem exercita o corpo, também exercita a mente.
    HEITOR COSTA LOPES NETO
    SERIE 8B
    E.E.JOSE GORUTUBA.

    ResponderExcluir
  5. Essa postagem me ajudou muito!! eu descobri que minha alimentação não e ruim mais tambem presisa ser melhorada, aconselho a muitas pessoas a visitarem essa pagina pois aqui mostra como ter uma alimentação adequada!!

    Victor gabriel ferreira veloso
    8 ano C
    E.E JOSE GORUTUBA

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito destas postagens porque elas me ajudaram a saber como anda a minha alimentação.Eu como muitas coisas ruins mas também como coisas boas para a minha saúde, e depois desse post vou passar a comer muito mais coisas boas, e também não posso esquecer de beber bastante água e praticar exercicios.Fazendo tudo isso direitinho, tenho certeza que eu vou ter uma saúde muito boa!

    Fabiana Rabelo Nunes Bezerra
    8º ano B
    E.E. José Gorutuba

    ResponderExcluir
  7. depois de assistir ao vídeo e ler sobre o que e alimentação saudável eu percebi que nem tudo que gostoso como refrigerantes salgados etc fazem bem para a saúde do nosso coro eles podem satisfazer nossos desejos mas não a nossa fome eu tmb reparei que toda vez que eu comia algo desse tipo eu continuava com fome mas quando eu comia algo salvável eu saciava minha fome .

    descobri para que servem os carboidrato o que eles fazem pelo nosso organismo.
    que vitaminas cada fruto tem em maior quantidade.
    para que serve a vitamina a;b.c;d;emtre outras coisa.
    ALUNO: WDSON BRUNO
    SALA:8 ano A
    NUMERO:39

    ResponderExcluir
  8. depois de assistir ao vídeo e ler sobre o que e alimentação saudável eu percebi que nem tudo que gostoso como refrigerantes salgados etc fazem bem para a saúde do nosso coro eles podem satisfazer nossos desejos mas não a nossa fome eu tmb reparei que toda vez que eu comia algo desse tipo eu continuava com fome mas quando eu comia algo salvável eu saciava minha fome .

    descobri para que servem os carboidrato o que eles fazem pelo nosso organismo.
    que vitaminas cada fruto tem em maior quantidade.
    para que serve a vitamina a;b.c;d;emtre outras coisa.
    ALUNO: WDSON BRUNO
    SALA:8 ano A
    NUMERO:39

    ResponderExcluir
  9. depois de assistir ao vídeo e ler sobre o que e alimentação saudável eu percebi que nem tudo que gostoso como refrigerantes salgados etc fazem bem para a saúde do nosso coro eles podem satisfazer nossos desejos mas não a nossa fome eu tmb reparei que toda vez que eu comia algo desse tipo eu continuava com fome mas quando eu comia algo salvável eu saciava minha fome .

    descobri para que servem os carboidrato o que eles fazem pelo nosso organismo.
    que vitaminas cada fruto tem em maior quantidade.
    para que serve a vitamina a;b.c;d;emtre outras coisa.
    ALUNO: WDSON BRUNO
    SALA:8 ano A
    NUMERO:39

    ResponderExcluir
  10. Essa matéria me ajudou muito pois descobri que vários alimentos não faz bem para a saúde é que todos viram açúcar também me ajudou bastante é espero aprender mais ainda temos que manter uma alimentação muito saudável para não termos problemas mais para a frente !! Gostei muito da matéria é os jogos é as fotos me fez gostar mais ainda .
    MARIA EDUARDA PERINI
    8°A
    E.E JOSÉ GORUTUBA

    ResponderExcluir
  11. Mônica, Com base nesta matéria eu aprendi com a pirâmide alimentar, a manter a alimentação equilibrada.também aprendi mais sobre nutrientes que são proteínas,carboidratos,gorduras, água ,vitaminas e minerais e a função de cada uma.E que agora estou ciente de que os alimentos e bebidas nada saudáveis e gostosos como mortadela,bacon,salgadinhos,refrigerantes,lanches,etc,há gorduras e compromete a saúde assim como outros e deixa a pessoa em risco de ter problemas. JOYCE MARCIELLE 8°A

    ResponderExcluir
  12. MÔNICA, Com base nesta matéria ,eu aprendi com a pirâmide alimentar,a manter uma alimentação equilibrada.E também que nutrientes são as proteínas,carboidratos,gorduras,vitaminas e minerais e as funções de cada uma.E estou ciente de que alimentos e bebidas nada saudáveis e gostosos como mortadela,bacon,salgadinhos,refrigerantes,lanches,etc há gorduras e que compromete a saúde e a deixa em risco. JOYCE MARCIELLE 8ºA E.E JOSÉ GORUTUBA

    ResponderExcluir
  13. Gostei Muito do vídeo slide , com essa matéria aprendi muito por exemplo , aprendi sobre alimentos que tem alimentos que faz bem e outros que faz muito mal , aprendi também sobre cada indivíduo, além dos processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes.
    as necessidades nutricionais podem ser definidas como as quantidades de nutrientes e de energia disponíveis nos alimentos que um indivíduo sadio deve ingerir para satisfazer suas necessidades fisiológicas normais e prevenir sintomas e nos da energias para fazer nossas atividades do dia a dia,...

    Kauan Lucas 8°C E.E José Gorutuba

    ResponderExcluir
  14. olá MÔNICA aprendi que os alimentos além de saciar a fome servem também para fornecer energia através dos nutrientes que são as proteínas,os carboidratos,as gorduras,a ÁGUA,as vitaminas e os sais minerais.Aprendi também que para se ter uma alimentação saudável é preciso de todos os nutrientes distribuídos adequadamente através da pirâmide alimentar.

    nome:JULIANA
    série:8 ano A
    E.E.JOSÉ GORUTUBA

    ResponderExcluir
  15. Eu aprendi que se não tivermos uma alimentação balanceada nos podemos adquirir varias doenças com: anemia,obesidade,entre outras.
    Se você quiser fortalecer o organismo deve incluir na sua alimentação frutas,verduras e legumes pois são fontes de vitaminas,minerais e fibras.E substituir embutidos como mortadela,linguiças,salsicha,pois esse tipos de alimentos pode causar doenças cancerígenas.Sobre o vídeo do anjinho X diabinho ,inclusão de alimentos saudáveis e essencial para a saúde, mas o diabinho sempre nos leva para o lado da tentação dos alimentos que não são saudáveis apesar de serem gostosos , mas devemos controlar.

    NOME: Jaerdeson Rodrigues Macêdo
    TURMA: 8ºA E.E. Jose Gorutuba

    ResponderExcluir
  16. HEBERT HIAGO RODRIGUES DE BRITO21 de março de 2016 21:21

    • PROFESSORA MONICA
    Aprendi que alimentos como
    peixe, ovo, leite, queijo e iogurte, mas os vegetais como ervilhas e soja, também são ricos em proteínas como as de origem animal
    A alimentação rica em proteínas ajuda a ganhar massa muscular e a queimar gordura, quando aliada à prática de exercício físico.
    Assim como os alimentos ricos em fibras
    Os alimentos ricos em fibras são, essencialmente, os alimentos de origem vegetal, como cereais, frutas, vegetais, leguminosas e frutas secas.
    As fibras são constituintes naturais encontradas nos alimentos, que facilitam o funcionamento do intestino combatendo a prisão de ventre e ajudando a diminuir a fome. Além disso, também diminuem a absorção de açúcares e gorduras, ajudando no combate à diabetes e colesterol alto.
    As vitaminas como a Vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 E B12), vitamina C, vitamina D, vitamina e vitamina Todos esses nutrientes compõe o grupo das chamadas vitaminas que são tão importantes para o corpo humano, tendo em vista que contribuem com o desenvolvimento e funcionamento adequado do organismo.
    Elas são importantes para a melhoria do sistema imunológico, ajudam a curar feridas, fazem bem à saúde dos olhos, deixam os ossos fortes e colaboram para que possamos adquirir energia por meio dos alimentos, entre outras funções.
    MONICA EU AGORA VOU CITA ALGUMAS COISA QUE EU APRENDIR PARA TER UMA ALIMENTAÇAO SAUDAVEL:
    • Fazer uma alimentação completa: ingerindo diariamente fruta, legumes, leguminosas, cereais, carne ou peixe e lacticínios;
    • Fazer uma alimentação equilibrada: comer maior quantidade de alimentos pertencentes à base da pirâmide, como cereais, frutas, legumes e verduras e menos quantidade dos alimentos que se encontram no topo, como gorduras e açucares;
    • Fazer uma alimentação variada: optando por escolher alimentos diferentes dentro do mesmo setor, comendo maçã ao almoço e laranja ao jantar ou consumindo carne e massa numa refeição e peixe e batata em outra;
    • Beber pelo menos 1,5L de água por dia ou chá sem açúcar;
    • Restringir o consumo de sal a 5g por dia, não devendo acrescentar sal aos alimentos, sempre que possível;
    • Preferir comer alimentos de origem biológica, sem conservantes e aditivos;
    • Evitar o consumo de refrigerantes, bolos, chocolates, compotas e balas, optando por consumir em dias festivos;
    • Comer de 3 em 3 horas, evitando o jejum prolongado.

    EU APRENDIR QUE Os alimentos fornecem nutrientes, que são as substâncias que precisamos para nutrir o organismo, como, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água e, cada um deles possui funções específicas e fundamentais para o seu bom funcionamento, como dar energia ou renovar as células
    HEBERT HIAGO RODRIGUES DE BRITO
    DA SALA DO 8 ANO B

    ResponderExcluir
  17. Mônica depois de ver este vidio , percebi que minha alimentação estava moderada , sim de vez em quando uma besteirinha mais o que é. Bom msm é as frutas e alguns vegetais . as pessoas que comen só porcaria concerteza vão ser obesas e ter problemas de saúde como diabetes e anemia .e espero que esse vidio mostre todos o caminho do anjinho ! Mais agr ? Vai uma maçã ae ? Pedro Henrique 8 ano escola estadual José de gorutuba !

    ResponderExcluir
  18. Oi Mônica dps de ver esse vidio percebi que minha alimentação era moderada,sim de vez em quando comia uma coisinha do diabinho , percebi que o vidio tem como papel de mostrar quem come mal fica obeso, anêmico, e vários outros problemas de saúde então devemos comer tudo que for do anjinho o diabinho nen se fala ! E agr ? Vai uma maçã ?
    Pedro Henrique
    8B
    Escola José gorutuba !

    ResponderExcluir
  19. Mônica,essa matéria me ajudou muito.Aprendi que os nutrientes fornecem energia ,aprendi também quais são "Os principais nutrientes".essa matéria também me ajudou para saber quais são os alimentos que faz bem para a saúde e os que não faz , que sempre é bom comer frutas ,verduras e legumes ,evitar gorduras ,refrigerantes e tomar mais suco.
    CAMILLY SANTOS MIRANDA N:06
    8A JOSÉ GORUTUBA

    ResponderExcluir
  20. Monica,essa materia no inicio parecia chata mas com seus videos ela se tornou bem mais dinamica e facil de entender tudo isso me ajudou a perceber que precisava mudar algumas coisas na minha alimentação como alimentos gordurosos mas nem tudo estava errado ja que as frutas,veduras e legumes estão muito presentes na minha alimentação.
    ANNE KAROLINE OLIVEIRA FERREIRA N:3 8°A JOSÉ GORUTUBA

    ResponderExcluir
  21. Mônica, depois de ler toda a matéria e ver o vídeo,aprendi coisas que nem imaginava sobre os alimentos.Percebi que minha alimentação não é muito boa mas também não é das piores, pois como de tudo um pouco e quase todo dia como uma verdura e como pouco doce e não tomo refrigerante quase nunca.
    Antes de estudar sobre essa matéria nem imaginava que os doces,açúcar,milho,bolo,pães,biscoitos,etc.faziam bem para o nosso corpo.
    Aprendi para que serve cada tipo de alimento ,o bem que cada um dos tipos de alimentos fazem para o corpo. Mas sabendo que uns devem ser consumidos em menor quantidade. Percebi que devo mudar alguns detalhes na minha alimentação, pois bebo pouca água e devo aumentar a quantidade de água que bebo por dia ainda mais nesse calor.Descobri que minha alimentação é parecida com a que a pirâmide mostra. Vou começar a seguir as dicas que li aqui no blog achei elas muito boas para ter uma boa qualidade de vida. Aprendi muito com essa matéria e pretendo colocar em pratica tudo isso, para uma melhor qualidade de vida.
    ALUNA:LAURA ALBINO DE MELO TELES
    SÉRIE/TURMA:8 ANO A

    ResponderExcluir
  22. MÔnica, lendo a matéria eu aprendi muitas coisas que não sabia como a importância de alguns alimentos, e percebi erros e acertos na minha alimentação, aprendi sobre os nutrientes o que cada um deles nos fornece, e como ajuda o nosso corpo a se proteger e se desenvolver.Aprendi também dicas para melhorar minha alimentação, vi o vídeo e percebi que o anjo e o capetinha estão sempre nas minhas compras. Depois de ver a piramide vi também que eu não sigo aquelas normas por exemplo as hortaliças eu não consumo nenhuma porção, e os açúcares eu exagero, mas eu vou tentar mudar isso.E aquelas dicas eu vou passar pra outras pessoas que estão precisando.Vou passar também a fazer atividades físicas.
    Nome: LÍVIA ALBINO DE MELO TELES
    NÚMERO:23 SÉRIE/TURMA:8 ano A

    ResponderExcluir
  23. epois de assistir ao vídeo e ler sobre o que e alimentação saudável eu percebi que nem tudo que gostoso como refrigerantes salgados etc fazem bem para a saúde do nosso coro eles podem satisfazer nossos desejos mas não a nossa fome eu tmb reparei que toda vez que eu comia algo desse tipo eu continuava com fome mas quando eu comia algo salvável eu saciava minha fome .
    URIEL OLIVEIRA
    TURMA:A/8 ANO
    NUMERO/37

    ResponderExcluir
  24. Mônica
    Aprendi a me alimentar melhor , comendo bem com mais alimentos orgânicos .
    Agora sei que nem tudo que é gostoso e saudável . mas que existem muitos alimentos saudáveis gostosos.
    Aprendi sobre a pirâmide alimentar e sobre o nosso sistema digestório.

    HELLEN CHRISTIANE
    8ano A
    N°11

    ResponderExcluir
  25. Mônica
    Aprendi a me alimentar melhor , comendo bem com mais alimentos orgânicos .
    Agora sei que nem tudo que é gostoso e saudável . mas que existem muitos alimentos saudáveis gostosos.
    Aprendi sobre a pirâmide alimentar e sobre o nosso sistema digestório.

    HELLEN CHRISTIANE
    8ano A
    N°11

    ResponderExcluir
  26. eu entendi que esse video ensina a nos alimentarmos direito ..
    e tambem se livrar da obesidade..
    CLEIDSON DOS SANTOS
    8ano C
    N 10

    ResponderExcluir
  27. Eu gostei muito pois ajudou na minha alimentação para eu ter uma alimentação saudável.E tirei todas as minhas duvidas que eu tinha sobre a matéria. NOME:Herick Ruan de Castro Silva NUMERO:14 TURMA:8anoB

    ResponderExcluir
  28. eu gostei muito dos videos e tambem das postagens os videos me ajudaram muito pois a partir do dia em que eu assistir OS VIDEOS parei de seguir a alimentacao do CAPETINHA e passei a seguir a alimentacao do ANJINHO.... A PARTIR DESSE DIA A MINHA ALIMENTACAO PASSOU A SER BALANCEADA...

    MARIA CLARA SILVA , 8 ANO A

    ResponderExcluir
  29. monica eu gostei muito com o video e as imagens,manica eu estou gostando muito a com a materia sua ,e a alimentos pizza,lanches ,cachoro quente etc... fazes mau para a minha saude e para todo mundo e a alimentacao salada ,verduras ,e as alimentacao, antes dessa materia eu so imaginava com doces, pipoca,lanches, balas ,e salgadinhos e outros so que fais mau para saude e eu so pensava neles kkkk agora eu penso que fais bem para saude obg pelo encinar a materia
    Agata anne costa 8c

    ResponderExcluir
  30. Mônica eu aprendi que parar ter uma alimentação saudável não é preciso comer muito e sim comer pouco mais adequadamente. Aprendi que o alimento serve para termos disposição para fazermos as nossas atividades do dia-a-dia. E que proteínas são construtoras dos músculos, dos ossos, da pele, células do nosso sangue, enzimas, anticorpos e os hormônios do nosso corpo. e o carboidrato ajuda no funcionamento do coração e dos pulmões. E aprendi que a gordura mantêm a temperatura do nosso corpo, pois funcionam como isolante térmico, e auxilia no trasporte e na absorção de vitaminas A,D,K e E, e protegem os nervos e orgãos internos, contra choques e lesões. E que as vitaminas estão presentes em todas as reações químicas do nosso corpo,e elas podem prevenir alguns tipos de câncer,e também evitam o envelhecimento.E o mais importante é que eu aprendi a ter uma boa alimentação .Mônica gostei muito, essa matéria me ajudou bastante na minha alimentação!!....LUANA DIAS ANTUNES 8B

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas