sexta-feira, 11 de março de 2016

8º ANO CEC/ SISTEMA NERVOSO

Na nossa relação com o mundo, o tempo inteiro somos estimulados e respondemos aos elementos do ambiente. A cada estímulo externo (como o cheiro de um alimento ou o som de uma buzina) e mesmo interno (como dor ou sensação de fome), o organismo reage, ou seja, de certo modo “responde a essas perguntas:
De onde vem o estímulo?
Como meu corpo reage a esse estímulo?
Isto me fará bem ou mal?
Já tive essa sensação antes?
Esse processo ocorre no sistema nervoso central de maneira tão instantânea que a nossa consciência não tem como identificar todas as suas etapas, nem os milhares de estímulos que o corpo recebe a todo instante.
Para compreender melhor como percebemos os estímulos externos e como respondemos a eles, é fundamental reconhecer o sistema que forma a rede de comunicação do corpo.
 Por que precisamos de um sistema nervoso?
Seu cérebro é o órgão mais importante de seu corpo. Ele controla tudo o que você faz, seus movimentos, seus pensamentos e sua memória. Muitas vezes ele não age diretamente, mas pode controlar pequenas quantidades de substâncias químicas do sangue, que, por sua vez, têm um forte efeito sobre outra parte do corpo. vamos conhecê-lo detalhadamente?





















                                                                        ANIMAÇÕES


E agora, vamos aprender divertindo?

Neste você deverá treinar seu inglês.

Agora vamos assistir vídeos dentro do nosso corpo, com certeza iremos fixar melhor. vamos lá?


                     VAMOS ALÉM COM TEXTOS INFORMATIVOS?

http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso1.asp
http://www.sistemanervoso.com/pagina.php?secao=4&materia_id=474&materiaver=1

VAMOS CONHECER ALGUMAS DOENÇAS DESTE SISTEMA TÃO IMPORTANTE?
Você deverá realizar um levantamento de informações sobre as principais doenças do sistema nervoso.
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre uma doença do sistema nervoso, consultando, para tanto, sites específicos.
GRUPO 1: Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?6       Fonte:  http://www.acidentevascularcerebral.com/    
GRUPO 2: Ataques Epiléticos
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Epilepsia   
Fonte:   http://www.infoescola.com/neurologia/epilepsia/   
GRUPO 3: Cefaléias
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?71    
Fonte:   http://cefaleias.com.br/    
GRUPO 5: Doença de Parkinson
Fonte: http://www.doencadeparkinson.com.br/resumodp.htm     
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?153      
GRUPO 6: Doença de Alzheimer
Fonte:  http://www.doencadealzheimer.com.br/index.php?modulo=home     Fonte:   http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?150  
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre as principais doenças do sistema nervoso, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:
Quais são as principais características da doença pesquisada?
Como ela se desenvolve?
Quais são os sintomas?
Como é feito o diagnóstico?
Como é realizado o tratamento?
É possível preveni-la? Se sim, como?

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá apresentar de maneira criativa. Dividirei em sala de aula.






51 comentários:

  1. Mônica, gostei muito do slide, das animações e dos vídeos. Aprimorei meus conhecimentos e aprendi muito sobre o sistema nervoso:

    Base do sistema nervoso: o neurônio
    A célula fundamental do sistema nervoso é o neurônio, que é capaz de produzir e conduzir impulsos elétricos. Organiza-se em três regiões: a dos dendritos, corpo celular e do axônio. O axônio é envolvido pelas células de Schwann, que produzem a bainha de mielina. Entre uma célula de Schwann e outra, existe um curto setor desprovido de mielina. Cada um desses setores é denominado um nódulo de Ranvier.

    Sinapse nervosa
    Sinapses nervosas são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estímulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores. O contato físico não existe, pois ambas estruturas estão próximas, mas há um espaço entre elas (fenda sináptica). Dos axônios são liberados os neurotransmissores que atravessam a fenda e transmite o impulso nervoso de um neurônio para outro.

    Lobos cerebrais
    O córtex cerebral é dividido em quatro lobos:
    -Lobo frontal: controle motor e raciocínio lógico.
    -Lobo parietal: interpretação dos estímulos tácteis.
    -Lobo occipital: interpretação dos estímulos visuais.
    -Lobo temporal: interpretação dos estímulos sonoros.

    Tronco encefálico
    O tronco cerebral ou encefálico é a porção do sistema nervoso central situado entre a medula espinhal e o cérebro. É no tronco encefálico que se fixa o cerebelo. O tronco possui três porções que são de baixo para cima:
    -Bulbo raquidiano: relaciona-se com funções vitais e alguns reflexos.
    -Ponte: comunica o cérebro com o cerebelo e o bulbo e influência na respiração.
    -Mesencéfalo: conecta o cérebro e o tronco encefálico.

    Medula espinhal
    Tem corpos de células nervosas (substância cinzenta) e axônios (substância branca) vindos do cérebro e de novos periféricos. A medula espinhal tem como principais funções: comunicação do encéfalo com os órgãos e o ato reflexo.

    Ato reflexo
    É uma reação involuntária a um determinado estímulo. O caminho que o impulso nervoso realiza do órgão receptor ao órgão efetor é chamado de arco reflexo.


    Doenças ligadas ao sistema nervoso

    Mal de Alzheimer
    É uma doença neuro-degenerativa que não possui cura. Provoca o declínio das funções intelectuais, tendo inicialmente s perda de memória. Afeta a capacidade de aprendizado, de atenção de orientação, etc. com essa doença a pessoa fica cada ver mais dependente da ajuda dos outros. Para se "prevenir" é preciso manter a cabeça ativa.

    Esclerose múltipla (E.M.)
    Nessa doença, a mielina é destruída tornando-se tecido esclerosado, isso distorce e bloqueia o fluxo das mensagens. As funções do corpo tornam-se descontroladas porque as mensagens não passam de forma correta e as mensagens seguem para outra área.

    Doença de Parkinson (DP)
    É uma moléstia degenerativa do sistema nervoso que afeta os indivíduos de acima de 60 anos. O caso da doença inicia-se com tremor, afetando uma das mãos. A DP é devida a uma perda de neurônios em uma região do cérebro chamada substância negra.

    Memória: existem dois tipos de memória, a implícita e a explícita. A explícita é consciente, já a implícita é inconsciente, ela é responsável pela execução de gestos, jeito de andar, sorrir, etc.
    Quando iniciamos um processo de arquivamento de uma informação, uma nova sinapse é ativada ou criada. Assim, quanto maior o número de sinapses maior o número de memórias.

    ANA CAROLINA CASTRO MEDRADO 8° S

    ResponderExcluir
  2. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos e animações. Pode aprender mais sobre o sistema nervoso central.
    Bom, pude concluir que a célula fundamental no Sistema Nervoso é o neurônio. Que é capaz de produzir impulsos elétricos. Elas são divididas em corpo celular, dendrito e axônio. O impulso sempre começa no dendrito que passa pelo corpo celular e termina no fim do axônio. O axônio é envolvido pela célula de Schwann, que produzem a bainha de mielina.
    Sinapse nervosa é quando o estímulo é passado de neurônio para neurônio. É isso ocorre através de mediadores químicos, os neurotransmissores. Não ocorre um contato físico. O axônio libera uma substância ( neurotransmissores), que passam pela fenda e estimulam receptores no dendrito de outro neurônio.
    O cérebro é dividido em lobo frontal, lobo parietal, loco temporal e lobo occipital. E o tronco é composto por mesencéfalo, ponte, bulbo e também tem a medula.
    O reflexo patear e quando uma percussão no joelho estimula receptores sensitivos, gerando um sinal nervoso. O sinal percorre ao longo de uma via nervosa até a medula espinhal. Lá o sinal é transmitido do nervo sensorial ao nervo motor. Que envia um sinal para um músculo da coxa, que se contrai. Fazendo a perna ir para a frente. Em todo reflexo, não existe a participação do cérebro.
    Exemplos de doenças do sistema nervoso são assistente vascular cerebral ( AVC),ataques epiléticos, cefaléia, esclerose multiplicas, doença de Parkinson, doença de Alzheimer.
    Existem dois tipos de memória, a implícita e a explícita. A explícita é capaz de guardar coisas do dia-dia, passado, das nossas vidas. E ao mesmo tempo, nos permite saber que um elefante é um elefante e não uma capivara. Já a explícita é responsável por fetos como andar, tocar piano, sorrir, andar de bicicleta. É é através das sinapses nevosas que o cérebro arquiva as nossas informações.
    Bom Mônica, foi isso que pude concluir com tudo.
    MILENA SAKON PORTUGAL 8 ANO "S"

    ResponderExcluir
  3. Mônica, eu gostei muito dos textos,vídeos e jogos apresentados. Eles complementaram o meu estudo sobre o Sistema Nervoso Central e introduziram novos conteúdos. Com isso, pude aprender:

    A base do Sistema Nervoso Central são os neurônios. Os neurônios são originados das células troncos e que são responsáveis por conduzir o nosso impulso nervoso. A sua estrutura se caracteriza pela presença de dentritos, corpo celular e o axônio (protegido pela bainha de Mielina, que por sua vez, é constituída de lipídios). É justamente nessa ordem que acontece a propagação do impulso nervoso. É importante destacar que um neurônio nunca vai encontrar-se fisicamente com outro, mas sim, quimicamente. A chamada fenda cinática separa um neurônio do outro, e os neurotransmissores são aqueles que transmitem os estímulos elétricos e a sinapse nervosa é o processo de encontro desses estímulos entrem um neurônio e outro.
    Podem existir 3 tipos de neurônios:
    -Sensitivos: Eles captam os estímulos externos e geram impulsos aos Interneurônios.
    -Interneurônios: São responsáveis na comunicação, onde processam os impulsos elétricos vindos dos sensitivos e enviam respostas aos motores.
    -Motores: Eles dão a resposta aos estímulos, gerando a ação específica.

    O Sistema Nervoso Central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo é protegido pelo crânio e ocupa grande parte da nossa cabeça. Pode ser dividido em:
    -Cérebro: Responsável pela memória, interpretação, raciocínio. É divido nos hemisférios esquerdo e direito. O Esquerdo é o que o lado da escrita, linguagem,leitura, fonética, conversação e etc. O Direito é o lado da matemática, geometria, criatividade e visualização. As pessoas canhotas são controladas pelo Hemisfério Direito e as destras o Hemisfério Esquerdo.
    -Cerebelo: Responsável pelo controle da postura, controle do tônus muscular, coordenação motora.
    -Bulbo: Responsável pelo controle dos movimentos respiratórios,cardíacos e perestálticos.
    -Ponte: Comunicação entre o cérebro e cerebelo e bulbo.
    A Estrutura Externa do Cérebro:
    -O córtex cerebral é dividido em 4 lobos: Frontal (controle motor, raciocínio lógico), Parietal (interpretação dos estímulos tácteis), Temporal (interpretação dos estímulos sonoros) e o Occipital (interpretação dos estímulos visuais)
    -Substância Cinzenta (corpo de neurônios)
    -Substância Branca (neurofribilas)
    -Sistema Límbico
    -Gânglios Basais
    *Encéfalo protegido pela dura-máter, aracnóide e pia-máter.

    A medula espinhal é a responsável pela comunicação do encéfalo com os outros órgãos. Formada por 31 nervos raquidianos. É na medula espinhal que ocorre o ato reflexo, onde são rápidos estímulos que nos protegem. O neurônio sensitivo envia o estímulo a medula espinhal onde situam-se os neurônios motores irá criar o estímulo de resposta e enviar para o músculo.

    Doenças relacionadas ao Sistema Nervoso:
    -Mal de Alzheimer:O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade.
    -Esclerose Múltipla: A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o cérebro e a medula espinhal (sistema nervoso central). Isso acontece porque o sistema imunológico do corpo confunde células saudáveis com "intrusas", e as ataca provocando lesões no cérebro. O sistema imune do paciente corrói a bainha de mielina.
    -Doença de Parkinson: A doença de Parkinson é uma doença neurológica, crônica e progressiva, resultante da degeneração das células situadas em uma região do cérebro conhecida como substância negra.
    Mariana Cruz 8°Ano "s"

    ResponderExcluir
  4. Mônica,

    Com o slide, os vídeos e as animações, eu pude aprimorar o meu conhecimento sobre o sistema nervoso.Aprende muito.

    A célula fundamental do sistema nervoso é o neurônio capaz de produzir e conduzir impulsos elétricos.Organiza-se em três regiões:Os dendritos,filamentos relativamente curtos e extremamente ramificados,a do corpo celular,e a do axônio ,uma região filamentosa ramificada em sua extremidade.O impulso sempre percorre o neurônio iniciado pelos seus dendritos,passando pelo corpo celular e indo em direção ao fim do axônio.O axônio é envolvido pelas células Schwann,que produzem a bainha de mielina (lipídeo).

    As sinapses nervosas,ocorrem no contato das terminações nervosas com dendritos.O contato físico não existe realmente,pois ambas estruturas estão próximas,mas há um espaço entre elas (fenda sináptica).Dos axônios,são liberadas substancias,que atravessam a fenda e estimulam os receptores nos dendritos e assim transmitem o impulso nervoso de um neurônio para o outro.

    Divisão do sistema nervoso central:é composto pelo Encéfalo e a Medula Espinhal(possui corpos de células nervosas).O Encéfalo é formado pelos seguintes órgãos:

    Cérebro - cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso ,responsável pela manutenção do equilíbrio e postura corporal.

    Cerebelo – é responsável pela coordenação das atividades dos músculos esqueléticos, do tato, visão e audição, em nível inconsciente, a partir de informações recebidas.

    Tronco encefálico – se encontra fixo ao cerebelo,possui o Mesencéfalo (transmite informações entre o cérebro e o telencefalo),Ponte(relaciona-se com funções vitais),Bulbo(possui corpos de células nervosas).

    Ato reflexo: É a via nervosa que um nervo reflexo segue.
    Sistema nervoso: Doenças
    Mal de Alzheimer – A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

    Parkinson – A doença de Parkinson (DP) ou Mal de Parkinson, é uma doença degenerativa, crônica e progressiva, que acomete em geral pessoas idosas. Ela ocorre pela perda de neurônios do SNC em uma região conhecida como substância negra (ou nigra). Os neurônios dessa região sintetizam o neurotransmissor dopamina, cuja diminuição nessa área provoca sintomas principalmente motores. Entretanto, também podem ocorrer outros sintomas, como depressão, alterações do sono, diminuição da memória e distúrbios do sistema nervoso autônomo.

    Depressão – É um distúrbio da emoção que afeta o corpo, o humor, e o pensamento.

    Com todo conteúdo dado, os vídeos, animações e documentário eu pude chegar a conclusão que o sistema nervoso tem um papel fundamental no controle do corpo.

    Luane Carmélia 8°Ano "s"

    ResponderExcluir
  5. mônica conseguir retirar minhas dúvidas nessa matéria bem legal e complexa
    Sistema nervoso é a parte do organismo que coordena suas ações voluntárias e involuntárias e transmite sinais entre as diferentes partes do organismo. O tecido nervoso surge com os vermes, cerca de 550 a 600 milhões de anos atrás. Na maioria das espécies animais, constitui-se de duas partes principais: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP).

    João gabriel Pereira 8 ano s

    ResponderExcluir
  6. monica,
    gostei muito dos videos,slides e meuconhecimento foi bastante
    aprimorado com essas explicações,nessa materia aprendi:

    Base do sistema nervoso:o neurônio
    o neurônio,a célula fundamental do sistema nervoso,que é capaz de produzir e conduzir impulsos eletricos.Se organiza em três regiões: dentritos,axônio e corpo celular.
    o axônio que é envolvido por células de schwann,que faz a produção da bainha de mielina
    sinapse nervosa:
    As sinapses nervosas são os pontos onde as extremidades de neurônios se encontram,o estímulo passa de um neurônio ao outro por meio dos neurotransmissores que são mediadores químicos
    Os lobos cerebrais:
    O córtex é dividido em quatro lobos:
    •lobo frontal :controle motor e raciocinio logico
    •lobo pariental:interpretação dos estimulos tácteis
    •lobo temporal:interpretação dos estimulos sonoros
    •lobo occipital:interpretação dos estimulos visuais
    Tronco encefalico
    o tronco encefalico é a porçâo do sistema nervoso central situado entre a medula espinhal e o cérebro.Possui três partes:
    bulbo raquidiano:relaciona -se com as funções vitais
    ponte:comunica-se o cérebro com o cerebelo e o bulbo e influência na respiração
    Mesencéfalo:conecta o cérebro e o tronco encefalico

    Doenças que fazem ligação ao sistema nervoso
    •Mal de Alzheimer:doença que não obtem a cura e é neuro degenerativa
    •esclerose múltipla :nessa doença,a mielina é destruida e torna-se um tecido esclerosado
    • Doença de parkinson :
    É uma doença moléstia degenerativa do sistema nervoso que afeta individuos acima de 60 anos

    João Victor Costa Souza,8 ano ss

    ResponderExcluir
  7. Monica,
    Com os vídeos, slides, e jogos eu consegui entender melhor tudo que já havia sido explicado em sala de aula. De acordo com meus estudos aqui no blog pude concluir que:
    - Neurônio:
    É a base do sistema nervoso, produz e conduz impulsos nervosos. Organiza-se em dendritos, corpo celular, e axônio (o axônio fica envolto pela chamada Bainha de mielina, que é uma camada de lipídios). O impulso sempre percorre o neurônio iniciando nos dendritos, passando pelo corpo e tendo fim no axônio.
    - Sinapse Nervosa:
    Os neurônios não têm contato físico, mas sim químico. As sinapses nervosas são, portanto os pontos de encontro dos neurônios, entre os neurônios existem fendas sinápticas que leva os neurotransmissores do axônio para receptores nos dendritos de outro neurônio.

    O SNC (sistema nervoso central) é dividido em medula espinhal e encéfalo, este se subdivide em cérebro, cerebelo e tronco encefálico que possui três partes: mesencéfalo, ponte e bulbo.
    Os lobos celebrais são 4: occipital, temporal, parietal e frontal.

    - Cerebelo:
    Responsável por manutenção de equilíbrio e postura corporal, tônus muscular e movimentos voluntários, aprendizagem motora.
    - Tronco encefálico:
    Está entre a medula espinhal e o cérebro, e fixo ao cerebelo. Suas três partes são:
    * Bulbo raquidiano: funções vitais (respiração, batimentos do coração)
    * Ponte: pertence ao SNC e retransmite informações entre o cerebelo e o telencéfalo.
    * Mesencéfalo: conecta o cérebro e o tronco encefálico.
    - Arco Reflexo:
    É a via que um nervo reflexo segue. Os receptores sensitivos são estimulados, gerando um sinal, o sinal percorre até a medula espinhal, na medula o sinal é transmitido do nervo sensorial para o motor, o nervo motor envia sinal ao músculo que faz o movimento. Todo reflexo ocorre sem envolvimento do cérebro.

    Algumas doenças ligadas ao sistema nervoso:
    - Mal de Alzheimer:
    É uma doença que não tem cura, normalmente afeta idosos, a doença provoca esquecimento de memórias recentes; dificuldades de aprendizado, atenção, orientação, etc.; dependência da ajuda de outras pessoas para ajudar na rotina básica e higiene. A doença não possui forma de prevenção, mas os médicos recomendam estar com a mente ativa
    - Doença de Parkinson:
    Causa tremor, rigidez e lentidão de movimentos, é causada por falta de neurônios em uma região do cérebro chamada substância negra.
    - Depressão:
    Distúrbio da emoção que afeta o corpo, o humor e o pensamento: altera o apetite e o sono, sentimentos e pensamentos. Sua principal característica é o humor deprimido, mais de 60% dos suicídios são por depressão.

    Memória:
    A memória se divide em duas partes:
    * Explícita: é a memória consciente, é capaz de guardar acontecimentos do dia-a-dia, do passado, das nossas vidas.
    * Implícita: é a memória inconsciente, é responsável por gestos, jeito de andar, sorrir, etc.
    O cérebro arquiva as novas informações pelas sinapses nervosas.

    A matéria em sala, e no blog estava bem explicada, e foi isso o que eu consegui concluir.

    Louise Fagundes 8º SS

    ResponderExcluir
  8. Mônica, eu gostei muito dos textos,vídeos e jogos apresentados. Eles complementaram o meu estudo sobre o Sistema Nervoso Central e introduziram novos conteúdos. Com isso, pude aprender:

    A base do Sistema Nervoso Central são os neurônios. Os neurônios são originados das células troncos e que são responsáveis por conduzir o nosso impulso nervoso. A sua estrutura se caracteriza pela presença de dentritos, corpo celular e o axônio (protegido pela bainha de Mielina, que por sua vez, é constituída de lipídios). É justamente nessa ordem que acontece a propagação do impulso nervoso. É importante destacar que um neurônio nunca vai encontrar-se fisicamente com outro, mas sim, quimicamente. A chamada fenda sináptica separa um neurônio do outro, e os neurotransmissores são aqueles que transmitem os estímulos elétricos e a sinapse nervosa é o processo de encontro desses estímulos entrem um neurônio e outro.
    Podem existir 3 tipos de neurônios:
    -Sensitivos: Eles captam os estímulos externos e geram impulsos aos Interneurônios.
    -Interneurônios: São responsáveis na comunicação, onde processam os impulsos elétricos vindos dos sensitivos e enviam respostas aos motores.
    -Motores: Eles dão a resposta aos estímulos, gerando a ação específica.

    O Sistema Nervoso Central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo é protegido pelo crânio e ocupa grande parte da nossa cabeça. Pode ser dividido em:
    -Cérebro: Responsável pela memória, interpretação, raciocínio. É divido nos hemisférios esquerdo e direito. O Esquerdo é o que o lado da escrita, linguagem,leitura, fonética, conversação e etc. O Direito é o lado da matemática, geometria, criatividade e visualização. As pessoas canhotas são controladas pelo Hemisfério Direito e as destras o Hemisfério Esquerdo.
    -Cerebelo: Responsável pelo controle da postura, controle do tônus muscular, coordenação motora.
    -Bulbo: Responsável pelo controle dos movimentos respiratórios,cardíacos e perestálticos.
    -Ponte: Comunicação entre o cérebro e cerebelo e bulbo.
    A Estrutura Externa do Cérebro:
    -O córtex cerebral é dividido em 4 lobos: Frontal (controle motor, raciocínio lógico), Parietal (interpretação dos estímulos tácteis), Temporal (interpretação dos estímulos sonoros) e o Occipital (interpretação dos estímulos visuais)
    -Substância Cinzenta (corpo de neurônios)
    -Substância Branca (neurofribilas)
    -Sistema Límbico
    -Gânglios Basais
    *Encéfalo protegido pela dura-máter, aracnóide e pia-máter.

    A medula espinhal é a responsável pela comunicação do encéfalo com os outros órgãos. Formada por 31 nervos raquidianos. É na medula espinhal que ocorre o ato reflexo, onde são rápidos estímulos que nos protegem. O neurônio sensitivo envia o estímulo a medula espinhal onde situam-se os neurônios motores irá criar o estímulo de resposta e enviar para o músculo.

    Doenças relacionadas ao Sistema Nervoso:
    -Mal de Alzheimer:O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade.
    -Esclerose Múltipla: A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o cérebro e a medula espinhal (sistema nervoso central). Isso acontece porque o sistema imunológico do corpo confunde células saudáveis com "intrusas", e as ataca provocando lesões no cérebro. O sistema imune do paciente corrói a bainha de mielina.
    -Doença de Parkinson: A doença de Parkinson é uma doença neurológica, crônica e progressiva, resultante da degeneração das células situadas em uma região do cérebro conhecida como substância negra.

    Mariana Cruz 8°Ano "s"

    ResponderExcluir
  9. Mônica,muito interessantes os slides, jogos e vídeos.pude concluir que:
    O sistema nervoso central é responsável por identificar, analisar e responder às informações e estímulos dos meios externo e interno.Ele é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal.
    O encéfalo é formado por:
    .cérebro: responsável pela memória,interpretação, coordenação motora, raciocínio,etc.
    .Cerebelo: controle do tônus muscular, postura corporal, equilíbrio,etc.
    .protuberância: liga as outras partes do encéfalo, influencia nas emoções,interfere na pressão arterial,etc.
    .Bulbo: movimentos cardíacos,movimentos respiratórios, pressão arterial e alguns reflexos,etc.
    LOBOS CEREBRAIS:
    .lobo parietal:interpretação de estímulos tácteis (dor, pressão...)
    .lobo occipital: estímulos visuais
    .lobo temporal: estímulos sonoros
    .lobo frontal: controle motor e raciocínio lógico.
    HEMISFÉRIOS DO CÉREBRO:
    .Direito: matemática,geometria,cores,criatividade...
    .Esquerdo: verbal,escrita,leitura,análises,línguas...
    OS NEURÔNIOS
    São responsáveis pela transmissão de impulsos elétricos.
    .Dendritos > Corpo celular (onde fica o núcleo) > axônio (protegido pela bainha de mielina) {nesse sentido de propagação dos impulsos nervosos}
    Sensitivos: quando estimulados, geram impulsos aos interneurônios
    Interneurônios: processam os impulsos elétricos vindos dos neurônios sensoriais e enviam respostas aos motores.
    Motores: conduzem impulsos que promovem contrações nos músculos gerando ações específicas.
    SINAPSES NERVOSAS
    NUNCA ocorre contato físico entre dois neurônios e sim o químico, através dos neurotransmissores e das sinapses nervosas.
    Entre os dendritos de dois neurônios há um espaço chamado fenda sináptica, onde são liberados os neurotransmissores que transmitem os impulsos de um neurônio ao outro.
    Ana Luiza Soares Mendes - 8°s

    ResponderExcluir
  10. Professora Mônica,gostei muito dos slides,das explicações e dos videos.Em minha opinião acho que eles ajudam mais nos estudos de nós alunos.Bom,eu aprendi que o sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle de um organismo.
    O neurônio é a unidade fundamental deste sistema.
    *Os neurônios se comunicam através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos.O neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.
    O sistema nervoso é divido em 2;
    .Sistema Nervoso Central;
    .Sistema Nervoso Periférico
    *A MEDULA ESPINHAL:
    A medula espinhal não é apenas um condutor de impulsos nervosos. Os circuitos neuronais medulares são importantes na produção dos movimentos musculares, pois eles exercem o controle direto sobre os músculos.
    *CEREBELO:
    O cerebelo é responsável pela coordenação das atividades dos músculos, do tato, visão e audição, em nível inconsciente, a partir de informações recebidas. Indivíduos com lesão no cerebelo exibem fraqueza e perda do tônus muscular, assim como movimentos descoordenados.
    *SINAPSE NERVOSA:
    Um impulso nervoso é transmitido pelo neurônio axônio através de sinapses, uma região de contato entre a extremidade do axônio de um neurônio e a superfície de outras células.
    *MEMÓRIA:
    Exeisten 2 tipos de memórias,a implícita e a explicita.
    .Implícita:memória inconciente.
    .Explícita:memória cosciente.
    *LOBOS CEREBRAIS:
    O córtex cerebral é dividido em áreas denominadas lobos cerebrais, cada uma com funções diferenciadas e especializadas.Estas áreas sao:
    .Lobo frontal;
    .Lobo temporal;
    .Lobo parietal;
    .Lobo occipital.
    *TRONCO ENCEFÁLICO:
    O tronco encefálico é continuo com a medula espinhal e consiste no bulbo raguidiano, na ponte e no mesencéfalo. Posteriormente ao tronco encefálico encontra-se o cerebelo.
    *DOENÇA DE PARKINSON:
    É decorrente da perda de neurônios do sistema nervoso central (SNC) em uma área específica do cérebro, levando à redução de dopamina, com conseqüente alteração dos movimentos não voluntários.Normalmente afeta pessoas com idade avançada.


    Laura Pires Santana 8°Ano SS

    ResponderExcluir
  11. Mõnica.

    Excelente postagem ela me ajudou a entender os neurônios e as doenças com a sua perda ..

    Retirei minhas dúvidas e tive uma aprendizagem mais ampla.

    Espero mais post assim, bem explicados.

    Julio Emanuel Martins 8° Ss

    ResponderExcluir
  12. mônica conseguir retirar minhas dúvidas nessa matéria bem legal e complexa
    Sistema nervoso é a parte do organismo que coordena suas ações voluntárias e involuntárias e transmite sinais entre as diferentes partes do organismo. O tecido nervoso surge com os vermes, cerca de 550 a 600 milhões de anos atrás. Na maioria das espécies animais, constitui-se de duas partes principais: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico.
    Retirei minhas dúvidas e tive uma aprendizagem mais ampla.
    Espero mais post assim, bem explicados.

    carlos eduardo silva soares.

    ResponderExcluir
  13. Mônica.
    Com base nos slides, e videos pude aprimorar mais meus saberes sobre essa parte da matéria.
    Agora entendo melhor que o neurônio célula do sistema nervoso constituída de corpo celular (núcleo e citoplasma), dendritos e axônio.
    Que o encéfalo está localizado na caixa craniana e apresenta três órgãos principais: o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico.
    compreendi melhor que o cérebro é o órgão mais importante do sistema nervoso e considerado o mais volumoso uma vez que ocupa a maior parte do encéfalo, o cérebro está dividido em duas partes simétricas: o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo.
    A medula espinhal é um cordão de tecido nervoso, situado dentro da coluna vertebral e na parte superior está conectada ao tronco encefálico.
    Com tudo isso me sinto mais preparada para qualquer atividade sobre o assunto, gostei muito das postagens me ajudaram muito.

    Maria Eduarda Anacleta
    8° ano "SS"

    ResponderExcluir
  14. Mônica, eu gostei muito dos textos,vídeos e jogos apresentados. Eles complementaram o meu estudo sobre o Sistema Nervoso Central e introduziram novos conteúdos.Com isso eu aprendi que:
    Base do sistema nervoso:o neurônio
    o neurônio,a célula fundamental do sistema nervoso,que é capaz de produzir e conduzir impulsos eletricos.Se organiza em três regiões: dentritos,axônio e corpo celular.
    -Cerebelo: Responsável pelo controle da postura, controle do tônus muscular, coordenação motora.
    -Bulbo: Responsável pelo controle dos movimentos respiratórios,cardíacos e perestálticos.
    -Ponte: Comunicação entre o cérebro e cerebelo e bulbo.
    A Estrutura Externa do Cérebro:
    -O córtex cerebral é dividido em 4 lobos: Frontal (controle motor, raciocínio lógico), Parietal (interpretação dos estímulos tácteis), Temporal (interpretação dos estímulos sonoros) e o Occipital (interpretação dos estímulos visuais).

    Felipe Anjos de Menezes 8 ano "ss"

    ResponderExcluir
  15. Professora Mônica, gostei bastante dos slides,videos,jogos e explicações. Com o conteúdo pude aprender mais sobre o sistema nervoso e a função de cada parte que o compõe.
    aprendi que o neurônio é a base do sistema nervoso e é capaz de produzir e conduzir impulsos elétricos. Eles possuem três partes principais: dendritos (onde ocorre a recepção das informações, é parte receptora do neurônio); corpo celular (responsável pela integração das informações) e axônios (transporta o impulso nervoso de um neurônio para outro ou de um neurônio para uma glândula ou fibra muscular).
    O sistema nervoso se divide em dois: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
    Sinapse nervosa:Sinapses nervosas são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estímulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores. As sinapses ocorrem no "contato" das terminações nervosas (axônios) com os dendritos. O contato físico não existe realmente, pois ambas estruturas estão próximas, mas há um espaço entre ela (fenda sináptica). Dos axônios são liberadas substâncias (neurotransmissores), que atravessam a fenda e estimulam receptores nos dendritos e assim transmitem o impulso nervoso de um neurônio para o outro.
    Medula espinhal:A medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, que se inicia logo abaixo do bulbo, no forame magno, atravessando o canal das vértebras, estendendo-se até a primeira ou segunda vértebra lombar.
    Os circuitos neuronais medulares são importantes na produção dos movimentos musculares, pois eles exercem o controle direto sobre os músculos.
    Cerebelo: o cerebelo é responsável pelo controle da postura, controle dos músculos coordenação motora sentidos (tato, paladar, visão)etc.
    Lobos cerebrais: o córtex é dividido em algumas áreas que são denominadas lobos cerebrais. E são elas :
    Lobo frontal;
    .Lobo temporal;
    .Lobo occipital.
    .Lobo parietal;
    Mal de Alzheimer:A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas.
    A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas.


    Mariana Anjos Dias 8°SS


    ResponderExcluir
  16. Mônica,gostei muito das explicações do blog,aprendi mais sobre os sistemas nervoso, tanto como o periférico e o central, do bulbo,ponte,cérebro,cerebelo. Enfim,as explicações estavam ótimas e tirei todas as minhas dúvidas.

    LUCAS JÁCOME GUIMARÃES 8 "S"

    ResponderExcluir
  17. Professora Mônica,adorei os textos ,videos e os jogos .Isso estimula todos os alunos a terem mais aprendizado fora da sala de aula.
    *O que é o sistema nervoso?
    O sistema nervoso e formado por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem a função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, "interpretá-los" e "arquivá-los", e consequentemente, elaborar respostas, as quais podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações.O Sistema Nervoso está dividido em duas partes fundamentais:
    .Sistema Nervoso centra (SNC)l:O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal, ambos envolvidos e protegidos por três membranas denominadas meninges.
    -Encéfalo:O encéfalo, que pesa aproximadamente 1,5 quilo, está localizado na caixa craniana e apresenta três órgãos principais: o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico;
    -Cérebro:Órgão mais importante do sistema nervoso e considerado o mais volumoso.Assim, a camada mais externa do cérebro e cheia de reentrâncias, chama-se córtex cerebral, o responsável pelo pensamento, visão, audição, tato, paladar, fala, escrita, etc;
    -Cerebelo:Está situado na parte posterior e abaixo do cérebro, o cerebelo coordena os movimentos precisos do corpo, além de manter o equilíbrio;
    - Tronco Encefálico:Localizado na parte inferior do encéfalo, o tronco encefálico conduz os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa. Além disso, produz os estímulos nervosos que controlam as atividades vitais como os movimentos respiratórios, os batimentos cardíacos e os reflexos, como a tosse, o espirro e a deglutição;
    -Medula Espinhal:A medula espinhal é um cordão de tecido nervoso, situado dentro da coluna vertebral e na parte superior está conectada ao tronco encefálico. Sua função é conduzir os impulsos nervosos do restante do corpo para o cérebro e coordenar os atos involuntários (reflexos).
    .Sistema Nervoso Periférico (SNP):O sistema nervoso periférico é formado por nervos que se originam no encéfalo e na medula espinhal. Sua função é conectar o sistema nervoso central ao resto do corpo. Importante destacar que existem dois tipos de nervos: os cranianos e os raquidianos.
    -Nervos Cranianos: distribuem-se em 12 pares que saem do encéfalo, e sua função é transmitir mensagens sensoriais ou motoras, especialmente para as áreas da cabeça e do pescoço.
    -Nervos Raquidianos: são 31 pares de nervos que saem da medula espinhal. São formados de neurônios sensoriais, que recebem estímulos do ambiente; e neurônios motores que levam impulsos do sistema nervoso central para os músculos ou para as glândulas.
    * Doenças ligadas ao sistema nervoso
    .Parkinson: é uma doença progressiva do sistema neurológico que afeta principalmente o cerebro . Alzheimer:as conexões das células do cérebro e as próprias células se degeneram e morrem, comprometendo a memória e outras importantes funções mentais.Perda de memória e confusão mental são os principais sintomas.Não há cura, mas medicamentos e estratégias de controle podem melhorar os sintomas temporariamente;
    .Esclerose Múltipla: é uma doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.
    Lídia Maria A. Torchelsen Viana 8° SS

    ResponderExcluir
  18. Mônica ficou ótimo com eles apredi muito e eles servem para estudo em casa para provas e mas também aprendi muito tipo O sistema nervoso e formado por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem a função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, "interpretá-los" e "arquivá-los", e consequentemente, elaborar respostas, as quais podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações.Os circuitos neuronais medulares são importantes na produção dos movimentos musculares, pois eles exercem o controle direto sobre os músculos.
    Cerebelo: o cerebelo é responsável pelo controle da postura, controle dos músculos coordenação motora sentidos (tato, paladar, visão)etc.
    Lobos cerebrais: o córtex é dividido em algumas áreas que são denominadas lobos cerebrais. E são elas :
    Lobo frontal;
    .Lobo temporal;
    .Lobo occipital.
    .Lobo parietal;
    Mal de Alzheimer:A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas.
    A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas.

    Victor Pereira Barbosa 8° ano SS

    ResponderExcluir
  19. Mônica,
    Com os slides e vídeos pude revisar a matéria ensinada em sala e tirar dúvidas.
    *Sistema nervoso: É o neurônio que é responsável pela condução do impulso nervoso.
    *Sinapse nervosa: São os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estimulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores.
    *SNC: Sistema nervoso central: encéfalo e medula espinhal.
    *SNP: Sistema nervoso periférico: conjunto dos nervos que ligam o sistema nervoso central a periferia.
    *Lobos cerebrais: Localização onde estão os sentidos – frontal, temporal, occiptal e parietal.
    *Tronco encefálico: É a porção do sistema nervoso central situada entre a medula espinhal e o cérebro.
    *Medula espinhal: É responsável por levar e trazer os impulsos
    elétricos do encéfalo para o restante do corpo.
    *Arco reflexo: É a via que um nervo reflexo segue.
    *Nome de algumas doenças ligadas ao sistema nervoso:
    Mal de Alzheimer;
    Esclerose múltipla;
    Depressão;
    Memória;

    Aissa Fernandes 8 ano SS

    ResponderExcluir
  20. Mônica, com os slides, vídeos e jogos eu consegui concluir tudo que havíamos aprendido em sala de aula. Sobre essa postagem aqui no blog eu conclui que:
    *O sistema nervoso é uma rede de comunicações do organismo que tem função de captar mensagens, estímulos do ambiente, interpreta-los e consequentemente elaborar respostas.
    *A célula fundamental desse sistema é o neurônio. Ele que produz e conduz os chamados impulsos nervosos.
    A estrutura dessa célula organiza-se em:
    1)Dentritos: filamentos curtos e de extremidades ramificadas.
    2) Corpo celular: maior região, onde se encontra o corpo celular.
    3) Axônio: que é uma região única e alongada que se ramifica em sua extremidade. Esse é envolto pelas células de Schwan, que produzem a bainha de mielina, ela atua como um isolamento elétrico e aumenta a velocidade de propagação do impulso. Entre cada célula de Schwan existe um curto setor desprovido dele. A cada um desses setores é denominado nódulo de Ranvier.
    * Sinapse Nervosa é o contato QUÍMICO feito por neurotransmissores, entre dois neurônios. Esse “contato” existe para que os estímulos passem adiante. Ele ocorre sempre das terminações nervosas aos dentritos de um outro neurônio. * O nosso Sistema Nervoso Central (SNC) é dividido entre: -Encéfalo -medula espinhal
    O encéfalo se divide em: -Cérebro : Lobo occiptal, lobo pariental, lobo frontal e lobo temporal. Cada área do cérebro exerce uma função obs. : o cérebro ocupa maior parte do encéfalo.
    -Cerebelo: parte do encefalo responsável pela manutenção do equilíbrio e postura corporal, controle de tônus muscular, bem como a aprendizagem motora.
    - Tronco encefálico ou cerebral: é a porção do SNC situada entre a medula espinhal e o cérebro. Obs.: o cerebelo encontrasse fixo ao tronco encefálico. O tronco encefálico se divide em:
    -Bulbo raquidiano :respiração, batimentos do coração. – -ponte: retransmite informações entre cerebelo e telencéfalo.
    - mesencéfalo: conecta o cérebro e o tronco encefálico.
    * Medula espinhal: tem corpos de células nervosas (substancias cinzentas) e axônios (substancia branca) vindo do cérebro e de nervos periféricos.
    *Arco reflexo:É reação corporal automática à estimulação. Os receptores sensitivos são estimulados, gerando um sinal, o sinal percorre até a medula espinhal, na medula o sinal é transmitido do nervo sensorial para o motor, o nervo motor envia sinal ao músculo que faz o movimento. isso ocorre sem envolvimento do cérebro.
    *Memória: Existem dois sistemas básicos da memória: O implícito e o explicito. O implícito : é a memória inconsciente, é responsável por gestos, jeito de andar, sorrir, etc.e já a explicita é a memória consciente, é capaz de guardar acontecimentos do dia-a-dia, do passado, das nossas vidas.
    *Algumas doenças do sistema nervoso:
    Mal de Alzheimer: É uma doença que não tem cura e normalmente afeta idosos. Ela doença provoca esquecimento de memórias recentes; dificuldades de aprendizado, orientação, etc. A doença não possui forma de prevenção.
    Depressão:
    Distúrbio da emoção que afeta o corpo, o humor e o pensamento. Altera o apetite e o sono, sentimentos e pensamentos. Sua principal característica é o humor deprimido.
    Doença de Parkinson: A doença de Parkinson é uma doença neurológica, crônica e progressiva, resultante da degeneração das células situadas em uma região do cérebro conhecida como substância negra.
    esclerose múltipla :nessa doença,a mielina é destruida e torna-se um tecido esclerosado
    SARA TEIXEIRA 8° “SS”

    ResponderExcluir
  21. Monica, com os vídeos, slides e jogos pude compreender melhor o conteúdo aprendido em sala de aula. Aprendi sobre:


    -Neurônio:
    É a célula fundamental e a base do sistema nervoso, é capaz de produzir e conduzir impulsos nervosos. é organizado em três regiões: dendritos, corpo celular e axônio. O axônio é envolvido por células de Schwann, que produzem a bainha de mielina.


    -Sinapse nervosa:
    São os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estímulo passa de um neurônio para o seguinte por meio dos neurotransmissores. As sinapses ocorrem no contato dos axônios com os dendritos. Para transmitir o impulso nervoso de um neurônio para outro, os axônios liberam neurotransmissores, que atravessam a lenda e estimulam receptores nos dendritos.


    -Sistema nervoso central:
    O sistema nervoso central é dividido pelo encéfalo: cérebro, cerebelo, tronco encefálico( mesencéfalo, ponte, bulbo) e a medula espinhal.
    Lobos cerebrais: São quatro: Lobo Occipital, Lobo Parietal, Lobo Frontal e Lobo Temporal.


    -Tronco encefálico:
    É a porção do sistema nervoso central situado entre a medula espinhal e o cérebro. Nele se encontra fixo o cerebelo. O tronco encefálico tem três porções:
    *Bulbo raquidiano: Tem funções vitais como a respiração, batimentos do coração e pressão arterial, e tem alguns tipos de reflexos como mastigação, movimentos peristálticos, fala, piscar de olhos, secreção lacrimal e vômito.
    *Ponte: Faz parte do sistema nervoso central, retransmite informações entre o cerebelo e o telencéfalo e contém os centros que ajudam a regular a respiração.
    *Mesencéfalo: conecta o cérebro e o tronco encefálico.


    - Arco reflexo:
    É a via que um nervo reflexo segue, estimula receptores sensitivos.


    Mal de Alzheimer, Doença de Parkinson e Depressão são algumas doenças ligadas ao sistema nervoso.


    Luana Aguiar Oliveira 8º SS

    ResponderExcluir
  22. Monica, com os slides, jogos e com os vídeos pude entender melhor a matéria explicada em sala de aula. Essas são algumas das coisas que compreendi melhor:
    .-Sistema nervoso central: É dividido pelo encéfalo: cérebro, cerebelo, tronco encefálico( mesencéfalo, ponte, bulbo) e a medula espinhal. Lobos cerebrais.
    .-Tronco encefálico: Onde se encontra fixo o cerebelo. O tronco encefálico tem três porções:Bulbo raquidiano,Ponte e Mesencéfalo.
    - Arco reflexo: Via que um nervo reflexo segue, estimula receptores sensitivos.
    -Sinapse nervosa: Ocorrem no contato dos axônios com os dendritos. Para transmitir o impulso nervoso de um neurônio para outro, os axônios liberam neurotransmissores, que atravessam a lenda e estimulam receptores nos dendritos
    -Neurônio: Célula fundamental e base do sistema nervoso, capaz de produzir e conduzir impulsos nervosos. é organizado em três regiões: dendritos, corpo celular e axônio..
    Marcela Vieira 8º ano ´´S´´

    ResponderExcluir
  23. Mônica, gostei muito dos vídeos e do slide. Com eles pude, mais uma vez, tirar as minhas dúvidas, receber novas informações e aprofundar a matéria.
    Pude concluir que sem o sistema nervoso não poderíamos fazer nada do que fazemos. O órgão mais importante do nosso corpo é o cérebro, que controla todos os movimentos.
    Neurônio: é a célula fundamental do sistema nervoso,e é capaz de produzir e conduzir impulsos elétricos(impulsos nervosos)
    Sinapse nervosa: são pontos onde as extremidades de neurônios se encontrame e o estímulo passa para o próximo através de neurotransmissores.
    As partes do cérebro são divididas por 4 "lobos": lobo occipital, lobo temporal, lobo pariental, lobo frontal.
    Tronco encefálico: dividido entre bulbo, ponte e mesencéfalo, e cada uma dessas partes possuem fundamentos diferentes.
    Algumas doenças que podem ser causadaseu por lesões no cérebro são mal de alzheimer, esclerose múltipla (e.m.), Parkinson e a depressão.
    Ainda existem muitos mistériose sobre o cérebro.
    Lisa Millena 8°"S"

    ResponderExcluir
  24. Mônica, gostei muito dos vídeos e do slide. Com eles pude, mais uma vez, tirar as minhas dúvidas, receber novas informações e aprofundar a matéria.
    Pude concluir que sem o sistema nervoso não poderíamos fazer nada do que fazemos. O órgão mais importante do nosso corpo é o cérebro, que controla todos os movimentos.
    Neurônio: é a célula fundamental do sistema nervoso,e é capaz de produzir e conduzir impulsos elétricos(impulsos nervosos)
    Sinapse nervosa: são pontos onde as extremidades de neurônios se encontrame e o estímulo passa para o próximo através de neurotransmissores.
    As partes do cérebro são divididas por 4 "lobos": lobo occipital, lobo temporal, lobo pariental, lobo frontal.
    Tronco encefálico: dividido entre bulbo, ponte e mesencéfalo, e cada uma dessas partes possuem fundamentos diferentes.
    Algumas doenças que podem ser causadaseu por lesões no cérebro são mal de alzheimer, esclerose múltipla (e.m.), Parkinson e a depressão.
    Ainda existem muitos mistériose sobre o cérebro.
    Lisa Millena 8°"S"

    ResponderExcluir
  25. Monica,gostei muito dos videos e dos slides e com tudo aprendi que
    O Sistema nervoso é a parte do organismo que coordena suas ações voluntárias e involuntárias e transmite sinais entre as diferentes partes do organismo. O tecido nervoso surge com os vermes, cerca de 550 a 600 milhões de anos atrás. Na maioria das espécies animais, constitui-se de duas partes principais: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP).

    O sistema central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. Todas as partes do encéfalo e da medula estão envolvidas por três membranas de tecido conjuntivo - as meninges. O encéfalo, principal centro de controle, é constituído por cérebro, cerebelo, tálamo, hipotálamo e bulbo.
    Felipe Martins Baldoino 8°S"

    ResponderExcluir
  26. Mônica,
    Gostei muito dos slides, dos vídeos e jogos. Com eles pude aprimorar meus conhecimentos sobre o sistema nervoso. Aprendi que:

    - Neurônio: Os neurônios são células nervosas, que desempenham o papel de conduzir os impulsos nervosos. Possuem três partes principais:
    Dendritos: ocorre a recepção das informações;
    Corpo celular: responsável pela integração das informações;
    Axônios: transporta o impulso nervoso de um neurônio para outro, e é envolvido bainha de mielina que possibilita maior rapidez na propagação dos impulsos.

    - Sinapse nervosa: É a região de contato entre dois neurônios, onde ocorre a liberação de neurotransmissores, que provocam a mudança de cargas no neurônio, gerando a continuidade do impulso elétrico. Os neurotransmissores são liberados neste espaço porque não há ligação física entre as membranas dos neurônios.

    - Sistema nervoso central(SNC): É dividido em encéfalo e medula espinhal

    - Lobos Cerebrais: O córtex cerebral é dividido em áreas denominadas lobos cerebrais. Eles são quatro:
    *Lobo frontal;
    *Lobos occipitais;
    *Lobos temporais;
    *Lobos parietais.

    - Tronco encefálico: Abaixo do cérebro, existe o tronco encefálico, que é formado por estruturas com funções diferenciadas:
    *Mesencéfalo: junto com o bulbo e o cerebelo, é responsável pelo controle espacial e equilíbrio corporal, e conecta o cérebro e o tronco encefálico;
    *Ponte: contribui na regulação do ritmo respiratório e promove o cruzamento das vias sensitivas e motoras;
    *Bulbo: participa do controle da respiração, da digestão e dos batimentos cardíacos.

    - Medula espinhal: É responsável por levar e trazer os impulsos elétricos do encéfalo para o restante do corpo e vice-versa.

    - Atos reflexos: O ato reflexo é o mais rápido mecanismo de estímulo e resposta do sistema nervoso. É quando reagimos de maneira instantânea e involuntária a estímulos ambientais.

    - Doenças relacionadas ao Sistema Nervoso:
    *Mal de Alzheimer;
    *Esclerose Múltipla;
    *Doença de Parkinson.

    Júlia Campos 8°Ano 'S'

    ResponderExcluir
  27. Mônica,
    Com as animações, slides e vídeos pude compreender melhor a matéria estudada.
    Neurônios:
    Os neurônios são à base do sistema nervoso e têm a função de conduzir e produzir os impulsos elétricos. Eles possuem três partes principais: dendritos; corpo celular e axônios.
    Sinapse nervosa:
    A sinapse nervosa é o contato entre dois neurônios, onde ocorre a liberação de neurotransmissores para que o impulso nervoso possa se propagar entre os neurônios.
    Lobos cerebrais:
    -Lobo frontal: controla motor e raciocínio lógico.
    -Lobo parietal: interpreta os estímulos tácteis.
    -Lobo occipital: interpreta os estímulos visuais.
    -Lobo temporal: interpreta os estímulos sonoros.
    Tronco cerebral:
    É a parte do sistema nervoso central que esta entre a medula espinhal e o cérebro. Ele possui três porções que são:
    - Bulbo raquidiano: é responsável pelas funções vitais;
    -Ponte: transmissão de informações entre o cérebro e o telencéfalo. Alem de ajudar na regulação da respiração.
    -Mesencéfalo: conexão do cérebro e do tronco encefálico.
    Medula espinhal: tem como funções: comunicação do encéfalo com os órgãos e o ato reflexo.
    Arco reflexo: é a via que um nervo reflexo segue. Um exemplo é o reflexo patelar.
    Doenças ligadas ao sistema nervoso:
    - Mal de Alzheimer
    - Esclerose múltipla
    - Doença de Parkinson (DP)
    - Memória
    Então foi isso que pude compreender sobre o conteúdo.

    Clara Fróes Dias – 8° ano S

    ResponderExcluir
  28. Lais Alves de carvalho21 de março de 2016 às 17:27

    Mônica!
    Gostei muito dos seus videos,slides.Com isso na minha opinião,agente aprende mais.
    Sinapse Nervosa:É um contato entre dois neurônios,onde ocorre a liberação de neurotransmissores para que o impulso nervo possa propagar entre os neurônios.
    Dendritos:Ocorre a recepção das informações.
    Cerébro:O cerébro ele é responsável pelo raciocínio,emoções,inteligencias,memória,tônus muscular,cordenação motora.
    Cerebelo:Já o cerebelo é responsável pelo equilibrio do corpo.
    Bulbo:Respiração,circulaçõs,funções vitais.
    Ponte:ligação de cerebro,cerebelo e bulbo.
    Medula espinhal:Ela contém 31 pares de nervos.Tem como funções:Comunicação do encéfalo com os orgãos e o ato reflexo.
    Lobo frontal;
    Lobo temporal;
    Lobo occipital;
    Lobo sentido;
    O sistema nervoso é dividido em SNC(sistema nervoso central)e SNP(sistema nervoso periferico).
    O tecido nervoso é formado por células com grande apacidade para receberem e transmitirem impulsos nervosos.Essas células,denominadas neurônios,sao adotadas de prolongamentos:Os dendritos e o axônio.Na conexão entre dois neurônios não há continuidade citoplásmatica,mais sim um tipo especial de junção denominada a sinapse.
    Doenças ligadas ao sistema nervoso:
    -Mal de Alzheimer
    -Esclerose mútipla
    -Doença de Parkinson
    -Memória
    Então foi isso que compreendi nesse capitulo!


    Lais Alves De Carvalho 8 SS

    ResponderExcluir
  29. Monica,gostei muito dos vídeos,slides,explicações e animações. Com elas pude tirar algumas duvidas e aprender um pouco mais sobre essa matéria.
    O que pude cuncluir foi:
    A Sinapse Nervosa é: um contato entre dois neurônios,onde ocorre a liberação de neurotransmissores para que o impulso nervo possa propagar entre os neurônios.
    Dentritos : Onde ocorre a ''recepção'' de informações.
    Cerebro: O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso e é responsavel pelo controle das emoções,raciocino,memória,coordenação motora,etc.
    Cerebelo: responsavel pelo equilibrio do nosso corpo.
    Bulbo: funções vitais.
    Ponte: liga o cérebro,cerebelo e o bulbo.
    Medula espinhal: comunicação d encefalo com os orgãos e o ato refexo.
    O sistema nervoso é dividido em SNC e SPN.
    Então,esse foi um pequeno resumo do que eu aprendi nesse capitulo!
    EDUARDA DIAS FREITAS, 8 S.

    ResponderExcluir
  30. Como sempre, os slides, vídeos e sites ajudaram muito na compreensão da matéria.
    O sistema nervoso central tem a função de identificar e analisar as informações dos meios externo (ambiente) e interno (órgãos) e é composto pela medula espinhal e pelo encéfalo.
    A medula espinhal tem 31 pares de nervos e está envolvida no processo do ato reflexo, como quando encostamos em algo muito quente,os nervos transmitem a informação através dos neurônios sensitivos à medula e o impulso volta em forma de mensagem motora, nos fazendo desencostar do objeto quente.
    o encéfalo é dividido em:
    .Bulbo:controle dos movimentos respiratórios e cardíacos;
    .Cerebelo:controle do tônus muscular,postura e equilíbrio;
    .Protuberância:interfere na pressão arterial,emoções e liga as todas as partes do encéfalo
    .Cérebro:memória,raciocínio,interpretação,coordenação motora.
    Dividido em dois hemisférios, que são ligados pelo corpo caloso:
    .Direito:responsável pela matemática,criatividade e artes;
    .Esquerdo: responsável pela parte verbal,escrita,leitura,análise, línguas.
    E em lobos cerebrais:
    .Parietal:interpreta estímulos tácteis
    .Occipital:estímulos visuais
    .Temporal:estímulos sonoros
    .Frontal:controle motor e raciocínio lógico
    Na estrutura interna existem o sistema límbico, responsável pelas emoções, memórias, instintos; e os gânglios basais que atuam juntamente com o lobo frontal nas funções motoras.
    Há também o sistema periférico,que comunica o SNC com os órgãos através de nervos, que podem ser raquidianos (31 pares ligados á medula espinhal) ou cranianos, que podem ser subdivididos em motores (12 pares do encéfalo à musculatura) e sensitivos (12 pares dos órgãos ao encéfalo).
    Por último há o sistema autônomo, responsável pelas funções involuntárias, dividido em simpático e parassimpático, cujas funções são antagônicas, ou seja, opostas.
    O simpático dilata a pupila,inibe a salivação,estimula os atimentos cardíacos,relaxa os brônquios, inibe o estômago,figado e pâncreas, relaxa a bexiga e estimula a produção de adrenalina. O parassimpático,obviamente, possui funções opostas a estas.
    Ana Luiza Soares Mendes - 8°S


    ResponderExcluir
  31. Como sempre, os slides, vídeos e sites ajudaram muito na compreensão da matéria.
    O sistema nervoso central tem a função de identificar e analisar as informações dos meios externo (ambiente) e interno (órgãos) e é composto pela medula espinhal e pelo encéfalo.
    A medula espinhal tem 31 pares de nervos e está envolvida no processo do ato reflexo, como quando encostamos em algo muito quente,os nervos transmitem a informação através dos neurônios sensitivos à medula e o impulso volta em forma de mensagem motora, nos fazendo desencostar do objeto quente.
    o encéfalo é dividido em:
    .Bulbo:controle dos movimentos respiratórios e cardíacos;
    .cerebelo:controle do tônus muscular,postura e equilíbrio;
    .protuberância:interfere na pressão arterial,emoções e liga as todas as partes do encéfalo
    .cérebro:memória,raciocínio,interpretação,coordenação motora.
    Dividido em dois hemisférios, que são ligados pelo corpo caloso:
    .Direito:responsável pela matemática,criatividade e artes;
    .Esquerdo: responsável pela parte verbal,escrita,leitura,análise, línguas.
    E em lobos cerebrais:
    .Parietal:interpreta estímulos tácteis
    .Occipital:estímulos visuais
    .Temporal:estímulos sonoros
    .Frontal:controle motor e raciocínio lógico
    Na estrutura interna existem o sistema límbico, responsável pelas emoções, memórias, instintos; e os gânglios basais que atuam juntamente com o lobo frontal nas funções motoras.
    Há também o sistema periférico,que comunica o SNC com os órgãos através de nervos, que podem ser raquidianos (31 pares ligados á medula espinhal) ou cranianos, que podem ser subdivididos em motores (12 pares do encéfalo à musculatura) e sensitivos (12 pares dos órgãos ao encéfalo).
    Por último há o sistema autônomo, responsável pelas funções involuntárias, dividido em simpático e parassimpático, cujas funções são antagônicas, ou seja, opostas.
    O simpático dilata a pupila,inibe a salivação,estimula os atimentos cardíacos,relaxa os brônquios, inibe o estômago,figado e pâncreas, relaxa a bexiga e estimula a produção de adrenalina. O parassimpático,obviamente, possui funções opostas a estas.
    Ana Luiza Soares Mendes - 8°S

    ResponderExcluir
  32. mônica aprendi que:
    sistema nervoso deriva seu nome de nervos, que são pacotes cilíndricos de fibras que emanam do cérebro e da medula central, e se ramificam repetidamente para inervar todas as partes do corpo. Os nervos são grandes o suficiente para serem reconhecidos pelos antigos egípcios, gregos e romanos , mas sua estrutura interna não foi compreendida até que se tornasse possível examiná-los usando um microscópio. Um exame microscópico mostra que os nervos consistem principalmente de axônios de neurônios, juntamente com uma variedade de membranas que os envolvem, segregando-os em fascículos de nervos . Os neurônios que dão origem aos nervos não ficam inteiramente dentro dos próprios nervos - seus corpos celulares residem no cérebro, medula central, ou gânglios periféricos.

    Todos os animais mais avançados do que as esponjas possuem sistema nervoso. No entanto, mesmo as esponjas, animais unicelulares, e não animais como micetozoários têm mecanismos de sinalização célula a célula que são precursores dos neurônios. Em animais radialmente simétricos, como as águas-vivas e hidras, o sistema nervoso consiste de uma rede difusa de células isoladas. Em animais bilaterianos, que compõem a grande maioria das espécies existentes, o sistema nervoso tem uma estrutura comum que se originou no início do período Cambriano, mais de 500 milhões de anos atrás.
    higor8s

    ResponderExcluir
  33. Monica,
    Os neoronios são os nervos do encéfalo. Eles são formados pelos dentritos,corpo celular, núcleo, axônio, bainha de mielina e sinapse. Os neoronios nunca vão fazer contato físico, e sim químico. O encéfalo é formado pelo:
    - cérebro (memória, coordenação motora, raciocínio, inteligências e emoção)
    - cerebelo (equilíbrio e postura corporal)
    - bulbo ( respiração e circulação)
    - ponte ( liga o cérebro ao cerebelo e bulbo)
    Obs.: o cérebro é formado por quatro lobos: Lobo Frontal, Lobo Temporal, Lobo Pariental e Lobo Occipital.
    A medula espinhal está na coluna vertebral e tem ligação com todo o nosso corpo. O ato reflexo é o nosso ato involuntário, o sinal não chega ao nosso cerebro, ele vai apenas até o nervo motor que manda de volta para o músculo de onde o sinal nervoso saiu.
    Os nervos ao morrerem não nascem outros, por isso existe as doenças no Sistema Nervosa. Sendo algumas delas:
    -Mal de Alzheimer
    -AVC
    -Ataques epilépticos
    -Cefaléia
    -Esclerose Múltipla
    -Doença de Parkinson
    Lara Mariana 7º “S”

    ResponderExcluir
  34. Monica as postagens do seu grupo ajuda os alunos a entender melhor a matéria passada na sala ,pois e uma maneira divertida de se aprender ,e eu conclui que :
    O sistema nervoso ,alem de ser o centro de nossas emoções, controla as funções orgânicas do corpo e a interaçao deste com o ambiente ,recebendo estímulos ,interpretando-os e elaborando respostas a ele . É composto pelo sistema nervoso central,e pelo sistema nervoso periférico: o primeiro ,constituído de encéfalo e medula espinal é responsável por processar informações . O segundo ,com nervos ,gânglios e terminações nervosas ,se encarrega pela condução dessas informações pelo corpo
    Emmanuelle Brito costa
    Número 7
    8° A
    Escola estadual jose gorutuba

    ResponderExcluir
  35. Mônica,
    aprendi muito com esses textos e vídeos,entendi que o estimulo ocorre no sistema nervoso de uma maneira instantânia.
    Aprendi também como funciona a nossa memória, sobre a base do
    sistema nervoso e o neurônio, sobre a sinapse as divisões anatômicas do SNC e muito mais de tudo conteúdo do blog.
    ATAQUES EPILÉTICO
    A pessoa é considerada epilética depois de várias crises.
    Esse quadro só assim definido se não for desencadeado por febres alta,uso de drogas, ou conturbações do metabolismo humano.
    Exibe sintomas convulsivos, contrações musculares involuntárias e desmaios.
    È realizado através do Eletroencefalograma.
    O uso de remédios avançados e de cirurgia.
    Não.
    LAURA ALBINO DE MELO TELES
    8 ANO A

    ResponderExcluir
  36. Mônica,lendo o site aprendi muito sobre o sistema nervoso como o neurônio que é sua base e vi também como é o neurônio, vi também a sinapse nervosa e achei engraçado por ser um espaço entre neurônios , e os lobos do cérebro , e suas áreas entendendo um pouco sobre o por que de algumas sequelas que acontecem em pessoas que sofrem acidentes com a cabeça. aprendi sobre a estrutura cerebelar, e o tronco encefálico, e a medula espinal,e sobre o arco reflexo. e as doenças mal de Alzheimer, esclerose múltipla, e a doença de parkinson que eu tinha muita curiosidade de saber o que era, e a depressão e a memória.a doença que eu vou falar é sobre a doença de parkinson pois como já disse tenho curiosidade sobre a doença.
    É uma doença degenerativa do sistema nervoso cental,lentamente progressiva,idiopática, raramente acontecendo antes dos 50 anos.
    numa perda de neurônios de uma area especifica do cerebro que produzira a diminuiçao de uma substancia chamada dopamina,alterando os movimentos chamados de extrapiramidais.
    Essa doença é insidiosa,podendo começar as vezes com um tremor, outras vezes com falta de mímica facial,diminuição do piscar,olhar fixo,movimentos lentos(bradicinesia).
    O diagnósico na fase inicial muitas fezes não é facil,sendo que , como de costume o mesmo deverá ser realizado por um médico preferencialmente neurologista, que dirá se a causa é idiopática , ou se é devido a outra causas.
    O tratamento consiste no uso de medicamentos, fisioterapia, psicoterapia, e em alguns casos selecionados , cirurgia.
    Não e possivel previnir.
    LÍVIA ALBINO DE MELO TELES
    8 ANO A

    ResponderExcluir
  37. Mônica,lendo essa matéria ,assistindo os vídeos aprendi que a célula fundamental do sistema nervoso é o neurônio que é capaz de produzir e conduzir impulsos elétricos,neste caso chamado de impulsos nervosos.Aprendi também que Sinapse nervosas são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontra e o estimulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos ,os neurotransmissores.As Estrutura Cerebelar :O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e postura corporal .o tronco cerebral é a porção do sistema nervoso central situada entre a medula espinhal e o cérebro.o arco reflexo é a via que um nervo reflexo segue ,exemplo : Uma percussão no joelho estimula receptores sensitivos ,gerando um sinal nervoso.existem dois sistemas básicos de memória a implicita e a explicita .Gostei muito !
    CAMILLY SANTOS MIRANDA 8 ANO A
    JOSÉ GORUTUBA

    ResponderExcluir
  38. Bom Mônica lendo essa matéria aprendi e assistindo vídeos e até as brincadeiras e perguntas me fez conhecer mais sobre o sistema nervoso bem legal essa matéria e aprendi muito mais das coisas que nem sabia antes e agora sei e muito bem . Vou falar um pouco do que aprendi :
    Base do sistema nervoso :o neurônio o célula fundamental do sistema nervoso é o neurônio que é capaz de produzir e conduzir impulsos elétricos . Organiza-se em três regiões : a dos dentritos ,corpo celular e do axônio . O axônio e envolvido pelas células de sechwam , que produzem a bainha de mielina . Entre uma célula de schwam e outras , existe um curto setor desprovido de mielina. Cada um desses setores e denominado um módulo de ranvier . Bom isso foi um pouco do que aprendi .
    MARIA EDUARDA DA SILVA PERINI
    8°A
    N°:25

    ResponderExcluir
  39. MONICA EU APRENDIR QUE:O sistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo, formada por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem a função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, "interpretá-los" e "arquivá-los", e consequentemente, elaborar respostas, as quais podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações.
    Nervos que compõem o sistema nervoso
    O Sistema Nervoso está dividido em duas partes fundamentais: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico
    O sistema nervoso central é constituídos pelo encéfalo e pela medula espinhal, ambos envolvidos e protegidos por três membranas denominadas meninges.
    Encéfalo
    O encéfalo, que pesa aproximadamente 1,5 quilo, está localizado na caixa craniana e apresenta três órgãos principais: o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico;
    Cérebro
    Órgão mais importante do sistema nervoso e considerado o mais volumoso uma vez que ocupa a maior parte do encéfalo, o cérebro está dividido em duas partes simétricas: o hemisfério direitoe o hemisfério esquerdo.
    Assim, a camada mais externa do cérebro e cheia de reentrâncias, chama-se córtex cerebral, o responsável pelo pensamento, visão, audição, tato, paladar, fala, escrita, etc.
    Ademais, é sede dos atos conscientes e inconscientes, da memória, do raciocínio, da inteligência e da imaginação, e controla ainda, os movimentos voluntários do corpo.
    Cerebelo
    Está situado na parte posterior e abaixo do cérebro, o cerebelo coordena os movimentos precisos do corpo, além de manter o equilíbrio. Além disso, regula o tônus muscular, ou seja, regula o grau de contração dos músculos em repouso.
    Tronco Encefálico
    Localizado na parte inferior do encéfalo, o tronco encefálico conduz os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa. Além disso, produz os estímulos nervosos que controlam as atividades vitais como os movimentos respiratórios, os batimentos cardíacos e os reflexos, como a tosse, o espirro e a deglutição.
    Medula Espinhal
    A medula espinhal é um cordão de tecido nervoso, situado dentro da coluna vertebral e na parte superior está conectada ao tronco encefálico. Sua função é conduzir os impulsos nervosos do restante do corpo para o cérebro e coordenar os atos involuntários (reflexos).
    Sistema Nervoso Periférico
    O sistema nervoso periférico é formado por nervos que se originam no encéfalo e na medula espinhal. Sua função é conectar o sistema nervoso central ao resto do corpo. Importante destacar que existem dois tipos de nervos: os cranianos e os raquidianos.
    • Nervos Cranianos: distribuem-se em 12 pares que saem do encéfalo, e sua função é transmitir mensagens sensoriais ou motoras, especialmente para as áreas da cabeça e do pescoço.
    • Nervos Raquidianos: são 31 pares de nervos que saem da medula espinhal. São formados de neurônios sensoriais, que recebem estímulos do ambiente; e neurônios motores que levam impulsos do sistema nervoso central para os músculos ou para as glândulas.
    De acordo com a sua atuação, o sistema nervoso periférico pode ser dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.
    • Sistema Nervoso Somático: regula as ações voluntárias, ou seja, que estão sob o controle da nossa vontade bem como regula a musculatura esquelética de todo o corpo.
    • Sistema Nervoso Autônomo: atua de modo integrado com o sistema nervoso central e apresenta duas subdivisões: o sistema nervoso simpático, que estimula o funcionamento dos órgãos, e o sistema nervoso parassimpático que inibe o seu funcionamento.
    De maneira geral, esses dois sistemas têm funções contrárias: enquanto o sistema nervoso simpático dilata a pupila e aumenta a frequência cardíaca, o parassimpático, por sua vez, contraia a pupila e diminui os batimentos cardíacos. Enfim, a função do sistema nervoso autônomo é regular as funções orgânicas, para que as condições internas do organismo se mantenham constantes.
    HEBERTHIAGO RODRIGUES DE BRITO ANO 8B
    ESCOLA ESTADUAL JOSE DO GORUTUBA

    ResponderExcluir
  40. Mônica, Com essa matéria aprendi que,o sistema nervoso,que é a comunicação do corpo,integra e coordena as suas funções. A sua unidade funcional é neurônio:especializada em integrar os estímulos que o corpo recebe e o organismo reage,respondendo aos elementos do ambiente,produz e conduz impulsos elétricos ou nervosos.É formado por três regiões:a dos dendritos,corpo celular e axônio.Os tipos de neurônios,podem ser classificados em:sensoriais,motores e associativos. Entre um neurônio e outro existe um espaço microscópico,essa região de comunicação chama-se sinapse nervosa,são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estimulo passa de um neurônio para o seguinte por meio dos neurotransmissores.o sistema nervoso pode ser dividido em duas partes:o sistema nervoso periférico e sistema nervoso central.O periférico é constituído por nervos e pelos gânglios nervosos e sua função é conectar o sistema central ao resto do corpo.O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinal.Os órgãos componentes do encéfalo são:o cérebro,cerebelo e tronco encefálico.E ainda aprendi mais sobre algumas doenças relacionadas ao sistema nervoso como:mal de Alzheimer,doença de Parkinson(DP)E depressão. Joyce MARCIELLE,8ºA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GORUTUBA.

    ResponderExcluir
  41. Mônica,com essa matéria,aprendi que o sistema nervoso,que é a comunicação do corpo,integra e coordena as suas funções.A sua unidade funcional é o neurônio:especializada em integrar os estímulos que o corpo recebe e o organismo reage,respondendo aos elementos do ambiente,produzir e conduzir impulsos elétricos ou nervosos.É formado por três regiões: a dos dendritos,corpo celular e axônio.Os tipos de neurônios,podem ser classificados em sensoriais,motores e associativos.
    Entre um neurônio e outro existe um espaço microscópico,essa região de comunicação chama-se sinapse nervosa,são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estimulo passa de um neurônio para o seguinte por meio dos neurotransmissores.O sistema nervoso pode ser divido em duas partes:o sistema nervoso periférico e sistema nervoso central.O periférico é constituído por nervos e pelos gânglios nervosos e sua função é conectar o sistema central ao resto do corpo.O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinal. os órgãos componentes do encéfalo são:o cérebro,cerebelo e tronco encefálico.E ainda mais sobre algumas doenças relacionadas ao sistema nervoso como mal de Alzheimer,doença de Parkinson(DP)e depressão. JOYCE MARCIELLE,8ºA, ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GORUTUBA.

    ResponderExcluir
  42. Mônica, gostei muito dessa materia me ajudo muito, com as brincadeira videos musica ajudo a esfoça mais na matéria , e uma ótima forma de aprende e ajuda muitos alunos que tem mais dificudade. Eu aprendi que seu cérebro e o órgão importante do seu corpo ele controla tudo oque voce faz, seu corpo, seu movimento, seu pensamento e sua memoria. Muita das vezes ele não age diretamente. Nos podemos controla pequenas quantidades de substancias do sangue isso e varias outras coisas . Mônica muito obrigado por essa matéria tao interesante obrigado.
    ESCOLA:Estadual José Gorutuba
    ALUNO:Thiago Brenner Santos Leal
    TURMA:8°A

    ResponderExcluir
  43. Mônica, essa matéria e muito boa me ajudo bastante, e com as musica videos e jogo facilita mais o aprendiz do aluno essa matéria me ajudo de mais eu aprendi coisa que eu nem imaginava aprende hoje eu vó fala uma das coisa que eu aprendi como. sinapse nervosa são o ponto onde a extremidade de neurônios vizinhos se encontra e o estimulo passa de um neurônios para o seguinte meio de mediadores químicos ,o neurotransmissores. e aprendi também que o cérebro e a parte da encéfalo responsável pela manutenção do equilibro e postura corporal, controle o tônus muscular e do desenvolvimento voluntário bem como a aprendizagem motora. aprendi isso e outras coisa muito agradecido.
    ESCOLA:Estadual José Gorutuba
    ALONO:Thiago Brenner Santos Leal
    TURMA:8°A

    ResponderExcluir
  44. *O sistema nervoso é uma rede de comunicações do organismo que tem função de captar mensagens, estímulos do ambiente, interpreta-los e consequentemente elaborar respostas.
    *A célula fundamental desse sistema é o neurônio. Ele que produz e conduz os chamados impulsos nervosos.
    A estrutura dessa célula organiza-se em:
    1)Dentritos: filamentos curtos e de extremidades ramificadas.
    2) Corpo celular: maior região, onde se encontra o corpo celular.
    3) Axônio: que é uma região única e alongada que se ramifica em sua extremidade. Esse é envolto pelas células de Schwan, que produzem a bainha de mielina, ela atua como um isolamento elétrico e aumenta a velocidade de propagação do impulso. Entre cada célula de Schwan existe um curto setor desprovido dele. A cada um desses setores é denominado nódulo de Ranvier.
    * Sinapse Nervosa é o contato QUÍMICO feito por neurotransmissores, entre dois neurônios. Esse “contato” existe para que os estímulos passem adiante. Ele ocorre sempre das terminações nervosas aos dentritos de um outro neurônio. * O nosso Sistema Nervoso Central (SNC) é dividido entre: -Encéfalo -medula espinhal
    O encéfalo se divide em: -Cérebro : Lobo occiptal, lobo pariental, lobo frontal e lobo temporal. Cada área do cérebro exerce uma função obs. : o cérebro ocupa maior parte do encéfalo.
    -Cerebelo: parte do encefalo responsável pela manutenção do equilíbrio e postura corporal, controle de tônus muscular, bem como a aprendizagem motora.
    - Tronco encefálico ou cerebral: é a porção do SNC situada entre a medula espinhal e o cérebro. Obs.: o cerebelo encontrasse fixo ao tronco encefálico. O tronco encefálico se divide em:
    -Bulbo raquidiano :respiração, batimentos do coração. – -ponte: retransmite informações entre cerebelo e telencéfalo.
    - mesencéfalo: conecta o cérebro e o tronco encefálico. doenças do sistema nervoso:
    Mal de Alzheimer: É uma doença que não tem cura e normalmente afeta idosos. Ela doença provoca esquecimento de memórias recentes; dificuldades de aprendizado, orientação, etc. A doença não possui forma de prevenção.
    Depressão:
    Distúrbio da emoção que afeta o corpo, o humor e o pensamento. Altera o apetite e o sono, sentimentos e pensamentos. Sua principal característica é o humor deprimido.
    Doença de Parkinson: A doença de Parkinson é uma doença neurológica, crônica e progressiva, resultante da degeneração das células situadas em uma região do cérebro conhecida como substância negra.
    esclerose múltipla :nessa doença,a mielina é destruida e torna-se um tecido esclerosado

    ResponderExcluir
  45. DENNER JUNIO 8ºANO (SS)

    ResponderExcluir
  46. monica,aprendi muito com voce aprendi varias coisas ao estuda e le.aprendi as partes todas do corpo humano,cerebro.a disgetao apos voce come algo,tronco.os sistema nervoso,o que o cerebro ajuda (equilibrio do corpo)etc.aprendi muitos vendo seus videos e vendo suas aulas. italo gabriel 8anoB numero 17

    ResponderExcluir
  47. Mônica,
    Gostei muito dos slides, vídeos e sites, me ajudaram muito na compreensão da matéria.
    Os neurônios são os nervos do encéfalo. Eles são formados pelos dendritos, corpo celular, axônio, bainha de mielina e sinapse. Os neurônios nunca vão fazer contato físico, e sim químico.
    O encéfalo é dividido em:
    - Cerebelo: Está relacionado com a ação de sistemas que exigem precisão e movimentos sincronizados, além do equilíbrio, área sensorial e aprendizagem.
    - Bulbo: Participa do controle da respiração, da digestão e dos batimentos cardíacos. Sua ação também se relaciona com o disparo de ações como vômito e tosse.
    - Ponte: Contribui na regulação do ritmo respiratório e promove o cruzamento das vias sensitivas e motoras.
    - Cérebro: Memória, coordenação motora, raciocínio, inteligências e emoção.
    O Sistema nervoso central é dividido em encéfalo e medula espinhal.
    A medula espinhal é responsável por levar e trazer os impulsos elétricos do encéfalo para o restante do corpo e vice e versa.
    O ato reflexo é a via que um nervo reflexo segue. Todo reflexo ocorre sem envolvimento do cérebro.
    O cérebro é dividido em quatro, chamados de lobos: Lobo Frontal, Lobo temporal, Lobo Pariental e Lobo Occipital.
    Doenças relacionadas ao Sistema Nervoso:
    - Mal de Alzheimer
    - Esclerose múltipla
    - Doença de Parkinson
    - Depressão
    MARIA JULIA MARTINS 8º S
    CEC DIOCESANO

    ResponderExcluir
  48. Mônica,
    Gostei muito dos slides, vídeos e sites, me ajudaram muito na compreensão da matéria.
    Os neurônios são os nervos do encéfalo. Eles são formados pelos dendritos, corpo celular, axônio, bainha de mielina e sinapse. Os neurônios nunca vão fazer contato físico, e sim químico.
    O encéfalo é dividido em:
    - Cerebelo: Está relacionado com a ação de sistemas que exigem precisão e movimentos sincronizados, além do equilíbrio, área sensorial e aprendizagem.
    - Bulbo: Participa do controle da respiração, da digestão e dos batimentos cardíacos. Sua ação também se relaciona com o disparo de ações como vômito e tosse.
    - Ponte: Contribui na regulação do ritmo respiratório e promove o cruzamento das vias sensitivas e motoras.
    - Cérebro: Memória, coordenação motora, raciocínio, inteligências e emoção.
    O Sistema nervoso central é dividido em encéfalo e medula espinhal.
    A medula espinhal é responsável por levar e trazer os impulsos elétricos do encéfalo para o restante do corpo e vice e versa.
    O ato reflexo é a via que um nervo reflexo segue. Todo reflexo ocorre sem envolvimento do cérebro.
    O cérebro é dividido em quatro, chamados de lobos: Lobo Frontal, Lobo temporal, Lobo Pariental e Lobo Occipital.
    Doenças relacionadas ao Sistema Nervoso:
    - Mal de Alzheimer
    - Esclerose múltipla
    - Doença de Parkinson
    - Depressão
    MARIA JULIA MARTINS 8º S
    CEC DIOCESANO

    ResponderExcluir
  49. monica,aprendir muito com suas aulas, video , e etc. aprendir a parte do corpo humano e varias coisas como sistema nervoso principalmente os video que vc passou. os video que vc passou mim ajudou muito nessa ultima atividade que vc passou.muito obrigado monica . turma;8anob numero 11

    ResponderExcluir
  50. Mônica, eu gostei muito dos textos,vídeos e jogos apresentados.
    Sempre tive curiosidade de saber mais sobre o sistema nervoso, aprendi sobre:

    Neurônio----> A célula fundamental do Sistema Nervoso é o Neurônio, que é capaz de produzir e conduzir impulsos elétricos

    Sinapse Nervosa ----> Sinapse nervosa são os pontos onde as extremidades de Neurônios vizinhos se encontram e o estímulo passa de Neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores

    Iasser MAHMOUD 8 ANO SS

    ResponderExcluir
  51. Mônica
    gostei muito do seminário e do livro passado por você eu ampliei mais meus conhecimentos com as drogas de como ela são e qual a reação da pessoa ao ter contato com a droga depois minha mãe explicou mais sobre a droga para mim e ela achou o livro difernte e chamativo

    denner junio8ºano(ss)

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas