quarta-feira, 9 de março de 2016

ESTUDO DA CÉLULA 7º ANO CEC



Os seres vivos diferem da matéria bruta porque são constituídos de células. Os vírus são seres que não possuem células, mas são capazes de se reproduzir e sofrer alterações no seu material genético. Esse é um dos motivos pelos quais ainda se discute se eles são ou não seres vivos.
A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução.
Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.
As células que formam o organismo da maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo o seu núcleo, por isso, são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana celular, citoplasma e núcleo.
A membrana plasmática é uma película muito fina, delicada e elástica, que envolve o conteúdo da célula. Mais do que um simples envoltório, essa membrana tem participação marcante na vida celular, regulando a passagem e a troca de substancias entre a célula e o meio em que ela se encontra. O citoplasma é, geralmente, a maior opção da célula. Compreende o material presente na região entre a membrana plasmática e o núcleo. Ele é constituído por um material semifluido, gelatinoso chamado hialoplasma.
No hialoplasma ficam imersas as organelas celulares, estruturas que desempenham funções vitais diversas, como digestão, respiração, excreção e circulação. A substância mais abundante no hialoplasma é a água. As mitocôndrias e a produção de energia.

As mitocôndrias são organelas membranosas (envolvidas por membrana) e que têm a forma de bastão. Elas são responsáveis pela respiração celular, um fenômeno que permite à célula obter a energia química contida nos alimentos absorvidos. A energia assim obtida poderá então ser empregada no desempenho de atividades celulares diversas.

Nos sites abaixo você estudará de uma forma lúdica e prazerosa, entrará neste mundo micro, tão fascinante e importante. Vamos lá?




































                                                                  ANIMAÇÕES http://www2.ftd.com.br/hotsite/PNLD/2011/multimidia/celula2D.swf
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10873/membranas_organelas.swf
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10176/dieta_celula.swf
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10213/diferenciacao.swf
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11015/sangue_mo.swf
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11131/imagens_met.swf
http://www.susanahalpine.com/anim/Life/memb.htm
http://highered.mheducation.com/olcweb/cgi/pluginpop.cgi?
it=swf::535::535::/sites/dl/free/0072437316/120067/bio01.swf
http://highered.mheducation.com/olcweb/cgi/pluginpop.cgi?it=swf::535::535::/sites/dl/free/0072437316/120071/bio11.swf
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/20298/bbt1_05_exercicio_celula_vegetal2.swf?sequence=1
http://www.johnkyrk.com/CellIndex.pt.html

                                                                        Vídeos




São seis partes, vão dando sequência aos vídeos.




13 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Adorei os vídeos e atividades. Mais tive dúvida o porque do nome complexo de Golgi?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Mônica,esses videos,jogos e imagens estão me ajudando muito mesmo e eu aprendi que há dois tipos de Células,as Procariontes não possuem o núcleo separado e realizam a fotossíntese como as bactérias e as Células Eucariontes que,não possuem um responsável pelo movimento e forma das células e possuem 3 componentes,o núcleo,membrana plasmática e o citoplasma.

    ResponderExcluir
  5. Mônica o blog esta me ajudando muito com todo o conteúdo que você posta.Eu acho o blog muito interessante e lega.me ajuda muito pois estava com um pouco de dificuldade na matéria.

    ResponderExcluir
  6. Mônica o blog esta me ajudando muito com todo o conteúdo que você posta.Eu acho o blog muito interessante e lega.me ajuda muito pois estava com um pouco de dificuldade na matéria.

    ResponderExcluir
  7. mônica o seu blog é muito bom porque me ajuda muito nesta matéria pois tava com pouco de duvida e também me ajuda na hora de fazer as tarefas e estudar para as provas.Os jogos,videos e textos são muito bons e legais

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da matéria, ainda tenho um pouco de dificuldade em decorar os nomes, e a função de cada parte da célula, mas tô pegando o jeito :D

    ResponderExcluir
  9. Mônica, no seu blog eu aprendi sobre a função das Células e das organelas.

    *Célula: É a menor parte viva do organismo.

    *Membrana: Sua função é regular a passagem e a troca de substâncias entre a célula e o seu meio, ela também protege a célula.

    * Retículo Endoplasmático: Ele atua como transportador de substância.

    *Mitocôndria: Realiza o processo de respiração celular.

    *Lisossomo: É responsável pela digestão intracelular.

    *Complexo de Golgi: Armazena substâncias.

    *Centríolo: Atua na divisão celular.

    *Núcleo: Comanda todas as atividades da célula.

    *Cloroplasto: Produção de moléculas de glicose na fotossíntese.

    *Vacúolo: é responsável pelo armazenamento de água.

    *Células eucarióticas: Possui três componentes principais: Núcleo, Citoplasma e a Membrana Plasmática.

    ResponderExcluir
  10. Mônica, eu aprendi que existe uma menor unidade de vida dos seres vivos que é a Célula, as partes fundamentais da Célula são: Núcleo: Reprodução celular e armazena o matérial genético. Membrana: Permeabilidade seletiva, envolve e protege o célula e da a forma, citoplasma: Realiza funções de nutrição.
    Tem as organelas: Mitocôndria: Produção de energia e respiração celular. Ribossomos: Síntese de proteina. Reticulo Endoplasmatico liso e Grandular: Transporte de substância. Lisossomos: Digestão celular. Complexo de Goldi: amazenamento de substâncias. Centríolo: Divisão celular. Parede celular: Formada por celulose proteção da célula.
    Na célula vegetal tem: Cloroplasto: Produção de môleculas de glicose na fotossíntese. Vacúolo: aramzenamento de água, e a parede celular.
    Paula Polete Mizobutsi 7 SS

    ResponderExcluir
  11. Em questões que estou com duvida venho aqui e logo já a tiro, com o blog eu estudo cada vez mais. Com ele, eu aprendi que as células são as menores unidades de seres já visto de todos os temos. Existe duas 3 partes mais importantes que é a membrana, núcleo e citoplasma. Aprende que existe as Células Eucariontes que, não possuem um responsável pelo movimento . Aprende que as células Procariontes não possuem o núcleo separado e realizam a fotossíntese como as bactérias e o citoplasma contem as 7 organelas. Também existem as células animais e vegetais. Obrigado pela atenção do seu aluno Henrique Fonseca do 7 ss. Sexta serie. Observação: seu blog é foda (kkkkkk) a e foi escrito por Henrique Fonseca Diniz Castro.

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. só pode ser Lucas lol lol lol lol lol lol lol lol lol lol lol

      Excluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas