segunda-feira, 11 de abril de 2016

CEC DIOCESANO / OS SENTIDOS



Saber ouvir é condição indispensável para o sucesso de qualquer profissional. Possibilita fazer mais do que meramente escutar o que os outros estão dizendo. Ouvir com eficácia implica da àquele que fala sua completa atenção somada à sua capacidade de compreensão. Quando ouvimos efetivamente, seremos mais aptos a apreciar as atividades que nossos colegas, parceiros, alunos, professores, etc; desempenha, a maneira como se sentem e por quê. Em casa, por sua vez, estará mais preparado para detectar as expectativas e esperanças de seus familiares, seus temores e suas dificuldades.           
Saber ouvir com eficácia desvenda novos horizontes. É um dos caminhos para toda a aquisição do conhecimento. Entretanto, a maior vantagem de ouvir os outros com atenção é que eles irão ouvi-lo da mesma maneira, como forma de retribuição, e reagirão com interesse quando você estiver falando. Quanto mais você e seu interlocutor souberem ouvir efetivamente, tanto mais terão a ganhar e a aprender. 
POR QUE OUVIMOS?            
Diversas razões levam o ser humano a ouvir:Ø  Desejo de obter informações;Ø  Curiosidade em receber uma resposta;Ø  Interesse em participar da história de outro ser humano:
-  Anseio por ter contato com experiências e descobertas dos outros;
-  Intenção de “Manter-se no controle” (Informação é poder);
-  Desejo de ampliar os próprios horizontes, por meio da aquisição de novos conhecimentos;
-  Necessidade de estabelecer novos relacionamentos;
-  Respeito e desejo de valorização da pessoa do outro.      
Ouvir com eficácia envolve também sensibilidade para perceber outros detalhes em quem fala, tais como: voz, escolha de palavras, tom, ritmo, timbre e a própria linguagem corporal. Desta forma precisamos, em resumo, respeitar os outros e, uma das melhores maneiras de demonstrar-lhes esse respeito é ouvindo-os. Quando ouvimos, ajudamos a estimular sua auto-estima, uma vez que se sentirão mais seguros em relação àquilo que dizem, constatando a utilidade e o valor de suas palavras e idéias. 
DESENVOLVA SUAS HABILIDADES COMO OUVINTE      
Conhecer os principais fatores que afetam a capacidade de ouvir efetivamente serve como base sólida para seu aprimoramento. Apenas sugerimos alguns pontos para que você reflita e possa colocar em prática:
-  Ajudando-se a ouvir
-  Atenção física
-  Atenção psicológica
-  Estimulando aquele que fala
-  Sinais não-verbais
-  Declarações de apoio
-  Repetição de palavras-chaves
-  Declarações ponderadas              
“Um ouvinte ideal é aquele que mantém a mente aberta e interessada. Está a procura de novas idéias aonde quer que vá, somando aquilo que ouve àquilo que já sabe. É um indivíduo perceptivo que se coloca por inteiro naquilo que ouve.Dessa forma, envolve-se pessoalmente com aquilo que escuta...Busca idéias, organização e argumentos sem jamais deixar de ouvir a essência das coisas. Consciente de que não há duas pessoas no mundo que ouçam da mesma maneira, mantém-se mentalmente alerta... É um indivíduo introspectivo que carrega em si a capacidade e o desejo de examinar  com espírito crítico, compreender e tentar transformar alguns de seus valores, atitudes e relacionamentos consigo mesmo e com os outros. Concentra-se naquilo que ouve, nas idéias daquele que fala, mas sobretudo sabe ouvir com sentimento e intuição.” 

24 comentários:

  1. Mônica,

    Gostei muito dos vídeos e textos, pois são muitos interessantes. Com eles pude aprimorar mais meus conhecimentos sobre a audição, tato, olfato e paladar.

    AUDIÇÃO

    * A audição nos permite ouvir sons e controla o nosso equilíbrio.

    A orelha é dividida em três partes:

    - Orelha externa: compreende o pavilhão auditivo e o meato acústico externo;

    - Orelha média: inclui a membrana timpânica e os ossículos (martelo, bigorna e estribo);

    - Orelha interna: é formada pela cóclea e pelos canais semicirculares, estruturas que abrigam os receptores auditivos e os do equilíbrio.

    Processo:
    O som captado passa pelo conduto auditivo externo e faz o tímpano vibrar, esta vibração é passada através de pequenos ossos, o martelo, a bigorna e o estribo. A informação então passa pelo "labirinto" (cóclea) e pelo nervo auditivo passa para o cérebro.

    * Para suportar as constantes mudanças de pressão do ambiente, o tímpano tem uma ligação com a faringe que possibilita que dos dois lados do tímpano haja a mesma pressão atmosférica.

    - Frequência: O número de vezes que um material vibra em cada segundo é chamado de frequência. A unidade que mede o número de ciclos, ou seja, a quantidade de vezes que uma oscilação completa ocorre, é chamado de Hertz. Sons em alta frequência são agudos, chamados de sons altos. Os sons de baixa frequência são sons graves, e são sons baixos.

    - Intensidade: Sons intensos são aqueles que pressionam grandes volumes de ar à sua vibração. A intensidade dos sons é medida em decibéis.

    OLFATO

    * O nariz é o órgão responsável pelo olfato. O olfato é um sentido químico, ou seja, as sensações surgem pela interação das moléculas existentes no ar inspirado com os receptores olfativos localizados na parte superior da cavidade nasal: a mucosa olfativa. A mucosa nasal contém de 10 a 100 milhões de receptores olfativos.

    * Para o corpo sentir o cheiro das coisas ele tem células olfatórias. Estas células estão ligadas a um nervo chamado de nervo olfatório. Para você sentir o cheiro as substâncias químicas ou simplesmente o "cheiro", ele deve entrar na cavidade nasal onde estão as células olfatórias.

    * O olfato está muito ligado com a gustação. Isso, porque nossa língua só é capaz de sentir amargo, doce, azedo e salgado. O verdadeiro "gosto" do alimento é sentido pelo nariz.

    PALADAR OU GUSTAÇÃO

    * Para que o corpo possa sentir o gosto das coisas ele tem a língua que possui várias papilas. Dois tipos de papilas são bastante importantes: as papilas fungiformes e as papilas caliciformes. Das papilas partem os nervos gustativos que vão até o cérebro trazendo as informações do gosto.

    * As papilas gustativas têm sua sensibilidade restrita a cinco gostos: ácido, doce, amargo, salgado e um outro, descoberto em 1908, com base em uma série de pesquisas científicas, chamado de umami, reconhecido a relativamente pouco tempo, presente em substâncias como realçadores de sabor e que têm uma região de recepção específica na língua.


    JÚLIA CAMPOS 8°ANO 'S'


    ResponderExcluir
  2. ...continuação:

    TATO

    * A pele é o maior órgão do corpo humano. É constituída por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si- a epiderme ( mais externa, formada por tecido epitelial) e a derme (mais interna, formada por tecido conjuntivo).

    * Células sensitivas, ou corpúsculos, responsáveis pelo tato estão distribuídas em todo o nosso organismo: pele, mucosas e em diferentes órgãos e estruturas internas. As células sensitivas atuam nos processos de percepção de formas, alterações de temperatura, consistência dos objetos, dor ou mesmo contato.

    * Por toda a pele existem terminações nervosas com sensores chamados corpúsculos táteis, com características específicas para reconhecer diferentes impressões. Depois de captadas pelos corpúsculos, as sensações seguem pelos nervos, passam pelo sistema nervoso central e são processadas no córtex cerebral.

    Tipos de corpúsculos táteis:

    - Vater-Pacini: Calculam a intensidade necessária para tocar, segurar ou manusear;

    - Meissner: Muito numerosos na ponta da língua e dos dedos, são responsáveis pela sensibilidade de formas e volumes;

    - Krauser(frio) e Ruffini(calor): Medem a sensação de temperatura.

    * Os dedos percebem, em média, seis impressões táteis de uma só vez.


    JÚLIA CAMPOS 8° 'S'



    ResponderExcluir
  3. Mônica, os vídeos e jogos auxiliaram na minha compreensão da matéria dos sentidos. Pude concluir:

    Audição: A audição é o sentido que permite a captação de sons e ruídos. O órgão responsável para o funcionamento é o ouvido. Os dois ouvidos não são iguais, por isso cada ouvido reage de uma forma diferente a um mesmo som. Os sons que chegam ao ouvido sofrem diferenças sutis através das dobras, que podem aumentar ou diminuir a frequência. O ouvido externo capta os estímulos sonoros, que passa pelo pavilhão auricular, onde pelos e ceras protegem e afastam insetos. O som encaminha-se para o tímpano, localizado no ouvido médio, que está ligado pelo canal auditivo e vibrará. Essa vibração acionará os menores ossos do nosso corpo: o martelo, bigorna e estribo que aumentam 20x a pressão das ondas sonoras. É importante destacar que o ouvido médio possui problemas com a pressão do ambiente, que distende o tímpano e distorce a membrana auditiva. Após a vibração do estribo contra a janela oval, o som chegará ao ouvido interno, onde está presente a cóclea. A estrutura central será o órgão de Corti e as células ciliadas, pertencentes ao órgão. Nelas, encontramos cílios que oscilam e estimulam as fibras sonoras. Juntos, transformam as vibrações sonoras em sinais elétricos que através do nervo auditivo, chegará ao cérebro, que irá analisar e interpretar o som. A orelha e as suas estruturas são sensíveis e frágeis, por isto, devemos ter precaução e adotar certas medidas para mantermos as estruturas saudáveis e a audição sem alterações. Essas alterações podem ser simples ou preocupantes, como a surdez. A surdez é causada quando há a ocorrência de ausência ou danificação das células ciliadas. Existem três tipos de surdez: a de Transmissão ou Condição (quando ocorre uma lesão no ouvido externo e médio), a Neurossensorial ou Percepçaõ (lesão o ouvido interno ou no nervo auditivo). Já a Surdez Mista ocorre quando há lesão no ouvido médio, interno e afeta componentes de transmissão e percepção. Outras alterações podem ser o trauma mecânico ou sonoro, que este, tem como principal fator o excesso de volume nos sons. Muitos jovens possuem a probabilidade de acontecer alguma alteração na sua audição, já que utilizam exageradamente os fones de ouvidos. Se não quiser diminuir o volume, uma solução eficaz é manter o volume desejável mas, com menos horas de exposição.

    Olfato e Paladar: São os sentidos químicos e responsáveis por sentir o cheiro e o sabor dos alimentos. O nariz é o órgão responsável pelo olfato, onde as moléculas odoríferas entram pela cavidade nasal, são dissolvidas na região mucosa e captadas pelos receptores. Quando uma molécula olfativa apanha uma molécula odorífera, enviam sinais elétricos ao cérebro. O olfato está relacionado com a gustação, pois é através dele que sentimos o “gosto” dos alimentos. O paladar tem como principal órgão a língua, que possui papilas gustativas que distinguem o sabor dos alimentos em doce, amargo, salgado, ácido e umami. Das papilas partem os nervos gustativos que vão até o cérebro trazendo as informações do gosto.

    Mariana Cruz 8° "S"

    ResponderExcluir
  4. Continuação:

    Tato: O órgão principal é a pele que reveste o corpo protegendo os órgãos internos e controlando a temperatura. A pele possui alguns anexos, como pelos,unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas. É constituída por queratina e elastina É dividida em três camadas, a epiderme, derme e hipoderme. A epiderme é a camada superior e possui uma fina espessura, onde as células velhas são substituídas por novas a cada 6 semanas. As células novas atingem a superfície, endurecem e morrem. Assim é o ciclo. Outra estrutura presente é a melanina, que nos protege dos raios solares. Para todos, as células da melanina são iguais, mas, para pessoas de pele mais escuras, são mais ativas. A segunda camada é a derme, onde estão presentes os corpúsculos que trabalham em conjunto. Possuímos os corpúsculos de Vater-Pacini (sensores de adaptação rápida), Corpúsculo de Meissner (função de detecção de pressões de frequência diferente), Corpúsculo de Krause (sensíveis ao frio), Órgão de Ruffini (sensíveis ao calor), Célula de Merckel (sensíveis a tacto e pressão) e Terminação nervosa livre (dendritos livres sensíveis à dor e temperatura). A hipoderme é constituída por tecido adiposo que protege contra o frio.

    Mariana Cruz 8° "S"

    ResponderExcluir
  5. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos e jogos. Eles são super interessantes. Bom, com eles aprendi que:
    Audição:
    O ouvido é muito importante para o equilíbrio. O que eu achei muito curioso e intrigante. Eles nos liga com as outras pessoas. Nos permitem reconhecer a voz de alguém, interagir e ter uma vida social.
    O som entra pelo pavilhão auricular e é direcionado ao interior da orelha. Quando essas vibrações sonoras chagam até a membrana timpânica é transmitido então, às vibrações para aos três ossículos da orelha média( primeiro o martelo , depois a vigorará e por ultimo, o estribo), que transmitem as mesmas para a orelha interna, onde as vibrações fazem o líquido do interior da cóclea se movimentar. As células ciliadas captam esses movimentos e os transmitem, por meio de impulsos nervosos que percorrem um nervo até o córtex cerebral, onde a informação será interpretada.
    O fone de ouvido causa bastantes danos se não nos precavermos. Aprendi muito com o vídeo, pude ver que devemos tomar muito cuidado quanto ao uso dos fones.
    Tato:
    O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão do corpo humano: a pele. Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme.
    Na pele existem diversos tipos de receptores de estímulos táteis. São esses receptores que recebem e transmitem ao cérebro a sensação de toque. Alguns desses receptores são terminações nervosas livres, que reagem a estímulos mecânicos, químicos e térmicos, sobretudo os dolorosos.
    Mecanorreceptores são responsáveis pela percepção do toque:
    * Corpúsculos de Meissner - percepção de pressões de freqüência diferente.
    * Discos de Merkel – percepção de movimentações e pressões leves.
    * Corpúsculos de Vater - Pacini – percepção de pressões. Presentes em grande número na ponta dos dedos.
    * Corpúsculos de Ruffini - percepção de distensões na pele e calor.
    * Termorreceptores - são responsáveis pela percepção do calor e do frio, e reagem de acordo ao estimulo externo, seja ele frio ou quente.
    Olfato:
    O principal órgão do sistema olfativo é o nariz. As células olfatórias (ou mucosa amarela) localizadas no topo da cavidade nasal captam as moléculas aromáticas dissolvidas no ar. Funciona da seguinte forma: ao inspirarmos, o ar entra pelo nariz e alcança as células olfatórias, que, estimuladas pelas moléculas aromáticas, enviam impulsos nervosos ao cérebro , onde são produzidas as sensações olfatórias. A sensibilidade das células olfativas é grande, de modo que poucas partículas são capazes de estimulá-las e produzir a sensação de odor. Quanto maior o estimulo, maior a intensidade da sensação de odor.
    MILENA SAKON 8º ANO "S"

    ResponderExcluir
  6. Mônica,Gostei muito dos vídeos e jogos. Eles são super interessantes. Bom, com eles aprendi que:
    Audição: Sentido relacionado com a captação e percepção das ondas sonoras. Os receptores sensoriais desse sentido estão localizados em uma região da orelha denominada de cóclea. Esses receptores são do tipo mecanorreceptores.(Ouvido)
    Ouvido Externo:
    Pavilhão auricular (orelha) - coleta e encaminha o som para dentro do canal auditivo
    Canal auditivo (canal auditivo externo) - direciona o som para o ouvido
    Ouvido Médio:
    Tímpano (membrana timpânica) - transforma sons em vibrações
    Martelo, bigorna e estribo - esta cadeia de três pequenos ossos (ossículos) transferem as vibrações para o ouvido interno
    Ouvido Interno:
    Ouvido interno (cóclea) - contém líquido e "células ciliadas" extremamente sensíveis. Esses cílios das células são semelhantes a pêlos e movem-se quando estimulados por vibrações sonoras.
    Sistema ou aparelho vestibular - contém células que controlam o equilíbrio
    Nervo auditivo – envia sinais da cóclea ao cérebro
    --Como a Audição Funciona:
    1.A entrada de sons no canal auditivo faz com que a membrana timpânica se mova.
    2.A membrana timpânica vibra com o som.
    3.As vibrações sonoras se movem através dos ossículos para a cóclea.
    4.Vibrações sonoras fazem o líquido na cóclea se mover.
    5.O movimento do fluído causa contração das células ciliadas. As células ciliadas criam sinais neurais que são captados pelo nervo auditivo. As células ciliadas de uma extremidade da cóclea enviam informações de som de baixa frequência e, células ciliadas do outro extremo enviam informações de som de alta frequência.
    6.O nervo auditivo envia sinais ao cérebro que interpretará como sons.
    Tato:
    Sentido responsável por permitir a percepção de texturas, dor, temperatura e pressão. Os receptores relacionados com esse sentido são do tipo mecanorreceptores e estão presentes em toda a pele, mucosas e algumas vísceras. Existem diferentes receptores, cada um relacionado com um tipo de estímulo tátil diferente.
    Olfato:
    Sentido responsável por captar o odor das partículas químicas presentes no ar. Os receptores sensoriais relacionados com esse sentido estão localizados no epitélio olfatório, localizado no alto da cavidada nasal, e são quimiorreceptores.
    Lídia Maria 8° "SS"

    ResponderExcluir
  7. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos e da explicação.Com tudo isso eu pude aprimorar meus conhecimentos sobre os órgãos dos sentidos.
    Audição:
    Ao ouvirmos um som a orelha externa capta as ondas sonoras,que são levadas para o tímpano o que provoca uma vibração,o inicio do processo da audição,após um longa caminhada o som finalmente chega a cóclea,as ondas sonoras são repercutidas nas terminações nervosas que geram impulsos elétricos a serem processados como sons na região do cérebro.
    Função:
    - Nos da o equilíbrio e permite que ouçamos o som ao nosso redor.
    As partes da orelha:
    -Orelha externa: é formada pelo pavilhão auditivo,canal auditivo e tímpano(membrana fina,que capta e reproduz a vibração das ondas sonoras).Tem a função de promover a convergência das ondas sonoras em direção ao tímpano.
    -Orelha média: Uma região na qual estão inseridos três pequenos ossos:martelo(aderido a superfície interna do tímpano),estribo(esta ligado a janela oval) e bigorna.Esses ossos tem a função de transmitir os impulsos desde o tímpano a janela oval.
    Orelha interna:
    -formado por um longo tubo enrolado em forma de caracol (cóclea) com um liquido em seu interior. A cóclea recebe as vibrações provenientes da janela oval.
    Olfato:
    -Olfação:é um sentido químico,as sensações surgem pela interação das moléculas existentes no ar inspirado com os receptores olfativos localizados na parte superior da cavidade nasal:A mucosa olfativa.Por meio desse, impulsos nervosos relacionados ao olfato são transmitidos ao cérebro.
    Paladar:
    Na verdade o gosto do alimento depende da ação conjunta do olfato com o paladar.A língua por meio das papilas gustativas detecta moléculas dissolvidas em solução aquosa e o nariz por meio do bulbo olfativo.As papilas gustativas são capazes de discriminar qualquer sabor.
    Tato:
    -Pele:é o maior órgão do nosso corpo,constituída por duas camadas distintas unidas entre si – a epiderme(mais externa formada por um tecido epitelial)e a derme(mais interna formada por um tecido conjuntivo).
    -Na pele existem células nervosas capazes de perceber estímulos relacionados ao toque:
    *Vater-Pacini:Calculam a intensidade necessária para tocar,segurar ou manusear.
    *Meissner:Muito numerosa na língua e nos dedos,responsável pela sensibilidade de formas e volumes.
    *Krauser(frio) e Ruffini(calor),medem a sensaçao de temperatura.

    LUANE CARMÉLIA 8º ANO "S"

    ResponderExcluir
  8. Mônica,
    Gostei muito do slide e dos vídeos. Com eles pude fazer uma conclusão de tudo que aprendemos sobre os nossos sentidos.

    * Audição
    O pavilhão auditivo direciona o som para o canal auditivo. Dentro da orelha média, as vibrações do tímpano são transmitidas aos três ossículos: martelo, bigornas e estribo. A vibração dos ossículos amplificam o som na orelha interna. O estribo está conectado a janela oval, área indicial da cóclea ou caracol. Células geram impulsos nervosos que são enviados ao cérebro, onde a informação será interpretada.
    A orelha interna é forjada pelo aparato vestibular, que é formado pelos três canais semicirculares, que orientam a posição da cabeça em relação à gravidade, sendo assim, responsáveis pelo equilíbrio.
    Aprendi também o quanto o fone de ouvido é prejudicial.

    * Tato
    A pele é o órgão responsável por esse sentido, sendo considerado o maior órgão do corpo humano. É formada por duas camadas diferentes: a epiderme, camada mais externa formada por um tecido epitelial, e a derme, mais interna formada por um tecido conjuntivo.
    Existem alguns estímulos relacionados ao toque:
    - Vater-Pacini: tocar, segurar ou manusear.
    - Krauser: frio
    - Ruffini: calor
    - Meissner: sensibilidade de formas e volumes, presente principalmente na língua e nos dedos.

    * Olfato
    Por meio do olfato sentimos diferentes odores. As células olfatórias captam as moléculas aromáticas dissolvidas no ar. A partir da conexão entre células nervosas e sepultas odoríferas, impulsos nervosos são gerados e enviados para o bulbo olfativo, onde os impulsos se propagam por neurônios especiais que convergem para o nervo olfatório. Por meio desse os impulsos são transmitidos ao cérebro.

    * Paladar
    O gosto do alimento depende da ação conjunta do paladar e do olfato. A língua por meio das papilas gustativas detecta moléculas dissolvidas em solução aquosa e o nariz detecta as moléculas odoríferas presentes no ar. Das papilas partem os nervos gustativos que vão até o cérebro trazendo as informações do gosto: amargo, doce, azedo, Salgado eu mami.

    ANA CAROLINA CASTRO MEDRADO 8ºs

    ResponderExcluir
  9. Monica,
    Gostei bastante dos textos, vídeos, jogos. Consegui completar tudo estudado e explicado em sala de aula.
    Sentidos:
    *Audição:
    Nossos ouvidos também nos ajudam a perceber o que está ocorrendo a nossa volta. Além de perceberem os sons, eles também nos dão informações sobre a posição de nossos corpos, sendo parcialmente responsáveis por nosso equilíbrio. O pavilhão auditivo (orelha externa) concentra e capta o som para podermos ouvir os sons da natureza, diferenciar os sons vindos do mar do som vindo de um automóvel, os sons fortes e fracos, graves e agudos.Por possuirmos duas orelhas, uma de cada lado da cabeça, conseguimos localizar a que distância se encontra o emissor do som. Percebemos a diferença da chegada do som nas duas diferentes orelhas. Desse modo, podemos calcular a que distância encontra-se o emissor. Nossas orelhas captam e concentram as vibrações do ar, ou melhor, as ondas sonoras, que passam para a parte interna do nosso aparelho auditivo, as orelhas médias, onde a vibração do ar faz vibrar nossos tímpanos - as membranas que separam as orelhas externas das médias.
    *Paladar:
    O paladar ou gustação é um dos cinco sentidos. É a capacidade de reconhecer os gostos de substâncias colocadas sobre a língua. Na língua, existem as papilas gustativas que reconhecem substâncias do gosto e enviam a informação ao cérebro. Mas o teto da boca (o palato) também é sensível aos gostos. Existem cinco sabores bem aceitos: o amargo, o ácido, o salgado, o doce e o umami.
    *Tato:
    O tato é um dos cinco sentidos. O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão do corpo humano: a pele. Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, aderme. O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano. Na pele existem diversos tipos de receptores de estímulos táteis. São esses receptores que recebem e transmitem ao cérebro a sensação de toque. Alguns desses receptores são terminações nervosas livres, que reagem a estímulos mecânicos, químicos e térmicos, sobretudo os dolorosos.Outros receptores são organizados em forma de corpúsculos, ou seja, são células especializadas que estão em contato com terminações nervosas. Os corpúsculos sensoriais podem ser mecanorreceptores ou termoreceptores
    *Olfato:
    O olfato é um dos cinco sentidos. Por meio do olfato o homem, assim como os demais animais, percebe diferentes odores. Em comparação com o olfato de outros mamíferos, o olfato do ser humano é pouco desenvolvido.O principal órgão do sistema olfativo é o nariz. As células olfatórias (ou mucosa amarela) localizadas no topo da cavidade nasal captam as moléculas aromáticas dissolvidas no ar. Funciona da seguinte forma: ao inspirarmos, o ar entra pelo nariz e alcança as células olfatórias, que, estimuladas pelas moléculas aromáticas, enviam impulsos nervosos ao cérebro, onde são produzidas as sensações olfatórias. A sensibilidade das células olfativas é grande, de modo que poucas partículas são capazes de estimulá-las e produzir a sensação de odor. Quanto maior o estimulo, maior a intensidade da sensação de odor.
    AISSA FERNANDES 8ano SS

    ResponderExcluir
  10. Continuação:

    Tato: O órgão principal é a pele que reveste o corpo protegendo os órgãos internos e controlando a temperatura. A pele possui alguns anexos, como pelos,unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas. É constituída por queratina e elastina É dividida em três camadas, a epiderme, derme e hipoderme. A epiderme é a camada superior e possui uma fina espessura, onde as células velhas são substituídas por novas a cada 6 semanas. As células novas atingem a superfície, endurecem e morrem. Assim é o ciclo. Outra estrutura presente é a melanina, que nos protege dos raios solares. Para todos, as células da melanina são iguais, mas, para pessoas de pele mais escuras, são mais ativas. A segunda camada é a derme, onde estão presentes os corpúsculos que trabalham em conjunto. Possuímos os corpúsculos de Vater-Pacini (sensores de adaptação rápida), Corpúsculo de Meissner (função de detecção de pressões de frequência diferente), Corpúsculo de Krause (sensíveis ao frio), Órgão de Ruffini (sensíveis ao calor), Célula de Merckel (sensíveis a tacto e pressão) e Terminação nervosa livre (dendritos livres sensíveis à dor e temperatura). A hipoderme é constituída por tecido adiposo que protege contra o frio.

    Mariana Cruz 8° "S"

    ResponderExcluir
  11. A AUDIÇÃO
    É o sentido que nos permite ouvir sons e controlar o equilíbrio através da orelha.
    > ORELHA EXTERNA: composta pelo pavilhão auditivo e pelo conduto auditivo externo.
    > ORELHA MÉDIA: composta pelo tímpano e pelos três menores ossos do nosso corpo: martelo,bigorna e estribo.
    > ORELHA INTERNA: cóclea,canais semicirculares e nervo cócleo-vestibular.
    As ondas sonoras são direcionadas ao tímpano pelo pavilhão auditivo e o conduto auditivo externo. Assim que chegam ao tímpano, elas fazem-no vibrar e ele transmite essa vibração aos três ossículos, que amplificam o som dentro da orelha. Esse som passa para a cóclea através da janela oval, que a liga ao estribo. Lá, as ondas sonoras movimentam o líquido presente na cóclea, que estimula cílios ligados à fibras do nervo coclear, que transmite os impulsos ao lobo temporal
    do cérebro.
    A orelha também está envolvida no equilíbrio do corpo, da seguinte forma: dentro dos canais semicirculares há um líquido que se movimenta quando
    movimentamos a cabeça, iniciando um processo parecido ao da audição: o líquido estimula cílios ligados à fibras que transmitem impulsos elétricos ao nervo
    vestibular, ligado ao cérebro.
    O PALADAR
    Juntamente com o olfato, sente o gosto dos alimentos, através da língua.
    A língua possui papilas gustativas com mais de 10 mil botões gustativos, responsáveis por sentir o sabor. Cada região da língua sente um sabor diferente: a
    ponta sente o doce; os lados inferiores o salgado; os superiores, ácido; no fundo, amargo e na interseção dos 4 há o sabor umami.
    É IMPORTANTE LEMBRAR QUE A MAIOR PARTE DO SABOR É SENTIDO ATRAVÉS DO CHEIRO, QUE ATIVA A MEMÓRIA GUSTATIVA.
    O OLFATO
    Sente cheiros e influencia na gustação.
    Dentro do nariz existe a cavidade nasal, com o bulbo olfatório. As células olfatórias captam as moléculas odoríferas no ar e as levam aos quimiorreceptores, que
    através de impulsos nervosos, as fazem passar pela mucosa nasal até os neurônios do nervo olfatório. Esse nervo envia os impulsos ao cérebro, onde são
    produzidas as sensações olfatórias.
    COMO AFETA A GUSTAÇÃO?
    As moléculas aromáticas liberadas pelos alimentos atingem as células olfatórias, fazendo o gosto do alimento ser uma combinação entre sabores e aromas.
    O TATO
    Capta alterações no ambiente e gera sinais, que são enviados ao SNC.
    > A pele, órgão envolvido no tato, tem a função de revestir o corpo, proteger todas as estruturas dentro dele,garantir a flexibilidade e o movimento. Existem
    os fâneros (anexos da pele), que são unhas,pelos e cabelos.
    Há três camadas nesse órgão: epiderme (superficial), derme (média) e hipoderme (interior).
    Na EPIDERME, que é mais fina que uma folha de papel, a queratina está muito presente no tecido epitelial, tornando a pele semi-permeável. A melanina, que fica
    na parte interior da camada, nos protege do sol e proporcionando o bronzeado perfeito se tivermos os cuidados necessários ao nos expormos à luz solar. É muito importante usar protetor solar para a prevenção de doenças como o câncer de pele, evitar queimaduras e marcas solares que aparecem com o tempo (rugas,
    perda de elasticidade, pele desidratada, manchas escuras...).
    Na DERME estão localizadas a glândula sebácea, responsável pela lubrificação da pele e o folículo piloso, de onde sai o pelo.
    A HIPODERME abriga os vasos sanguíneos, neurônio sensitivo, e a glândula sudorípara (extremamente importante por,através da liberação do suor, manter a
    temperatura corporal).
    Na nossa pele há vários receptores, cada qual com sua função:
    . Corpúsculos de Valter-Pacini: calculam a intensidade necessária para tocar, segurar ou manusear (pressão)
    . Corpúsculos de meissner: mais numerosos na ponta da língua e dos dedos, são responsáveis pela sensibilidade de volumes e formas (tato);
    . Discos de Merkel: mecanorreceptor que percebe tato e pressão.
    . Receptores de Krause: termorreceptor do frio
    . Receptores de Ruffini: termorreceptor do calor
    . Terminações nervosas livres: nociceptor que percebe principalmente a dor (sensíveis também aos estímulos mecânicos e térmicos).
    ANA LUIZA SOARES MENDES - 8°S

    ResponderExcluir
  12. Mônica
    Gostei bastante dos vídeos, porque estão cheios de informações novas e importantes, alem de ajudarem a esclarecer algumas duvidas. Os jogos e textos também me ajudaram.
    Tato: a pele é o maior órgão do corpo humano, e é constituída pela derme, epiderme. Por toda pele podemos encontrar terminações nervosas que nos permitem sentir as coisas. Possuímos receptores com finalidades diferentes e são elas:
    Vater-pacini: responsável pelo toque Meissner: responsável pela sensibilidade (presente, principalmente, nas pontas dos dedos e da língua) Krauser: responsável pelo frio Ruffini: responsável pelo calor.
    Paladar: para que possamos sentir o gosto das coisas possuímos a língua, que possui papilas, que são responsáveis por sentirmos os gostos, salgado, doce, azedo, amargo e umami. Das papilas gustativas passam para nervos gustativos que levam informações ate o cérebro permitindo detectar o gosto do alimento.
    Olfato: pelo olfato podemos sentir os cheiros e ate mesmo o gosto das comidas, isso acontece porque o olfato esta ligado ao paladar. Os cheiros surgem pela interação das moléculas do ar, essas moléculas entram pela cavidade nasal e são devolvidas pela mucosa, captadas pelos receptores e levadas ao cérebro.
    Audição: a audição nos permite ouvir os sons, e o órgão responsável por isso é o ouvido. Ele é dividido em três: orelha externa, orelha media, orelha interna. Para podermos ouvir os sons o pavilhão auditivo capta o som, ele passa pelo conduto auditivo que faz o tímpano vibrar, depois o martelo, bigorna e estribo também vibra. A informação passa pela cóclea e pelo nervo auditivo e assim chega ao cérebro.
    Lisa Millena 8 "S"

    ResponderExcluir
  13. Mônica,
    Estamos estudando um conteúdo muito interessante e essencial, e esse post com o vídeos e slides me ajudaram a aprimorar o meu conhecimento sobre a matéria dos sentidos.
    》AUDIÇÃO
     O pavilhão auditivo direviona o som para o canal auditivo. Dentro do canal auditivo existem pelos e cerúmem que protegem a orelha contra poeiras e outros. O timpano é uma membrana delgada que vibra ao receber as ondas sonoras.
     Dentro da orelha média, as vibrações do tímpano são transmitidos para os três ossículos: materlo, bigorna e estribo, que vibram em sequência. A vibração dos ossículos amplificação o som na orelha interna. A porção terminal do estribo está conectada a janela oval, área inicial da cóclea. Dentro da cóclea o líquido coclear é pressionado e suas vibrações são percebidas pelos cílios das células sensitivas das regiões internas da cóclea. Tais células geram impulsos nervosos que são enviados ao cérebro por meio do nervo coclear.
     A orelha interna é formada pelo chamado "aparato vestibular" ligado à cóclea.  tal aparato é formado pelo sáculo, pelo utrículo e por três canais semicirculares. Essas estruturas orientam a posição da cabeça em relação a gravidade em seu sentido de rotação. Nas regiões internas do aparato vestibular circula um líquido que estimulam células sensitivas que revestem as paredes internas, conforme movimentamos a cabeça. Essas células emitem impulsos nervosos ao cerebelo por meio do nervo vestibular.
    》TATO
    Nos órgãos internos e na pele existem células nervosas modificadas capazes de perceber estímulos relacionados ao toque, ao frio, ao calor e à dor.
    Corpúsculos de Pacini: percepção de grandes pressões sobre a pele e vísceras.
    Discos de Merkel e Corpúsculos de Meissner: percepção do tato fino, uma leve pressão  sobre a superfície a pele e vísceras.
    Corpúsculos de Krause: percepção de frio.
     Corpúsculos de ruffini: percepção de calor.
    Nociceptores: percepção de estímulos dolorosos.
    》PALADAR
    A língua por meio das papilas gustativas detecta moléculas dissolvidas em solução aquosa e o nariz, por meio do bulbo olfatório, detecta moléculas odoríferas presentes no ar. Todas as áreas da língua dotadas de papilas gustativas consegue discriminar qualquer sabor.
    》OLFATO
     Na região posterior da cavidade nasal é uma mucosa ou epitélio olfativo constituído por células nervosas modificadas com papel quimiorreceptor, isto é, tais células conectam-se as moléculas odoríferas dissolvidas em um muco. A partir dessa conexão, impulsos nervosos se propagam por neurônios especiais que convergem para o nervo olfatório. Por meio desse, os impulsos nervosos relacionados ao olfato são transmitidos ao cérebro.
    ANNA KAROLINA MOTA P.  8° "S"

    ResponderExcluir
  14. Mônica, gostei muito dos videos e slides. Eles são essenciais para que haja, maior entendimento sobre a matéria e conclui tudo aquilo que aprendemos em sala de aula.
    * Audição
    É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som. Composta principalmente pelo pavilhão auditivo.
    * Paladar
    Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios. Sentimos os seguintes gostos : salgado, doce,amargo,azedo e um outro que foi descoberto em 1908.
    * Tato
    É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.
    * Olfato
    Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.
    Esses cinco sentidos (capacidades) que lhe possibilita interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc). Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso. E acaba que um sempre necessitando do outro.
    MARIA EDUARDA ANACLETA 8° "SS"

    ResponderExcluir
  15. Monica,
    gostei muito dos videos, textos e jogos. Com eles pude aprender mais sobre todo o conteúdo de audição, olfato, paladar e tato que foi explicado em sala de aula.


    AUDIÇÃO: o pavilhão auricular faz a localização e a captação do som, que será conduzido ao canal auditivo externo até o tímpano fazendo-o vibrar, movimentando toda a cadeia ossicular(martelo, bigorna, estribo). A vibração dos ossículos é transmitida a cóclea que tem a função de realizar a transdução eletroquímica, em seguida sera conduzida, pelas fibras do nervo auditivo ao cérebro.

    OLFATO: O nariz é o órgão responsável pelo olfato. As narinas representam a porta de entrada para o mundo dos odores. O olfato é um sentido químico, ou seja, as sensações surgem pela interação das moléculas existentes no ar inspirado com os receptores olfativos localizados na parte superior da cavidade nasal: a mucosa olfativa.

    PALADAR: A gustação ou paladar, assim como o olfato e um sentido desencadeado por contato químico. Moléculas que entram em contato com a linguá são dissolvidas pela saliva e estimulam as microvilosidades dos poros gustativos. As papilas gustativas tem sua sensibilidade restrita a 5 gostos: acido, doce, amargo, salgado e umami.

    Nos órgãos internos e na pele existem células nervosas modificadas capazes de perceber estímulos relacionados ao toque, ao frio, ao calor e à dor.
    Corpúsculos de Pacini: percepção de grandes pressões sobre a pele e vísceras.
    Discos de Merkel e Corpúsculos de Meissner: percepção do tato fino, uma leve pressão sobre a superfície a pele e vísceras.
    Corpúsculos de Krause: percepção de frio.
    Corpúsculos de ruffini: percepção de calor.
    Nociceptores: percepção de estímulos dolorosos.



    MARIANA ANJOS DIAS 8° "SS"

    ResponderExcluir
  16. Monica, com os vídeos, jogos e aprendizado da sala de aula pude concluir que:

    - Audição: A audição é um dos cinco sentidos. Ela ocorre através do sistema auditivo. As partes do ouvido são: canal auditivo, tímpano, martelo, bigorna, estribo, labirinto, cóclea, tuba auditiva, nervo auditivo entre outros. A audição baseia-se na captação de ondas sonoras, essas são enviadas para o cérebro que interpreta e assim ouvimos sons, ruídos, etc.
    - Paladar: esse sentido nos permite sentir o gosto dos alimentos e bebidas. Conseguimos sentir os sabores por causa das papilas gustativas que ficam presentes na língua. Os sabores são: doce(ponta da língua), salgado (lateral da língua), azedo (parte lateral da língua), amargo (final da língua) e umami (meio da língua).
    - Tato: nos permite sentir o mundo exterior. Possui três camadas: epiderme, derme e hipoderme, além de corpúsculos como: Ruffini, Meissner, Krause, etc.
    - Olfato: possui ligação com o paladar, pois sentindo o cheiro ativamos a memória e lembramos o sabor. Ao captar um cheiro ele é enviado ao cérebro que faz a interpretação.

    Essa matéria foi muito interessante, pois fizemos atividades práticas, e estamos aprendendo sobre o corpo humano o que acho uma das melhores matérias de ciências.

    Louise Fagundes 8º ano SS

    ResponderExcluir
  17. Mônica, 

    Gostei muito dos slides e vídeos. Com eles pude compreender melhor da matéria estudada.
    Nós possuímos 5 sentidos, são eles e suas funções:


    -Audição 

    O pavilhão auditivo direciona o som para o canal auditivo. Dentro da orelha média, as vibrações do tímpano são enviadas aos três ossículos: martelo, bigornas e estribo. A vibração dos ossículos amplificam o som na orelha interna. O estribo está conectado a janela oval. Células geram impulsos nervosos que são enviados ao cérebro, onde a informação será captada de interpretada.

    A orelha interna é constituida pelo aparato vestibular, que é formado pelos três canais semicirculares, que orientam a posição da cabeça em relação à gravidade, sendo assim, responsáveis pelo equilíbrio. 


    -Tato 

    A pele é o órgão responsável por esse sentido, além de ser considerada o maior órgão do corpo humano. É formada por duas camadas: a epiderme, camada mais externa formada por um tecido epitelial, e a derme, mais interna formada por um tecido conjuntivo. 

    Existem os corpúsculos táteis, que estão relacionados ao toque:

    - Vater-Pacini: tocar, segurar ou manusear. 

    - Krauser: frio 

    - Ruffini: calor

    - Meissner: sensibilidade de formas e volumes.


    -Olfato

    Por meio do olfato sentimos os diferentes odores. As células olfatórias captam as moléculas aromáticas dissolvidas no ar. A partir da conexão entre células nervosas e sepultas odoríferas, impulsos nervosos são gerados e enviados para o bulbo olfativo, onde os impulsos se propagam por neurônios especiais que convergem para o nervo olfatório. Por meio do nervo olfatório os impulsos são transmitidos ao cérebro. 


    -Paladar 

    O gosto do alimento depende da ação conjunta do paladar e do olfato. A língua por meio das papilas gustativas detecta moléculas dissolvidas e o nariz detecta as moléculas odoríferas presentes no ar. Das papilas partem os nervos gustativos que vão até o cérebro trazendo as informações do gosto: amargo, doce, azedo, salgado e umami. 

    Bom Mônica, foi essa a minha conclusão sobre a matéria.

    Clara Fróes- 8°ano S

    ResponderExcluir
  18. Monica,
    Goste muito dos vídeos e jogos, com eles consegui fixar melhor o conteúdo. Aprendi com os sentidos que:
    -Visão: é a capacidade de visualizar objetos e pessoas. Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão uma vez que eles visualizam o objeto e mandam a mensagem para o cérebro que faz a decodificação, interpretando-a.
    - Olfato: relaciona à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz é o órgão responsável pelo sentido do olfato, o nariz capta os odores e envia a mensagem para o cérebro, que processa as informações.
    - Paladar: permite ao ser humano sentir o gosto dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios. A língua é o órgão responsável pelo sentido do paladar, uma vez que capta e distingui o sabor dos alimentos (salgado, doce, azedo, amargo), além das sensações de quente e frio.

    - Audição: É a capacidade de ouvir os sons, provenientes do mundo exterior. Os ouvidos são os órgãos responsáveis pela audição, na medida em que detectam os sons, ruídos e barulhos do exterior, enviam essas mensagens para o cérebro que as interpreta.

    - Tato: É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. O tato é caracterizado pela sensação do toque e, por isso, está relacionado com o contato com a pele, através dos neurônios sensoriais responsáveis por enviarem as mensagens para o cérebro.

    Luana Aguiar Oliveira 8º “SS”

    ResponderExcluir
  19. Monica,
    Gostei bastante dos videos,jogos e os textos que ajudaram no meu conhecimento sobre a matéria

    Sentidos:
    Paladar:nos permite sentir o gosto dos alimentos e bebidas. Conseguimos sentir os sabores pelas papilas gustativas que ficam presentes na língua. Os sabores são: doce, salgado , azedo , amargo e umami
    - Tato: permite sentir o mundo exterior. Possui três camadas: epiderme, derme e hipoderme, e os corpúsculos são: Ruffini, Meissner, Krause, etc.
    - Olfato: tem ligação com o paladar, porque sentindo o cheiro ativamos a memória e lembramos do sabor. E ao captar um cheiro ele é enviado ao cérebro que faz a interpretação.

    João Victor 8 SS

    ResponderExcluir
  20. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos e da explicação.
    SENTIDOS:

    PALADAR: O paladar ou gustação é um dos cinco sentidos. É a capacidade de reconhecer os gostos de substâncias colocadas sobre a língua. Na língua, existem as papilas gustativas que reconhecem substâncias do gosto e enviam a informação ao cérebro. Mas o teto da boca (o palato) também é sensível aos gostos. Existem cinco sabores bem aceitos: o amargo, o ácido, o salgado, o doce e o umami.

    TATO: O tato é um dos cinco sentidos. O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão do corpo humano: a pele. Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme. O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano

    olfato: O olfato é um dos cinco sentidos. Por meio do olfato o homem, assim como os demais animais, percebe diferentes odores. Em comparação com o olfato de outros mamíferos, o olfato do ser humano é pouco desenvolvido

    Audição: A audição é um dos cinco sentidos. O ouvido é o responsável pela capacidade de ouvir, ou seja, pela audição e pelo equilíbrio do corpo. É composta por três estruturas: orelha interna, orelha média, e orelha externa.

    Ouvido externo: É composto pela orelha, ou seja, pelo pavilhão auricular e pelo meato acústico externo. No ouvido externo as ondas sonoras são concentradas.

    Ouvido médio: É composto pela membrana timpânica, ou tímpano, como já foi chamado. A membrana auditiva é um conjunto de três ossículos (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva. Do ouvido médio, as ondas sonoras são transmitidas ao nervo auditivo.

    Ouvido interno: É composto por três estruturas, (vestíbulos, cóclea, e ductos semicirculares) que são preenchidas por um liquido. Dentro da cóclea existem as células ciliadas. O ouvido interno aloja as terminações do nervo auditivo.

    IASSER MAHMOUD 8ANO SS

    ResponderExcluir
  21. Mônica,com os videos,leituras,da para concluir que:
    Sentidos:
    Paladar:Nos permite sentir o gosto dos alimentos e bebidas;são as papilas gustativas,tem sua sensibilidade restrita a cinco gostos:Ácido,doce,amargo,salgado.
    Tato:Possui três camadas epiderme,derme,e hipoderme,e os corpúsculos são;
    VATER-PACINI:Cauculam a intensidade necessária para tocar,segurar ou manusear.
    Meissener:Muito numeroso na ponta da língua e dos dedos,são responsáveis de sensibilade de formas e volumes.
    Kreuser:frio
    ruffinne;calor
    Olfato:Tem ligação com o paladar.Eao captar um cheiro ele é enviado ao cérebro que faz a interpretação.


    OQUE EU ENTENDI DO LIVRO E DO SEMINÁRIO
    o meu capitúlo foi o 2 A Escalada Ao Abismo
    o resumo dele é que quando você está no térreo e vai para o álcool,ele pode causar morte e acidente de trânsito
    2 subsolo:cigarro ele pode causar suicídio
    3 subsolo:maconha,por violencia e suicidio
    4 subsolo:a cocaina,por doenças
    5 subsolo:crack:por orverdose
    6;merla,por convuções e infartos


    LAIS ALVES DE CARVALHO 8 SS






    ResponderExcluir
  22. Mônica, os vídeos e jogos auxiliaram na minha compreensão da matéria dos sentidos. Pude concluir:

    Audição: A audição é o sentido que permite a captação de sons e ruídos. O órgão responsável para o funcionamento é o ouvido. Os dois ouvidos não são iguais, por isso cada ouvido reage de uma forma diferente a um mesmo som. Os sons que chegam ao ouvido sofrem diferenças sutis através das dobras, que podem aumentar ou diminuir a frequência. O ouvido externo capta os estímulos sonoros, que passa pelo pavilhão auricular, onde pelos e ceras protegem e afastam insetos. O som encaminha-se para o tímpano, localizado no ouvido médio, que está ligado pelo canal auditivo e vibrará. Essa vibração acionará os menores ossos do nosso corpo: o martelo, bigorna e estribo que aumentam 20x a pressão das ondas sonoras. É importante destacar que o ouvido médio possui problemas com a pressão do ambiente, que distende o tímpano e distorce a membrana auditiva. Após a vibração do estribo contra a janela oval, o som chegará ao ouvido interno, onde está presente a cóclea. A estrutura central será o órgão de Corti e as células ciliadas, pertencentes ao órgão. Nelas, encontramos cílios que oscilam e estimulam as fibras sonoras. Juntos, transformam as vibrações sonoras em sinais elétricos que através do nervo auditivo, chegará ao cérebro, que irá analisar e interpretar o som. A orelha e as suas estruturas são sensíveis e frágeis, por isto, devemos ter precaução e adotar certas medidas para mantermos as estruturas saudáveis e a audição sem alterações. Essas alterações podem ser simples ou preocupantes, como a surdez. A surdez é causada quando há a ocorrência de ausência ou danificação das células ciliadas. Existem três tipos de surdez: a de Transmissão ou Condição (quando ocorre uma lesão no ouvido externo e médio), a Neurossensorial ou Percepçaõ (lesão o ouvido interno ou no nervo auditivo). Já a Surdez Mista ocorre quando há lesão no ouvido médio, interno e afeta componentes de transmissão e percepção. Outras alterações podem ser o trauma mecânico ou sonoro, que este, tem como principal fator o excesso de volume nos sons. Muitos jovens possuem a probabilidade de acontecer alguma alteração na sua audição, já que utilizam exageradamente os fones de ouvidos. Se não quiser diminuir o volume, uma solução eficaz é manter o volume desejável mas, com menos horas de exposição.

    Olfato e Paladar: São os sentidos químicos e responsáveis por sentir o cheiro e o sabor dos alimentos. O nariz é o órgão responsável pelo olfato, onde as moléculas odoríferas entram pela cavidade nasal, são dissolvidas na região mucosa e captadas pelos receptores. Quando uma molécula olfativa apanha uma molécula odorífera, enviam sinais elétricos ao cérebro. O olfato está relacionado com a gustação, pois é através dele que sentimos o “gosto” dos alimentos. O paladar tem como principal órgão a língua, que possui papilas gustativas que distinguem o sabor dos alimentos em doce, amargo, salgado, ácido e umami. Das papilas partem os nervos gustativos que vão até o cérebro trazendo as informações do gosto.

    Felipe Anjos 8 SS

    ResponderExcluir
  23. Professora Mônica,gostei bastante dos videos e dos slides,acho que aprendo bastante com eles.
    Bom,sobre os sentidos aprendi que :
    AUDIÇÃO- Nos permite ouvir sons e controla o equilíbrio do nosso corpo.
    GUSTAÇÃO- Junto com o olfato,nos da informações sobre o gosto dos alimentos.
    OBS- sentimos os gostos através das nossas papilas gustativas,que possuem diferentes funções.
    OLFATO- Está muito ligado com a gustação.Isso porque nossa língua só é capaz de sentir amargo,azedo,doce e salgado.O verdadeiro gosto do alimento é sentido pelo nariz.
    TATO- Nos dá informações sobre textura,forma e temperatura dos objetos.
    VISÃO- Nos permite identificar as cores,objetos,distância ,proporções e outras coisas relacionadas.
    Compreendi bastante a matéria,pois além do blog temos também aulas praticas,como a DISSECAÇÃO DO OLHO DO BOI e A Experiência SOBRE OS SENTIDOS “PALADAR”
    Laura Pires Santana 8 ano ss

    ResponderExcluir
  24. Mônica,

    Gostei muito dos vídeos e textos, pois são muitos interessantes. Com eles pude aprimorar mais meus conhecimentos sobre a audição, tato, olfato e paladar.
    Os sentidos cinco são: Olfato, Paladar, Tato, Visão e Audição
    Eles servem para tornar possível uma melhor percepção da vida. Imagine-se sem poder ver (visão), sentir cheiro de um perfume agradável (olfato), sentir o gosto de uma comida que gosta (paladar), sentir (tato) ou ouvir uma música (audição). Seria um pouco impossível de se relacionar com as pessoas.
    MARCELLA FRÓES 8 ANO S

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas