quarta-feira, 18 de maio de 2016

Os sistema vivos e a nutrição humana/ 8º ano

DOCUMENTÁRIO A CARNE É FRACA

Este Documentário mostra a realidade da indústria bovina e da granja e foi indicado para o Festival Internacional de Cinema Ambiental.

“Alguma vez você já pensou sobre a trajetória de um bife antes de chegar ao seu prato?” São descritos no documentário os impactos que esse ato – aparentemente banal – de consumir carne representa para a sua saúde, para os animais e para o Planeta.”
O documentário apresenta algumas cenas sobre o processo industrial da granja, do abate dos bovinos, entre outros animais. Algumas cenas tratam do abate dos bois; de galinhas, o famoso babybife, a “escolha” dos pintinhos. 
Responda as seguintes perguntas .

a)    Ideia central do documentário..

b) Destaque dois trechos do documentário que tenham sensibilizado você :

Positivamente

Negativamente

c)    Escolha um dos itens de consumo ,citados no texto e descreva o caminho que percorre da natureza até o nosso cotidiano.
d)    Elabore uma conclusão sobre o documentário.



24 comentários:

  1. Mônica,
    Gostei muito dos documentários. Eles foram muito importantes para meu aprendizado e ideias.
    Resposta da A:
    A ideia central do documentário é abrir os olhos das pessoas para a realidade. Mostrar para elas que a carne que tanto amamos tem um processo para chegar até nosso prato. E que ele pode ser muito difícil e chocante para nós. Ver o quanto os animais sofrem, o quanto são judiados. Eles querem que a população tome conta da verdade, da realidade.
    Resposta da B:
    Positivamente: O que me sensibilizou positivamente foi o fato de existir pessoas que se preocupam com o bem estar dos animais. Que também são seres vivos e que sentem dor e medo. Não são objetos.
    Negativamente: O que me sensibilizou negativamente foi o fato de ver o quanto os animais sofrem para chegar no nosso prato. Quando vemos a carne na mesa, não imaginamos o que ocorreu antes. Só o quanto é saborosa e suculenta. Não dando conta do que estamos comendo já foi um ser vivo. O que me deixou tocada, me sensibilizou para o lado negativo.
    Resposta da C:
    Tudo começa na fazenda: o produtor investe por, no mínimo, dois anos em medicamentos, alimentação de qualidade e manejo com o gado. Quando o animal atinge a média de 400 kg, ele já pode ser enviado ao frigorífico. Da fazenda, partem os caminhões que transportam os animais:O embarque merece atenção redobrada: muitos peões e motoristas não sabem que o uso de choque e ferrões para embarcar os bovinos, além de quedas e pisoteamentos, geram dor e hematomas. Se os animais sofrem muito estresse, o ph da carne pode ser alterado, afetando a qualidade do produto. A carne, com um ph alto, pode se tornar dura, escura e seca. Para isso, é necessário treinar motoristas, para que dirijam com calma quando estiverem transportando os animais, e investir em caminhões apropriados. Abaixo, imagem de um manejo adequado. No frigorífico, os animais esperam por 24 horas antes do abate. Concentrar tantos animais num único ambiente e manter a lógica de “linha de produção” pode chocar-se com o comportamento social dos animais. Para que isso não ocorra, profissionais que conheçam esse comportamento precisam manejar os bovinos com calma, sem utilizar bastões, ferrões ou choques. O uso destes “instrumentos” gera quedas, pisoteamentos e, ironicamente, atrasos na linha de abate - ou seja, prejuízos. Chegada a hora, os animais são enviados para a sala de insensibilização, onde são atingidos na região frontal do crânio com uma pistola pneumática. Insensibilizado, o animal não sente dor, mas mantém os sinais vitais. Do tronco de contenção, é levado para a sangria, onde a morte ocorre de fato. Este momento é delicado: se a insensibilização não é feita corretamente, o animal é sangrado ainda sentindo os sinais vitais, ou seja, capaz de sentir dor. Depois do frigorífico, a carne é revendida para supermercados e açougues. Carne certificada ou rastreada é uma forma do consumidor garantir que está comprando um produto que não gerou sofrimento no animal.
    Resposta da D:
    O documentário me sensibilizou bastante. Abriu os meus olhos para a realidade da tão deliciosa carne que está na nossa mesa todos os dias. Grande parte dos produtores utilizam o método em que os animais sentem menos dores. Mas existem muitos clandestinos que judiam dos animais. Não veem que eles também têm vida. A carne é uma grande fonte de nutrição para nós. Não devemos retira-la de nossa dieta. Mas sim denunciar os produtores clandestinos que maltratam os animais. Bom, foi isso que pude concluir do documentário: A Carne é Fraca.
    MILENA SAKON | 8º ano S

    ResponderExcluir
  2. Documentário: A carne é fraca
    III-
    a)Os impactos ambientais e sociais causados pelo abate de animais para consumo humano. Os malefícios de uma dieta animal.

    b) Positivamente
    – Campanha pelo direito dos animais – combater o abate com sofrimento de animais para o consumo humano.
    -Incentivo e esclarecimento da alimentação vegetariana – mostrar os benefícios de uma alimentação sem carne , somente através de vegetais e frutas.

    Negativamente
    -Impactos sobre os recursos hídricos no abate dos bovinos: a quantidade excessiva para matar um boi - 1Kg de carne são necessários 15.000 litros de água em contrapartida para o cultivo de 01 kg de cereal são necessários 1.300 litros de água. O Brasil e o mundo estão carentes de água para consumo humano.
    - A contaminação dos lençóis freáticos e aqüíferos subterrâneos pelos medicamentos e hormônios utilizados na pecuária: Os medicamentos usados no rebanho bovino infiltram nos lençóis freáticos causando contaminação dos mesmos.
    - O desmatamento e queimadas da Amazônia para pastagens com o objetivo de criação de rebanhos bovinos, causam o efeito estufa, alterando o clima e a destruição da camada de ozônio pela emissão de gases tóxicos.

    c) Frango Fases:
    ovo, pintinho, decapitação do bico ( para que eles não se pratiquem o canibalismo, vacinação, fase de crescimento com criação em cativeiro em pequenos espaços , alimentação feita com ração misturada com hormônios de crescimento, catação das aves para o abate, seleção das aves que serão abatidas, descarte das aves inutilizadas, abate das aves, separação por tipo de comércio.



    d) O documentário "A carne é fraca" tem por objetivo alertar as pessoas dos impactos ambientais que a criação de rebanhos vem causando ao longo do tempo:
    - o impacto dos recursos hídricos é muito grande,
    -os dejetos dos animais lançados ao solo e na água são lançados nos pequenos açudes sem receber o tratamento adequado, levando bactérias e vírus para as águas, infiltrando nos lençóis freáticos. São lançados também os hormônios e medicamentos que são dados ao animal e por fim chegando ao mar mais de 100 milhões de toneladas de resíduos por ano, provocando uma disseminação descontrolada de algas que, quando se decompõem, causam um perigoso impacto sobre a biodiversidade.
    -a emissão de gases nocivos para a camada de ozônio, o desmatamento da Amazônia tanto para serem feitos os pastos, como para a produção de alimento para os animais.
    Também é mostrado de maneira bem clara como ocorre o abate dos animais. A maneira como são criados em cativeiro, o stress e a angustia dos animais, a seleção dos animais para o abate, o medo do animal quando percebe que será abatido, a maneira impiedosa como são sacrificados.


    "Se já não há dúvidas que os animais são tão sensíveis quanto nós, e se sabemos o quanto eles são pacíficos e inocentes, por que tanta dor e tanta injustiça?"


    Uma informação bem interessante quanto a alimentação vegetariana. Várias pessoas dizem que comem carne para ter saúde, porém esta informação é duvidosa, porque o excesso de carne e gordura causa alguns problemas à saúde como, por exemplo, o entupimento de algumas vias cardíacas. A comida vegetariana pode até ter alguns agrotóxicos, mas não se compara com os da carne que tem até hormônios e quando o animal está para ser abatido ele percebe a movimentação e fica estressado, com a pupila dilatada e libera um líquido tóxico que entra em contato com a carne infectando-a, e assim os seres humanos comem essa carne sem saber de nada.
    O documentário acaba com aquele mito que temos na cabeça que os animais são criados soltos e felizes pelo campo e que no final eles morrem e são ingeridos por outros animais ou pelo ser humano. Acabou na minha cabeça que o animal vive feliz, ele vive muito triste e já sente que vai morrer.
    Lídia Maria 8ºSS

    ResponderExcluir
  3. Respostas :
    a) A ideia que predomina no documentário, é a conscientização que devemos ter a respeito da carne que está na nossa mesa diariamente. Pouco de nós sabe o processo que os bois,galinhas,e porcos passam até a carne chegar a nossa mesa não e nada fácil. O sofrimento é tanto que se fossemos parar e refletir nos tornaríamos vegetarianos.

    b) Positivamente:Eu não acreditava e até mesmo achava que comer carne era uma coisa que nós trazia saúde, mais nesse documentário percebi, que os legumes, verduras, frutas e grãos, são os reais alimentos para termos uma vida saudável.

    Negativamente: Fiquei muito sensibilizada, ao ver o abate dos animais, o sofrimento no olhar de cada um deles é de machucar o coração de quem vê, o pior de tudo é saber que a cada dia que passa a tendencia é só aumentar.

    C) O boi,após o seu nascimento,é colocado em um pequeno espaço onde passa o dia todo se alimentando para engordar, quando estão no "ponto" certo são transportados até o matadouro, onde ocorre o abate.Eles são colocados em um corredor apertado em fila, e assim começa a dar choque,marteladas ou lançar ao em seu cérebro para que ele percam o sentido e caíam, assim eles esperam o boi sangrar para não haver chances da carne ficar preta, passam em máquinas e a carne e preparada com todos os produtos necessários, são enviados aos açougues onde nós compramos e consumimos em casa.

    D) A conclusão que eu tirei desse documentário, é que todos os dias indiretamente tiramos a vida de um ser,para nos satisfazer permitimos que muitos animais sofram de maneira desumana, ajudamos todos os dias para que essa matação aumente pois cada dia mais estamos consumindo carne, sem pensarmos o que acontece antes daquele alimento chegar a nossa mesa. Esse documentário nos conscientiza muito e nos incentiva a fazer a coisa certa,a não sacrificarmos mais nenhuma vida para o nosso bem próprio.

    Maria Eduarda Anacleta
    8° "SS"

    ResponderExcluir
  4. Mônica,
    Gostei muito dos documentários, com eles eu pude aprimorar os meus conhecimentos sobre o capítulo que esta sendo estudado.
    Respostas:
    a) Ideia central do documentário:a ideia central desse documentário é nos mostrar o que um animal passa até chegar em nossas casas, os animais estão sofrendo com a pecuária,nós estamos prejudicando a nossa saúde e a natureza.

    b) Destaque dois trechos do documentário que tenham sensibilizado você :
    Positivamente: Alegra-me ver que existem pessoas nesse documentário que só querem o bem dos animais e querem salvá-los dos maus tratos, um exemplo foram os oito pintinhos salvos por uma mulher do documentário.

    Negativamente: O que mais me sensibilizou negativamente foi a parte em que mostrou os pintinhos sendo jogados como produtos nas caixas outros sendo jogados no lixo por terem nascido com defeitos. outra parte que me deixou muito sensibilizada foi a do abatimento das vacas.

    c) Escolha um dos itens de consumo ,citados no texto e descreva o caminho que percorre da natureza até o nosso cotidiano.
    d) Elabore uma conclusão sobre o documentário:Com esse documentário eu pude chegar a conclusão que nós humanos estamos além de consumindo carne a exportando também cada vez mais, prejudicando os animais que são mau tratados, a natureza e até nós mesmos esse documentário mostra a realidade sobre isso.
    A dieta do palhaço:
    fala sobre um americano que não era obeso mias decidiu fazer a experiência de três refeições ao dia durante um mês no Mc Donald’s, isso tudo porque o Mc Donaldi’s foi processado por fazer com que a maior parte da população ser obesa.
    Na primeira semana ela já começou passando mal, e engordou 8kg, se sentia cansado e só ficava feliz quando comia.Para fazer esse teste ele teve a ajuda de médicos que juntamente com ele viram sua saúde diminuindo e a sua gordura corporal aumentando cada vez mais.Com o fim desse teste o resultado foi o esperado.
    Com esse documentário eu pude chegar a conclusão que hoje nós estamos submersos a essas propagandas para consumirmos cada vez mais, no Brasil nos temos muitos Mc Donaldis e nem muita obesidade mais podemos ter se deixarmos as propagandas nos consumirem.
    O veneno esta na mesa:
    Esse documentário de modo geral nos mostra a quantidade de agrotóxicos que tem em nossos alimentos, o Brasil é o que mais utiliza no mundo. A ideia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.


    LUANE CARMÉLIA - 8º ano "S"

    ResponderExcluir
  5. Respostas do documentário A carne é fraca:
    a)A ideia central do documentário é conscientizar as pessoas de que para que a carne chegue ao seu prato muitos danos ao meio ambiente são causados, como exemplo a Floresta Amazônica que vem sendo desmatada e queimada para dar lugar a pecuária. E mostrar principalmente todo o sofrimento dos animais que também tem sentimentos, mas são tratados como “coisas” e “máquinas”.

    b)POSITIVAMENTE: Me sensibilizei ao ver que mesmo com grande parte da população não se importando com o sofrimento dos animais ainda existem pessoas de bom coração que levantam essa causa e tentam passar cada vez mais para as pessoas a ideia de que a carne pode ser substituída por vegetais, frutas, e cereais, mantendo uma dieta rica em proteínas.

    NEGATIVAMENTE: Me sensibilizei negativamente ao ver os bezerros utilizados para produção do babybife, quem consome esse tipo de carne não deve saber a situação que esses animais tem que passar não podendo nem se mexer. E também a parte em que os pintinhos com algum defeito são triturados como se fossem lixo, mas na verdade são animais que sentem dor como qualquer outro.

    c)Os pintinhos já nascem em uma câmara com vários outros, o primeiro ar que respiram já está repleto de formol utilizado para ficarem amarelinhos e terem mais preço de mercado, jamais terão contato com suas mães. São separados como objetos: os “bons” e os “defeituosos” e os machos. Os que nasceram com algum defeito ou não se desenvolveram por completo são triturados e viram ração, os outros tem seus bicos cortados para não virarem canibais e ficam presos em gaiolas tão pequenas que só conseguem mexer o pescoço para se alimentar. Sua alimentação é repleta de antibióticos que irão para o intestino dos futuros consumidores. Ao virarem galinha produzem ovos e quando atingem o tamanho ideal são levadas para o abatedouro. Após sempre mortas suas partes são separadas, embaladas, e levadas para os supermercados onde nós compramos.

    d)A conclusão que fica para mim após assistir esse documentário é que se o consumo de carne e a exportação não diminuírem cada dia estaremos tirando a vida de mais animais e destruindo a natureza. O problema não está ligado apenas ao sofrimento do animal, mas também a nossa saúde, os antibióticos e hormônios que os animais recebem acabam ficando no nosso organismo e podendo causar até câncer. Só de o boi na fila do abate ficar nervoso e com medo as substâncias liberadas são ruins para nós. Esse documentário devia ser assistido por todos, pois a mensagem que fica é que devemos ter mais conhecimento sobre o que colocamos no nosso prato todos os dias e não nos deixarmos influenciar por propagandas que usam como logomarcas imagens de animais felizes, sendo que a realidade é outra. Uma frase citada no documentário que me marcou foi: “os animais são nossos amigos e não comemos nossos amigos”.


    Louise Fagundes 8º ano SS

    ResponderExcluir
  6. Mônica,
    Gostei muito dos documentários assistidos. Com eles pude aprimorar meus conhecimentos sobre o assunto estudado.

    RESPOSTAS:

    a) Ideia central do documentário: A principal ideia desse documentário é mostrar as consequências causadas pelo consumo de carne, e mostrar o sofrimento pelo qual os animais passam para que possamos nos alimentar.


    b) Destaque dois trechos do documentário que tenham sensibilizado você:

    - Positivamente: Algo que ao assistir o documentário me deixou contente, foi o fato de ver que ainda existem pessoas que se preocupam com os animais, e que também procuram mostrar o sofrimento pelo qual os animais passam só para ser nossa refeição, ou seja, mostrar a ruim realidade por trás desse processo, e assim nos conscientizar sobre o nosso consumo de carne.

    - Negativamente: Algo que me sensibilizou negativamente foi o fato de ver os pintinhos sendo selecionados e jogados com maldade em caixas como se não fossem seres vivos, e aqueles que "não prestam", ou seja, que não estão dentre os padrões pedidos, são triturados inteiros sem nenhuma dó.

    c) Baby Beef: Entre os bovinos, os bezerrinhos machos são talvez os que mais sofrem, pois não tem valor comercial, isso, porque eles não podem procriar e nem dar leite, eles são descartados ou vendidos por preços muito ruins assim que nascem. Eles são forçados a ficar no escuro, são alimentados somente a base de leite, ficam amarrados a correntes muito curtas para que não se movimentem e assim não criem músculos e a carne fique macia. Isso tudo acontece para que esses bezerros sejam transformados em carne de Vitela/ Baby Beef. A carne de vitela é clara e branca porque os bezerros ficam anêmicos, eles mal conseguem ficar de pé para ir pro abate. E depois de serem mortos servem de refeição para as pessoas.

    d) Conclusão: Assistindo a esse documentário, eu cheguei a conclusão de que o consumo da carne trás muitas consequências, como as ambientais, pois a produção da pecuária no Brasil é prejudicial aos nossos recursos hídricos. Além de todo esse impacto para os recursos hídricos, o documentário aborda a questão da emissão de gases nocivos para a camada de ozônio, o desmatamento da amazônia tanto para serem feitos os pastos, como para a produção de alimento para os animais e o problema da exportação do produto. E também podemos perceber o grande sofrimento passado pelo animais, e como eles são mau-tratados para servirem como nossa refeição. E que por conta de todas essas consequências devemos consumir a carne com consciência.

    Júlia Campos 8° Ano 'S'

    ResponderExcluir
  7. DIETA DO PALHAÇO:

    - Esse documentário fala sobre um americano chamado Morgan Spurlock, que decidiu fazer por 30 dias uma dieta onde ele se alimentava apenas de fast-food. Ele decide fazer isso logo após ver duas garotas que estavam processando o McDonald’s por ficarem obesas. A cada dia, Morgan sentia os sintomas da sua saúde piorando. Seu peso aumentava vários quilos em poucos dias. Seu fígado estava a caminho da deterioração. Estava ficando impotente sexualmente. Adquiriu um princípio de vício de hambúrgueres e refrigerantes. Ele tinha chances de morrer se persistisse com essa dieta por mais tempo. Spurlock chega ao trigésimo dia e atinge o seu objetivo, que era mostrar como o fast-food estraga o organismo e vem provocando um crescimento epidêmico da obesidade.

    O VENENO ESTÁ NA MESA:

    - Esse documentário fala que o Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde.
    A ideia desse documentário é nos mostrar como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário baseado no agronegócio, e como os agrotóxicos podem afetar muito a nossa saúde.

    Júlia Campos 8° Ano 'S'

    ResponderExcluir
  8. Respostas:
    a) O foco do documentário está em mostrar às pessoas o processo de produção da carne, desde a criação dos animais, visando conscientizar as pessoas de como o consumo desse produto é prejudicial ao meio ambiente, aos animais e a nós mesmos, com prejuízos tanto na saúde quanto em questões humanas, como a fome.
    b) Positivamente: o documentário mostra como há pessoas que lutam por uma causa nobre de proteção à vida dos animais, ao invés de simplesmente seguir o mesmo padrão carnívoro de alimentação ou de proteger animais como cachorros e gatos, dizendo que ama animais e continuando uma alimentação carnívora. O video também mostra a beleza da alimentaão vegetariana, incentivando o consumo de alimentos saudáveis.
    Negativamente: esse vídeo e bem intenso, mostrando como os animais são tratados de forma cruel, como se fossem máquinas que têm como único objetivo nos fornecer alimento. As partes que mais me chocaram foram a escolha dos pintinhos, quando são tratados como produtos, e o abate dos animais, sendo possível ver o pavor nos olhos deles, o pânico ao descobrir seu destino.
    c) Babybeef: desde o nascimento, os bezerros machos são mantidos presos por uma corrente para que não se movimentem, não criando músculos. São alimentados somente com leite, o que gera uma carência de nutrientes; sua carne é branca por conta da anemia. Ficam tão fracos que quase não conseguem se levantar para irem para o abate.
    d) O documentário "A carne é fraca" mostra a terrível realidade da produção de carne no Brasil, a crueldade com que tratam os animais, que muitas vezes nem chegam a conhecer a luz do sol, ou agir como sua espécie agiria em condições naturais. A escolha rigorosa dos pintinhos, criação de porcos, galinha e gado e a situação das vacas leiteiras são apresentadas no vídeo, que incentiva o consumo de alimentos naturais e o protesto contra o consumo excessivo de carne. É para os fortes, pois mostra cenas de animais no abate e as situações horríveis a que são expostos.
    De tudo, o que podemos concluir é que os poucos benefícios do consumo de carne, como a proteína oferecida e a sensação de prazer emitida ao cérebro, não são nada em comparação aos pontos negativos, como os malefícios para a saúde, para os animais, o meio ambiente e a sociedade.
    A dieta do palhaço:
    Esse vídeo é impressionante, mesmo que a experiência apresentada possa parecer exagerada, vale a pena assistir. Ele nos mostra os efeitos da comida fast-food no organismo, e acompanha o comprometimento da saúde.
    Além disso, mostra como as pessoas são convencidas a consumir tal tipo de alimento, assistindo a propagandas desde a infância e associando esses alimentos nada saudáveis à felicidade, podendo levar ao vício
    O veneno está na mesa:
    O vídeo nos mostra como a quantidade de agrotóxicos aplicada nos alimentos aumentou nos últimos anos e as consequências disso no nosso organismo, podendo levar a doenças terríveis, que não podem ser ignoradas. As pessoas parecem alienadas a esse problema crescente, que poderia ser facilmente resolvido com a substituição de alimentos com agrotóxicos pelos orgânicos. Muitos ainda preferem fingir que não sabem da alta quantidade de veneno nos alimentos para não ter que gastar um pouco a mais com vegetais realmente saudáveis, sem perceber que, no final, vale a pena fazer essa troca, que influencia diretamente a saúde.
    ANA LUIA SOARES MENDES - 8°S

    ResponderExcluir
  9. Monica,
    Gostei bastante dos documentários, são muito interessantes, mostrou o que eu já sabia e o que foi estudado em sala, mas quando vemos é bem diferente, de uma forma mais detalhada.
    a)- Idéia central do documentário: Esses documentários mostram o percurso do que nos alimentamos, como boi, galinha,porco, tudo isso para que a gente pare e reflita, se é realmente bom que a gente coma carne, pois mostra que o que eles passam não é nada legal, pelo contrario passam por muitos sofrimentos. Mostra também os impactos que o ato de comer carne representa para a saúde humana.

    b)- Destaque dois trechos do documentário que tenham sensibilizado você:
    Positivamente: Eu não via tantos problemas em comer carne, pra mim era normal e até fazia bem, mas é claro que não em excesso. Mas esse documentário me mostrou que a alimentação por meio dos animais (galinha, porco, boi) não faz mal apenas pra mim, mas também para os próprios animais, para o meio ambiente. E que é muito bom eu diminuir o consumo de carnes, mas o melhor a fazer é se tornar vegetariano.

    Negativamente: Muitas partes dos documentários me sensibilizaram, pois ver o sofrimento de cada animal é muito triste, e saber que muitos passam pela mesma coisa, e que praticamente nascem para sofrer. Mas uma dessas partes que me sensibilizou foi o abate dos animais.

    c)- Escolha um dos itens de consumo, citados no texto e descreva o caminho que percorre da natureza ate o nosso cotidiano.
    Eu vou falar sobre o caminho percorrido pela galinha. Elas nascem as que não têm nenhuma deficiência são criadas juntas as outras com bastante comida, para engordarem, e para isso tem a necessidade de serrarem os bicos para que não comam umas as outras. Dali vão para o choque de insensibilidade, uma técnica que também é utilizada na hora da sangria para evitar que as aves se debatam, o que prejudicaria o andamento e poderia causar ferimentos na carne. Depois de sangradas as aves passam por 4 minutos penduradas em uma sala, e vão para o tanque de escaldagem. Tudo isso para o processo da depenagem, assim vai chegando o caminho final da carne, a ultima parte são os cortes. E finalmente a embalagem, e mandados por meio de caminhões até o destino final, para a venda.

    d)- Elabore uma conclusão sobre o documentário.
    A minha conclusão é que quando comemos carnes não paramos para pensar por tudo o que aquele pobre animal pode ter passado e que muitos outros estão passando antes de chegar as nossas mesas, e isso é muito prejudicial ao meio ambiente por que a cada dia que passa aumenta o consumo de carne. Sem contar que nós devemos evitar a carne, pois não é nada benéfico a nossa saúde.
    Aissa Fernandes - 8ano "SS"

    ResponderExcluir
  10. Monica,
    A) A idéia central mostrada no documentário é a vida dos animais que sofrem diariamente até chegar a um ponto que viram a carne que comemos no dia a dia, e também nos conscientizar de como é feita as praticas cruéis de abate dos animais que viram nosso alimento.

    B) POSITIVAMENTE: fiquei feliz em ver que ainda existem pessoas boas no mundo que querem fazer o bem e ajudar os animais, como aquela mulher que salva os pintinhos da morte no documentário.

    NEGATIVAMENTE: fiquei sensibilizada ao ver como é a vida de sofrimento dos animais que viram o nosso alimento diário e como são feitas as praticas cruéis de abate dos animais.

    C) As galinhas de granja passam a vida inteira sem poder se locomover devido ao minúsculo tamanho das suas celas, pisando em fios de arame, sem descanso para os pés, com a luz acesa 24 horas por dia, confinadas sem possibilidades de andar, ver a luz e tomar banho de sol, sem conseguir virar sobre si mesmas, levantar ou bater uma asa, espreguiçar, ciscar, pisar e se sujar na terra e muito menos estabelecer laços sociais e familiares com outros animais da mesma espécie.

    D) A conclusão que eu tirei desse documentário é que se formos parar para pensar, iríamos ser todos vegetarianos por que alem do consumo excessivo de carne ser algo que faz mal a nossa saúde, é gasta muita água na produção da carne, alem do gás metano que é liberado pelos ruminantes, sem contar as praticas cruéis de abate de todos os animais que consumimos diariamente.


    Mariana Anjos Dias 8° SS

    ResponderExcluir
  11. A CARNE É FRACA

    Respostas
    a) Ideia central do documentário..
    Mostrar e tentar conscientizar como o consumo de carne interfere na nossa saúde, no meio ambiente e no bem estar dos animais. Prejudicando tanto a natureza, os animais, quanto a nós mesmos. E para melhorar essa situação precisamos tomar atitudes que diminua nosso consumo excessivo de carne.
    b) Destaque dois trechos do documentário que tenham sensibilizado você:
    Positivamente: Como certas pessoas se preocupam com os animais e com o meio ambiente e ao mesmo tempo tentam achar soluções para que a situação melhore e tenta conscientizar através de pesquisas e reportagens, o quão grande é o prejuízo, ao consumirmos carne.
    Negativamente: A cena do abatimento das vacas foi chocante, além das conseqüências que esse tipo de produção causa, como: aumento da emissão de gases poluentes, diminuição da biodiversidade, contaminação da água e esgotamento da água doce pela agropecuária.
    c) Escolha um dos itens de consumo ,citados no texto e descreva o caminho que percorre da natureza até o nosso cotidiano.
    Florestas inteiras são desmatadas para dar espaço aos pastos e também para plantio de grãos para produção de ração. O boi é criado com medicamentos, suplementos e vacinas. São transportados até o matadouro, onde ocorre o abate. As carnes são embaladas e estocadas depois seguem em caminhões com destino aos centros de distribuição. Assim, chega em nosso prato para consumo.
    d) Elabore uma conclusão sobre o documentário.
    Devemos nos preocupar com nossas atitudes e hábitos, que podem ser maléficos para a vida animal, a natureza e até a nós mesmos. Para satisfazer nossas vontades e necessidades, acabamos com várias vidas, já que não pensamos como é o ciclo do alimento que comemos e como foi o caminho que percorreu. Então, devemos repensar em nossos atos.
    A DIETA DO PALHAÇO
    Esse documentário mostra o quanto a população mundial vem ficado cada vez mais obeso. E isso se deve á má alimentação e poucas atividades físicas. Muitas dessas pessoas se deixam levar pelos “fast food” e acabam comendo exageradamente sem medir as conseqüências. Somos levados a comer, para satisfazer nosso humor ou ate mesmo pelas propagandas que nos induzem a comprar o produto. Trata-se então de uma questão de consciência e hábito alimentar de cada pessoa.
    O VENENO ESTÁ NA MESA
    Esse documentário mostra a quantidade de agrotóxicos que são utilizados nas plantações e criações. Isso leva a uma má alimentação, já que o agronegócio possui atividades produtivas que estão diretamente ligadas à produção e subprodução de produtos derivados da agricultura e pecuária com a presença de fertilizantes e agrotóxicos, que prejudicam o meio ambiente e a nossa saúde
    ANA CAROLINA CASTRO MEDRADO 8ºs


    ResponderExcluir
  12. Mônica, os documentários foram ótimos para complementar o meu estudo. A seguir, as respostas:

    A) O documentário é centrado para a conscientização de todos, trabalhando desde o processo de criação destes animais até o consumo. Aponta a crueldade e irresponsabilidade dos humanos perante os animais e os demais recursos naturais.
    B) Positivamente: Com o documentário, pude relacionar e concluir sobre a capacidade humana e como nós, temos inteligência suficiente para criar e usufruir de artifícios que auxiliam em nossa sobrevivência, possuindo a possibilidade de avançarmos a cada dia. Uma pena é o mau uso que fazemos destes artifícios, com uma visão voltada ao lucro, aceleração e padronização dos produtos.
    Negativamente: A minha reação logo foi de espanto, ao perceber a crueldade com os animais, sem respeito á eles e natureza, em principal no momento do abate.
    C) Carne: O animal é criado em cativeiros ou criadouros, recebendo tratamentos desrespeitosos e cruéis. Logo quando crescem, é feita uma seleção entre eles, onde os critérios são a melhor qualidade e padronização do produto. São transportados para o abate, e por último, a carne chega aos açougues onde estão aptas para o consumo.
    D) Com estes documentários, pude aprender um pouco mais sobre o caminho da produção de certos alimentos, como a carne, e a nutrição. A conscientização é uma das soluções mais eficazes para amenizar os problemas citados. Devemos ter consciência do mal que fazemos a estes animais, ter em mente em como a nossa dieta á base de alimentos e produtos enlatados e conservados são perigosos á nossa saúde. Os agrotóxicos também exigem atenção de nossa parte, já que, o número de produtos com estas substâncias então em alta. São usados para a aceleração e melhor estética dos alimentos, prejudicando a saúde dos consumidores, dos aplicadores e principalmente, enfraquecendo e contaminando os recursos naturais, como a água e solo.

    Mariana Cruz 8° "S"

    ResponderExcluir
  13. Monica,
    Gostei bastante dos documentários, são muito interessantes, mostrou o que eu já sabia e o que foi estudado em sala, mas quando vemos é bem diferente, de uma forma mais detalhada.
    a)- Idéia central do documentário: Esses documentários mostram o percurso do que nos alimentamos, como boi, galinha,porco, tudo isso para que a gente pare e reflita, se é realmente bom que a gente coma carne, pois mostra que o que eles passam não é nada legal, pelo contrario passam por muitos sofrimentos. Mostra também os impactos que o ato de comer carne representa para a saúde humana.

    b)- Destaque dois trechos do documentário que tenham sensibilizado você:
    Positivamente: Eu não via tantos problemas em comer carne, pra mim era normal e até fazia bem, mas é claro que não em excesso. Mas esse documentário me mostrou que a alimentação por meio dos animais (galinha, porco, boi) não faz mal apenas pra mim, mas também para os próprios animais, para o meio ambiente. E que é muito bom eu diminuir o consumo de carnes, mas o melhor a fazer é se tornar vegetariano.

    Negativamente: Muitas partes dos documentários me sensibilizaram, pois ver o sofrimento de cada animal é muito triste, e saber que muitos passam pela mesma coisa, e que praticamente nascem para sofrer. Mas uma dessas partes que me sensibilizou foi o abate dos animais.

    c)- Escolha um dos itens de consumo, citados no texto e descreva o caminho que percorre da natureza ate o nosso cotidiano.
    Eu vou falar sobre o caminho percorrido pela galinha. Elas nascem as que não têm nenhuma deficiência são criadas juntas as outras com bastante comida, para engordarem, e para isso tem a necessidade de serrarem os bicos para que não comam umas as outras. Dali vão para o choque de insensibilidade, uma técnica que também é utilizada na hora da sangria para evitar que as aves se debatam, o que prejudicaria o andamento e poderia causar ferimentos na carne. Depois de sangradas as aves passam por 4 minutos penduradas em uma sala, e vão para o tanque de escaldagem. Tudo isso para o processo da depenagem, assim vai chegando o caminho final da carne, a ultima parte são os cortes. E finalmente a embalagem, e mandados por meio de caminhões até o destino final, para a venda.

    d)- Elabore uma conclusão sobre o documentário.
    A minha conclusão é que quando comemos carnes não paramos para pensar por tudo o que aquele pobre animal pode ter passado e que muitos outros estão passando antes de chegar as nossas mesas, e isso é muito prejudicial ao meio ambiente por que a cada dia que passa aumenta o consumo de carne. Sem contar que nós devemos evitar a carne, pois não é nada benéfico a nossa saúde.
    Aissa Fernandes 8ano SS

    ResponderExcluir
  14. Respostas do documentário A carne é fraca:
    a) A ideia central do documentário é conscientizar as pessoas de que para que a carne chegue ao seu prato muitos danos ao meio ambiente são causados, como exemplo a Floresta Amazônica que vem sendo desmatada e queimada para dar lugar a pecuária. E mostrar principalmente todo o sofrimento dos animais que também tem sentimentos, mas são tratados como “coisas” e “máquinas”.

    b) POSITIVAMENTE: Me sensibilizei ao ver que mesmo com grande parte da população não se importando com o sofrimento dos animais ainda existem pessoas de bom coração que levantam essa causa e tentam passar cada vez mais para as pessoas a ideia de que a carne pode ser substituída por vegetais, frutas, e cereais, mantendo uma dieta rica em proteínas.

    NEGATIVAMENTE: Me sensibilizei negativamente ao ver os bezerros utilizados para produção do babybife, quem consome esse tipo de carne não deve saber a situação que esses animais tem que passar não podendo nem se mexer. E também a parte em que os pintinhos com algum defeito são triturados como se fossem lixo, mas na verdade são animais que sentem dor como qualquer outro.

    c) Os pintinhos já nascem em uma câmara com vários outros, o primeiro ar que respiram já está repleto de formol utilizado para ficarem amarelinhos e terem mais preço de mercado, jamais terão contato com suas mães. São separados como objetos: os “bons” e os “defeituosos” e os machos. Os que nasceram com algum defeito ou não se desenvolveram por completo são triturados e viram ração, os outros tem seus bicos cortados para não virarem canibais e ficam presos em gaiolas tão pequenas que só conseguem mexer o pescoço para se alimentar. Sua alimentação é repleta de antibióticos que irão para o intestino dos futuros consumidores. Ao virarem galinha produzem ovos e quando atingem o tamanho ideal são levadas para o abatedouro. Após sempre mortas suas partes são separadas, embaladas, e levadas para os supermercados onde nós compramos.

    d) A conclusão que fica para mim após assistir esse documentário é que se o consumo de carne e a exportação não diminuírem cada dia estaremos tirando a vida de mais animais e destruindo a natureza. O problema não está ligado apenas ao sofrimento do animal, mas também a nossa saúde, os antibióticos e hormônios que os animais recebem acabam ficando no nosso organismo e podendo causar até câncer. Só de o boi na fila do abate ficar nervoso e com medo as substâncias liberadas são ruins para nós. Esse documentário devia ser assistido por todos, pois a mensagem que fica é que devemos ter mais conhecimento sobre o que colocamos no nosso prato todos os dias e não nos deixarmos influenciar por propagandas que usam como logomarcas imagens de animais felizes, sendo que a realidade é outra. Uma frase citada no documentário que me marcou foi: “os animais são nossos amigos e não comemos nossos amigos".


    Louise Fagundes 8º ano SS

    ResponderExcluir
  15. Monica,
    Gostei bastante dos documentários, são muito interessantes, mostrou o que eu já sabia e o que foi estudado em sala, mas quando vemos é bem diferente, de uma forma mais detalhada.
    a)- Idéia central do documentário: Esses documentários mostram o percurso do que nos alimentamos, como boi, galinha,porco, tudo isso para que a gente pare e reflita, se é realmente bom que a gente coma carne, pois mostra que o que eles passam não é nada legal, pelo contrario passam por muitos sofrimentos. Mostra também os impactos que o ato de comer carne representa para a saúde humana.

    b)- Destaque dois trechos do documentário que tenham sensibilizado você:
    Positivamente: Eu não via tantos problemas em comer carne, pra mim era normal e até fazia bem, mas é claro que não em excesso. Mas esse documentário me mostrou que a alimentação por meio dos animais (galinha, porco, boi) não faz mal apenas pra mim, mas também para os próprios animais, para o meio ambiente. E que é muito bom eu diminuir o consumo de carnes, mas o melhor a fazer é se tornar vegetariano.

    Negativamente: Muitas partes dos documentários me sensibilizaram, pois ver o sofrimento de cada animal é muito triste, e saber que muitos passam pela mesma coisa, e que praticamente nascem para sofrer. Mas uma dessas partes que me sensibilizou foi o abate dos animais.

    c)- Escolha um dos itens de consumo, citados no texto e descreva o caminho que percorre da natureza ate o nosso cotidiano.
    Eu vou falar sobre o caminho percorrido pela galinha. Elas nascem as que não têm nenhuma deficiência são criadas juntas as outras com bastante comida, para engordarem, e para isso tem a necessidade de serrarem os bicos para que não comam umas as outras. Dali vão para o choque de insensibilidade, uma técnica que também é utilizada na hora da sangria para evitar que as aves se debatam, o que prejudicaria o andamento e poderia causar ferimentos na carne. Depois de sangradas as aves passam por 4 minutos penduradas em uma sala, e vão para o tanque de escaldagem. Tudo isso para o processo da depenagem, assim vai chegando o caminho final da carne, a ultima parte são os cortes. E finalmente a embalagem, e mandados por meio de caminhões até o destino final, para a venda.

    d)- Elabore uma conclusão sobre o documentário.
    A minha conclusão é que quando comemos carnes não paramos para pensar por tudo o que aquele pobre animal pode ter passado e que muitos outros estão passando antes de chegar as nossas mesas, e isso é muito prejudicial ao meio ambiente por que a cada dia que passa aumenta o consumo de carne. Sem contar que nós devemos evitar a carne, pois não é nada benéfico a nossa saúde.
    Aissa Fernandes 8ano SS

    ResponderExcluir
  16. RESPOSTAS:
    A) Este Documentário mostra a realidade da indústria bovina e da granja e foi indicado para o Festival Internacional de Cinema Ambiental. Bom, o documentário tem como propósito trazer diversas informações sobre a carne, como: origem, produção, garantia da qualidade e entre vários outros aspectos que nos deixam intrigados e curiosos na maioria das vezes em que colocamos um pedaço dessa carne na boca.

    B) POSITIVAMENETE: Bom, fiquei feliz ao saber que ainda existem pessoas que se importam com a vida dos pobres animais. Principalmente quando uma mulher salva a vida de oito pintinhos que pela percepção deles “não eram bons’ o bastante para o consumo.

    NEGATIVAMENTE: a parte que mais me sensibilizou negativamente foi quando os pintinhos que “não eram bons” para o consumo foram para o lixo. E o entristeceu mais ainda, é que isso tende a aumentar cada vez mais.

    C) O boi após nascer, passa grande parte da sua vida em lugares apertados e sem a liberdade. Logo, quando está no ‘ponto” de consumo humano, são levados a um matadouro onde acabam morrendo, de uma meneira ‘certamente” sofrida.

    D) bom, eu não como carne vermelha já tem 4 anos. Mas, achava que por um lado isso me prejudicaria na saúde, porém, através deste documentário pude perceber que os legumes e verduras são mais benéficos à saúde. A carne pode sim fazer bem, claro. Mas na maioria das vezes, os alimentos orgânicos e mais “naturais” nos fazem bem mais saudáveis à um prato de carne. Através deste documentário, pude perceber o quão esses animais sofrem, e de uma certa maneira, quem mata somos nós.


    MARCELLA FRÓES 8 ANO S

    ResponderExcluir
  17. Mônica,
    Gostei muito dos documentários. Eles foram muito importantes para meu aprendizado e ideias.
    Resposta da A:
    A ideia central do documentário é abrir os olhos das pessoas para a realidade. Mostrar para elas que a carne que tanto amamos tem um processo para chegar até nosso prato. E que ele pode ser muito difícil e chocante para nós. Ver o quanto os animais sofrem, o quanto são judiados. Eles querem que a população tome conta da verdade, da realidade.
    Resposta da B:
    Positivamente: O que me sensibilizou positivamente foi o fato de existir pessoas que se preocupam com o bem estar dos animais. Que também são seres vivos e que sentem dor e medo. Não são objetos.
    Negativamente: O que me sensibilizou negativamente foi o fato de ver o quanto os animais sofrem para chegar no nosso prato. Quando vemos a carne na mesa, não imaginamos o que ocorreu antes. Só o quanto é saborosa e suculenta. Não dando conta do que estamos comendo já foi um ser vivo. O que me deixou tocada, me sensibilizou para o lado negativo.
    Resposta da C:
    Tudo começa na fazenda: o produtor investe por, no mínimo, dois anos em medicamentos, alimentação de qualidade e manejo com o gado. Quando o animal atinge a média de 400 kg, ele já pode ser enviado ao frigorífico. Da fazenda, partem os caminhões que transportam os animais:O embarque merece atenção redobrada: muitos peões e motoristas não sabem que o uso de choque e ferrões para embarcar os bovinos, além de quedas e pisoteamentos, geram dor e hematomas. Se os animais sofrem muito estresse, o ph da carne pode ser alterado, afetando a qualidade do produto. A carne, com um ph alto, pode se tornar dura, escura e seca. Para isso, é necessário treinar motoristas, para que dirijam com calma quando estiverem transportando os animais, e investir em caminhões apropriados. Abaixo, imagem de um manejo adequado. No frigorífico, os animais esperam por 24 horas antes do abate. Concentrar tantos animais num único ambiente e manter a lógica de “linha de produção” pode chocar-se com o comportamento social dos animais. Para que isso não ocorra, profissionais que conheçam esse comportamento precisam manejar os bovinos com calma, sem utilizar bastões, ferrões ou choques. O uso destes “instrumentos” gera quedas, pisoteamentos e, ironicamente, atrasos na linha de abate - ou seja, prejuízos. Chegada a hora, os animais são enviados para a sala de insensibilização, onde são atingidos na região frontal do crânio com uma pistola pneumática. Insensibilizado, o animal não sente dor, mas mantém os sinais vitais. Do tronco de contenção, é levado para a sangria, onde a morte ocorre de fato. Este momento é delicado: se a insensibilização não é feita corretamente, o animal é sangrado ainda sentindo os sinais vitais, ou seja, capaz de sentir dor. Depois do frigorífico, a carne é revendida para supermercados e açougues. Carne certificada ou rastreada é uma forma do consumidor garantir que está comprando um produto que não gerou sofrimento no animal.
    Resposta da D:
    O documentário me sensibilizou bastante. Abriu os meus olhos para a realidade da tão deliciosa carne que está na nossa mesa todos os dias. Grande parte dos produtores utilizam o método em que os animais sentem menos dores. Mas existem muitos clandestinos que judiam dos animais. Não veem que eles também têm vida. A carne é uma grande fonte de nutrição para nós. Não devemos retira-la de nossa dieta. Mas sim denunciar os produtores clandestinos que maltratam os animais. Bom, foi isso que pude concluir do documentário: A Carne é Fraca.
    MILENA SAKON | 8º ano S

    ResponderExcluir
  18. Mõnica,
    Adorei os documentários, pois eles me ajudaram a abrir os meus horizontes sobre a carne que chega até a nossa mesa.
    Respostas:
    a)O documentário tem como idéia central conscientizar as pessoas do processo que os animais sofrem até a hora do abate. Eles são violentados e possuem uma morte e uma trajetória muito dolorosa. Esses animais passam por coisas que nenhum ser vivo deveria passar. E com esse documentário as pessoas começam a pensar duas vezes ao consumir algo de origem animal.
    b)POSITIVAMENTE: É bom saber que ainda existe pessoas que se sensibilizam com esses animais e que querem o bem destes, mantendo uma dieta saudável sem o consumo de carnes e outros...
    NEGATIVAMENTE: O descarte de pintinhos em lixeiras, pelo fato deles não seguirem os padrões de consumo me afetou muito. Cenas também como a morte brutal das vcas e outros animais também me sensibilizou muito negativamente.
    c)Os bois nascem em cativeiro e recebem tratamentos muito maus sendo violentados e isolados com grades. Após crescerem ocorre uma seleção em qual aqueles dentro dos padrões de consumos são levados para o abate, e a carne deles vão parar no açougue pronta para o consumo humano.
    d)Com esse documentário eu pude concluir que o consumo de carne vai muito além da morte dos pobres animais. Afeta a vegetação, com o desmatamento para a construção de cativeiros; o ar com a emissão de gases poluentes; contaminação dos recursos hídricos, com a agropecuária... Mas principalmente a violência que os animais sofrem durante o seu percurso de vida, com a moradia em cativeiro sem a liberdade de morar ao ar livre. Devemos ter consciência do quão grande é o estrago que fazemos ao consumir carne, prejudicamos esses animais e nós mesmos.

    ANNA KAROLINA MOTA P. 8º ano “s’

    ResponderExcluir
  19. monica voçe pode postar videos daquelas parodias de ciencias

    ResponderExcluir
  20. Monica posta mais da nutriçao gostei bastante

    ResponderExcluir
  21. A) Esse documentário tem como ideia principal mostrar para as pessoas como é feito o abate dos animais e como é o processo de criação até a nossa mesa. Além de mostrar os malefícios e benefícios da carne bovina, suína e de aves.
    B) Fiquei impressionada com o benefício das carnes em nossa saúde, mas fiquei sensibilizada com o processo de abate dos animais. É terrível, cruel e desumano. Se pararmos para pensar, eles são seres vivos como nós!
    C) O processo da carne bovina é primeiramente a criação dos animais em pastos, logo após alguns anos o animal já está em condições do abate. O abate é feito de forma cruel, tanto com choques ou outras formas. A carne é separada em partes e industrializada, até chegar ao comércio e em nossa casa.
    D) Esse documentário faz com que tenhamos consciência do grande consumo de carnes que fazemos, e isso nos afeta e afeta a natureza também. Então, devemos reduzir o nosso consumo se quisermos continuar comendo das mais diversas carnes.

    Clara Fróes- 8° S

    ResponderExcluir
  22. A- Os problemas ambientais que são causados pelo abate de animais para o nosso consumo, além do malefício desse consumo.
    B- Positivo: Eu aprendi que podemos substituir a carne por grãos, verduras, frutas e legumes. Negativo: Eu aprendi que apesar das vitaminas que as carnes, animais são mortos de forma bruta para o nosso consumo.
    C- FRANGO
    -ovo
    -pintinho
    -decapitação do bico
    -vacinação
    -fase de crescimento (em cativeiro)
    -alimentação ( ração com hormônios para crescimento)
    -ação das aves para o abate
    -seleção das aves que serão abatidas
    -descarte das aves que não são boas o bastante
    -abate
    -separação por comercio
    D- Pude concluir que para que possamos comer carne todos os dias, muitos animais são mortos de forma cruel e que estamos contribuindo para que isso aumente. A carne é contém muitas vitaminas, e não é certo retirá-la da nossa alimentação, mas podemos diminuir a quantidade que ingerimos, assim ajudaríamos esses animais sem prejudicarmos a nossa alimentação.
    Lara 8º S

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas