terça-feira, 3 de maio de 2016

SEMINÁRIO CAPÍTULOS DO LIVRO ANJOS CAIDOS/ IÇAMI TIBA


A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa etapa, o jovem resiste às orientações, pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. É um momento de diferenciação em que "naturalmente" afasta-se da família e adere ao seu grupo de iguais. Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também. Ao entrar em contato com drogas nesse período de maior vulnerabilidade, expõe-se também a muitos riscos. O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno muito mais frequente do que se pensa e, por sua complexidade, difícil de ser abordado.
Frente ao exposto, torna-se cada vez mais importante a escola abrir espaço para discutir e alertar os adolescentes sobre o risco do envolvimento com os mais diversos tipos de drogas lícitas ou não. Os pais e alunos fizeram a leitura compartilhada dos cap. 1,2,5,12, realizamos o seminário na escola, que foi um grande sucesso!

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Ítalo 8°ss


    Eu entendi que o seminário foi muito importante , pois ele fez com que todos possam interagir melhor no caso de prevenção de cigarro,maconha,crack,cocaína,álcool etc . que possa prevenir tudo que lhe oferecer , saindo do mau caminho , Não entrando em confusão e deixar de lado tudo que te leva a um mal caminho e a boa educação constrói elementos necessários para vencer a sedução das drogas" e a melhor proteção vem da parte nobre do ser humano seu nível relacional ...

    ResponderExcluir
  3. Tony elton 8 ss
    Pelo livro lido eu pude perceber que as drogas causam muitos Danos a nossa saúde e também a nossa vida familiar,quando entremos na vida do alcool da droga e muito dificil de superar.

    ResponderExcluir
  4. Mônica,
    Gostei bastante da sua iniciativa de fazer um seminário de um tema tão importante para a família, para o usuário e para a própria sociedade.
    Mostrar o quão as drogas são perigosas e destroem a vida de qualquer um, desde os pobre aos ricos.
    A presença dos pais foi muito boa, porque muitos pais não falam da maneira certa sobre esse assunto com seus filhos e acham que não pode ocorrer com eles.
    E a explicação sobre as drogas, o efeito, riscos e outras coisas foi muito boa. Juntamente da participação da tenente e do promotor, além dos depoimentos dos pais.
    Eu achei muito bom o seminário e espero que mais pessoas possam ter essa experiência de conversar sobre esse assunto tão rejeitado entre algumas as famílias!

    Clara Fróes- 8° ano S



    ResponderExcluir
  5. O livro Anjos Caídos me deu a oportunidade de aprender um pouco mais sobre as drogas e todos o seus efeitos. Pude perceber como a educação recebida em casa influencia nesse processo, e como uma família pode se desestruturar após o contato com as drogas, seja com qualquer familiar. Muitas vezes os jovens começam a beber desde criança, e com a autorização dos pais. Cada droga tem efeito diferente. A parte em que o autor compara o uso das drogas com um relacionamento é bem interessante. Começa com a paquera, em seguida vem o namoro, e depois o noivado e o casamento, e é nesse ponto que a pessoa já esta sendo controlada pelas drogas, e não tem saída. O livro também fala que tudo isso começa quando os jovens criam um pouco de liberdade, começam a ir em festas com os amigos, clubes, entre outros. Percebe que devemos manter distancia de quem usa e trafica a droga. Se caso alguém oferecer, dizer não é sempre correto, em faculdades é sempre comum acontecer isso, quando dizem não os traficantes costumam dizer que aquela pessoa não é homem ou mulher, ou seja, tentam bajular a pessoa. Mas aquela pessoa que diz não, é que tem personalidade, e caráter, e é um verdadeiro homem ou mulher.

    Aissa Fernandes 8 ano SS

    ResponderExcluir
  6. Oi Mônica, sobre o seminário do livro de Içami Tiba eu achei que não se pode confundir o prazer químico que as drogas provocam com felicidade, já que elas provocam momentos de alegria que depois desaparecem e dão lugar a um vazio na alma. A FELICIDADE PREENCHE O SER HUMANO, FORTALECENDO-O E SERVINDO DE ALIMENTO PARA OS PERÍODOS DIFÍCEIS, VALORIZANDO-O PELO QUE É, E NÃO PELO QUE NÃO POSSUI NAQUELE MOMENTO.

    ResponderExcluir
  7. olá MÔnica,
    sobre o seminario eu achei que muitos jovens curiosos, problemáticos ou aventureiros são assolados pela propaganda enganosa e acabam mergulhando nas drogas e antes mesmo de perceber que já não consegue mais se livrar delas, a relação entre a droga e o usuário começa a ficar mais séria. Instala-se um novo vículo: O VÍCIO. Cabe uma constatação, um viciado pode separar-se das drogas, mas nunca do vício, que fica adormecido no ex-usuário, portanto, é preciso lutar muito para não permitir o envolvimento dos nossos jovens com as drogas.
    kaio brandão

    ResponderExcluir
  8. Com o livro ANJOS CAÍDOS o autor não só orienta sobre como prevenir o uso de drogas, identificar um filho usuário ou abordá-lo para iniciar tratamento, faz com que adultos entendam o universo dos adolescentes, identificando e conhecendo as razões que levam seus filhos às drogas. Aborda também o consumo de drogas em analogia com um relacionamento amoroso, que explica cada uma das fases: a paquera, o ficar, o rolo, o namoro e o casamento. E ensina como pais e educadores devem lidar com cada uma delas – lembrando sempre que a identificação do uso é fundamental, pois é nessa fase que o rompimento se dá com menos dificuldades.

    “A síndrome dos anjos caídos é o conjunto de comportamentos e sofrimentos pelos quais passa toda a família depois da descoberta que um filho esta usando drogas. A despeito de tanto amor e dedicação, o “anjo” caiu nas drogas. A vigilância, então, se acirra sobre o jovem, e este, sentindo se agredido, ameaçado e diminuído, contra¬ataca com agressões e mentiras” (p.p24)

    Aluna: Luana Aguiar Oliveira
    Mãe: Lucimar Brito de Aguiar

    8º"SS"

    ResponderExcluir
  9. Mônica,
    Gostei muito do livro anjos caídos e do seminário,ajudaram no meu conhecimento e no modo de lhe dar-se na adolescência
    Conclusão sobre os assuntos do livro e do seminário
    Capítulo 1:o capítulo relata que os jovens são atraídos pela droga,devido a sensação de prazer momentâneo que dar aos seus usuários
    Capítulo 2:Este capítulo retrata que as drogas que promovem o avanço para o pior.
    Capítulo 5:o capítulo 5 fala sobre as informações sobre o cérebro humano e os tipos de droga para entender como cada uma delas afeta os neurotransmissores e os padrões étnicos do comportamento pessoal e relacional
    Capítulo 12:o capítulo 12 retrata a boa educação que constrói os elementos que são necessários para vencer a sedução das drogas
    Descriminalização: a sociedade excluem os usuários de drogas da sociedade,mesmo sabendo da sua condição
    Drogas lícitas:drogas que são liberadas por lei e que fazem mal tanto quanto as ilícitas
    Drogas ilícitas: drogas que não são permitidas por lei e fazem mal a saúde dos usuários

    João Victor, 8 SS

    ResponderExcluir
  10. Entendi que esse livro pode nos ajudar a entender o mal que a droga pode causar ao nosso cérebro e corpo devido a substancias que contem em certas drogas que cada uma e muito pior que outra.O livro conta como será o seu caminho se você utilizar muito as drogas e o álcool como lemos no livro ada andar tem seu mal e sua substancia ruim e pode afetar sua mente e corpo,no livro tem a citação das drogas lícitas e ilícita que são aquelas que não são permitidas por serem tanto sedáveis e estimulantes ou seja podem te estimular em certas coisas

    João Gabriel pereira da silva
    8 s

    ResponderExcluir
  11. No dia 2 de maio os alunos do 8ano junto com a professora Monica,fizeram um seminario para falar sobre as drogas.Com base no livro ANJOS CAÍDOS,falamos como as drogas prejudicas e destroi familias e porque nao devemos utilizá-lás.O promotor falou como as drogas prejudicam o cérebro.E a tenente falou sobres as mortas na região por causa das drogas.
    As drogas são divididas em dois grupos licidas e ilicitas.
    Licidas:são permitidas (cigarro e álcool)
    Inlicidas:não são permitidas,acontecem ataves do trafico (cocaína, a maconha, o crack, a heroína).
    Mariana Antunes Esteves -8s

    ResponderExcluir
  12. Olá Mônica,
    O livro anjos caídos e o debate feito pelas turmas dos 8° anos, nos incentiva cada vez mais a recusar a droga, pois ela prejudicam a saúde. Os pais que participaram do debate, falaram a respeito, sobre o uso da droga, as consequências, além de citarem casos, de pessoas que usam e não conseguem sair do vicío.
    Falaram também sobre a legalisação, sobre as drogas licitas e ilicitas, descriminalização, prazer químico, etc.

    Gustavo Dias
    8° S

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas