segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Sistema circulatório

ESCUTE ESTA LINDA CANÇÃO E REFLITA AS QUESTÕES ABAIXO:


“Meu coração, não sei por que
Bate feliz quando te vê (...)
(...) Vem matar essa paixão que me devora o coração (...)”

• Como pode ser interpretada a expressão: “bate feliz”?
• Que relação tem o “quando te vê” com a mudança de comportamento do coração? Pode-se considerar que o coração é a “sede” dos sentimentos?
• Em que sentido uma “paixão devora o coração”?
• Como os sentimentos influenciam o funcionamento do coração?
• Qual o verdadeiro papel do coração?
• Como funciona esse órgão tão importante para o corpo humano?
LEIA A REPORTAGEM DESTA REVISTA E REFLITA:


 • Segundo a reportagem qual a influência das emoções no funcionamento do coração?

AGORA VAMOS ESTUDAR A ANATOMIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio1.asp
















Aprofunde seus conhecimentos


http://www.afh.bio.br/cardio/cardio4.asp





31 comentários:

  1. monica eu entende q O Sistema Circulatório é o conjunto de órgãos responsáveis pela distribuição de nutrientes para as células e coleta de suas excretas metabólicas para serem eliminadas por órgãos excretores. Os órgãos que fazem parte do sistema circulatório são:

    Sangue: Responsável por carregar nutrientes e oxigênio para as células e recolher as escreta metabólicas e gás carbônico.
    Coração: É a bomba propulsora que faz o sangue circular por todo o corpo. Localiza-se na cavidade torácica entre os pulmões, no espaço mediastínico. Apresenta-se com a sua parte maior, voltada mais à esquerda do plano mediano.
    Vasos sanguíneos: são as vias de transporte por onde o sangue circula. São divididos basicamente em artérias (vasos que saem do coração e conduzem o sangue arterial para todo o corpo), veias (vasos que carregam sangue venoso dos tecidos ao coração) e capilares (vasos sanguíneos microscópicos que se originam das ramificações das artérias e se unem para formar as veias).
    Linfa: fluido produzido quando o sangue passa pelos capilares e vaza para os espaço entre as células.
    Vasos linfáticos: são as vias de transporte da linfa. Drenam a linfa do espaço entre as células (espaço intersticial) para as veias subclávias.
    Este sistema pode ser visto, estritamente, como uma rede de distribuição do sangue,[1] mas alguns consideram que o sistema circulatório é composto pelo sistema cardiovascular, que transporta o sangue, e pelo sistema linfático, que distribui a linfa.[2] Enquanto humanos, assim como outros vertebrados, apresentam sistemas cardiovasculares fechados (o que significa que o sangue nunca deixa a rede de artérias, veias e capilares, em situações fisiológicas), alguns grupos de invertebrados têm um sistema cardiovascular aberto. No filo animal mais primitivo o sistema cardiovascular é ausente. O sistema linfático, por outro lado, é um sistema aberto.

    Dois tipos de fluidos se movem através do sistema cardiovascular: sangue e linfa. O sangue, o coração e os vasos sanguíneos formam o sistema cardiovascular. A linfa, os linfonodos e os vasos linfáticos formam o sistema linfático. O sistema cardiovascular e o sistema linfático, coletivamente, dão origem ao sistema circulatório.
    hebert 8b

    ResponderExcluir
  2. Mônica,

    Com os vídeos e slides eu pude aprimorar os meus conhecimentos sobre o sistema cardiovascular.
    Funções: Bombear o sangue,transportar nutrientes gases e excretas e defesa imunológica. O sistema circulatório do nosso corpo é composto basicamente pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelo sangue. Suas funções básicas são:
    -Coração:é um órgão muscular oco, tem a função de impulsionar o sangue.A sua estrutura interna é composta basicamente por duas cavidades superiores(átrios) , e duas cavidades inferiores ventrículos. Os átrios não se comunicam entre si e nem os ventrículos, para evitar a mistura do sangue venoso com o sangue arterial. Alem das cavidades o coração também possui válvulas que orientam a passagem do sangue.
    O coração realiza dois movimentos a sístole e a diástole, a sístole é o período em que o miocárdio encontra-se contraído e o período em que se encontra relaxado é denominado diástole.
    -Vasos sanguíneos: Tem a função de transportar o sangue pelo corpo, essa rede é formada por diferentes tipos de vasos:
    *Artérias: Transportam sangue do coração para os tecidos do corpo.
    *Veias: Transportam sangue dos tecidos ate o coração.
    *Capilares: São vasos sanguíneos microscópios que unem as arteríolas e as vênulas.
    Sangue:É um fluido viscoso que circula pelo corpo por meio dos vasos sanguíneos.Desempenha diversão funções,como o transporte de substancias, participação na regulação da temperatura corporal e a proteção do organismo contra agentes invasores.
    O sangue é formado por uma porção líquida o plasma e uma porção solida composta pelas células sanguíneas hemácias(glóbulos vermelhos) e leucócitos (glóbulos brancos) e por fragmentos de células as plaquetas.

    LUANE CARMÉLIA 8 ano "s"


    ResponderExcluir
  3. SISTEMA CARDIOVASCULAR
    Composto pelo coração e os vasos sanguíneos, veias, vênulas, artérias, arteríolas e capilares. Faz o transporte de nutrientes gases, calor e excretas bombeia o sangue e faz a defesa do organismo.
    O CORAÇÃO: bombeia o sangue, sendo que o seu lado esquerdo não se comunica com o direito. Faz dois movimentos: Sistole (contração) e diástole (relaxamento).
    VEIAS
    .Paredes mais finas;
    .Não pulsam;
    .Menor pressão sanguínea;
    .Válvulas internas.
    ARTÉRIAS:
    .Paredes espessas;
    .Pulsam
    .Maior pressão sanguínea
    .Sem válvulas internas;
    SANGUE
    Arterial: rico em oxigênio Venoso: rico em CO2
    Hemácias: fazem o transporte de gases;
    .Não possuem núcleo;
    .Curto período de vida
    Glóbulos brancos (leucócitos): Produz anticorpos
    .Fagocitose
    Plaquetas: contem hemorragias _ estanca o sangue

    ResponderExcluir
  4. Mônica,
    Adorei os slides e vídeos. Gostei muito de aprofundar a matéria sobre o sistema circulatório. O sistema circulatório é um conjunto de órgão responsável por levar oxigênio e nutrientes para o corpo. Além de bombear o sangue e contribuir para defesa imunológica.

    Principais órgãos do Sistema Circulatório:

    - Coração: bombeia o sangue, de forma que chegue a todo corpo. Com isso, o sangue que contém oxigênio pode alimentar a células do corpo.
    - Vasos Capilares: são as veias, artérias e capilares. Sendo que as artérias são mais largas e flexíveis, as veias mais finas, mas igualmente resistentes. Os capilares são os menores vasos sanguíneos e servem de canal de transição das artérias para as veias.
    - Sangue: material líquido que transporta os nutrientes e oxigenação para as células e tecidos do corpo. É bombeado pelo coração e é rico em nutrientes.

    O sangue é formado por uma porção líquida: o plasma; e uma porção sólida composta pelas hemácias (glóbulos vermelhos) e leucócitos (glóbulos brancos) e pelas plaquetas. O sangue arterial é rico em oxigênio e o venoso em gás carbônico.

    ANA CAROLINA CASTRO MEDRADO 8ºS


    ResponderExcluir
  5. Mônica,

    Gostei de tudo! Os vídeos me ajudaram a compreender melhor, e gravar em minha mente.

    A função básica do sistema cardiovascular é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, que são chamados vasos, e por uma bomba percussora que tem como função impulsionar um líquido circulante de cor vermelha por toda a rede vascular.


    O sistema cardiovascular consiste no Sangue, no Coração e nos Vasos Sanguíneos. Para que o sangue possa atingir as células corporais e trocar materiais com elas, ele deve ser, constantemente, propelido ao longo dos vasos sanguíneos. O coração é a bomba que promove a circulação de sangue por cerca de 100 mil quilômetros de vasos sanguíneos.

    Existem três tipos básicos de vasos sanguíneos em nosso corpo: artérias, veias e capilares.

    O sangue oxigenado é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração para o interior da aorta. Essa artéria distribui o sangue oxigenado para todo o corpo, através de inúmeras ramificações, como a artéria coronária, a artéria carótida e a artéria braquial.

    Nos tecidos, o sangue libera gás oxigênio e absorve gás carbônico. O sangue não oxigenado e rico em gás carbônico é transportado por veias diversas, que acabam desembocando na veia cava superior e na veia cava inferior. Essas veias levam então o sangue não oxigenado até o átrio direito. Deste, o sangue não oxigenado passa para o ventrículo direito e daí é transportado até os pulmões pelas artérias pulmonares.

    MILENA SAKON 8º ANO "S"

    ResponderExcluir
  6. Mônica,
    Os vídeos e slides foram bastante importantes para o meu entendimento da matéria em estudo.
    O sistema circulatório tem como suas principais funções:
    • Distribuir o sangue no corpo;
    • Levar nutrientes para as células;
    • Levar oxigênio para as células e remover o gás carbônico;
    • Remover as excretas do organismo;
    • Defesa contra microorganismos.
    Seus componentes são:
    • Sangue
     Hemácias: transporte de gases:
     Glóbulos brancos: produzir anticorpos;
     Plaquetas: conter as hemorragias;
     Plasma: transportar das células nele presentes.
    • Veias
     Sangue venoso (rico em gás carbônico);
     Transporta o sangue dos órgãos ao coração.
    • Artérias
     Sangue arterial (rico em oxigênio);
     Transporta o sangue do coração aos órgãos.
    O coração, que é um dos principais órgãos do sistema, pode ser chamado de bomba. Pois ele bombeia o sangue para todo o corpo com os movimentos chamados de sístole e diástole.
    Seus principais componentes são:
    • Lado direito:
     Átrio direito;
     Válvula tricúspide;
     Ventrículo direito;
    • Lado esquerdo:
     Átrio esquerdo:
     Válvula mitral;
     Ventrículo esquerdo;
    Bom, resumidamente foi isso que eu compreendi sobre esse sistema.
    Clara Fróes- 8º ano S


    ResponderExcluir
  7. Mônica, os vídeos, textos e slides foram fundamentais para o aprofundamento dos meus conhecimentos sobre a matéria estudada. Pude concluir que as funções do Sistema Circulatório são:

    -Distribuir o sangue no corpo;
    -Levar os nutrientes para as células;
    -Levar oxigênio para as células e remover o gás carbônico;
    -Remover as excretas do organismo;
    -Defesa contra micro-organismos.

    Estruturas:

    -Sangue: As Hemácias ou Glóbulos Vermelhos são responsáveis pelo transporte de gases e por dar a cor avermelhada ao sangue. São anucleadas, não reproduzem-se e possuem curto período de vida. Os Leucócitos ou Glóbulos Brancos produzem anticorpos e atuam na defesa do organismo. Já as plaquetas são encarregadas de coagular o sangue e conter hemorragia.
    *As estruturas citadas anteriormente constituem a parte sólida do sangue, a parte líquida é chamada de plasma.

    -Veias: Transportam sangue venoso (rico em gás carbônico); A sua distribuição ocorre no sentido órgãos para coração.

    -Artérias: Transportam sangue arterial (rico em oxigênio); A sua distribuição ocorre no sentido coração para órgãos.

    -Coração: É o órgão responsável de bombear o sangue. É divido em duas partes superiores: átrio esquerdo e átrio direito; e duas partes inferiores: ventrículo esquerdo e ventrículo direito. Entre casa átrio e ventrículo há uma válvula. A válvula Mitral localiza-se no lado esquerdo e a válvula Tricúspide ao lado direito. O movimento de contração é chamado de sístole e o de relaxamento diástole.

    O sangue arterial é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração para o interior da aorta, que distribui para todo o corpo. O sangue venoso chega ao átrio direito. Deste o sangue venoso passa para o ventrículo direito e é transportado para os pulmões.

    MARIANA CRUZ 8° ANO "S"

    ResponderExcluir
  8. Mônica,
    Adorei os vídeos e slides, pois com eles pude aprimorar meu conhecimento à respeito do sistema circulatório.

    O sistema circulatório é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para as diversas partes do corpo.

    Principais órgãos do sistema circulatório e suas respectivas funções:

    Coração: É um órgão oco. Formado por quatro cavidades. Funciona como uma bomba dupla, de modo que o lado esquerdo bombeia o sangue arterial (rico em oxigênio) para as diversas partes do corpo, enquanto o lado direito bombeia o sangue venoso (rico em gás carbônico) para os pulmões.

    - Artérias: Transportam sangue venoso e são mais largas e flexíveis.

    - Veias: Transportam sangue arterial e são mais finas.

    - Capilares: São vasos sanguíneos de diâmetro bastante reduzido.

    - Sangue: É um componente líquido. A nossa saúde depende do bom funcionamento das células sanguíneas.

    Componentes do sangue:

    - Hemácias: São responsáveis pelo transporte de oxigênio.

    - Leucócitos: São os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

    - Plaquetas: São responsáveis pela coagulação sanguínea.

    - Plasma: É a parte líquida do sangue em que estão imersas as células e uma série de substâncias.

    Júlia Campos 8° Ano S

    ResponderExcluir
  9. monica, gostei muito dos videos e slides e com eles pude compreender melhor o sistema circulatório.

    o sistema circulatório é dividido em sistema cardiovascular e sistema linfático.
    o cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. o coração é responsável por bombear o sangue e os vasos sanguíneos por transporta-lo.já o sistema linfático é composto por orgaos que ajudam na defesa contra doenças.
    sendo assim, o sangue percorre todo o corpo humano. esses percursos sao chamados de pequena e grande circulaçao.

    a pequena circulaçao ou circulaçao pulmonar é do coraçao para os pulmoes e dos pulmoes para o coraçao, assim o sangue venoso é bombeado para a arteria pulmonar.
    na grande circulaçao, o sangue sai do coraçao e se distribui para as celulas do corpo e vice-versa.

    ARTÉRIAS- sao responsaveis por transportar o sangue do coraçao para as outras partes do corpo.

    VEIAS- sao responsaveis por transportar o sangue do corpo para o coraçao.Suas paredes sao mais finas que as arterias.

    CAPILARES- Os capilares se ligam às veias, levando o sangue de volta para o coração.

    SANGUE- o sangue é componente líquido e nele estam presentes as hemácias, que transportam o oxigenio, as plaquetas, que coagulam o sangue, e os leucócitos, que sao responsaveis pela defesa do organismo humano.

    Todos esses elementos sao fundamentais para o bom funcionamento do sistema cardíaco e assim, fundamentais para o funcionamento do corpo e cada um de seus sistemas.


    Isabelle Gomes 8ºs

    ResponderExcluir
  10. Mônica,
    Estou adorando esse conteúdo e os slides, vídeos e musicas me ajudaram muito no meu aprendizado e memorização sobre o sistema circulatório.
    FUNÇÕES:
    - Distribuir o sangue no corpo.
    - Levar os nutrientes para as células.
    - Levar o oxigênio para as células e remove o CO2
    - Remover as excretas do organismo.
    - Defesa contra organismos.
    TIPOS DE SANGUE:
    Sangue venoso é o sangue rico em gás carbônico.
    Sangue arterial é o sangue rico em oxigênio.
    MOVIMENTOS CARDÍACOS:
    Sístole é o movimento de concentração da musculatura cardíaca.
    Diástole é o movimento de relaxamento da musculatura cardíaca.

    ESTRUTURAS:

    -Sangue: a parte líquida é chamada de plasma e as sólidas são as hemácias que transportam gases e dão a cor avermelhada ao sangue. Os Leucócitos ou Glóbulos Brancos produzem anticorpos e atuam na defesa do organismo. E as plaquetas são encarregadas de coagular o sangue e contendo assim as hemorragias.

    -Veias
    -Artérias

    -Coração: É o órgão que tem a função de bombear o sangue. É divido em duas partes superiores: átrio esquerdo e átrio direito; e duas partes inferiores: ventrículo esquerdo e ventrículo direito.
    ANNA KAROLINA MOTA P. 8º “S”

    ResponderExcluir
  11. Mônica,
    Gostei muito dos slides e dos vídeos,gostei também dessa matéria e pude aprofundar bastante meu conhecimento

    Os principais órgãos do sistema circulatório:
    •coração:bombeia o sangue,de forma que chegue a todo o corpo
    • vasos sanguíneos: são as veias,arterias e capilares.Sendo que as veias são mais finas e resistentes,os capilares são os menores vasos e as artérias são largas e flexíveis
    •sangue:material líquido que transporta os nutrientes e oxigênio para células e tecidos do corpo

    João Victor,8°"ss"

    ResponderExcluir
  12. Mônica, gostei muito desses slides e videos, pelo fato de me ajudar na compreensão sobre a matéria.
    O sistema circulatório é dividido em sistema cardiovascular e sistema linfático. O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O coração é a bomba propulsora do sangue e os vasos sanguíneos são as vias de transporte. O sistema linfático é composto de órgãos e vasos que participam da defesa do organismo contra doenças.O sangue venoso entra no átrio direito pela veia cava inferior e veia cava superior. As quatro veias pulmonares trazem sangue da circulação pulmonar pelo átrio esquerdo. O sangue que sai do coração em direção ao corpo sai pela artéria aorta e o sangue que vai para os pulmões sai pelas artérias pulmonares.

    Componentes do sistema:
    SANGUE: Exerce papel fundamental no sistema circulatório. É pela corrente sanguínea que o sangue leva oxigênio e nutrientes para as células.
    CORAÇÃO:Funciona como uma bomba dupla, de modo que o lado esquerdo bombeia o sangue arterial para as diversas partes do corpo, enquanto o lado direito bombeia o sangue venoso para os pulmões.
    ARTÉRIAS:As artérias são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
    VEIAS:transportam sangue não oxigenado dos tecidos do corpo para o átrio direito do coração.
    VASOS SANGUÍNEOS:Os vasos sanguíneos são tubos do sistema circulatório, distribuídos por todo o corpo, por onde circula o sangue.
    CAPILARES:É nas paredes dos capilares que ocorrem as trocas dos gases.

    Maria Eduarda Anacleta - 8°"SS"

    ResponderExcluir
  13. Mônica,
    Adorei os vídeos e slides, pois com eles pude aprimorar meu conhecimento à respeito do sistema circulatório.
    O sistema cardiovascular tem a função de distribuir o sangue para todos os órgãos e tecidos do corpo humano. Para realizar essa função ele necessita de uma bomba muscular (o coração) e de vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares).
    O sangue é um tecido do corpo humano, e como tal possui funções:

    Transporte de gases: O sangue transporta todos os gases do corpo humano, seja ligado à hemoglobina ou diluído no plasma. Retira gás carbônico dos tecidos, o leva aos pulmões.

    Transporte de nutrientes: no tubo digestivo, após a digestão, os micronutrientes alcançam o sangue é levada ao fígado por uma veia muito importante, a veia porta. No fígado eles são metabolizados e, dali, levado aos tecidos do corpo.

    Transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos que geralmente são tóxicos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo.

    Intercâmbio de substâncias e matérias: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Como por exemplo: hormônios, enzimas e células, as vezes até mesmo micro-organismos invasores (vírus e bactérias).

    Transporte de calor: o sangue também participa na homeostase da temperatura, sendo responsável pela manutenção da temperatura adequada em todos os órgãos.
    OBS: o coração através de suas contrações rítmicas é uma verdadeira bomba.
    Lídia Maria 8°"SS"

    ResponderExcluir
  14. Mônica,
    Adorei os vídeos e slides, pois com eles pude aprimorar meu conhecimento à respeito do sistema circulatório.
    O sistema cardiovascular tem a função de distribuir o sangue para todos os órgãos e tecidos do corpo humano. Para realizar essa função ele necessita de uma bomba muscular (o coração) e de vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares).
    O sangue é um tecido do corpo humano, e como tal possui funções:

    Transporte de gases: O sangue transporta todos os gases do corpo humano, seja ligado à hemoglobina ou diluído no plasma. Retira gás carbônico dos tecidos, o leva aos pulmões.

    Transporte de nutrientes: no tubo digestivo, após a digestão, os micronutrientes alcançam o sangue é levada ao fígado por uma veia muito importante, a veia porta. No fígado eles são metabolizados e, dali, levado aos tecidos do corpo.

    Transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos que geralmente são tóxicos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo.

    Intercâmbio de substâncias e matérias: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Como por exemplo: hormônios, enzimas e células, as vezes até mesmo micro-organismos invasores (vírus e bactérias).

    Transporte de calor: o sangue também participa na homeostase da temperatura, sendo responsável pela manutenção da temperatura adequada em todos os órgãos.
    OBS: o coração através de suas contrações rítmicas é uma verdadeira bomba.
    Lídia Maria 8°"SS"

    ResponderExcluir
  15. Mônica, com os videos e slides, pude compreender melhor sobra o sistema circulatório.
    O sistema cardiovascular é responsável pela circulação do sangue, transportar os nutrientes e o oxigênio por todo o corpo. É formado por vasos sanguíneos e coração.
    Os vasos sanguíneos constituem uma ampla rede de tubos por onde circula o sangue, distribuídos por todo o corpo. Existem três tipos de vasos sanguíneos: as artérias, as veias e os vasos capilares.
    -Artérias: leva sangue do coração para os órgãos.
    -Veias: leva sangue dos órgãos para o coração.
    -Capilares: Suas paredes são constituídas por uma camada muito fina de células, que permite a troca de substâncias do sangue para as células e vice-versa.

    - Sangue venoso: rico em gás carbônico.
    - Sangue arterial: rico em gás oxigênio.

    - Sístole: contrai os músculos cardíacos.
    - Diástole: relaxa os músculos cardíacos.

    O coração é dividido em quatro câmaras. Sangue venoso e sangue arterial são separados por meio de uma membrana vertical. A divisão horizontal é feita por válvulas atrioventriculares: a mitral divide o lado esquerdo em dois; a tricúspide, o lado direito. As câmaras superiores são chamadas de átrios (esquerdo ou direito), e as inferiores são conhecidas como ventrículos (esquerdo ou direito).
    O átrio direito recebe as veias cavas (superior e inferior), por onde o sangue venoso chega ao coração, passando pela válvula tricúspide em direção ao ventrículo direito, o qual encaminha o sangue pobre em oxigênio para o pulmão através das artérias pulmonares.
    No pulmão, o sangue é oxigenado, retornando ao coração por meio das veias pulmonares, as quais se comunicam com o átrio esquerdo, passando o sangue pela válvula bicúspide ou mitral, chegando ao ventrículo esquerdo e deste sendo distribuído para os tecidos e órgãos através da artéria aorta.

    Luana Aguiar 8 "SS"

    ResponderExcluir
  16. Mônica, gostei bastante dos slides e dos vídeos, com eles pude aprimorar os meus conhecimentos.
    O Sistema Circulatório é o conjunto de órgãos responsáveis pela distribuição de nutrientes para as células e coleta de suas excretas metabólicas para serem eliminadas por órgãos excretores.
    -Os órgãos que fazem parte do sistema circulatório são:
    *Sangue: Responsável por carregar nutrientes e oxigênio para as células.
    * Coração: É a bomba propulsora que faz o sangue circular por todo o corpo.
    * Vasos sanguíneo: são as vias de transporte por onde o sangue circula. Artérias, veias, capilares.
    *Linfa: fluido produzido quando o sangue passa pelos capilares e vaza para os espaços entre as células.
    *Vasos linfáticos: são as vias de transporte da linfa.
    -Funções gerais:
    *Transporte de nutrientes, gases e excretas.
    *Defesa imunológica.
    *Bombeamento do sangue.
    -Tipos de sangue:
    *Sangue venoso e arterial.
    Aissa 8 ano "SS"

    ResponderExcluir
  17. Monica, com os vídeos, slides, e aulas sobre o assunto aprendi que:
    - As principais funções desse sistema é bombear o sangue; transportar gases, nutrientes e excretas e também tem função imunológica.
    - Os vasos sanguíneos são as artérias que levam sangue do coração para o corpo e por isso tem paredes mais grossas; as veias que levam sangue do corpo para o coração e possuem paredes mais finas que as artérias por seu sangue não ter tanta pressão; e os capilares ligam as artérias e as veias.
    - O sangue é subdivido em arterial ( sangue oxigenado) e venoso ( sangue rico em gás carbônico), e os movimentos do coração chamam-se sístole ( contração) e diástole ( relaxamento da musculatura).
    - O principal órgão é o coração. O coração funciona como uma bomba dupla, o seu lado esquerdo bombeia sangue arterial para diversas partes do corpo, e o direito manda sangue venoso para os pulmões.
    - O sangue é constituído por hemácias ( glóbulos vermelhos), leucócitos ( glóbulos brancos) que tem a função de defesa do organismo, plaquetas que coagulam o sangue, e do plasma que transporta nutrientes, dióxido de carbono e desperdícios resultantes da atividade celular.

    Louise Fagundes 8º ano SS

    ResponderExcluir
  18. Mônica,
    Adorei os slides e vídeos, com eles pude aprimorar meus conhecimentos sobre o sistema cardiovascular.
    No nosso organismo, cada órgão e sistema tem a sua função, todos trabalham juntos para manter a nossa vida e a nossa saúde! O sistema circulatório tem como principal função distribuir oxigênio e nutrientes para o restante do corpo.
    • A principal função das veias é transportar o sangue, pobre em oxigênio e repleto de resíduos, dos capilares para o coração. Os tipos de vasos sanguíneos são classificados em: artérias, veias e capilares sanguíneos.
    • As artérias são vasos flexíveis e bem fortes, que são as responsáveis por transportar o sangue do coração, suportando elevadas pressões do sangue. Essa característica das artérias, de ser elástica, acaba contribuindo para que durante os batimentos haja uma manutenção da pressão arterial.
    • Os capilares sanguíneos, ou vasos capilares, são vasos sanguíneos do sistema circulatório com forma de tubos de pequeníssimo calibre. Constituem a rede de distribuição e recolhimento do sangue nas células. Estes vasos estão em comunicação, por um lado, com ramificações originárias das artérias e, por outro, com as veias de menor dimensão. Os capilares existem em grande quantidade no nosso corpo. Podem deformar-se com muita facilidade e impedir a passagem de glóbulos vermelhos.
    • Os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas são como as peças de um carro. Cada um tem uma função definida. Os glóbulos vermelhos levam oxigênio. Os brancos combatem infecções, ou seja, vírus e bactérias que atacam o corpo e nos deixam doentes. E as plaquetas ficam responsáveis por parar os sangramentos, como quando alguém faz um corte na mão - ou seja, a plaqueta ajuda na coagulação do sangue. Os três estão misturados numa substância líquida chamada plasma. Um homem tem em média 5 milhões de glóbulos vermelhos por milímetro cúbico de sangue.

    MARCELLA FRÓES

    ResponderExcluir
  19. Monica, com os vídeos, slides e aulas sobre o assunto compreendi que:
    -A principal função das veias é transportar o sangue, pobre em oxigênio e repleto de resíduos, dos capilares para o coração. Os tipos de vasos sanguíneos são classificados em: artérias, veias e capilares sanguíneos.
    -o sangue exerce papel fundamental no sistema circulatório. É pela corrente sanguínea que o sangue leva oxigênio e nutrientes para as células.
    - A função do coração é: funcionar como uma bomba dupla, de modo que o lado esquerdo bombeia o sangue arterial para as diversas partes do corpo, enquanto o lado direito bombeia o sangue venoso para os pulmões.
    - O sangue é constituído por hemácias ( glóbulos vermelhos), leucócitos ( glóbulos brancos) que tem a função de defesa do organismo, plaquetas que coagulam o sangue, e do plasma que transporta nutrientes, dióxido de carbono e desperdícios resultantes da atividade celular.

    - Sangue venoso: rico em gás carbônico.
    - Sangue arterial: rico em gás oxigênio.

    - Sístole: contrai os músculos cardíacos.
    - Diástole: relaxa os músculos cardíacos.

    EDUARDA DIAS FREITAS- 8 ANO S

    ResponderExcluir
  20. Monica,gostei muito dos slides e dos vídeos.
    O sistema cardiovascular é formado por um órgão(coração)que bombeia o sangue por uma rede de canais,conectando os pontos mais distantes do nosso corpo.Suas principais funções são:transportar gases,bombear o sangue,nutrientes e excretas.
    Este sistema é composto pelo:coração, dois átrios e dois ventrículos.
    Coração:possui quatro cavidades,é um órgão oco e possui dois movimento(contração e relaxamento);
    Átrio direito:forma a borda direita do coração e recebe sangue;
    Átrio esquerdo:recebe o sangue já oxigenado.
    Ventrículo direito:forma a maior parte da superfície anterior do coração.
    Ventrículo esquerdo:forma o ápice do coração.

    *Artérias: são vasos que levam o sangue do coração até os órgãos e tecidos.
    *Capilares sanguíneos: são vasos muito finos que fazem a comunicação entre arteríolas e vênulas.
    *Veias: são vasos que transportam o sangue dos órgãos e tecidos até o coração.

    Laura pires Santana 8 ano SS



    ResponderExcluir
  21. Mônica,
    O sistems circulatório serve para:
    -distribuir sangue pelo corpo
    -levar nutrientes para as celulas
    -levar oxigenio para celulas e retirar o gás carbonico
    -remover os excretas do organismos
    -defesa contra micro-organismo
    Ele é formado por:
    -Sangue
    *Hemacias
    *Globulos Brancos
    *Plaquetas
    *plasmas
    -Veias
    -Arterias
    -Coração
    Lara 8º S

    ResponderExcluir
  22. Mônica

    Com os slides e vídeos pude aprimorar meus conhecimentos sobre a matéria:

    O SISTEMA CIRCULATÓRIO:

    Em nosso organismo, cada órgão e sistema tem a sua função específica, de modo que todos trabalham juntos para manter a nossa vida e a nossa saúde,em harmonia perfeita! O sistema circulatório, tem como principal missão distribuir oxigênio e nutrientes para o restante do corpo, portanto, a sua importância é imensa!
    Além disso, também é por meio da circulação que algumas substâncias que precisam ser eliminadas do organismo podem ser conduzidas até os órgãos que realizarão a sua expulsão.

    O sistema circulatório humano é formado pelas seguintes partes:

    CORAÇÃO:

    É considerado como o “motor” desse sistema e de todo o organismo. Tem a tarefa de bombear o sangue, para que ele chegue a todos os outros sistemas/órgãos/tecidos.

    VASOS SANGUÍNEOS:

    São as veias, artérias e capilares. As veias transportam o sangue venoso, dotado de gás carbônico. As artérias conduzem o sangue arterial, oxigenado. E os capilares são pequenas ramificações que ligam veias e artérias.

    SANGUE:

    É um tecido em forma líquida que circula pelo corpo, transportando oxigênio, gás carbônico e nutrientes. É formado pelo plasma, que é a parte líquida propriamente dita, por hemácias, leucócitos e plaquetas.

    O SISTEMA CIRCULATÓRIO TEM O SEGUINTE FUNCIONAMENTO:

    O sangue sai do coração carregado de oxigênio e é levado por meio das artérias para todo o corpo, até as extremidades.

    Quando o sangue chega até os órgãos e tecidos, acontecem as trocas gasosas, ou seja, o oxigênio é depositado e o gás carbônico passa para o sangue para ser eliminado. Portanto, as veias carregam esse sangue que contém o gás carbônico até o coração e ele o bombeia para o pulmão, para que o dióxido de carbono seja eliminado pela expiração. Em seguida, o sangue é oxigenado novamente e retorna ao coração para realizar mais um ciclo.

    A nossa circulação é subdividida em circulação pulmonar (ou pequena circulação) e circulação sistêmica (ou grande circulação). A primeira é a que acontece entre o coração e os pulmões, já a segunda é a que se observa entre o coração e o restante do corpo.

    O coração do ser humano é dividido em quatro cavidades, também chamadas de câmaras, sendo dois átrios e dois ventrículos. Entre átrios e ventrículos, existem duas válvulas que impedem o refluxo do sangue, ou seja, uma vez que o sangue é enviado do ventrículo para o átrio, essa válvula impede que ele retorne.
    O sangue rico em gás carbônico que chega do corpo, entra no coração pelo átrio direito, que o envia para o ventrículo direito e esse para os pulmões. Depois, o sangue oxigenado e pronto para ser levado para o organismo sai dos pulmões e entra no coração pelo átrio esquerdo, que o envia ao ventrículo esquerdo, que bombeia o sangue para o corpo por meio da artéria aorta.
    Um ciclo completo de circulação leva aproximadamente um minuto para acontecer, ou seja, tudo isso é muito rápido.

    SISTEMA LINFÁTICO:

    Esse é um outro sistema que se baseia na circulação de líquido pelo corpo. Estamos falando de um sistema fundamental para a defesa do organismo, que também atua levando novamente para o sangue o líquido que extravasa dos capilares e absorvendo gordura no intestino.

    O sistema linfático é formado pelos vasos linfáticos, linfa e linfonodos. Os vasos ficam espalhados pelo corpo todo, principalmente entre as células. Eles captam o chamado líquido tissular, que é justamente o que extravasa dos capilares, filtram-no e conduzem novamente para a circulação.

    A lINFA:

    É o líquido que circula no interior dos vasos linfáticos e é muito parecida com o sangue, mas por não ter hemácias, não tem coloração avermelhada.

    Kaylane Oliveira 8*B

    Escola: José Gorutuba

    ResponderExcluir
  23. Mônica
    O Sistema circulatório oucardiovascular, formado pelocoração e vasos sanguíneos, é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para as diversas partes do corpo.A partir disso, a circulação sanguínea corresponde a todo o percurso do sistema circulatório que o sangue realiza no corpo humano, de modo que no percurso completo, o sangue passa duas vezes pelo coração.
    Artérias: são vasos que levam o sangue do coração até os órgãos e tecidos.
    Capilares sanguíneos: são vasos muito finos que fazem a comunicação entre arteríolas e vênulas.
    Veias: são vasos que transportam o sangue dos órgãos e tecidos até o coração.
    Higor 8s

    ResponderExcluir
  24. Mônica, gostei dos vídeos slides e postagens sobre o sistema circulatório e com eles pude reforçar toda a matéria que estudamos em sala de aula.
    O coração e os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.

    O coração
    O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada, e bombeia o sangue para todo o corpo, sem parar; localiza-se no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões. O ápice (ponta do coração) está voltado para baixo, para a esquerda e para frente. O peso médio do coração é de aproximadamente 300 gramas, variando com o tamanho e o sexo da pessoa.
    Observe o esquema do coração humano, existem quatro cavidades:
    • Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior;
    • Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior.
    O sangue que entra no átrio direito passa para o ventrículo direito e o sangue que entra no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo. Um átrio não se comunica com o outro átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita; e passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda.
    O coração humano um órgão cavitário (que apresenta cavidade), basicamente constituído por três camadas:
    • Pericárdio – é a membrana que reveste externamente o coração, como um saco. Esta membrana propicia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto;
    • Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração;
    • Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.
    Quando, por algum motivo, as artérias coronárias – ramificações da aorta – não conseguem irrigar corretamente o miocárdio, pode ocorrer a morte (necrose) de células musculares, o que caracteriza o infarto do miocárdio.
    Existem três tipos básicos de vasos sanguíneos em nosso corpo: artérias, veias e capilares.

    Artérias
    As artérias são vasos de paredes relativamente espessa e muscular, que transporta sangue do coração para os diversos tecidos do corpo. A maioria das artérias transporta sangue oxigenado (rico em gás oxigênio), mas as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado (pobre em gás oxigênio) do coração até os pulmões. A aorta é a artéria mais calibrosa (de maior diâmetro) do corpo humano.
    Júlia Caires 8 ano “SS”

    ResponderExcluir

  25. Monica,
    Gostei muito desta publicação com ela eu pude reforçar a matéria explicada em sala e aprender um pouco mais. Um pouco do que pude reforçar:
    O sistema circulatório é formado por um conjunto de órgãos, como o coração e os vasos sanguíneos, responsáveis pela circulação do sangue. Circulação é o movimento que o sangue faz do coração para todas as partes do corpo e das partes do coração. Podemos se dizer que o sangue venoso é um "sangue sujo" que é passado através da veia cava superior, e para limpar este sangue passa pela artéria aorta e este sangue é "limpo" depois distribuído para todo o corpo, e se repetindo... O coração é um órgão musculoso, que se contrai e se distende, impulsionando o sangue através dos vasos. Ele possui quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. É o principal órgão do sistema circulatório.

    ResponderExcluir
  26. Mônica,
    Adorei os vídeos, estão bem detalhados com informações bem interessantes. O sistema circulatório tem as funções de distribuir o sangue no corpo, leva nutrientes e oxigênio para as células, remover excretas do organismo e defesa contra micro-organismos. No sangue temos as hemácias, que transportam os gases, glóbulos brancos, que produzem anticorpos e destroem micro-organismos e as plaquetas que contem hemorragias. Temos também as artérias que são responsáveis por transportar o sangue arterial, é rico em oxigênios e transporta o oxigênio do coração para os órgãos. E as veias que transportam o sangue venoso dos órgãos para o coração. O coração é o órgão mais importante desse sistema. Ele é dividido entre átrio direito e esquerdo, ventrículo direito e esquerdo, válvula cardíaca tricúspide e mitral. O átrio esquerdo recebe sangue oxigenado dos pulmões e o átrio direito recebe sangue rico em gás carbônico de todo o corpo. Quando se enchem, pulsam liberado seu conteúdo pra os ventrículos, que estão em diástole. Nesse momento o sangue flui apenas no sentido dos átrios para os ventrículos. As válvulas mitral e tricúspide se abrem e a válvula aorta se fecha e assim o sangue é espalhado pelo sengue através das veias e artérias. Lisa Millena 8º “s”

    ResponderExcluir
  27. Oi Monica,
    gostei dos videos e das postagens.
    O Sistema circulatório, formado pelo coração e vasos sanguíneos, é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para as diversas partes do corpo.A circulação sanguínea corresponde a todo o percurso do sistema circulatório que o sangue realiza no corpo humano.
    Pequena Circulação:
    A Pequena Circulação é o caminho que o sangue percorre do coração aos pulmões, e dos pulmões ao coração.O sangue venoso é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que se ramifica de maneira que uma segue para o pulmão direito e outra para o pulmão esquerdo.
    Grande Circulação:
    A Grande Circulação é o caminho do sangue, que sai do coração até as demais células do corpo e vice-versa.

    ResponderExcluir
  28. Mônica, gostei dos vídeos slides e reportagens sobre o sistema circulatório e com eles pude reforçar toda a matéria que estudamos em sala de aula. Este é um resumo do que entendi e fixei sobre a postagem.
    Questões referente a música Carinhoso- Marisa Monte e aos vídeos slides e reportagens.
    _ A expressão “Bate feliz” num trecho da música, pode ser interpretada como um evento de agitação e euforia dos batimentos cardíacos. Como se a pessoa da que ela viu despertasse uma mudança de emoção em seu coração.
    _ A relação existente entre “quando te vê “ com o comportamento do coração faz referencia a emoção sentida pela pessoa quando ela vê o alguém que provavelmente gosta. Como se a pessoa despertasse um sentimento tão grande na outra aquilo passa a ser sentido no coração. Na realidade não pode ser considerado que o coração é a sede dos sentimentos, pois o responsável por isso é o sistema límbico. Mas é incerto negar que haja qualquer relação entre as emoções e o coração, afinal, o coração, apesar de não ser a “sede das emoções”, ele sofre consequências com o que a gente sente, sendo esse sentimento bom ou ruim.
    _ A “paixão devora o coração” no sentido do sentimento domina-lo. Como se a paixão tomasse conta do coração e desencadeasse ações e reações referente a esse sentimento.
    _ Como os sentimentos influenciam no funcionamento do coração? É comum sabermos e usarmos o coração como o símbolo das emoções . Alguns diriam que isso está errado pois a verdadeira sede das emoções é, cientificamente falando, o sistema límbico. Mas não é apenas isso. Foi comprovado através de estudos da University of Southern Califórnia, as Universidade de Montreal , Indiana University- Purdue University Indianapolis e da Universidade de Washington (entre outras) que as emoções tem sim alguma ligação com o coração.

    Por enquanto, o que se sabe é que as emoções, tanto as boas quanto as ruins, disparam no cérebro dois processos. O primeiro é o envio de sinais elétricos ao músculo cardíaco, via sistema nervoso. Isso vai repercutir no ritmo dos batimentos. O segundo é a produção de uma cascata de substâncias químicas que terão impacto em várias estruturas do coração.
    Até este momento, conhece-se mais o que ocorre quando elas são negativas. Irritação, mágoa e tristeza, por exemplo, causam a redução do abastecimento dos vasos sanguíneos, provocando uma pressão arterial mais alta. Também há aumento da frequência cardíaca. Esses dois fatores já obrigam os músculos do coração a trabalharem mais.
    Entretanto, há mais complicações que foram descobertas. Uma delas foi revelada por cientistas da Indiana University- Purdue University Indianapolis (EUA). Através de uma pesquisa eles comprovaram pela primeira vez que sentimentos de hostilidade e depressão aumentam a produção de duas substâncias inflamatórias, a interleucina-6 e a proteína C-reativa. Que são péssimas para o coração.
    A síndrome do coração partido é um fenômeno que tem chamado muito a atenção de médicos. Consiste em um problema diretamente relacionado as emoções .Ele atinge indivíduos sem fator de risco tradicional. Esse paciente sofre os sintomas de um infarto mesmo sem apresentar artérias obstruídas por placas de gordura. Isso acaba causando um espasmo nas artérias coronárias além de ficar com o musculo cardíaco dilatado.
    Mas de que forma isso ocorre? Como o sistema límbico interage com o coração? Primeiramente os estímulos emocionais são enviados ao sistema límbico. As reações vão depender da natureza do sentimento ou seja se ele desperta boas ou más reações. Porém o caminho a ser guiado pelo coração é o mesmo. A primeira é via sistema nervoso autônomo. e a outra é via química.
    Apesar das emoções acarretarem alguns efeitos negativos(como o aumento das chances de infarto, a probabilidade da síndrome do coração partido, e a maior produção de fatores procoagulantes)a boa notícia é que a ciência está descobrindo que, se fazem mal, as emoções também fazem bem ao nosso coração.
    Continua... (Sara Teixeira 8° ss)

    ResponderExcluir
  29. Continuação...
    Diversos estudos demonstram que as boas situações da vida, como a paixão e a alegria, disparam uma cadeia com efeitos protetores como exemplos temos: há liberação de substâncias como a serotonina e a dopamina, que melhoram a atividade cardíaca e contribuem para regular a pressão arterial; há a fabricação de endorfinas que em grandes níveis atuam na maior proteção do endotélio, o tecido que reveste a parede dos vasos sanguíneos; outra vantagem é que o sistema de defesa do organismo fica mais forte, deixando as estruturas cardíacas menos vulneráveis.

    _ Qual o verdadeiro papel do coração? O verdadeiro papel do coração é bombear o sangue para todas as partes do corpo. O coração pertence a um sistema chamado Cardiovascular. A função desse sistema é transportar gases, calor, nutrientes, participar da defesa do corpo além de transportar e remover excretas. Além do coração, o sistema Cardiovascular é composto pelos vasos sanguíneos, encarregados de transportar o sangue. São eles :Artérias, arteríolas, veias, vênulas e capilares.
    - O coração é constituído de dois átrios ( esquerdo e direito) e dois ventrículos ( esquerdo e direiro). as suas principais artérias são a artéria aorta e a artéria pulmonar. Os ventrículos não comunicam entre si, e os átrios também não ou seja. O sangue que entra do átrio esquerdo vai para o ventrículo esquerdo e depois para os órgãos. O coração bombeia o sangue através dos movimentos rítmicos do miocárdio( músculo do coração). A sístole é a contração do musculo e a diástole é o relaxamento. As artérias coronárias são ramificações da artéria aorta e são elas que levam nutrientes para as partes internas do coração.
    _ Vasos sanguíneos: as veias tem paredes mais finas e levam o sangue dos órgãos ( especialmente o pulmão) para o coração. Já as artérias saem do coração para os órgão e devido ao forte impulso que recebem em paredes mais grossas. As vênulas e as arteríolas são ramificações menores das veias e artérias ( veias – vênulas/ artérias- arteríolas). Já os capilares são ramificações menores ainda de vênulas e arteríolas que ligam essas duas ultimas.
    _ O sistema cardiovascular tem duas divisões: O sanguíneo e o linfático. O sistema linfático é responsável por limpar e drenar os líquidos intersticiais que ficam nos capilares. É composto por tonsilas, timo, baço, linfonodos, e vasos linfáticos. No sistema sanguíneo o sangue que corre pelos vasos. Já no linfático o que corre pelos vasos linfáticos é a linfa que de aparência esbranquiçada é composta por líquidos intersticiais e células de defesa.
    _ Sangue: o sangue é composto por hemácias (células vermelhas), leucócitos(células brancas), plaquetas e plasma. As hemácias transportam oxigênios e são responsáveis pela coloração vermelha do sangue. Os leucócitos são responsáveis pela imunização do corpo(produzem anticorpos que combatem antígenos). As plaquetas estancam o sangue quando ocorre algum ferimento ou corte e são responsáveis por evitar hemorragias. Já o plasma é a parte liquida do sangue. Existem dois tipos de sangue : o venoso e o arterial.
    - O sangue venoso é rico em gás carbônico. Ele é transportado nas veias e vai dos órgãos ao coração.*
    _ O sangue arterial é rico em oxigênio. Ele é transportado nas artérias e vai do coração aos órgãos.
    *Essa denominação é validada para todos os casos exceto na circulação arterial, pois, a circulação arterial se trava do sangue que sai dos pulmões, com níveis altos de oxigênio, e vai para o coração. Porem nessa circulação arterial o sangue é levado através de veias para o coração e não de artérias. Mas como ele é rico em oxigênio chamamos ele de arterial.
    Como qualquer sistema do corpo humano temos alguns problemas também no sistema cardiovascular entre eles podemos citar a má formação vascular ,como a de Son mostrada no vídeo, a obstrução de artérias e veias por gordura que leva a infartos e derrames celebrais (AVC).
    Sara Teixeira 8° “ss”

    ResponderExcluir
  30. Monica,gostei muito dos slides e dos vídeos.
    O sistema cardiovascular é formado por um órgão(coração)que bombeia o sangue por uma rede de canais,conectando os pontos mais distantes do nosso corpo.Suas principais funções são:transportar gases,bombear o sangue,nutrientes e excretas.
    Este sistema é composto pelo:coração, dois átrios e dois ventrículos.
    Os tipos de vasos sanguíneos são classificados em: artérias, veias e capilares sanguíneos.
    -o sangue exerce papel fundamental no sistema circulatório. É pela corrente sanguínea que o sangue leva oxigênio e nutrientes para as células.
    - A função do coração é: funcionar como uma bomba dupla, de modo que o lado esquerdo bombeia o sangue arterial para as diversas partes do corpo, enquanto o lado direito bombeia o sangue venoso para os pulmões.
    - O sangue é constituído por hemácias ( glóbulos vermelhos), leucócitos ( glóbulos brancos) que tem a função de defesa do organismo, plaquetas que coagulam o sangue, e do plasma que transporta nutrientes, dióxido de carbono e desperdícios resultantes da atividade celular.

    - Sangue venoso: rico em gás carbônico.
    - Sangue arterial: rico em gás oxigênio.

    - Sístole: contrai os músculos cardíacos.
    - Diástole: relaxa os músculos cardíacos.

    Victor Pereira Barbosa 8º SS

    ResponderExcluir
  31. Mônica, através dos vídeos, textos e imagens postadas no blog pude compreender melhor o sistema circulatório. Obtive a conclusão que o sistema circulatório exerce as funções de distribuir o sangue no corpo, levar os nutrientes para as células, remover as excretas do organismo, defender contra microorganismos e levar o oxigênio para as células, removendo o gás carbônico. Ele é composto por sangue, hemácias, glóbulos brancos, plaquetas, plasma, veias, artérias e pelo coração.
    Citarei a função de alguns componentes, as plaquetas contem as hemorragias, os glóbulos brancos produzem anticorpos, as hemácias transportam os gases, as artérias transportam o sangue arterial e é rica em oxigênio, as veias transportam o sangue do coração para os outros órgãos e o sangue é um componente líquido e muito importante para nossa saúde.
    Dianny 8ºano "S"

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas