segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Sistema imunológico

40 comentários:

  1. Mônica,

    O sistema imune é dividido em dois tipos de imunidade que caracterizam dois tipos de respostas: a imunidade inata ou natural (resposta imune inata) e a imunidade adquirida ou adaptativa (resposta imune adquirida).

    A imunidade inata é a primeira linha de defesa do organismo, com a qual ele já nasce. É uma resposta rápida, não específica e limitada aos estímulos estranhos ao corpo. É representada por barreiras físicas, químicas e biológicas, células e moléculas, presentes em todos os indivíduos. A defesa corporal é realizada por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção do agente invasor, no seu combate e total destruição. As células do sistema imune pertencem a dois grupos principais, os linfócitos e os macrófagos.

    A imunidade adquirida ou adaptativa é ativada pelo contato com agentes infecciosos e sua resposta à infecção aumenta em magnitude a cada exposição sucessiva ao mesmo invasor. Existem dois tipos de imunidade adquirida: a imunidade humoral e a imunidade celular. A imunidade humoral gera uma resposta mediada por moléculas no sangue e nas secreções da mucosa, chamadas de anticorpos.

    MILENA SAKON 8º ANO "S "

    ResponderExcluir
  2. Mônica, os vídeos e textos auxiliaram em meu estudo sobre o Sistema Imunológico. Compreendi a complexidade deste sistema, que possui a função de permitir a sobrevivência do homem em um mundo repleto de inimigos invisíveis e perigosos. Para deter, ou até mesmo alertar o nosso organismo da presença de invasores, o corpo humano apresenta defesas inatas, que são a pele, as lágrimas, pelos, os mucos, a cera, saliva, espirros e tosse (estes que disparam bilhões de micro-organismos, eliminando-os do corpo). Os rostos, pescoços e axilas são áreas preferenciais de bactérias, que alimentam-se de glândulas sudoríparas e sebáceas. Já locais úmidos como entre os dedos dos pés, são ocupados por fungos. O interessante é a manutenção de uma relação simbiótica, entre nós e estes pequenos seres, que são responsáveis de proteger o nosso rosto de bactérias nocivas. Os vírus, já possuem um mecanismo diferenciado dos demais. Por não sobreviver a longos prazos sem um hospedeiro, pois não conseguem reproduzir-se, procuram células para invadirem e fixarem-se. Quando invadida, os vírus atacam o mecanismo de controle das células e distribuem o seu material genético. A célula explode, com no mínimo um vírus impregnado nela, e a infecção alastra. Por final, ela se atrofia e morre. Um exemplo comum e natural da ação deste sistema é quando há a ocorrência de um machucado. Primeiramente, receberemos as plaquetas, que são transportadas pelo sangue para estacá-lo e impede a entrada de germe na ferida aberta. Células chamadas mastócitos liberam uma substancia chamada histamina que dilata e permeabiliza os vasos sanguíneos, facilitando a entrada de dos macrófagos que removem a sujeira e bactérias da ferida. O pus não é nada mais que os resíduos desta atividade e logo, a epiderme agirá para a realização da cicatrização.

    Principais Estruturas:

    Linfócitos: Essas células, presentes no sangue, são um tipo de leucócito(glóbulo branco) e podem ser de três tipos principais:

    Linfócitos B: A principal função desse tipo celular é a produção de anticorpos, quando maduros e ativos. Nesta fase são denominados plasmócitos.

    Linfócitos T: São os linfócitos auxiliadores os responsáveis por comandar a defesa do organismo.

    Medula óssea: Além da produção de células sanguíneas e plaquetas, a medula produz linfócitos B, linfócitos matadores.

    Timo: O timo é responsável por produzir linfócitos T maduros.

    Linfonodos – estão presentes nos vasos linfáticos; neles a linfa é filtrada, permitindo que partículas invasoras sejam fagocitadas pelos linfócitos ali presentes.

    A reação deste sistema em relação a invasores demanda a participação de parcelas de células e órgãos. Quem produz estas células defensoras é a medula óssea. Quando os mecanismos de defesa inata não são eficazes, as células de complemento alertam as células de defesa aumentando a circulação e a temperatura, impedindo a sobrevivência ou reprodução do invasor. Os glóbulos brancos especializados são encontrados em linfonodos, estes capturam, engolem e eliminam os invasores, um processo denominado fagocitose. Quando esta atividade não é suficiente, o nosso corpo utiliza armas químicas: o nosso corpo está equipado para produzir moléculas de veneno, os anticorpos. Os anticorpos instalam-se na camada externa dos vírus, dissolve a camada protetora das células, destruindo. Se por acaso verem novamente o invasor elas se recordaram e o aniquilaram.
    *Imunização Ativa: Ocorre quando seu organismo adquire a capacidade de produzir anticorpos contra o bioagente patogênico;
    *Imunização Passiva: Ocorre quando você recebe anticorpos de uma fonte externa

    MARIANA CRUZ 8° ANO "S"

    ResponderExcluir
  3. Mônica,
    Com os vídeos e textos eu pude compreender mais um pouco sobre o sistema imunológico.
    O sistema imunológico age como soldadinhos em nosso corpo, entrando em defesa contra organismos estranhos.
    Suas células principais são:
    • Macrófagos: regulação da resposta imune.
    • Linfócitos B: produção de anticorpos;
    • Linfócitos T auxiliadores (CD4): comandam a defesa do organismo.
    • Linfócitos T matadores (CD8) : destruição de células anormais, infectadas ou estranhas ao organismo.
    Os órgãos imunitários são:
    • Medula óssea;
    • Timo;
    • Linfonodos;
    • Tonsilas;
    • Baço;
    • Adeniodes;
    • Apêndice cecal.
    No sistema imunológico, temos a presença da imunidade inata (já nascemos com ela). E essa imunidade atua como barreiras à infecção. Além dessa imunidade inata temos outras imunidades, como a adquirida. Essa imunidade ocorre quando entramos em contato com o agente invasor.
    Bom Mônica, esse foi um resuminho do que eu aprendi sobre o sistema imunológico.
    Clara Fróes- 8° ano S

    ResponderExcluir
  4. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos e textos, pois com eles pude aprimorar meus conhecimentos sobre o sistema imunológico.

    O sistema imunológico é a defesa do organismo contra organismos infecciosos e outros invasores. Através de uma série de passos, esse sistema ataca organismos e substâncias que invadem o corpo e causam a doença.

    - Imunidade inata: é a primeira linha de defesa do organismo, com a qual ele já nasce.

    - Imunidade adquirida: é ativada pelo contato com agentes infecciosos.

    A defesa corporal é realizada por um grupo de células:

    - Macrófagos: Estão presentes nos tecidos conjuntivos e no sangue (quando são chamados de monócitos) e, no sistema imune, possui a função de detectar e fagocitar microrganismos invasores, células mortas e vários tipos de resíduos.

    - Linfócitos: essas células estão presentes no sangue e podem ser de certos tipos:

    Linfócitos B: Sua principal função é a produção de anticorpos.

    Linfócitos T: São os responsáveis pelo comando da defesa do organismo.

    Órgãos principais e suas funções:

    - Baço: o baço filtra o sangue para remover microrganismos, substâncias estranhas e resíduos celulares, e produz linfócitos.

    - Medula óssea: além das hemácias são produzidas células importantes relacionadas à imunidade do organismo, como os linfócitos T, e células matadoras como os linfócitos B.

    - Timo: É um órgão do sistema imunológico onde amadurecem os linfócitos T, produzidos na medula óssea, para depois serem liberados para o sangue.

    Linfonodos: São estruturas pequenas, localizadas no caminho dos vasos linfáticos. Atuam como filtros da linfa.

    Júlia Campos 8° Ano S


    ResponderExcluir
  5. Mônica,
    O sistema imunológico, também conhecido como sistema imune,é muito importante e eficaz no combate a micro-organismos invasores, como bactérias, fungos, vírus ou protozoários, e também no combate a agentes nocivos, como substâncias tóxicas.As substâncias que são estranhas ao nosso corpo geralmente são chamadas de antígeno. Esses antígenos são combatidos por substâncias que são produzidas pelo sistema imunológico.Quando o nosso sistema imunológico não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou alergias.

    As substâncias invasoras são detectadas pelos macrófagos, que irão atuar em sua digestão parcial e na comunicação aos demais componentes do sistema imune da invasão sofrida, para que essas substâncias sejam totalmente destruídas e eliminadas.

    As células do sistema imune pertencem a dois grupos principais, os linfócitos e os macrófagos:

    Macrófagos:Estão presentes nos tecidos conjuntivos e no sangue,essas células são as primeiras a perceber a presença de agentes invasores.
    Linfócitos:essas células, presentes no sangue, são um tipo de leucócito (glóbulo branco) e podem ser de dois tipos principais: Linfócito B e Linfócito T.

    Maria Eduarda Anacleta - 8°"SS"

    ResponderExcluir
  6. Monica,
    Gostei muito dos vídeos e textos, onde pude compreender mais um pouco sobre o Sistema Imunológico .
    O sistema imunológico humano (ou sistema imune, ou ainda imunitário) consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos. Estes invasores podem ser microrganismos (bactérias, fungos, protozoários ou vírus) ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas (ex. veneno de animais peçonhentos). As substâncias estranhas ao corpo são genericamente chamadas de antígeno. Os antígenos são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imune, de natureza protéica, denominadas anticorpos, que reagem de forma específica com os antígenos. A defesa corporal é realizada por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção do agente invasor, no seu combate e total destruição. Todo este processo é denominado de resposta imune. As células do sistema imune pertencem a dois grupos principais, os linfócitos e os macrófagos.
    Macrófagos – são importantes na regulação da resposta imune. Estão presentes nos tecidos conjuntivos e no sangue (quando são chamados de monócitos) e, no sistema imune, possui a função de fagocitar. Linfócitos - essas células, presentes no sangue, são um tipo de leucócito (glóbulo branco) e podem ser de três tipos principais:
    Linfócitos B – a principal função desse tipo celular é a produção de anticorpos, quando maduros e ativos (plasmócitos)
    Linfócitos T auxiliadores - através de informações recebidas pelos macrófagos são estimulados a ativar outros tipos de linfócito T.
    Linfócitos T matadores - responsáveis pela destruição de células anormais, infectadas ou estranhas ao organismo.
    *Órgãos imunitários primários:
    Medula óssea,Timo
    *Órgãos imunitários secundários:
    Linfonodos, Tonsilas, Baço

    Lídia Maria 8°Ano SS

    ResponderExcluir


  7. O sistema imunológico humano (ou sistema imune, ou ainda imunitário) consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos. Estes invasores podem ser microrganismos (bactérias, fungos, protozoários ou vírus) ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas (ex. veneno de animais peçonhentos). As substâncias estranhas ao corpo são genericamente chamadas de antígeno. Os antígenos são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imune, de natureza proteica, denominadas anticorpos, que reagem de forma específica com os antígenos.

    Quando o sistema imune não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou alergias.

    A defesa corporal é realizada por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção do agente invasor, no seu combate e total destruição. Todo este processo é denominado de resposta imune.

    As células do sistema imune pertencem a dois grupos principais, os linfócitos e os macrófagos. Veja abaixo as células principais desse sistema e as principais funções de cada uma delas:

    Macrófagos – são importantes na regulação da resposta imune. Estão presentes nos tecidos conjuntivos e no sangue (quando são chamados de monócitos) e, no sistema imune, possui a função de detectar e fagocitar (processo que engloba e digere substâncias no organismo) microrganismos invasores, células mortas e vários tipos de resíduos. Essas células são as primeiras a perceber a presença de agentes invasores.

    Linfócitos - essas células, presentes no sangue, são um tipo de leucócito (glóbulo branco) e podem ser de três tipos principais:

    Linfócitos B – a principal função desse tipo celular é a produção de anticorpos, quando maduros e ativos. Nesta fase são denominados plasmócitos.

    Linfócitos T auxiliadores (CD4) – através de informações recebidas pelos macrófagos, são estimuladas a ativar outros tipos de linfócito T, os linfócitos T matadores (CD8) e os linfócitos B. São os linfócitos auxiliadores os responsáveis por comandar a defesa do organismo.

    Linfócitos T matadores (CD8) – recebem este nome por serem responsáveis pela destruição de células anormais, infectadas ou estranhas ao organismo.

    O sistema imunitário é composto por dois grupos de órgãos, os órgãos imunitários primários e os órgãos imunitários secundários. Os primeiros são assim denominados por serem os principais locais de formação e amadurecimento dos linfócitos. Já os segundos, são secundários por atuarem no sistema imunológico após a produção e amadurecimento dos linfócitos. Veja quais são os órgãos que compõem esses dois grupos:

    Órgãos imunitários primários

    Medula óssea – além da produção de células sanguíneas e plaquetas, a medula produz linfócitos B, linfócitos matadores. É nesse órgão que ocorre o processo de amadurecimento dos linfócitos B.

    Timo – o timo é responsável por produzir linfócitos T maduros.

    Órgãos imunitários secundários

    Linfonodos – estão presentes nos vasos linfáticos; neles a linfa é filtrada, permitindo que partículas invasoras sejam fagocitadas pelos linfócitos ali presentes.

    Tonsilas – possuem função semelhante aos linfonodos. Estão localizadas na parte posterior da boca e acima da garganta.

    Baço – o baço filtra o sangue para remover microrganismos, substâncias estranhas e resíduos celulares, além de produzir linfócitos.

    Adenoides – constituem de uma massa de tecidos linfoides protetores localizados no fundo da cavidade nasal. Têm como função ajudar a proteger o organismo de bactérias e vírus causadores de doenças transmitidas pelo ar.

    Apêndice cecal – é uma pequena extensão tubular localizada no ceco, primeira porção do intestino grosso. Através da atuação das bactérias presentes nessa estrutura, microrganismos invasores são combatidos.
    hebert hiago jose do gorutuba 8 b

    ResponderExcluir
  8. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos e textos, pois com eles pude aprimorar meus conhecimentos sobre o sistema imunológico.
    As células do sistema imune pertencem a dois grupos principais, os linfócitos e os macrófagos. Veja abaixo as células principais desse sistema e as principais funções de cada uma delas:

    Macrófagos – são importantes na regulação da resposta imune. Estão presentes nos tecidos conjuntivos e no sangue (quando são chamados de monócitos) e, no sistema imune, possui a função de detectar e fagocitar (processo que engloba e digere substâncias no organismo) microrganismos invasores, células mortas e vários tipos de resíduos. Essas células são as primeiras a perceber a presença de agentes invasores.

    Linfócitos - essas células, presentes no sangue, são um tipo de leucócito (glóbulo branco) e podem ser de três tipos principais:

    Linfócitos B – a principal função desse tipo celular é a produção de anticorpos, quando maduros e ativos. Nesta fase são denominados plasmócitos.

    Linfócitos T auxiliadores (CD4) – através de informações recebidas pelos macrófagos, são estimuladas a ativar outros tipos de linfócito T, os linfócitos T matadores (CD8) e os linfócitos B. São os linfócitos auxiliadores os responsáveis por comandar a defesa do organismo.

    Linfócitos T matadores (CD8) – recebem este nome por serem responsáveis pela destruição de células anormais, infectadas ou estranhas ao organismo.

    O sistema imunitário é composto por dois grupos de órgãos, os órgãos imunitários primários e os órgãos imunitários secundários. Os primeiros são assim denominados por serem os principais locais de formação e amadurecimento dos linfócitos. Já os segundos, são secundários por atuarem no sistema imunológico após a produção e amadurecimento dos linfócitos. Veja quais são os órgãos que compõem esses dois grupos:

    Órgãos imunitários primários

    Medula óssea – além da produção de células sanguíneas e plaquetas, a medula produz linfócitos B, linfócitos matadores. É nesse órgão que ocorre o processo de amadurecimento dos linfócitos B.

    Timo – o timo é responsável por produzir linfócitos T maduros.

    Órgãos imunitários secundários

    Linfonodos – estão presentes nos vasos linfáticos; neles a linfa é filtrada, permitindo que partículas invasoras sejam fagocitadas pelos linfócitos ali presentes.

    Tonsilas – possuem função semelhante aos linfonodos. Estão localizadas na parte posterior da boca e acima da garganta.

    Baço – o baço filtra o sangue para remover microrganismos, substâncias estranhas e resíduos celulares, além de produzir linfócitos.

    Adenoides – constituem de uma massa de tecidos linfoides protetores localizados no fundo da cavidade nasal. Têm como função ajudar a proteger o organismo de bactérias e vírus causadores de doenças transmitidas pelo ar.
    *Órgãos imunitários primários:
    Medula óssea,Timo
    *Órgãos imunitários secundários:
    Linfonodos, Tonsilas, Baço
    Victor Pereira Barbosa 8º SS

    ResponderExcluir
  9. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos e textos, com eles pude aprimorar meus conhecimentos sobre o sistema imunológico.
    O sistema imunológico humano do nosso corpo, é constituído por células especiais, proteínas, tecidos e órgãos e defendem-nos contra os germes e microrganismos todos os dias da nossa vida. Ele é composto por várias células, tecidos e órgãos que trabalham juntos para proteger o corpo.
    Células envolvidas, são: os glóbulos brancos ou leucócitos, que vêm em dois tipos básicos que se combinam para procurar e destruir organismos causadores de doenças ou substâncias.
    Os dois tipos básicos de leucócitos são os seguintes:
    • Fagócitos, células que protegem dos organismos invasores atravez da digestão;
    • Linfócitos, células que permitem o corpo lembrar e reconhecer os invasores anteriores e ajudam a destruir.


    Existem dois tipos de resposta imune: inata e adaptativa.

    • Inata: é caracterizada por células e proteínas que estão sempre presentes e preparadas para enfrentar os microrganismos e destruí-los através da fagocitose. Podem-se classificar como principais componentes da imunidade inata as barreiras epiteliais da pele e o trato gastrointestinal e respiratório;
    • Adaptativa: formada basicamente pelos linfócitos, que reconhecem de forma específica o patógeno invasor. Manifestada de maneira silenciosa, responde à presença de microrganismos infecciosos, tornando-se ativa para gerar mecanismos potentes que neutralizam e eliminam os microrganismos.
    MARCELLA FRÓES

    ResponderExcluir
  10. Mônica,
    Com os vídeos os slides e o jogo eu pude compreender que o sistema imunológico, é um sistema que conserva o funcionamento adequado do organismo e evita o desenvolvimento de doenças que alterem o equilíbrio dinâmico do corpo.

    Substancias estranhas que entram no corpo são chamadas de antígenos, eles são combatidos por anticorpos .Temos a defesa inata que é a primeira linha de defesa do organismo que nós nascemos, e temos a imunidade adquirida é ativada pelo contato com agentes infecciosos e sua resposta à infecção aumenta em magnitude a cada exposição sucessiva ao mesmo invasor.

    Junto ao sistema imunológico temos o sistema linfático que é fundamental para as atividades imunológicas em nosso corpo, tem a função de :
    *Remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais;
    * Absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório;
    * Produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos).
    As células do sistema imune pertencem a dois grupos principais, os linfócitos e os macrófagos.
    *Macrofogos:Possuem a função de fagocitar e detectar primeiramente os invasores, é composto de vários tipos de linfócitos com funções especificas.

    Temos também os órgão primários, fazem parte medula óssea e timo e temos os órgãos secundários fazem parte linfonodos,tonsilas,baço,adenoides e apêndice cecal.

    Luane Carmélia 8 ano “s”

    ResponderExcluir
  11. Mônica, gostei bastante dos slides e dos vídeos, com eles pude aprimorar os meus conhecimentos.
    O sistema imunológico é um sistema de estruturas e processos biológicos que protege o organismo contra doenças.
    -Barreiras naturais:
    *Pele, saliva, cera da orelha, liquido vaginal, pelos nasais, lagrima, suco gástrico, tosse e espirro.
    - principais células desse sistema:
    * Macrófagos – são importantes na regulação da resposta imune. *Linfócitos - essas células, presentes no sangue, são um tipo de leucócito (glóbulo branco) e podem ser de três tipos principais:
    Linfócitos B, Linfócitos T auxiliadores (CD4), Linfócitos T matadores (CD8).
    -Órgãos imunitários primários:
    *Medula óssea – produção de células sanguíneas e plaquetas
    *Timo – o timo é responsável por produzir linfócitos T maduros.
    -Órgãos imunitários secundários:
    *Linfonodos – a linfa é filtrada
    *Tonsilas – possuem função semelhante aos linfonodos.
    *Baço – o baço filtra o sangue para remover microrganismos.
    Aissa Fernandes 8 ano "SS"

    ResponderExcluir
  12. Mônica, com os videos e slides, pude compreender melhor o sistema imunológico.
    O sistema imunológico é muito importante e eficaz no combate a micro-organismos invasores, como bactérias, fungos, vírus ou protozoários, e também no combate a agentes nocivos, como substâncias tóxicas.
    A imunidade inata é a primeira linha de defesa do organismo.É uma resposta rápida, não específica e limitada aos estímulos estranhos ao corpo.
    A imunidade adquirida ou adaptativa é ativada pelo contato com agentes infecciosos e sua resposta à infecção aumenta em magnitude a cada exposição sucessiva ao mesmo invasor. Existem dois tipos de imunidade adquirida: a imunidade humoral e a imunidade celular. A imunidade humoral gera uma resposta mediada por moléculas no sangue e nas secreções da mucosa, chamadas de anticorpos, produzidos pelos linfócitos B, sendo o principal mecanismo de defesa contra microrganismos extracelulares e suas toxinas. Os anticorpos reconhecem os antígenos, neutralizam a infecção e eliminam estes antígenos por variados mecanismos efetores. Por sua vez, a imunidade celular gera resposta mediada pelos linfócitos T. Quando microrganismos intracelulares, como os vírus e algumas bactérias, sobrevivem e proliferam dentro das células hospedeiras, estando inacessíveis para os anticorpos circulantes, as células T promovem a destruição do microrganismo ou a morte das células infectadas, para eliminar a infecção.

    -Macrófagos: são muito importantes na regulação da resposta imune. Possuem a função de detectar e fagocitar os micro-organismos invasores, células mortas e outros tipos de resíduos. São as primeiras células a perceber que há invasores no corpo.
    -Os linfócitos: essas células estão presentes em nosso sangue, e podem ser classificadas em três tipos principais:
    – Linfócitos B – são responsáveis pela produção de anticorpos, quando maduros e ativos. Nesta fase são chamados de plasmócitos.

    – Linfócitos T auxiliadores – são responsáveis por comandar a defesa do organismo.

    O sistema imunológico é composto por dois grupos de órgãos, os órgãos imunitários primários e os secundários. Os primários são assim chamados pois são os principais locais onde os linfócitos se formam e amadurecem. Existem dois órgãos primários:

    -Medula óssea: além de produzir células sanguíneas e plaquetas, a medula produz linfócitos B e linfócitos matadores.
    -Timo: é responsável pela produção dos linfócitos T maduros.

    Os órgãos secundários são aqueles que atuam no sistema imunológico após a produção e amadurecimento dos linfócitos. Veja quais são os cinco órgãos que fazem parte desse grupo:

    -Linfonodos
    -Tonsilas
    -Baço
    -Adenoides

    Luana Aguiar Oliveira 8"SS"

    ResponderExcluir
  13. Mônica,
    Com os vídeos, slides e o jogo eu pude compreender melhor o que é o sistema imunológico.
    O sistema imunológico é um sistema de estruturas e processos biológicos que protege o nosso organismo de doenças.
    As substâncias estranhas ao corpo são chamadas de antígeno. Os antígenos são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imune, de natureza protéica, denominadas anticorpos, que reagem de forma específica com os antígenos. A defesa corporal é realizada por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção do agente invasor, no seu combate e total destruição. Todo este processo é denominado de resposta imune. As células do sistema imune pertencem a dois grupos principais, os linfócitos e os macrófagos.
    A defesa corporal é realizada por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção do agente invasor, no seu combate e total destruição. Todo este processo é denominado de resposta imune. As células do sistema imune pertencem a dois grupos principais, os linfócitos e os macrófagos.
    O sistema imunitário é composto por dois grupos de órgãos, os órgãos imunitários primários e os órgãos imunitários secundários. Os primeiros são assim denominados por serem os principais locais de formação e amadurecimento dos linfócitos. Já os segundos, são secundários por atuarem no sistema imunológico após a produção e amadurecimento dos linfócitos.

    EDUARDA DIAS FREITAS- 8 ANO S

    ResponderExcluir
  14. Querida Professora Mônica.Gostei muito dos slides e dos vídeo,pois aprendi muito mais do que eu já sabia,principalmente com os vídeos.
    Aprendi que o sistema imunológico faz um ótimo trabalho em nos manter saudável todos os dias,pois ele nos protegem contra germes,microorganismos e bactérias. Mas, às vezes os problemas no Sistema Imunológico,pode nos levar a doenças e infecções.
    Principais estruturas e suas funções:
    Linfócitos:são um tipo de leucócito presente no sangue,e podem ser desses tipos:
    Linfócitos B:tem como principal função,produzir anticorpos.
    Linfócitos T:comandam a defesa do organismo.
    Barreiras naturais:
    Pele,saliva,cera da orelha,líquido vaginal,lágrima,pelos nasais,suco gástrico,tosse e espirro.
    Principais órgãos e suas funções:
    Linfonodos: são pequenos órgãos perfurados por canais que existem em diversos pontos da rede linfática e atuam como filtros.
    Baço: O baço é um órgão do tipo glandular localizado na região superior esquerda da cavidade abdominal.
    Medula óssea:são produzidas células importantes relacionada a imunidade,cuja as principais são as Hemácias.
    Timo:possui função protetora.

    Laura Pires Santana 8 ano SS






    ResponderExcluir
  15. Mônica, gostei dos vídeos slides e postagens e com eles pude reforçar toda a matéria que estudamos em sala de aula. Fixei que:
    O nosso corpo tem barreiras que tendem a impedir a entrada de vírus e bactérias. São chamadas de barreiras naturais ou a imunidade inata e como exemplo temos a pele e a mucosa nasal. Apesar de essas barreiras tentarem impedir a entrada de antígenos no corpo nem sempre conseguem. Mas não é preciso entrar em pânico. O nosso corpo possui células capazes de destruir o vírus e a bactéria e assim impedir uma doença. Essas células que nos protegem, fazem parte do sistema imunológico.
    O sistema imunológico( imunidade adquirida) consiste numa rede de células tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra substâncias estranhas ao corpo chamadas de antígenos. Os antígenos são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imune: os anticorpos.
    a imunidade adquirida é estimulada pela exposição de agentes infecciosos
    A defesa é realizada por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção antígeno, no seu combate e total destruição. Todo este processo é denominado de resposta imune.
    As células do sistema imune são divididas em dois grupos principais: os linfócitos e os macrófagos.
    Macrófagos – são importantes na regulação da resposta imune.
    Linfócitos – são um tipo de leucócito e estão presentes no sangue. Podem ser de três tipos:
    Linfócitos B - produção de anticorpos.
    Linfócitos T auxiliadores (CD4) – através de informações recebidas pelos macrófagos, são estimuladas a ativar outros tipos de linfócito.São os linfócitos auxiliadores os responsáveis por comandar a defesa do organismo.
    Linfócitos T matadores (CD8) – destruição de células anormais, infectadas ou estranhas ao organismo.
    Os órgãos imunitários primários são os principais locais de formação e amadurecimento dos linfócitos. São eles: medula óssea e timo.
    Já os órgãos imunitários secundários atuam no sistema imunológico após a produção e amadurecimento dos linfócitos. São eles: linfonodos, tonsilas, baço e adenoides.





    A Imunidade pode ser dividida em duas classes: a imunidade ativa e a passiva. A imunidade ativa é quando um antígeno estimula as células de defesa para produzirem anticorpos. Temos a ativa natural(= própria doença) e a ativa artificial (= vacinas com antígenos inativos ou atenuados que estimulam a produção de anticorpos contra o antígenos, deixando assim a pessoa protegida contra a doença. Ou seja, caso o antígeno forte ataque o sistema da pessoa imediatamente serão produzidas respostas imunes para acabar com eles, pois o sistema já o reconhece.). A imunidade passiva é a transferência adotiva de anticorpos ou linfócitos T específicos para determinados antígenos. Temos a passiva natural (primeiro leite materno) e a passiva artificial ( soroterapia).
    As vacinas foram criadas em 1798 por Edward Jenner que utilizou vírus da varíola bovina para imunizar o homem contra a varíola humana. Apartir dai esse procedimento ficou chamado de vacina ( vacina = de vaca)
    A produção do soro antiofídico( imunização passiva artificial) o processo de produção de todos os soros segue o mesmo padrão. O veneno é introduzido no organismo de um cavalo, que reage desenvolvendo anticorpos. E são esses anticorpos que, após serem retirados do cavalo, formam o soro. A eficiência do produto é grande e os cavalos que participam desse processo não morrem necessariamente mas o seu período de vida é menor.
    Sara Teixeira 8° “ss”

    ResponderExcluir
  16. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos. Eles me ajudaram a entender melhor o quão complexo é o sistema imunológico. Esse sistema tem como função proporcionar a defesa do organismo contra ataque de invasores externos, são eles:
    - Micro-organismos: bactérias, fungos, protozoários, vírus.
    - Agentes nocivos: substâncias tóxicas.
    Existem vários tipos de barreiras contra esses invasores, são elas:
    - Pele: impede a passagem das bactérias
    - Mucosas
    - Lágrimas
    - Saliva
    - Ácidos estomacais
    O que acontece quando os invasores insistem em atacar?
    Certas partículas chamadas de Sistema de Complemento, rodeiam o invasor para alertar as células de defesa e causar a inflamação. A inflamação faz a circulação aumentar, permitindo a chegada de mais reforços ( linfócitos ). Além disso, a temperatura da área aumenta para que as bactérias não possam sobrevir e nem se reproduzir.
    - Antígeno: nome dado às substâncias estranhas ao corpo.
    As células do sistema Imune pertencem a dois grupos principais: os linfócitos e os macrófagos.
    - Macrófagos: estão presentes nos tecidos conjuntivos e no sangue. Possui a função de detectar e fagocitose os microrganismos invasores.
    - Linfócitos: soa um tipo de leucócitos (glóbulo branco) e podem ser de três tipos.
    O Sistema Imunitário é composto por dois grupos de órgãos:
    * Primários:
    - Medula óssea: produz células sanguíneos e plaquetas
    - Timo: produz linfócitos T maduros.
    * Secundários:
    - Linfonodos: presentes nos vasos linfáticos.
    - Tonsilas: estão localizadas na parte posterior da boca e acima da garganta.
    - Adenóides: ajuda a proteger o organismo de bactérias e vírus causadores de doenças transmitidas pelo ar.
    ANA CAROLINA CASTRO MEDRADO 8ºs

    ResponderExcluir
  17. Monica,
    Gostei muito dos slides e videos que me ajudaram a ampliar meu conhecimento sobre essa matéria
    O sistema imunológico é um processo biológico e um sistema de estruturas que defende o nosso organismo contra doenças

    *Defesas naturais:
    Pele, saliva, cera da orelha, pelos nasais, lagrima, suco gástrico e a tosse

    *Células principais do sistema imunológico:

    Macrófagos – são importantes na regulação da resposta imune. *Linfócitos - essas células, presentes no sangue, são um tipo de leucócito (glóbulo branco) e podem ser de três tipos principais:
    •linfócitos T auxiliadores
    •linfócitos B
    •linfócitos T matadores

    *Órgãos imunitários primários:

    •Medula óssea – produção de células sanguíneas e plaquetas
    •Timo – o timo é responsável por produzir linfócitos T maduros.

    *Órgãos imunitários secundários:

    •Linfonodos – a linfa é filtrada
    •Tonsilas – possuem função semelhante aos linfonodos.
    •Baço – o baço filtra o sangue para remover microrganismos.

    João Victor,8"ss"

    ResponderExcluir
  18. O sistema imunológico é muito importante e eficaz no combate a micro-organismos invasores, como bactérias, fungos, vírus ou protozoários, e também no combate a agentes nocivos, como substâncias tóxicas.
    A imunidade inata é a primeira linha de defesa do organismo, com a qual ele já nasce. É uma resposta rápida, não específica e limitada aos estímulos estranhos ao corpo. É representada por barreiras físicas, químicas e biológicas, células e moléculas, presentes em todos os indivíduos. Um exemplo é a pele, que é uma estrutura de defesa inata, ela forma um sistema de isolamento protege o funcionamento do nosso corpo.
    Como funciona:
    Ação inespecífica: Temos mecanismos que impedem a entrada e a disseminação de antígenos no organismo, de uma forma geral.
    Ação específica: Quando a ação inespecífica não é eficaz na inativação de um antígeno, surge uma ação especifica. Há uma ação direta para cada tipo de antígeno.
    O sistema imunológico é composto por dois grupos de órgãos, os órgãos imunitários primários e os secundários. Os primários são assim chamados pois são os principais locais onde os linfócitos se formam e amadurecem. Existem dois órgãos primários a medula óssea além de produzir células sanguíneas e plaquetas, a medula produz linfócitos B e linfócitos matadores e o timo é responsável pela produção dos linfócitos T maduros.
    Os órgãos secundários são aqueles que atuam no sistema imunológico após a produção e amadurecimento dos linfócitos, os linfonodos, tonsilas, baço, Adenóides e Apêndice cecal.
    Os linfócitos e os macrófagos
    As células que fazem parte desse sistema pertencem a dois grupos principais, são eles os linfócitos e os macrófagos. Os macrófagos são muito importantes na regulação da resposta imune. Possuem a função de detectar e fagocitar os micro-organismos invasores, células mortas e outros tipos de resíduos. São as primeiras células a perceber que há invasores no corpo e os linfócitos estão presentes em nosso sangue.
    Dianny 8ºano"S"

    ResponderExcluir
  19. Mônica,
    O sistema Imunológico serve para proteger o nosso corpo de micro-organismos. Todos nós nascemos com algumas defesas que são chamadas de defesas inatas. Elas são:
    -Cera de ouvido;
    -Líquido varginal;
    -Lágrima;
    -Saliva:
    -Pele:
    -Pelos nasais;
    -Suco gástrico;
    -Tosse;
    -Espirro;
    Dois grupos de órgãos, os Primário e os Secundário.
    -Primarios:É o local onde os Linfócitos são produzidos e onde eles amadurecem. é formado por dois órgãos, sendo um deles a Medula Óssea.
    -Secundários:Atuam no sistema imunologico após a produção e amadurecimento das células que atuam no sistema.
    Lara 8º S

    ResponderExcluir
  20. Mônica,
    Adorei os vídeos, quis e slides que foram postados. Eles me ajudaram muito no meu aprendizado e aprimoramento dos meus conhecimentos sobre essa matéria incrível que é o sistema imunológico.
    O sistema imunológico humano consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos. Estes invasores podem ser microrganismos (bactérias, fungos, protozoários ou vírus) ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas. As substâncias estranhas ao corpo são genericamente chamadas de antígeno. Os antígenos são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imune, de natureza proteica, denominadas anticorpos, que reagem de forma específica com os antígenos.
    Quando o sistema imune não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou alergias.
    ÓRGÃOS IMUNITÁRIOS
    Medula óssea – além da produção de células sanguíneas e plaquetas, a medula produz linfócitos B, linfócitos matadores.
    Timo –é responsável por produzir linfócitos T maduros.
    Linfonodos – estão presentes nos vasos linfáticos; neles a linfa é filtrada, permitindo que partículas invasoras sejam fagocitadas pelos linfócitos ali presentes.
    Tonsilas – possuem função semelhante aos linfonodos.
    Baço – o baço filtra o sangue para remover microrganismos, substâncias estranhas e resíduos celulares, além de produzir linfócitos.
    Adenoides – constituem de uma massa de tecidos linfoides protetores localizados no fundo da cavidade nasal.
    ANNA KAROLINA MOTA P. 8º “S”

    ResponderExcluir
  21. O sistema imunitário ou sistema imunológico ou ainda sistema imune é um sistema de estruturas e processos biológicos que protege o organismo contra doenças. De modo a funcionar corretamente, o sistema imunitário deve detectar uma imensa variedade de agentes, desde os vírus aos parasitas, e distingui-los do tecido saudável do próprio corpo.

    Os agentes patogénicos podem rapidamente evoluir e adaptar-se de modo a evitar a detecção e neutralização por parte do sistema imunitário, pelo que os vários mecanismos de defesa também evoluíram no sentido de os reconhecer e neutralizar. Até mesmo os simples organismos unicelulares possuem um sistema imunitário rudimentar, na forma de enzimas que os protegem de infecções por bacteriófagos. Outros mecanismos imunitários básicos acompanharam a evolução dos eucariotas e estão hoje presentes nos seus descendentes contemporâneos, como as plantas e os insectos. Entre estes mecanismos estão a fagocitose, os peptídeos antimicrobianos designados defensinas, e o sistema complemento. Os vertebrados mandibulares, entre os quais o ser humano, desenvolveram mecanismos de defesa ainda mais complexos,[1] entre os quais a capacidade de ao longo do tempo se adaptarem para reconhecer de forma eficiente agentes patogénicos específicos. Através da imunidade adquirida, o organismo cria memória imunitária na sequência de uma resposta inicial a um agente específico, o que lhe permite responder de forma mais eficaz a novos ataques pelo mesmo agente. O processo de imunidade adquirida é a base da vacinação.

    Os transtornos do sistema imunitário podem levar ao aparecimento de doenças autoimunes, inflamações e cancro.[2][3] A imunodeficiência verifica-se quando a actividade do sistema imunitário é inferior ao normal, o que está na origem de infecções recorrentes e onde existe risco de vida. No ser humano, a imunodeficiência pode ser consequência de uma doença genética, de uma condição adquirida como o VIH/SIDA, ou do uso de imunossupressores. Por oposição, a autoimunidade é a consequência de um sistema imunitário hiperactivo que ataca tecido normal como se fosse um agente externo, como é o caso da artrite reumatóide ou a diabetes de tipo 1. A imunologia é a área científica que estuda todos os aspectos do sistema imunitário.

    Defesa estratificada Editar

    O sistema imunitário protege o organismo de infecções através de mecanismos de defesa estratificados com especificidade progressiva. Em termos simples, as barreiras físicas impedem a entrada dos agentes patogénicos. No caso de um patógeno penetrar estas barreiras, o sistema imunitário inato, presente em todas as plantas e animais, desencadeia uma resposta imediata, embora não específica.[4] Caso o patógeno evite a resposta inata, os vertebrados possuem um segundo nível de defesa, o sistema imune adquirido, que é activado pela resposta inata e através do qual o sistema imunitário adapta a sua resposta durante uma infecção de acordo com a identificação do patógeno. Através da memória imunológica, o corpo memoriza esta resposta, o que permite ao sistema imunitário adquirido realizar ataques cada vez mais rápidos e robustos cada vez que esse mesmo patógeno é detectado.[5]

    João Gabriel Pereira 8 s

    ResponderExcluir
  22. Mônica, gostei muito dos vídeos, slides e jogos, com eles pude aprender mais um pouco sobre o sistema imunológico.
    O sistema imunológico, é o conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas responsáveis pela retirada de agentes ou moléculas estranhas do organismo. As substâncias estranhas ao corpo são genericamente chamadas de antígeno. Os antígenos são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imune, de natureza proteica, denominadas anticorpos, que reagem de forma específica com os antígenos. Quando o sistema imune não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou alergias.A defesa corporal é realizada por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção do agente invasor, no seu combate e total destruição. Todo este processo é denominado de resposta imune. As células do sistema imune pertencem a dois grupos principais, os linfócitos e os macrófagos.
    ÓRGÃOS IMUNITÁRIOS PRIMÁRIOS - Medula óssea: Álém da produção de células sanguíneas e plaquetas, a medula produz linfócitos B, linfócitos matadores.
    Timo: O timo é responsável por produzir linfócitos T maduros.
    ÓRGÃOS IMUNITÁRIOS SECUNDÁRIOS – Linfonodos: neles a linfa é filtrada, permitindo que partículas invasoras sejam fagocitadas pelos linfócitos.
    Baço: Filtra o sangue para remover microrganismos, substâncias estranhas e resíduos celulares, além de produzir linfócitos.
    Adenóides: Têm como função ajudar a proteger o organismo de bactérias e vírus causadores de doenças transmitidas pelo ar.
    Tonsilas: Têm função semelhante aos linfonodos.
    Maria Júlia 8º ano ”s”

    ResponderExcluir
  23. Mônica, gostei muito dos vídeos, slides e jogos, com eles pude aprender mais um pouco sobre o sistema imunológico.
    O sistema imunológico, é o conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas responsáveis pela retirada de agentes ou moléculas estranhas do organismo. As substâncias estranhas ao corpo são genericamente chamadas de antígeno. Os antígenos são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imune, de natureza proteica, denominadas anticorpos, que reagem de forma específica com os antígenos. Quando o sistema imune não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou alergias.A defesa corporal é realizada por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção do agente invasor, no seu combate e total destruição. Todo este processo é denominado de resposta imune. As células do sistema imune pertencem a dois grupos principais, os linfócitos e os macrófagos.
    ÓRGÃOS IMUNITÁRIOS PRIMÁRIOS - Medula óssea: Álém da produção de células sanguíneas e plaquetas, a medula produz linfócitos B, linfócitos matadores.
    Timo: O timo é responsável por produzir linfócitos T maduros.
    ÓRGÃOS IMUNITÁRIOS SECUNDÁRIOS – Linfonodos: neles a linfa é filtrada, permitindo que partículas invasoras sejam fagocitadas pelos linfócitos.
    Baço: Filtra o sangue para remover microrganismos, substâncias estranhas e resíduos celulares, além de produzir linfócitos.
    Adenóides: Têm como função ajudar a proteger o organismo de bactérias e vírus causadores de doenças transmitidas pelo ar.
    Tonsilas: Têm função semelhante aos linfonodos.
    Maria Júlia 8º ano ”s”

    ResponderExcluir
  24. Mônica,gostei muito dos videos e jogos e com ele aprendi que
    O sistema imunológico humano do nosso corpo, é constituído por células especiais, proteínas, tecidos e órgãos e defendem-nos contra os germes e microrganismos todos os dias. Na maioria dos casos, o sistema imunitário faz um óptimo trabalho a manter as pessoas saudáveis e na prevenção de infecções. Mas, às vezes os problemas com o sistema imunológico pode levar a doenças e infecções.
    Os dois tipos básicos de leucócitos são os seguintes:
    Fagócitos: células que protegem dos organismos invasores atravez da digestão
    Linfócitos : células que permitem o corpo lembrar e reconhecer os invasores anteriores e ajudam a destruir
    Quando os antígenos (substâncias estranhas que invadem o corpo) são detectados, vários tipos de células trabalham em conjunto para reconhecê-los e responder. Estas células accionam os linfócitos B a produzir anticorpos, proteínas especializadas que travam os antígenos.
    Uma vez produzidos, estes anticorpos continuam a existir no corpo de uma pessoa, de modo que se o mesmo é apresentado para o sistema imunológico mais uma vez, os anticorpos já estão lá para fazer o seu trabalho. Assim, se alguém fica doente com uma determinada doença, a pessoa geralmente não fica doente de novo.
    FELIPE MARTINS BALDOINO 8º ano ”s”

    ResponderExcluir
  25. Monica. Gostei muito dos vídeos e textos, onde pude compreender mais um pouco sobre o Sistema Imunológico .
    Quando os antígenos (substâncias estranhas que invadem o corpo) são detectados, vários tipos de células trabalham em conjunto para reconhecê-los e responder. Estas células acionam os linfócitos B para produzir anticorpos, proteínas especializadas que travam os antígenos.
    Uma vez produzidos, estes anticorpos continuam a existir no corpo de uma pessoa, de modo que se o mesmo é apresentado para o sistema imunológico mais uma vez, os anticorpos já estão lá para fazer o seu trabalho. Assim, se alguém fica doente com uma determinada doença, a pessoa geralmente não fica doente de novo.
    Esta é também a forma como as imunizações previnem certas doenças. Uma imunização introduz no corpo um antígeno numa maneira que não faz mal a ninguém, mas não permite que o organismo produza anticorpos que irá proteger a pessoa de futuros ataques com a bactéria ou substância que produz a doença em questão.
    Embora os anticorpos possam reconhecer um antígeno e bloqueá-lo, eles não são capazes de destruí-lo sem ajuda. Essa é a função das células T, que são parte do sistema que destrói os antígenos que foram marcados por anticorpos ou células que foram infectadas ou de alguma forma alteradas. (Algumas células T são realmente chamadas células “assassinas”).
    Os anticorpos também podem neutralizar as toxinas (substâncias tóxicas ou nocivas), produzida por diferentes organismos. Por último, os anticorpos podem ativar um grupo de proteínas chamado complemento que também fazem parte do sistema imunológico. O complemento ajuda a matar as bactérias, vírus ou as células infectadas.
    Todas essas células especializadas fazem parte do sistema imunológico do corpo de proteção contra a doença. Esta proteção é chamado de imunidade.
    Imunidade
    Os seres humanos têm três tipos de imunidade:
     imunidade adaptável
     imunidade passiva
     Imunidade inata
    Todo a gente nasce com imunidade inata (ou natural), um tipo de proteção geral. Muitos dos germes que afetam outras espécies não nos prejudicam. Por exemplo, o vírus que causa leucemia em gatos ou em cães com cinomose não afeta os seres humanos. A imunidade inata funciona nos dois sentidos, porque alguns vírus que fazem o homem doente, como o vírus que provoca o HIV / SIDA, não afetam os gatos ou cães.
    A imunidade inata inclui também as barreiras externas do corpo, como a pele e membranas mucosas (como aquelas que da linha do nariz, da garganta, e trato gastrointestinal), que são a primeira linha de defesa na prevenção de doenças de entrar no corpo.
    Júlia Caires 8° ano “SS”

    ResponderExcluir
  26. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos e textos, pois com eles pude aprimorar meus conhecimentos sobre o sistema imunológico.
    As células do sistema imune pertencem a dois grupos principais, os linfócitos e os macrófagos. Veja abaixo as células principais desse sistema e as principais funções de cada uma delas:

    Macrófagos – são importantes na regulação da resposta imune. Estão presentes nos tecidos conjuntivos e no sangue (quando são chamados de monócitos) e, no sistema imune, possui a função de detectar e fagocitar (processo que engloba e digere substâncias no organismo) microrganismos invasores, células mortas e vários tipos de resíduos. Essas células são as primeiras a perceber a presença de agentes invasores.

    Linfócitos - essas células, presentes no sangue, são um tipo de leucócito (glóbulo branco) e podem ser de três tipos principais:

    Linfócitos B – a principal função desse tipo celular é a produção de anticorpos, quando maduros e ativos. Nesta fase são denominados plasmócitos.

    Linfócitos T auxiliadores (CD4) – através de informações recebidas pelos macrófagos, são estimuladas a ativar outros tipos de linfócito T, os linfócitos T matadores (CD8) e os linfócitos B. São os linfócitos auxiliadores os responsáveis por comandar a defesa do organismo.

    Linfócitos T matadores (CD8) – recebem este nome por serem responsáveis pela destruição de células anormais, infectadas ou estranhas ao organismo.

    O sistema imunitário é composto por dois grupos de órgãos, os órgãos imunitários primários e os órgãos imunitários secundários. Os primeiros são assim denominados por serem os principais locais de formação e amadurecimento dos linfócitos. Já os segundos, são secundários por atuarem no sistema imunológico após a produção e amadurecimento dos linfócitos. Veja quais são os órgãos que compõem esses dois grupos:

    Órgãos imunitários primários

    Medula óssea – além da produção de células sanguíneas e plaquetas, a medula produz linfócitos B, linfócitos matadores. É nesse órgão que ocorre o processo de amadurecimento dos linfócitos B.

    Timo – o timo é responsável por produzir linfócitos T maduros.

    Órgãos imunitários secundários

    Linfonodos – estão presentes nos vasos linfáticos; neles a linfa é filtrada, permitindo que partículas invasoras sejam fagocitadas pelos linfócitos ali presentes.

    Tonsilas – possuem função semelhante aos linfonodos. Estão localizadas na parte posterior da boca e acima da garganta.

    Baço – o baço filtra o sangue para remover microrganismos, substâncias estranhas e resíduos celulares, além de produzir linfócitos.

    Adenoides – constituem de uma massa de tecidos linfoides protetores localizados no fundo da cavidade nasal. Têm como função ajudar a proteger o organismo de bactérias e vírus causadores de doenças transmitidas pelo ar.
    *Órgãos imunitários primários:
    Medula óssea,Timo
    *Órgãos imunitários secundários:
    Linfonodos, Tonsilas, Baço



    DENNER JUNIO 8 ANO (SS)

    ResponderExcluir
  27. Mônica, os vídeos e textos auxiliaram em meu estudo sobre o Sistema Imunológico. Compreendi a complexidade deste sistema, que possui a função de permitir a sobrevivência do homem em um mundo repleto de inimigos invisíveis e perigosos. Para deter, ou até mesmo alertar o nosso organismo da presença de invasores, o corpo humano apresenta defesas inatas, que são a pele, as lágrimas, pelos, os mucos, a cera, saliva, espirros e tosse (estes que disparam bilhões de micro-organismos, eliminando-os do corpo). Os rostos, pescoços e axilas são áreas preferenciais de bactérias, que alimentam-se de glândulas sudoríparas e sebáceas. Já locais úmidos como entre os dedos dos pés, são ocupados por fungos. Todo a gente nasce com imunidade inata (ou natural), um tipo de proteção geral. Muitos dos germes que afetam outras espécies não nos prejudicam. Por exemplo, o vírus que causa leucemia em gatos ou em cães com cinomose não afeta os seres humanos. A imunidade inata funciona nos dois sentidos, porque alguns vírus que fazem o homem doente, como o vírus que provoca o HIV / SIDA, não afetam os gatos ou cães.
    A imunidade inata inclui também as barreiras externas do corpo, como a pele e membranas mucosas (como aquelas que da linha do nariz, da garganta, e trato gastrointestinal), que são a primeira linha de defesa na prevenção de doenças de entrar no corpo.

    Felipe Anjos de Menezes 8 SS

    ResponderExcluir
  28. Mônica,
    Adorei os vídeos, quis e slides que foram postados. Eles me ajudaram muito no meu aprendizado e aprimoramento dos meus conhecimentos sobre essa matéria incrível que é o sistema imunológico.
    O sistema imunológico humano consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos. Estes invasores podem ser microrganismos (bactérias, fungos, protozoários ou vírus) ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas. As substâncias estranhas ao corpo são genericamente chamadas de antígeno. Os antígenos são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imune, de natureza proteica, denominadas anticorpos, que reagem de forma específica com os antígenos.

    ÓRGÃOS IMUNITÁRIOS PRIMÁRIOS - Medula óssea: Álém da produção de células sanguíneas e plaquetas, a medula produz linfócitos B, linfócitos matadores.
    Timo: O timo é responsável por produzir linfócitos T maduros.
    ÓRGÃOS IMUNITÁRIOS SECUNDÁRIOS – Linfonodos: neles a linfa é filtrada, permitindo que partículas invasoras sejam fagocitadas pelos linfócitos.
    Baço: Filtra o sangue para remover microrganismos, substâncias estranhas e resíduos celulares, além de produzir linfócitos.
    Adenóides: Têm como função ajudar a proteger o organismo de bactérias e vírus causadores de doenças transmitidas pelo ar.
    Tonsilas: Têm função semelhante aos linfonodos.


    denner junio 8 ano(ss)

    ResponderExcluir
  29. Mônica, com esses vídeos e slides pude compreender mais sobre o assunto além de ampliar o meu aprendizado sobre o sistema imunológico humano que consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos. Estes invasores podem ser microrganismos ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas. As substâncias estranhas ao corpo são genericamente chamadas de antígeno. Os antígenos são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imune, de natureza proteica, denominadas anticorpos, que reagem de forma específica com os antígenos.
    Quando o sistema imune não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou alergias.
    A defesa corporal é realizada por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção do agente invasor, no seu combate e total destruição. Todo este processo é denominado de resposta imune.
    Filipe Medrado Freitas 8º ano ”S”

    ResponderExcluir
  30. Mônica,
    gostei muito das postagens, e dos vídeos.Me ajudou bastante aprimorando cada vez mais meus conhecimentos sobre o sistema imunológico.
    Aprendi que O sistema imunológico, também chamado de imune ou imunitário, é o conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas responsáveis pela retirada de agentes ou moléculas estranhas do organismo de todos os seres vivos, com a finalidade de manter a homeostasia dinâmica do organismo. O funcionamento do sistema imune consiste na resposta coletiva e coordenada das células e moléculas diante dos agentes estranhos; isto caracteriza a resposta imune.

    O sistema imune é dividido em dois tipos de imunidade que caracterizam dois tipos de respostas: a imunidade inata ou natural e a imunidade adquirida ou adaptativa.

    Kaio Brandão Alves Dias 8º s

    ResponderExcluir
  31. SISTEMA IMUNOLÓGICO
    É formado por várias células, tecidos e órgãos que defendem o organismo contra invasores externos, que podem ser micro-organismos (Bactérias, fungos,protozoários,etc.) ou substâncias tóxicas e outros agentes nocivos.
    quandon o sistema não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo reage com alergias, infecções e doenças.
    DEFESAS INATAS
    .Pele
    .Muco
    .Cílios
    .Enimas da saliva e lágrima
    .Enzimas com PH ÁCIDO, como no estômago e vagina
    IMUNIZAÃO ATIVA
    É feita através da inoculação de antígenos que estimulam a produção de anticorpos.
    .Vacina: feita com o micro-organismo atenuado
    IMUNIZAÇÃO PASSIVA
    Anticorpos de outros seres são recebidos pelo nosso organismo.
    Soro: contém anticorpos específicos para algum tipo de antígeno
    Leite materno: os anticorpos da mãe passam para o bebê, prevenindo a entrada de micro-organismos nos tecidos do corpo.

    ESTRUTURAS DO SISTEMA IMUNOLÓGICO:
    TIMO: realia a proteção imunitária primordial
    LINFONODOS: filtraão da linfa e amadurecimento de células de defesa
    MEDULA ÓSSEA: produção de células de defesa
    BAÇO: amadurecimento das células de defesa.

    ANA LUIZA SOARES MENDES - 8°S

    ResponderExcluir
  32. Mônica,
    durante meus estudos com o conteúdo apresentado, pude entender que o sistema imunológico possui dois tipos de defesas: as defesas inatas e as defesas adquiridas. As defesas inatas se caracterizam por já estar presente no corpo da pessoa desde seu nascimento, e as defesas adquiridas são produzidas ao longo das experiências da vida
    da pessoa.
    Essas defesas atuam na eliminação de organismos estranhos que invadem o corpo, como os vírus e as bactérias.
    ex.:
    cera de ouvido,saliva,espirros,tosse, etc.
    leucócitos:
    -> linfócitos: são responsáveis por coordenar o ataque e lembrar sobre as "estratégias" de combate contra cada ser.
    -> fagócitos:são os defensores físicos do corpo.
    Bruno Nathan 8º s

    ResponderExcluir
  33. Oi MÔnica!Gostei muito dos seus videos,postagens etc..ÓRGÃOS IMUNITÁRIOS PRIMÁRIOS - Medula óssea: Álém da produção de células sanguíneas e plaquetas, a medula produz linfócitos B, linfócitos matadores.
    Timo: O timo é responsável por produzir linfócitos T maduros.
    ÓRGÃOS IMUNITÁRIOS SECUNDÁRIOS – Linfonodos: neles a linfa é filtrada, permitindo que partículas invasoras sejam fagocitadas pelos linfócitos.
    Baço: Filtra o sangue para remover microrganismos, substâncias estranhas e resíduos celulares, além de produzir linfócitos.
    Adenóides: Têm como função ajudar a proteger o organismo de bactérias e vírus causadores de doenças transmitidas pelo ar.
    Tonsilas: Têm função semelhante aos linfonodos.
    Todo a gente nasce com imunidade inata (ou natural), um tipo de proteção geral. Muitos dos germes que afetam outras espécies não nos prejudicam. Por exemplo, o vírus que causa leucemia em gatos ou em cães com cinomose não afeta os seres humanos. A imunidade inata funciona nos dois sentidos, porque alguns vírus que fazem o homem doente, como o vírus que provoca o HIV / SIDA, não afetam os gatos ou cães.
    A imunidade inata inclui também as barreiras externas do corpo, como a pele e membranas mucosas (como aquelas que da linha do nariz, da garganta, e trato gastrointestinal), que são a primeira linha de defesa na prevenção de doenças de entrar no corpo.

    ResponderExcluir

  34. Sistema Imunológico

    O sistema imunológico serve para nos proteger
    Tem a defesa inata que já nasce com você.
    Muco, cera do ouvido, lágrimas e pelos nasais,
    Se você não se convencer, tem mais!
    Tosse, espirro, suco gástrico, muco vaginal e a pele que não pode se esquecer jamais!

    Durante sua vida muitas vacinas irá tomar,
    Desde a infância até a velhice chegar.
    Essa é a imunização ativa, e é importante lembrar
    Quando é feita pela vacina, ativa artificial deve se nomear.

    A vacina possui antígenos atenuados de longa duração,
    O organismo produz anticorpos e esse vírus não consegue sua proliferação.
    Se em seu corpo o mesmo vírus entrar,
    Os leucócitos a memória irão ativar,
    E você adoecer não irá.

    Também existe outra forma de se imunizar,
    Imunização passiva é o nome que se dar,
    Passiva artificial é quando soro tem que tomar,
    Caso um escorpião ou cobra te picar.
    Já a passiva natural você recebeu e pode não se lembrar,
    Foi quando era bebê e sua mãe ia te amamentar.

    O soro é feito em cavalos com veneno de serpente,
    E o tratamento desses equinos é diferente.
    Depois de alguns dias, o soro é formado,
    E esse mesmo, para combater veneno de serpente no corpo será utilizado.

    Jamais se esqueça que esse sistema para nós é essencial!
    Sem ele a proliferação de doenças seria em escala global,
    Graças a vacinas e soros vidas são salvas e doenças erradicadas de forma artificial.
    E seu sistema imune deve ser cuidado de forma especial!



    Feito por Louise Fagundes

    ResponderExcluir
  35. Monica
    Gostei muito dos vídeos e do slide, que este bastante informativo, ajudando assim a concluir melhor o conteúdo. Com isso pude concluir que o sistema imunológico é extremamente importante, porque como o nome mesmo diz, tem a função de nos imunizar de doenças. Nós já nascemos com defesas inatas, como por exemplo: cera de orelha, liquido vaginal, lagrima, saliva, pelos nasais, suco gástrico, tosse e espirro. Temos também a pele, que forma um sistema de isolamento que protege, sempre que possível, o funcionamento do nosso corpo. A vacina foi criada para combaterem a varíola, e partir dela surgiram varias descobertas. A imunização ativa contribuiu para o desenvolvimento das vacinas. Existem duas formas de produzi-las, por meio de micro-organismo atenuado ou micro-organismos inativados. Temos também a imunidade passiva, que acontece através dos anticorpos, podemos usar o soro e também através do leite materno. Ajudou-me mais nessas partes que são as que estavam com mais duvida. Lisa Millena 8º “s”

    ResponderExcluir
  36. Oi Monica,
    gostei bastante dos videos e das postagens.
    O sistema imunológico é um conjunto de celulas,tecidos e orgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos.Quanto o sistema imune não consegue combater os invasores de forma eficaz,o copo pode reagir com doenças, infecções ou alergias.A defesa corporal é realizada por um grupo de celulas especificas que atuam no processo de detecção do agente invasor,no seu combate e total destruiçao.Todo este processo é denominado de resposta imune.
    Mariana Esteves 8s

    ResponderExcluir
  37. Mônica
    O sistema imunológico humano do nosso corpo, é constituído por células especiais, proteínas, tecidos e órgãos e defendem-nos contra os germes e microrganismos todos os dias. Na maioria dos casos, o sistema imunitário faz um ótimo trabalho a manter as pessoas saudáveis e na prevenção de infecções. Mas, às vezes os problemas com o sistema imunológico pode levar a doenças e infecções quando o sistema imune não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou alergias.

    A defesa corporal é realizada por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção do agente invasor, no seu combate e total destruição. Todo este processo é denominado de resposta imune.
    Higor 8s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sistema imunologico é o responsável por defender nosso organismo de células invasoras. Uma das barreiras que possuímos para impedir ou retardar a entrada desses seres, são:
      Pele, mucosas, espirros, tosse, suco gástrico, etc.
      Quando um antígeno entre em contato com nosso corpo, os anticorpos, células de defesa, são ativados para detê-los, mas quando esse processo não funciona, a pessoa pode ter reações alérgicas, infecções ou doenças. Esse processo é chamado de resposta imune.As células do sistema imune pertencem a dois grupos, os macrófagos e linfócitos.
      Órgãos imunitários primários
      Medula óssea: produz células sanguineas, plaquetas e linfócitos B, produz anticorpos. E nesse órgão ocorre o amadurecimento dos linfócitos B
      Timo: responsável por produzir linfócitos T
      Órgãos imunitários secundários
      Linfonodos – estão presentes nos vasos linfáticos; neles a linfa é filtrada, permitindo que partículas invasoras sejam fagocitadas pelos linfócitos ali presentes.
      Tonsilas – possuem função semelhante aos linfonodos. Estão localizadas na parte posterior da boca e acima da garganta.
      Baço – o baço filtra o sangue para remover microrganismos, substâncias estranhas e resíduos celulares, além de produzir linfócitos.
      Adenoides – constituem de uma massa de tecidos linfoides protetores localizados no fundo da cavidade nasal. Têm como função ajudar a proteger o organismo de bactérias e vírus causadores de doenças transmitidas pelo ar.

      Isabelle Gomes 8ºs

      Excluir
  38. Ola mônica,entendi que o
    O sistema imunológico ou sistema imune é de grande eficiência no combate a microorganismos invasores. Mas não é só isso; ele também é responsável pela “limpeza” do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, e memória imunológica. Também é ativo contra células alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo, como resultado de mitoses anormais. Essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a tumores.Mesmo não ter participado das suas explicações seu blog me explicou com muita clareza e eficiência... OBRIGADA!

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas