Mônica, gostei muito dos videos nele eu vi e apredi tudo sobre a Enxertia, seus principios, e suas divisoe de grupos. e eu achie um link de um video que mostra a polinizaçao claramente, mas nao explica sao somente imagens mas eu consegui ver e entender com base nos estudos que voce passou. ta aqui: http://www.youtube.com/watch?v=PM__eH2_d2k Luciana Araújo sá 7s
Mônica, gostei muito dos vídeos. Pude entender o processo de alporquia, que é uma reprodução assexuada, que se coloca raízes adventícias numa planta já enraizada. E a enxertia é quando se junta duas plantas, que normalmente se pega uma boa característica de uma planta, e junta com a de outra. Gostei muito das imagens da polinização das flores e as do reino das plantas, elas são realmente espetaculares.
Mônica, gostei muito dos vídeos. Com isso consegui entender o processo de alporquia, que significa que isso e uma reprodução assexuada. Obrigada os vídeos me ajudaram bastante tiraram todas as minhas dúvidas .
Alporquia , também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícas num ramo de uma planta já enraizada. Enxertia é quando o caule de uma planta é colado no caule de outra planta no qual duas plantas viram uma só. Para fazer mudas de hibisco pelo método mergulhia é só você enterrar um galho ainda preso à planta matriz e aguardar o seu enraizamento, depois é só corta-lo e plantar ele em um lugar definitivo. Monocotiledôneas: possuem um cotilédone Dicoledôneas: possuemdois cotilédones E o vídeo da polinixaçao de florem em alta definição me ajudou a compreender melhor esse processo. PEDRO GUSTAVO RODRIGUES SOUTO 7 ANO "S"
Monica ,gostei dos videos .Pois me ajudou a saber o que é Enxertia.A Alporquia, que é uma reprodução assexuada, que se coloca raízes adventícias numa planta já enraizada. ANA CLARA M.SANTOS 7 ANO S
Mônica gostei bastante dos vídeos pois aprendi coisas novas como a enxertia e a alporquia que é uma reproduçao assexuada de polantas que provoca a formaçao de raízes adventicas num ramo de uma planta já enraizada.
ALPORQUIA, também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada. MERGULHIA, consiste em descascar um galho e enterrá-lo no chão, ainda conectado à planta. Depois de um tempo , se enraizado, retira-se o galho e o transfere para um local de plantio. ESTAQUIA, essa técnica consiste em cortar um galho de uma planta em bisel(corte inclinado). ENXERTIA, é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (garfo) e o porta-enxerto (cavalo). O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto é o sistema radicular, o qual tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo, clima e doenças. Gostei muito das imagens da polinização das flores e as do reino das plantas elas permitiram apreciar com detalhes a beleza da natureza. MONOCOTILEDÔNEAS: possuem um cotilédone. DICOLEDÔNEAS: possuem dois cotilédones. DANIEL 7° ANO S
Este Vídeo sobre a reprodução asssexuada dos vegetais Mostra o processo todinho, E mostra todinha a Polinização das Flores e muitas coisas que me ajudaram Quando for pesquisar sobre o assunto,Adorei! Pra quem tem dificuldades nesta matéria ,tá ai O Material
Mônica, assisti a todos os videos e sei que na aulas eles ajudarão muito na compreensão da matéria sobre assexuada e sexuada, polinização e todas as outras coisa que ensinam nos videos, quem , pra quem ta com dificuldade ajudará muito!
Os vídeos mostram os diferentes tipos de reprodução das plantas.Na estaquia é feito cortes no galho da planta;no alporque é envolvido um pedaço de ramo na planta com um pano ou plástico, depois criam-se as raízes.A enxertia é a unção de duas plantas,é feito um corte em v na porta-enxerto e é colocado a parte da outra planta no corte feito, amarra ou passa fita adesiva. Na mergulhia enterra-se um galho no chão e dias depois o galho vai se enraizar gerando uma nova muda. Além dos meios de reprodução artificiais(feito pelo homem), tem também as reproduções naturais.Como a polinização e reprodução por brotamento.
Alporquia , é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícas num ramo de uma planta já enraizada. Enxertia é quando o caule de uma planta é colado no caule de outra planta no qual duas plantas viram uma só. Para fazer mudas de hibisco pelo método mergulhia é só você enterrar um galho ainda preso à planta matriz e aguardar o seu enraizamento, depois é só corta-lo e plantar ele em um lugar definitivo. Monocotiledôneas: possuem um cotilédone Dicoledôneas: possuemdois cotilédones E o vídeo da polinixaçao de florem em alta definição me ajudou a compreender melhor esse processo.
Monica,obrigado por nos ajudar colocando esses videos eles ajudaram bastante na hora de estudar para a prova de quarta-feira e também na excursão de sexta-feira nessa semana,muito obrigado !
Mônica, com os videos eu aprendi mais como ocorre o processo de enxerto nas plantas e vi também o que é monocotiledônia e dicotiledônia alem de ter aprendido mais o que já sabia.
Mônica assisti todos os videos que você posto gostei de todos e aprendi bastante e também aprendi como acontece i processo de excerto nas plantas e também em todos os vídeos mostra coisas diferentes de cada planta.
Mônica, No primeiro vídeo aprendi sobre a Alporquia também chamado de Alporque, é uma método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada. No segundo vídeo aprendi sobre a Enxertia que é a união de duas ou mais plantas formando uma só. No terceiro vídeo aprendi sobre a Estaquia que é uma forma de fazer uma estufa em uma palnta com a garrafa PET. No quarto vídeo aprendi sobre o Método Mergulhia que é enterrar um galho ainda preso a planta matriz( no caso do vídeo se tratava do Hibisco) e aguardar o seu enraizamento. No quinto vídeo aprendi sobre as Monocotiledôneas: que possuem um cotilédone. Dicotiledôneas: que possuem dois cotilédones. Cotilédones é o nome que se dá as folhas primordiais que se formam no embrião das gimnospermas e das angiospermas e que armazenam nutrientes que serão fornecidos a ele durante os estágios iniciais de desenvolvimento. No sexto vídeo aprendi sobre a polinização das flores, que pode ser feita por beija - flor, borboletas, abelhas,mosquitos e morcegos. No sétimo vídeo foi o que mais aprendi coisas. Aprendi sobre as plantas que crescem em busca do sol, aprendi sobre a bromélia que é capaz de armazenar 50 litros de água, aprendi sobre um tipo de grama que cresce 1 metro por dia, pude ver uma árvore enorme que é segurada por uns tipos de postes, aprendi sobre as teorias de Darwin sobre as orquídeas, conheci uma orquídea que contém o tamanho, a forma e o cheio de uma abelha fêmea, conheci também uma orquídea que Darwin adorava, a especie masculina dessa planta solta um tipo de "saquinho" de pólen nas costas da abelha no momento em que ela entra em contato com a planta, e quando a abelha encontrar a fêmea dessa especie ela depositara o "saquinho" nela. Eu também aprendi sobre as flores da paixão que é uma planta que possuí um néctar muito saboroso que atrai as borboletas para se alimentarem e botarem seus ovos, conheci plantas pre - históricas, conheci uma planta que tem uma especie de jarro que captura insetos com o doce néctar que atrai os insetos, que acabam escorregando e caindo uma especie de gosma que digere todos eles, essa planta é capaz até de digerir roedores e também aprendi sobre os Lírios D'água. Mônica você não imagina o tanto que esses vídeos me ajudaram, muito obrigada pela ajuda com a matéria através dos vídeos e gostaria que você postasse mais videos como o último.
Adorei os videos, eles me ajudaram a aumentar o conhecimento sobre reprodução sexuada e assexuada. Me ajudaram também sobre a polinização e cada método usado na reprodução das plantas Laura 7°ss
Mônica adorei asistir os vídeos da reprodução das sexuadas e assexuadas.Pricipalmente quando falou que a alporquia , também chamada de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícas num ramo de uma planta já enraizada. Enxertia é quando o caule de uma planta é colado no caule de outra planta no qual duas plantas viram uma só e eu achei isso show.
Adorei os videos e aprendi muito com eles pois falam de estaquia que é uma das mais utilizadas para a produção de mudas,a enxertia,que é usada geralmente para dar melhores condições a uma planta,a alporquia que é a técnica que se beneficia também das características de plantas em produzir raízes adventícias,a reprodução assexuada é um processo reprodutivo desenvolvido por inúmeras espécies de planas,cujos resultados são a melhor adaptação no meio. Lara Rayana 7ss
Adorei os videos, neles eu aprendi que: Cotilédone é o nome que se da a folhas primordiais que se formam no embrião das gimnospermas e das angiospermas e que armazenam nutrientes que serão fornecidos a ela durante os estágios inicias de desenvolvimento. Monocotiledônias: possuem um cotilédone. Dicotiledôneas: possuem dois cotilédones. Diferenças entre mono- e dicotiledôneas: a monocotiledônia possue raiz fasciculada, e a dicotiledônea possue raiz pivotante. A monocotiledônea possue caule sem crescimento na espessura, e a dicotiledônea possue um caule com crescimento na espessura. Um exemplo de monocotiledônia é o trigo e um dos exemplos de dicotiledônia é a magnolia. E também aprendi que a enxertia é uma técnica usada geralmente para dar melhores condições a uma planta. Estaquia é uma das técnicas mais utilizadas para a produção de mudas, faz com que a muda brote commais facilidade. EMILLY VITÒRIA 7 ano S
Enxertia é um método de reprodução assexuada de plantas onde é unido tecidos de duas plantas,na maioria das vezes são de espécies diferentes e tem como objetivo dar melhores condições a planta. Alporquia é uma técnica onde é escolhido um ramo da planta e é retirada a casca ao redor do ramo onde é coberto com um musgo úmido e depois emplastificado. Depois de um tempo forma-se raízes e esse ramo é plantado em um vaso. Monocotiledôneas possuem somente um cotilédone. Dicotiledôneas possuem dois cotilédones.
Mônica eu adorei os vídeos eles nos mostram como fazer cada tipo de reprodução assexuada como:os três tipos de enxertia,alporquia,estaquia,mergulhia,etc.E a forma de reprodução assexuada é muito usada pois tem uma germinação rápida e onde se pode selecionar as características que se quer para a planta.E no Royal Botanic Gardens the Kew tem noventa por cento de toda a flora do mundo em um só lugar. Primeiro vieram as algas,depois as plantas começaram a sair da água mais ficavam em locais úmidos e ainda avasculares(briófitas),vieram as vasculares e que viviam ainda em locais úmidos(pteridófitas),então as planta perderam a dependência com a água mas se reproduzia pela polinização do vento que não era muito eficiente(gimnosperma),até que surgiram as flores para deixar mais eficiente a polinização feita agora por ajuda de insetos(angiosperma). As florestas tropicais tem mais espécies do que qualquer outro habitat.Na floresta tropical tem se uma integração entre os seres vivos e uma forma de dependência onde se um morre pode se perder o equilíbrio do ecossistema.O ultimo vídeo me mostrou uma grande e impressionante diversidade de plantas.ADOREI. Ana Elisa 7 S
Gostei dos Videos pois eles conseguem caracterizar esses métodos , tirei minhas dúvidas em enxertia e alporquia, enxertia é o método quando se junta duas plantas, que normalmente se pega uma boa característica de uma planta, e junta com a de outra e alporquia é o método que se coloca raízes adventícias numa planta já enraizada. Percebi que os métodos são verdadeiramentes eficiente. E que monocotiledôneas é quando há apenas um cotilédone e dicotiledôneas é quando há dois cotilédones . - Marcus Vinícius - 7° ano SS
Monica vou falar um pouco do que eu entende:Alporquia também chamado de Alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada. Mergulhia consiste em descascar um galho e enterrá-lo no chão, ainda conectado à planta. Depois de um tempo , se enraizado, retira-se o galho e o transfere para um local de plantio. Estaquia, essa técnica consiste em cortar um galho de uma planta em bisel(corte inclinado). Enxertia, é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (garfo) e o porta-enxerto (cavalo). O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto é o sistema radicular, o qual tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo, clima e doenças.
Monica achei bem interessante os videos show de bola!
Alporquia também chamado de Alporque, é uma método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada.
Enxertia que é a união de duas ou mais plantas formando uma só. No terceiro vídeo aprendi sobre a Estaquia que é uma forma de fazer uma estufa em uma palnta com a garrafa PET.
Método Mergulhia que é enterrar um galho ainda preso a planta matriz( no caso do vídeo se tratava do Hibisco) e aguardar o seu enraizamento.
Monocotiledôneas: que possuem um cotilédone. Dicotiledôneas: que possuem dois cotilédones. Cotilédones é o nome que se dá as folhas primordiais que se formam no embrião das gimnospermas e das angiospermas e que armazenam nutrientes que serão fornecidos a ele durante os estágios iniciais de desenvolvimento.
Sobre a polinização das flores, que pode ser feita por beija - flor, borboletas, abelhas,mosquitos e morcegos.
O que eu mais aprendi foi o 7 video :
Aprendi sobre as plantas que crescem em busca do sol, aprendi sobre a bromélia que é capaz de armazenar 50 litros de água, aprendi sobre um tipo de grama que cresce 1 metro por dia, pude ver uma árvore enorme que é segurada por uns tipos de postes, aprendi sobre as teorias de Darwin sobre as orquídeas, conheci uma orquídea que contém o tamanho, a forma e o cheio de uma abelha fêmea, conheci também uma orquídea que Darwin adorava, a especie masculina dessa planta solta um tipo de "saquinho" de pólen nas costas da abelha no momento em que ela entra em contato com a planta, e quando a abelha encontrar a fêmea dessa especie ela depositara o "saquinho" nela. Eu também aprendi sobre as flores da paixão que é uma planta que possuí um néctar muito saboroso que atrai as borboletas para se alimentarem e botarem seus ovos, conheci plantas pre - históricas, conheci uma planta que tem uma especie de jarro que captura insetos com o doce néctar que atrai os insetos, que acabam escorregando e caindo uma especie de gosma que digere todos eles, essa planta é capaz até de digerir roedores e também aprendi sobre os Lírios D'água.
Monica,gostei muito dos videos nele pude aprender Alporquia é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada. Também pude aprender sobre: Monocotiledôneas, Dicotiledôneas e Cotilédones é o nome que se dá as folhas primordiais que se formam no embrião das gimnospermas e das angiospermas e que armazenam nutrientes que serão fornecidos a ele durante os estágios iniciais de desenvolvimento. Sobre a polinização das flores, que pode ser feita por beija - flor, borboletas, abelhas,mosquitos e morcegos. Clara Silva Rodrigues 7ºSS
monica gostei muito dos vidios pois me ajudou a desenvolver o aprendizado das reprodução e conhecer mas as planta como e feito o procedimento muito bom este vidios MARIA CECILIA FERNANDES
Adorei os vídeos. Com eles consegui entender o processo da Alporquia , uma método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada. Enxertia é quando se junta duas plantas formando apenas uma .
Os vídeos mostram os diferentes tipos de reprodução das plantas.Na estaquia é feito cortes no galho da planta;no alporque é envolvido um pedaço de ramo na planta com um pano ou plástico, depois criam-se as raízes.A enxertia é a unção de duas plantas,é feito um corte em v na porta-enxerto e é colocado a parte da outra planta no corte feito, amarra ou passa fita adesiva. Na mergulhia enterra-se um galho no chão e dias depois o galho vai se enraizar gerando uma nova muda. Além dos meios de reprodução artificiais(feito pelo homem), tem também as reproduções naturais.Como a polinização e reprodução por brotamento.eCom eles consegui entender o processo da Alporquia , uma método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada.
Mônica, Os videos foram muito interessantes pois me ajudaram muito e tiraram minhas duvidas para a prova. Aprendi sobre as plantas que crescem em busca do sol, aprendi sobre a bromélia que é capaz de armazenar 50 litros de água!! Obrigado pela ajuda
Adorei os videos la fala melhor sobre nossa matéria também mostra que e um processo mais rápido que o normal por isso as pessoas preferem utilizá-lo,tirei muitas duvidas nele e também aprendi muito nele obrigado Monica.
Os videos foram interessantes pois me ajudaram muito e tiraram minhas duvidas. pois mostram os diferentes tipos de reprodução das plantas.Além dos meios de reprodução artificiais, tem também as reproduções naturais.Como a polinização e reprodução por brotamento.enfim mônica gostei muito dos videos pois me ajudou a desenvolver o aprendizado das reprodução e conhecer mas as planta,e principalmente como e feito o procedimento .
OS videos mostram que existem diversos processos de reprodução das planta, como por exemplo a alporquia que é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada. Alem deles também existem os meios naturais, como a polinização, apesar dos métodos assexuados serem mais rápidos. Laura 7°ss
Os videos me ajudaram muito. Eles mostram que existe diferentes tipos de reprodução das plantas, a repodução asexuada e a sexuada e mostra alguns exemplos. Tainá 7ss
Mônica achei o videos bom pq tavo com uns dúvidas ainda. Mais os videos me ajudou a tirar minha dúvida. tirei minhas dúvidas em enxertia e alporquia, enxertia é o método quando se junta duas plantas, que normalmente se pega uma boa característica de uma planta, e junta com a de outra e alporquia é o método que se coloca raízes adventícias numa planta já enraizada. Tbm entendi mais sobre as Polinização de flores. Obg Mônica os videos me ajudaram bastante com meus estudos.
Muito legal Mônica esses métodos de reprodução assexuada,que fazem com que os vegetais cresçam mais rápido,melhorando a vida dos agricultores. Exemplo de reprodução assexuada dos vegetais: Enxertia= Que é o processo em que dá melhores chances a uma planta de ter atributos valorosos.
Mônica ,com esse vídeo pude entender os métodos das plantas a reprodução assexuada que é também frequente, utilizando-se esta capacidade reprodutiva na agricultura como a Mergulhia, Alporquia, e a Enxertia. As plantas podem reproduzir-se através das sementes e polinização que é operada por animais como insetos, beija-flor etc além das artificiais (pelo homem) que são utilizadas quando queremos frutos melhores ou que as plantas cresçam mais rápido. Isadora Brito 7°ss
Mônica o que eu pude entender com os videos é a reprodução das plantas.Na estaquia é feito cortes no galho da planta;no alporque é envolvido um pedaço de ramo na planta com um pano ou plástico, depois criam-se as raízes.A enxertia é a unção de duas plantas,é feito um corte em v na porta-enxerto e é colocado a parte da outra planta no corte feito, amarra ou passa fita adesiva. Na mergulhia enterra-se um galho no chão e dias depois o galho vai se enraizar gerando uma nova muda. Além dos meios de reprodução artificiaises, naturais.Como a polin, tem também as reproduçõização e reprodução por brotamento. BRUNO 7 ANO s
os videos apresentam que possuem diversos eventos de reprodução das planta como.Exemplo a alporquia que um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias em um ramo de uma planta já com raíz. Alem deles também existem os meios naturais, como a polinização apesar dos métodos assexuados serem mais rápidos. Há também vários outros métodos como a bromélia que armazena 50 litros de água e plantas que crescem em busca do sol. compreendi muito Mônica com os vídeos apresentados por vc aqui no blog.Vlws
monica este videos e mito bom pois fala sobre as reprodução assexuada :A reprodução assexuada é um tipo de reprodução onde não ocorre variabilidade genética, ou seja, os indivíduos descendentes são idênticos cromossomicamente ao organismo matriz (genitor). Nesse caso não envolve o encontro de gametas, também não ocorre a fecundação. sexuada : onde ocorre fuzao de 2celulas geneticas fala tambem da enxertia nus mostra que e uma reprodução assexuada nus mostra tambem quem as platas crecer romo ao sol adorei este vidioa coloca mas deste MARIA CECILIA
Enxertia e um tipo otimo para os agricultores pois e rapido o crescimento e maior chance de sair corretamente e os metodos sao bons como os de plantas q armazenam agua.
Enxertia e um tipo otimo para os agricultores pois e rapido o crescimento e maior chance de sair corretamente e os metodos sao bons como os de plantas q armazenam agua.
Aprendi muito com os videos, Reprodução assexuada: Reprodução assexual ou assexuada é um processo biológico pelo qual um organismo produz uma cópia geneticamente igual a si próprio, sem haver recombinação de material genético. Também pode ser quando se formam clones a partir de um ser vivo. Não é necessária a intervenção de gâmetas. Os novos seres podem nascer a partir de fragmentos do ser vivo. Há vários tipos de clonagem assexuada. A enxertia é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto e o porta-enxerto. A alporquia: As estruturas reprodutivas das angiospermas se encontram no interior da flor. Essas estruturas, após a fecundação, dão origem à semente e ao fruto. Tais eventos se relacionam à reprodução sexuada dessas plantas.
Mônica,gostei muito dos videos.Me ajudaram bastande sobre a reprodução assexuada e sexuada.Gostei do video da ALPORQUIA que fala que este método consiste em estimular o crescimento de raízes em um ramo ou no caule principal de uma planta envolvendo um pedaço de um ramo por terra ou musgo em um pedaço de plástico ou pano umedecido. Após algum tempo, formam-se as raízes, e o ramo pode ser destacado para ser plantado.Gostei tambem da planta que fecha como uma tampa,quando os insetos vão retirar o polem a tampa se fecha e prende o inseto la dentro.A vários tipos de plantas,uma mais emprisionante que outra.Bom Mônica termina por aqui
Alporquia, também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada. Enxertia é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies. Mergulhia é o tipo de multiplicação vegetativa que consiste em dobrar um ramo da planta-mãe até enterrá-lo no solo.As Monocotiledôneas são um grupo de plantas angiospérmicas (angiospermas ou magnoliófitas) As Magnoliopsidas ou dicotiledôneas formam uma classe pertencente à divisão Magnoliophyta, ou plantas com flor, cujo embrião (semente) contém dois ou mais cotilédones. Obrigada MMônica,por posta estes vídeos !
Mônica eu gostei muito dos videos você esta de parabéns eu aprendi sobre :ESTAQUIA é feito cortes no galho da planta;no alporque é envolvido um pedaço de ramo na planta com um pano ou plástico, depois criam-se as raízes. ENXERTIA é a unção de duas plantas,é feito um corte em v na porta-enxerto e é colocado a parte da outra planta no corte feito, amarra ou passa fita adesiva. MERGUlLHIA enterra-se um galho no chão e dias depois o galho vai se enraizar.Também tem a polinização que e a reprodução por brotamento. SAMARA ISABELA 7°ANO S
Monica gostei muito dos videos pois com eles pude aprofundar meus conhecimentos sobre vários tipos de reproduções assexuadas das plantas. o primeiro foi a alporquia onde se raspa um pequeno ponto na planta coloca um tipo de musgo que ira fazer o papel da terra e é embalado com plastico. ja na enxertia se é feito um corte ne uma das plantas e outro corte na outra planta. esse corte é realizado de tal forma que as plantas meio que se encachão. assim elas se unem. lembrando que a enxertia pode ser feito com duas ou mais plantas. mergulhia se é enterrado um galho ainda preso na planta matriz e o espera enraizar. no caso do video foi uzado o ibispo mas essa técnica se aplica a outras plantas;
Monocotiledôneas: que possuem um cotilédone. Dicotiledôneas: que possuem dois cotilédones.
no video 7 eu aprendi varias curiosidades como a da plata que pode armazena ate 50 litros de agua. e a grama que cresce ate 1 metro por dia.
Mônica os videos me ajudou a saber o que é Enxertia.A Alporquia, que é uma reprodução assexuada, que se coloca raízes adventícias numa planta já enraizada.Enxertia é um método de reprodução assexuada de plantas onde é unido tecidos de duas plantas,na maioria das vezes são de espécies diferentes e tem como objetivo dar melhores condições a planta. Alporquia é uma técnica onde é escolhido um ramo da planta e é retirada a casca ao redor do ramo onde é coberto com um musgo úmido e depois emplastificado. Monica adorei os videos. THAINÁ MENDES LOPES 7 ANOS S
Os vídeos mostram os diferentes tipos de reprodução das plantas. ALPORQUIA, também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada. MERGULHIA, consiste em descascar um galho e enterrá-lo no chão, ainda conectado à planta. Depois de um tempo , se enraizado, retira-se o galho e o transfere para um local de plantio. ESTAQUIA, essa técnica consiste em cortar um galho de uma planta em bisel(corte inclinado). ENXERTIA, é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (garfo) e o porta-enxerto (cavalo). O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto é o sistema radicular, o qual tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo, clima e doenças.Monica gostei muito e aperfeiçoei mais meus estudos.Ana Gabriela 7ºs
1 video, alporquia tambem e chamado de alporque , e um metedo de reproduzao assexuada de plantas. Nesse video mostrou o usso de hormônio vegetal que serve para indunizar a raiz então com esse processo aumentar as chances de dar ceto.
2 video, falou sobre enxertia , a primera descoberta foi quando ventou muito e caiu a copa de uma arvore na outra . Tambem falou sobre a principio da enxertia, falou tambem que pode enxertar varios outros ne uma mesma planta.
3 video, falou sobre a estarquia mostrou ultilizando uma estrutura ao redor da planta.
4 video, meto da mergulhia mostrou um galho raizado , que depois so corta e pranta ne um outro lugar
5 video, falou sobre monocotilineas e dicotiledonias, falou que codiledone é o nome que se da as folhas no embeao das gimnosperma e das angiosperma , falou tambem que monocotidoneas possuem um cotiledone e dicotiledoneas posuem duas cotiledoneas.
6 videos , polinizaçao de flores, mostrou os animas polinizadores pegando o polem.
7 videos, reinos das plantas , mostrou varios tipos das plantas .
Os videos postados mostram diferentes tipos de técnicas e reproduções, como a ENXERTIA, que é a união de tecidos de diferentes arvores sendo ou não da mesma espécie passando a forma uma planta com duas parte: o enxerto (garfo)e o porta-enxerto (cavalo). o ENXERTO é a parte de cima que é a que irá produzir os frutos com a variedade desejada, e o porta-enxerto ou cavalo é a parte importante para o sistema radicular, pois é ele que fornecerá água, base, suporte, nutrientes e a adaptação da planta ao solo.Outro método de reprodução é a ALPORQUIA, também chamado de alporque que é um método de reprodução assexuada que provoca a formação de raízes.
Alem desses existem outro tipos de reprodução que sei que todos irão me ajudarão nos estudos, valeu Mônica!
Antônio Henrique 7º “s” O que aprendi no vídeo: Alporquia forma de reprodução assexuada que e feita com o intuito de criar novos galhos em plantas já crescidas para fazer a alporquia tira a casca do galho passa hormônio vegetal e depois coloca esfagno no galho e amarra com filme plástico para um novo galho crescer. Na enxertia se corta uma planta ao meio para ligar outra planta nessa que foi cortada preservando atributos de ambas as plantas. Para fazer o processo de mergulhia prende um galho na terra sem tirá-lo da planta matriz fazendo a planta ficar maior. Monocotiledônea possui apenas um cotilédone e a Dicotiledônea possui dois cotilédones. OBS. Gostei dos videos são muito interessantes.
Os videos postados mostram diferentes tipos de técnicas e reproduções, como a exertia, que é a união de tecidos de diferentes arvores sendo ou não da mesma espécie passando a forma uma planta com duas parte: o enxerto garfo e o porta-enxerto que e de acordo com areproducao com gametas
Monica, os vídeos falam sobre as técnicas de cultivo a partir da reprodução assexuada: Enxertia:É uma técnica usada geralmente para dar melhores condições a uma planta que tem atributos valorosos, essa técnica consiste em juntar os tecidos de uma planta com os tecidos de outra, que é geralmente da mesma espécie. Mergulhia: O método consiste no enraizamento da planta a ser multiplicada, na própria planta. Alporquia: Consiste em enraizarmos um ramo quando ele ainda está preso na planta, retirando a muda em seguida. Isabela Madureira 7° ano s
Forma Sexuada e Assexuada esses são os dois tipos de reprodução que ocorre para a geração de outro ser vivo. A forma sexuada está presente na reprodução do ser humano, animais e até em alguns tipos de plantas. Essa reprodução é feita através de dois gametas: o feminino e o masculino. Na forma assexuada ela está presente somente nas plantas. Essa reprodução não depende dos gametas femininos e masculinos. Mas existem plantas que usam também a reprodução sexuada.Mas na maioria das vezes quando essa planta está em uma fazenda e essa planta tem que ser cultivada depressa então a sua reprodução é transformada em assexuada pelo fato dessa reprodução ser mais rápida.
Mônica gostei muito dos vídeos pois com eles pude aprender mais sobre a forma sexuada e assexuada de reprodução. A assexuada não envolve gametas. Exemplos: Mergulhia, Enxertia, Alporquia que são técnicas utilizadas para a melhor qualidade da planta e para que nasça mais rapidamente. Já as sexuadas envolve gametas na reprodução. Exemplos: Nós seres humanos, que envolvemos 23 cromossomos femininos e 23 cromossomos masculinos na hora da reprodução.
Mônica, gostei muito dos vídeos. Pude entender o processo de alporquia, que é uma reprodução assexuada, que se coloca raízes adventícias numa planta já enraizada. E a enxertia é quando se junta duas plantas, que normalmente se pega uma boa característica de uma planta, e junta com a de outra. Gostei muito das imagens da polinização das flores e as do reino das plantas, elas são realmente espetaculares Charles Emanuel
Alexandre Marcos 7º ano S ALPORQUIA: também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada. MERGULHIA: consiste em descascar um galho e enterrá-lo no chão, ainda conectado à planta. Depois de um tempo , se enraizado, retira-se o galho e o transfere para um local de plantio. ESTAQUIA: essa técnica consiste em cortar um galho de uma planta em bisel(corte inclinado). ENXERTIA: é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (garfo) e o porta-enxerto (cavalo). O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto é o sistema radicular, o qual tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo...
Monica, gostei muito dos videos, mostram formas sexuadas e assexuadas de reprodução das plantas, uma forma assexuada é a enxertia,que é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto garfo e o porta-enxerto cavalo. O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto é o sistema radicular, o qual tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo, clima e doenças. Esse é um método assexuado, ou seja não envolve os gametas. Porem, existem os métodos naturais como a polinização por insetos ou pelo vento. Laura 7°ss
Monica Muito Bom os videos mostram todas as formas SEXUADAS e ASSEXUADAS de reproduções.. Fala sobre a 'Exertia' Estaquia e Alporquia e com isso todas as duvidas q eu tinha foram removidas Obrigado Monica
DÉBORA CAROLINE 7°SS Mônica os videos foram bem interessantes, reprodução é…
Podemos definir reprodução de várias maneiras , mas uma das definições que mais gosto é essa: “Processo pelo qual os seres vivos perpetuam suas espécies através do tempo e do espaço, produzindo outros seres semelhantes a si mesmo.”
A reprodução é importante pois mantém a espécie e faz com que um pool de genes passem de uma geração para outra. Isso quer dizer que, as características de uma espécie passam – pelos genes- de uma geração para outra ( de pais para filhos).
Gostei muito dos videos .
ResponderExcluirConseguir tirar todas as minha duvidas
Os vídeos foram muitos legais! E eu tava com dúvida tudo q passou nele Mônica, aprendi tudo. Posta mais ok?
ResponderExcluirMônica obrigado pelos videos me ajudaram bastante tirei todas as minha duvidas.
ResponderExcluirgiovanna rocha 7anos
Mônica,
ResponderExcluirgostei muito dos videos nele eu vi e apredi tudo sobre a Enxertia, seus principios, e suas divisoe de grupos.
e eu achie um link de um video que mostra a polinizaçao claramente, mas nao explica sao somente imagens mas eu consegui ver e entender com base nos estudos que voce passou.
ta aqui: http://www.youtube.com/watch?v=PM__eH2_d2k
Luciana Araújo sá 7s
Mônica, gostei muito dos vídeos. Pude entender o processo de alporquia, que é uma reprodução assexuada, que se coloca raízes adventícias numa planta já enraizada. E a enxertia é quando se junta duas plantas, que normalmente se pega uma boa característica de uma planta, e junta com a de outra. Gostei muito das imagens da polinização das flores e as do reino das plantas, elas são realmente espetaculares.
ResponderExcluirMônica, gostei muito dos vídeos. Com isso consegui entender o processo de alporquia, que significa que isso e uma reprodução assexuada. Obrigada os vídeos me ajudaram bastante tiraram todas as minhas dúvidas .
ResponderExcluirGiovana Nogueira e Silva 7°ss
Alporquia , também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícas num ramo de uma planta já enraizada. Enxertia é quando o caule de uma planta é colado no caule de outra planta no qual duas plantas viram uma só. Para fazer mudas de hibisco pelo método mergulhia é só você enterrar um galho ainda preso à planta matriz e aguardar o seu enraizamento, depois é só corta-lo e plantar ele em um lugar definitivo. Monocotiledôneas: possuem um cotilédone
ResponderExcluirDicoledôneas: possuemdois cotilédones
E o vídeo da polinixaçao de florem em alta definição me ajudou a compreender melhor esse processo.
PEDRO GUSTAVO RODRIGUES SOUTO 7 ANO "S"
Monica ,gostei dos videos .Pois me ajudou a saber o que é Enxertia.A Alporquia, que é uma reprodução assexuada, que se coloca raízes adventícias numa planta já enraizada.
ResponderExcluirANA CLARA M.SANTOS 7 ANO S
Mônica gostei bastante dos vídeos pois aprendi coisas novas como a enxertia e a alporquia que é uma reproduçao assexuada de polantas que provoca a formaçao de raízes adventicas num ramo de uma planta já enraizada.
ResponderExcluirAlysson 7°ano S
ALPORQUIA, também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada.
ResponderExcluirMERGULHIA, consiste em descascar um galho e enterrá-lo no chão, ainda conectado à planta. Depois de um tempo , se enraizado, retira-se o galho e o transfere para um local de plantio.
ESTAQUIA, essa técnica consiste em cortar um galho de uma planta em bisel(corte inclinado).
ENXERTIA, é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (garfo) e o porta-enxerto (cavalo). O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto é o sistema radicular, o qual tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo, clima e doenças.
Gostei muito das imagens da polinização das flores e as do reino das plantas elas permitiram apreciar com detalhes a beleza da natureza.
MONOCOTILEDÔNEAS: possuem um cotilédone.
DICOLEDÔNEAS: possuem dois cotilédones.
DANIEL 7° ANO S
Mônica, são vídeos muito interessantes e auxiliadores. Gostei muito do que mostra a Polinização de flores.
ResponderExcluirMÔNICA,
ResponderExcluirEste Vídeo sobre a reprodução asssexuada dos vegetais Mostra o processo todinho, E mostra todinha a Polinização das Flores e muitas coisas que me ajudaram Quando for pesquisar sobre o assunto,Adorei!
Pra quem tem dificuldades nesta matéria ,tá ai O Material
MUito Bom!
Marcella 7ºAnoSs
Mônica, assisti a todos os videos e sei que na aulas eles ajudarão muito na compreensão da matéria sobre assexuada e sexuada, polinização e todas as outras coisa que ensinam nos videos, quem , pra quem ta com dificuldade ajudará muito!
ResponderExcluirGOSTEI!!
Álvaro 7°anoSS
Os vídeos mostram os diferentes tipos de reprodução das plantas.Na estaquia é feito cortes no galho da planta;no alporque é envolvido um pedaço de ramo na planta com um pano ou plástico, depois criam-se as raízes.A enxertia é a unção de duas plantas,é feito um corte em v na porta-enxerto e é colocado a parte da outra planta no corte feito, amarra ou passa fita adesiva. Na mergulhia enterra-se um galho no chão e dias depois o galho vai se enraizar gerando uma nova muda.
ResponderExcluirAlém dos meios de reprodução artificiais(feito pelo homem), tem também as reproduções naturais.Como a polinização e reprodução por brotamento.
Alporquia , é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícas num ramo de uma planta já enraizada. Enxertia é quando o caule de uma planta é colado no caule de outra planta no qual duas plantas viram uma só. Para fazer mudas de hibisco pelo método mergulhia é só você enterrar um galho ainda preso à planta matriz e aguardar o seu enraizamento, depois é só corta-lo e plantar ele em um lugar definitivo. Monocotiledôneas: possuem um cotilédone
ResponderExcluirDicoledôneas: possuemdois cotilédones
E o vídeo da polinixaçao de florem em alta definição me ajudou a compreender melhor esse processo.
Monica. Gostei muito dos videos ele me ajudaram a tirar as minhas duvidas e a estudar.
ResponderExcluirMonica,obrigado por nos ajudar colocando esses videos eles ajudaram bastante na hora de estudar para a prova de quarta-feira e também na excursão de sexta-feira nessa semana,muito obrigado !
ResponderExcluirJyullio Thiago 7°anoSS
Mônica, com os videos eu aprendi mais como ocorre o processo de enxerto nas plantas e vi também o que é monocotiledônia e dicotiledônia alem de ter aprendido mais o que já sabia.
ResponderExcluirPEDRO ARTUR S. VIANA 7º'S'
Mônica,adorei todos os vídeos com eles eu conseguir tirar minhas dúvidas e aprender melhor,nestes vídeos mostra diferentes tipos de plantas.
ResponderExcluirLetiere 7 ss
Mônica assisti todos os videos que você posto gostei de todos e aprendi bastante e também aprendi como acontece i processo de excerto nas plantas e também em todos os vídeos mostra coisas diferentes de cada planta.
ResponderExcluirLuiza Mendes 7ano S
Mônica,
ResponderExcluirNo primeiro vídeo aprendi sobre a
Alporquia também chamado de Alporque, é uma método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada.
No segundo vídeo aprendi sobre a
Enxertia que é a união de duas ou mais plantas formando uma só.
No terceiro vídeo aprendi sobre a
Estaquia que é uma forma de fazer uma estufa em uma palnta com a garrafa PET.
No quarto vídeo aprendi sobre o
Método Mergulhia que é enterrar um galho ainda preso a planta matriz( no caso do vídeo se tratava do Hibisco) e aguardar o seu enraizamento.
No quinto vídeo aprendi sobre as
Monocotiledôneas: que possuem um cotilédone.
Dicotiledôneas: que possuem dois cotilédones.
Cotilédones é o nome que se dá as folhas primordiais que se formam no embrião das gimnospermas e das angiospermas e que armazenam nutrientes que serão fornecidos a ele durante os estágios iniciais de desenvolvimento.
No sexto vídeo aprendi sobre a polinização das flores, que pode ser feita por beija - flor, borboletas, abelhas,mosquitos e morcegos.
No sétimo vídeo foi o que mais aprendi coisas. Aprendi sobre as plantas que crescem em busca do sol, aprendi sobre a bromélia que é capaz de armazenar 50 litros de água, aprendi sobre um tipo de grama que cresce 1 metro por dia, pude ver uma árvore enorme que é segurada por uns tipos de postes, aprendi sobre as teorias de Darwin sobre as orquídeas, conheci uma orquídea que contém o tamanho, a forma e o cheio de uma abelha fêmea, conheci também uma orquídea que Darwin adorava, a especie masculina dessa planta solta um tipo de "saquinho" de pólen nas costas da abelha no momento em que ela entra em contato com a planta, e quando a abelha encontrar a fêmea dessa especie ela depositara o "saquinho" nela. Eu também aprendi sobre as flores da paixão que é uma planta que possuí um néctar muito saboroso que atrai as borboletas para se alimentarem e botarem seus ovos, conheci plantas pre - históricas, conheci uma planta que tem uma especie de jarro que captura insetos com o doce néctar que atrai os insetos, que acabam escorregando e caindo uma especie de gosma que digere todos eles, essa planta é capaz até de digerir roedores e também aprendi sobre os Lírios D'água.
Mônica você não imagina o tanto que esses vídeos me ajudaram, muito obrigada pela ajuda com a matéria através dos vídeos e gostaria que você postasse mais videos como o último.
Mônica, me desculpe pelo tamanho do comentário!!!
ExcluirMônica,
ResponderExcluirNesses videos pude aprofundar meus conhecimentos sobre a reproduçao assexuada das plantas e tirar duvidas sobre o que nao sabia.Como a alporquia
Mauricio Melo Dos Santos
7º S
Adorei os videos, eles me ajudaram a aumentar o conhecimento sobre reprodução sexuada e assexuada. Me ajudaram também sobre a polinização e cada método usado na reprodução das plantas
ResponderExcluirLaura 7°ss
Mônica adorei asistir os vídeos da reprodução das sexuadas e assexuadas.Pricipalmente quando falou que a alporquia , também chamada de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícas num ramo de uma planta já enraizada. Enxertia é quando o caule de uma planta é colado no caule de outra planta no qual duas plantas viram uma só e eu achei isso show.
ResponderExcluirMarina Santos Miranda 7° S
Adorei os videos e aprendi muito com eles pois falam de estaquia que é uma das mais utilizadas para a produção de mudas,a enxertia,que é usada geralmente para dar melhores condições a uma planta,a alporquia que é a técnica que se beneficia também das características de plantas em produzir raízes adventícias,a reprodução assexuada é um processo reprodutivo desenvolvido por inúmeras espécies de planas,cujos resultados são a melhor adaptação no meio.
ResponderExcluirLara Rayana 7ss
Adorei os videos, neles eu aprendi que:
ResponderExcluirCotilédone é o nome que se da a folhas primordiais que se formam no embrião das gimnospermas e das angiospermas e que armazenam nutrientes que serão fornecidos a ela durante os estágios inicias de desenvolvimento.
Monocotiledônias: possuem um cotilédone.
Dicotiledôneas: possuem dois cotilédones.
Diferenças entre mono- e dicotiledôneas: a monocotiledônia possue raiz fasciculada, e a dicotiledônea possue raiz pivotante. A monocotiledônea possue caule sem crescimento na espessura, e a dicotiledônea possue um caule com crescimento na espessura. Um exemplo de monocotiledônia é o trigo e um dos exemplos de dicotiledônia é a magnolia.
E também aprendi que a enxertia é uma técnica usada geralmente para dar melhores condições a uma planta.
Estaquia é uma das técnicas mais utilizadas para a produção de mudas, faz com que a muda brote commais facilidade.
EMILLY VITÒRIA 7 ano S
Enxertia é um método de reprodução assexuada de plantas onde é unido tecidos de duas plantas,na maioria das vezes são de espécies diferentes e tem como objetivo dar melhores condições a planta.
ResponderExcluirAlporquia é uma técnica onde é escolhido um ramo da planta e é retirada a casca ao redor do ramo onde é coberto com um musgo úmido e depois emplastificado. Depois de um tempo forma-se raízes e esse ramo é plantado em um vaso.
Monocotiledôneas possuem somente um cotilédone.
Dicotiledôneas possuem dois cotilédones.
Clara Campos Soares 7º ano S
Mônica eu adorei os vídeos eles nos mostram como fazer cada tipo de reprodução assexuada como:os três tipos de enxertia,alporquia,estaquia,mergulhia,etc.E a forma de reprodução assexuada é muito usada pois tem uma germinação rápida e onde se pode selecionar as características que se quer para a planta.E no Royal Botanic Gardens the Kew tem noventa por cento de toda a flora do mundo em um só lugar.
ResponderExcluirPrimeiro vieram as algas,depois as plantas começaram a sair da água mais ficavam em locais úmidos e ainda avasculares(briófitas),vieram as vasculares e que viviam ainda em locais úmidos(pteridófitas),então as planta perderam a dependência com a água mas se reproduzia pela polinização do vento que não era muito eficiente(gimnosperma),até que surgiram as flores para deixar mais eficiente a polinização feita agora por ajuda de insetos(angiosperma).
As florestas tropicais tem mais espécies do que qualquer outro habitat.Na floresta tropical tem se uma integração entre os seres vivos e uma forma de dependência onde se um morre pode se perder o equilíbrio do ecossistema.O ultimo vídeo me mostrou uma grande e impressionante diversidade de plantas.ADOREI.
Ana Elisa 7 S
Monica
ResponderExcluirAdorei muito os videos me ajudou a interpretar melhor a reprodusao assexuada e sexuada, e tambem na polinizacao.
Obg!!!!!!!!!!!!, tirei minhas duvidas
LEONARDO VINICIOS 7SS
Gostei dos Videos pois eles conseguem caracterizar esses métodos , tirei minhas dúvidas em enxertia e alporquia, enxertia é o método quando se junta duas plantas, que normalmente se pega uma boa característica de uma planta, e junta com a de outra e alporquia é o método que se coloca raízes adventícias numa planta já enraizada. Percebi que os métodos são verdadeiramentes eficiente.
ResponderExcluirE que monocotiledôneas é quando há apenas um cotilédone e dicotiledôneas é quando há dois cotilédones .
- Marcus Vinícius - 7° ano SS
Monica vou falar um pouco do que eu entende:Alporquia também chamado de Alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada.
ResponderExcluirMergulhia consiste em descascar um galho e enterrá-lo no chão, ainda conectado à planta. Depois de um tempo , se enraizado, retira-se o galho e o transfere para um local de plantio.
Estaquia, essa técnica consiste em cortar um galho de uma planta em bisel(corte inclinado).
Enxertia, é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (garfo) e o porta-enxerto (cavalo). O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto é o sistema radicular, o qual tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo, clima e doenças.
Monica achei bem interessante os videos show de bola!
ANA VIVÍAN ARAUJO FARIAS 7ºSS
Eu aprendi sobre:
ResponderExcluirAlporquia também chamado de Alporque, é uma método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada.
Enxertia que é a união de duas ou mais plantas formando uma só.
No terceiro vídeo aprendi sobre a
Estaquia que é uma forma de fazer uma estufa em uma palnta com a garrafa PET.
Método Mergulhia que é enterrar um galho ainda preso a planta matriz( no caso do vídeo se tratava do Hibisco) e aguardar o seu enraizamento.
Monocotiledôneas: que possuem um cotilédone.
Dicotiledôneas: que possuem dois cotilédones.
Cotilédones é o nome que se dá as folhas primordiais que se formam no embrião das gimnospermas e das angiospermas e que armazenam nutrientes que serão fornecidos a ele durante os estágios iniciais de desenvolvimento.
Sobre a polinização das flores, que pode ser feita por beija - flor, borboletas, abelhas,mosquitos e morcegos.
O que eu mais aprendi foi o 7 video :
Aprendi sobre as plantas que crescem em busca do sol, aprendi sobre a bromélia que é capaz de armazenar 50 litros de água, aprendi sobre um tipo de grama que cresce 1 metro por dia, pude ver uma árvore enorme que é segurada por uns tipos de postes, aprendi sobre as teorias de Darwin sobre as orquídeas, conheci uma orquídea que contém o tamanho, a forma e o cheio de uma abelha fêmea, conheci também uma orquídea que Darwin adorava, a especie masculina dessa planta solta um tipo de "saquinho" de pólen nas costas da abelha no momento em que ela entra em contato com a planta, e quando a abelha encontrar a fêmea dessa especie ela depositara o "saquinho" nela. Eu também aprendi sobre as flores da paixão que é uma planta que possuí um néctar muito saboroso que atrai as borboletas para se alimentarem e botarem seus ovos, conheci plantas pre - históricas, conheci uma planta que tem uma especie de jarro que captura insetos com o doce néctar que atrai os insetos, que acabam escorregando e caindo uma especie de gosma que digere todos eles, essa planta é capaz até de digerir roedores e também aprendi sobre os Lírios D'água.
KAROLINE NICOLLE MARQUES SILVA 7ºSS
Gostei muito do video,e uma tecnica muito interessante de produzir muda e um processo muiti rapido
ResponderExcluirMonica,gostei muito dos videos nele pude aprender Alporquia é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada.
ResponderExcluirTambém pude aprender sobre: Monocotiledôneas, Dicotiledôneas e Cotilédones é o nome que se dá as folhas primordiais que se formam no embrião das gimnospermas e das angiospermas e que armazenam nutrientes que serão fornecidos a ele durante os estágios iniciais de desenvolvimento.
Sobre a polinização das flores, que pode ser feita por beija - flor, borboletas, abelhas,mosquitos e morcegos.
Clara Silva Rodrigues 7ºSS
monica gostei muito dos vidios pois me ajudou a desenvolver o aprendizado das reprodução e conhecer mas as planta como e feito o procedimento muito bom este vidios
ResponderExcluirMARIA CECILIA FERNANDES
Monica
ResponderExcluirAdorei os vídeos. Com eles consegui entender o processo da Alporquia , uma método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada.
Enxertia é quando se junta duas plantas formando apenas uma .
Joao Pedro 7ºSS
Os vídeos mostram os diferentes tipos de reprodução das plantas.Na estaquia é feito cortes no galho da planta;no alporque é envolvido um pedaço de ramo na planta com um pano ou plástico, depois criam-se as raízes.A enxertia é a unção de duas plantas,é feito um corte em v na porta-enxerto e é colocado a parte da outra planta no corte feito, amarra ou passa fita adesiva. Na mergulhia enterra-se um galho no chão e dias depois o galho vai se enraizar gerando uma nova muda.
ResponderExcluirAlém dos meios de reprodução artificiais(feito pelo homem), tem também as reproduções naturais.Como a polinização e reprodução por brotamento.eCom eles consegui entender o processo da Alporquia , uma método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada.
luis felipe souza gomes 7 ss
Mônica,
ResponderExcluirOs videos foram muito interessantes pois me ajudaram muito e tiraram minhas duvidas para a prova.
Aprendi sobre as plantas que crescem em busca do sol, aprendi sobre a bromélia que é capaz de armazenar 50 litros de água!!
Obrigado pela ajuda
DÉBORA CAROLINE 7°SS
Adorei os videos la fala melhor sobre nossa matéria também mostra que e um processo mais rápido que o normal por isso as pessoas preferem utilizá-lo,tirei muitas duvidas nele e também aprendi muito nele obrigado Monica.
ResponderExcluirYuri Lacerda
Os videos foram interessantes pois me ajudaram muito e tiraram minhas duvidas.
ResponderExcluirpois mostram os diferentes tipos de reprodução das plantas.Além dos meios de reprodução artificiais, tem também as reproduções naturais.Como a polinização e reprodução por brotamento.enfim mônica gostei muito dos videos pois me ajudou a desenvolver o aprendizado das reprodução e conhecer mas as planta,e principalmente como e feito o procedimento .
Igor Samuel Mendes 7 S´S
OS videos mostram que existem diversos processos de reprodução das planta, como por exemplo a alporquia que é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada. Alem deles também existem os meios naturais, como a polinização, apesar dos métodos assexuados serem mais rápidos.
ResponderExcluirLaura 7°ss
Os videos me ajudaram muito. Eles mostram que existe diferentes tipos de reprodução das plantas, a repodução asexuada e a sexuada e mostra alguns exemplos.
ResponderExcluirTainá 7ss
Mônica achei o videos bom pq tavo com uns dúvidas ainda. Mais os videos me ajudou a tirar minha dúvida. tirei minhas dúvidas em enxertia e alporquia, enxertia é o método quando se junta duas plantas, que normalmente se pega uma boa característica de uma planta, e junta com a de outra e alporquia é o método que se coloca raízes adventícias numa planta já enraizada. Tbm entendi mais sobre as Polinização de flores.
ResponderExcluirObg Mônica os videos me ajudaram bastante com meus estudos.
vlw... Alexandre Gonçalves 7ºSS
Muito legal Mônica esses métodos de reprodução assexuada,que fazem com que os vegetais cresçam mais rápido,melhorando a vida dos agricultores. Exemplo de reprodução assexuada dos vegetais: Enxertia= Que é o processo em que dá melhores chances a uma planta de ter atributos valorosos.
ResponderExcluirVitor Marques de Lima Miranda- 7°SS
Mônica ,com esse vídeo pude entender os métodos das plantas a reprodução assexuada que é também frequente, utilizando-se esta capacidade reprodutiva na agricultura como a Mergulhia, Alporquia, e a Enxertia. As plantas podem reproduzir-se através das sementes e polinização que é operada por animais como insetos, beija-flor etc além das artificiais (pelo homem) que são utilizadas quando queremos frutos melhores ou que as plantas cresçam mais rápido.
ResponderExcluirIsadora Brito 7°ss
Mônica o que eu pude entender com os videos é a reprodução das plantas.Na estaquia é feito cortes no galho da planta;no alporque é envolvido um pedaço de ramo na planta com um pano ou plástico, depois criam-se as raízes.A enxertia é a unção de duas plantas,é feito um corte em v na porta-enxerto e é colocado a parte da outra planta no corte feito, amarra ou passa fita adesiva. Na mergulhia enterra-se um galho no chão e dias depois o galho vai se enraizar gerando uma nova muda.
ResponderExcluirAlém dos meios de reprodução artificiaises, naturais.Como a polin, tem também as reproduçõização e reprodução por brotamento.
BRUNO 7 ANO s
Mônoica os videos foram muito legais e ajudaram d+ nas duvidas vlw
ResponderExcluirThiago Brito 7°ss
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiros videos apresentam que possuem diversos eventos de reprodução das planta como.Exemplo a alporquia que um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias em um ramo de uma planta já com raíz. Alem deles também existem os meios naturais, como a polinização apesar dos métodos assexuados serem mais rápidos.
ResponderExcluirHá também vários outros métodos como a bromélia que armazena 50 litros de água e plantas que crescem em busca do sol.
compreendi muito Mônica com os vídeos apresentados por vc aqui no blog.Vlws
monica este videos e mito bom pois fala sobre as reprodução
Excluirassexuada :A reprodução assexuada é um tipo de reprodução onde não ocorre variabilidade genética, ou seja, os indivíduos descendentes são idênticos cromossomicamente ao organismo matriz (genitor). Nesse caso não envolve o encontro de gametas, também não ocorre a fecundação.
sexuada : onde ocorre fuzao de 2celulas geneticas
fala tambem da enxertia nus mostra que e uma reprodução assexuada
nus mostra tambem quem as platas crecer romo ao sol adorei este vidioa coloca mas deste
MARIA CECILIA
Enxertia e um tipo otimo para os agricultores pois e rapido o crescimento e maior chance de sair corretamente e os metodos sao bons como os de plantas q armazenam agua.
ResponderExcluirEnxertia e um tipo otimo para os agricultores pois e rapido o crescimento e maior chance de sair corretamente e os metodos sao bons como os de plantas q armazenam agua.
ResponderExcluirAprendi muito com os videos,
ResponderExcluirReprodução assexuada: Reprodução assexual ou assexuada é um processo biológico pelo qual um organismo produz uma cópia geneticamente igual a si próprio, sem haver recombinação de material genético. Também pode ser quando se formam clones a partir de um ser vivo. Não é necessária a intervenção de gâmetas. Os novos seres podem nascer a partir de fragmentos do ser vivo. Há vários tipos de clonagem assexuada.
A enxertia é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto e o porta-enxerto.
A alporquia: As estruturas reprodutivas das angiospermas se encontram no interior da flor. Essas estruturas, após a fecundação, dão origem à semente e ao fruto. Tais eventos se relacionam à reprodução sexuada dessas plantas.
Isaac Alexandre 7ºano SS
Mônica,gostei muito dos videos.Me ajudaram bastande sobre a reprodução assexuada e sexuada.Gostei do video da ALPORQUIA que fala que este método consiste em estimular o crescimento de raízes em um ramo ou no caule principal de uma planta envolvendo um pedaço de um ramo por terra ou musgo em um pedaço de plástico ou pano umedecido. Após algum tempo, formam-se as raízes, e o ramo pode ser destacado para ser plantado.Gostei tambem da planta que fecha como uma tampa,quando os insetos vão retirar o polem a tampa se fecha e prende o inseto la dentro.A vários tipos de plantas,uma mais emprisionante que outra.Bom Mônica termina por aqui
ResponderExcluirAte Mais
Alporquia, também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada.
ResponderExcluirEnxertia é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies.
Mergulhia é o tipo de multiplicação vegetativa que consiste em dobrar um ramo da planta-mãe até enterrá-lo no solo.As Monocotiledôneas são um grupo de plantas angiospérmicas (angiospermas ou magnoliófitas)
As Magnoliopsidas ou dicotiledôneas formam uma classe pertencente à divisão Magnoliophyta, ou plantas com flor, cujo embrião (semente) contém dois ou mais cotilédones.
Obrigada MMônica,por posta estes vídeos !
Letiere 7 ss
Mônica eu gostei muito dos videos você esta de parabéns eu aprendi sobre :ESTAQUIA é feito cortes no galho da planta;no alporque é envolvido um pedaço de ramo na planta com um pano ou plástico, depois criam-se as raízes.
ResponderExcluirENXERTIA é a unção de duas plantas,é feito um corte em v na porta-enxerto e é colocado a parte da outra planta no corte feito, amarra ou passa fita adesiva.
MERGUlLHIA enterra-se um galho no chão e dias depois o galho vai se enraizar.Também tem a polinização que e a reprodução por brotamento.
SAMARA ISABELA 7°ANO S
Monica gostei muito dos videos pois com eles pude aprofundar meus conhecimentos sobre vários tipos de reproduções assexuadas das plantas. o primeiro foi a alporquia onde se raspa um pequeno ponto na planta coloca um tipo de musgo que ira fazer o papel da terra e é embalado com plastico. ja na enxertia se é feito um corte ne uma das plantas e outro corte na outra planta. esse corte é realizado de tal forma que as plantas meio que se encachão. assim elas se unem. lembrando que a enxertia pode ser feito com duas ou mais plantas. mergulhia se é enterrado um galho ainda preso na planta matriz e o espera enraizar. no caso do video foi uzado o ibispo mas essa técnica se aplica a outras plantas;
ResponderExcluirMonocotiledôneas: que possuem um cotilédone.
Dicotiledôneas: que possuem dois cotilédones.
no video 7 eu aprendi varias curiosidades como a da plata que pode armazena ate 50 litros de agua. e a grama que cresce ate 1 metro por dia.
TIAGO HENRIQUE.. 7 ANO S
Mônica os videos me ajudou a saber o que é Enxertia.A Alporquia, que é uma reprodução assexuada, que se coloca raízes adventícias numa planta já enraizada.Enxertia é um método de reprodução assexuada de plantas onde é unido tecidos de duas plantas,na maioria das vezes são de espécies diferentes e tem como objetivo dar melhores condições a planta.
ResponderExcluirAlporquia é uma técnica onde é escolhido um ramo da planta e é retirada a casca ao redor do ramo onde é coberto com um musgo úmido e depois emplastificado. Monica adorei os videos.
THAINÁ MENDES LOPES 7 ANOS S
Os vídeos mostram os diferentes tipos de reprodução das plantas.
ResponderExcluirALPORQUIA, também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada.
MERGULHIA, consiste em descascar um galho e enterrá-lo no chão, ainda conectado à planta. Depois de um tempo , se enraizado, retira-se o galho e o transfere para um local de plantio.
ESTAQUIA, essa técnica consiste em cortar um galho de uma planta em bisel(corte inclinado).
ENXERTIA, é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (garfo) e o porta-enxerto (cavalo). O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto é o sistema radicular, o qual tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo, clima e doenças.Monica gostei muito e aperfeiçoei mais meus estudos.Ana Gabriela 7ºs
Mônica gostei muito dos vídeos
ResponderExcluir1 video, alporquia tambem e chamado de alporque , e um metedo de reproduzao assexuada de plantas. Nesse video mostrou o usso de hormônio vegetal que serve para indunizar a raiz então com esse processo aumentar as chances de dar ceto.
2 video, falou sobre enxertia , a primera descoberta foi quando ventou muito e caiu a copa de uma arvore na outra .
Tambem falou sobre a principio da enxertia, falou tambem que pode enxertar varios outros ne uma mesma planta.
3 video, falou sobre a estarquia mostrou ultilizando uma estrutura ao redor da planta.
4 video, meto da mergulhia mostrou um galho raizado , que depois so corta e pranta ne um outro lugar
5 video, falou sobre monocotilineas e dicotiledonias, falou que codiledone é o nome que se da as folhas no embeao das gimnosperma e das angiosperma , falou tambem que monocotidoneas possuem um cotiledone e dicotiledoneas posuem duas cotiledoneas.
6 videos , polinizaçao de flores, mostrou os animas polinizadores pegando o polem.
7 videos, reinos das plantas , mostrou varios tipos das plantas .
LEONARDO VINICIOS DA SILVA 7 SS
Os videos postados mostram diferentes tipos de técnicas e reproduções, como a ENXERTIA, que é a união de tecidos de diferentes arvores sendo ou não da mesma espécie passando a forma uma planta com duas parte: o enxerto (garfo)e o porta-enxerto (cavalo).
ResponderExcluiro ENXERTO é a parte de cima que é a que irá produzir os frutos com a variedade desejada, e o porta-enxerto ou cavalo é a parte importante para o sistema radicular, pois é ele que fornecerá água, base, suporte, nutrientes e a adaptação da planta ao solo.Outro método de reprodução é a ALPORQUIA, também chamado de alporque
que é um método de reprodução assexuada que provoca a formação de raízes.
Alem desses existem outro tipos de reprodução que sei que todos irão me ajudarão nos estudos, valeu Mônica!
Álvaro 7°ano "ss"
Antônio Henrique 7º “s”
ResponderExcluirO que aprendi no vídeo:
Alporquia forma de reprodução assexuada que e feita com o intuito de criar novos galhos em plantas já crescidas para fazer a alporquia tira a casca do galho passa hormônio vegetal e depois coloca esfagno no galho e amarra com filme plástico para um novo galho crescer.
Na enxertia se corta uma planta ao meio para ligar outra planta nessa que foi cortada preservando atributos de ambas as plantas.
Para fazer o processo de mergulhia prende um galho na terra sem tirá-lo da planta matriz fazendo a planta ficar maior.
Monocotiledônea possui apenas um cotilédone e a Dicotiledônea possui dois cotilédones.
OBS. Gostei dos videos são muito interessantes.
Os videos postados mostram diferentes tipos de técnicas e reproduções, como a exertia, que é a união de tecidos de diferentes arvores sendo ou não da mesma espécie passando a forma uma planta com duas parte: o enxerto garfo e o porta-enxerto que e de acordo com areproducao com gametas
ResponderExcluirfoi de hiago do 7 s
ExcluirMonica, os vídeos falam sobre as técnicas de cultivo a partir da reprodução assexuada:
ResponderExcluirEnxertia:É uma técnica usada geralmente para dar melhores condições a uma planta que tem atributos valorosos, essa técnica consiste em juntar os tecidos de uma planta com os tecidos de outra, que é geralmente da mesma espécie.
Mergulhia: O método consiste no enraizamento da planta a ser multiplicada, na própria planta.
Alporquia: Consiste em enraizarmos um ramo quando ele ainda está preso na planta, retirando a muda em seguida.
Isabela Madureira 7° ano s
Forma Sexuada e Assexuada esses são os dois tipos de reprodução que ocorre para a geração de outro ser vivo.
ResponderExcluirA forma sexuada está presente na reprodução do ser humano, animais e até em alguns tipos de plantas. Essa reprodução é feita através de dois gametas: o feminino e o masculino.
Na forma assexuada ela está presente somente nas plantas. Essa reprodução não depende dos gametas femininos e masculinos. Mas existem plantas que usam também a reprodução sexuada.Mas na maioria das vezes quando essa planta está em uma fazenda e essa planta tem que ser cultivada depressa então a sua reprodução é transformada em assexuada pelo fato dessa reprodução ser mais rápida.
Jyullio Thiago 7º SS
Mônica gostei muito dos vídeos pois com eles pude aprender mais sobre a forma sexuada e assexuada de reprodução. A assexuada não envolve gametas. Exemplos: Mergulhia, Enxertia, Alporquia que são técnicas utilizadas para a melhor qualidade da planta e para que nasça mais rapidamente. Já as sexuadas envolve gametas na reprodução. Exemplos: Nós seres humanos, que envolvemos 23 cromossomos femininos e 23 cromossomos masculinos na hora da reprodução.
ResponderExcluirAlysson Oliveira Mendes 7º ano S
Mônica, gostei muito dos vídeos. Pude entender o processo de alporquia, que é uma reprodução assexuada, que se coloca raízes adventícias numa planta já enraizada. E a enxertia é quando se junta duas plantas, que normalmente se pega uma boa característica de uma planta, e junta com a de outra. Gostei muito das imagens da polinização das flores e as do reino das plantas, elas são realmente espetaculares
ResponderExcluirCharles Emanuel
Alexandre Marcos 7º ano S
ResponderExcluirALPORQUIA: também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada.
MERGULHIA: consiste em descascar um galho e enterrá-lo no chão, ainda conectado à planta. Depois de um tempo , se enraizado, retira-se o galho e o transfere para um local de plantio.
ESTAQUIA: essa técnica consiste em cortar um galho de uma planta em bisel(corte inclinado).
ENXERTIA: é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (garfo) e o porta-enxerto (cavalo). O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto é o sistema radicular, o qual tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo...
Monica, gostei muito dos videos, mostram formas sexuadas e assexuadas de reprodução das plantas, uma forma assexuada é a enxertia,que é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto garfo e o porta-enxerto cavalo. O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto é o sistema radicular, o qual tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo, clima e doenças. Esse é um método assexuado, ou seja não envolve os gametas. Porem, existem os métodos naturais como a polinização por insetos ou pelo vento.
ResponderExcluirLaura 7°ss
Monica Muito Bom os videos mostram todas as formas SEXUADAS e ASSEXUADAS de reproduções.. Fala sobre a 'Exertia' Estaquia e Alporquia e com isso todas as duvidas q eu tinha foram removidas Obrigado Monica
ResponderExcluirGabriel Assunção 7ºss
DÉBORA CAROLINE 7°SS
ResponderExcluirMônica os videos foram bem interessantes, reprodução é…
Podemos definir reprodução de várias maneiras , mas uma das definições que mais gosto é essa: “Processo pelo qual os seres vivos perpetuam suas espécies através do tempo e do espaço, produzindo outros seres semelhantes a si mesmo.”
A reprodução é importante pois mantém a espécie e faz com que um pool de genes passem de uma geração para outra. Isso quer dizer que, as características de uma espécie passam – pelos genes- de uma geração para outra ( de pais para filhos).