domingo, 4 de agosto de 2013

8º ano SISTEMA DIGESTÓRIO




VÍDEOS
http://www.youtube.com/watch?v=Ii1BqYbtqpU
http://www.youtube.com/watch?v=GJGeB5pov24
http://www.youtube.com/watch?v=jxiXtWt8k_w
http://www.youtube.com/watch?v=VwrmwIKA2Pc
http://www.youtube.com/watch?v=WlH1wl2lS2g
http://www.youtube.com/watch?v=YvGof9HpqUQ

Para divertir e aprender

http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4

Músicas

http://www.youtube.com/watch?v=BUlrxxLTvTk
http://www.youtube.com/watch?v=M38fcbGyabI
http://www.youtube.com/watch?v=X0dbnJ5DZeI
http://www.youtube.com/watch?v=MLpi_JRXwnw

JOGOS

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/atv2.htm
http://jogossimples.com.br/jogar-aventura-pelo-sistema-digestivo-online.html
http://evanilsonjogos.meusjogosonline.com/jogar.asp?
id=5041957&jogo=jogar+Atividade+Sistema+Digest%F3rio+online
http://rachacuca.com.br/passatempos/x-tudo/2/sistema-digestivo/
http://www.ocorpohumano.com.br/img/jdf/open.htm?digestorio.swf


Conteúdo

http://estudejogando.com.br/?disciplina=biologia&materia=sistema_digestorio
http://www.planetabio.com/digestao.html

28 comentários:

  1. Muito boa essa matéria, os vídeos ajudam na compreensão geral sobre o sistema digestório e os jogos com o conteúdo implementam e fazem com que possamos memorizar. As explicações dadas em sala de aula são as principais responsáveis elo aprendizado
    Samuel Felipe Martins Costa 8ºss

    ResponderExcluir
  2. Mônica, muito bom gostei, os videos, os jogos e a explicação me ajudaram muito, pricipalmente o atlas do corpo, mostrando com mais detalhes,e tambem gostei muito da música da equipe Bio sobre as vitaminas,só que não tinha dos lipidios.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa matéria tirou algumas duvidas e aprendi mais um pouco sobre a digestão e os videos,jogos e as musicas são ótimos.E com isso pude entender mais da matéria e memorizar mais sobre aonde acontece a retiradas dos nutrientes.

    Antonio Fonseca 8 ss

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante os videos , jogos , e etc . Eles ajudaram muita no meu entendimento sobre a matéria e no esclarecimento das minhas duvidas .
    Eros 8ss

    ResponderExcluir
  5. Achei bem interessante as letras das musicas, os jogos, e vídeos que você colocou no blog Mônica, não sabia de muitas coisas,não sabia que:Alguns órgãos digestórios, nunca entram em contato direto com o alimento, Produzem ou armazenam secreções que auxiliam na decomposição química do alimento quando liberados; Agora aprendi...
    Melissa Catherine
    8ª"ss"

    ResponderExcluir
  6. Mônica achei os videos, musicas e jogos muito interessante. Com tudo isso que voce passou pude entender melhor sobre o sistema digestório e também como funciona quando digerimos um alimento.Também fiquei sabendo quando pensamos em um alimento muito gostoso, debaixo da nossa língua sai uma água, achei isso muito interessante.

    Guilherme Matheus 8 ano ss

    ResponderExcluir
  7. Achei os videos, as musicas e jogos muito interessante e bom para o aprendizado, e aquela historinha do anjinho e do capetinha kkkkkkkkkkkk'
    Muito legal...
    Os videos esplicam muito bem o caminho que a comida toma até ser quebrada e levada para o coraçao.
    A musica muito boa e decorei varias para a prova.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom,
    Esses vídeos, jogos, textos me ajudaram muito a entender o percurso dos alimentos pelo nosso organismo. Também aprendi sobre como que podemos ter uma alimentação saudável e balanceada. Aprendi bastante.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito dos videos,musicas e textos,são muito interessantes e legais. Aprendi sobre oque acontece com os alimentos que digerimos e para onde eles vão depois que são quebrados. Gostei muito quando o vídeo fala sobre a liberação de saliva debaixo da língua,aprendi também como ter uma alimentação saudável.

    ResponderExcluir
  10. O conteúdo mostrado acima é bem interessante, pois me ensinou melhor como o alimento é digerido no nosso corpo.
    O alimento não cai da boca para o estômago, antes é preciso passar pelo esôfago assim chegando ao estômago.
    Para que o alimento possa ser todo digerido, é preciso que o mesmo, passe por vários órgão do nosso corpo, sendo o primeiro o estômago que é basicamente um liquidificador biológico depois vai para o intestino grosso, em seguida ao intestino delgado e se finaliza no ânus.
    Uma parte em que chamou muito a minha atenção é quando diz que a quebra das proteínas não acontece na mastigação, o mesmo acontece com a gordura.
    Já o carboidrato é quebrado pelos enzimas, liberando um amido.
    Thalita Nôah 8 ss

    ResponderExcluir
  11. Achei legal monica pois foi com jogos videos sem que excersite os olhos para ler.
    As parodeas fora boa monicas
    Vitor Souza 8ss

    ResponderExcluir
  12. Bom...como os videos aprendi como o nosso alimento chega até os nossos órgãos internos,e a função de cada um.Achei bem interessante sobre a liberação de saliva.Para o bom funcionamento do nosso corpo precisamos e uma boa alimentação,e de vitaminas.
    Lara Gabrielly 8ºano ss

    ResponderExcluir
  13. Adorei muito o vídeo para divertir e aprender, engraçado e me fez perceber que as vezes, ter uma alimentação saudável com vitaminas é bem melhor pra gente, ficamos mais fortes, saudáveis. Aprendi que nós somos 70 por cento do que comemos, então se queremos ter uma vida saudável temos que comer alimentos saudáveis.
    Aprendi com as músicas que a gordura e as proteínas não são quebradas na boca. O chocolate também não.
    APrendi que as vitaminas B e C são hidrossolúveis, a vitamina K é bom para a coagulação, contra o escorbuto vitamina C.
    Quando consumimos poucas vitaminas é avitamonose e muitas hipervitaminose. As vitaminas agem como coenzimas.
    Nos jogos acertei todos do primeiro e do segundo. Acho que foi porque pude compreender o caminho do alimento até sair do nosso corpo. Passa pela boca, esôfago, estomago, Bile, intestino grosso, delgado, reto e sai como fezes.
    m. Alice 8° ''s''

    ResponderExcluir
  14. esses videos são interessantes, aprendi sobre o simstema digestorio, o que acontece com os alimentos no nosso corpo,vi que é impportante ter uma boa alimentação,e que é sempre bom ter um pouco de cada vitamina, mas sem exageros. Aprendi quais alimentos tem cada vitamina.E as musicas são legais pois é um jeito facil e diverdito de se apender.

    ResponderExcluir
  15. os videos e conteúdos são todos muito legais,asmusicas estou aprendendo para ficar melhor meu aprendizado e me ajudar na hora da prova.o nosso sistema digestorio tem muitas estruturas, e é um processo longo até eliminarmos aquilo que o nosso organismo não quer.

    ResponderExcluir
  16. Os vídeos,os jogos e as músicas auxiliaram muito no meu aprendizado.Me ajudaram a aprender e entender todo o caminho traçado pelo alimento,da boca ao anus.Ele passa pela faringe,esôfago,pulmão,estômago,pâncreas,intestino delgado,intestino grosso,reto e anus. Também aprendi que toda enzima é proteína e nem toda a proteína será enzima,que precisamos de pequenas doses de vitaminas e sua ausência é chamada de avitaminose e quando em altas doses é chamada de hipervitaminose. Para o bom funcionamento do nosso corpo temos que comer legumes,fígado,carne e vitamina B.
    Hellen Arnizaut 8º ano “S”

    ResponderExcluir
  17. Larissa Lacerda Caires Lima15 de agosto de 2013 às 13:00

    Os videos achei muito interessante, as formas de aprendizagem com as músicas e muito divertido, os videos fala sobre a digestão que é muito interessante, mostra como a comida vai parar no nosso estômago..

    ResponderExcluir
  18. Achei muito interessante os videos, as musicas, os jogos e os slides que você passou na sala de video Mônica pois apredi muito com essas aulas que você no deu. KAIO MAX 8 ANO SS

    ResponderExcluir
  19. Com as musicas, os jogos, os videos e os conteúdos, eu pude compreender melhor o Sistema Digestivo. O Sistema Digestivo é composto por um tubo digestivo que tem mais ou menos nove metros, que é dividido em boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grossa e ânus. Junto a esse tubo têm as glândulas salivares, o figado e o pâncreas.
    A funções do Sistema Digestivo é de digerir o alimento, transformar macromoléculas em moléculas menores que possa ser absorvidas e aproveitadas. Eu aprendi que os alimentos energéticos fornecem energia para as células. Os alimentos plásticos entram na constituição estrutural das células. E os alimentos reguladores, regulam diversas reações metabolísticas das células.
    Na boca é onde ocorre a primeira faze da digestão. O alimento é quebrado em partes menores e a saliva o deixa úmido.

    - Juana Luiza Borborema Antunes.
    8ºanO "S".

    ResponderExcluir
  20. Achei muito interessante o processo de digestão de nosso corpo.Primeiramente, ocorre o acionamento das glândulas salivares,a quebra dos alimentos na mastigação onde o carboidrato é quebrado pelas enzimas liberando o amido.Então,o alimento se dirige para o estômago,onde o suco gástrico quebra as proteínas,e assim começa o processo de digestão no estômago.Em seguida o alimento chega no intestino delgado,ocorrendo a quebra dos nutrientes e da gordura,os nutrientes são absorvidos pelas microvilosidades se dirigindo para a corrente sanguínea.A próxima etapa, é o intestino grosso,tendo como principal função absorver água.O que sobra é uma mistura de restos alimentares,células mortas e bactérias,logo eliminadas pelo corpo.
    Alina Nietsche Pereira 8 s

    ResponderExcluir
  21. adorei tudo,tirei todas as minhas dúvidas com os jogos e videos,é muito interessante saber qual é o processo que o nosso corpo faz com o alimento que a gente digere,tudo começa pelo sistema digestório que é composto pela boca,faringe, esôfago, estômago, intestino delgado,intestino grosso e ânus.Depois do processo de digestão do alimento ele vira um nutriente que é absorvido para o nosso corpo mas o resto que não serve para mais nada vai direto para o ânus para ser mandado fora.
    LAÍS RODRIGUES SILVA 8°ANO 'S'

    ResponderExcluir
  22. Emanuely Noronha 8º s4 de setembro de 2013 às 17:07

    Para um bom funcionamento do corpo precisamos de energia que é adquirida através dos nutrientes dos alimentos.O sistema digestor que faz esse processo é composto por boca,faringe,esôfago,estômago,intestino delgado,intestino grosso e ânus.Na boca há a quebra do carboidrato em amido depois no estômago são as proteínas e no intestino as gorduras e tudo o que sobra e liberado pelo ânus.

    ResponderExcluir
  23. Adorei! Os vídeos e jogos são muito legais e tiraram muitas dúvidas, gostei muito de saber mais como é feito o processo de digestão e o bem que as vitaminas fazem ao nosso corpo! Os conteúdos foram fundamentais para que eu aprendesse melhor sobre a função da boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso no processo, onde no final, os restos que não foram absorvidos e não são utilizados pelo nosso organismo saem pelo ânus, sob a forma de fezes.

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito dos vídeos e jogos pois com eles eu testo os meus conhecimentos e aprofundo mais a matéria, estou gostando muito de aprender o "caminho" do alimento.Nathália Brandão

    ResponderExcluir
  25. Com estes videos,paródias e jogos eu conseguir entender todo o trajeto do alimento dentro do nosso corpo.Aprendendo cada função de cada órgão do sistema digestório,todo o processo de digestão e a eliminação dos dejetos que sobraram do alimento ingerido.
    É realmente fascinante tudo do nosso corpo inclusive o sistema digestório.

    Alley Senna- 8ºano 's'

    ResponderExcluir
  26. Achei a matéria do processo digestório muito boa, ele ocorre da seguinte forma; ao ingerimos o alimento, ele será quebrado pelo processo de mastigação, posteriormente ele vai até o estômago onde ocorre a quebra de proteínas através do suco gástrico. Na próxima etapa o alimento vai para o intestino delgado e os nutrientes, serão absorvidos e irão para a corrente sanguínea, o restante vai ate o intestino grosso e será chamado de dejeto.

    Laura Polete Mizobutsi 8ano s

    ResponderExcluir
  27. Muito legal.
    Aprendi que no processo digestório, o alimento passa pela boca-faringe-esôfago-estômago- intestino delgado- intestino grosso- ânus e sofre influência do fígado e pâncreas.
    Ao decorrer desse processo, as enzimas recolhem os nutrientes dos alimentos, sendo minerais, carboidratos, amidos, proteínas, etc.
    Amanda Pedroso 8 ss

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas