quinta-feira, 22 de agosto de 2013

8ºano CEC

http://rachacuca.com.br/quiz/31047/sistema-circulatorio-ii/

http://www.proprofs.com/quiz-school/story.php?title=6-ano-circulao

http://www.escolovar.org/corpo_circula.htm

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_circ/index.htm
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/oms-doencas-cardiovasculares-ainda-sao-a-principal-causa-de-morte-no-mundo
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/sistema-circulatorio-infarto-569541.shtml

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/transplante-coracao-problema-631611.shtml

36 comentários:

  1. Essa é uma ótima matéria, a circulação é a responsável pela vida de nossas células em geral, tendo o coração como principal órgão e suas milhares de veias e artérias que liberam e recebem sangue esse é nosso sistema mais importante.
    Mas, quando esses órgão não funciona deve ser feito o transplante ou usar o marcapasso para dar a vida de volta a um ser necessitado.
    Samuel Felipe Martins Costa 8ºss

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa matéria pois a circulação de nosso sangue é responsavel pela nossa vida. O coração é um dos principais órgãos/músculo de nosso corpo.
    Kaio Max 8° ano SS

    ResponderExcluir
  3. O sangue é responsável por diversas funções no organismo humano.Seus principais constituintes são:plasma,hemácias,leucócitos e plaquetas.
    O coração é o principal orgão do sistema circulatório,sendo formado por quatro cavidades:dois átrios e dois ventrículos,tendo a função de bombear o sangue para o resto do corpo.Caso houver algum problema com este orgão, o normal seria um transplante ou a utilização de um marcapasso.
    Alina Nietsche Pereira 8 s

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do que estudamos,pois é uma matéria muito legal. A circulação do sangue em nosso corpo é muito importante principalmente no coração o órgão mais importante que temos,pois nele a milhares de veias e artérias que recebem e liberam o sangue.

    ResponderExcluir
  5. Os jogos são muito bons. Com eles aprendi várias coisas legais e interessantes sobre o sistema cardiovascular.
    Aprendi que o coração é muito importante, pois bombeia o sangue. As notícias são muito interessantes e úteis, muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Monica achei essa materia muito interessante, pois estamos falando da coisa mais importante de nosso corpo que é o sangue sem ele nos não vivemos por isso que é muito importante a circulação do sague em nosso corpo
    com isso temos milhares de veias e arterias.

    ResponderExcluir
  7. Ate agora foi o sistema que estou gostando,pois com ele podemos saber como funciona "quase"todo o nosso corpo e pude compreender melhor a matéria.Nathália Brandão 8°anoS

    ResponderExcluir
  8. Essa matéria é bem interessante, com ela eu aprendi sobre a circulação do sangue, aprendi sobre o principal órgão do nosso corpo, o coração, e que passam varias veias por ele, e que o sangue de um lado nao se mistura com o do outro pois pode trazer graves doenças.

    ResponderExcluir
  9. O sistema circulatorio, é bem interessante, as funçoes do coração, da aorta, dos atrios, do sangue venoso e arterial, e que ele passa pelos outros sistema.

    ResponderExcluir
  10. O nosso sistema circulario tem a função de transporta as substancias,o principal órgão do nosso corpo e o coração onde e bombeado o nosso sangue e a nossa principal substancia que existe no nosso corpo.
    Lara Gabrielly 8°ano ss

    ResponderExcluir
  11. Monica gostei muito , pois estamos falando da coisa mais importante de nosso corpo que é o sangue ,e tambem A circulação do sangue em nosso corpo é muito importante principalmente no coração o órgão mais importante que temos, e que o sangue de um lado nao se mistura com o do outro pois pode trazer graves doenças. gostei muito da materia

    ResponderExcluir
  12. resumo da etapa:
    nesta etapa eu aprendi muitas coisas como sobre alimentos teorias como a teoria de Malthus que diz que a população cresce em progressão geométrica e a produção de alimentos em progressão aritmética também sobre o N.P.k. que e constituído por nitrogeneo potássio e fosforo.
    Aprendemos sobre as proteínas e as raízes fasciculadas e pivotantes.
    aprendemos também sobre as partes do corpo e suas doenças e também sobre os sistemas como o excretor, digestivo e outros. Aprendemos sobre as enzimas e também sobre o coração.
    gabriel afonso cec 8s

    ResponderExcluir
  13. Monica,aprendi muito com esta matéria,pois além do celebro ,o sangue também é muito importante,mas para funcionar a circulação precisa de veias,artérias e o mais importante que é o coração que bombeia o sangue levando-o para todos os lugares do nosso corpo.O que me chamou a atenção foi os tipos de sangue no nosso corpo que é o venoso que é rico em dióxido de carbono e o arterial que pelo contrário é rico em oxigênio.Foi por essa matéria que eu soube da tamanha importância do sistema circulatório.
    JOSÉ INÁCIO 8ºano S

    ResponderExcluir
  14. Monica, com os vídeos aprendi que quando o sangue chega do lado direito do coração, chega venoso, ou seja, rico em gás carbonico e pobre em oxigenio. Quando é mandado para os pulmões, ocorre a troca gasosa e o sangue volta para l coração rico em oxigenio e pobre em CO2, ou seja, sangue arterial. gostei dos jogos e com os vídeos aprendi que:
    Vasos sanguíneos : existem três tipos de vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares.
    Artérias: a sua função é levar o sangue desde o coração até os tecidos. Três capas formam as suas paredes.
    Veias: devolvem o sangue dos tecidos ao coração. À semelhança das artérias, as suas paredes são formadas por três capas. As veias têm válvulas que fazem com que o sangue circule desde a periferia rumo ao coração.
    Capilares: são vasos microscópicos situados nos tecidos, que servem de conexão entre as veias e as artérias; sua função mais importante é o intercâmbio de materiais nutritivos, gases e desperdícios entre o sangue e os tecidos. As suas paredes compõem-se de uma só capa celular.

    ResponderExcluir
  15. Na segunda etapa eu aprendi sobre a teoria a teoria de Malthus que diz que a população cresce em progressão geométrica e a produção de alimentos em progressão aritmética também sobre os Sistemas Digestório,Respiratório e Excretor. Eu aprendi muito com as baterias de exercícios e com os videos que são colocados aqui.
    Maria Luisa Rezende Escobar 8 ano S

    ResponderExcluir
  16. Monica eu aprendi que a circulação é a responsável pela vida de nossas células em geral, tendo o coração como principal órgão e suas milhares de veias e artérias que liberam e recebem sangue esse é nosso sistema mais importante.No entanto podemos concluir que esse e um sistema essensial para a vida. Joao Victor CARNEIRO.

    ResponderExcluir
  17. O que eu aprendi sobre o sistema cardiovascular foi:
    O sangue é composto por:plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas.O coração tem quatro cavidades:dois átrios e dois ventrículos.Também aprendi as funções das veias(leva o sangue ao coração),das artérias(leva o sangue do coração à todo o corpo) e dos capilares(são vasos que servem de conexão entre as veias e as artérias).
    Hellen Arnizaut 8º ano "S".

    ResponderExcluir
  18. Emanuely Noronha 8º s4 de setembro de 2013 às 16:01

    O coração é um órgão surpreendente no nosso corpo pois manda o sangue até então venoso ou seja rico em gás carbônico para os pulmões onde acontece uma espécie de troca para trasforma-lo em arterial mas para esse sangue chegar ao coração existe o sistema circulatório que são as artérias(que levam o sangue ao coração) e veias sanguíneos(que trazem) elas transportam todos os nutrientes que o corpo e as células que nos protegem de doenças precisam.

    ResponderExcluir
  19. Mônica, Nessa 2° etapa eu aprendi sobre diversos sistemas do corpo humano.
    Sistema digestório:Com um tubo de 9 metros de comprimento o sistema digestório é constituído por:Boca, faringe, esôfago,estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Quando o alimento chega na boca é chamado de bolo alimentar, já no estômago é chamado de quimo e no intestino quilo.
    Sistema Respiratório: primeiramente o ar passa pela cavidade nasal para ser purificado pelos pelhinhos do nariz, na respiração fazemos dois movimentos, inspiração (Diafragma contrai) e expiração (diafragma relaxa).O controle da respiração é feito pelo bulbo, quando respiramos, recebemos o oxigênio e eliminamos gás carbônico. O órgão responsável pela respiração é o pulmão que é o encarregado em purificar o ar, no pulmão direito e esquerdo existem brônquios, alveolos pulmonares e bronquiolos que são responsável por fazer as trocas gasosas.
    Sistema urinário: é constituido por rins ureter, bexiga e uretra. A urina é rica em ácido úrico e uréia, os rins filtram a água que bebemos, depois a urina é armazenada na bexiga e eliminado pela uretra. Em cada rim temos cerca de 1 milhão de néfrons. A pessoa que não beber a quantidade necessária de água por dia pode sofrer de pedras nos rins e de insuficiência renal. Se o caso fdor de insuficiencia renal(falência total ou parcial dos rins) é necessário o tratamento a partir da hemodiálise 9 procedimento em que o sangue da pessoa é filtrado por uma espécie de bomba até o dialisador( um filtro),no dialisador parte dos resíduos do sangue são removidos e o sangue é devolvido para o corpo.
    Sistema circulatório: O órgão responsável por esse sistema é o coração, o nosso coração é um músculo que envia o sangue para todo o nosso corpo, no sangue estão presentes substâncias boas para nosso organismo como oxigênio e nutrientes. Quando o sangue chega ao lado direito do coração é chamado de sangue venoso que é rico em gás carbônico e pobre em oxigênio, depois o sangue é levado para o pulmão onde ocorre as trocas gasosas, o sangue retorna ao coração rico em oxigênio ee pobre em gás carbônico.
    existem 3 tipos de vasos sanguíneos, veias, capilares e artérias.
    Artérias: revestida em três camadas leva o sangue do coração para o corpo.
    Veias: Levam o sangue ao coração
    Capilares: é uma conexão entre as veias e artérias,serve para a distribuição e recolhimento do sangue nas células e contém paredes mais finas.
    Samara Emanuelle 8 ano "S"

    ResponderExcluir
  20. Nessa 2° etapa aprendi que,os glóbulos brancos,são eles que vão transportar o oxigenizo e a defesa do organismo.A fagocitose é o processo de defesa do nosso organismo.O virus HIV destrói os glóbulos brancos,se tem alimentos que destroem a nossa imunidade.Trombose é quando o sangue coagula,esse coagulo pode ir para o cerebro e ate estorar uma veia.O coração é um órgão muscular que contrai e relaxa,ele leva e recebe o sangue.Os vasos sanguíneos vão se classificar em arterias,capilar e veia.As veias levam ao coração sangue vindo do corpo,suas paredes são mais finas que as da artéria .As artérias levam o sangue do coração a todo o corpo,suas paredes são espessas e dilatáveis.Os capilares levam o sangue aos tecidos,para fornecer oxigênio as celulas . Nos temos o sangue venoso e o sangue rico em gás carbônico,e o sangue arterial.O coração é um orgão muscular,ele vai estar entre o mediastino,que é o espaço entre os pulmões. No coração o sangue do lado direito não mistura com o lado esquerdo.Nos temos quatro cavidades no coração,atrio direito comunica com o versiculo direito.Nos temos a válvula tricúspide,o sangue passa nele e vai pro pulmão la ele é limpo pega o ogxigenio e libera o gás carbonico,temos pequena e grande circulação ,a pequena vai ser do coração para o pulmão e a grande vai ser do corpo todo.Aprendi que é o bulbo que controla os batimentos cardiacos. Julia Izidoro 8 ano "S"

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito dessa matéria pois com ela podemos saber mais sobre a nossa circulação. O sistema respiratório é formado pelo nariz, cavidade do nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões e fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo. Quando o sangue chega do lado direito do coração, chega venoso, ou seja, rico em gás carbônico e pobre em oxigênio.
    Lívia Matos, 8s

    ResponderExcluir
  22. João Vitor Alves Guimaraes4 de setembro de 2013 às 20:31

    Nessa 2° etapa eu aprendi muitas coisas sobre o nosso corpo inclusive estes aki:
    Sistema digestório:Com um tubo de 9 metros de comprimento o sistema digestório é constituído por:Boca, faringe, esôfago,estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Quando o alimento chega na boca é chamado de bolo alimentar, já no estômago é chamado de quimo e no intestino quilo.
    Sistema Respiratório: primeiramente o ar passa pela cavidade nasal para ser purificado pelos pelhinhos do nariz, na respiração fazemos dois movimentos, inspiração (Diafragma contrai) e expiração (diafragma relaxa).O controle da respiração é feito pelo bulbo, quando respiramos, recebemos o oxigênio e eliminamos gás carbônico. O órgão responsável pela respiração é o pulmão que é o encarregado em purificar o ar, no pulmão direito e esquerdo existem brônquios, alveolos pulmonares e bronquiolos que são responsável por fazer as trocas gasosas.
    Sistema urinário: é constituido por rins ureter, bexiga e uretra. A urina é rica em ácido úrico e uréia, os rins filtram a água que bebemos, depois a urina é armazenada na bexiga e eliminado pela uretra. Em cada rim temos cerca de 1 milhão de néfrons. A pessoa que não beber a quantidade necessária de água por dia pode sofrer de pedras nos rins e de insuficiência renal. Se o caso fdor de insuficiencia renal(falência total ou parcial dos rins) é necessário o tratamento a partir da hemodiálise 9 procedimento em que o sangue da pessoa é filtrado por uma espécie de bomba até o dialisador( um filtro),no dialisador parte dos resíduos do sangue são removidos e o sangue é devolvido para o corpo.As artérias levam o sangue do coração a todo o corpo,suas paredes são espessas e dilatáveis.Os capilares levam o sangue aos tecidos,para fornecer oxigênio as celulas . Nos temos o sangue venoso e o sangue rico em gás carbônico,e o sangue arterial.O coração é um orgão muscular,ele vai estar entre o mediastino,que é o espaço entre os pulmões. No coração o sangue do lado direito não mistura com o lado esquerdo.Nos temos quatro cavidades no coração,atrio direito comunica com o versiculo direito.Nos temos a válvula tricúspide,o sangue passa nele e vai pro pulmão la ele é limpo pega o ogxigenio e libera o gás carbonico,temos pequena e grande circulação ,a pequena vai ser do coração para o pulmão e a grande vai ser do corpo todo.Aprendi que é o bulbo que controla os batimentos cardiacos. e também Veias: devolvem o sangue dos tecidos ao coração. À semelhança das artérias, as suas paredes são formadas por três capas. As veias têm válvulas que fazem com que o sangue circule desde a periferia rumo ao coração.
    Capilares: são vasos microscópicos situados nos tecidos, que servem de conexão entre as veias e as artérias; sua função mais importante é o intercâmbio de materiais nutritivos, gases e desperdícios entre o sangue e os tecidos. As suas paredes compõem-se de uma só capa celular.

    ResponderExcluir
  23. Nessa 2° etapa aprendi que,os glóbulos brancos,são eles que vão transportar o oxigenizo e a defesa do organismo.A fagocitose é o processo de defesa do nosso organismo.O virus HIV destrói os glóbulos brancos,se tem alimentos que destroem a nossa imunidade.Trombose é quando o sangue coagula,esse coagulo pode ir para o cerebro e ate estorar uma veia.O coração é um órgão muscular que contrai e relaxa,ele leva e recebe o sangue.Os vasos sanguíneos vão se classificar em arterias,capilar e veia.As veias levam ao coração sangue vindo do corpo,suas paredes são mais finas que as da artéria .As artérias levam o sangue do coração a todo o corpo,suas paredes são espessas e dilatáveis.Os capilares levam o sangue aos tecidos,para fornecer oxigênio as celulas . Nos temos o sangue venoso e o sangue rico em gás carbônico,e o sangue arterial.O coração é um orgão muscular,ele vai estar entre o mediastino,que é o espaço entre os pulmões. No coração o sangue do lado direito não mistura com o lado esquerdo.
    Tambem aprendemos sobre sistemas neles sao, Sistema digestório:Com um tubo de 9 metros de comprimento o sistema digestório é constituído por:Boca, faringe, esôfago,estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Quando o alimento chega na boca é chamado de bolo alimentar, já no estômago é chamado de quimo e no intestino quilo.
    Sistema Respiratório: primeiramente o ar passa pela cavidade nasal para ser purificado pelos pelhinhos do nariz, na respiração fazemos dois movimentos, inspiração (Diafragma contrai) e expiração (diafragma relaxa).O controle da respiração é feito pelo bulbo, quando respiramos, recebemos o oxigênio e eliminamos gás carbônico. O órgão responsável pela respiração é o pulmão que é o encarregado em purificar o ar, no pulmão direito e esquerdo existem brônquios, alveolos pulmonares e bronquiolos que são responsável por fazer as trocas gasosas.
    Sistema urinário: é constituido por rins ureter, bexiga e uretra. A urina é rica em ácido úrico e uréia, os rins filtram a água que bebemos, depois a urina é armazenada na bexiga e eliminado pela uretra. Em cada rim temos cerca de 1 milhão de néfrons. A pessoa que não beber a quantidade necessária de água por dia pode sofrer de pedras nos rins e de insuficiência renal. Se o caso fdor de insuficiencia renal(falência total ou parcial dos rins) é necessário o tratamento a partir da hemodiálise 9 procedimento em que o sangue da pessoa é filtrado por uma espécie de bomba até o dialisador( um filtro),no dialisador parte dos resíduos do sangue são removidos e o sangue é devolvido para o corpo.
    Sistema circulatório: O órgão responsável por esse sistema é o coração, o nosso coração é um músculo que envia o sangue para todo o nosso corpo, no sangue estão presentes substâncias boas para nosso organismo como oxigênio e nutrientes. Quando o sangue chega ao lado direito do coração é chamado de sangue venoso que é rico em gás carbônico e pobre em oxigênio, depois o sangue é levado para o pulmão onde ocorre as trocas gasosas, o sangue retorna ao coração rico em oxigênio ee pobre em gás carbônico.
    Igor Emanuel 8 ano s

    ResponderExcluir
  24. Nessa segunda etapa eu aprendi diversas coisas e a que me identifiquei mais foi a do alimento com as quatro teorias sendo elas a deMathus,Liebig,Heber,Norman Bourlag,que elas tem o objetivo de aprender com o passado possibilidades de se construir um futuro mais interessante para a humanidade e para a todas demais espécies que compõem a biosfera.Pude aprender sobre os glóbulos brancos,sistema digestório que tem a sua função de ampliar nossa superfície de contato com o meio externo com cerca de 9 metros,aprendi sobre a nossa respiração que um conjunto de órgãos muito complexo que separa o oxigênio dos gases tóxicos e sobre o sangue que passa pelo coração que não se misturam que são eles o sangue venoso e o não venoso que seria o rico em gás carbônico e o sistema excretor urinário que libera nossos resíduos líquidos e o digestório que libera o resíduo solido.A glicose chega nas células a partir do sistema cardiovascular que é formado por vasos de maior diâmetro que são as artérias e as veias.A digestão da proteína, como você sabe a proteína é formada por 20 tipos de aminoácidos,a digestão começa pela boca quando é triturada, quando chegam ao estomago sofre a ação da enzima chamada pepsina,que age sobre as proteínas promovendo o início da sua dissociação,essa acidez é promovida pelo suco gástrico tambem produzido pelas paredes estomacais ,quando chega ao pâncreas sofre a ação de tripsina produzida pelo pâncreas, assim os aminoácidos atravessarão pela parede do intestino, na rede capilar os aminoácidos são enviados ao fígado que promove a distribuição dessas moleculas a todas as células.

    Felipe Izidoro Antunes 8°s

    ResponderExcluir
  25. Essa postagem mostra o sistema circulatório o coração e seu principal órgão que também é um musculo. os vasos sanguíneos são divididos em arterias: levam sangue do coração para todo o corpo, suas paredes são espessas e dilatáveis. Veias:levam do coração são que para todo o corpo, suas paredes são mais finas das artérias. Capilares: levam sangue para os tecidos, para fornecer oxigênio as celulas.Eles ligam as arterias as veias.

    ResponderExcluir
  26. nessa materia aprendi muito sobre o sistema circulatorio, é ele o principal responsável pela nossas vidas.
    O coração humano é o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo..Ele bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas. Existem três tipos de vasos sanguíneos, que são as artérias, as veias e os capilares.
    O coração contrai e relaxa constantemente (esse processo é chamado de sístole e diástole, respectivamente), para bombear todo o sangue do nosso corpo. Para bombear ele conta com o átrio direito e o ventrículo direito e a outra a átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. A função do átrio e do ventrículo direitos é arrastar o sangue para os pulmões, onde se liberta o dióxido de carbono e se fornece de oxigênio. Por outro lado, o átrio e o ventrículo esquerdos têm o trabalho de arrastar o sangue enriquecido de oxigênio para todas as partes do corpo.
    Nossas veias e arterias estao ligadas a ele, caso o coração não funcione devemos fazer um transplante.

    Laura Polete 8ano s

    ResponderExcluir
  27. Nessa etapa aprendi muito sobre os sistemas essências para o nosso corpo , percebi que se uma coisa falhar acaba afetando tudo em nosso organismo , ou seja o nosso corpo .vou falar sobre os sistemas que estudamos :

    Sistema digestório : A maioria dos mamíferos mastiga o alimento antes de atravessar a faringe. Após a mastigação, o bolo alimentar passa pela faringe e vai para o esôfago. Lá os movimentos permitem que o bolo seja direcionado ao estômago. No estômago, o suco gástrico – rico em ácido clorídrico, pepsina, lipase e renina – fragmenta e suga proteínas do bolo alimentar, atua sobre alguns lipídios, favorece a absorção de cálcio e ferro, e mata bactérias. No intestino delgado ocorre a maior parte da digestão e absorção do que comemos. os restos alimentares não digeridos chegam ao intestino grosso, onde continua ocorrendo a absorção de água, e são formadas as fezes pastosas que saem do corpo através do ânus.
    Sistema Respiratório: Nariz e cavidade do nariz
    As duas cavidades por onde o ar entra no sistema respiratório são chamadas de fossas nasais.
    Antes de ir para a laringe, o ar inspirado pelo nariz passa pela faringe. A faringe pertence tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestório depois passa pela laringe. laringe é um tubo cartilaginoso de forma irregular que conecta a faringe com a traquéia. Situa-se na parte superior do pescoço. A laringe possui uma estrutura cartilaginosa que chama epiglote, que trabalha para desviar das vias respiratórias para o esôfago os alimentos deglutidos. A traquéia bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios.
    O epitélio é formado por células ciliadas e células secretoras. Estes cílios servem para remover as partículas e microorganismos que entram com o ar inalado. O muco produzido pelas células secretoras serve como uma barreira também.
    Pulmão
    Os brônquios penetram no pulmão através do hilo. Esses brônquios ramificam-se várias vezes, originando os bronquíolos, que penetram no lóbulo pulmonar e ramificam-se, formando os bronquíolos terminais, que originam os bronquíolos respiratórios, que terminam nos alvéolos pulmonares.

    Sistema urinário: O sistema urinário é o responsável por filtrar e eliminar a ureia e outras substâncias consideradas tóxicas para o nosso organismo.o sistema urinário é um par de rins que recebe o sangue através das artérias renais.
    Os sistema urinário é composto pelos rins , que produzem a urina, os ureteres ou ductos, que transportam a urina para a bexiga , onde fica retida por algum tempo, e a uretra , através da qual sai do corpo. Éimportante beber água a pessoa que não beber a quantidade necessária de água por dia pode gerar séria conseqüências no futuro para os rins e sofrer de insuficiência renal.
    Sistema circulatório: A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.
    Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior;
    Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior.
    Um átrio não se comunica com o outro átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita; e passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda. As artérias são vasos de paredes relativamente espessa e muscular, que transporta sangue do coração para os diversos tecidos do corpo. A maioria das artérias transporta sangue oxigenado (rico em gás oxigênio), mas as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado (pobre em gás oxigênio) do coração até os pulmões. A aorta é a artéria mais calibrosa (de maior diâmetro) do corpo humano.
    e aprendi também sobre a trombose : A trombose venosa profunda é a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia localizada no interior de uma parte do corpo, geralmente nas pernas .

    Abel Almeida Sales 8ºs

    ResponderExcluir
  28. APRENDI BASTANTE COM OS POSTS. Sempre eu vinha aqui e "dava uma olhadinha" mas eu esquecia de comentar... Enfim, aprendi muito e foi interessante as informações aqual foram mostradas com power-point's e imagens e textos de nossa apostila. Essa etapa foi muito proveitosa para mim, colhi conhecimentos que são proveitosos para meu "sucesso" nas provas e intelecto.
    Daniel Ferraz

    ResponderExcluir
  29. eu gostei muito dessa etapa pois nela eu aprendi sobre os sistemas circulatorio e digestorio o circulatorio é sobre como o coração distribui o sangue para o corpo todo atraves das veias e arterias, o sangue quando chega em certo lugar no coraçao ele nao pode se misturar com com o sangue venoso pois se isso acontecer pode causar ate a morte de uma pessoa. sistema digestorio:primeiro quando levamos o alimento a nossa boca ele começa sua primeira digestao pelos dentes e pelas glandulas salivares quem transformam o alimento em um bolo alimentar e tambem e na boca que as particulas de amido sao quebradas passando pelo esôfago o bolo alimentar chega no estomago com a produçao dos sucos gastricos acontece a quebra de particulas da proteina e quando o processo digestivo começa o bile e criado e armazenado na vesícula biliar ele fuciona como um detergente para gordura transformando ela de gotas grandes á gotas menores e no fina ocorre a absorção das moléculas dos alimentos que já foram quimicamente transformadas pelas enzimas e assim são capazes de passar pela parede do intestino e ganhar o sangue, que distribuirá essas moléculas a todas as células do corpo. e o que sobra e eliminado pelo anus. sistema urinario:o sistema urinario e responsavel por filtrar e eliminar a ureia e outras substancias consideradas toxicas para o nosso corpo o rin filtra o sangue onde as impuresas sao passadas pela ureter para ser armasenado na bexiga e depois ser eliminado pela uretra. sistema respiratorio:os dois lugares por onde o ar passa sao chamados de fossas nasais a pesar de podermos respirar pela boca e pelo nariz e mais adequado respirar pelo nariz, pois ele que filtra o ar e a boca nao tem essa funçao , o ar passa pela faringe ate chegar a larinje onde e conduzido ate a traqueia que por fim o leva aos broquios que no pulmao fasem a troca gasosa e retorna o co2 pelo mesmo caminho. Ricardo Levy Alves Campos( 8 s)

    ResponderExcluir
  30. Esses johos te ajudam a entender melhor o sistema circulatorio e a exercitalo em sua mente tambem.
    Nesses jogos pode percever o como e incrivel o josso sistema cardio vascula, eles se encaixam certo com suas veias, arterias e capilares, tambem oode perceber que ele e dividido em duas parte: a qie traz o sanque do corpo ate ele e a que leva dele o sanque do corpo..
    No sistema digestorio pude prceber as etapas da nossa digestao, comecando na boca e segindo pelo esofago, estomago e etc.

    Lorenzo sartori 8·s
    No siatema urinario pude perceber, que todo o nosso sanque e filtrado pelos rins para retirar as inpuresas e que se nao temos os rins fucionando temos que fazer a emodialeze, e esse processo e muito perigoso oois podekos perder ate 11 kg em uma.
    Essa etapa foi muito aproiveitada por mim e conseqii pegar todo o nossp sistema digestorio, cardiovascular e excretor.

    ResponderExcluir
  31. Nessa segunda etapa eu conseguir a aprender sobre osa vários sistema do corpo,sabendo as funções de vários sistemas órgãos,e as suas importâncias.como:

    Sistema Digestório--> O sistema digestório é o sistema responsável por digerir os alimentos consumidos por nós.
    O caminho do alimento dentro do nosso é a boca, esôfago,estomago,intestino e é eliminado do corpo.

    Sistema Respiratório--> O sistema respiratório é o responsável por oxigenar todo o corpo,e o caminho do ar é : Nariz,Faringe, Laringe, Traqueia, Brônquios, Bronquíolos e Alvéolos. Este Sistema que tem a função de deixar todas as células respirar.

    Sistema Urinário--> O sistema urinário é responsável por filtrar o sangue. Os rins fazem essa função de filtragem. O trajeto é o sangue que vem do coração passa pelo rim e as impurezas são removidas do corpo através da urina.

    Sistema Circulatório--> O sistema circulatório é responsável por manter a pressão do sangue no nosso corpo com o coração bombeando-o, e uma função com parceria com o sistema respiratório que é pegar o oxigênio mandado pelo pulmão e mandar para as células.

    Alley Senna -8º ano 's' - Cec Diocesano

    ResponderExcluir
  32. Nessa 2ª etapa pude aprofundar meus estudos sobre o corpo humano.Descobrir mais sobre os ossos e músculos, e sobre vários outros sistemas.
    Ao estudar sobre ossos descobrir que eles servem para proteger nossos órgãos vitais.Já os músculos são os tecidos que reveste os ossos.
    Quando comecei a estudar sobre os sistemas do nosso corpo fique encantada como tudo funciona de modo esse lente.
    SISTEMA EXCRETOR:O sistema excretor ou urnário é formado pelos órgãos Rins ,Ureter, Bexiga e Uretra. Os rins é responsável pela filtração do sangue.O ureter transporta os resíduos que estavam presentes no sangue para a bexiga. bexiga armazena a urina até seguir para a uretra e ser liberada.
    SISTEMA RESPIRATÓRIO:Sistema responsável pela nossa respiração formado pelo nariz faringe,laringe,tranqueia,brônquios e brônquíolos.
    SISTEMA DIGESTÓRIO:Sistema responsável pela digestão de todo alimento ingerido,e esse sistema é formado pela boca,esôfago,estômago, intestino delgado, grosso e ânus.
    SISTEMA CIRCULATÓRIO: Esse sistema é responsável pela bombeação do nosso sangue e seu órgão principal é o Coração.
    Renata Miguel Meira-8º anos 'S'

    ResponderExcluir
  33. Eu aprendi que no sistema circulatorio esta presente o Coração que é um dos orgãos mais importantes do nosso corpo, e que é responsavel por bombear o sangue para todo o corpo. Aprendi que temos dois tipos de sangue, e que os dois nunca se misturam, e se por acaso se misturarem a pessoa tem que fazer um cirurgia para consertar.

    - Juana Luiza Borborema Antunes.
    8 ano "S"

    ResponderExcluir
  34. O sistema cardiovascular tem como principal órgão o coração, e tem como função circular os nutrientes para as células.
    As artérias são enriquecidas em oxigênio. Elas distribuem-o para as células, e devido a sua respiração, o gás carbônico fica concentrado nas veias.
    O sangue venoso volta para o coração, e então o pulmão fica encarregado do dever de jogá-lo para fora.

    Amanda Pedroso ss

    ResponderExcluir
  35. Mônica,está foi a melhor matéria ate agora, aprendi que a circulação é a responsável pela vida de nossas células em geral, tendo o coração como principal órgão e suas milhares de veias e artérias que liberam e recebem sangue esse é nosso sistema mais importante.O coração é o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo..Ele bombeia sangue suficiente para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas. Existem três tipos de vasos sanguíneos, que são as artérias, as veias e os capilares...As semelhança das artérias são :as suas paredes são formadas por três capas. As veias têm válvulas que fazem com que o sangue circule desde a periferia rumo ao coração...
    Melissa Catherine 8 ano ss

    ResponderExcluir
  36. O sistema cardiaco é incrivel, tudo muito perfeito em seus minimos detalhes...
    O modo em q o sangue entra pela veia e é bombeado para a árteria atravéz de uma simples pulsaçao.
    O caminho para o ar chegar em todas as celulas q estao presentes em torno da veia e o modo q o ar passa pela parede da veia e voltando em forma da gas cabonico e é expelido.

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas