segunda-feira, 5 de agosto de 2013

9º ano CEC ONDAS





Experimentos on line
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/22487/src/dadosgerais.html

file:///C:/Users/MONICA/AppData/Local/Temp/Rar$EX01.035/Web/labvirt/simulacoes/tempUpLoad/sim_eletro_ondasderadio.htm

Vídeo de experiência, muito bom

http://oglobo.globo.com/educacao/experimento-com-ondas-sonoras-faz-agua-cair-em-ziguezague-camera-lenta-7825414
http://www.youtube.com/watch?v=WsvK-4IGUyM

17 comentários:

  1. Muito bom o vídeo mônica, eu já havia assistido ele antes mas n havia entendido, mas agora que explicou a matéria sobre ondas sonoras, fica mais fácil de compreender o que se passa no vídeo, muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Mônica,achei interessantes os experimentos , e gostei dos vídeos! O Mundo de Beakman microondas beakmania aranhas é muito legal!! O modo que ele explica o conteúdo, as demonstrações... da para você perceber a coêrencia em que ele fala. Essa materia, é muito boa, e abstrata, onde engloba muita experiencia!

    ResponderExcluir
  3. Pedro Carvalho, 9º ano11 de agosto de 2013 às 19:29

    As experiências a respeito das ondas são bastante interessantes, principalmente a da água que cai em zigue-zague. Tive dificuldade em relação ao termos usados no experimento da ressonância em tubos sonoros, mas vou tirar as dúvidas durante a aula. Beakman falando sobre ondas eletromagnéticas também foi muito bom.
    Agora, uma dica de vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=J1yIApZtLos

    A luz é uma partícula ou uma onda?
    Se necessário, é possível colocar legendas em português.

    ResponderExcluir
  4. O Vídeo de Beakman: A energia eletromagnética está sempre a nossa volta o tempo todo. Alguns exemplos onde essa energia se encontra são nas televisões, no rádio, na luz, ou em um radar. Essa energia viaja por ondas. Os extremos (a distância entre as cristas das ondas) servem para medir as ondas, o chamado comprimento de onda; este que diferencia um tipo de energia de outro.
    O Vídeo da água em zigue-zague é extremamente interessante, apesar se não poder ser visto a olho nu, o experimento mostra justamente o que estamos estudando. Um alto falante de 24 oscilações por segundo acoplado a uma mangueira gera também vibrações de 24 oscilações/segundo na água. A 23 oscilações, a água parece estar voltado a mangueira.

    ResponderExcluir
  5. Os experimentos são muito legais Mônica, pude entender mais sobre o conteúdo, achei muito legal o experimento em que a água cai em ziguezague... eu também achei o vídeo muito interessante foi bom aprender um pouco mais sobre o conteúdo...

    ResponderExcluir
  6. O vídeo sobre as ondas sonoras é muito interessante!! Deu pra ter uma noção de como as ondas sonoras (e a física em si) são impressionantes. O vídeo de Beakman ajudou a fixar mais o conteúdo de uma maneira mais prática.

    ResponderExcluir
  7. Os vídeos me ajudaram muito a entender sobre as ondas, e são muito interessantes . Com esses vídeos e a explicação da matéria feita em sala de aula me ajudaram muito para que eu entendesse cada vez mais sobre a matéria . Realmente muito interessante .
    Isabella Fernanda 9º ano

    ResponderExcluir
  8. O experimento da água que cai em zigue-zague é incrível, só que infelizmente não podemos ver a olho nu, só conseguimos ver porque é usado uma câmera que filma numa velocidade de 24 quadros por segundo.

    O vídeo de Beakman também é muito interessante, nos fala das ondas electromagnéticas, que está sempre a nossa volta.
    Alguns exemplos são:o microondas, rádio,televisões, luz, raios UV.

    ResponderExcluir
  9. Daniel sartori 9 ano24 de agosto de 2013 às 18:52

    os videos sobre as ondas é muito legal, o experimento da agua que cai em zigue-zague é muito legal mais esse efeito n pode ser visto a olho nu.E tambem deu para ter um melhor entendimento sobre as ondas sonoras

    ResponderExcluir
  10. Gabriela Alves, 9° ano25 de agosto de 2013 às 17:51

    A primeira experiência me mostrou - apesar de ter sido bem confusa - que quando maior for a frequência de um som, mais agudo este será (devido a "redução do comprimento da coluna de ar"). E se a frequência for mais baixa, o som sairá grave. O vídeo da água descendo em zigue-zague é realmente incrível, e é uma pena que seja realmente tão difícil pra se experimentar e ver a olho nu. Beakman me ajudou a reforçar a matéria de ondas eletromagnéticas, além de entender o funcionamento do forno de microondas.
    ps: Não consegui abrir o segundo link!

    ResponderExcluir
  11. Maria Clara Rodrigues25 de agosto de 2013 às 19:26

    O primeiro experimento,mostrou os conceitos fundamentais das ondas sonoras(frequência,comprimento de onda, velocidade de propagação,superposição e ondas estacionárias, nós e ventres, comprimento de onda) e como a frequência influi no som(quanto maior frequência mais agudo será e quanto menor,mais grave o som será).Amei o vídeo do "O Mundo De Beackman"(Tanto que até assisti a outra parte)Ele explica de modo bem divertido sobre as ondas eletro-magnéticas e sobre o funcionamento do microondas.Ele explica também a diferença entre as ondas de rádio,de tv,da luz que recebemos quando usamos os olhos,e das ondas do microondas.E a diferença é que as ondas possuem comprimentos distintos.O outro vídeo é simplesmente inacreditável e incrível,chegando até parecer mentira.Queria ter uma câmera daquelas!

    ResponderExcluir
  12. Os videos revisaram grande parte da matéria por mostrarem as características fundamentais da onda, como o comprimento, a velocidade, e também alguns conceitos de como ela se comporta. Como no meu caso comentei na ordem inversa das postagens, a única utilidade realmente foi a questão das ondas de rádio, tv e outras diferenças entre tipos da mesma.

    ResponderExcluir
  13. Os videos sao muito bons,pude aprender de forma mais clara sobre ONDA,com a ajuda dos experimentos,principalmente."O Mundo de Beakman",é muito interessante e faz uma revisão de tudo.

    ResponderExcluir
  14. Os videos são muito interessantes e nos ajuda a aprofundar mais no conteúdo, principalmente o mundo de beakman que é bem explicativo.

    ResponderExcluir
  15. os videos O Mundo de Beakman nos ajudao a entender um pouco o que e energia eletro magnetca que nos ajuda a entender a materia sobra as ondas sonoras

    ResponderExcluir
  16. Os videos revisaram grande parte da matéria por mostrarem as características fundamentais da onda, como o comprimento, a velocidade, e também alguns conceitos de como ela se comporta. Como no meu caso comentei na ordem inversa das postagens, a única utilidade realmente foi a questão das ondas de rádio, tv e outras diferenças entre tipos da mesma.O vídeo de Beakman também é muito interessante, nos fala das ondas electromagnéticas, que está sempre a nossa volta.
    Alguns exemplos são:o microondas, rádio,televisões, luz, raios UV.

    ResponderExcluir
  17. As experiências e os videos, revisaram grande parte da matéria sobre ondas, e até mataram algumas dúvidas que eu ainda tinha. Descreveram o comprimento, a velocidade, e como ela se propaga e onde, as características fundamentais da onda. Gostei bastante!

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas