quinta-feira, 22 de agosto de 2013

9º ano CEC








http://www.youtube.com/watch?v=stAqNaURPS4

http://www.youtube.com/watch?v=zzRjyW3IZVg

http://www.youtube.com/watch?v=BV29Jd1gOeg&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=cA64YTYKzl4&feature=related



Experimentos

http://www.prof2000.pt/users/gracsantos/netmag/exper_som.htm
http://184.173.199.215/~cienc762/site/index.php/atividades-pedagogicas/mais-recentes/item/88-m%C3%BAsica-ondas-e-tubos-sonoros

32 comentários:

  1. Pedro Carvalho, 9º ano24 de agosto de 2013 às 17:03

    O episódio do Mundo de Beakman, como sempre, é bem divertido e fácil de se entender, demonstrando como acontece a formação e propagação através da explicação e de experiências. Os vídeos sobre os golfinhos e os morcegos tratam do sistema de ecolocalização desses animais, que a partir do eco dos sons que emitem, conseguem se orientar no meio. Os últimos dois vídeos (do telecurso), também abrangem o tema de ondas sonoras, mas estes estão presentes numa postagem anterior, que eu já comentei.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mônica, os videos são muito interessantes, o primeiro, do Mundo de Beakman, mostrou como funcionam a propagação das ondas sonoras e demostrou experiencias para a visualização das mesmas. Os videos dos morcegos e dos golfinhos explicaram como eles se orientam no meio por meio das ondas sonoras, um fenômeno chamado ecolocalização. Já o último reforçou o conhecimento para a prova.

    ResponderExcluir
  4. Os vídeos são super interessantes. O primeiro vídeo, do Mundo de Beakman, nos mostra de forma bem humorística, sobre as propagações das ondas sonoras, usando as seguintes demonstrações: A primeira, que achei super legal, ele usou uma lata, balão, fita e um espelho pequeno, em que podemos concluir que quando falamos dentro da lata, o som dentro dela vibra, o que faz a bexiga e o espelho vibrar. O outro experimento que ele fez, também muito legal, ele usou duas latas e um barbante, e nesse experimento ele explica como funciona o som da nossa voz quando falamos dentro da lata.
    O segundo e o terceiro vídeo falam sobre as características dos golfinhos e dos morcegos,explicando como funcionam suas atividades de comunicação.
    O último vídeo (em inglês), noz faz concluir tudo sobre a propagação do som, e o que eu achei mais interessante nele, foi quando diz que quanto mais ondas por segundo, mais agudo é o som, e que alguns animais ouvem sons tão agudos ou tão graves que estão fora do alcance do ouvido humano.

    ResponderExcluir
  5. Video mundo de beakman: o som cria vibrações que circulam no ar em uma velocidade de até 1248 km/h e essas vibrações chegam no ouvido. O experimento que Beakman faz no episódio deixa bem claro como funciona as ondas. Quando ele fala, o balão e o espelho vibram. O experimento com a lata e o barbante, mostram as vibrações que percorrem da voz da pessoa, passam do ar para a extremidade da lata, pelo barbante e chegam na outra lata.
    Os vídeos do golfinho e do morcego comprovam a ecolocalização, que nada mais do que a reflexão de ondas sonoras que variam a sua frequência. No caso dos golfinhos são de 40 a 150 mil hertz. O golfinho pode se comunicar até um raio de 250 km. No caso do morcego, ele emite uma onda sonora e ouve atentamente os ecos que chegam até ele. Dependendo do tempo que demora para chegarem estes ecos, o morcego determina a que distância está o objeto, além do tamanho e em qual direção ele terá que se movimentar.

    ResponderExcluir
  6. Mônica, todos os vídeos e experimentos que foram postados são muito interessantes! Com eles, concluí que os sons são muito importantes, inclusive para animais como os golfinhos e os morcegos, que dependem de seu sistema de ecolocalização para, através dos ecos e barulhos (sons), encontrarem presas, predadores e obstáculos. Já o vídeo de Beakman, achei bem simples e interessante de entender, na prática, como funciona os sons e suas vibrações.

    ResponderExcluir
  7. Os videos além de revisarem ainda mais um pouco a matéria, demonstram muito a importância das ondas no meio, e também para alguns animais que necessitam dela para sobreviverem, além da maneira interativa das explicações do Mundo de Beakman que demonstram de um modo bem experimental como podemos analisar e notar a presença das ondas, tal como elas se transportam pelo meio. Além dos experimentos que reafirmam os conteúdos dos videos e de todo o assunto estudado.

    ResponderExcluir
  8. As explicaçoes do Mundo Beakman sao muito importantes e bem humoradas, e utiliza experimento para notar a presença de ondas no ambiente, e a do golfinho e dos morcegos e muito importante pois eles dependem dessa onda para se comunicarem e também sobreviverem, resumindo foi muito interessante, nuito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  9. O video do mundo de beakman explicam como os sons que são vibrações se propagam no meio material, já os videos dos morcegos e dos golfinhos mostram que eles usam ecolocalização, ou seja utilizam as ondas para sobreviver.
    Muito interessante também o video explicando a propagação dos sons.

    ResponderExcluir
  10. o video O Mundo de Beakman e muito interessante explica o que e o som,som sao coisas vibrando como bater palmas,o som cria as vibracoes do ar que nos circula,as vibraçoes chegao a uma velocidade de 1248 km/h,e essas vibraçoes vibram em seu olvidos e a gente escuta, o som pode percorrer o madeira a agua
    o outro video falo do eco, o eco e a reflexão de ondas sonaras, a destruicao do tecido opto rial dos orgaos auditivos ocorrem por fatores como ruidos de motores e helices,canhones de ar e utra sons usados constantemente,
    os humanos enventaram o radar e o sonar baseados na comunicação dos goufinhos
    os videos ajudaram muito

    ResponderExcluir
  11. Mônica achei os videos muito interesante pois pude entender sobre as vibraçoes e os ecos. Achei muito interesante o video em que fala sobre os golfinhos, e morcegos, que eles sao guiados atravez de ecos e vibraoes. Bem foi isso que achei do video.

    ResponderExcluir
  12. mônica gostei muito dos videos,pude entender sobre os golfinhos,morcegos,vibraçoes e os ecos.além de revisarem ainda mais um pouco a matéria, demonstram muito a importância das ondas no meio, e também para alguns animais que necessitam dela para sobreviverem, além da maneira interativa das explicações do Mundo de Beakman que demonstram de um modo bem experimental como podemos analisar e notar a presença das ondas, tal como elas se transportam pelo meio.

    ResponderExcluir
  13. Maria Clara Rodrigues30 de agosto de 2013 às 20:20

    Os vídeos são bons e falam sobre os diferentes tipos de propagações sonoras.Gostei muito do vídeo do "Mundo de Beackman",pois ensinou de forma,simples,clara,e sem complicações.Além de que,serviu para complementar a matéria dada(que eu não havia entendido nada)na sala.Os experimentos são até legais,só achei estranho isso ser tarefa,porque tem de manusear instrumentos cortantes e perigosos(e nem sempre tem um adulto por perto para ajudar).Fiz a flauta de êmbolo hoje,e apesar do trabalho,gostei,e foi muito prazeroso!

    ResponderExcluir
  14. Marcelo Henrique Meira2 de setembro de 2013 às 00:14

    As explicaçoes do Mundo Beakman sao muito importantes e bem humoradas, e utiliza experimento para notar a presença de ondas no ambiente, já os videos dos morcegos e dos golfinhos mostram que eles usam ecolocalização, ou seja utilizam as ondas para sobreviver.

    ResponderExcluir
  15. athos gabriel miranda leão2 de setembro de 2013 às 09:00

    Monica eu achei os videos excelentes muito bom mesmo muito interessantes tinha coisas nesses videos que eu nem sabia eu sei que você explicou isso tudo na aula mas teve aulas que eu não prestei a atenção mas voltando ao assunto eu aprendi muito nesses videos gostei de mais você sabe escolher ótimos videos parabens.

    ResponderExcluir
  16. todos os vídeos e experimentos que foram postados são muito interessantes! Com eles, concluí que os sons são muito importantes, inclusive para animais como os golfinhos e os morcegos, que dependem de seu sistema de ecolocalização para, através dos ecos e barulhos (sons), encontrarem presas, predadores e obstáculos. Já o vídeo de Beakman, achei bem simples e interessante de entender, na prática, como funciona os sons e suas vibrações.

    ResponderExcluir
  17. Os vídeos sobre os golfinhos e os morcegos tratam do sistema de ecolocalização desses animais, que a partir do eco dos sons que emitem, conseguem se orientar no. Os videos são muito interessantes, o do Mundo de Beakman, mostrou como funcionam a propagação das ondas sonoras e demostrou experiencias para a visualização. E o ultimo vídeo me ajudou a estudar para a prova. Diogo 9°ano

    ResponderExcluir
  18. As explicaçoes do Mundo Beakman sao muito importantes e bem humoradas, e utiliza experimento para notar a presença de ondas no ambiente,os videos são muito interessantes, o primeiro, do Mundo de Beakman, mostrou como funcionam a propagação das ondas sonoras e demostrou experiencias para a visualização das mesmas. rafael moreira

    ResponderExcluir
  19. O Mundo de Beakman e muito interessante explica o que e o som,som são coisas vibrando como bater palmas,o som cria as vibra coes do ar que nos circula,as vibrações chega a uma velocidade de 1248 km/h,e essas vibrações vibram em seu olvidos e a gente escuta, o som pode percorrer o madeira a água.

    ResponderExcluir
  20. Athos Gabriel Miranda Leão2 de setembro de 2013 às 13:37

    Monica os videos são ótimos gostei muito são muito interessantes eu gostei mais foi daquele O Mundo de Beakman, muito engraçado mesmo, mas também gostei de todos e daquele dos golfinhos e os morcegos que depende do eco barulhos sons para que se encontrem as presas, obstáculos etc.

    ResponderExcluir
  21. Arthur Oliveira Valente 9° ano2 de setembro de 2013 às 16:14

    o video do mundo do beakeman teve uma ótima explicação sobre formação e propagação das ondas sonoras, já os videos do morcego e dos golfinhos são muito bacanas e explicam muito bem o que é ecolocalização que a partir do eco do som dos animais eles conseguem se locomover e se orientar!

    ResponderExcluir
  22. Os vídeos são muito legais, o do Mundo de Beakman, mostra o que é o som, nos vídeos pude aprender também que os animais usam o som para se localizarem no ambiente, fenômeno que se denomina ecolocalizacao. Com os vídeos do tele curso pude compreender mais a matéria.

    ResponderExcluir
  23. O primeiro video do Mundo de Beakman, mostrou como funcionam a propagação das ondas sonoras e demostrou experiencias para a visualização das mesmas,além de revisarem ainda mais um pouco a matéria, demonstram muito a importância das ondas no meio, e também para alguns animais que necessitam dela para sobreviverem.

    ResponderExcluir
  24. luis eduardo marcelino2 de setembro de 2013 às 17:30

    Video mundo de beakman: o som cria vibrações que circulam no ar em uma velocidade de até 1248 km/h e essas vibrações chegam no ouvido. O experimento que Beakman faz no episódio deixa bem claro como funciona as ondas. Quando ele fala, o balão e o espelho vibram. Os vídeos sobre os golfinhos e os morcegos tratam do sistema de ecolocalização desses animais, que a partir do eco dos sons que emitem, conseguem se orientar no meio.

    ResponderExcluir
  25. Os vídeos são bons e falam sobre os diferentes tipos de propagações sonoras.Gostei muito do vídeo do "Mundo de Beackman",pois ensinou de forma,simples,clara,e sem complicações. O outro experimento que ele fez, também muito legal, ele usou duas latas e um barbante, e nesse experimento ele explica como funciona o som da nossa voz quando falamos dentro da lata.

    ResponderExcluir
  26. Mônica, adoroei os vídeos, ( Mundo de Beakman), pois em forma simples explica a "matéria". E os experimentos, são divertidos. E bem legais para se fazer (o do meu grupo).

    ResponderExcluir
  27. Mônica,adorei os vídeos,pois pude compreender mais sobre as vibrações e ecos. Achei muito interessante , e depois de velos foi mais fácil compreender a matéria. Isabella Fernanda 9º ano

    ResponderExcluir
  28. O primeiro video nos mostra as propagações das ondas sonoras e demonstrou com experiências. O segundo video fala sobre as atividades dos golfinhos e dos morcegos(precisam do som para encontrar suas presas) e como se comunicam. E no terceiro video nos mostra mais um pouco sobre a propagação do som. Ana Caroline Antunes

    ResponderExcluir
  29. Os vídeos além de revisar a matéria, nos mostra a importância das ondas sonoras para os animais como o golfinho e morcegos que dependem do barulho para encontrarem suas presas. No primeiro video fala das propagações das ondas sonoras que foram demonstradas com experiências. Mo segundo fala das atividades dos golfinhos e morcegos.
    Maria Clara Ataide

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito do vídeo do "Mundo de Beackman", pois ensinou a forma simples de como funcionam a propagação das ondas sonoras. A do golfinho e dos morcegos e muito importante pois eles dependem dessa onda para se comunicarem. E o outro vídeo me ajudou a ganhar mais conhecimento para a prova.

    ResponderExcluir
  31. Guilhoerme Dias 9 ano3 de setembro de 2013 às 20:16

    O Mundo De Beackman foi show pois explicou de uma forma mais resumida como as ondas sonoras se propagam, e a importância delas para o meio, tanto a utilidade das mesmas para alguns animais que necessitam delas para sobreviverem, além também dos videos educativos que explicam de forma um pouco mais complexa o conteúdo, como algumas características, efeitos e outros aspectos resultantes das ondas.

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas