terça-feira, 20 de agosto de 2013

Efeito Doppler/ 9º ano CEC

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31 comentários:

  1. Ana Angélica B. Rocha21 de agosto de 2013 às 14:13

    No jogo (primeiro link) vimos que o Efeito Doppler é o som agudo (mais distante) e mais grave (mais próximo).
    No primeiro vídeo (segundo link) vimos que ondas são tudo o que podemos ver, que estão presentes quando falamos com alguém, tomamos sol, realizamos quaisquer movimentos. Vimos que ondas mecânicas não se propagam no vacuo (som) e as ondas eletromagnéticas (de luz) sim.
    Ondas transmitem energia, mas não matéria. Também amplitude, vales, etc., (já estudados por nós). Fala-se também das ondas longitudinais e transversais.
    Ondas do mar são combinações de ondas transversais e latitudinais.
    (Achei muito romântico a menina e o menino do vídeo kkkkk)
    No link 2 (parte 2)
    Uma carga elétrica em movimento = onda eletromagnética, se propaga também, no vácuo. São classificadas e algumas são nocivas à saúde, são emitidas naturalmente e artificialmente (antenas, controles etc.)
    As ondas podem sofrer reflexão refração difração interferecia polarização e efeito Doppler.

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  2. Mônica, o jogo me ajudou a conhecer o Efeito Doppler, onde ocorre a variação do tom da sirene de acordo com o movimento da van, o qual eu não conhecia.
    Já os videos me ajudaram a fixar o conteúdo já visto sobre ondas.

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  3. Arthur Oliveira Valente 9° ano21 de agosto de 2013 às 17:39

    O efeito Doppler é quando o observador percebe que a frequencia do som está mudando de acordo com que ele se aproximava ou se distancia da van. Quando o observador se aproxima o som é mais agudo e quando se distancia o som fica mais grave! E o video sobre as ondas me ajudou muito em relação a cola da prova e para aprender mais sobre o conteudo!

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  4. O jogo sobre o efeito Doppler ajudou muito para entendê-lo. Pelo que entendi, o efeito Doppler é a alteração da frequência sonora percebida pelo observador quanto ao movimento de aproximação ou afastamento entre a fonte e o observador. Quanto aos vídeos parte 1 e 2, me ajudaram na matéria e pude perceber que em boa parte do que fazemos e ouvimos, por exemplo, têm a presença das ondas.

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  5. O Efeito Doppler ocorre a percepção de uma frequência relativa, que é diferente da frequência de emissão da onda. O efeito permite medir a velocidade de objetos através da reflexão de ondas emitidas pelo próprio equipamento de medida, que podem ser radares, baseados em radiofrequência, ou lasers, que utilizam frequências luminosas.Ele é observado nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador.Este efeito é percebido claramente no som, quando uma ambulância em alta velocidade passa por nós, percebemos que o tom, em relação ao emitido, fica mais agudo durante a sua aproximação, idêntico no momento da passagem e grave quando a ambulância começa a se afastar do observador.

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  6. O video me ajudou para fazer a cola e para saber maisda materia!!

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  7. o jogo da sirene da ambulância que quando ela esta longe de quem esta ouvindo o som fica mais agudo ja quando ela esta perto o som fica mais grave esse efeito e chamado de efeito Doppler
    ja no video podemos saber o que e ondas
    significado de ondas:onda e qualquer pertubação que se propaga através de um meio e durante a propagação transmite energia aos pontos do meio sem transportar matéria
    no video nos também nos ajuda a entender o que e ondas mecânicas,ondas eletromagnéticas,ondas longitudinais.ondas transversais,os fenômenos ondulatórios, o fenômeno da difração
    as ondas ela podem sofrer : reflexao refração difração e interferencia

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  8. Com o jogo pude compreender o que é o efeito Doppler, que é, quando o som está mais longe, é mais agudo, já quando está mais perto, é mais grave. Com os vídeos, pude saber mais sobre a matéria das ondas, e pude observar que muitas coisas envolve as ondas, tais como: violão, microondas, máquina de lavar, entre outras.

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  9. O efeito Doppler é bastante presente em nossas vidas, um fato curioso que é explicado pela frequência da onda em relação com a distância que cada um escuta. O caso mais notável do efeito é sem sombra de dúvidas as sirenes de ambulâncias, bombeiros e polícia. A medida que a separação entre as frentes de onda emitidas é menor, ou seja, que a sirene se aproxima, escutamos o som mais agudo. Quando essa separação é maior, quando a sirene se afasta, escutamos um som mais grave.

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  10. O primeiro jogo que fala sobre o efeito Doppler me ajudou para que eu pudesse entender esse efeito. Eu entendi que, o efeito Doppler é a variação da frequência sonora percebida pela pessoa quanto ao movimento de aproximação e/ou distanciamento entre a fonte e a pessoa. Que quanto mais longe mais agudo e quanto mais perto mais grave .Quanto ao 1ºe 2º video, me ajudaram a entender a matéria e entendi que em muitas coisas que ouvimos e/ou fazemos tem a presença das "ondas sonoras" . E aprendi muito mais com esses vídeos e jogos .
    Isabella Fernanda 9º ano

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  11. Olá Mônica, no primeiro link, do efeito Doppler, tive uma visão melhor de como ele ocorre. Pude entender que efeito Doppler é a mudança na frequência da onda, neste caso da ambulância, ouvida por uma pessoa em decorrência do movimento relativo que pode existir entre ele e a fonte emissora da onda. Aprendi também sobre a velocidade Mach. Ela é definida como a relação entre a velocidade do objeto e a velocidade do som: M = Vo/Vs, em que: M é o número Mach; Vo é a velocidade média relativa do objeto; Vs é a velocidade média do som.
    Videos: No primeiro episódio classifica os movimentos ondulatórios em suas diversificações (ondas do mar, sonoras, luminosas). E como o propio nome dos videos já tras, A fisica e o cotidiano, mostra as relações entre os movimentos ondulatórios e o cotidiano, além da propagação das ondas, ondas latitudinais e transversais. No segundo tras as ondas eletromagnéticas, assim como as freqüências, oscilações e comprimentos.

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  12. Gabriela Alves, 9° ano24 de agosto de 2013 às 12:23

    Adorei poder jogar e estudar ao mesmo tempo! É uma ótima forma de colocar na prática o que foi estudado e perceber que muitas vezes a ciência está presente no nosso dia-a-dia e não a vemos. Entendi que o chamado Efeito Doppler ocorre quando há uma mudança na frequência de onda percebida por alguém, dependendo da distância da fonte emissora da onda e desse observador. Quanto menor for o espaço entre os dois, maior parecerá o volume (mesmo que a frequência emitida seja a mesma). E vice-versa.
    Com o primeiro e o segundo vídeo eu consegui observar a matéria de uma maneira mais íntima e de acordo com o meu cotidiano, sem que o ensino perca o dinamismo e se torne chato. Os dois personagens me fizeram aprofundar em algumas coisas que eu já sabia (como frequência, comprimento, oscilação das ondas...) e desbravar uma parte que eu ainda não conhecia muito bem (como das ondas latitudinais e transversais). Assim, consegui compreender que essa matéria (e toda a física) está presente em nossas vidas e é de extrema importância entendê-la para entender também o universo ao nosso redor!

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  13. Oi Monica, adorei esses conteudos,e com ele pude chegar a conclusão de que o efeito Doppler se refere aos movimentos ondulatórios tanto para o som como tbm para a luz. E o bom que coloquei em prartica (nos jogos) o que foi explicado na sala.

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  14. O efeito Doppler é a alteração da frequência sonora percebida pelo observador em virtude do movimento relativo de aproximação ou afastamento entre a fonte e o observador. Um exemplo do Efeito Doppler é quando a ambulância com sua sirene passa perto de nós. O som da sirene é mais agudo quando se aproxima e mais grave quando se afasta.
    O efeito Doppler não ocorre somente com o som. Esse fenômeno é característico de propagações ondulatórias, ou seja, é possível observar esse fenômeno com qualquer tipo de onda. Dessa forma, podemos observar o efeito Doppler com a luz, que também é uma onda. Para esse caso, o fenômeno do efeito Doppler se manifesta na mudança de cor que é percebida pelo observador, uma pessoa, por exemplo, que se aproxima de um sinal de trânsito que está vermelho, percebe a coloração vermelha mais intensa se ela estiver parada, pois a frequência de onda luminosa é maior do que quando a pessoa está em movimento.

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  15. Pedro Carvalho, 9º ano24 de agosto de 2013 às 16:24

    No jogo do efeito Doppler, é interessante como você pode fazer uma experiência virtual, criando diferentes situações.
    O Efeito Doppler corresponde à mudança na frequência de uma onda percebida por um observador em decorrência do movimento relativo que pode existir entre ele e a fonte emissora da onda.
    A velocidade Mach é uma unidade de medida de velocidade. Definida como a relação entre a velocidade do objeto e a velocidade do som: M = Vo/Vs, em que: M é o número Mach; Vo é a velocidade média relativa do objeto; Vs é a velocidade média do som. A nomeação desta velocidade se deu em homenagem ao físico e filósofo austríaco Ernst Mach, que publicou em 1877 a teoria de que um corpo é capaz de ultrapassar a velocidade do som. Um MACH corresponde à velocidade média do som de 344 m/s.

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  16. Daniel sartori 9 ano24 de agosto de 2013 às 18:47

    foi muito bom pois joguei e aprendi ao mesmo tempo foi bem interessante, o jogo efeito Doppler é bem legal pois você faz experiencias virtualmente.O Efeito Doppler corresponde à mudança na frequência de uma onda percebida por um observador em decorrência do movimento relativo que pode existir entre ele e a fonte emissora da onda.

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  17. O primeiro jogo nos faz compreender sobre o efeito Doppler, que corresponde a frequência de uma onda percebida por um observador em decorrência do movimento relativo que pode existir entre ele e a frente emissora da onda. O segundo fala sobre as ondas (o movimento ondulatório). A onda é qualquer perturbação que se propaga no meio, e durante a propagação, transmite energia pro meio sem transportar matéria. Os números que são associados a uma onda são: Amplitude, frequência e comprimento da onda. A onda mecânica é a perturbação que se propaga em um meio de transmissão (um exemplo é o som que chega em nossos ouvidos através de gases, etc.). As ondas eletromagnéticas propagam-se no meio no vácuo e não precisam de um meio físico para se propagar (a luz é um exemplo). Nós produzimos onda ao vibrar a corda de um violão, ao gritar, falar, ao jogar um pedra em um lago calmo ou deixar cair uma peso no chão, elas são ondas longitudinais onde são produzidas na onda de propagação. As ondas podem sofrer reflexão, difração e interferência. A polarização e o efeito Doppler são fenômenos ondulatório interessantes. A polarização é o fenômeno no qual uma onda transversal, vibrando em várias direções, tem uma de suas direções de vibração selecionada, enquanto as vibrações nas demais direções são impedidas de passar por um dispositivo, denominado polarizador.

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  18. O jogo do efeito Dopller demonstra como a frequência da onda é relativa a distancia que está de um ponto ou de um observador que nesse caso escuta ou é afetado pela mesma, quanto mais se aproxima o som se torna mais agudo e quando se afasta se torna mais grave.E os outros videos apenas reforçam conceitos gerais da onda, que ja foram revisados em outras postagens.

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  19. O jogo facilitou o meu entendimento sobre o efeito Doppler,que foi mostrado num excelente exemplo:uma ambulância e sua sirene. As ondas emitidas por um objeto em movimento em relação ao observador consiste no efeito Doppler!O som da ambulância,em alta velocidade,dependendo da proximidade do observador,pode ficar mais agudo(quando próximo),ou mais grave(quando afastado).

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  20. O jogo em si mostra o efeito Dopller, que mostra como que esta a frequencia da onda relativa a uma determinada distancia, e mostra também mostrq que quando você esta perto do som ele fica mais agudo e quando esta mais longe se torna mais grave, os outros videos so acrescentam um pouco mais sobre as ondas.

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  21. Adorei a ideia de colocar jogo educativo pois facilita nosso aprendizado sobre o Efeito Doppler.
    E comecei a reparar que é verdade quando uma sirene passa perto. o som e mais agudo, e quando passa longe, fica mais grave.
    O efeito Doppler é mudança na frequência de uma onda percebida por um observador referente ao movimento do material.
    Aprendi mais facilmente a materia!

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  22. O JOGO MOSTRA DE COMO E O EFEITO DOPLLER
    O efeito Doppler é a alteração da frequência sonora percebida pelo observador em virtude do movimento relativo de aproximação ou afastamento entre a fonte e o observador.
    ambulância com a sirene ligada quando ela se APROXIMA DO OBSERVADOR O SOM E MAIS AGUDO E QUANDO ELA SE AFASTA O SOM E MAIS GRAVE.
    O Efeito Doppler é utilizado para medir a velocidade de objetos através de ondas que são emitidas por aparelhos baseados em radiofrequência ou lasers.

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  23. Eu achei muito legal o jogo pois pude entender sobre o efeito doppler que é quando ouvimos o barulho da van de acordo a distancia em que estou da van... muito legal também o video.

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  24. Oi Monica, adorei esses conteudos,e com ele pude chegar a conclusão de que o efeito Doppler se refere aos movimentos ondulatórios tanto para o som como tbm para a luz. As ondas eletromagnéticas propagam-se no meio no vácuo e não precisam de um meio físico para se propagar (a luz é um exemplo). Nós produzimos onda ao vibrar a corda de um violão, ao gritar, falar, ao jogar um pedra em um lago calmo ou deixar cair uma peso no chão, elas são ondas longitudinais onde são produzidas na onda de propagaçãoA nomeação desta velocidade se deu em homenagem ao físico e filósofo austríaco Ernst Mach, que publicou em 1877 a teoria de que um corpo é capaz de ultrapassar a velocidade do som. Um MACH corresponde à velocidade média do som de 344 m/s.

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  25. O ouvido humano é capaz de perceber frequências que vão de 20Hz até 20Khz.

    O efeito Doppler é possível perceber que, quando a fonte sonora se aproxima de um observador, ele perceberá o som emitido pela fonte mais agudo e quando a fonte se afasta, o mesmo observador perceberá um som mais grave.As frequências mais baixas são percebidas como um som grave e as frequências maiores como um som agudo.Mach é a unidade usada para medir a velocidade.

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  26. O efeito Doppler é uma característica observada em ondas emitidas ou refletidas por fontes em movimento relativo ao observador. O efeito foi descrito teoricamente pela primeira vez em 1842 por Johann Christian Andreas Doppler, recebendo o nome Efeito Doppler em sua homenagem.
    Para ondas sonoras, o efeito Doppler constitui o fenômeno pelo qual um observador percebe freqüências diferentes das emitidas por uma fonte e acontece devido à velocidade relativa entre o a onda sonora e o movimento relativo entre o observador e/ou a fonte.

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  27. O efeito Doppler é uma característica observada em ondas emitidas ou refletidas por fontes em movimento relativo ao observador. O efeito foi descrito teoricamente pela primeira vez em 1842 por Johann Christian Andreas Doppler, recebendo o nome Efeito Doppler em sua homenagem.
    Para ondas sonoras, o efeito Doppler constitui o fenômeno pelo qual um observador percebe freqüências diferentes das emitidas por uma fonte e acontece devido à velocidade relativa entre o a onda sonora e o movimento relativo entre o observador e/ou a fonte.

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  28. Quando uma fonte de som, um ouvinte, ou ambos estiverem em movimento em relação ao ar, a altura do som, percebida pelo ouvinte, não será, em geral, idêntica à quando o ouvinte estivesse em repouso. Um exemplo clássico é quando observamos um ambulância (com a sirene ligada) vindo em nosso encontro depois partindo para longe, o som quando ela estiver vindo é diferente do que ela produz quando está indo. Ou ainda para sentir o Efeito Doppler é só movimentar um celular, tocando, rapidamente ao lado do ouvido.

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  29. Gostei bastante, pude entender sobre o efeito Doppler que ele é referente aos movimentos andulatório e que o efeito Doppler é usado para pedir a velocidade dos objetos

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  30. Guilhoerme Dias 9 ano3 de setembro de 2013 às 20:42

    O jogo do efeito Doppler foi muito legal, pois com ele pude aprender sobre como as ondas sonoras se comportam em função da sua distancia de um mesmo ponto que é escutado ou percebido, e assim também ajuda a medir essa velocidade em que as ondas se locomovem. E também os outros videos que somente revisaram novamente o conteúdo de toda a etapa.

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  31. O jogo sobre o efeito doppler nos ajuda a compreender que o efeito do Doppler corresponde a frequência de uma onda em decorrência do movimento relativo que pode existir entre ele e a frente emissora da onda. O segundo vídeo, que fala sobre a onda, diz que a onda é qualquer perturbação que se propaga no meio, e durante essa pertubação,a onda transmite energia pro meio sem transportar matéria. Os números que são associados a uma onda são: Amplitude, frequência e comprimento da onda. As ondas eletromagnéticas propagam-se no meio no vácuo e não precisam de um meio físico para se propagar. Nós produzimos onda ao falar, gritar, tocar violão, ou deixar cair uma peso no chão, elas são ondas longitudinais onde são produzidas na onda de propagação. As ondas podem sofrer reflexão, difração e interferência. A polarização é o fenômeno no qual uma onda transversal, tem uma de suas direções de vibração selecionada, enquanto as vibrações nas demais direções são impedidas de passar por um dispositivo, denominado polarizador.

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