quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Sistema Excretor 8º ano CEC






VÍDEOS

http://www.youtube.com/watch?v=NJKJbURbfi0
http://www.youtube.com/watch?v=gb8h-bATUL0
http://www.youtube.com/watch?v=Zd4qQVRoedA

JOGOS

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/
http://rachacuca.com.br/quiz/17875/sistema-urinario-i/
http://www.tiodosjogos.com.br/jogo/?id=8587

Conteúdo

http://infofranciscozilli.blogspot.com.br/2012/07/ciencias-sistema-excretor-ou-urinario.html
http://www.planetabio.com/excrecao.html

26 comentários:

  1. Larissa Lacerda Caires Lima15 de agosto de 2013 às 12:44

    Mônica achei muito interessante os videos, principalmente a "Espera de um transplante" é muito comovente as historias contadas, e que a gente pode evitar essas doenças, "O mundo dos rins" é muito divertido traz, sobre as doenças causadas nos rins..
    Os Jogos também muito interessantes..

    ResponderExcluir
  2. Achei bastante interessante essa matéria. Os vídeos, os jogos e o conteúdo. O sistema excretor é bastante complexo e também interessante, gostei muito dos vídeos principalmente o vídeo sobre a hemodiálise e o transplante de rim.
    Samuel Felipe Martins Costa 8ºss

    ResponderExcluir
  3. Mônica, gostei muito principalmente do Rinaldo e Renaldo,falando sobre as doenças renais, tambem os jogos o conteudo, e o vídeo do professor reporter, sobre a hemodialise e o transplante de rins e tambem o quiz racha cuca

    ResponderExcluir
  4. Os vídeos apresentados acima nos mostra mais sobre os rins, eles são órgão tão pequenos mais que faz uma das mais importantes atividades do nosso corpo, ele tem um peso de cento e cinco gramas.
    É ele que filtra o sangue, por dia ele filtra cento e cinquenta litros de sangue e apenas um litro e meio se torna urina.
    O néfron que fica dentro dos rins tem a função de separar os sais minerais.
    Enfim os jogos e a matéria passada foi super interessante.
    Thalita Nôah 8 ss

    ResponderExcluir
  5. gostei muito dos videos,eles nos dão uma explicação mais profunda do conteúdo fazendo assim que entendamos mais.Gostei também da meteria do globo repórter. Nathália Brandão 8°anoS

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do videos, pois nos dão um explicação sobre nosso sistema excretor. Falam também sobre as doenças renais. Kaio Max 8 ano ss

    ResponderExcluir
  7. Os vídeos me ajudaram a compreender o modo de trabalho dos rins. Aprendi sobre como a urina chega até a bexiga e sobre como se formam as pedras do rim. Aprendi sobre a hemodiálise. Além de complexo, o sistema excretor é muito importante.

    ResponderExcluir
  8. Com os videos, os jogos e o Quiz,eu aprendi mais sobre o Sistema Urinário. Aprendi que o Sistema Urinário é composto pelos rins, direito e esquerdo, pelo ureter, também direito e esquerdo, pela bexiga e uretra. O Rim é o órgão urinário mais importante, que está localizado na parte superior da cavidade abdominal, e que tem o tamanho aproximado de 12 centímetros. Aprendi que Cálculos renais é a mesma coisa que pedra nos rins. Descobrir que a capacidade máxima da bexiga humana de de um litro. E vi que se no exame de urina mostrar que ali tem glicose, significa que provavelmente a pessoa tem diabetes.

    - Juana Luiza Borborema Antunes.
    8º ana "S".

    ResponderExcluir
  9. Nos vídeos eu aprendi várias coisas sobre o funcionamento do sistema excretor, o sistema urinário é responsável por controlar a concentração de substâncias do corpo como o sal. Por isso é feita a eliminação dessas substâncias . Aprendi também sobre o funcionamento dos rins que são os órgãos responsáveis pela excreção da urina. Nos rins existem milhares de nefrons que são filtros onde é retirado todas as impurezas do sangue, a urina é armazenada na bexiga. Os diabéticos liberam urina doce. O canal que leva a urina para fora do corpo é chamada uretra.
    Alana .. 8º ano ´´ss´´

    ResponderExcluir
  10. Achei bastante interessante os videos,os jogos também ajudam a entender bastante.Mas a parte da hemodiálise é muito chocante e triste.Aprendi sobre os rins,o sistema urinário,o sistema excretor,etc...
    Sarah.8° ano ss

    ResponderExcluir
  11. o sistema excretor é muito importante pois, a partir dele é q liberamos as impurezas do nosso corpo.nos rins o sangue é filtrado e atraves do ureter e levado para a bexiga que é aonde fica armazenado a urina e até na hora que você quer urinar isso é uma ação voluntária e é liberado pela uretra

    ResponderExcluir
  12. A partir das informações que obtive pelos videos e jogos, pude compreender o trabalho dos rins, os meios de eliminação da água por nosso corpo, a bexiga armazena a urina, as doenças que podem se originar se não nos cuidarmos, e outra maneira de recuperar os rins são por meio da cirurgia, ou a utilização da hemodiálise.
    Alina Nietsche Pereira 8 s

    ResponderExcluir
  13. A partir dos videos jogos,conseguir compreender mais sobre o sistema excretor,tirando varias duvidas,tais como:
    *Como e Onde é feita a filtragem do sangue.(achava que filtrava no coração)

    E Assim Aprendir as ter mais cuidado com o que faço pois essas ações podem virar graves problemas que podem até levar a morte... :)

    Alley Senna - Cec Diocesano - 8ºano 's'

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito dos videos e dos jogos ,pois com eles tirei minhas duvidas e aprendi novas coisas sobre os rins,o armazenamento da urina,eliminação de líquidos em nosso corpo,as doenças que podem haver nos rins e muitos outros.

    ResponderExcluir
  15. Com tudo isso, aprendi sobre a importância dos rins, onde fica armazenado a urina, eu consegui entender como funciona o sistema urinário e excretor. Eu também vi mais uma vez como é importante termos uma boa alimentação, pois pode trazer problemas como diabetes, e problemas nos rins que so podem ser curados com transplante ou hemodiálise.

    ResponderExcluir
  16. Emanuely Noronha 8º s4 de setembro de 2013 às 15:08

    Nesses diversos vídeos e jogos sobre o sistema excretor percebi o quanto esse sistema é complexo e integrado,nossos rins filtram o sangue do nosso corpo através dos néfrons,depois passam pelo ureter que é o caminho por onde o sangue filtrado vai para a bexiga um local que armazena a sujeira com á agua que depois é eliminada pela uretra,se essa estrutura nao desempenhar podermos ter vários problemas como pedra nos rins uma doença grave que dificulta a filtragem,uma das soluções e a limpeza pela hemodiálise,um tratamento com uma máquina que com tubos retira o sangue o limpa e devolve ao organismo.

    ResponderExcluir
  17. adorei tudo,é muito bom saber o que acontece dentro do nosso sistema urinário,e que também devemos ter cuidado com os nossos rins pois ele pode ter algumas doenças como diabete,pressão alta,ipertenção etc,que podem atrapalhar o nosso corpo,e também não fazer bem.
    LAIS RODRIGUES 8° ANO 'S'

    ResponderExcluir
  18. Com os vídeos eu descobri que devemos prestar atenção na cor de nossa urina e devemos beber muito líquido para manter saudáveis os nossos rins e assim, o nosso corpo.Descobri também que se não cuidarmos dos nossos rins podemos adquirir várias doenças,como:diabetes e ipertenção.Outra consequência que sofremos quando tomamos pouco líquido e a doença "pedra nos rins".
    Hellen Arnizaut 8º ano S.

    ResponderExcluir
  19. Adorei os jogos. Eles me ajudaram a entender melhor como funciona o sistema, a filtragem do sangue, a importância dos rins(eles são como filtros naturais do nosso corpo, sem eles, seria impossível ser formada a urina)e me tirou dúvidas sobre cálculos renais, a capacidade máxima da bexiga, a uretra, etc.
    Lívia Matos, 8s

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do vídeo, pois me deu mais conhecimento sobre os rins.., vou ter mais atenção com o xixi, pois a cor ideal é transparente, e se estiver amarelo é preciso beber mais líquido. O rim filtra o sangue retirando os resíduos que não servem para o corpo humano, esse é o xixi. Gostei também do Rinaldo e Renaldo falando sobre doenças renais. Gostei dos jogos também, foram muito úteis para ajudar com as dúvidas que eu estava.

    ResponderExcluir
  21. o sistema excretor, funciona atraves dos rins, glandulas supra renal, ureter e bexiga. Ele é o responsável por eliminar do organismo todas as substâncias que são inúteis para as células, bem como substâncias que estão em excesso. A maior parte dessas substâncias é gerada a partir do metabolismo das células. No metabolismo, aminoácidos, proteínas e outros nutrientes sofrem reações químicas, como a oxidação, e liberam energia, mas também resultam em resíduos, algumas vezes tóxicos ao organismo.
    Esse sistema é o responsável pelo equilíbrio da concentração de substâncias no organismo, seja liberando substâncias em excesso, ou economizando as que estão em falta. O nome desse equilíbrio é homeostase. Toda substância eliminada das células é chamada de excreta. É bom lembrar que excreta é diferente de excremento. Os excrementos são as substâncias que não foram utilizadas na digestão, e são eliminadas nas fezes, já as excretas, são liberadas na corrente sanguínea, passando pelos rins (filtros), e depois eliminadas na urina.

    Laura Polete Mizobutsi 8ano s

    ResponderExcluir
  22. Os rins são órgão do sistema urinário é o mais importante. Os rins sao como filtros naturais do nosso corpo, sem eles,seria impossível ser formada a urina.Nos rins existem muitos túbulos com a função de filtrar o sangue,estes são chamados de néfron .No sistema urinário o orgao responsavel pelo armazenamento da urina é a bexiga.A urina basicamente é composta por agua,sais minerais,ureia,acido urico e amonia.A substancia em maior abundancia na urina é á agua.Existem aproximadamente 1 milhão de néfrons.
    Mah Luisa Guiar

    ResponderExcluir
  23. Monica, eu enviei meu comentario mas acho que não foi! Agora que estava estudando que fui ver :(

    ResponderExcluir
  24. com os vídeos entendi que os principais orgãos do sistema excretor sao uretra e bexiga. Deu dó dos rins bebês doentinhos. Os rins são responsaveis por produzir a urina que é armazenada na bexiga. Os rins que decidem o que é util e o que não presta para o corpo, fazendo a distribuição certa das substâncias, as ruins vão paraa bexiga que vira xixi e as boas vão para o sangue.

    ResponderExcluir
  25. O sistema excretor tem como função liberar os resíduos do nosso organismo.
    O órgão principal são os rins, que têm como funçao filtrar o sangue, levendo o sangue venoso até o ureter e armazenando a urina na bexiga. O órgão que encarregará de liberar a urina é a uretra.
    As unidades básicas para a filtragem do sangue sãos os néfrons.
    Quando os rins estão impossibilitados de realizar sua função, ocorre um processo chamado hemodialise, que é praticamente um rim artificial ( percebi o como os pacientes estavam inchados, e o que mais me indignou foi a pouca quantidade de água que deveriam ingerir)
    Amanda Pedroso 8ss

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas