segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Processos de eletrização 9º ano






http://www.youtube.com/watch?v=E0h4gcThugs

http://www.youtube.com/watch?v=K9J-2m8pqj4 (mago da física 1)

http://www.youtube.com/watch?v=i_z7o6NyHWA (mago da física 2)

http://ambiente.educacao.ba.gov.br/fisicaecotidiano/conteudos/view/Eletricidade_view.html

http://www.youtube.com/watch?v=UviOrlIAZd4
http://www.youtube.com/watch?v=XisZ1jiiLes (Relâmpago)

Para Divertir
http://rived.mec.gov.br/atividades/fisica/Eletrize_seu_conhecimento/
http://www.youtube.com/watch?v=2_cDB2pR6eY  ( Mister Bean)


Power Point

https://www.dropbox.com/s/ovhhb1h8nay6jjr/Processos%20de%20eletriza%C3%A7%C3%A3o.ppt

Para aprofundar

http://www.youtube.com/watch?v=Y9chgjiv0nU

http://www.youtube.com/watch?v=2zoNa-Xuh3g

http://www.youtube.com/watch?v=2zoNa-Xuh3g

21 comentários:

  1. Em uma experiência como no pente e o cabelo, o número de prótons é diferente do número de elétrons, ou seja, ele está carregado eletricamente. Os prótons são de cargas positivas e os elétrons negativas. O que acontece é que o pente fica carregado de carga positiva depois de atritado com uma folha de papel, e os pedacinhos de papel, que tem carga neutra, são atraídos pelo pente, atrai a carga negativa e a positiva permanece. Depois de um tempo, os pedacinhos caem.
    A experiência do telecurso com a rolha e o alfinete é muito interessante. Além disso, voltando a matéria anterior, por que o metal não atrai ou repele o canudo? Porque ele é um bom condutor de energia, assim como nós seres humanos. Mesmo que perdêssemos alguns elétrons durante o atrito, eles voltariam quase que automaticamente. Podemos ainda carregar um corpo com contato ou indução.

    ResponderExcluir
  2. Aprendi bastante com os videos, o do telecurso eu achei uma das mais interessante. O do Mr Been é engraçado mas da pra enteder.

    ResponderExcluir
  3. aprendi coisas novas com os videos,nos videos tem experiências que mostra a força do atrito, muito interessante também a experiência do telecurso,a do Mr Been além de muito engraçado aprendi muito

    ResponderExcluir
  4. Monica os videos são muito legais,como o do telecurso que foi na minha opinião o melhor falou sobre a distinção de eletricidade e magnetismo,como carregar eletricamente um objeto e fala também sobre um filosofo chamado tales de Mileto,ele observou que certos materiais tem a capacidade de atrair outro, fala das suas experiencias com o âmbar que é uma resina amarelada produzida pelas arvores e tales notou que quando atritava o âmbar ele podia atrair objetos leves.
    No vídeo fala que as atrações magnéticas e as atrações elétricas são diferentes.

    ResponderExcluir
  5. os videos foram muitos entesantes pois aprendi muitas coisas novas com estes videos como o do Mr been foi muito engraçado mas deu para entender e eu gostei mais do vídeo do telecurso q fala sobre a distinção de eletricidade e magnetismo eles fizeram varias experiencias como a da rolha e o alfinete é muito interessante.

    ResponderExcluir
  6. Eduarda Fróes Silveira5 de dezembro de 2013 às 22:22

    Gostei bastante dos vídeos,e também do power point,pois as explicações junto com imagens ficaram bem fáceis de entender os processos de eletrização.O power point foi o método que mais gostei para compreender essa matéria.

    ResponderExcluir
  7. eu goste munto do vídeo porque nos explica o que e a eletrostática que nos explica que quando dois objetos tem cargas iguais se repelem e quando tem cargas oposta se atraem,e nos fala também que os prótons possuem cargas elétrica positivas e os eletros cargas negativas enquanto os neutro não possuem carga elétrica e os prótons e os nêutron ocupam a parte central do átomo,isso foi o que eu entendi Monica

    ResponderExcluir
  8. As explicações foram muito uteis para complementar os nossos estudos.As imagens do power point facilitou muito a minha compreensão,as experiencias feitas pelo telecurso facilita o entendimento da matéria.

    ResponderExcluir
  9. Olá Mônica. Nos experimentos podemos visualizar o efeito corona, pela descarga de cargas elétrica, também podemos verificar o acumulo de cargas elétricas assim como sua locomoção diretamente as extremidades da cúpula do gerador.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Mônica, gostei muito das informações dos videos, e do power point, gostei muito dos experimentos, e pude concluir de formas mais exatas, a matéria de cargas etc... ANA ANGELICA

    ResponderExcluir
  11. Oi Mônica, compreendi a matéria perfeitamente com a explicação do power point, e das animações . Também verificamos que não existe isolante perfeito, sendo que o ar é um ótimo isolante elétrico, foi ionizado pelo gerador, desta forma só existe isolamento até certo ponto.

    ResponderExcluir
  12. Ola Monica.
    adorei o slide e as animaçoes e pude tirar minhas duvidas sobre cargas eletricas e energia.
    Foram muito uteis pra mim.

    ResponderExcluir
  13. Os videos de o Mago da Fisica são ótimos, nos mostram os processos de eletrização. Nos mostra a eletrização por atrito: que ocorre quando dois corpos estão descarregados e o atrito entre eles provoca uma retirada de cargas.Eletrização por contato: o contato de um corpo carregado com outro descarregado provoca uma movimentação de cargas, deixando ambos carregados.
    E Eletrização por indução: a simples aproximação, sem encostar em um corpo carregado, pode produzir uma movimentação de cargas em um segundo corpo. Nesse caso dizemos que o segundo corpo ficou carregado por indução. Além de várias outras curiosidades e que os outros videos e o power point nos mostrou.E que também me ajudou muito a estudar para a prova. Maria Clara Ataide

    ResponderExcluir
  14. Arthur Oliveira Valente 9° ano8 de dezembro de 2013 às 14:40

    Na experiencia do pente nos mostra que é diferente o numero de protons e de eletrons, pois os prontons sao positivos e eletrons negativos. O pente depois de ser esfregado no papel fica cheio de protons e atrai os pedacinhos de papel com carga neutra. Gostei muito dos videos do mago explicando a eletrização por atrito e por contato e por indução.

    ResponderExcluir
  15. Mônica, os vídeos são bem interessantes e mostram toda a matéria de uma forma bem divertida e de fácil compreensão! Com certeza me ajudou muito...

    ResponderExcluir
  16. Os videos nos mostra a eletrização por atrito que ocorre quando dois corpos estão descarregados, eletrização por contato de um corpo carregado com outro descarregado provoca uma movimentação de cargas, deixando os dois carregados, eletrização por indução aproximação, sem encostar em um corpo carregado, pode produzir uma movimentação de cargas em um segundo corpo.
    E no power point pude aprender a matéria de uma forma divertida e interessante.

    ResponderExcluir
  17. Athos Gabriel Miranda Leão: Monica, os videos são bem interessantes eu gostei muito, e neles mostram o processo de eletrização por atrito como Carol falo é quando dois corpos estão descarregados, bem eles são ótimos, muito divertido e bem fácil de entender, eu gostei muito dos videos o Mago da Física, e é isso gostei e me ajudou bastante e no qual tirei total na prova rsrsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  18. Os videos são ótimos, pois nos mostra todos os processos de eletrização, e o power point complementa todo conteúdo da matéria e é mais fácil de entender.
    Ajudou Muito.

    ResponderExcluir
  19. Oi Mônica segue ai embaixo o que eu entendi sobre a matéria:
    * Um dos fenômenos mais comuns da eletrização por indução, pode ser verificado quando penteamos o cabelo e depois aproximamos o pente de pedacinhos de papel; veremos então que os pedacinhos de papel são atraídos pelo pente.
    Isto acontece porque não é necessário um contato direto entre um corpo eletrizado e um condutor neutro. Isto pode ser feito por indução eletrostática.
    *Na eletrização por contato os corpos ficam com a mesma distribuição superficial de cargas elétricas. Isto significa que se os corpos forem idênticos, eles terão a mesma carga elétrica.
    * O fenômeno mais comum da eletrização por atrito é uma manifestação da natureza, ou seja, o raio.Acredita-se que durante uma tempestade, a movimentação de partículas de gelo e gotículas de água vão atritando as nuvens, formando cada uma duas seções: uma com cargas elétricas positivas e outra com cargas elétricas negativas.Entre essas duas seções forma-se então um potencial elétrico extremamente elevado, possibilitando assim o escoamento de cargas elétricas entre elas, manifestação esta, conhecida como relâmpago.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito dos videos do mago explicando a eletrização por atrito e por contato e por indução.Na experiencia do pente nos mostra que é diferente o numero de protons e de eletrons, pois os prontons sao positivos e eletrons negativos.Aprendi muitas coisas com o power point tambem, resumindo so ajudou no meu conhecimento.

    ResponderExcluir
  21. Assistindo aos vídeos, adquiri novos conhecimentos, dentre os quais estão os seguintes:

    • As atrações magnéticas e as atrações elétricas são diferentes.
    • Existem três processos de eletrização: por atrito, por contato e por indução.
    • Os raios são descargas elétricas das nuvens e, quando acontecem liberam os relâmpagos (luzes) e, em seguida, os trovões (sons). Essa diferença existe porque a velocidade de propagação da luz é bem maior que a do som.

    Algo que achei interessante foi o fato de que a palavra "elétron" vem do grego, significando "âmbar", material que, de acordo com as observações dos estudiosos da Grécia Antiga, podia atrair pequenos objetos depois de ser atritado.

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas